terça-feira, 19 de junho de 2012

Radwanska, Wozniacki e Kvitova caem na estreia em Eastbourne

Cabeças de chave 1, 2 e 3 decepcionam e acabam eliminadas logo na
primeira rodada do torneio, que serve de preparação para Wimbledon

Por GLOBOESPORTE.COM Eastbourne, Inglaterra

Petra Kvitova lamenta derrota no tênis  (Foto: Getty Images)Petra Kvitova lamenta derrota na primeira rodada
do WTA de Eastbourne (Foto: Getty Images)
 
A terça-feira não foi boa para as favoritas ao título do WTA de Eastbourne, na Inglaterra. A polonesa Agnieszka Radwanska, cabeça de chave número 1, a tcheca Petra Kvitova (2) e a dinamarquesa Caroline Wozniacki (3) caíram logo na primeira rodada do torneio, disputado na grama e que é preparatório para Wimbledon.

Número quatro do mundo e atua campeã de Wimbledon, Kvitova perdeu para a russa Ekaterina Makarova, 48ª, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4. Número 3 no ranking, Radwanska foi surpreendida pela búlgara Tsvetana Pironkova, 40ª, por 6/2 e 6/4. Já Wozniacki, sétima da lista da WTA, acabou sendo superada pela americana Christina McHale, 30ª, por 6/1, 6/7 (6) e 6/4 .

Na segunda rodada, Makarova enfrenta quem passar do confronto entre a espanhola Maria José Sanchez e a britânica Laura Robson. Pironkova, por sua vez, pega a vencedora do duelo entre a espanhola Carla Navarro e a canadense Sthephanie Dubois. McHale mede forças com quem avançar do confronto a russa Anastasia Pavlyuchenkova e taiwanesa Su-Wei Hsieh.

Caroline Wozniacki tênis contra Christina McHale (Foto: Getty Images)Wozniacki se esforça para rebater a bola diante da americana Christina McHale (Foto: Getty Images)
 
FONTE:

Turquia e Tunísia: primeiros rivais do Brasil no feminino e no masculino

Seleções brasileiras encaram países sem tradição na estreia em Londres

Por Agências de notícias Rio de Janeiro

Brasil x Itália, Vôlei, comemoração (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)Equipe feminina enfrenta a Turquia na estreia em
Londres (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)
 
As seleções brasileiras de vôlei já sabem quais serão os seus primeiros desafios nos Jogos Olímpicos de Londres. A equipe feminina, comandada pelo técnico José Roberto Guimarães, vai estrear na competição contra a Turquia, no dia 28 de julho. Já o time de Bernardinho entrará em quadra no dia seguinte, contra a Tunísia. 

Nesta terça-feira, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou o calendário da modalidade em Londres. O primeiro jogo da disputa no vôlei feminino será entre a Argélia e o Japão, no dia 28. A partida que abre o torneio masculino será entre a Grã-Bretanha e a Bulgária, no dia 29.

Apesar das estreias teoricamente mais fáceis, o Brasil não encontrará um caminho tão tranquilo na segunda partida. Enquanto as mulheres enfrentam os Estados Unidos, no dia 30, os homens encaram a equipe russa, no dia 31.

Na primeira, fase as 12 seleções são divididas em dois grupos, com seis componentes cada. Avançam à segunda fase as quatro melhores equipes de cada fase.

Confira o calendário do Brasil na primeira fase:
Feminino:
28/07 - Brasil x Turquia - 18h
30/07 - Brasil x Estados Unidos - 12h45
01/08 - Brasil x Coreia do Sul - 18h
03/08 - Brasil x China - 5h30
05/08 - Brasil x Sérvia - 18h


Masculino:
29/07 - Brasil x Tunísia - 18h
31/07 - Brasil x Rússia - 18h
02/08 - Brasil x Estados Unidos - 16h
04/08 - Brasil x Sérvia - 18h
06/08 - Brasil x Alemanha - 18h


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/turquia-e-tunisia-primeiros-rivais-do-brasil-no-feminino-e-no-masculino.html

Protesto de ativistas seminuas agita Kiev em dia de decisão do Grupo D

Grupo feminista alega que Eurocopa fomenta a prostituição na Ucrânia

Por GLOBOESPORTE.COM Kiev

O grupo feminista Femen protestou contra a Eurocopa nesta terça-feira, em Kiev, antes do duelo entre Suécia e França, pela terceira rodada da competição. Sem camisas, as manifestantes foram contidas pela polícia na fan zone da capital ucraniana, no momento em que reclamavam de que o torneio está fomentando a indústria de prostituição existente no país.

protesto de feministas na Euro na Ucrânia (Foto: Reuters)Feministas protestam contra a Eurocopa na Ucrânia (Foto: Reuters)
 
No último mês, o Femen fez pelo menos três protestos junto à taça da Eurocopa. As ativistas se aproximavam do troféu como se fossem turistas tirando fotos e, de repente, arrancavam a roupa e agarravam o prêmio. Normalmente elas são presas e liberadas em seguida, pois mostrar os seios em lugares públicos não constitui um crime na Ucrânia.

protesto de feministas na Euro na Ucrânia (Foto: AP)O grupo busca chamar a atenção da mídia internacional (Foto: AP)
 
O grupo foi criado em 2008 e atualmente tem mais de 100 integrantes, na Ucrânia e em outros países como a França e o Brasil. Em quatro anos elas fizeram mais de 200 protestos.
protesto de feministas na Euro na Ucrânia (Foto: EFE)As manifestantes alegam que a Eurocopa fomenta a prostituição na Ucrânia (Foto: EFE)
 
FONTE:
 

Perto de deixar o Botafogo, Herrera deve ficar fora contra a Ponte Preta

Argentino está sendo negociado com clube dos Emirados Árabes, vai viajar em breve e provavelmente desfalcará a equipe a partir de domingo

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

Herrera e Vitor Júnior Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com) Herrera segura a bola no treino do Botafogo
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
A negociação entre o Botafogo e um clube dos Emirados Árabes segue em evolução para a venda do argentino Herrera. Os dirigentes e a comissão técnica, inclusive, já trabalham com a possibilidade de o jogador não enfrentar a Ponte Preta, domingo, no Engenhão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Herrera deve se transferir por 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 6 milhões). No entanto, o valor não irá todo para o Botafogo, já que há outras partes com divisão do percentual de direitos econômicos do atacante, que está no clube desde o início de 2010.

- Ele ainda não está vendido. Houve a proposta, e está tudo bem encaminhado, mas faltam exames e assinaturas. A negociação está em evolução. O Herrera vai viajar com uma pessoa do Botafogo, mas ainda não há data. Dependemos das passagens que serão emitidas. Mas tudo indica hoje que ele não jogue domingo - disse o gerente de futebol Anderson Barros.

Herrera, de 28 anos, vinha sendo o titular do técnico Oswaldo de Oliveira desde que Loco Abreu se apresentou para disputar uma série de jogos pela seleção do Uruguai, a partir da segunda rodada do Brasileiro. O argentino é um dos artilheiros da competição, com quatro gols.

Se o desfalque de Herrera for confirmado, a tendência é que Oswaldo escale Elkeson como atacante. O jogador já foi utilizado dessa forma em alguns treinamentos, como o desta terça-feira, e deve ser o escolhido, já que Loco Abreu se disse sem condições de atuar no esquema montado pelo treinador e vem estudando se permanece ou não no clube.


saiba mais FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/perto-de-deixar-o-bota-herrera-deve-ficar-fora-contra-ponte-preta.html

Com um gol de Rooney, Inglaterra elimina Ucrânia e vai pegar a Itália

Após ficar fora dos primeiros jogos, atacante deixa a sua marca e garante equipe em primeiro no Grupo D. Donos da casa ficam fora do torneio

Por GLOBOESPORTE.COM Donetsk, Ucrânia

A Inglaterra não contou com Wayne Rooney nos dois primeiros compromissos na Eurocopa 2012. Mas nesta terça-feira, na Donbass Arena, em Donetsk, com o "Shrek" de volta à equipe, o English Team venceu a Ucrânia por 1 a 0, justamente com um gol do atacante do Manchester United. O resultado do jogo, que ainda teve um lance polêmico na etapa final, classificou os ingleses na primeira colocação do Grupo D, com sete pontos. Já os donos da casa acabaram eliminados, assim como a outra anfitriã Polônia.

Nas quartas de final, a Inglaterra vai encarar a Itália, no próximo domingo, em Kiev. Já a França, que mesmo derrotada por 2 a 0 para a Suécia ficou na segunda colocação, terá a Espanha pela frente, no sábado, na Donbass Arena, em Donetsk. A equipe de Ibrahimovic somou três, um a menos do que os "Bleus".

O lance polêmico em questão aconteceu aos 15 minutos do segundo tempo. O árbitro errou para os dois lados. No primeiro, não assinalou impedimento de Milevskiy, da Ucrânia. Na sequência, não validou o gol marcado pelos donos da casa.

Ronney -  inglaterra X Ucrânia (Foto: Agência Reuters)Rooney marca o gol da vitória da Inglaterra sobre a Ucrânia (Foto: Agência Reuters)

Ucrânia domina o primeiro tempo; Inglaterra se defende com competência
Ronney -  inglaterra X Ucrânia (Foto: Getty Images)Ronney  perdeu um gol incrível no primeiro tempo
da partida diante da Ucrânia (Foto: Getty Images)
 
Os donos da casa fizeram jus ao apoio do torcedor na Donbass Arena. Dispostos a derrubar os ingleses para ficar com a vaga na próxima fase do torneio, os ucranianos partiram para cima e mantiveram uma média de 60% de posse de bola durante toda a etapa inicial. E não foram poucas as chances de gols desperdiçadas pela equipe de Oleh Blokhin.

Mesmo com Rooney em campo pela primeira vez nesta edição da Euro, a Inglaterra tinha muitas dificuldades para superar a forte marcação da Ucrânia. O meia Konoplyanka era o responsável por articular as jogadas de meio de campo. Ora ele aparecia pela esquerda, ora pela direita. Sempre rodando a bola e tentando encontrar o companheiro mais bem colocado dentro da área inglesa.

De positivo na Inglaterra, o bom posicionamento do setor defensivo, que continha, na maioria das vezes com sucesso, as investidas da Ucrânia. A primeira chance dos donos da casa aconteceu aos seis. Garmash arriscou de fora da área, e a bola passou rente ao travessão de Hart. O English Team só foi assustar os rivais aos 28 minutos de jogo.

Ashley Young cruzou da esquerda na cabeça de Rooney. Completamente livre, o atacante do Manchester United errou feio a cabeçada e perdeu a oportunidade de colocar os ingleses em vantagem. No lance seguinte, a Ucrânia também desperdiçou uma chance. Yarmolenko recebeu pelo lado direito, deu um corte em Lescott e bateu colocado para defesa de Hart.
Gol de Rooney e lance polêmico marcam a etapa final
 
 A Inglaterra voltou com uma postura diferente para o segundo tempo. E logo aos dois minutos, o time comandado por Roy Hodgson abriu o marcador. Gerrard recebeu pela direita, deu um lindo corte em Yarmolenko e cruzou para a área. A zaga e o goleiro Pyatov, que deixou a bola passar, vacilaram, e Rooney, completamente livre, só teve o trabalho de tocar para a rede.
O gol deixou os ucranianos ansiosos na busca pela virada. Só um triunfo colocaria os donos da casa na próxima fase da Euro. Aos 15, quase a igualdade. Yarmolenko cruzou da esquerda e Milevskiy, em posição irregular, cabeceou para fora, de dentro da pequena área. O erro fez o torcedor chiar e pedir a entrada de Shevchenko.

No lance seguinte, dois erros da arbitragem. Aos 15, Milevskiy recebeu em posição irregular e deu um ótimo passe para Devic. O atacante invadiu a área e chutou na saída de Hart. A bola tocou no arqueiro e pouco antes de entrar foi afastada por John Terry. Apesar de a pelota ter ultrapassado a linha, a arbitragem não validou o gol (veja no vídeo acima).
O lance gerou várias reclamações do banco de reservas da Ucrânia, principalmente do técnico Oleh Blokhin. A todo instante, o treinador gesticulava com o árbitro reserva. Aos 24, Shevchenko finalmente entrou em campo, mas não mudou o panorama do jogo.

Aos 28, a Ucrânia ainda teve mais uma oportunidade. Konoplyanka arriscou de fora da área e Hart espalmou para a marca do pênalti. Lescott afastou o perigo. Rooney quase fez o segundo após cobrança de escanteio aos 29, mas Pyatov defendeu com segurança. No fim, reclamações dos ucranianos e festa dos ingleses.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/eurocopa/noticia/2012/06/com-um-gol-de-rooney-inglaterra-derrota-ucrania-e-avanca-quartas.html

Botafogo espera encerramento de contratos para acertar com reforços

Com as prováveis saídas de Herrera e Maicosuel, clube abre espaço no grupo para a chegada de jogadores, como Seedorf, Lima e Tanaka

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Com jogadores importantes no elenco sendo seduzidos pelo mercado e Loco Abreu ainda indeciso sobre sua continuidade no clube, o Botafogo já está em busca de uma espinha dorsal para ajudar o técnico Oswaldo de Oliveira a estabelecer um grupo competitivo até o fim do Campeonato Brasileiro. O primeiro dos nomes é Seedorf, mas todos ainda dependem de encerramento de contratos para as negociações avançarem.

O vínculo de Seedorf com o Milan-ITA termina na quarta-feira e uma nova rodada de negociações deve acontecer esta semana. Um novo contato com a americana Deborah Martin será feito para definições sobre o contrato entregue pelo clube na visita da agente ao Rio há duas semanas. O jogador ainda segue com seu compromisso de trabalho como comentarista com a BBC na Eurocopa.

Seedorf na partida do Milan (Foto: Getty Images)Seedorf terá seu contrato com o Milan encerrado na quarta-feira (Foto: Getty Images)
 
Além de Seedorf, o Botafogo ainda está atrás de um zagueiro, um volante, um lateral-esquerdo e um atacante. Com a possibilidade de negociação de Herrera para os Emirados Árabes e Maicosuel para a Udinese-ITA, além de Elkeson, e da indefinição sobre o futuro de Loco Abreu, a corrida para reforçar o elenco promete aumentar a velocidade.

- Evidentemente temos que reforçar o ataque e outras posições a pedido do treinador. Já tivemos a estreia do lateral (Lennon), que jogou fora de posição e foi bem. Mas ainda temos uma situação definida para a lateral esquerda (Lima, do Internacional), que não podemos anunciar ainda, vamos buscar um zagueiro, um meia (Seedorf) e um atacante. Correremos atrás pra montar a equipe que o Oswaldo quer - afirmou o presidente Maurício Assumpção, que mantém o silêncio sobre Seedorf.

O contrato de Lima termina apenas no dia 31 de julho com o Internacional e, por isso, o Botafogo não pode anunciar o acerto com o jogador. O jogador vinha tentando antecipar a liberação, mas não teve sucesso. Ele disputou a Série B do ano passado pelo Paraná e tem apenas 21 anos de idade.

Marcos Túlio Tanaka, do Nagoya Grampus, ainda é o zagueiro preferido de Oswaldo, mas ainda segue com dificuldades para conseguir a liberação sem custo do clube japonês. Seu contrato termina apenas no ano que vem. Os nomes do volante e do atacante a serem contratados seguem mantidos em sigilo pela diretoria.

A saída de jogadores também é importante para abrir espaço no orçamento para pagamento de salários, além de fazer caixa para despesas futuras com contratações, caso seja necessário. A política do clube vem sendo pesquisar jogadores em fim de compromisso para gastar menos com rescisões.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/botafogo-espera-encerramento-de-contratos-para-acertar-com-reforcos.html

Oswaldo pode ganhar mais opções para confronto com a Ponte Preta

Zagueiro Antônio Carlos e volante Marcelo Mattos devem ficar à disposição do técnico do Botafogo depois de um longo tempo fora do time por lesão

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Na semana de preparação para enfrentar a Ponte Preta, no domingo, no Engenhão, o técnico Oswaldo de Oliveira pode ganhar reforços importantes no Botafogo. O zagueiro Antônio Carlos e o volante Marcelo Mattos, que ainda não atuaram no Campeonato Brasileiro, devem ficar à disposição depois de treinarem na tarde de segunda-feira sem qualquer problema físico.

Antônio Carlos se recuperou de um edema ósseo no joelho direito, que o afastou por mais de um mês. Na semana passada, ele chegou a participar dos coletivos entre os reservas, mas Oswaldo preferiu sequer relacioná-lo, considerando que ainda precisava recuperar a forma física. Com menos tempo fora por causa de dores na coxa direita, Marcelo Mattos pode ser relacionado já para esse jogo.

antonio carlos botafogo treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Zagueiro Antônio Carlos mostra confiança para voltar ao time (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
- Essa lesão é uma coisa mais de espera que de tratar com fisioterapia ou remédios. Por isso, estou voltando devagar para não sentir a lesão novamente. A expectativa é boa. Já tem um mês e meio que estou nessa batalha. Espero que nessa semana dê tudo certo e possa estar entre os relacionados para o jogo - afirmou Antônio Carlos em entrevista ao site oficial do Botafogo.

Ainda sem trabalhar com o grupo, o volante Jadson será observado para saber se terá condições de jogar, depois de desfalcar o time contra o Internacional, quando foi substituído por Lucas Zen. Ele apenas deu voltas em torno do campo na segunda-feira e ainda não se recuperou completamente de dores musculares na coxa direita
. 
Se contar com a volta dos três jogadores, o único desfalque de Oswaldo para o confronto com a Ponte Preta será o lateral-direito Lucas. Ele levou o terceiro cartão amarelo contra o Internacional e deve ser substituído por Lennon, que fez sua estreia pelo clube no jogo passado, atuando como lateral-esquerdo, na vaga de Márcio Azevedo, que estava suspenso.

Os jogadores que atuaram mais de 45 minutos contra o Internacional só se reapresentam na tarde desta terça-feira. Eles ganharam dois dias de folga depois da vitória de sábado, que levou o time ao segundo lugar na classificação do Campeonato Brasileiro, com nove pontos em cinco jogos disputados.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/oswaldo-pode-ganhar-mais-opcoes-para-confronto-com-ponte-preta.html

Zé Roberto dá méritos aos EUA e se preocupa: 'Time está oscilando muito'

Técnico diz que equipe americana é a melhor do mundo no momento e pede mais regularidade à seleção: 'Se formos assim, vai ser sempre difícil vencer'

Por João Gabriel Rodrigues São Bernardo do Campo, SP

José Roberto Guimarães seleção vôlei (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)José Roberto Guimarães diz que seleção precisa
parar de oscilar (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)
 
Ao falar dos erros brasileiros, José Roberto Guimarães ressalta os acertos dos Estados Unidos. Nas palavras do técnico da seleção, as americanas, hoje, estão milhas à frente de qualquer outra equipe do mundo. O treinador, no entanto, pede calma. Apesar do curto espaço de tempo até os Jogos Olímpicos, afirma que o Brasil pode tirar lições da derrota para as rivais no Grand Prix e crescer até a estreia em Londres.

- Perder nunca é bom e normal. Mas se você perde e aprende... Perder só traz problema. Você tem de ser muito maduro para aprender com uma derrota e ver o que o time de lá tem de coisas importantes para tentar se aproximar. Hoje, os EUA são o time parâmetro para o mundo. É o melhor disparado. Se nós aprendermos com isso, não com a derrota, mas com elas, temos muito a evoluir.

Para Zé Roberto, o problema brasileiro está na instabilidade. Ao fazer um set como o primeiro na derrota para os EUA e não conseguir manter o ritmo, a seleção abre brechas para as rivais.

- O time está oscilando muito. Nessa fase para Pequim, não tínhamos tantos erros, dávamos poquíssimos erros para os outros times. Essa oscilação maior, esses altos e baixos são um problema. Demos muitos pontos para os EUA. Isso é mortal. Temos de usar isso como parâmetro. Se formos assim, vai ser sempre difícil vencer os EUA. Elas nao vão cair (de rendimento), podem ter certeza. É daí para mais, não tenham dúvida disso
.
A derrota complicou a vida brasileira no Grand Prix. Embora tenha cinco vitórias em seis jogos na competição, todas foram em 3 sets a 2 e deram apenas 11 pontos na classificação. Zé Roberto reconhece que uma eliminação antes da fase final não é impossível.

- Podemos (ficar fora da fase final), por que não? Tudo pode acontecer. Pegamos dois grupos difíceis e vencemos cinco jogos por 3 sets a 2. Os outros vão pegar concorrentes mais fracos e vao se classificar cinco ja. Podermos ter perdido uma partida aqui, ganhar os proximos três jogos e ficarmos fora mesmo assim. Tudo vai depender dos outros grupos.

A queda para os EUA foi a primeira do Brasil na competição. As rivais continuam invictas, com seis vitórias. Agora, a seleção, que ocupa o quinto lugar, com 11 pontos, viaja para Luohe, na China, para a terceira e última semana da fase classificatória. Lá, vai enfrentar Cuba, Porto Rico e as donas da casa. No Grand Prix, apenas cinco equipes se classificam para a fase final, além das chinesas, que vão sediar a etapa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/ze-roberto-da-meritos-aos-eua-e-se-preocupa-time-esta-oscilando-muito.html

FIVB fecha ranking da praia, e Brasil confirma quatro duplas em Londres

Pontos para as vagas foram conquistados por Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha, mas CBV definirá convocados

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou nesta segunda-feira a atualização do ranking olímpico do vôlei de praia e confirmou vagas para quatro duplas brasileiras nos Jogos de Londres. O país conquistou o direito de levar oito atletas com pontos ganhos por Juliana/Larissa e Alison/Emanuel, líderes das listas feminina e masculina, respectivamente, e Talita/Maria Elisa e Ricardo/Pedro Cunha. A palavra final sobre quem serão os representantes do país nas Olimpíadas de 2012, no entanto, será dada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

No início deste ano, a entidade pré-convocou três parcerias. Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Taiana/Vivian, Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha e Márcio/Pedro Solberg. A tendência é que as duplas que conquistaram os pontos para o país, que obtiveram os melhores resultados na temporada, sejam chamadas.

Juliana e Larissa, campeãs em Pequim 2012 (Foto: FIVB / Divulgação)Juliana e Larissa fecham o ranking olímpico na liderança (Foto: FIVB / Divulgação)

O ranking olímpico foi encerrado ao final do Grand Slam de Roma, neste domingo. Foram distribuídas 16 vagas masculinas e 16 femininas, com limite máximo de duas por país. Outras sete vagas por gênero serão distribuídas pela Continental Cup, e duas parcerias da Grã-Bretanha estão classificadas como representantes do país sede.


vÔlei de praia ricardo pedro cunha etapa de moscou (Foto: Divulgação / FIVB)Ricardo/Cunha conquista vaga para o país e leva
vantagem sobre Márcio/Solberg (Divulgação / FIVB)
 
Entre as mulheres, Brasil, Estados Unidos, República Tcheca e Alemanha conseguiram duas vagas. Itália, China, Holanda, Suíça, Espanha, Áustria, Austrália e Grécia conquistaram o direito de levar uma parceria, mas ainda podem ampliar sua participação através das seletivas continentais.

Entre os homens, Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Suíça e Letônia levarão duas duplas. As demais vagas distribuídas pelo ranking olímpico ficaram com Holanda, Polônia, Espanha, China, República Tcheca e Itália.

Contando os dias para o adeus, Nat Cook trabalha por legado nas areias

Campeã olímpica em Sydney, australiana quer se aposentar após os Jogos de Londres e se dedicar a projeto de formação de novos atletas no vôlei de praia

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Dentro da quadra, Natalie Cook fez história. Presente no primeiro pódio olímpico do vôlei de praia, dona de um ouro em Sydney e classificada entre as cinco melhores em todas as edições dos Jogos desde então, a australiana agora conta os dias para o adeus. Única na modalidade com quatro Olimpíadas no currículo, ela busca a classificação para se despedir em grande estilo em Londres. Não apenas pela satisfação pessoal e pelo glamour do evento em si, mas também para atrair os holofotes para um projeto que busca transformar seu legado em benefício para as futuras gerações de craques do esporte.

Natalie Cook vôlei de praia instituto para crianças (Foto: Divulgação / Site Oficial)Natalie Cook com alguns colaboradores do Sandstorm na Austrália  (Foto: Divulgação / Site Oficial)

Um ano depois de se consagrar nas areias de Sydney, Nat Cook voltou ao local onde havia sido ovacionada por cerca de 10 mil compatriotas. E, para decepção da atleta, não havia nenhum sinal no local do feito que ela e a companheira Kerri Pottharst haviam alcançado. Naquele momento, ela viu que sua missão no esporte era muito maior do que conquistar medalhas.

Natalie Cook (Foto: Divulgação)Natalie Cook em dia de festa para arrecadar fundospara o Sandstorm (Foto: Divulgação)
- Estive em Sydney, e o estádio em que milhares de fãs gritaram “Aussie, Aussie, Aussie” tinha desaparecido. Não havia a menor evidência nem de que ele havia existido. Ali alimentei meu sonho de construir arenas permanentes pelo mundo. Prometi a mim mesma que deixaria um legado para o esporte. Não só medalhas olímpicas, mas oportunidades para que outros pudessem seguir os meus passos. Acho um desperdício de dinheiro montar uma arena deste porte e desmontá-la a cada semana (referindo-se à quadra da etapa de Brasília do Circuito Mundial). O vôlei de praia precisa de uma casa permanente, assim como os times de futebol têm estádios.

Com a ideia na cabeça, Nat correu atrás de investidores e fundou o Instituto Sandstorm (tempestade de areia, na tradução do inglês). Na Austrália, já conseguiu construir três centros em diferentes cidades. Agora, o objetivo é expandir o projeto para Estados Unidos e Europa.


- Construímos três quadras em parcerias com prefeituras e patrocinadores. No Brasil já há uma tradição da prática do esporte, e a Confederação Brasileira (CBV) sabe o que fazer. Mas nos Estados Unidos e na Europa, algo assim é fundamental para o desenvolvimento do esporte, para que crianças o conheçam e comecem a jogar. Quero levar isso ao mundo inteiro.

Natalie Cook com a medalha de ouro no pódio das olimpíadas em 2000 (Foto: Getty Images)Com cabelos longos, Nat Cook posa no pódio de Sydney ao lado de Kerri Pottharst após vencer Adriana Behar e Shelda na final olímpica. Aussie esteve em todas as edições dos Jogos desde 1996 (Getty Images)

Nos últimos meses, porém, o Sandstorm ficou temporariamente em segundo plano. Isto porque Nat e a parceira Tamsin Hinchley ainda buscam a classificação para os Jogos de Londres, última competição oficial que a veterana quer disputar. Pelo ranking olímpico, a dupla falhou na tentativa de ficar entre as 16 melhores para garantir vaga diretamente. Agora, a esperança de ambas está depositada na Continental Cup.

Natalie Cook na partida de vôlei de praia (Foto: Divulgação / FIVB)Nat disputa com Juliana na rede (Divulgação / FIVB)
Na competição, cada país inscreve duas duplas, que enfrentam outras duas parcerias de outros países em busca de vagas nas fases seguintes. A Austrália já está garantida na fase final, que será disputada na China, de 20 a 24 de junho. Como Bawden e Palmer, atual dupla número 1 do país está classificada pelo Circuito Mundial, Cook e Hinchley herdariam a possível vaga conquistada neste outro torneio.

Há mais de duas décadas disputando o Circuito Mundial, Cook garante que ainda tem motivação de sobra para encarar a (última) maratona de jogos. Aos 37 anos, a atleta vê as Olimpíadas como um ímã para os jogadores de alto nível e não mede esforços para carimbar o passaporte.


- Os Jogos Olímpicos têm uma mágica especial. Só os melhores atletas do mundo em cada esporte. Preparar sua cabeça, sua mente e seu corpo para um único evento que só vai acontecer de novo dali a quatro anos é algo que te motiva além do normal. Fora toda a atmosfera envolvida, a cerimônia de abertura, o contato com outros atletas na vila olímpica. Ali todos põem suas maiores forças e é muito mais difícil vencer e, por isso, se dá ainda mais valor.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/contando-os-dias-para-o-adeus-nat-cook-trabalha-por-legado-nas-areias.html

Sem gols sofridos na Libertadores, Cássio é trunfo do Timão rumo à final

Às vésperas do segundo jogo da semifinal contra o Santos, camisa 24 do Corinthians tenta manter a concentração: 'Penso sempre na próxima bola'

Por Sergio Gandolphi São Paulo

O Corinthians estará na final da Taça Libertadores pela primeira vez em sua história se Cássio não sofrer gols nesta quarta-feira, no Pacaembu. Motivo mais do que suficiente para a torcida estar  confiante na vaga. Afinal, o goleiro, que assumiu a posição de titular no mata-mata, ainda não foi vazado na competição.

Engana-se quem pensa que a marca ou a possibilidade de ser o protagonista da classificação inédita seduzem o camisa 24. Trabalho e concentração são as palavras mais ditas pelo corintiano, que vem conquistando os fanáticos com atuações seguras. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, ele revelou o que pensa assim que faz uma defesa difícil:
É muito bonita a torcida, uma motivação a mais. Quando entramos para aquecer já sobe aquela adrenalina"
Cássio
 
- Penso na próxima bola! Já me concentro. Fico feliz por evitar o gol, mas tento manter a concentração e o foco até o final. Aí sim, depois que acaba, é hora de comemorar.

Cássio revelou que é a primeira vez na carreira que passa tanto tempo sem levar gols: são 450 minutos na Libertadores. Antes, Julio Cesar já estava invicto há 112 minutos. Uma soma de mais de nove horas e meia, que dá a Tite segurança para defender a vitória por 1 a 0 conquistada semana passada, na Vila Belmiro.

O inesquecível lance contra Diego Souza, no Pacaembu, encabeça a lista de defesas difíceis e importantes na opinião do próprio goleiro. Nas quartas de final, o meia do Vasco avançou livre contra sua meta e bateu no canto, mas Cássio, já bem adiantado, se esticou e espalmou para escanteio. Se a bola tivesse entrado, a equipe teria pouco mais de 25 minutos para fazer dois gols.

Naquele momento, a torcida do Timão foi ao delírio no Pacaembu, como se fosse um golaço de seu atacante. Cássio sabe que causou euforia, mas, ao contrário da maioria dos jogadores, se esforça para não ouvir o barulho das arquibancadas. Nada contra, muito pelo contrário. Tudo em nome da concentração que pode levar o time à decisão.

- É muito bonita a torcida, uma motivação a mais. Quando entramos para aquecer já sobe aquela adrenalina. Mas tenho que conter para ficar bem concentrado. Não posso ficar escutando a torcida. Eles apoiam do início ao fim, independentemente do resultado, e isso nos motiva a nos dedicarmos ainda mais por eles - ponderou o atleta, que cita também uma falta frontal cobrada pelo Emelec e o chute de Juan, lateral-esquerdo do Santos, na semifinal da Vila Belmiro, como defesas difíceis de seu repertório.

Cássio, goleiro Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Se Cássio não for vazado, Corinthians irá à final (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Cássio foi promovido à condição de goleiro titular do Corinthians depois das falhas de Julio Cesar nas quartas de final do Campeonato Paulista, contra a Ponte Preta. Antes do jogo contra o Emelec, Tite chamou o jovem de 25 anos e explicou o porquê da substituição.

O esquema tático do comandante, inclusive, é um trunfo para a invencibilidade de Cássio. No Corinthians, a marcação começa a partir dos atacantes, o que facilita o trabalho de meio, zaga e, consequentemente, do goleiro. Principal alvo da gratidão de torcedores e companheiros por fazer da defesa alvinegra a melhor da história da Libertadores, Cássio prefere agradecer:

- É o trabalho de todo time, do Julio (Cesar), do Danilo (Fernandes, terceiro goleiro). Todo mundo se dedica e faz o que o professor pede. Estou feliz, mas não podemos relaxar. Teremos de jogar muito para superar o Santos - alertou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/06/sem-gols-sofridos-na-libertadores-cassio-e-trunfo-do-timao-rumo-final.html

Nadal brasileiro dá seus primeiros passos em circuito escolar no Rio


19/06/2012 08h10 - Atualizado em 19/06/2012 08h10

Nadal brasileiro dá seus primeiros passos em circuito escolar no Rio

Bruno, de 14 anos, copia o comportamento do ídolo espanhol nas quadras

Por Alexandre Cossenza Rio de Janeiro

De um lado para o outro da quadra, Nadal corre atrás da bolinha. Desliza no saibro, luta por cada ponto. O cenário no sábado ensolarado, no entanto, não era a quadra central de Roland Garros. No Marapendi Racket Club, no Rio de Janeiro, não havia garrafas d'água alinhadas sistematicamente perto do banco do tenista. Tampouco via-se o peculiar hábito de ajeitar a cueca entre os pontos.

Bruno Nadal - o Nadal brasileiro - ainda dá seus primeiros passos no tênis. Com 14 anos, disputa o Circuito de Tênis Escolar e Universitário, cenário ideal para jovens que começam a competir, mas ainda não estão entre os melhores do país. O carioca leva o tênis a sério há apenas um ano, mas já garante: "Quero ser profissional". O ídolo? Nadal. O espanhol, claro. Mas não pela semelhança no sobrenome. Bruno tem motivos mais relevantes.

Bruno Nadal tênis Itaú universitário (Foto: Divulgação)O carioca Bruno Nadal vibra acompanhando o ídolo espanhol pela TV (Foto: Divulgação)
 
- Por causa da raça dele. Federer é habilidoso, mas Nadal ganha pontos que parecem perdidos. Acho muito maneiro isso. Durante os jogos, penso bastante em não abaixar a cabeça. Eu me inspiro bastante no Nadal. É como dizem: o jogo só acaba quando termina. É isso que eu busco sempre. Nunca desistir - afirmou.

A idolatria começou quando Bruno tinha 10 anos. Seu tio, o ex-tenista Paulo Gusmini, incentivou, mostrando jogos na TV e levando o garoto para brincar com a raquete. Hoje, o adolescente carioca já está apaixonado pelo esporte. Quando vê jogos de Rafael Nadal, grita "vamos" sentado no sofá e bate palmas nos pontos importantes.

Não há parentesco - uma tia de Bruno já pesquisou, mas não encontrou ligação entre sua família e a do tenista espanhol. As semelhanças com o heptacampeão de Roland Garros também são raras. Limitam-se à marca da raquete e à preferência por quadras de saibro. Bruno é destro (Rafael é canhoto) e não teve sucesso quando tentou bater na bola colocando tanto efeito quanto o espanhol. Hoje, copia apenas o comportamento.

Bruno Nadal tênis Itaú universitário (Foto: Divulgação)Bruno quer ser o melhor tenista brasileiro em
sua faixa etária (Foto: Divulgação)
 
- Tinha uma época em que eu estava tentando imitar ele no jeito de bater, terminando o golpe mais em cima (da cabeça), só que eu estava atrasando muito e errando (os golpes). Hoje, eu só copio o jeito dele, de ir em todas as bolas. O espírito de luta - ressaltou.

Nos torneios, Bruno é sempre recebido com piadinhas. Às vezes, ouve um adversário dizendo querer muito "ganhar do Nadal". Quando chega no colégio, vê, vez por outra, colegas dizendo "lá vem o Nadal" e imitando golpes de tênis. Nada, porém, incomoda.

Seu objetivo, por enquanto, é ser o melhor de sua faixa etária no Brasil. No futuro, Bruno pretende entrar no grupo dos cem melhores do mundo.

Bellucci irrita
Se Bruno vê com admiração as características do heptacampeão de Roland Garros, não fala o mesmo das características do número 1 do Brasil. Ao ser indagado sobre o tenista que gosta menos de ver no circuito, o adolescente respondeu sem demorar:

- (Thomaz) Bellucci. O psicológico dele incomoda. Abaixar a cabeça, entrar num buraco e ir afundando mais. Aí perde jogo que às vezes está na mão dele. Isso irrita bastante.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/nadal-brasileiro-da-seus-primeiros-passos-em-circuito-escolar-no-rio.html

'Não precisa ser feia para ser boa profissional', diz assessora de Romário

Curitibana Márcia Magalhães tem causado furor no Distrito Federal
desde que foi nomeada para trabalhar com o deputado e ex-jogador

Por Fernando Araújo Curitiba

Marcia Magalhães, assessora do Romário (Foto: Divulgação/Joka Madruga/Furacão.com)A nova assessora já foi modelo e Garota Furacão
(Foto: Divulgação/Joka Madruga/Furacao.com)
 
Um novo furacão está varrendo os corredores do Congresso Nacional. E não está em meio às crises políticas que rondam Brasília, mas sim atende pelo nome de Marcia Magalhães e desfila, ou melhor, trabalha com o deputado federal Romário (PSB). A curitibana tem chamado atenção tanto na Capital Federal quanto no Rio de Janeiro, onde atualmente mora e atua no gabinete do ex-jogador como assessora de imprensa.

Márcia trabalha com Romário há um mês, mas só agora foi “descoberta”. Jornalista formada e com pós-graduação em comunicação esportiva, ela é modelo e já foi apresentadora de programas esportivos e repórter. Agora está aprendendo o trabalho de assessoria política. Por enquanto, viaja ao lado do deputado no eixo Brasília-Rio de Janeiro, além de outros locais onde ele participa de solenidades e eventos.

- Tenho ido bastante para Brasília neste começo de trabalho e alimento o site do Romário, assim como as redes sociais.

Como já foi modelo e fez alguns ensaios mais sensuais, como da Garota Furacão, para um site de torcedores do Atlético-PR, Marcia sabe que a sua beleza desperta “curiosidade”, mas conta que o quesito não foi determinante para a entrevista com o Baixinho.

Marcia Magalhães, assessora do Romário (Foto: Divulgação/Joka Madruga/Furacão.com)Apaixonada por futebol, ela levou seu currículo para o baixinho (Foto: Divulgação/Joka Madruga/Furacao.com)
 
- Mandei meu currículo depois que vi o anúncio para vaga de jornalista. Não vou dizer que a beleza não ajuda, mas estou atuando como assessora de imprensa, assim como as duas meninas que também trabalham comigo e são bonitas, mas também profissionais. Não precisa ser careca e feia para ser uma boa profissional.

Marcia Magalhães, nova assessoria do Romário (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)'Não preciso ser careca e feia para ser inteligente,
né' (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
 
A relação com Romário, sempre visto acompanhado de belas mulheres, é bem tranquila, conta ela, que assume ser fã do tetracampeão mundial desde que o encontrou pela primeira vez, ainda em 1997, quando ele jogava pelo Flamengo

- Ele é um dos maiores ídolos, e é uma honra trabalhar para ele. É muito profissional e empenhado nas suas causas e seu trabalho como deputado. Ele está sempre interessado nos assuntos mais importantes, é um dos deputados que menos faltam e não deixa de se envolver com tudo que interesse a ele. E nunca tentou nada comigo, até porque nem precisa ir atrás de mulher, né?.

Márcia Magalhães (Foto: Divulgação/Joka Madruga/Furacao.com)Márcia é atleticana e já participou de programas esportivos (Foto: Divulgação/Joka 
 
FONTE:
 

Bota aguarda proposta irrecusável dos Emirados Árabes por Herrera

Presidente do clube alvinegro, Mauricio Assumpção, admite sondagem e diz que se oferta for concretizada será ótima para os dois lados

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Herrera no treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif)Herrera está próximo de deixar o Botafogo
(Foto: Satiro Sodré / Agif)
 
Herrera está próximo de deixar o Botafogo para seguir para o futebol dos Emirados Árabes. De acordo com o presidente do clube alvinegro, Mauricio Assumpção, houve uma sondagem e se a proposta for concretizada será irrecusável para as duas partes.

- Chegou uma sondagem e demos um preço. Se vier, pode ser que saia. Não teve muita conversa. Falaram um valor e perguntaram quanto o Botafogo queria. O entendimento do jogador é de que a proposta é irrecusável, mas tem que ser também para o Botafogo - explicou o presidente.

O Botafogo recebeu também uma sondagem de um clube italiano sobre o meia-atacante Maicosuel, mas ainda não há negociação em vista.

Outro que pode sair é Loco Abreu, que estaria insatisfeito com a reserva do time e já foi oferecido por pessoas próximas ao Vasco. O clube cruz-maltino, no entanto, recusou o jogador, dizendo que ele não tem o perfil de atacante pretendido.

Beckham supera CR7 e Messi em lista dos atletas mais bem pagos de 2011

Meia inglês é o jogador de fuebol melhor colocado em ranking da revista 'Forbes' sobre receitas do ano passado. Boxeadores lideram a lista

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Obama recebe o time de Beckham na Casa Branca (Foto: AP)Beckham com Obama na Casa Branca: meia teve
o salário reduzido pelo Galxay (Foto: AP)
 
Nem Lionel Messi, muito menos Cristiano Ronaldo. O jogador de futebol melhor colocado no ranking da revista americana "Forbes" com os 100 atletas mais bem pagos do esporte mundial em 2011 é o meia inglês David Beckham, do Los Angeles Galaxy.

De acordo com a lista, o atleta de 37 anos recebeu no ano passado, entre salários e patrocínios, US$ 46 milhões (R$ 93 milhões), ficando na oitava posição do ranking. Os líderes são dois boxeadores: Floyd Mayweather, com US$ 85 milhões (R$ 173 milhões), e Manny Pacquiao, com US$ 62 milhões (R$ 126 milhões).

Mesmo sendo eleito pela Fifa o melhor do mundo nos últimos três anos, Messi está atrás de Cristiano Ronaldo na lista da "Forbes". O português do Real Madrid, é o nono colocado com US$ 42,5 milhões (R$ 86,8 milhões), enquanto o argentino do Barcelona aparece na 11ª posição com US$ 39 milhões (R$ 79,6 milhões).

Mas o lucro de Beckham em 2012 vai diminuir. Após o término do contrato com o Galaxy, o meia teve uma redução no sálario quando decidiu renovar o compromisso neste ano. Agora, o jogador recebe "apenas" US$ 3 milhões (R$ 6 milhões) de salário por temporada, com direito a mais US$ 4 milhões (R$ 8 milhões) em prêmios.

O único brasileiro na relação dos 100 atletas mais bem pagos do mundo é o meia Kaká, que faturou US$ $20,8 milhões (R$ 42,4 milhões) em 2011, em 59º lugar. A mulher melhor posicionada é a tenista  Maria Sharapova, que ocupa a 26ª posição com US$ 27,9 milhões (R$ 57 milhões).

Confira abaixo a relação dos 10 mais bem pagos e os jogadores de futebol relacionados:
POSIÇÃO NOME ESPORTE FATURAMENTO EM 2011 - DÓLARES
1 Floyd Mayweather Boxe 85 milhões
2 Manny Pacquiao Boxe 62 milhões
3 Tiger Woods Golfe 59,4 milhões
4 LeBron James Basquete 53 milhões
5 Roger Federer Tênis 52,7 milhões
6 Kobe Bryant Basquete 52,3 milhões
7 Phil Mickelson Golfe 47,8 milhões
8 David Beckham Futebol 46 milhões
9 Cristiano Ronaldo Futebol 42,5 milhões
10 Peyton Manning Futebol americano 42,4 milhões
11 Lionel Messi Futebol 39 milhões
37 Wayne Rooney Futebol 24,3 milhões
59 Kaká Futebol 20,8 milhões
65 Sergio Agüero Futebol 20,1 milhões
68 Fernando Torres Futebol 19,6 milhões
73 Yaya Touré Futebol 19,1 milhões
88 John Terry Futebol 17,5 milhões

Djokovic chega a Wimbledon e repete famosa foto comendo grama

Sérvio número 1 do mundo é o atual campeão do Grand Slam britânico

Por SporTV.com Londres

Novak Djokovic chegou a Wimbledon nesta segunda-feira e marcou seu retorno ao All England Club repetindo o gesto do ano passado, quando conquistou o título do Grand Slam britânico. Agachou-se e comeu um tufo de grama junto a integrantes de seu estafe (foto: Twitter).

Novak Djokovic tênis Wimbledon comendo grama (Foto: Divulgação)
"De volta aos velhos hábitos. Comendo grama com meu time em Wimbledon. É bom estar de volta!", escreveu o tenista número 1 do mundo, juntamente com a foto, em sua conta no Twitter.
Este ano, só o cenário não foi o mesmo. Em vez da Quadra Central, que não abre para treinos, Djokovic fez sua "refeição" no Aorangi Park, onde os principais tenistas já se preparam. O torneio mais tradicional do circuito mundial começa na próxima segunda-feira, dia 25 de junho.

tênis djokovic come grama wimbledon (Foto: agência AFP)Em 2011, Djokovic come grama para comemorar título em Wimbledon (Foto: agência AFP)
 
FONTE:

Centenário do Fla-Flu será festejado em grande estilo no dia 8 de julho

Programação oficial da celebração dos 100 anos do clássico é lançada no Rio. Artistas vão disputar a preliminar do jogo válido pelo Brasileirão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Foi lançada na noite desta segunda-feira a programação oficial pelas comemorações do centenário do Fla-Flu. Para celebrar a data especial, a Globo Rio promoverá uma grande festa  (assista ao vídeo acima) para o clássico válido pelo primeiro turno do Brasileirão, em 8 de julho, um dia depois de o primeiro jogo entre Rubro-Negro e Tricolor completar 100 anos. O evento realizado nesta segunda no quiosque da Rede Globo, em Copacabana, contou com a presença de ex-jogadores e dirigentes dos clubes.

- Eu era torcedor de arquibancada, depois virei jogador e disputei vários Fla-Flus. O clássico completa 100 anos de muita história, e é importante reviver essa história e lembrar as gerações vitoriosas de outras épocas – afirmou Adílio, que fez contas de cabeça e afirmou:
- Perdi muito pouco para o Fluminense.

fla-flu centenário encontro (Foto: Fernando Azevedo/Fla Imagem)Adílio e Julio Cesar marcam presença no evento (Foto: Fernando Azevedo/Fla Imagem)
 
Antes do início do clássico do dia 8, cada jogador de Flamengo e Fluminense receberá uma medalha comemorativa com os escudos dos dois clubes. O objetivo é estimular o clima de paz e celebração entre as equipes. No dia do jogo, no Engenhão, acontecerá uma preliminar com artistas que torcem para os clubes.

evento de lançamento da comemoração do centenário do fla x flu, presidente do fluminense, pete siemens (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)Peter Siemsen, presidente do Flu
(Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
 
Ao fim da partida, os presidentes de cada clube receberão o Troféu Dois Irmãos, com cada metade da taça fazendo referência ao jornalista rubro-negro Mario Filho e ao seu irmão, o dramaturgo tricolor Nelson Rodrigues.

- O Fla-Flu é um jogo à parte, com reconhecimento internacional, e que tem a cara do Rio. Essa marca histórica merece ser exaltada – afirmou o presidente do Fluminense, Peter Siemsen, que conversou com Adílio e Julio Cesar e relembrou clássicos do passado.

O apresentador do Globo Esporte Alex Escobar foi o responsável por apresentar nesta segunda-feira as atrações que vão acontecer antes, durante e depois do clássico válido pelo primeiro turno do Brasileirão.

- Quero registrar a paixão que todos têm pelo Fla-Flu. Vamos registrar a grande festa do dia 8, e que vença o melhor – declarou o apresentador Alex Escobar.

Decisivo em classificação da Fúria, Casillas é elogiado por rival: ‘Craque’

Rakitic, que atua contra Iker também pelo Sevilla, o viu defender cabeçada
no segundo tempo. Goleiro espanhol diz que não fez mais que a obrigação

Por Victor Canedo Direto de Gdansk, Polônia

Ivan Rakitic provou novamente nesta segunda-feira do poder das mãos de Iker Casillas. Jogador do Sevilla e acostumado a enfrentar o goleiro do Real Madrid no Campeonato Espanhol, o meia por pouco não foi o herói de uma classificação croata que acabou não vindo após a derrota por 1 a 0 para a Espanha, em Gdansk, pela última rodada do Grupo C da Eurocopa 2012. A sua cabeçada, aos 13 minutos do segundo tempo, parou na muralha. Ele sabe o porquê.

– O que posso dizer de Casillas? É um craque – resumiu, acompanhado pelo técnico Slaven Bilic.

– Ele é provavelmente um dos melhores jogadores dos últimos dez anos. É um líder para o time e foi o herói deles nessa noite. Ele sempre sabe como reagir e é muito calmo. Rakitic teve uma grande chance e até fez tudo certo, mas não é fácil quando você enfrenta Casillas – disse o treinador.

Casillas fez ainda ao menos outra grande defesa na partida. Aos 33, Perisic soltou uma bomba do lado direito da grande área. O goleiro caiu e espalmou, para alívio do técnico Vicente del Bosque, que reconheceu ter sofrido um pouco durante a partida. Para Iker, apenas dever de quem veste a camisa 1.

– Posicionei-me na trajetória adequada e fiz a defesa. É a minha obrigação como goleiro defender todas, mas às vezes é complicado. Ficamos muito tempo parados lá atrás sem tocar na bola – disse.

Croácia x Espanha, Ivan Rakitic e Iker Casillas (Foto: Agência Reuters)O camisa 7 croata, Rakitic, parou nas mãos de Iker Casillas nesta terça-feira (Foto: Agência Reuters)
 
As duas oportunidades claras de gol criadas e salvas por Casillas deixaram Rakitic com a sensação de que o resultado havia sido até certo ponto injusto.

Confira a página especial da Eurocopa

– Acho que poderíamos empatar, pelo menos, mas é preciso marcar. Demos trabalho à Espanha, só que eles são uma máquina. Por isso são os melhores.

Classificada, a Fúria aguarda a definição de seu adversário nas quartas de final nesta terça-feira: Inglaterra, França e Ucrânia lutam por duas vagas no Grupo D. O segundo colocado enfrenta os espanhóis no próximo sábado, em Donetsk.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/eurocopa/noticia/2012/06/decisivo-em-classificacao-da-furia-casillas-e-elogiado-por-rival-craque.html