sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sharapova derruba Venus e avança às semifinais do WTA de Roma

Atual campeã, russa acumula oito vitórias consecutivas na capital italiana

Por GLOBOESPORTE.COM Roma

Maria Sharapova tênis Roma quartas (Foto: AFP)Maria Sharapova venceu todos os games
importantes nesta sexta-feira (Foto: AFP)
 
Com mais uma belíssima atuação, atacando do fundo de quadra e agredindo nas devoluções, Maria Sharapova está de volta às semifinais do WTA de Roma. Sua vítima nesta sexta-feira foi a também ex-número 1 do mundo, Venus Williams. A americana jamais esteve à frente no placar e sucumbiu por 6/4 e 6/3, em 1h41m de jogo.

Atual campeã na capital italiana, a número 2 do mundo enfrenta a alemã Angelique Kerber (11), que a tcheca Petra Kvitova (3) por 7/6(2), 1/6 e 6/1. Ela tentará encerrar a série de oito vitórias de Sharapova no saibro romano. A outra semifinal já está definida, e terá a americana Serena Williams (6) contra a chinesa Na Li (9)


Saques fortes e agressividade na devolução de segundo saque. Com táticas parecidas, Venus e Sharapova fizeram um primeiro set parelho, com poucas chances de quebra. Na segunda delas, uma bola de Venus foi marcada fora, e a russa já andava para seu banco quando a árbitra de cadeira conferiu a marca e mandou que o ponto fosse disputado novamente. Sharapova reclamou, mas jogou o ponto seguinte e não conseguiu a quebra.
A loira só teve outra chance no nono game e, desta vez, aproveitou. Em um ponto com várias pancadas do fundo de quadra, Sharapova conseguiu executar um backhand profundo, que Venus devolveu com uma direita longa. A atual vice-líder do ranking ainda precisou salvar dois break points no décimo game antes de fechar o set em 6/4 com um saque que a rival devolveu na rede.

O momento bom da russa continuou no começo do segundo set, com uma quebra logo no primeiro game. Sharapova, contudo, bobeou pouco depois. Sacando em 2/1 e 40/15, cometeu uma série de erros. Quando um backhand despretensioso foi parar longe, Venus devolveu a quebra e empatou o set em 2/2. A americana, que tinha o saque no quinto game, não conseguiu passar à frente. Sharapova outra vez foi impecável em um momento importante e voltou a quebrar a rival.
O tempo passava, e Venus se mostrava incapaz de mudar o tom do jogo. No nono game do segundo set, sacando em 3/5, a americana cometeu duas duplas faltas e deu números finais.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/sharapova-derruba-venus-e-avanca-semifinais-do-wta-de-roma.html

Djokovic passa por Tsonga e espera por Federer nas semifinais em Roma

Número 1 do mundo segue em busca do bicampeonato no torneio italiano

Por SporTV.com Roma

Depois de um primeiro set equilibrado, a consistência de Novak Djokovic mostrou-se superior aos ataques e às subidas à rede de Jo-Wilfried Tsonga. Por 7/5 e 6/1, o número 1 do mundo derrotou o francês, sétimo colocado no ranking, e avançou às semifinais do Masters 1.000 de Roma.

Novak Djokovic tênis Roma quartas (Foto: AP) 
Djokovic disputará as semifinais do Masters 1.000 de Roma  (Foto: AP)
 
Atual campeão do torneio, Djokovic agora espera por um provável duelo com Roger Federer (3). O suíço, que ainda entrará em quadra nesta sexta-feira, enfrentará nas quartas o italiano Andreas Seppi (30), que jogará com torcida a favor.

Quebras no começo dão vantagem
Djokovic saiu na frente, com uma quebra no segundo game que lhe permitiu abrir 3/0 logo em seguida. A vantagem do número 1, contudo, desapareceu rapidamente em uma série de três quebras seguidas - duas a favor de Tsonga. Quando o francês enfim voltou a confirmar seu serviço, deixou o placar em 4/4.

A partida foi parelha até o fim da parcial, com os dois tenistas ameaçados em seus games de saque. Com o placar em 5/5, Djokovic salvou um break point e se colocou à frente. No game seguinte, Tsonga sucumbiu. Nole obteve três set points (0/40) ao alcançar uma curtinha e matar o ponto, mas o francês jogou três pontos perfeitos e escapou de todos. O número 1 conquistou mais uma chance ao acertar uma passada cruzada, e Tsonga vacilou. Com uma dupla falta, perdeu o saque e o primeiro set: 7/5.

Outra dupla falta do francês deu a Djokovic a primeira quebra do segundo set. Assim como na primeira parcial, Djokovic abriu 3/0. Desta vez, porém, Tsonga já se mostrava irritado por causa de uma bola que desviou ao tocar no saibro. Deixando a tática de lado, o francês se precipitou em vários pontos e cometeu seguidos erros. Nole disparou no placar, abrindo 5/0. Sem bobear, o número 1 fez 6/1 e se garantiu nas semifinais.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/05/djokovic-passa-por-tsonga-e-espera-por-federer-nas-semifinais-em-roma.html

Vítor Júnior ressurge no Bota e se diz pronto para enfrentar o São Paulo

Contratado por empréstimo até o fim do ano, ex-jogador do Corinthians pode ser titular na estreia do time no Brasileiro, domingo, no Engenhão

Por Thales Soares Saquarema, RJ

Vitor Junior, Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Vítor Júnior disputa vaga com Elkeson no Botafogo(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Depois de um período de quatro meses entregue ao esquecimento no Corinthians, Vítor Júnior pode receber uma grande chance no Botafogo logo na abertura do Campeonato Brasileiro. Escalado como titular nos dois últimos treinamentos em Saquarema, o meia se prepara para iniciar o jogo com o São Paulo, domingo, no Engenhão.

Contratado por empréstimo até o fim do ano, Vítor Júnior já disputou um jogo pelo Botafogo, mas entrando nos minutos finais da derrota por 2 a 1 para o Vitória, que tirou o time da Copa do Brasil. Agora, se diz pronto para corresponder.

- Sair jogando assim dá mais confiança. Estou pronto para dar o meu máximo - afirmou Vítor Júnior, que se destacou no Brasileiro do ano passado pelo Atlético-GO, mas conquistou o técnico Oswaldo de Oliveira no Japão. - Se receber essa chance, será pelo passado recente. O treinador me viu no Japão e conhece minhas características, acho que me encaixo bem no que ele vinha buscando.

Vítor Júnior está em vantagem na disputa da vaga de titular com Elkeson, por ser o substituto imediato de Andrezinho. Mas os dois até podem jogar juntos caso o volante Renato seja vetado, com dores no tornozelo esquerdo. Oswaldo de Oliveira elogiou o desempenho da dupla nos treinamentos realizados nesta semana.

- O Elkeson treinou muito bem essa semana, mas, para a função que o Andrezinho fazia, vejo o Vítor Júnior mais com essa característica. No entanto, ele jogou pouquinho, só uma vez. Tenho que analisar de que forma vou montar a equipe - comentou Oswaldo.

Além da dúvida com relação a Renato, Oswaldo não poderá contar com o zagueiro Antônio Carlos, com um edema ósseo no joelho direito, o volante Marcelo Mattos, com dores na coxa direita, e Andrezinho, com um estiramento na coxa esquerda.

Para estreia, o time do Botafogo deve ser escalado com Jefferson, Gabriel, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato (Elkeson), Fellype Gabriel, Vítor Júnior e Maicosuel; Loco Abreu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/vitor-junior-ressurge-no-bota-e-se-diz-pronto-para-enfrentar-o-sao-paulo.html

Com propostas na mão, Botafogo deve emprestar Jobson ao Náutico

Barueri e mundo árabe também mostram interesse em contar com atacante

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Treinando à parte desde que foi afastado por indisciplina, Jobson deve deixar o clube em breve. O Botafogo recebeu duas propostas de empréstimo até o fim do ano pelo atacante. A primeira, do Grêmio Barueri, já foi recusada pela diretoria, mas a segunda, do Náutico, interessa. Assim, o clube pernambucano, que está na Série A do Brasileirão, deve mesmo ser o destino do alvinegro. Equipes do mundo árabe fizeram sondagens, mas até agora não há nada oficial.
O problema é que Jobson quer ficar no Botafogo. O jogador já conversou com o gerente Anderson Barros e ainda deve se reunir com o técnico Oswaldo de Oliveira, na próxima semana. A diretoria alvinegra, no entanto, tentará convencê-lo de que o melhor caminho é mudar de ares.

Neste ano, foram dois momentos de problema: primeiro, no início de abril, uma discussão com o fisiologista Altamiro Bottino, que rendeu uma breve suspensão e uma multa. Depois, faltas em treinos para finalizar sua recuperação de uma lesão na coxa direita, na altura do glúteo.
O Botafogo chegou a cogitar rescindir o contrato de Jobson, mas desistiu devido à multa rescisória. Como o contrato vai até março de 2015, ela ultrapassa R$ 2 milhões. Há também a questão humana. A ideia é colocá-lo em vitrines que possam erguê-lo novamente. A princípio, o atacante ficaria em tempo integral na sede de General Severiano até sua situação ser resolvida.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/05/botafogo-recebe-propostas-e-deve-emprestar-jobson-ao-nautico.html

Com a garra uruguaia, 'Loquito' dá os primeiros passos em berço de joias

Nascido no México, Diego, segundo filho de Abreu, diz que costuma ser zagueiro, idolatra Neymar e Messi e não sabe em que seleção jogaria

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

A falta de presença de área, compensada pelo fôlego interminável nos quatro cantos do gramado, pode até confundir, mas a irreverência e a garra ao estilo do pai não escondem que Diego, esguio garoto matriculado na escolinha comandada por Gonçalves, é filho de Loco Abreu. Aos oito anos, "Loquito", como é chamado pelos coleguinhas, dá seus primeiros passos no futebol (confira o vídeo ao lado), ainda sem qualquer peso sobre os ombros. Segundo avaliação da família, pode ter futuro. Mas, evidentemente, é cedo para dizer se o Botafogo terá um sucessor para seu maior ídolo atual, concorda Paola, a típica mãe coruja.

- Ele (Loco) não elogia muito, até para o Diego não ficar cheio de si. Mas comentamos entre nós. Vamos ver, ainda é muito novo - diz.

Três vezes por semana - segundas, quartas e sextas-feiras -, o segundo descendente do camisa 13 comparece às aulas do professor Edilvânio. Agitado, é um dos que não param quietos, mas é disciplinado e não cria problemas. Na hora em que a bola rola, a pilha aumenta. No dia em que a reportagem do GLOBOESPORTE.COM assistiu a um de seus treinos, Diego, que é destro, jogou como atacante na maior parte do tempo, mas, segundo o próprio, "foi porque o time estava desfalcado". Até de goleiro teve de ser improvisado, sem muita empolgação. Normalmente, é posicionado na zaga e aproveita-se da estatura, superior à média, para evitar os gols.

Esposa Loco Abreu Paola filhos Diego Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Diego Abreu, com a mãe Paola e os gêmeos Franco e Facundo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
- Ele não tem muita técnica, mas incorpora bem o estilo uruguaio, aguerrido, e consegue participar bastante dos coletivos. Pode evoluir, sem dúvida. Os próximos anos serão decisivos para saber. É preciso ter disposição e incentivo também. Agora é mais desfrutar - afirmou o ex-zagueiro Gonçalves, que também tem lugar cativo na história alvinegra.
Se depender das referências, Abreu parece ter escolhido o local certo para desenvolver tal aptidão no filho. A academia localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, é um verdadeiro berço de joias. Os laços de amizade no meio engrossaram a lista de crias ilustres da escolinha. Romarinho (filho de Romário, nos juniores do Vasco), Matheus (filho de Bebeto, nos juniores do Flamengo), Renan (filho de Donizete, nos juniores do Flamengo), Thiago Alcântara e Rafinha (filhos de Mazinho, profissional e juniores do Barcelona, respectivamente), além de Adryan (juniores do Flamengo e Seleções de base) e Guilherme Costa (juniores do Vasco e Seleções de base) são alguns dos exemplos de sucesso que trilharam este caminho.

Diego filho Loco Abreu escolinha Gonçalves   (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Diego (agachado no centro) e seu time, ao lado do
ex-zagueiro Gonçalves e do professor, Edilvânio
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
- Essa aproximação é legal e importante para o nosso trabalho, incentiva os meninos. Fiz muitos amigos no futebol, levávamos nossos filhos para as mesmas festinhas de aniversário, e o pessoal confia em mim. Nem sempre os pais podem vir, como o Loco, que até costuma trazer o Diego. Então, saber qual é a linha de trabalho é um diferencial - frisou Gonçalves, cujos herdeiros Marcela e Matheus não seguiram o mesmo caminho.

Recentemente, o esforço do vice-campeão mundial em 1998 e sua equipe foi reconhecido pela Câmara dos Vereadores, que homenageou a instituição pelo resultado obtido na primeira competição internacional, em que atingiu o vice-campeonato, deixando outros 98 adversários para trás, após vários títulos locais. A derrota foi para uma escolinha do Canadá, mais bem desenvolvida fisicamente. Em processo para ser gestor esportivo, Gonçalves toca o projeto há 15 anos. Ele concilia seu tempo com as aulas paralelas de showbol.
Em nome dos filhos
Uma das maiores preocupações de Loco Abreu é deixar um legado de sua trajetória aos filhos. Valentina, de 12 anos, e Diego têm tido o privilégio de conferir os feitos do pai. Mas os gêmeos, Franco e Facundo, de três anos, não o acompanharão em ação. Por isso, os 236 gols contabilizados em campeonatos de Primeira Divisão, reconhecidos pela Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS), que o colocam entre os dez maiores em atividade, são tratados com importância. Ainda assim, por causa da força dos fenômenos atuais, Diego não se inspira em Loco quando veste a camisa. A não ser em alguns trejeitos característicos.

Diego filho Loco Abreu escolinha Gonçalves   (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Nada de moleza: por falta de goleiro, Diego teve de
revezar (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
- Não gosto muito de jogar pelo alto, prefiro chutar. Claro que vejo e torço pelo meu pai. Mas meus ídolos são Neymar e Messi. E eu vou jogar pelo Barcelona ou... pelo Chelsea! - sonha o menino, enaltecendo os rivais de uma das semifinais da Liga dos Campeões desta temporada, sem dar muita bola para o Botafogo ou para o Nacional-URU, clube de coração do pai.
Na realidade, outra dúvida insiste em pairar na cabeça de Diego. Nascido no México, é filho de uruguaios, já morou na Argentina, na Espanha e na Grécia, antes de vir para o Brasil, onde foi alfabetizado e fala a língua fluentemente - além do espanhol e dos estudos do inglês. Questionado a respeito de qual seleção escolheria, hesitou, mas mostrou presença de espírito para não magoar os países que o acolheram.
- Hmm... onde eu tiver mais amigos na época - diverte-se, sem saber, claro, que precisaria de um processo de naturalização para deixar a veia mexicana de lado definitivamente.
Vez por outra, o herdeiro da camisa 13 - que usou a 34 no treino - aparece nos trabalhos do elenco do Botafogo e já foi figurinha carimbada no Engenhão durante um período. Com a chegada de mais um Campeonato Brasileiro, Loco e companhia esperam melhor sorte na sequência da temporada, após novo fracasso nas competições do primeiro semestre. A estreia é neste domingo, contra o São Paulo, no Rio, e Loquito está convidado para marcar presença.


Diego filho Loco Messi Barcelona (Foto: Arquivo Pessoal)Sorridente, Diego em visita ao CT do Barcelona: com a irmã Valentina, foto ao lado do ídolo Messi. Loco, que jogou com Guardiola, então técnico do time, levou os filhos à Espanha nas férias (Foto: Arquivo Pessoal)
 
 FONTE:

Renato trata campanha no Engenhão como primeiro passo para o sucesso

Volante do Botafogo lembra a importância de manter um bom rendimento no estádio durante o Brasileiro. Estreia será domingo, contra o São Paulo

Por Thales Soares Saquarema, RJ

estádio Engenhão decisão Botafogo x Fluminense (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Engenhão: Botafogo ganhou 41 pontos no estádio no Brasileiro de 2011 (André Casado/Globoesporte.com)
 
No Campeonato Brasileiro de 2011, o Botafogo teve um bom aproveitamento no Engenhão. O time disputou 21 jogos no estádio, com 12 vitórias, cinco empates e apenas quatro derrotas, conquistando 41 de seus 56 pontos na competição. Esse rendimento é o que se espera para a edição deste ano, que começa domingo, contra o São Paulo, justamente no mesmo palco.
Os jogadores mais experientes sabem a importância de manter um bom rendimento jogando em seu estádio. Esse é o primeiro passo para uma boa campanha para encerrar a longa busca do time por uma vaga na Taça Libertadores, que o time consegue desde 1995, quando foi campeão brasileiro.

- Temos de fazer prevalecer o fator casa no Campeonato Brasileiro e manter uma regularidade. O Corinthians é uma prova disso, que resultou na conquista do título no ano passado - afirmou o volante Renato, que completou 33 anos na terça-feira e já conquistou duas vezes o Campeonato Brasileiro, ambas pelo Santos.

Temos de fazer prevalecer o fator casa no Campeonato Brasileiro e manter uma regularidade. O Corinthians é uma prova disso, que resultou na conquista do título no ano passado"
Renato
 
Para o Botafogo se reerguer, o primeiro passo é esquecer alguns fatos que aconteceram neste começo de temporada. O time conseguiu ficar 23 jogos invicto, mas sucumbiu diante do Fluminense, perdendo os dois confrontos da final do Campeonato Carioca, e do Vitória, que o tirou da Copa do Brasil.

- Vamos estrear na competição mais importante do país. É um campeonato longo, difícil. Chegamos perto dos nossos objetivos, mas temos que esquecer isso para entrarmos renovados no Brasileiro. Nosso elenco é de qualidade e demos prova disso - afirmou Renato.
No Brasileiro do ano passado, o Botafogo esteve perto de brigar pelo título, mas uma sequência de maus resultados acabou com a esperança de disputar até uma vaga na Libertadores. Renato espera que o grupo tenha aprendido a lição.

- Com certeza, quem está no Botafogo, tem que entrar em campo brigando e almejando coisas grandes. Assim é que funciona um clube grande - disse Renato.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/renato-trata-campanha-no-engenhao-como-primeiro-passo-para-o-sucesso.html

Oswaldo comanda coletivo no Botafogo, e Renato é poupado

Volante faz trabalho na piscina ao lado de Andrezinho, mas não é problema para o jogo contra o São Paulo, domingo. Lennon se machuca

Por Thales Soares Saquarema, RJ

loco abreu botafogo treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Loco no treino do Bota em Saquarema
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
No último treinamento do Botafogo no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema, o técnico Oswaldo de Oliveira comandou um coletivo para fazer os últimos ajustes no time antes da estreia no Campeonato Brasileiro, domingo, contra o São Paulo, no Engenhão. O problema foi a ausência de Renato, poupado com dores no tornozelo esquerdo, que trabalhou na piscina ao lado de Andrezinho, mas não preocupa o departamento médico.
Sem ele, Oswaldo colocou Fellype Gabriel como segundo volante e escalou o trio de meias com Maicosuel, Vítor Júnior e Elkeson. Um dia antes, o treinador deu a entender durante o treino tático que Elkeson ficaria fora do time com Renato à disposição.

Durante o coletivo, os jogadores procuram se entender falando bastante. Loco Abreu chegou a se irritar em um determinado momento com o posicionamento defensivo do time e reclamou ostensivamente com os companheiros antes de uma cobrança de escanteio.

Para o jogo de domingo, Marcelo Mattos, Antônio Carlos e Andrezinho estão vetados. Se mantiver a formação do coletivo e contando com Renato, o técnico Oswaldo de Oliveira deve escalar Jefferson, Gabriel, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Fellype Gabriel, Vítor Júnior e Maicosuel; Loco Abreu.

A nota negativa do treinamento foi a saída de campo do lateral-direito Lennon, que estava atuando improvisado do lado esquerdo. Contratado recentemente junto ao Vila Nova-GO, ele teve uma torção forte no tornozelo direito e deixou o campo chorando. O departamento médico ainda vai avaliar se houve uma lesão mais grave.


renato andrezinho botafogo treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Renato e Andrezinho fazem trabalho na piscina (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

lennon botafogo treino contusão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Lenno recebe atendimento após se machucar  (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
FONTE:

Pennetta abandona, e Serena tem vitória rápida rumo à semi em Roma

Americana ex-número 1 acumula 17 vitórias seguidas no circuito mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Roma

Serena Williams passou pouco tempo em quadra nesta sexta-feira. Diante de uma lesionada Flavia Pennetta, a americana jogou menos de cinco games completos e conquistou uma vaga nas semifinas do WTA de Roma. Pennetta, em casa, abandonou a partida com uma lesão no punho.

Flavia Pennetta tênis Roma quartas (Foto: Reuters)Flavia Pennetta vai à rede e abandona o jogo contra Serena Williams (Foto: Reuters)
 
A italiana pediu atendimento médico logo depois do terceiro game. Serena, com uma quebra de vantagem, liderava por 3/0. Pennetta teve o punho direito enfaixado e voltou para a quadra. Perdeu o serviço no quarto game e abandonou no meio do quinto.

O triunfo desta sexta foi o 17º seguido de Serena Williams no circuito mundial. A ex-número 1 do mundo e atual sexta colocada no ranking não perde desde o WTA de Miami, em março. Desde então, ela conquistou os títulos dos WTAs de Charleston e Madri e também somou duas vitórias defendendo os Estados Unidos na Fed Cup.

Sua próxima adversária em Roma sairá do jogo entre a chinesa Na Li (9 do mundo) e a eslovaca Dominika Cibulkova (17).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/pennetta-abandona-e-serena-tem-vitoria-rapida-rumo-semi-em-roma.html

No ataque, Nadal derruba Berdych e vai às semis no Masters de Roma

Pentacampeão do torneio duela com o compatriota Ferrer por vaga na final

Por SporTV.com Roma

Desde o começo do jogo, Rafael Nadal deixou claro. Quando Tomas Berdych não encaixasse o primeiro serviço, o espanhol ditaria os pontos. Foi assim, agredindo mais, que o número 3 do mundo chegou à uma vitória maiúscula nesta sexta-feira, no Masters
 1.000 de Madri. Com 34 winners, Nadal aplicou 6/4 e 7/5 em coma do número 7 do mundo.
Rafael Nadal tênis Roma 2r quartas (Foto: EFE)Rafael Nadal disparou 34 golpes vencedores nesta sexta-feira, diante de Berdych (Foto: EFE)
 
O resultado coloca o pentacampeão do torneio (2005-'07 e '09-'10) mais uma vez nas semifinais em Roma. Seu adversário este ano será o compatriota David Ferrer (6 do mundo), que vem de vitória por 7/6(4) e 6/3 em cima do francês Richard Gasquet (22).

Derrotado nas oitavas de final do Masters de Madri, disputado no saibro azul, Nadal continua soberano no saibro vermelho. Ao derrotar Berdych, o espanhol chegou à 24ª vitória seguida na superfície. Sua última derrota no piso foi há quase um ano, na final de Roma, diante de Djokovic.

Ataque rápido
Nadal começou pressionando Berdych já no primeiro game, atacando antes que o adversário conseguisse impor suas pancadas de fundo de quadra. Com dois forehands de dentro para fora, o espanhol quebrou o saque do tcheco rapidamente. O número 7 do mundo só teve um break point em toda a parcial, e Nadal se salvou brilhantemente. O espanhol terminou o set com mais bolas vencedoras (15 a 12) e fechou em 6/4.

Sacando melhor na segunda parcial, Berdych emparelhou o jogo. Salvou um break point no primeiro game e teve uma chance de quebra no quarto - que não conseguiu converter. No sexto game, o tcheco finalmente aproveitou as chances e, com um slice na cruzada, pegou Nadal no contrapé e obteve a quebra. A vantagem, contudo, durou pouco. Bastou um game ruim de Berdych no saque para que o espanhol e recuperasse. O número 7 ainda salvou dois break points, mas deu uma curtinha no terceiro e viu Nadal alcançar a bola e matar o ponto.

O bom momento de Berdych ficou para trás, e Nadal voltou a levar vantagem na maioria dos pontos. O espanhol teve chance de quebra no nono game, mas não aproveitou. No 11º, Berdych não resistiu. Sem manter os 82% de aproveitamento da saques que conseguiu na primeira metade da parcial, o tcheco viu Nadal voltar a atacar com sucesso e chegar à quebra decisiva.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/05/no-ataque-nadal-derruba-berdych-e-vai-semis-no-masters-de-roma.html

Com Ricardinho, Brasil estreia na Liga Mundial contra a Polônia

Competição, que está sendo realizada em Toronto (Canadá), servirá
de preparação para os Jogos de Londres. Duelo é nesta sexta, às 21h

Por GLOBOESPORTE.COM Toronto, Canadá

Com o levantador Ricardinho de volta após quase cinco anos, a seleção brasileira masculina de vôlei estreia na Liga Mundial 2012, que está sendo realizada em Toronto (Canadá), diante da equipe da Polônia, nesta sexta-feira, no Ricoh Coliseum. O duelo será transmitido ao vivo pelo SporTV, às 21h. A competição vai servir como preparação do time verde-amarelo para os Jogos de Londres.

O Brasil, que está no grupo B do torneio, vai enfrentar, além da Polônia, as seleções do Canadá e da Finlândia, nos dias 19 e 20 de maio, respectivamente. No novo formato da competição, a cada fim de semana, os times jogarão todos contra todos dentro de seus respectivos grupos, em um único país. O técnico Bernardinho falou sobre o primeiro adversário da seleção brasileira e espera um confronto equilibrado logo na estreia.

vôlei Brasil seleção Toronto (Foto: Divulgação / CBV)Bernardinho conversa com os jogadores da seleção brasileira no treino em Toronto (Foto: Divulgação / CBV)
 
- É o nosso primeiro jogo oficial da temporada, contra a Polônia, uma equipe fortíssima e isso é um complicador. Nosso ritmo de jogo ainda não foi adquirido e jogaremos em menos de 24 horas entre um jogo e outro, o que considero prejudicial. Mas vamos ter que lidar com isso. A Polônia está com a equipe completa, a mesma que foi vice-campeã na Copa do Mundo do ano passado, e é uma das fortes candidatas na briga por medalhas em Londres - afirmou o treinador brasileiro.

vôlei ricardinho seleção brasil saquarema treino (Foto: Agência Reuters)Depois de quase cinco anos, Ricardinho está de
volta à seleção nesta Liga Mundial (Foto: Reuters)
 
A seleção brasileira está no Canadá com os levantadores Bruno e Ricardinho, os opostos Wallace e Theo, os centrais Sidão, Lucão, Rodrigão e Éder, os ponteiros Dante, Thiago Alves, João Paulo Bravo, Lucarelli e Mauricio e o líbero Serginho. Leandro Vissotto, Giba e Murilo, que ainda se recuperam de lesão, não viajaram e ficaram trabalhando no CT de Saquarema.
Para o ponteiro Dante, um dos mais experientes do grupo aos 31 anos, todos os adversários do grupo exigem cuidados.

- Temos que prestar bastante atenção aos três times. Temos falado muito sobre a Polônia que, claro, é uma das favoritas, mas os outros também exigem atenção. A Finlândia já ganhou do Brasil, tem um volume de defesa muito alto e joga muito bem taticamente. E o Canadá tem um jogo muito bom e que sabe minar muito bem o adversário - destacou Dante.

Depois do Canadá, as quatro seleções se enfrentarão em Katowice, na Polônia, nos dias 1, 2 e 3 de junho. A terceira etapa será em São Bernardo do Campo (SP), no Brasil, nos dias 8, 9 e 10 de junho. E na quarta etapa as quatro equipes jogarão em Tampere, na Finlândia, nos dias 15, 16 e 17 de junho. A fase final acontecerá de 4 a 8 de julho, em Sofia, na Bulgária.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/com-ricardinho-brasil-estreia-na-liga-mundial-contra-polonia.html

nspirado em seu retorno ao Brasil, Giba quer 'alavancar' vôlei argentino

Contratado pelo Drean Bolivar, no qual conhece o técnico Javier Weber, ponteiro de 35 anos exalta qualidade do esporte no país vizinho

Por SporTV.com Saquarema, RJ

Com passagem marcada para a Argentina, onde fechou contrato para defender o Drean Bolívar, Giba espera ajudar a desenvolver o esporte no país à imagem do que ocorreu na Superliga em suas últimas três temporadas. A partir de 2009, quando o ponteiro e outros atletas importantes retornaram ao Brasil, a competição tornou-se mais competitiva, ganhou investimentos e os negócios dos clubes se expandiram.
- Vai ser muito bom, pricipalmente para dar uma alavancada no vôlei argentino e trazer novas empresas, como quando a gente voltou para o Brasil. Se a gente lembrar, os investimentos estavam de médio para baixo porque estava todo mundo fora do país. Quando o Gustavo, eu, Rodrigão e Marcelinho fomos para o Pinheiros, o mercado deu um boom enorme, e eu fico muito feliz. Muito feliz de ajudar o esporte. Tenho certeza de que isso provavelmente deva acontecer na argentina - disse o jogador em entrevista ao "SporTV News".
O processo de contratação foi uma coisa bem rápida, até porque o Weber é o técnico e eu joguei uma temporada com ele junto"
Giba
Esta será a terceira experiência internacional de Giba. Em 2001, ele deixou o Brasil para jogar na Itália, defendendo o Ferraro e Cuneo, e passou pela Rússia antes de regressar ao país, em 2009. Segundo o jogador, a decisão de atuar na Argentina foi favorecida pelo fato dele já conhecer o técnico do Dream Bolívar, Javier Weber, com quem teve contato na Europa.

- O processo de contratação foi uma coisa bem rápida, até porque o Weber é o técnico e eu joguei uma temporada com ele junto. Enfim, três, quatro temporadas contra, mas tive o prazer de conhecê-lo. E quando ele me ligou a gente conversou, quarta nós conversamos, sábado eu fui para Buenos Aires e domingo voltei com o contrato.

A página do Drean Bolívar já promoveu a chegada de Giba em seu site como um reforço a nível de ídolo mundial. O jogador, por sua vez, já postou uma foto na internet posando com a camisa do time. Ele acredita encontrar uma liga competitiva no país.
- A gente vê o crescimento que a seleção argentina teve nos últimos anos fazendo final four da Liga Mundial, incomodando o tempo inteiro os adversários teoricamente grandes, alguma coisa tem. É uma geração que vem junto desde as categorias de base e o Weber, conhecendo ele, eu sei que o trabalho dele é um trabalho árduo, duro, é para perfeição.
Aos 35 anos, Giba só deve se apresentar ao Drean Bolívar após o fim dos Jogos Olímpico de Londres-2012. No momento, ele se encontra em fase final de recuperação de uma cirurgia na tíbia da perna esquerda e vai desfalcar a seleção brasileira na primeira semana da Liga Mundial, entre os dias 18 e 20 deste mês.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2012/05/inspirado-em-seu-retorno-ao-brasil-giba-quer-alavancar-volei-argentino.html

De virada, Grêmio supera Bahia e leva boa vantagem para o Olímpico

Vitória por 2 a 1, no encontro de Luxa e Falcão, deixa time gaúcho perto da semifinal da Copa do Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador

O Grêmio largou com grande vantagem no confronto contra o Bahia por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira, mesmo jogando fora de casa, ganhou por 2 a 1, de virada, manteve os 100% na competição e continuou firme no sonho de ser pentacampeão e voltar à Libertadores.

O resultado, no estádio de Pituaçu, em Salvador, significou também a vitória de Vanderlei Luxemburgo diante do amigo Paulo Roberto Falcão. Na próxima quinta, em Porto Alegre, o Grêmio se classifica até com derrota por 1 a 0. O Bahia precisa vencer por dois gols de diferença ou por um a partir do 3 a 2. Em caso de 2 a 1 para os baianos, a decisão vai para os pênaltis.
Antes, porém, as equipes se preparam para estrear no Brasileirão no mesmo dia e horário: 
domingo, às 18h30min (de Brasília). O Bahia recebe o Santos, e o Grêmio desafia o Vasco.

Fernando gol Grêmio (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)Fernando marcou o primeiro gol do Grêmio (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)
 
Gols na sorte
O primeiro tempo reviveu uma frase tão clichê quanto verdadeira: nem sempre o melhor vence no futebol. Apesar de jogar fora de casa, o Grêmio mandou no jogo. Finalizou dez vezes ao gol de Marcelo Lomba e teve 61% de posse de bola contra, respectivamente, duas conclusões e 39% de controle do rival. Mas quem disse que a justiça impera dentro das quatro linhas?
Pois o Bahia, aparentemente nervoso em campo, só abandonou os erros de passe, os chutões da defesa ao ataque e reclamações entre jogadores em um único lance. O do gol. Pela direita, Gabriel, melhor jogador de Falcão, foi à linha de fundo e contou com a sorte. Gilberto Silva tentou tirar, a bola rebateu em Victor e sobrou para Júnior abrir o placar: 1 a 0 aos 19 minutos.
Quando, então, parecia que o time de Falcão iria aproveitar o embalo do título estadual, conquistado domingo contra o Vitória, o Grêmio manteve a superioridade. Marcelo Moreno, Marco Antonio e Léo Gago perderam boas chances. E, igualmente com sorte, conseguiu empatar e reparar a desvantagem. Aos 38, Fernando, quiçá o atleta mais regular de Luxa, bateu falta, a boladesviou em Rafael Donato e enganou Marcelo Lomba: 1 a 1.

Troca de papéis
Fahel Bahis x Grêmio (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)Fahel e Souza disputam bola no Pituaçu
(Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)
 
As duas equipes deram a pinta de ter invertido os uniformes no segundo tempo. O Bahia parecia o Grêmio, e o Grêmio, o Bahia. Falcão adotou com sucesso a mesma tática de Luxa da etapa inicial: marcação sob pressão. Encurralou o rival no campo defensivo e só não fez gol por má pontaria e boa jornada de Victor.
Rafael Donato, de cabeça, e Titi, de bate pronto, ambos na pequena área, quase marcaram. O primeiro errou o alvo e o segundo parou no goleiro gremista. A única diferença da partida foi que o Grêmio soube suportar a pressão. E, no contragolpe, virou o jogo. Aos 27, após uma saída errada de Marcelo Lomba, Marco Antonio bateu cruzado, e Naldo desviou para o gol: 2 a 1.
A desvantagem no placar murchou os donos da casa. A busca pelo empate foi desorganizada. O ataque foi na base dos chutões. E o Grêmio soube administrar. Virou o único time 100% na competição, e o Bahia conheceu a primeira derrota em casa na temporada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2012/05/de-virada-gremio-supera-bahia-e-leva-boa-vantagem-para-o-olimpico.html

Com um a menos, Flu perde do Boca por 1 a 0 em noite de Cavalieri

Tricolor segura pressão na Bombonera e terá de vencer por dois gols de vantagem no Rio para avançar para a semifinal sem depender de pênaltis


A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Apesar da derrota por 1 a 0 para o Boca Juniors, o prejuízo até que não foi grande. Já com os desfalques de Fred, Deco, Wellington Nem, Diguinho e Valencia, todos se recuperando de lesão, o Fluminense ainda perdeu Carlinhos, expulso aos 34 minutos do primeiro tempo. Com um jogador a menos, contou com uma atuação inspirada de Diego Cavalieri, autor de duas defesas cinematográficas. Os argentinos suaram para conseguir o resultado na Bombonera, na partida de ida das quartas de final da Taça Libertadores, e tiraram o zero do placar no início da segunda etapa, com Mouche.

Durante e após a partida, os tricolores reclamaram muito da arbitragem do colombiano José Buitrago, sobretudo de um pênalti não marcado no fim do primeiro tempo, quando Roncaglia pôs o braço na bola dentro da área. Também houve queixas quanto à expulsão de Carlinhos e à não expulsão de Schiavi, que agrediu Marcos Junior e Bruno.

O cartão vermelho para o seu lateral-esquerdo obrigou o Flu, após um início promissor na partida, a adotar uma postura defensiva. Foram apenas quatro conclusões a gol, três delas de fora da área, contra 11 do adversário. 

Para conseguir a classificação para a semifinal, o Fluminense precisará ganhar por dois gols de diferença no Engenhão, na próxima quarta-feira (às 19h30m). Se fizer 1 a 0, a decisão será nos pênaltis. Qualquer outra vitória por um gol de diferença não será suficiente, por causa do critério de gols fora de casa. 

A princípio, o adversário do vencedor deste confronto será Libertad-PAR ou Universidad de Chile. No entanto, se o Tricolor se classificar, e o Santos, não, o rival do time carioca será Vasco ou Corinthians. Caso Boca e Vélez Sarsfield se classifiquem, eles terão obrigatoriamente que medir forças na semifinal. O regulamento da Conmebol indica que, se dois times do mesmo país chegam à semi, precisam se enfrentar.

Flu começa o jogo com personalidade
Quem esperava uma blitz do Boca no início da partida se enganou redondamente. O time da casa parecia querer estudar o seu adversário, que entrou com personalidade em campo, tomando as iniciativas de ataque. O Fluminense, que na fase de grupos venceu o Boca por 2 a 1 na Bombonera e foi derrotado por 2 a 0 no Engenhão, mostrava-se mais perigoso e quase marcou aos 12 minutos. Após tentativa de passe de cabeça de Wagner, Jean aproveitou recuo fraco de Erviti e se antecipou a Orión. A bola passou raspando a trave direita do goleiro. Um minuto depois, Rafael Moura por pouco não alcançou na pequena área um cruzamento rasteiro de Rafael Sobis.

Timidamente, a equipe da casa ia ao ataque e só conseguiu uma boa chance, aos 16, numa cobrança de falta feita por Riquelme da direita que Roncaglia completou, pressionado. Diego Cavalieri salvou com o pé direito para escanteio. O lance animou o Boca, que logo em seguida teve nova chance em chute de Roncaglia, que Cavalieri não segurou, e Cvitanich quase completou. A blitz demorou, mas chegou: aos 21, Cvitanich perdeu outra grande chance cabeceando livre, no meio da zaga tricolor, por cima.

Cavalieri e Cvitanich , Boca Juniors x Fluminense (Foto: Agência AFP)Cavalieri, o destaque do jogo, observa Cvitanich reclamar da arbitragem (Foto: Agência AFP)
 
A partir daí, a partida ganhou a configuração que se esperava desde o princípio: a equipe argentina em cima e a brasileira entrincheirada, esperando o momento certo para contra-atacar. O Boca tinha dificuldades para se infiltrar, mas ganhou um presente aos 34: Carlinhos, que já havia recebido cartão amarelo, meteu o braço esquerdo na bola, ganhou o segundo e foi expulso de campo pelo árbitro colombiano José Buitrago.

Abel pôs imediatamente Thiago Carleto para aquecer, mas, em dúvida sobre quem tiraria, demorou a recompor o seu lado esquerdo, justamente por onde o time da casa criava suas melhores jogadas. Foi por ali que Mouche bateu de virada de dentro da área, obrigando Cavalieri a fazer difícil defesa, aos 40. Enquanto o técnico do Flu pensava, Wagner jogava (mal) improvisado na lateral esquerda.

O Boca martelava, e aos 43 teve duas chances seguidas: a primeira em chute de fora da área de Riquelme, e logo depois com Schiavi, que completou cruzamento da direita dentro da área e viu Cavalieri defender milagrosamente. O Flu só respirou um pouco no finzinho do primeiro tempo e reclamou de pênalti de Roncaglia, que saltou de costas na pequena área com o braço direito esticado para impedir uma possível cabeçada de Anderson. A bola tocou no braço do argentino, mas o árbitro deu escanteio e logo depois deu fim ao primeiro tempo.

Boca marca no início da etapa final
Na volta para o segundo tempo, finalmente Abel pôs Carleto para jogar, no lugar de Sobis. Já Julio César Falcioni substituiu o volante Erbes pelo atacante Nicolás Blandi. Embora o Boca não tenha iniciado com uma pressão forte, logo aos seis minutos chegou ao gol: Cvitanich lançou Mouche, que na área, pelo lado esquerdo, bateu cruzado e pôs a bola no canto esquerdo de Cavalieri. O lance levantou a torcida, incluindo três espectadores ilustres: Carlitos Tevez (atacante do Manchester City), Martín Palermo e Abbondanzieri (ambos já aposentados), todos com passagem marcante pelo Boca.

A saída para o Flu passou a ser se defender com um forte bloqueio no meio do campo e tentar partir para os contragolpes com velocidade. Porém, só a primeira parte era razoavelmente bem feita, pois pouco conseguia sair do setor defensivo. Aos 20, Riquelme achou Mouche no meio da zaga do Flu, perto da pequena área, mas em vez de tocar para Blandi, que estava de frente para o gol, tentou o chute de virada e acertou Gum. Logo depois, Marcos Junior, a opção de velocidade para os contra-ataques, entrou no lugar de Rafael Moura.

Pablo Mouche, Boca Juniors x Fluminense (Foto: Agência EFE)Com Abel ao fundo, Mouche comemora o gol da vitória do Boca sobre o Flu (Foto: Agência EFE)
 
Mal o garoto entrou, levou uma braçada no rosto de Schiavi, que logo depois pisou no braço direito de Bruno, caído no gramado. Tudo isso sem receber um cartão amarelo sequer. O ímpeto do time argentino arrefecera, e o Tricolor pôde se aventurar no ataque. No entanto, aos 29, numa cobrança de falta feita por Mouche com um lançamento na área, a zaga do Flu tentou colocar o ataque adversário em impedimento. Mas Schiavi veio de trás e chutou de primeira. Mais uma vez Cavalieri salvou.

Logo em seguida, Anderson deu dois trancos com o braço direito em Mouche na linha de fundo, gerando desentendimento entre os jogadores e demonstrando bem o clima de guerra que já imperava em campo. O Boca ameaçava chegar ao segundo, e Abel resolveu segurar a derrota pelo placar mínimo: pôs o zagueiro Digão no lugar de Thiago Neves, aos 39.
A pressão era grande, mas o Boca parecia nervoso e pouco conseguia criar. Riquelme ainda deu um chute perigoso, aos 44, mas o Flu conseguiu até segurar a bola no seu ataque no fim da partida e um placar, que se não é bom, porque afinal foi derrotado, diante das circunstâncias é bem razoável e deixa o time com possibilidades claras de chegar à semifinal.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/libertadores-2012/17-05-2012/boca-juniors-fluminense.html

Santos 'quebra marca', joga mal e perde para o Vélez na Argentina

Desde a derrota no Mundial, contra o Barcelona, Peixe não passava um jogo em branco. Na volta, precisará vencer por dois gols de diferença
 
A CRÔNICA
por Marcelo Hazan

"Viu esse aqui? Ele é o nosso Neymar". A frase é de Sebastián Domínguez, direto da concentração do Vélez Sarsfield, apontando para "El Burrito" Martínez. Sem ver o camisa 7 dos argentinos em campo, parecia exagero. Desde que a bola rolou, porém, o atacante justificou boa parte do elogio. Neymar, o verdadeiro, por outro lado, não foi o de sempre. E assim o Santos saiu atrás na primeira partida das quartas de final da Libertadores, ao perder por 1 a 0, gol de Obolo, no estádio José Amalfitani. Esta é a primeira vez que o time passa em branco desde a final do Mundial, contra o Barcelona, no Japão.

Bem abaixo tecnicamente na primeira etapa e um pouco melhor na segunda - mas só um pouco -, o time de Muricy Ramalho esteve longe de seu normal. Neymar tentou pouco - mas tentou. E Ganso foi completamente omisso. E nas poucas vezes em que tentou passe, errou e armou contra-ataque para o adversário.
O Vélez, até por isso, dominou a partida, mesmo sem ser brilhante. Sempre contando com as boas jogadas de Martínez, disparado o melhor em campo. Obolo, após 16 jogos em jejum, desencantou - e só não fez outro por causa da boa atuação de Rafael.

Muricy até tentou mudar a dinâmica da partida usando Borges no lugar do apagado Alan Kardec. A intenção da alteração foi boa: usar o bom pivô do centroavante para segurar a bola na frente e triangular com Neymar e Ganso. Em alguns lances deu certo, mas não o suficiente para ameaçar Barovero. O técnico também substituiu Elano por Felipe Anderson, sem sucesso.
Na pressão da sua torcida, que encheu o estádio José Amalfitani, os argentinos repetiram o placar do Boca Juniors sobre o Fluminense. O Santos de Neymar não conseguiu superar o de Pelé para quebrar o pequeno tabu sem vitórias sobre o Vélez (agora, são quatro jogos, com duas derrotas e dois empates).

Com o resultado, o mais provável é que o Alvinegro decida mandar o jogo de volta, na próxima quinta-feira, na Vila Belmiro, onde tem 100% de aproveitamento: oito vitórias em oito partidas. A confirmação deve sair nesta sexta-feira. Pacaembu e Morumbi são as outras opções.
Para chegar à semifinal, o Peixe precisará de um triunfo por pelo menos dois gols de diferença. Em caso de repetição do placar, a vaga será decidida nos pênaltis.

Neymar, Velez x Santos (Foto: Agência Reuters)Marcação eficiente do Vélez praticamente anulou Neymar na primeira etapa (Foto: Agência Reuters)
'Chutões' para o ataque e Muricy irritado


Nem pressão nem o clima de guerra tão esperados pelos brasileiros em partidas decisivas de Libertadores na Argentina passaram perto do estádio José Amalfitani na noite desta quinta-feira. A festa dos donos da casa limitou-se a uma chuva de papéis picados promovida pela torcida na entrada da equipe no gramado, fato que acabou retardando o início do duelo em quase dez minutos.
Dentro de campo, um Santos totalmente irreconhecível nos primeiros 45 minutos. O tão elogiado poder ofensivo alvinegro ficou praticamente adormecido na primeira etapa, com apenas duas finalizações na primeira metade do jogo: uma de Elano, de longa distância, logo no primeiro minuto, e outra de Ganso, aos 19, que obrigou o goleiro Marcelo Barovero a fazer boa defesa.
Com uma forte e leal marcação, o Vélez conseguiu anular Neymar. Com confiança no setor defensivo nos primeiros minutos, os donos da casa foram se soltando aos poucos no ataque e começaram a arriscar mais. Aos 31 minutos, Fernandez invadiu a grande área pela direita e bateu cruzado para boa defesa de Rafael.
Quando Muricy cobrava mais toque de bola da equipe e menos "chutões" para o ataque, veio o castigo para os visitantes. Aos 35 minutos, após boa troca de passes do meio-campo do Vélez, Emiliano Papa cruzou da esquerda. A bola desviou em Elano e facilitou para Obolo, que se antecipou ao zagueiro Durval e deu um toque sutil de cabeça para tirar do alcance de Rafael: 1 a 0 e vantagem no marcador até o intervalo.

Adriano e Juan Martinez, Velez x Santos (Foto: Agência AP)Adriano disputa jogada com Martinez no meio-campo (Foto: Agência AP)
 
Neymar 'acorda', Ganso não
Para a segunda etapa, as duas equipes voltaram sem alterações. Mas lance logo no primeiro minuto mostrou que a postura do Santos seria diferente. Para fugir da marcação, Neymar passou a buscar a jogada no campo de defesa. Com o camisa 11 "acordado", o Peixe tentou a ser mais perigoso no ataque. E o atacante começou a ser perseguido pela defesa do Vélez, principalmente pelo zagueiro Cubero.
Aos quatro, Elano cobrou escanteio e quase surpreendeu Barovero, que teve trabalho para cortar o lance. No minuto seguinte, Neymar foi lançado na esquerda e tentou chutou cruzado, mas a zaga argentina afastou o perigo.
Sem a criatividade tradicional de Ganso, que teve atuação bem abaixo da média na Argentina, o Santos apostou nas jogadas individuais de Neymar para furar o bloqueio do Vélez Sarsfield. Apesar de criar mais no ataque, e pendurar o volante Cerro e o lateral Peruzzi, quem mais assustou foi o rival.
Obolo, em duas jogadas pelo alto, quase ampliou a vantagem dos donos da casa. Curioso é que o atleta, autor do gol do Vélez, atravessava um jejum de mais de 1.200 minutos sem marcar. Martínez e Fernandez, boas opções ofensivas do time argentino, assustaram nos arremates de longa distância. Aos 21, o meia tentou novo chute cruzado da direita e obrigou Rafael a fazer mais uma ótima defesa.
Nos minutos finais, com Borges no lugar de Alan Kardec, e Felipe Anderson na vaga de Elano, Muricy tentou dar mais velocidade ao ataque alvinegro, com mais presença de área entre os defensores do Vélez. Mas a tática de "desespero" não teve sucesso. O Peixe não chegou nem perto do gol argentino. E a torcida alvinegra torceu pelo fim do jogo, com derrota de apenas 1 a 0.

Alan Kardec, Velez x Santos (Foto: Agência AP)Alan Kardec teve atuação apagada e foi substituído no segundo tempo (Foto: Agência AP)
 

Fim de férias, velhos problemas: Gaúcho desliza, Zinho entra em ação

Ronaldinho chega a treino sob aparente efeito de álcool, pede para não treinar, mas vai a campo a pedido do diretor

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro e Recife

As férias forçadas do Flamengo chegam ao fim sem que o clube tenha conseguido eliminar antigos problemas. O maior deles: o comportamento de Ronaldinho Gaúcho. O camisa 10 até recebeu elogios internos pela postura adotada durante o período de 27 dias sem jogos, mas o atacante voltou a cometer deslizes nesta semana. O último deles na quarta-feira. No treino previsto para as 9h30m, ele chegou ao Ninho do Urubu no horário marcado e escoltado pelo carro de sua equipe de segurança, mas longe das condições ideais para trabalhar. Na avaliação de membros da comissão técnica, o jogador se apresentou aparentemente sob efeito de álcool.

 Alegou dores musculares e pediu para não treinar.

Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo de qunta-feira (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)
 
A atitude contrariou o diretor de futebol do clube, Zinho, e o restante da comissão técnica, inclusive Joel Santana. Recém-chegado, o dirigente procurou Ronaldinho e pediu que ele fosse a campo. Sob chuva, o jogador deu algumas voltas no gramado principal do CT com uma capa e capuz. Enquanto isso, o grupo disputava um coletivo, e o atacante Deivid ocupava o lugar do capitão ao lado de Vagner Love no ataque.

Apesar de a maioria do grupo não externar contrariedade com a suposta falta de compromentimento do principal jogador da equipe, algumas atitudes de Ronaldinho não têm agradado, inclusive, aos atletas mais próximos dele. Outros, de relação mais distante, demonstram insatisfação.

No treino da manhã desta quinta-feira, antes da viagem para o Recife, onde o time enfrenta o Sport, na estreia do time no Brasileirão, ele chegou atrasado ao Ninho. O treino do Flamengo estava marcado para as 10h, mas o meia só apareceu oito minutos depois, porém antes do início das atividades. A presidente Patricia Amorim estava no local e pôde acompanhar de perto o que aconteceu. A imprensa, no entanto, só foi liberada para entrar depois de uma hora e 20 minutos do início do treinamento. Após o atraso, ele se juntou ao time para um coletivo e teve boa atuação dando passes para os dois gols de Vagner Love.

O Ronaldo faz parte desse grupo e é muito importante para esse grupo com a conduta, desempenho, liderança. É importantíssimo."
Zinho
 
Em quase um ano e meio de Flamengo, os atrasos do jogador são raros. Uma das incumbências da equipe que trabalha com o astro é controlar os horários dele. Também durante o período sem jogos, Ronaldinho Gaúcho passou a chegar e a sair do CT vestido com roupa de treino.

Na primeira semana de trabalho como diretor do Flamengo, Zinho se aproximou muito de Vagner Love e Deivid, dois dos principais líderes do grupo. Um tema domina as conversas: a disciplina que ele exige da equipe. Aliás, a postura do dirigente no último episódio envolvendo Ronaldinho mereceu elogios internos.

Joel se diz cansado de falar sobre Ronaldinho
Em entrevista coletiva na semana passada, Joel Santana se disse cansado das perguntas sobre o rendimento e o comportamento do seu capitão. Afirmou que o próprio jogador é quem deve responder por suas atuações e atitudes e deixou claro que espera mais do camisa 10:

- Eu que estou aqui há três meses... está ficando cansativo (responder sobre Ronaldinho). Ele é um cara completo, conquistou tudo. Quando não rende o que a gente espera, nós temos de responder por ele... Não posso. Pergunta para ele. É maduro o suficiente para o dia que quiser vir aqui falar com vocês. Como vou responder sobre um cara que é campeão mundial, melhor do mundo, financeiramente definido?! Ele que tem de falar com vocês por que não está rendendo. Não tenho de tomar conta do Ronaldinho, quem tem de fazer isso são os seguranças dele. Não tenho de responder sobre o comportamento dele, aonde ele foi, aonde deixou de ir. O dia que ele achar que deve responder, ele vem aqui.

Ronaldinho Gaucho e Zinho treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Ronaldinho recebe Zinho com um abraço na apresentação do diretor (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
 
Um dia depois, durante sua apresentação, Zinho falou sobre Ronaldo. Recordou a época em que foram companheiros de Grêmio, quando o atacante ainda era uma revelação. Disse que nunca tiveram problemas e deixou claro o comportamento que espera do capitão da equipe:

- O Ronaldo faz parte desse grupo e é muito importante para esse grupo com a conduta, desempenho, liderança. É importantíssimo. É seguido por milhares de pessoas pelo que fez no futebol, pelas conquistas, pelo talento. Ele tem de conviver com isso. O Flamengo é diferente de outros clubes. Estou tranquilo, à vontade com o Ronaldo. Tanto com ele como com todo o grupo. Preciso deles ao meu lado. Ou o trabalho não flui. Respeito, honestidade, regras normais do futebol. Não é regra do Zinho. Não vai ter cartilha do Zinho. Funções e regras do futebol profissional. Preciso do Ronaldo do meu lado para fazer o Flamengo brigar pelo título. Se não for assim, a coisa não anda. Preciso deles entendendo a organização do futebol.

O GLOBOESPORTE.COM tentou contato com Zinho na noite de quinta-feira, mas o celular do dirigente estava desligado ou fora da área de cobertura.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/05/fim-de-ferias-velhos-problemas-gaucho-desliza-zinho-entra-em-acao.html