domingo, 24 de junho de 2012

Conjunto da Ponte Preta brilha e vence o Botafogo na volta de Loco

Equipe de Campinas chega ao quinto jogo de invencibilidade no Brasileiro ao fazer 2 a 1 no Engenhão, neste domingo


A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Era dia de ver Loco Abreu. Após pouco mais de um mês, o atacante voltou ao time do Botafogo, agora numa condição diferente da qual deixou a equipe quando saiu para defender a seleção do Uruguai: perdeu a faixa de capitão para Renato, o posto de cobrador oficial de pênaltis para Andrezinho e a vaga de titular absoluto. Num domingo em que o camisa 13 esteve apagado e foi substituído aos 14 minutos do segundo tempo, foi o conjunto da Ponte Preta que brilhou. A equipe de Campinas foi eficiente ao aproveitar os contra-ataques e saiu do Engenhão com a vitória por 2 a 1, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 6.731 torcedores (4.465 pagantes).

Com o resultado, o Botafogo caiu três posições na tabela e está sétimo lugar, com nove pontos, chegando à terceira derrota (segunda seguida em casa) em seis partidas. O técnico Oswaldo de Oliveira percebeu o time inseguro.

- Não havia visto ainda uma partida do Botafogo como essa, com o time intranquilo e inseguro. Antes, conseguimos virar os jogos e, desta vez, não aconteceu. Tivemos poucos momentos de segurança. O time lutou, se esforçou e fez por onde, mas com o decorrer do jogo e as coisas não dando certo, foi ficando cada vez mais intranquilo e inseguro - disse Oswaldo.

A Ponte, que foi derrotada apenas na estreia (1 a 0 para o Atlético-MG), passou a ser a décima colocada, também com nove pontos. Foi a primeira vitória do time em 25 jogos no Rio.

- É mais um tabu quebrado. Historicamente, é muito bacana, principalmente para o clube. O mérito foi total dos atletas. Não é fácil chegar aqui e bater o Botafogo, que tem uma equipe altamente competente, mas nós neutralizamos bem as principais jogadas do Botafogo e fomos merecedores da vitória - afirmou o treinador Gilson Kleina.

Devido ao adiamento do jogo contra o Corinthians, que fez o pedido à CBF por causa da final da Libertadores, o Botafogo volta a campo daqui a quase duas semanas para enfrentar o Bahia no Engenhão, no dia 7 de julho, em jogo válido pela oitava rodada. A Macaca vai novamente jogar no Rio de Janeiro, desta vez em São Januário, contra o Vasco, no próximo sábado.


Ponte marca, e torcida do Bota perde a paciência
Com uma forte marcação em seu campo de ataque, o Botafogo mostrou que estava em busca de alcançar uma vantagem logo no início. A pressão começou com um chute de Andrezinho, que exigiu boa defesa de Edson Bastos.

Mas foi a Ponte Preta que abriu o placar, aproveitando os espaços deixados pelo time da casa. Aos 15 minutos, Márcio Azevedo perdeu a bola e proporcionou o contra-ataque para o adversário. Roger tocou para Lucas, que deixou Nikão frente a frente com Jefferson. Ele driblou o goleiro do Botafogo e tocou para fazer 1 a 0, seu primeiro gol e logo na estreia como titular.

A torcida do Botafogo perdeu cedo a paciência e tornou ainda mais tenso o ambiente - já complicado após a desvantagem no placar. No campo, os jogadores trocavam passes e não conseguiam achar Loco Abreu, perdido entre os marcadores adversários. O Alvinegro não criava boas chances, e a Ponte apostava nos contra-ataques para ampliar a vantagem.

Mas, pouco antes do fim do primeiro tempo, o Botafogo finalmente conseguiu empatar. Márcio Azevedo recebeu belo passe de Andrezinho dentro da área, foi derrubado por Tiago Alves por trás, e o árbitro marcou pênalti. Agora cobrador oficial, Andrezinho, que substituiu Loco Abreu na função, bateu no canto esquerdo de Edson Bastos e fez 1 a 1 aos 43 minutos.
Ponte troca passes e marca o segundo

O segundo tempo começou como o primeiro: o Botafogo exercendo grande pressão, mas sem marcar, enquanto a Ponte Preta esperava para sair nos contra-ataques. E, assim como na etapa inicial, a Macaca voltou a ficar na frente logo no início, num lance de extrema felicidade. Após bela troca de passes desde o meio do campo, Ricardinho recebeu na entrada da grande área e chutou cruzado para fazer 2 a 1 aos oito minutos.


Loco Abreu deixou o campo aos 14 minutos entre vaias e aplausos da torcida e exaltado pelo técnico Oswaldo de Oliveira. Foi substituído por Elkeson. Mas o panorama do Botafogo era de abatimento. A equipe não conseguia se articular ofensivamente e aceitava o jogo da Ponte Preta, que ganhava tempo a cada reposição de bola e também usava os toques para deixar o cronômetro passar.

Na base do abafa, o Botafogo foi para cima da Ponte, mas sem organização. Isso impediu que criasse chances claras de gol. A Macaca, por sua vez, mostrou muita aplicação na marcação e deixou o campo com a vitória. O Alvinegro foi para o vestiário sob muitas vaias e com o técnico Oswaldo de Oliveira discutindo com alguns torcedores.

FONRE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2012/24-06-2012/botafogo-ponte-preta.html

Brasil vence mais dois jogos e garante título da Continental Cup no feminino

Conquista também confirma vaga do país em competição que reunirá os melhores de cada continente, além dos finalistas olímpicos, em novembro

Por GLOBOESPORTE.COM Saquarema, RJ

Apenas uma vitória bastava, mas o Brasil venceu os dois jogos do dia com sobras e conquistou o título feminino da Continental Cup na América do Sul. Taiana/Vivian e Ângela/Lili mais uma vez superaram com facilidade as argentinas Georgina Klug/Silvana Oliveira e Ana Gallay/Virgínia Zonta e levantaram o troféu da competição, cuja decisão foi disputada no Centro de Desenvolvimento do Vôlei, em Saquarema.

Como o Brasil já havia garantido o número máximo de vagas olímpicas - duas duplas por gênero - através do Circuito Mundial, as hermanas carimbaram o passaporte para Londres ao se classificarem para a final. Além o ouro, as duplas verde e amarelas garantiram participação no "FIVB Wolrd Cup Final". No torneio, estarão presentes os campeões de cada continente, além das duplas que conquistarem ouro e prata nas Olimpíadas. A disputa será em novembro, no Brasil.


Vôlei de Praia, Brasil (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Vivian, Taiana, Lili e  Ângela posam com medalhasm troféu e bandeira (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

No primeiro jogo deste domingo, Ângela/Lili atropelou Georgina Klug/Silvana Oliveira por 2 sets a 0, parciais de 21/10 e 21/12, garantindo o título antecipadamente. Em seguida, Taiana/Vivian garantiu a invencibilidade ao vencer Ana Gallay/Virgínia Zonta, em sets diretos, com parciais de 21/15 e 21/12, encerrando a decisão em 4 a 0.

Apesar do placar elástico, a brasiliense Lili fez questão de ressaltar a competência da parceria argentina e admitiu que as duas vitórias na véspera deixaram as duplas brasileiras sem pressão alguma.

- O time da Argentina é bom, as meninas são fortes. Foi um jogo difícil, e tivemos que fazer muita força para ganhar. O placar não diz o que foi a partida, e elas jogaram muito bem, assim como nós. O jogo de sábado foi muito importante para que entrássemos tranquilas hoje (domingo). É muito importante uma conquista dessa para o Brasil, ainda mais no Aryzão, onde eu me sinto em casa - disse Lili, que morou por dois anos no Aryzão para participar de um projeto da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).


Vôlei de Praia, Brasil (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Vivian tira do bloqueio argentino para pontuar para o Brasil (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
 FONTE:
 
 

Brasil estreia contra os Estados Unidos na fase final do Grand Prix

Na briga pelo título, seleção tenta passar pelas americanas, que levaram a melhor na fase de classificação vencendo por 3 a 1, em São Bernardo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou neste domingo a tabela da fase final do Grand Prix, que será disputada em Ningbo, na China. O jogo de abertura, marcado para a próxima quarta-feira às 2h (de Brasília), terá Brasil e Estados Unidos.

vôlei Brasil x EUA Grand Prix Thaisa e Jaqueline (Foto: Gaspar Nóbrega / Vipcomm)Thaisa e Jaqueline sobem para tentar parar Destinee Hooker (Foto: Gaspar Nóbrega / Vipcomm)
 
As duas equipes mediram forças na fase de classificação, na etapa de São Bernardo, e as americanas levaram a melhor sobre as comandadas do técnico José Roberto Guimarães: 3 sets a 1. A campanha não tem uma derrota. Foram nove vitórias em nove partidas e apenas dois sets perdidos. Já a seleção brasileira garantiu o quinto lugar na fase final ao vencer, neste domingo, as chinesas, donas da segunda melhor campanha, por 3 sets a 0. 

Confira a tabela:
27/06, quarta-feira
2h - Brasil x EUA
4h30m - Tailândia x Turquia
8h30m - China x Cuba


28/06, quinta-feira
2h - EUA x Tailândia
4h30m - Cuba x Turquia
8h30m - China x Brasil


29/06, sexta-feira
2h - Brasil x Cuba
4h30m - Turquia x EUA
8h30m - China x Tailândia


30/06, sábado
2h - Brasil x Tailândia
4h30m - Cuba x EUA
8h30m - China x Turquia


01/07, domingo
2h - Turquia x Brasil
4h30m - Tailândia x Cuba
8h30m - China x EUA


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/brasil-estreia-contra-os-estados-unidos-na-fase-final-do-grand-prix.html

Cristóvão descarta abatimento após derrota: 'A reação vem logo'

Treinador destaca que maturidade e confiança dos jogadores impedirá que resultado contra o Cruzeiro tenha influência negativa no Vasco

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

A derrota em casa e a perda da liderança fizeram do último sábado um dia para ser esquecido pelo Vasco. Mas se na arquibancada de São Januário o clima foi hostil, com vaias a alguns jogadores, no vestiário, pelo menos as palavras foram de tranquilidade. O técnico Cristóvão Borges garantiu que os 3 a 1 do Cruzeiro não vão abalar o bom ambiente do grupo e afirmou que a equipe manterá sua trajetória de bons resultados, mesmo após o resultado adverso.

- Não tenho a menor preocupação com abatimento dos jogadores, porque tenho a certeza absoluta de que não vai acontecer. Conheço muito bem os atletas, e pela maneira como conversamos logo depois do jogo, fico tranquilo quanto à reação deles. O grupo é experiente, amadurecido e sempre faz uma autoavaliação. A reação vem logo.

O Vasco não sofria uma derrota em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, desde 29 de junho do ano passado, quando perdeu por 3 a 0 do mesmo Cruzeiro. A equipe terá a oportunidade de reagir jogando novamente em casa no próximo sábado, contra a Ponte Preta, pela sétima rodada.


cristovao borges vasco x cruzeiro (Foto: Divulgação/Flick Vasco da Gama)Cristóvão não quer o time abatido
(Foto: Divulgação/Flick Vasco da Gama)
 
O time cruzmaltino vai terminar a sexta rodada na terceira posição, já que, além da derrota para o Cruzeiro, que chegou aos 14 pontos, foi prejudicado pela vitória do Atlético-MG por 5 a 1 sobre o Náutico, também no último sábado. Assim, a equipe de Ronaldinho Gaúcho se igualou ao Vasco com 13 pontos mas leva vantagem no saldo de gols (seis e três, respectivamente). No entanto, para Cristóvão, o mais importante neste início de competição é se firmar entre os primeiros colocados.

- Nosso desejo é ficar sempre na ponta porque, além do título, nos mantemos na briga por uma vaga na Libertadores. O Atlético encostou, mas mesmo assim continuamos ali. A estrada é longa, e é natural que tropeços aconteçam na caminhada. O importante é que o grupo tem consciência do que está fazendo e sabe de sua capacidade. É uma equipe forte e madura para suportar as dificuldades - avaliou o treinador.

O goleiro Fernando Prass, que no último sábado deixou o campo vaiado pela torcida do Vasco, lembrou que o Vasco tem a oportunidade de reagir jogando novamente em casa.


- A derrota não decidiu nada, mas lógico que é ruim. São dois jogos seguidos em casa, e então vamos fazer de tudo para nos recuperar contra a Ponte Preta - disse.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/06/cristovao-descarta-abatimento-apos-derrota-reacao-vem-logo.html

Time de Messi empata partida de 14 gols com equipe de Seedorf em Miami

Argentino marca três vezes no 7 a 7 em jogo beneficente nos EUA. Sonho do Botafogo, holandês fica em campo por 56 minutos nos Estados Unidos

Por GLOBOESPORTE.COM Miami, EUA
47 comentários
O Sun Life Stadium, em Miami, ficou recheado de craques e gols neste sábado. A partida beneficente organizada por Lionel Messi terminou com empate de 7 a 7 entre as equipes treinadas por Dunga e Fabio Capello, que comandaram nomes como Seedorf, Falcao Garcia, Drogba, Cannavaro, Forlán e Luis Suarez.

O time de Messi, que teve Dunga como técnico e atuou de camisa preta, começou a partida com Pinto, André Santos, Lugano, Nesta, Demichelis, Hamsik, Mascherano, Messi, Drogba, Milito e Lavezzi como titulares. No outro lado, Capello escalou o time de uniforme vermelho com Ochoa, Bocanegra, Juan, Materazzi, Cannavaro, Cavani, Seedorf, Gargano, Falcao Garcia, Luis Suarez e Forlán.

Seedorf com Forlán no jogo de Messi em Miami (Foto: AP)Seedorf conversa com Forlán durante o jogo
organizado por Messi em Miami (Foto: AP)
 
Messi marcou três vezes e foi o artilheiro da partida ao lado de Luis Suarez. Falcao, James Rodriguez, o brasileiro Nenê e Cavani balançaram a rede para o time de Capello, e Milito, Drogba, Rondon e Ortega fizeram os outros da equipe de Dunga.
Além do lateral-esquerdo André Santos (Arsenal), do zagueiro Juan (Roma) e do atacante Nenê (Paris Saint-Germain), o outro brasileiro em campo foi o lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona, que entrou no segundo tempo e atuou ao lado de Messi.

Seedorf, que teve boa atuação e pode acertar com o Botafogo em breve, jogou até os 11 minutos do segundo tempo, quando saiu para a entrada do uruguaio Diego Perez, do Bologna.

Com o empate em 7 a 7 em Miami, Messi termina seu tour beneficente invicto. A excursão do craque nas férias começou em Cancun (México) no último domingo. Com Robinho e Diego, o time do argentino - também treinado por Dunga - venceu uma equipe formada por estrelas do futebol mexicano por 5 a 3 (o camisa 10 do Barcelona marcou duas vezes).

Em seguida, Messi viajou para Bogotá, na Colômbia, onde atuou ao lado de Robinho, Diego, Daniel Alves e André Santos no empate de 6 a 6 com um combinado chamado "Resto do Mundo" (formado na maior parte por jogadores locais). Dunga foi novamente o treinador, e o argentino fez dois de novo.

 andre santos messi jogo das estrelas (Foto: AP)André Santos, do Arsenal, atuou pelo time de Messi na partida beneficente (Foto: AP)
 
FONTE:

Extremos no ataque e na defesa, Bota e Ponte jogam no Engenhão

Times se enfrentam neste domingo, às 18h30 (de Brasília), pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, em busca do tão sonhado equilíbrio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Com ataques e defesas apresentando marcas extremas no Campeonato Brasileiro, Botafogo e Ponte Preta se enfrentam neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, pela sexta rodada. A busca dos times é pelo tão sonhado equilíbrio, decantado pelos treinadores e jogadores na disputa de uma competição longa, na qual existe a necessidade de controlar altos e baixos.
Com nove pontos, o Botafogo apresentou até o início da sexta rodada o melhor ataque da competição, com 13 gols marcados, mas também a pior defesa, com 11 sofridos. Depois de conseguir sua primeira vitória no Brasileiro no último domingo, contra o time reserva do Corinthians, a Ponte Preta chegou a quatro gols a favor, a quinta pior marca, e quatro contra, a quinta melhor - levando em conta as cinco primeiras rodadas do Brasileirão.

Neste duelo, há quem busque também a redenção pessoal. Depois de ficar fora por vontade própria do jogo contra o Inter, Loco Abreu deve ser titular no ataque do Botafogo, ocupando a vaga de Herrera, em negociação com um clube dos Emirados Árabes. Do outro lado, Roger tenta voltar a balançar a rede. Ele tem apenas um gol na competição, marcado na segunda rodada.

E ainda há uma pequena escrita em jogo. O Botafogo venceu os últimos quatro jogos diante da Ponte Preta, todos pelo Campeonato Brasileiro. A última vitória paulista foi no Brasileiro de 2004, por 1 a 0, no Caio Martins, com um gol de Alexandre no último minuto.
Será a primeira de duas partidas seguidas que a Ponte Preta fará no Rio. No outro sábado, terá pela frente o Vasco. O técnico Gilson Kleina projeta quatro pontos na excursão carioca. Uma vitória sobre o Botafogo, aliás, significará atingir a primeira minimeta elaborada pela comissão técnica. As contas para as seis rodadas iniciais incluíam nove pontos.

O Premiere exibe o jogo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.


header as escalações 2
Botafogo: Oswaldo de Oliveira convive com lesões, saída de jogadores e a administração de muitas opções para o meio-campo. A novidade deve ser a volta de Loco Abreu ao time titular, depois de o atacante ter pedido para não enfrentar o Internacional por se considerar sem foco para o jogo. Com isso, a formação será a seguinte: Jefferson, Lennon, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Vítor Júnior, Andrezinho e Fellype Gabriel; Loco Abreu.

Ponte Preta: a novidade do time é a escalação de Nikão como titular. Ele ocupará o lugar de Caio, machucado, no meio-campo. O time foi confirmado pelo técnico Gilson Kleina com Edson Bastos, Cicinho, Tiago Alves, Ferron e João Paulo; Baraka, João Paulo Silva, Lucas e Nikão; André Luis e Roger. Outras novidades estarão no banco de reservas. Com a situação regularizada junto à CBF, os atacantes Luan e Rildo ficarão à disposição pela primeira vez.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: os desfalques continuam sendo uma tônica no Botafogo. Mesmo sem ter sua negociação selada para um clube dos Emirados Árabes, Herrera está fora. Oswaldo ainda não contará com o volante Marcelo Mattos, com uma lesão no púbis, e Lucas, suspenso.

Ponte Preta: além de Wescley, Marcinho, Bruno Nunes e Tony, o técnico Gilson Kleina ainda perdeu Caio, machucado. Renê Júnior, por sua vez, cumpre suspensão por três cartões amarelos, enquanto Somália não pode atuar devido a uma cláusula contratual.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Botafogo: Fábio Ferreira e Jadson.
Ponte Preta: Caio.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Evandro Rogério Roman (Fifa/PR) apita o jogo, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e José Carlos Dias Passos (PR). Evandro Roman trabalhou em duas partidas no atual Brasileiro (Bahia 0 x 0 Santos, pela primeira rodada, e Grêmio 2 x 0 Corinthians, pela quarta rodada). No total, aplicou quatro cartões amarelos (dois de média), nenhum vermelho e marcou 51 faltas (média de 25,5) e nenhum pênalti em um campeonato que registra média de 4,6 amarelos, 0,25 vermelhos e 37,6 faltas.


header fique de olho 2
Botafogo:
de volta ao time, Loco Abreu tem a chance de mostrar que ainda pode ser útil no esquema utilizado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, mesmo sem ser o jogador de mobilidade que o comandante considera ideal para a sua forma de jogar.

Ponte Preta: elogiado por Gilson Kleina desde o início do Brasileirão, Nikão ganha a primeira a chance entre os titulares. Depois de entrar durante as partidas como um segundo atacante, ele terá a missão de armar as jogadas na função de Caio. Chute forte e precisão na bola parada são os pontos fortes do meia.

header o que eles disseram

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "A Ponte Preta perdeu o primeiro jogo no último minuto, mas depois fez partidas muito boas. É um time que está se organizando do Campeonato Paulista para cá, com um grupo qualificado e que respeitamos muito. Precisaremos nos esforçar para vencer."


Gilson Kleina, técnico da Ponte Preta: "Nosso time precisa de uma sequência positiva de resultados. Sabemos que vamos encontrar um adversário de muita qualidade técnica. Será um jogo muito difícil, mas temos que acreditar no trabalho que estamos fazendo. Respeitar, sim, mas sem temer. Temos que ir lá e tentar fazer o nosso jogo."
header números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* A média de gols do confronto entre Botafogo e Ponte Preta pelo Campeonato Brasileiro é de 2,4 por partida. Em 14 jogos realizados foram marcados 34 gols e apenas um empate sem gols foi registrado, no Maracanã, em 1986.

* A Ponte Preta foi bem nas partidas disputadas fora de casa na Série B de 2011, obtendo seis vitórias, sete empates e seis derrotas, com 26 gols marcados e 25 sofridos. A equipe só pontuou menos fora de casa na competição do que a Portuguesa, que somou 38 pontos. Neste ano, foram duas partidas como visitante, com dois empates (1 a 1 com Atlético-GO e 0 a 0 com Figueirense).

* Ao todo, o Botafogo já disputou 159 partidas no Engenhão, com 90 vitórias, 42 empates e 27 derrotas, marcou 317 gols e sofreu 176. Vale destacar que o time somente não marcou gols em 17 partidas no estádio. Loco Abreu (41 gols) e Herrera (36) são os principais goleadores do Botafogo no Engenhão.
header último confronto v2
Botafogo e Ponte Preta não se enfrentam desde o dia 28 de outubro de 2006. Na ocasião, vitória carioca por 2 a 1, no Estádio Moisés Lucarelli. O zagueiro Rafael Marques abriu o marcador, e Preto empatou para o time da casa. No entanto, Reinaldo fechou o placar ainda aos 37 minutos do primeiro tempo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/06/extremos-no-ataque-e-na-defesa-bota-e-ponte-jogam-no-engenhao.html

Com título no ATP de Eastbourne, Roddick iguala marca de Federer

Americano bate o italiano Seppi na final deste sábado e mantém rotina de conquistar ao menos um troféu por temporada nos últimos 12 anos

Por GLOBOESPORTE.COM Eastbourne, Inglaterra

Passar o ano em branco está fora de cogitação para Andy Roddick. Qualquer ano. O americano conquistou neste sábado o ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra, e igualou a marca de Roger Federer de conquistar ao menos um título por temporada nos últimos 12 anos. Na final, o número 33 do ranking mundial despachou sem sustos o italiano Andreas Seppi por 2 a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.

Tênis Andy Roddick ATP 250 de Eastbourne (Foto: Getty Images)Andy Roddick brinca com a garrafa de champanhe após faturar o ATP 250 de Eastbourne (Foto: Getty Images)
O primeiro título de Roddick em 2012 é o 31º da carreira, o quinto em piso de grama. Às vésperas de Wimbledon, onde já disputou quatro finais, o americano pega moral com a boa campanha em Eastbourne. Antes disso, ele vinha mal, com seis derrotas seguidas e um jejum de um ano e quatro meses sem título.

Na semifinal do torneio inglês, Roddick já tinha igualado outra marca de Federer: são os dois únicos tenistas na ativa a acumular 600 vitórias na carreira – na história, 19 já conseguiram o feito.
Andreas Seppi, 26º do ranking e campeão em Eastbourne no ano passado, pisou na grama para defender o título sem perder um set sequer. Ele até conseguiu quebrar o saque de Roddick no primeiro game, mas depois disso não foi páreo para o rival. No confronto direto, o britânico tem agora duas vitórias em dois jogos.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/com-titulo-no-atp-de-eastbourne-roddick-iguala-marca-de-federer.html

Djokovic deixa Paris para trás e abre Wimbledon na manhã desta segunda

Após derrota na decisão de Roland Garros, sérvio estreia contra Juan Carlos Ferrero; Federer enfrenta Albert Ramos, e Nadal pega Bellucci na terça-feira

Por SporTV.com Londres

A derrota para Rafael Nadal na final de Roland Garros já ficou no passado. É com esse pensamento que o sérvio Novak Djokovic, número 1 do ranking mundial, abre os trabalhos nesta segunda-feira em mais uma jornada de Grand Slam em 2012. Às 9h de Brasília, Nole estreia na quadra central de Wimbledon contra o espanhol Juan Carlos Ferrero. Atual campeão do torneio, o sérvio tenta esquecer a queda na França para triunfar novamente na Inglaterra. O SporTV-2 transmite ao vivo a estreia de Djokovic e a programação principal de segunda-feira.

Tênis Wimbledon treino Novak Djokovic (Foto: AFP)Ficou para trás: Djokovic treina na grama de Wimbledon e quer esquecer Roland Garros (Foto: AFP)
 
- Ficou para trás. Eu cheguei muito perto, então fiquei decepcionado depois da final. Mas no dia seguinte eu já me sentia muito bem pelo torneio que fiz, foi minha primeira final lá. Só tenho 25 anos, então ainda vou ter muitas chances de vencer Roland Garros – afirmou o sérvio.

Logo após o jogo de Djokovic, será a vez da número 1 do ranking feminino. Maria Sharapova enfrenta a australiana Anastasia Rodionova e tenta conquistar Wimbledon novamente oito anos após o surpreendente título de 2004, quanto tinha apenas 17 anos.

O suíço Roger Federer também estreia na segunda-feira, contra o espanhol Albert Ramos. Eliminado nas quartas de final das duas últimas edições, Federer está mais otimista desta vez para conquistar seu sétimo título no torneio inglês.

- Se você consegue fazer seis vezes, consegue fazer sete, é a lógica. Mas estou consciente do quanto é difícil, preciso elevar meu jogo para conseguir. Este é o meu momento no ano. Prevejo boas chances aqui e no US Open, estou empolgado – afirmou o suíço.

O espanhol Rafael Nadal joga na terça, contra o brasileiro Thomaz Bellucci.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2012/06/djokovic-deixa-paris-para-tras-e-abre-wimbledon-na-manha-desta-segunda.html

Com duas vitórias elásticas, Brasil larga bem na final da Continental Cup

Taiana/Vivian e Ângela/Lili atropelam duplas argentinas e só precisam de um triunfo neste domingo para garantir o título da competição para o país

Por GLOBOESPORTE.COM Saquarema, RJ

Duas vitórias arrasadoras colocaram o Brasil em situação bastante confortável na decisão da Continental Cup. Neste sábado, no Centro de Desenvolvimento do Vôlei, em Saquarema,Taiana/Vivian e Ângela/Lili venceram as argentinas Ana Gallay/Virgínia Zonta e Georgina Klug/Silvana Oliveira, repectivamente, e deixaram o país a uma vitória de confirmar a conquista do título.

Às 10h deste domingo, Ângela/Lili encara Georgina Klug/Silvana Oliveira. Já Taiana/Vivian enfrenta Ana Gallay/Virgínia Zonta, às 11h. O Brasil precisa de uma única vitória nestas duas partidas para vencer a disputa. Caso as argentinas vençam os dois últimos confrontos, um set extra, de 15 pontos, definirá o país campeão.

Vivian vôlei de praia continental cup (Foto: Alexandre Arruda / CBV) 
Vivian ataca junto à rede em Saquarema (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
Duas vitórias elásticas
 No primeiro jogo do dia, Ângela e Lili sobraram diante de Ana Gallay e Virgínia Zonta, principal parceria adversária. A vitória, por 2 sets a 0, teve parciais de 21/11 e 21/13. Depois, Taiana e Vivian também dominaram Georgina Klug e Silvana Oliveira, também em sets diretos, por 21/13 e 21/16.

Ângela e Lili vôlei de praia continental cup (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Ângela e Lili cumprimentam as adversárias após
vitória elástica (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
- Foi um jogo bom, erramos pouco. Conseguimos impor nosso ritmo, executar o que estamos treinando e isso nos deixa feliz. O time número um delas é constante, vem evoluindo ao longo dos Campeonatos Sul-Americanos. Conseguimos fazer nosso trabalho da melhor forma possível - disse Ângela.

Para Taiana, a maior dificuldade foi a falta de informações sobre as adversárias. Como as duplas nunca haviam se enfrentado, ela e Vivian foram moldando a estratégia ao longo da partida.

- Nós combinamos de entrar com a pegada forte. É muito difícil jogar contra um time que não conhecemos. Tivemos que jogar uma perto da outra, pois está ventando muito. Fomos conversando durante a partida e adaptando o nosso jogo. Conseguimos conquistar a vitória e esperamos melhorar no domingo. Vamos entrar com a mesma pegada para conseguir a vitória e o título para o Brasil.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/com-duas-vitorias-elasticas-brasil-larga-bem-na-final-da-continental-cup.html

Austrália vence Continental Cup, e Nat Cook vai aos Jogos pela quinta vez

Campeã olímpica em Sydney é a única do país e da modalidade e disputar cinco edições dos Jogos. Competição em Londres será a última da carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Fuzhou, China

Natalie Cook queria se aposentar após os Jogos de Londres, mas ainda faltava assegurar a vaga. Neste domingo, a campeã olímpica ajudou a Austrália a vencer a China na final da Continental Cup, conquistando na casa das rivais o título e mais uma vaga para o país nas Olimpíadas. Como a dupla número 1 do país, formada por Becchara Palmer e Lousie Bawden, já havia se classificado através do Circuito Mundial, a veterana e sua parceira Tamsin Hinchley também carimbaram o passaporte.

Com a vaga na mão, Nat Cook se torna a primeira australiana a ir a cinco edições das Olimpíadas. Ela já era a única atleta mulher do vôlei de praia a disputar todas as edições dos Jogos, desde que a modalidade entrou para o programa olímpico em 1996, e agora ampliou ainda mais seu próprio recorde. Em sua estreia no evento, ela subiu ao pódio em Atlanta com a medalha de bronze. Em Sydney, quatro anos depois, ganhou o ouro ao lado de Kerri Pottharst após superar as favoritas Adriana Behar e Shelda na final.


Cook e Hinchley, volei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Natalie Cook e Tamsin Hinchley carimbam passaporte para Londres (Foto: Divulgação/FIVB)

As parcerias australianas, que venceram a Tailândia nas semifinais, não encontraram muita dificuldade para superar as duplas chinesas Fan Wang/Yuan Yue e Changning Zhang/Yuanyuan Ma - principal parceria do país Xue/Zhang Xi não participou. Cook e Hinchley venceram dois jogos, enquanto Mariege Artacho e Taliqua Clancy venceram outro, confirmando os 3 a 0 necessários para encerrar a disputada.

Canadá garante vaga no masculino e no feminino

Na final da Continental Cup da Norceca, o Canadá levou a melhor sobre o México duas vezes. Os homens levaram o título por 3 a 1, enquanto as mulheres confirmaram a vitória por 3 a 0. Como o país não conquistou nenhuma vaga pelo Circuito Mundial, e tendência é que as duplas melhores ranqueadas sejam convocadas. Neste caso, Redmann e Saxton seriam os representantes masculinos, enquanto Bansley e Maloney seriam as indicadas para a disputa feminina.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/australia-vence-continental-cup-e-nat-cook-vai-disputar-quinta-olimpiada.html

Mari segue passos de Paula Pequeno e assina contrato com o Fenerbahçe

Depois de fazer mistério, jogadora aparece em fotos com uniforme do clube

Por GLOBOESPORTE.COM Istambul

Mari Fenerbahçe vôlei (Foto: Divulgação)Mari assina contrato com Fenerbahçe (Divulgação)
 
Mari até tentou fazer mistério. Mas, apesar de não ter confirmado oficialmente, a jogadora apareceu em fotos vestindo o uniforme e assinando contrato com o Fenerbahçe, da Turquia. A ponteira da seleção, que também atua como oposto, estava desde 2010 no Rio de Janeiro e terá sua segunda passagem por uma equipe do exterior – defendeu o Pesaro, da Itália, entre 2007 e 2008.
Após o fim da Superliga 2011/2012, Mari já havia dito que seu caminho seria o exterior. A jogadora, no entanto, preferiu não confirmar o destino. Durante a disputa do Grand Prix, na última semana, em São Bernardo do Campo, disse à imprensa que ainda não havia fechado com nenhuma equipe.

Mari seguirá os passos de Paula Pequeno, que também assinou com o clube turco na última semana. No Fenerbahçe, ela terá a companhia de Fabiana, capitã da seleção brasileira. A ponteira Sokolova, destaque da seleção russa, também está na equipe. No último campeonato nacional, quando caiu nas semifinais, o clube era comandado por José Roberto Guimarães.

Mari Fenerbahçe vôlei (Foto: Divulgação)Mari posa com o uniforme do clube turco (Foto: Divulgação)
 
FONTE

Brasil derruba as donas da casa na China e vai à fase final do Grand Prix

Equipe de José Roberto Guimarães ignora a torcida contrária no ginásio e se classifica para disputar o título com outros seis países a partir de quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Luohe, China

Quando a seleção feminina de vôlei entrou em quadra neste domingo na cidade chinesa de Luohe, os resultados das outras chaves já denunciavam: para avançar à fase final do Grand Prix, era preciso derrubar as invictas donas da casa. No encerramento do grupo K, com a corda no pescoço, as meninas comandadas por José Roberto Guimarães não decepcionaram. Diante de uma torcida barulhenta que empurrava a equipe vice-líder da classificação geral, o Brasil não se intimidou, venceu a China com autoridade por 3 a 0 (25/20, 25/22 e 25/19) e carimbou a passagem para Ningbo, onde seis países vão disputar o título.

Vice-líder na classificação geral, a China foi para a quadra mais tranquila. O Brasil ainda brigava por uma das últimas vagas com Cuba e Alemanha. As concorrentes venceram seus jogos na rodada final e passaram a pressão para as brasileiras. A vitória deixou a equipe verde-amarela empatada com as cubanas em quinto lugar e tirou as alemãs da zona da classificação. Ao fim da fase de grupos, seis países avançaram para a fase decisiva: Estados Unidos, China (que entraria de qualquer forma por ser a anfitriã), Turquia, Tailândia, Brasil e Cuba. A disputa da etapa final começa na madrugada de terça para quarta-feira e vai até o dia 1º de julho.
Consciente de que só a vitória interessava, o Brasil entrou concentrado para encarar as donas da casa. No set inicial, as campeãs olímpicas se mantiveram à frente o tempo todo. A vantagem, que era de 8/6 na primeira parada técnica, pulou para 11/6 e garantiu um conforto para o restante da parcial. Bastou cozinhar as rivais para fechar o set em 25/20, com um contra-ataque certeiro pelas mãos de Jaqueline após um breve rali.

No segundo set, a China tentou reagir e manteve o controle no placar. O Brasil reagiu e conseguiu tomar a frente na metade da parcial, mas a torcida empurrava as anfitriãs, dando um tom de equilíbrio à partida. Com um ataque certeiro e um bloqueio, Fernanda Garay fez a equipe verde-amarela abrir dois pontos na reta final: 20/18. A vantagem se manteve e, com uma largadinha de Jaque, fim de papo no segundo set: 25/22.

Faltava um passo para garantir a vaga, mas as chinesas não estavam dispostas a entregar. Com um ace de Zeng, as donas da casa abriram 6/4 e, na parada técnica, venciam por 8/6. Garay, que só tinha entrado na segunda parcial, passou a ser a principal pontuadora do Brasil e recolocou o país no jogo. Sheilla acertou dois ataques seguidos, e o técnico chinês pediu tempo quando perdia por 11/10. Na segunda parada técnica, a vantagem brasileira ainda era de um ponto, 16/15, e ainda subiu para 18.

Com um ponto completo de Jaqueline – sacando, defendendo e atacando pelo meio – a diferença chegou a quatro pontos, com 21/17. A partir dali, as chinesas se entregaram. Bastou controlar o ritmo e respirar com alívio. Com o set fechado em 25/19, a vitória com autoridade sobre a equipe local garante a passagem para a disputa do título em Ningbo.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/brasil-derruba-donas-da-casa-na-china-e-vai-fase-final-do-grand-prix.html

Inglaterra e Itália se enfrentam em busca de 'reencontro' com a semifinal

Sem serem protagonistas dentro da Europa nos últimos anos, equipes tentam voltar a ficar no seleto grupo dos quatro melhores da Europa

Por GLOBOESPORTE.COM Kiev

Juntas, Inglaterra e Itália têm cinco títulos mundiais. No entanto, há algum tempo as duas equipes não têm conseguido se impor dentro de seu próprio continente: enquanto os italianos não disputam uma semifinal de Eurocopa desde 2000, os ingleses não chegam à penúltima fase da competição desde 1996. E é buscando quebrar tal jejum que as duas equipes se enfrentam neste domingo, às 15h45m (de Brasília), em Kiev, pelas quartas de final da Euro 2012. A partida terá a transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, do SporTV.com e do SporTV.

É o English Team que chega com mais moral para a partida deste domingo. Com sete pontos conquistados na primeira fase, a equipe garantiu o primeiro lugar do grupo D da Euro e driblou parte da desconfiança que rondava o time comandado por Roy Hodgson - que fez sua estreia justamente na competição continental.

roy hodgson inglaterra treino (Foto: Agência Reuters)Hodgson ainda está invicto à frente do English
Team: estreia foi na Euro (Foto: Reuters)
 
E o comandante inglês já revelou a receita para tentar passar pela Azzurra: ficar atento aos atacantes, como Mario Balotelli e Antonio Cassano. Além disso, Hodgson acredita que a sólida defesa italiana tornará a partida muito dura.
- É uma seleção muito talentosa, como todas as equipes italianas. Tem alguns jogadores capacitados tecnicamente, especialmente no meio de campo. Trata-se de uma equipe com atacantes perigosos e talentosos e com zagueiros sólidos. Não há dúvidas que serão mais do que um adversário de valor. Por outro lado, acho que também temos jogadores que seguramente os italianos vão querer manter sob vigilância – declarou o treinador inglês, que deve mandar a campo a mesma equipe da vitória sobre a Ucrânia.

Enquanto isso, a Itália só venceu uma partida na primeira fase: contra a Irlanda, por 2 a 0. O time do treinador Cesare Prandelli ainda empatou dois jogos (Espanha e Croácia) e acabou com a segunda colocação do grupo C. E o técnico da Azzurra tem alguns problemas para escalar o time por conta de lesões: o zagueiro Chiellini já está vetado por um problema na coxa, enquanto o volante Thiago Motta é dúvida por conta de fadiga muscular
.
Prandelli técnico da Itália (Foto: Getty Images)Prandelli: o comandante italiano (Foto: Getty Images)
 
Prandelli acredita que a Itália terá pela frente “uma das equipes mais disciplinadas da Europa” e, por isso, quer evitar que a Inglaterra consiga impor sua forma de jogar.
- Jogam muito juntos em um espaço grande e temos que impedi-los de jogar futebol. Criarão uma alta temperatura para o jogo e não têm medo de colocar o pé. Temos de estar bem preparados – alertou o treinador, que não confirmou se colocará Balotelli em campo desde o início do jogo.
O vencedor do duelo entre ingleses e italianos enfrentará nas semifinais a Espanha, que venceu a França por 2 a 0 no último sábado.
Inglaterra                                                          Itália
Hart, Johnson, Terry, Lescott e Cole; Milner, Gerrard, Parker e Young; Rooney e Welbeck Buffon, Abate, Barzagli, Bonucci e Balzaretti; De Rossi, Pirlo, Marchisio e Montolivo; Balotelli e Cassano
Técnico: Roy Hodgson Técnico: Cesare Prandelli
Árbitro: Pedro Proença (POR)
Estádio: Olímpico de Kiev, Kiev, Ucrânia
Transmissão: GLOBOESPORTE.COM, SporTV.COM e SporTV 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/eurocopa/noticia/2012/06/inglaterra-e-italia-se-enfrentam-em-busca-de-reencontro-com-semifinal.html

Com reação incrível, Alonso encanta Valência e vence a segunda em 2012


 

24/06/2012 11h05 - Atualizado em 24/06/2012 12h23

Com reação incrível, Alonso encanta Valência e vence a segunda em 2012

Espanhol larga em11º, faz belas ultrapassagens, se beneficia com quebra de Vettel e interrompe série de vencedores diferentes. Bruno é 11º, e Massa, 16º

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha

Em casa, diante da torcida espanhola, Fernando Alonso provou que campeões são feitos de talento, audácia e um punhado de sorte. Com uma exibição brilhante, o piloto da Ferrari venceu de forma surpreendente o GP da Europa, em Valência. Largou na 11ª posição, levantou a arquibancada com belas ultrapassagens e viu a vitória cair no colo quando o líder Sebastian Vettel teve problemas com a RBR e abandonou na 34ª das 57 voltas. E a estrela do espanhol continuou a brilhar. Romain Grosjean o acompanhava e perto, mas a Lotus também quebrou e o francês deixou a corrida.

Em êxtase com a vitória em seu país, Alonso quebrou o protocolo e levou a torcida ao delírio. Desfilou com a bandeira espanhola, largou o carro na pista para comemorar com os conterrâneos e precisou ser buscado pelo safety car para seguir para a cerimônia do pódio. No degrau mais alto, não escondeu a emoção e desabou em lágrimas durante o hino espanhol
.
Fórmula 1 GP da Europa Valência Fernando Alonso (Foto: AP)Diante da torcida espanhola em Valência, Alonso chega à segunda vitória na temporada (Foto: AP)
 
Com a segunda vitória no ano, de forma tão espetacular quanto a primeira, no GP da Malásia, o bicampeão interrompe a série histórica de vencedores diferentes na temporada e reassume a liderança do Mundial com 111 pontos, 20 a mais que o novo vice-líder, Mark Webber – o australiano da RBR fez bela corrida de recuperação e completou em quarto após largar em 19º. Antigo líder, Lewis Hamilton caiu duas posições na tabela. O inglês da McLaren abandonou ao se chocar com Pastor Maldonado na penúltima volta, quando tentava assegurar o terceiro lugar.

E Alonso não foi o único campeão com sorte em Valência. Raikkonen garantiu a segunda colocação ao ultrapassar Hamilton a duas voltas do fim. Outra estrela que voltou a brilhar foi a de Michael Schumacher. Com a sequência de incidentes entre os primeiros colocados, o heptacampeão herdou o terceiro lugar, seu melhor resultado desde o retorno à Fórmula 1, em 2010, fechando o pódio estelar, com três campeões e dez títulos.

Kobayashi vira algoz de brasileiros
A sorte que sobrou para Alonso faltou para Felipe Massa. Após partir da 13ª posição, o brasileiro fazia boa prova e estava em sétimo quando foi atingido pela Sauber de Kamui Kobayashi após a saída do safety car na 34ª volta. Ele precisou ir para os boxes para trocar os pneus e terminou em 16º. O japonês foi o algoz dos brasileiros na prova ao também se envolver em um incidente com Bruno Senna na 20ª volta. Assim como Massa, o piloto da Williams teve um pneu furado e caiu para o fim do pelotão. Bruno, porém, se beneficiou com a entrada do safety car, retirou a volta que havia levado e ainda terminou na 11ª posição, logo atrás do companheiro Maldonado, que cruzou a linha de chegada sem bico em razão da batida com Hamilton.

A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, para o GP da Inglaterra, de 6 a 8 de julho. A nona etapa da temporada, no tradicional circuito de Silverstone, terá transmissão ao vivo da TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.

Reação de Alonso começa na largada
As apertadas ruas de Valência proporcionaram uma largada emocionante. Enquanto Vettel partiu muito bem e disparou na frente de Hamilton logo nos primeiros metros, Raikkonen tentou dar o bote no terceiro colocado Maldonado. Porém, quem superou o piloto da Williams foi Grosjean. Os dois chegaram a se tocar antes do francês ultrapassar o venezuelano, que acabou perdendo posição também para Kobayashi. Com a faca nos dentes, a dupla da Ferrari começou bem. Alonso pulou de 11º para 8º, enquanto Massa subiu de 13º para 11º e, ainda na primeira volta, superou Rosberg para assumir o 10º lugar.

Com um ritmo impressionante, 1s mais rápido que o segundo mais veloz, Vettel abriu 10s de vantagem para Hamilton em apenas nove das 57 voltas. Com um ritmo mais lento que os rivais do primeiro pelotão, o piloto da McLaren tentava segurar a pressão de Grosjean. Mas o francês conseguiu superar o britânico e assumir o segundo lugar na 10ª volta com uma bela manobra nas curas 12 e 13.

Preso desde o início da prova atrás da Force India de Paul di Resta, Massa seguiu para os boxes na 12ª volta e trocou os pneus macios por médios. Seu parceiro de Ferrari, Alonso, foi mais feliz no duelo com o outro carro do time indiano e passou Hulkenberg para assumir o 7º lugar. Voltas depois, o espanhol ganhou a posição de Maldonado.

A diferença de Vettel sobre Grosjean na ponta era tão grande, que o bicampeão mundial realizou a primeira parada nos boxes e voltou com folga na primeira posição. Um pouco mais atrás, Alonso escalava o pelotão, levando a torcida espanhola ao delírio. Com ultrapassagens sobre Di Resta e Schumacher, o piloto da Ferrari assumiu a quarta colocação.

Kobayashi e Bruno se tocam
Se o alemão reinava tranquilo na ponta, no pelotão intermediário, apenas 5s separavam o sétimo colocado Schumacher para o 15º Pérez. Nessa confusão, sobrou para Bruno. O piloto da Williams tentava defender a posição, quando foi tocado por Kobayashi na 20ª volta. Com a corrida prejudicada em razão do furo no pneu traseiro esquerdo, o brasileiro ainda foi considerado culpado pelos comissários e precisou pagar um drive through, passagem direta pelos boxes.

Safety car acaba com vantagem de Vettel
Os quase 20s de vantagem de Vettel para Grosjean viraram pó depois que o safety car precisou entrar na pista em razão de um toque entre Vergne e Kovalainen na 28ª volta. O francês da STR fechou o finlandês da Caterham e ambos tiveram os carros danificados e pneus furados. A corrida precisou ser interrompida para a retirada de detritos da pista. A maioria dos pilotos, inclusive Vettel, Grosjean e Alonso, optaram por realizar a segunda parada nos boxes durante a presença do carro de segurança.

Vettel abandona corrida
Na relargada, Alonso mostrou porque é bicampeão mundial. Com uma manobra audaciosa, ultrapassou Grosjean e assumiu a segunda posição. E além de talento, o espanhol tem sorte. O pesadelo de Vettel continuou. O alemão teve problemas na RBR e abandonou a prova, perdendo uma vitória que estava nas mãos. No pelotão intermediário, Kobayashi virou o algoz dos brasileiros. Depois de ter se envolvido em um incidente com Senna, o japonês atingiu em cheio a Ferrari de Massa, furando o pneu do carro do brasileiro.

Hamilton e Maldonado batem no fim
Novo líder, o espanhol imprimia um ritmo forte para tentar se livrar da pressão de Grosjean, mas apenas por poucas voltas. A estrela de Alonso brilhou mais uma vez e o francês, com problemas na Lotus, também abandonou. Com isso, Hamilton passou para a segunda posição, seguido de perto para Raikkonen. Mais veloz, o finlandês pressionou o piloto da McLaren e conseguiu a ultrapassagem. Com os pneus muito desgastados, Hamilton tentava segurar a pressão de Maldonado para manter o terceiro lugar. Mas os dois acabaram batendo a duas voltas do fim. Com isso, o lugar no pódio caiu no colo de Michael Schumacher.

Confira a classificação final do GP da Europa, em Valência:
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1h44m16s449
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 6s421
3 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 12s639
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 13s628
5 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 19s993
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 21s176
7 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 22d886
8 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 24s653
9 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 27s777
10 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 34s630
11 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 35s900
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 37s000
13 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1m15s871
14 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1m34s654
15 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 1m36s565
16 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a uma volta
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a uma volta
18 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a uma volta
19 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a duas voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – abadono na volta 41
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – abandono na volta 34
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – abandono na volta 34
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – abandono na volta 27
Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - não largou


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/06/com-reacao-incrivel-alonso-encanta-valencia-e-vence-segunda-em-2012.html