quarta-feira, 6 de junho de 2012

Melhor bloqueadora da Superliga, Adenízia renova com o Osasco

Meio de rede, que está na equipe desde 1999, assina por mais um ano

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Adenízia ataca no jogo Osasco x São Bernardo, no 1º turno da Superliga (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Adenízia renova com o Osasco por mais um ano
com o time do Osasco (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)
 
Bloqueadora mais eficiente da Superliga e campeã pelo Osasco, a central Adenízia anunciou sua renovação de contrato com o time paulista por mais um ano. A jogadora, aliás, completará 13 anos no time paulista ao término do atual acordo.

- Hoje, eu sou uma atleta importante para Osasco e quero crescer muito mais, afinal, aqui eu aprendi muito e fiz minha vida. Eu dediquei anos ao Osasco porque sabia que aqui eu tinha muito a conquistar. Agora estou colhendo os frutos desse trabalho - afirmou.

Em 2011, Adenízia passou pelo momento mais difícil de sua carreira ao ser cortada do grupo que disputou os Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México. Ainda assim, a jogadora não se deixou abater e voltou bem na Copa do Mundo, coroada melhor jogadora de uma das partidas.

- Todos podem esperar uma atleta mais madura, com mais vontade de aprender e ganhar. Não por ter conseguido várias coisas que eu vou parar agora, eu tenho o que trabalhar e crescer, eu quero novos desafios e o meu maior desafio é manter a boa fase.

Concentrada com a seleção brasileira em Saquarema desde o término do campeonato nacional, a central viajou no último domingo para a Polônia, onde disputará a primeira fase do Grand Prix entre os dias 8 e 10 de Junho. Feliz com a boa fase, a atleta fez um resumo sobre a última temporada e ainda prometeu manter a boa sequência.

- Essa temporada que passou foi muito boa pra mim, pois recebi a responsabilidade de ser uma das principais atacantes, o que foi muito importante, uma experiência nova. Continuar no Osasco será importante para dar continuidade a essa nova fase - enfatizou a atleta, que agora é uma das titulares de José Roberto Guimarães no time brasileiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/melhor-bloqueadora-da-superliga-adenizia-renova-com-o-osasco.html

Ângela e Lili vencem duas no country cota e vão ao qualifying em Moscou

Brasiliense e capixaba batem Ágatha/Bárbara Seixas e Maria Clara/Raquel

Por SporTV.com Moscou

Ângela e Lili venceram os dois jogos que disputaram nesta quarta-feira e garantiram presença no qualifying do Grand Slam de Moscou. A brasiliense e a capixaba venceram os confrontos com Ágatha/Bárbara Seixas e Maria Clara/Raquel por 2 sets a 0 e seguem com chances de disputar a fase de grupos da competição russa.

Melhores colocadas no ranking, Maria Clara e Raquel apenas assistiram ao primeiro jogo. Em quadra, Ângela e Lili não foram ameaçadas em nenhum momento e, após 43 minutos de partida, bateram Ágatha e Bárbara Seixas em sets diretos (21/16 e 21/19). Com pouco mais de uma hora de descanso, as duas retornaram às areias e precisaram suar para superar Maria Clara e Raquel. A parceria carioca resistiu, principalmente no primeiro set, mas sucumbiu 47 minutos depois: 24/22 e 21/17.

Na fase de grupos, que começa ns sexta-feira, já estão garantidas Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian. A formação das chaves ainda não foi divulgada pelos organizadores.


Nesta quinta, o country cota masculino terá apenas brasileiros: Harley/Evandro, Moisés/Vitor Felipe e Thiago/Ferramenta se enfrentam por uma vaga no qualifying.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/06/angela-e-lili-vencem-duas-no-country-cota-e-vao-ao-qualifying-em-moscou.html#esporte-volei

Perto de voltar ao time, Giba brinca: 'A única coisa que não dói é a canela'

Ponteiro ainda tem esperança de estar em quadra na etapa brasileira da Liga Mundial, mas Bernardinho adota a precaução: 'Jogar agora seria expor muito'

Por João Gabriel Rodrigues São Bernardo do Campo, SP

Na primeira semana, cinco saltos. Na seguinte, outros 15. Agora, na terceira semana, Giba se sente mais à vontade para treinar normalmente. Longe das quadras desde o ano passado por conta de uma lesão na canela, o ponteiro conta os dias para voltar a jogar. Na cabeça, a esperança de que o retorno seja na partida contra a Finlândia, sexta-feira, às 10h, em São Bernardo do Campo, na etapa brasileira da Liga Mundial. Mas, ao comentar sua situação, o jogador dá voz à preocupação de Bernardinho, que acredita ser cedo para contar com seu capitão.
- A única coisa que não dói é a canela. De resto, dói tudo - brincou o ponteiro, que fez seu primeiro coletivo com a seleção nesta terça-feira.

Giba treino seleção vôlei Liga Mundial (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Giba durante o treino da seleção em São Bernardo (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
Giba ainda tem a esperança de estar entre os 14 jogadores selecionados para as partidas em São Bernardo. O ponteiro, no entanto, reconhece que ainda precisa passar por algumas etapas até voltar à velha forma.

- Ainda não sei se o patrão vai me escalar. É só a minha terceira semana de treinos. A meta sempre foi as Olimpíadas. Ainda consegui ficar pronto um mês antes. Estou feliz - disse.

Apesar do progresso de Giba, Bernardinho prefere ter calma. Embora ainda não descarte a presença do jogador já neste fim de semana, o técnico disse que a ideia é contar com o ponteiro na etapa da Finlândia, na próxima semana.

- Acho que o Giba terá mais condições na Finlândia. Ele está melhorando, mas acho que colocá-lo para jogar nesse fim de semana seria expor muito. Não precisamos. Ainda não defini os 14, vou fazer isso até amanhã. Temos algumas horas para pensar.

O Brasil encara a Finlândia nesta sexta-feira, às 10h, no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo. No sábado, enfrenta o Canadá, às 12h30m, e encerra a etapa contra a Polônia no domingo, às 10h. Todos os jogosserão transmitidos pela TV Globo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/perto-de-voltar-ao-time-giba-brinca-unica-coisa-que-nao-doi-e-canela.html

Nadal joga bem, bate Almagro em três sets e vai às semis em Paris

Número 2 do mundo está a dois triunfos do inédito hepta em Roland Garros

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Rafael Nadal segue imperturbável em Roland Garros. Hexacampeão e faminto pelo hepta, o número 2 do mundo voltou a dominar nesta quarta-feira. Por 7/6(4), 6/2 e 6/2, ele derrotou o compatriota espanhol Nicolás Almagro (13 do ranking) e avançou às semifinais do Grand Slam francês.

Rafael Nadal tênis Roland Garros quartas (Foto: AFP)Rafael Nadal só teve o serviço quebrado uma vez no torneio (Foto: AFP)
 
O tenista de Mallorca, que ainda não perdeu um set sequer em Paris este ano, está agora a duas vitórias de conquistar um inédito heptacampeonato no Grand Slam do saibro. Vencedor em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010 e 2011, Nadal divide atualmente o posto de maior campeão de Roland Garros com o sueco Bjorn Borg, que também faturou o torneio seis vezes.

O triunfo sobre Almagro foi o oitavo seguido sobre o compatriota, que jamais derrotou Nadal. Nas semifinais, o número 2 do mundo fará outro duelo espanhol. Seu adversário será o compatriota David Ferrer, sexto do ranking, que venceu um jogo de altos e baixos contra o britânico Andy Murray (4): 6/4, 6/7(3), 6/3 e 6/2, em 3h45m. É a primeira vez que Ferrer fica entre os quatro melhores em Roland Garros.

Os dois espanhóis já se enfrentaram 19 vezes no circuito, e Nadal levou a melhor em 15. A última vitória de Ferrer foi no Australian Open de 2011, quando Nadal sofreu uma lesão na coxa ainda no primeiro set. Os dois companheiros de Copa Davis já se encontraram quatro vezes desde o jogo de Melbourne, e Nadal não perdeu um set desde então.

David Ferrer tênis Roland Garros quartas (Foto: Reuters)Ferrer, que fará primeira semi em Roland Garros,
será o próximo adversário de Nadal (Foto: Reuters)
 
Nadal joga tie-break pela primeira vez
O primeiro set foi parelho, com ambos tenistas ditando os pontos quando sacavam. A primeira chance de quebra só apareceu no 11º game, com Almagro sacando em 5/5. O tenista de Murcia, porém, se salvou com uma ótima subida à rede. Nadal confirmou seu serviço em seguida, e os dois foram para o tie-break, o primeiro do favorito no torneio. O número 2 saiu na frente, cortesia de uma curtinha ruim do rival, e ampliou a vantagem ao vencer um longo rali para conquistar um segundo minibreak e abrir 4/0. Depois, controlou o resto do game e fechou em 7/4.

O segundo set foi parecido, mas Nadal conseguiu uma quebra logo no começo para abrir 3/1. Sacando bem e buscando sempre a esquerda de Almagro, o tenista de Mallorca controlou bem a vantagem. Na única chance de quebra que cedeu - no sétimo game -, o número 2 do mundo dominou a troca de bolas e matou o ponto com um smash. Pouco depois, confirmou o serviço e abriu 5/2. O pequeno susto acordou o hexacampeão, que aproveitou o embalo, conseguiu outra quebra e selou a segunda parcial em 6/2.

Almagro não desistiu. Seguiu atacando, tentando desestabilizar o favorito. Nadal resistiu bravamente. Salvou dois break points no quinto game e mais um no sétimo. Quando teve suas chances, aproveitou. Depois de uma dupla falta de Almagro, converteu a chance de quebra e fez 5/3. Em seguida, sacou bem e decidiu o duelo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/nadal-joga-bem-bate-almagro-em-tres-sets-e-vai-semis-em-paris.html

Antes do Cruzeiro, Botafogo abusa do ensaio em jogadas de escanteio

Comissão técnica orienta posicionamento na área para ganhar nova arma na partida desta quinta. Renan e Fellype Gabriel seguem como dúvidas

Por André Casado Rio de Janeiro

A parte final da preparação do Botafogo para enfrentar o Cruzeiro, nesta quinta-feira, às 21h, no Engenhão, teve ênfase nas jogadas de escanteio. Cruzamentos fechados, abertos, com rebote organizado... o técnico Oswaldo de Oliveira gastou cerca de 40 minutos ensaiando a arma, em manhã chuvosa, que não rendeu nenhum dos sete gols do time no Campeonato Brasileiro.

As ausências de Renan e Fellype Gabriel seguem preocupando. O goleiro tem um problema na coxa esquerda desde a última rodada, há nove dias, e saiu da atividade de terça antes do fim. 
Milton Raphael treinou em seu lugar e pode fazer sua estreia entre os profissionais. Já o meia, poupado com dores no joelho direito, daria a vaga para Andrezinho, que, a princípío, começaria no banco. Jefferson e Loco Abreu estão com suas respectivas seleções, e Marcelo Mattos e Antônio Carlos ainda se recuperam de lesões mais longas e não têm previsão de volta.
A imprensa não teve acesso ao encerramento da movimentação, com jogadas varias de bola parada. Com as seis baixas, a equipe que deve entrar em campo contra a Raposa deve ser formada com Milton Raphael (Renan), Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Maicosuel, Vítor Júnior e Fellype Gabriel (Andrezinho); Herrera.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/antes-do-cruzeiro-botafogo-abusa-do-ensaio-em-jogadas-de-escanteio.html

Sharapova vai à semi em Paris e fica a uma vitória de voltar a ser número 1

Atual vice-líder, russa passará Azarenka se chegar à final em Roland Garros

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

O saque quebrado no segundo game do jogo foi apenas um susto. Maria Sharapova jogou bem e não teve grandes problemas para derrotar a estoniana Kaia Kanepi (23 do mundo), nesta quarta-feira, em Roland Garros. Por 6/2 e 6/3, a russa, atual vice-líder do ranking, garantiu seu lugar nas semifinais do Grand Slam francês.

Maria Sharapova tênis Roland Garros quartas (Foto: Reuters)Maria Sharapova avança às semis em Roland Garros quartas (Foto: Reuters)
 
O triunfo também coloca Sharapova mais perto do posto de número 1 do mundo. Graças à derrota precoce da atual líder, Victoria Azarenka, a russa só precisa de mais uma vitória em Roland Garros para retornar ao topo do ranking. Desde 2008, quando sofreu uma séria lesão no ombro direito, Sharapova não ocupa o lugar mais alto na lista da WTA.

Além disso, Sharapova pode conquistar, em Paris, o Career Slam, nome dado ao feito em que um tenista conquista todos os quatro torneios do Grand Slam, mesmo que em temporadas diferentes. A russa venceu Wimbledon em 2004, o US Open em 2006 e o Australian Open em 2008. Roland Garros é o único que falta em seu currículo.

Na próxima rodada, Sharapova enfrentará Petra Kvitova, atual campeã de Wimbledon e número 4 do mundo. Nesta quarta, a tcheca derrubou a qualifier cazaque Yaroslava Shvedova, número 142 do mundo. Maior zebra do torneio, Shvedova esteve a dois games da vitória quando abriu 4/2 no terceiro set, mas Kvitova venceu os últimos quatro games da partida e triunfou por 3/6, 6/2 e 6/4.

Bobeiras no início

Sharapova só deu chances e Kanepi no início de cada set. Na primeira parcial, depois de quebrar e fazer 1/0, perdeu seu próprio serviço. A estoniana, contudo, nem teve como assumir a dianteira. A russa quebrou novamente o saque no terceiro game, fez 2/1 e, depois, disparou na frente até fazer 6/2 - após outra quebra no sétimo game.


Na segunda parcial, Kanepi abriu 2/0 graças a uma quebra no primeiro game. A número 2 do mundo, entretanto, se recuperou rapidamente. Na quarta parcial, o placar já estava novamente empatado em 2/2. A estoniana não poderia fazer mais nada. Sharapova passou a jogar cada vez melhor, atacando e acertando quase tudo.

Com 5/2 e sacando para o jogo, a favorita, enfim, bobeou. Cometeu dois erros e cedeu três break points. Kanepi aproveitou e, com uma curtinha, devolveu uma das quebras. Mais uma vez, um esboço de reação da estoniana seria abafado. Com o saque em 3/5, não resistiu aos ataques de Sharapova e cedeu a quebra que deu números finais: 6/2 e 6/3.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/sharapova-vai-semi-em-paris-e-fica-uma-vitoria-de-voltar-ser-numero-1.html

Após ‘férias’, brasileiros competem em Moscou atrás de pontos e hegemonia

Alison e Emanuel buscam o bicampeonato no masculino, enquanto Juliana e Larissa, maiores vencedoras no feminino, tentam pôr fim a jejum de dois anos

Por SporTV.com Moscou, Rússia

Para os homens, foram 10 dias sem competir. Para as mulheres, quase um mês. Após as “férias” no calendário do Circuito Mundial de vôlei de praia, os jogadores vão testar suas habilidades nas areias de Moscou. Na arena Victory Park, 12 parcerias brasileiras buscarão um lugar ao sol para subir no ranking e manter a hegemonia do país da etapa. Na disputa feminina, Juliana e Larissa são as maiores vencedoras na Rússia, mas amargam dois anos de jejum. Entre os homens, o verde e amarelo também é historicamente dominante, e Alison e Emanuel buscam o bicampeonato (relembre a conquista do título em 2011 no vídeo acima).

Clique aqui e confira o calendário completo do Circuito Mundial na temporada 2012
 
Juliana e Larissa volei de praia moscou 2009 (Foto: Divulgação/FIVB)Juliana e Larissa são as maiores vencedoras do Slam de Moscou, com quatro títulos (Foto: Divulgação/FIVB)
 
Devido ao feriado da Independência Russa, que será comemorado no próximo dia 12, a competição terá um calendário diferente do habitual - as finais serão segunda e terça-feira, ao invés de sábado e domingo. A competição feminina começa nesta quarta, dia 6 de junho, com o country cota. Nesta etapa, Ágatha/Bárbara Seixas, Maria Clara/Raquel e Ângela/Lili duelam por apenas uma vaga, assim como três outras parcerias de Alemanha e Estados Unidos. O torneio masculino será iniciado um dia depois apenas com confrontos verde e amarelos no country cota. Nesta fase, Harley/Evandro, Moisés/Vitor Felipe e Thiago/Ferramenta jogam por uma vaga no qualifying.

Victory Park volei de praia moscou (Foto: Divulgação/FIVB)Victory Park tem quatro quadras de jogo e duas de
aquecimento para os atletas (Foto:Divulgação/FIVB)
 
Na fase de grupos já estão garantidas Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian. As campeãs mundiais são as maiores vencedoras da competição russa. Em oito edições, as duas conquistaram quatro ouros (2005-2007 e 2009). Mas o histórico recente incomoda as líderes do ranking mundial. Nos dois últimos anos, derrotas para Xue/Zhang e Walsh/May as deixaram apenas com a prata no peito.

Entre os homens, Alison/Emanuel, Márcio/Pedro Solberg e Ricardo/Pedro Cunha, com um wild card dos organizadores, já estão classificados para a fase principal. Os atuais campeões mundiais buscam o bicampeonato. Em 2011, os dois derrotaram os suíços Patrick Heuscher e Jefferson Bellaguard e deixaram o Brasil com cinco títulos em 10 edições – nos dois primeiros anos, a etapa de Moscou era exclusivamente masculina.


Alison e Emanuel volei de praia moscou 2011 (Foto: Divulgação/FIVB)Campeões em 2011, Alison e Emanuel buscam o bicampeonato na capital russa (Foto: Divulgação/FIVB)
 
FONTE:

Oswaldo recebe elogios no Botafogo por dedicação ao projeto Brasileirão

No comando do time desde janeiro deste ano, técnico supera quedas no Carioca e na Copa do Brasil e conquista a confiança dos jogadores

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira, Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Oswaldo se divide entre conversas e broncas no
Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
 
Oswaldo de Oliveira tem como característica passar uma imagem serena, sem grandes excessos. Mas, entre os jogadores do Botafogo, há o reconhecimento da qualidade do trabalho feito pelo treinador com o time desde o começo do ano, com conversas ao pé do ouvido, grandes broncas e muito estudo. Sem questionamentos do grupo por suas opções técnicas ou táticas, ele conseguiu conquistar o respeito de seus comandados.

Na temporada, Oswaldo conseguiu 14 vitórias, 11 empates e apenas três derrotas. Marcou 57 
gols, sofreu 31, mas perdeu a final do Campeonato Carioca e foi eliminado da Copa do Brasil. 
A preocupação por um baque aconteceu, mas as vitórias nas duas primeiras rodadas do Brasileiro deram novamente confiança ao time.

- Ele é um treinador que sabe lidar com o grupo, tem um perfil de jogo diferente do ano passado e nos motiva bastante a conseguir esse título. Oswaldo se mostra dedicado a esse projeto de ser campeão brasileiro, está muito feliz com esse início - comentou Elkeson, que ficou no banco de reservas nos dois primeiros jogos e sequer esboçou uma reclamação.

Oswaldo tem se preocupado em fazer do Botafogo um time ofensivo a todo custo, mas consciente de suas obrigações dentro de campo. Por isso, preza pela versatilidade dos jogadores, que precisam ser capazes de criar, finalizar e ajudar na marcação.

- Ele é um técnico inteligente e atualizado. Para Oswaldo, é importante ter jogadores com versatilidade em campo. Ele gosta de quem se movimenta e aparece para o jogo. Isso causa dificuldade para o adversário - explicou Elkeson, que concorre com Andrezinho por uma vaga no jogo contra o Cruzeiro, quinta-feira, no Engenhão, caso Fellype Gabriel seja vetado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/oswaldo-recebe-elogios-no-botafogo-por-dedicacao-ao-projeto-brasileirao.html

Armandão: Bota é o primeiro clube a ter o craque das duas rodadas iniciais


06/06/2012 07h45 - Atualizado em 06/06/2012 09h25

Armandão: Bota é o primeiro clube a ter o craque das duas rodadas iniciais

Herrera e Lucas ganharam nota 9 nas vitórias sobre São Paulo e Coritiba, respectivamente, e alcançaram feito inédito no troféu, disputado desde 2009

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O início do Botafogo no Campeonato Brasileiro é tão consistente, que o clube conseguiu um feito inédito na disputa do Troféu Armando Nogueira. Pela primeira vez, o mesmo time teve o craque das duas primeiras rodadas da competição: Herrera e Lucas, respectivamente, por suas atuações nos jogos contra São Paulo (4 a 2) e Coritiba (3 a 2), quando ambos receberam nota 9.

O atacante argentino Herrera ganhou o prêmio graças aos três gols marcados em apenas 45 minutos, já que entrou no intervalo do jogo com o São Paulo no lugar de Loco Abreu. Já o lateral-direito Lucas liderou a segunda rodada com os dois marcados contra o Coritiba, celebrando sua volta por cima, depois de ser estigmatizado como vilão na final do Carioca e na eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil.

lucas botafogo gol coritiba (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)Lucas comemora um de seus gols contra o Coritiba (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)
 
- Tudo que vem para engrandecer o Botafogo deve sempre ser comemorado. Tive, assim como o Herrera, essa felicidade de ser eleito o melhor jogador da rodada e tomara que possa acontecer outras vezes e com mais gente do elenco. Acho que isso tudo mostra a força da nossa equipe e o excelente trabalho que estamos desenvolvendo - disse Lucas.
O próximo jogo do Botafogo é contra o Cruzeiro, quinta-feira, no Engenhão, pela terceira rodada da competição. Com o bom momento que vive, Lucas já sonha alto, com um prêmio ainda mais importante: de melhor de sua posição na festa de encerramento do Campeonato Brasileiro.

- Espero que possamos continuar nesse nível para termos a chance de representar o clube no final do ano no prêmio dos melhores do Brasileirão. Essa escolha de melhor da rodada deve nos ajudar a dar um passo à frente nesse sentido - comentou Lucas.

O Troféu Armando Nogueira teve sua primeira edição em 2009 e elege os melhores jogadores do Brasileiro de acordo com as notas dadas pelos comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. Para ter chance de levar a taça, o jogador tem que atuar em pelo menos 13 partidas. O Prêmio Craque do Brasileirão não tem relação com o Armandão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/armandao-bota-e-o-primeiro-clube-ter-o-craque-das-duas-rodadas-iniciais.html

Troféu Armando Nogueira ganha novo design e a 'cara' do homenageado

Protótipo de estatueta foi projetado pela CGJE em tecnologia 3D e tomou forma nas mãos do escultor paulista Kiko Azevedo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Troféu Armando Nogueira agora está de “cara” nova. Confeccionada pelo escultor paulista Kiko Azevedo, a estatueta, que premia o melhor jogador do Campeonato Brasileiro ao fim de cada temporada - com base nas avaliações dos comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM -, ganhou um novo design. A partir desta edição, será uma reprodução em tamanho miniatura do homenageado, o jornalista Armando Nogueira, um dos maiores cronistas esportivos do país e falecido há pouco mais de dois anos.

Criado em 2009, o Armandão, como também é conhecido, já foi concedido a três jogadores. Logo em sua primeira edição, naquele mesmo ano, o vencedor foi o atacante Marcelinho Paraíba, quando ainda dedia o Coritiba. Em 2010, um atleta estrangeiro levou a melhor, o argentino Montillo, do Cruzeiro. No ano passado, o santista Neymar teve a melhor média (6,98) e conquistou o prêmio. Para 2012, o troféu foi redesenhado, ganhou traços únicos e as feições do jornalista.
  - É sempre muito prazeroso executar um trabalho que homenageia pessoas de destaque. Essas peças, agora, trazem uma conjunção de trabalhos bem sucedidos, a começar pela própria carreira do homenageado. São fundidas em bronze (com menor teor de cobre, para que a tonalidade puxe para o dourado), em um processo artesanal, mas desenvolvidas a partir de um protótipo criado em tecnologia 3D pela CGJE (Central Globo de Jornalismo e Esportes). Os óculos da estatueta foram preparados separadamente por mim e depois acrescentados à peça. Por serem tão pequenos, usei o recurso de recortá-los em chapa de latão - disse Kiko Azevedo ao GLOBOESPORTE.COM.


Trofeu_Armando-Nogueira (Foto: Infoesporte)Armandão, com 32 cm, e Armandinho, com 20 cm, ganham a aparência do homenageado (Foto: Infoesporte)
 
Com a aparência completamente diferente do anterior, o novo “caneco”, segundo a opinião do escultor, adquiriu “alma” - precisão, detalhes e movimento. Kiko justificou a importância das novidades e particularidades desenvolvidas para a nova forma da estatueta.

- Já havíamos feito alguns troféus também para a premiação denominada “Troféu Armando Nogueira”, porém, com peças mais simples (hastes de alumínio simulando uma trave com uma bola de futebol em bronze presa em um dos cantos). Creio que agora essa homenagem materializada ao Armandão é muito mais específica, lembrando tão bem o jornalista querido.
 Temos muito prazer em criar idéias e produzir peças que são destinadas a premiar talentos.
Para Manduka Nogueira, jornalista e filho de Armando Nogueira, a família sente-se muito honrada com a iniciativa.

- Personalizar o troféu legitima ainda mais o reconhecimento do valor e da importância do "mestre" Armando Nogueira para a história do jornalismo esportivo brasileiro.


troféu armando nogueira (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Estilo antigo do Troféu Armando Nogueira (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
 
O jogador eleito "o craque" de cada uma das 38 rodadas do Brasileirão terá direito a receber como prêmio o Armandinho, troféu com o mesmo aspecto do Armandão, porém com medidas menores. Herrera e Lucas, do Botafogo, ambos com notas 9, foram os melhores nas duas primeiras jornadas do campeonato nacional em 2012 e, por isso, já garantiram os seus. O escultor paulista explicou as diferenças das dimensões de ambas as peças.

- O Armandinho tem 20 cm de altura. Considerando a base, ele fica com cerca de 21,5 cm de altura total e pesa 1,5 kg. Por outro lado, o Armandão, como o próprio nome diz, é maior um pouco, tem cerca de 32 cm. No entanto, ainda não verificamos o peso dele, mas deve ter algo entre 1,8 e 2,2 kg.

Desde o ano de sua criação, o Troféu Armando Nogueira, aos poucos, ganhou importância e se notabilizou como um dos mais populares do país no meio esportivo, sendo alvo de disputa entre os atletas que jogam a Série A do Campeonato Brasileiro. Com tamanha representatividade, a começar pela magnitude do homenageado, Kiko Azevedo contou como foi a responsabilidade de trabalhar nesse projeto.

- Entre elaboração de moldes, retoques no modelo, processo de fundição, acabamento e montagem, as primeiras peças levaram cerca de 25 dias para serem realizadas. Para um escultor, é sempre uma grande responsabilidade retratar alguém, tarefa que busquei cumprir com o máximo de esmero. É claro que, nos casos das personalidades cujas imagens são amplamente divulgadas pela mídia, a responsabilidade é ainda maior. Nosso trabalho é prazeroso por isso. Trabalhamos com arte destinada ao reconhecimento.

Para ganhar o Armandão, o jogador terá que mostrar regularidade na competição, conquistando crítica e público. O vencedor, entretanto, será aquele que apresentar uma das três maiores notas médias na competição. E ser o mais votado pelos internautas entre os finalistas - as notas são dadas pelos comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM a cada rodada e não têm nenhuma relação com a pontuação do atleta no Cartola FC.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/Trofeu-Armando-Nogueira/noticia/2012/06/trofeu-armando-nogueira-ganha-novo-design-e-cara-do-homenageado.html

Desfigurados, Santos e Fluminense apostam em novidades na Vila

Peixe e Tricolor têm 22 desfalques. Léo no meio e garoto Victor Andrade são novidades dos paulistas, enquanto Flu aposta em Marcos Júnior

Por GLOBOESPORTE.COM Santos e Rio de Janeiro

montagem Marcos Júnior Fluminense Léo do Santos (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Marcos Júnior e Léo: novidades da partida
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
Santistas e tricolores cariocas provavelmente vão se espantar quando os dois times pisarem o gramado da Vila Belmiro para a partida desta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Completamente desfigurados, Peixe e Fluminense somam 22 desfalques (11 do Alvinegro e 11 do Flu). Para tentar diminuir o prejuízo, os treinadores apostam em novidades.

No Santos, Rafael, Neymar (convocados para a Seleção), Ganso e Arouca (lesionados) estão fora. Muricy Ramalho, então, teve de improvisar: usará Léo, lateral-esquerdo de origem, no meio de campo, pela esquerda. O atacante Alan Kardec. A principal novidade do Peixe, porém, deve estar no banco de reservas: Victor Andrade. O garoto de 16 anos foi promovido ao elenco profissional, treinou nesta segunda-feira e está relacionado para a partida.

Se o Alvinegro volta a apostar em um Menino da Vila, o Fluminense não fica para trás: oito dos 19 relacionados para o jogo foram formados nas categorias de base do clube, em Xerém. Destes, Marcos Júnior e Samuel serão titulares. Os garotos da base do time das Laranjeiras formarão a dupla de ataque do Flu, comandado por Abel Braga. 

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite a partida desta quarta.

header as escalações 2
Santos: Com vários desfalques por lesão e convocação para a Seleção Brasileira, Muricy Ramalho se vira para colocar 11 jogadores em campo nesta quarta. Ele deve escalar a seguinte formação: Aranha; Maranhão, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Elano Alan Kardec, Henrique e Léo; Rentería.
Fluminense: Ainda com o departamento médico lotado, o Fluminense não deve ter muitas alterações em relação ao time que empatou com o Figueirense na última rodada. Recuperado de uma mialgia, Bruno volta à lateral-direita. No meio, Thiago Neves, que recentemente realizou uma artroscopia no joelho esquerdo, dá lugar a Lanzini. O Tricolor deve ir a campo com a seguinte escalação: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner e Lanzini; Marcos Júnior e Samuel.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Santos: No total são 11 desfalques. Nove deles por lesão: Arouca, Bernardo, David Braz, Dimba, Crystian e Borges por problemas musculares (os últimos três já voltaram a correr no gramado, mas estão fora). Rafael Galhardo, com uma fratura no dedinho do pé esquerdo, Ganso, em recuperação de artroscopia no joelho direito, e Fucile, tratando de uma torção no pé esquerdo, completam os lesionados. Além deles, Rafael e Neymar, convocados para a Seleção Brasileira, desfalcam o Peixe.
Fluminense: A lista de lesionados é grande: Fred, Valencia, Diguinho, Leandro Euzébio, Rafael Moura, Rafael Sobis, Thiago Neves e Fabio Braga. Além deles, o lateral-direito Wallace cumpre suspensão automática por ter sido expulso contra o Figueirense, e Wellington Nem está a serviço da Seleção Brasileira. Deco já está recuperado de um estiramento na coxa, mas ficou no Rio para aprimorar a forma física.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Santos: Ninguém.
Fluminense: Ninguém.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Jailson Macedo Freitas (BA) apita a partida, auxiliado por Adson Marcio Lopes (BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA). Ao todo, Jailson Macedo participou de nove jogos no Brasileiro de 2011, aplicou dois cartões vermelhos (média de 0,22) e não marcou nenhum pênalti e 313 faltas (média de 34,7) em um campeonato que registrou média de 0,3 vermelho, 35,8 faltas e um total de 116 pênaltis.

header fique de olho 2
Santos:
Léo. Pela primeira vez no Santos, o lateral-esquerdo atuará como meia pela esquerda. Empolgado com a chance, o ídolo de 36 anos do Peixe vê a oportunidade como um desafio. Uma boa atuação pode lhe credenciar a compor o time diante do Corinthians, pela Libertadores, já que o meia Paulo Henrique Ganso ainda não deverá estar à disposição.
Fluminense: Marcos Júnior. Um dos destaques do vice-campeonato tricolor na última Copa São Paulo, o jovem atacante está sabendo aproveitar bem a ausência dos principais nomes do elenco para ganhar seu espaço no Fluminense. O atleta, que na última partida marcou um gol e deu uma assistência, será mais uma vez titular da equipe do técnico Abel Braga.

header o que eles disseram

Juan, lateral-esquerdo do Santos: "Será um jogo difícil, duro. O Fluminense é uma grande equipe, que provavelmente vai brigar pelo título Brasileiro. É um concorrente direto".
Carlinhos, lateral-esquerdo do Fluminense: "Não existe favoritismo. Temos, sim, a chance de fazer um bom jogo fora de casa. É complicado jogar na Vila. Já atuei lá e sei como é. Mas podemos vencer apesar dos desfalques".

header números e curiosidades
* Com dois empates sem gols, o Santos é uma das quatro equipes que passaram em
branco nas duas primeiras rodadas do Brasileiro, ao lado de Cruzeiro, Bahia e
Corinthians. O Peixe também foi uma das três equipes que não sofreram gols nas
duas rodadas deste Brasileiro, ao lado de Cruzeiro e Atlético/MG.

* O Fluminense foi uma das 11 equipes que não perderam nas duas primeiras
rodadas do Brasileirão 2012. Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, as
maiores invencibilidades do Flu foram em 2005 e 2006. Nas duas oportunidades, o
Flu só perdeu na 5ª rodada, para o Coritiba, em 2005, e Figueirense, em 2006.

* Santos e Fluminense fazem o confronto do campeão paulista com o campeão
carioca de 2012. As duas equipes também disputaram a Libertadores este ano,
mas com sortes diferentes. Enquanto o Flu foi eliminado nas quartas de final pelo Boca
Juniors, o Santos enfrenta o Corinthians em busca de uma vaga na decisão.

* O Santos atua pela 11ª vez na Vila Belmiro este ano. Em 2012, o Peixe tem ótimo
aproveitamento em casa, com nove vitórias e um empate, 29 gols marcados
e apenas um sofrido. A última derrota no estádio aconteceu no dia 16 de outubro de 2011, 1 a 0 para o Grêmio. Desde então, são 13 partidas de invencibilidade.

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
header último confronto v2
Fluminense e Santos protagonizaram uma grande partida no segundo turno do Brasileirão de 2011. Em uma vitória dramática, com direito a gol aos 49 minutos do segundo tempo, o time carioca levou a melhor sobre o paulista, com uma virada por 3 a 2, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, no dia 1º de outubro. Neymar e Rentería marcaram para o Peixe, enquanto Marquinho, Rafael Sóbis e Márcio Rosário balançaram as redes para o Flu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/06/desfigurados-santos-e-fluminense-apostam-em-novidades-na-vila.html

Presidente Dilma Rousseff sanciona a Lei Geral da Copa

De acordo com a Casa Civil, houve quatro vetos. Texto final será publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira

Por Fabrício Marques Brasília, DF

A presidente Dilma Rousseff sancionou, no final da tarde desta terça-feira, com quatro vetos, a Lei Geral da Copa, que define as regras estabelecidas pelo governo para a realização do Mundial de 2014 no Brasil. O texto final, com a explicação dos trechos vetados pela presidente, será publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira.. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional no início de maio, após tramitação conturbada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

A liberação da venda de bebida alcoólica nos estádios foi a principal polêmica que envolveu os debates da Lei Geral. De acordo com o texto aprovado no Congresso, ficaria suspenso no período da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 o artigo do Estatuto do Torcedor que proíbe a permanência nos estádios de "bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência", liberando, assim, a venda.
No entanto, mesmo que a suspensão do artigo do Estatuto do Torcedor tenha sido mantida pela presidente Dilma, ainda não será possível garantir a comercialização de cerveja nos jogos da Copa. Isso porque, no entendimento dos parlamentares que elaboraram o texto, a entidade ainda terá que negociar a questão com cada um dos estados que receberão as partidas, já que há leis estaduais sobre o tema no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Pernambuco e no Rio Grande do Sul. Em Fortaleza, há uma lei municipal sobre o assunto.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/06/presidente-dilma-rousseff-sanciona-lei-geral-da-copa.html



R49 não sai no BID, não enfrenta o Bahia, e Kalil culpa Federação do RJ

Nome do jogador deveria ser regularizado junto à CBF até 19h, o que
não aconteceu. Presidente do Atlético-MG critica entidade carioca

Por Lucas Catta Prêta Belo Horizonte

Foi adiada a estreia do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho com a camisa do Galo. O jogador chegou a ser relacionado pelo técnico Cuca para a partida contra o Bahia, nesta quarta-feira, no Independência, pela terceira rodada do Brasileirão. O nome de Ronaldinho não apareceu no BID (Boletim Interno Diário) da CBF e, com isso, o meia ainda não tem condições de jogo.

O presidente do Galo, Alexandre Kalil, culpou a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro por não liberar a documentação do jogador.

- Já imaginávamos isso da Federação Carioca. Mas não é um balde de água fria não, ele (Ronaldinho) sabia que não ia jogar - declarou ao GLOBOESPORTE.COM

Ronaldinho está relacionado para pegar o Bahia (Foto: Marcelo Jordy / TV Globo Minas)Ronaldinho foi relacionado, mas não poderá jogar contra o Bahia (Foto: Marcelo Jordy / TV Globo Minas)
 
Mesmo assim, Ronaldinho segue concentrado com os demais jogadores atleticanos na Cidade do Galo, local de treinamentos do clube. A expectativa é que ele vá ao Independência nesta quarta-feira, porém, apenas para acompanhar do camarote a performance dos colegas. A primeira partida de Ronaldinho pelo Atlético-MG deverá ser no próximo sábado, contra o Palmeiras, jogo no estádio Pacaembu.
Enquanto isso, o Flamengo busca todas as provas para tentar cassar a liminar concedida pela 9ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro que o liberou do vínculo com o clube e o permitiu assinar contrato com o Galo. Os advogados do jogador pedem na Justiça o valor de R$ 40.177.714,00 do Rubro-Negro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2012/06/ronaldinho-nao-sai-no-bid-e-meia-nao-joga-contra-o-bahia-nesta-quarta.html

Sob forte chuva no ABC Paulista, São Caetano e América-MG ficam no 1 a 1

Fábio Júnior abre o placar, mas Nei Paraíba empata para o Azulão aos 49 do segundo tempo. Coelho perde os 100% de aproveitamento na Série B


A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

O América-MG perdeu os 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro da Série B, mas manteve a liderança e a invencibilidade. O time foi ao ABC Paulista e empatou com o São Caetano em 1 a 1, no estádio Anacleto Campanella, num jogo disputado sob muita chuva e num gramado pesado.

A partida foi bastante equilibrada e com poucas chances claras de gol. O gol americano foi marcado pelo veterano Fábio Júnior, aos 20 minutos do segundo tempo. O empate do São Caetano saiu aos 49, com Nei Paraíba. O resultado fez com que o Coelho chegasse aos 13 pontos. O Azulão segue em posição intermediária, com sete, no sexto lugar.

Os dois times voltam a campo na sexta-feira, dia 15, às 21h (de Brasília), pela sexta rodada. O São Caetano recebe o América-RN, e o América-MG vai a Florianópolis, onde enfrenta o Avaí, na Ressacada.

Fábio Junior na partida do América-Mg contra o São Caetano (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado)Fábio Júnior marcou o gol solitário do América-MG (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado)

Chuva e correria
A partida começou bem movimentada e quente, contrastando com o frio e a chuva insistente que caía sobre São Caetano do Sul. O time da casa fazia da bola parada a sua principal arma, nos minutos iniciais, explorando a altura da dupla de zaga Gabriel e Wagner, que se mandava para a área do América-MG a cada lance. Enquanto isso, os visitantes tocavam bem a bola, tentando sair em velocidade para surpreender o Azulão nos contra-ataques.

Os dois times chegavam na frente com a mesma frequência, mas as jogadas do América-MG eram mais incisivas. O Coelho perdeu boas chances com Bruno Meneghel e Fábio Júnior. O São Caetano tinha boa posse de bola, mas não conseguia penetrar na área adversária. O lateral Samuel Santos tinha boa presença no ataque, sendo o principal destaque do Azulão. 

O estado do gramado deixou o jogo muito pesado, e as jogadas de choque no meio-campo passaram a ser mais comuns. Com isso, as bolas aéreas se tornaram ainda mais importantes na partida. A melhor chance do Azulão no primeiro tempo surgiu assim. Diego cruzou da esquerda, Leandrão subiu e cabeceou na trave direita do goleiro Neneca, que ficou assistindo ao lance. 
A qualidade da partida caiu muito nos minutos finais do primeiro tempo, muito em parte da forte chuva, e o 0 a 0 não saiu do placar antes do intervalo, mesmo com a subida de produção do time paulista. 

Empate chorado, no minuto final da partida

O São Caetano voltou mais incisivo para o segundo tempo, sufocando o América-MG no campo defensivo e pressionando o time mineiro em busca da abertura do placar. A pressão do Azulão era tanta que o goleiro Neneca passou a ser o destaque da partida. A postura agressiva do time paulista, no entanto, deu ao Coelho a possibilidade de contragolpear, o que permitiu a Fábio Júnior perder uma chance clara de gol, de frente com o goleiro Luiz, aos 12 minutos.

O veterano atacante, porém, não perdoou na segunda chance que teve e tirou o primeiro zero do placar, aos 20 minutos. Após bate-rebate na área do São Caetano, a bola sobrou para Fábio Júnior, que ajeitou e bateu no canto, sem chances de defesa para Luiz. Ao Azulão não restava alternativa diferente de mandar-se para o ataque, na busca pelo gol de empate.

E foi exatamente o que o São Caetano fez. Mas a estrela do goleiro Neneca continuou brilhando, tanto por fazer pelo menos três grandes defesas, como por contar com a sorte em lances em que a trave o salvou. O São Caetano teve brios e lutou muito até o fim, e depois de tanta persistência conseguiu o empate. Após cobrança de falta na entrada da área, a bola sobrou para Nei Paraíba, aos 49 minutos, empatar o jogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileiro-serie-b-2012/05-06-2012/sao-caetano-america-mg.html