quarta-feira, 16 de maio de 2012

Parabéns, Nilton Santos!

Enciclopédia do futebol completa nesta quarta-feira 87 anos de vida

  Nilton Santos na sua última visita ao clube (Crédito: BFR)Nilton Santos na sua última visita ao clube (Crédito: BFR)


Nilton Santos, o maior ídolo do clube em vida, completa nesta quarta-feira 87 anos de idade. Tão adorado quanto Garrincha. Tão respeitado como Pelé. Com sua habilidade e categoria, Nilton Santos ultrapassou o conceito de maior lateral-esquerdo da história do futebol mundial. 
Ao ser chamado de "A Enciclopédia do Futebol", teve de forma definitiva o merecido reconhecimento de sua incrível capacidade de encantar o torcedor. Em toda a sua carreira, jogou apenas no Botafogo e, além do Glorioso, a única camisa que usou foi a da Seleção Brasileira. No Botafogo, disputou 723 partidas, marcando 11 gols. Na Seleção, fez 84 jogos, marcando 3 gols.

Confira o vídeo especial da TV do Fogão!


Segurança na marcação era uma de suas virtudes. Com sua dinâmica de jogo, tornou-se o percursor dos laterais que buscavam o ataque, tendo marcado um gol na Copa de 1958, contra a Áustria, fato raro na época em que o lateral era apenas marcador de ponta. Se taticamente tinha sua importância para o esquema do Botafogo e da Seleção, foi fora de campo que marcou um de seus mais belos gols: quando, após enfrentar o Mané Garrincha num treino, praticamente forçou o Botafogo a contratar o então desconhecido ponta-direita.
Outra jogada de gênio sempre lembrada aconteceu contra a Espanha, na Copa de 1962, no Chile. Nilton derrubou o atacante espanhol muito perto da linha lateral da grande área, cometendo pênalti. Quando o juiz se aproximava, ele deu um passo à frente, saindo mansamente da grande área, sem estardalhaço. Para sorte do Brasil, enganado, o árbitro não parecebeu e acabou marcando falta fora da área. 

No Glorioso, Nilton Santos foi campeão carioca quatro vezes (1948, 1957, 1961 e 1962) e conquistou dois Torneios Rio-São Paulo (1962 e 1964). Foi bicampeão mundial pela Seleção Brasileira, em 1958 e 1962, e esteve também nas Copas de 50 e 54. Nunca perdeu uma decisão e, assim como Garrincha, foi eleito, em pesquisa feita pela FIFA em 1998, para a seleção de todos os tempos. Após encerrar a carreira, Nilton chegou a fazer parte da cúpula de futebol do Botafogo, mas sua carreira como dirigente deixou de existir quando mandou, com um direito, o então árbitro Armando Marques escada abaixo no Maracanã. Nilton Santos nasceu dia 16 de maio de 1925, na Ilha do Governador.

"Quanta majestade no trato de uma bola! O moço jamais fez um truque com a bola. Só Fazia arte. Nilton não era um jogador de futebol, era uma exclamação. Tu em campo parecia tantos/E, no entanto - que encanto - eras um só: Nilton Santos" (Armando Nogueira)

FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/enciclopedia+do+futebol+completa+nesta+quarta-feira+87+anos+de+vida.asp

Diretoria do Botafogo prega cautela e paciência para acertar com Seedorf

Holandês não deve renovar com o Milan, mas abriu mão das férias no Rio para cumprir compromissos na Europa. Contato volta a ocorrer esta semana

Por André Casado Rio de Janeiro
Ninguém no Botafogo costuma esbanjar otimismo quanto ao acerto com Seedorf. Por enquanto, ao externar para o público, as doses de paciência e cautela tomam conta da negociação com o holandês, que tem tudo para oficializar seu adeus ao Milan-ITA nos próximos dias. Seu contrato acaba no fim deste mês e não deverá ser renovado. Aos poucos, o Alvinegro amplia a aproximação com as pessoas ligadas ao jogador, de 36 anos, que o ajudarão a resolver seu futuro.
No início desta semana, a diretoria tornou a intensificar os contatos e espera por uma resposta definitiva, que só deve sair em junho. Até lá, o meia terá compromissos no Velho Continente, como jogos beneficentes e a participação como comentarista da Eurocopa. Por isso, abriu mão das férias no Rio, que frequentemente são desfrutadas em seu apartamento em frente à Praia de Ipanema, na Zona Sul. A esposa, Luviana, é nascida na cidade e pesa para Seedorf aceitar o projeto

Xavi e Seedorf na partida do Milan contra o Barcelona (Foto: AFP)Seedorf se livra da marcação de Xavi, do Barcelona, pela Liga dos Campeões desta temporada (Foto: AFP)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/diretoria-do-botafogo-prega-cautela-e-paciencia-para-acertar-com-seedorf.html



Comovido com os torcedores, Fellype Gabriel pede esforço extra por apoio

Meia diz que elenco lamenta as derrotas tanto quanto alvinegro e projeta dor de cabeça positiva para Oswaldo de Oliveira no setor da armação

Por André Casado Rio de Janeiro

Prêmio Craque do Carioca, Meia, Deco e Fellype Gabriel (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Como meia, Fellype ficou atrás de Deco e Juninho,
que não foi (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
 
Digerir as derrotas que tiraram a chance de o Botafogo ser campeão de ao menos uma das duas competições do primeiro semestre não tem sido fácil para os jogadores. O meia Fellype Gabriel espera uma nova postura já no próximo domingo, contra o São Paulo, no Engenhão, mas admite que não será fácil esquecer tão rapidamente o que ficou para trás. A exemplo dos torcedores, que chegaram a comovê-lo com o desolamento após dois maus resultados contra o Fluminense e mais um sofrido para o Vitória, na Copa do Brasil.

- Da mesma forma que eles saíram tristes do estádio, nós também sentimos muito, foi complicado passar por isso. Mas temos de levantar a cabeça juntos, não dá para demorar. Até me emocionei com a imagem e as palavras de um dos torcedores que passou na TV. Ele dizia que, apesar da perda do título, não deixaria de ser botafoguense nunca. Precisamos do apoio da arquibancada, agora ainda mais. Quem puder fazer esse esforço para estar com a gente, vai ser especial para nós - afirmou o camisa 11, que jogou apenas a Taça Rio e foi eleito o terceiro melhor meia direita do Campeonato Carioca.

- É um reconhecimento, realmente joguei até pouco e deu certo. Mas nunca me preocupei com prêmios individuais, era o título que eu queria buscar aqui. Mas fui lembrado por essa conquista, que é um estímulo para continuar o bom trabalho - frisou.

A partir da estreia no Brasileirão, a tendência é que o técnico Oswaldo de Oliveira conte com os quatro principais armadores do elenco bem perto do 100% de condição física pela primeira vez. Falta Andrezinho ser confirmado na relação, após recuperar-se de lesão na coxa em Saquarema, para onde o grupo foi passar quatro dias de trabalho, e se juntar a Elkeson, Maicosuel e Fellype Gabriel. A chamada dor de cabeça positiva, uma vez que um ficaria no banco de reservas.

torcida botafogo seminifinal taça rio (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Torcida do Bota teve últimas alegrias contra Bangu e Vasco, em abril (Foto: Marcelo Baltar/Globoesporte.com)
 
- É um meio de campo de bastante qualidade. Tenho certeza de que o Oswaldo dará a vaga para quem se dedicar mais e estão todos em igualdade, cada um com sua característica. Será realmente uma dor de cabeça para ele. E é bom para o Botafogo - aposta Fellype.
Além deles, Vitor Júnior, recém-contratado ao Corinthians, surge como opção, além dos jovens Cidinho e Jeferson. Felipe Menezes está fora dos planos, nem seguiu com a delegação e será devolvido ao Benfica-POR. A ideia da diretoria é se reforçar em outros quatro setores. Neste, apenas caso o craque holandês Clarence Seedorf aceite a proposta alvinegra.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/comovido-com-os-torcedores-fellype-gabriel-pede-esforco-extra-por-apoio.html

Com novidades no grupo e material, Botafogo treina em Saquarema

Com reforços e revelações das categorias de base, time usa uniforme
de treinamento com número e bolas do Campeonato Brasileiro

Por Thales Soares Saquarema, RJ

O Botafogo fez na manhã desta quarta-feira seu segundo treinamento em em Saquarema. O time já apresenta algumas novidades no elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro, mas também no material utilizado. Uniformes com numeração e as bolas do torneio já estão à disposição dos jogadores.

No grupo selecionado pelo técnico Oswaldo de Oliveira estão o lateral-direito Gilberto, mais uma revelação das categorias de base, integrado ao profissional depois de ficar no banco de reservas na final do Campeonato Carioca, os reforços Lennon e Vítor Júnior. São 29 jogadores à disposição.

Gilberto no terino do botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Gilberto é uma das novidades no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
No entanto, Oswaldo ainda tem problemas para definir o time que vai estrear no Campeonato Brasileiro. O zagueiro Antônio Carlos, já vetado com um edema ósseo no joelho direito, o volante Marcelo Mattos e os meias Fellype Gabriel e Andrezinho ainda não trabalharam com o grupo. Eles se recuperam de lesões.

Jobson ficou no Rio, afastado do grupo até a volta do técnico Oswaldo de Oliveira, quando terá uma conversa definitiva sobre sua permanência no elenco. Felipe Menezes será devolvido ao Benfica e Caio seguirá por empréstimo para o Figueirense.

O Botafogo estreia no Brasileiro domingo, contra o São Paulo, no Engenhão.

Veja a lista dos jogadores que estão em Saquarema:
Goleiros
Jefferson
Renan
Milton Raphael
Luiz Guilherme


Laterais
Lucas
Gilberto
Lennon
Márcio Azevedo


Zagueiros
Antônio Carlos
Fábio Ferreira
Brinner
Matheus
Dória


Volantes
Marcelo Mattos
Renato
Jadson
Lucas Zen
Gabriel



Meias
Andrezinho
Maicosuel
Fellype Gabriel
Elkeson
Jeferson
Cidinho
Vítor Júnior


Atacantes
Loco Abreu
Herrera
Vitinho
Willian



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/com-novidades-no-grupo-e-material-botafogo-treina-em-saquarema.html

Jobson chega na hora e faz trabalho na academia de General Severiano

Atacante volta a treinar após quatro dias e deixa a sede do clube sorridente, após novo perdão parcial na última terça-feira, em reunião com a diretoria

Por André Casado Rio de Janeiro

Único jogador a comparecer à sede de General Severiano nesta quarta-feira, Jobson cumpriu o horário e realizou um trabalho físico na academia por pouco mais de uma hora, voltando às atividades após quatro dias - dois deles de ausência não justificada e que serão descontados. O atacante, afastado do elenco ao menos até ter uma nova conversa com o técnico Oswaldo de Oliveira, chegou por volta das 9h e saiu do clube às 10h40 sorridente, de carona com um amigo.

Treino do Botafogo no Estádio Olímpico João Havelange - Jobson. (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo.)Jobson está em busca de recuperar a alegria dentro de campo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo.)
A expectativa é de que ele retorne ao local para dormir, segundo o que ficou acordado na reunião com o gerente de futebol, Anderson Barros, que sucedeu um papo com o presidente Mauricio Assumpção, na tarde de terça. A delegação alvinegra está em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, se preparando para a estreia no Brasileirão, domingo, frente ao São Paulo, no Engenhão.

Existe uma multa rescisória envolvida numa possível rescisão de Jobson, que foi cogitada após o desrespeito à programação. Como o contrato vai até março de 2015, ela ultrapassa R$ 2 milhões. Assim, caso não haja uma resposta positiva no comportamento, o Glorioso tentará negociá-lo. Isso passa, também, pelo Brasiliense, que detém 40% dos direitos dele - os outros 60% são do Bota.

Se tudo correr dentro do esperado, o novo perdão ao atacante, que cumpriu suspensão por doping até o dia 6 de março, poderá colocá-lo na relação do time para o jogo contra o Coritiba, pela segunda rodada do Brasileirão. Da estreia contra o São Paulo, neste domingo. ele está fora.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/jobson-chega-na-hora-e-faz-trabalho-na-academia-de-general-severiano.html

Danilo não se preocupa com Timão sem centroavante: 'Já joguei de atacante'

Sem Liedson e Willian, Corinthians utilizará esquema sem homem fixo na área contra o Vasco. 'Todos vão chegar ao ataque', garante o meia

Por Diego Ribeiro São Paulo

Danilo, no embarque do Timão para o Rio de Janeiro (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)Danilo, no embarque do Timão para o Rio de
Janeiro (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)
 
Assim como no jogo de ida das oitavas de final da Taça Libertadores, contra o Emelec-EQU, Liedson voltou a não ser relacionado para o confronto entre Corinthians e Vasco, nesta quarta, às 21h50m, em São Januário. Abaixo da condição física esperada, o Levezinho deixa em aberto sua vaga entre os titulares, fazendo com que o Timão atue, provavelmente, sem centroavante no Rio de Janeiro. Destaque alvinegro na competição, o meia Danilo não vê problema em jogar mais avançado.

– Eu não joguei de centroavante, mas de atacante já joguei. Não tem problema algum. Só não vamos ter um jogador fixo na área, mas todos vão chegar ao ataque – explicou o jogador.

Na visão do “homem de gelo” do técnico Tite, a equipe atingiu um maior grau de evolução, a ponto de saber como se adaptar para o duelo contra os cruz-maltinos. No ano passado, o Corinthians empatou com o Vasco justamente no palco do jogo desta quarta, utilizando Danilo, Alex, Emerson e Jorge Henrique.


A necessidade de mudança no setor ofensivo veio após os dois confrontos contra o Emelec. Tite escalou Willian como centroavante nas duas partidas, mas em ambas o substituiu no segundo tempo: por Alex em Guayaquil e por Liedson em São Paulo.

– Ano passado, fiz essa função contra o Vasco e acho que fui bem, comigo e o Alex mais avançados. Não sei se vamos repetir isso agora, mas o fato é que o time está preparado para jogar sem um homem de referência na área – analisou o meia.

O Corinthians não tem boas lembranças da última vez em que enfrentou um time brasileiro na Libertadores. Em 2010, a equipe cruzou com o Flamengo nas oitavas de final e, após perder por 1 a 0 no Rio de Janeiro, acabou eliminada mesmo com a vitória por 2 a 1 em casa. Justamente por isso, o meia Danilo reforçou a importância de balançar as redes jogando fora de seus domínios.

– O bom resultado
] lá é fazer um gol e, pelo menos, empatar. Mas vamos atrás da vitória – assegurou.
Timão e Vasco se encontraram pela Copa Sul-Americana de 2006. Na oportunidade, a equipe paulista levou a melhor nos dois jogos: 1 a 0 e 3 a 1. Comandado por Emerson Leão, o Corinthians cairia na fase seguinte, para o Lanús, da Argentina. Até hoje, o time de Parque São Jorge levou a melhor em todos os duelos de mata-mata contra o rival desta noite. A Rede Globo transmite a partida para todo o Brasil, exceto Goiás, Bahia e a cidade de Curitiba (PR). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.
Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians
Memória EC: veja o histórico dos duelos entre Corinthians e Vasco. Leia e comente

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/05/danilo-minimiza-novo-esquema-do-timao-ja-joguei-de-atacante.html

Zé Roberto nega conflito ao conciliar comando de Campinas e seleção

Técnico diz que CBV sempre abriu a possibilidade de ele voltar a comandar um clube nacional

Por Heitor Esmeriz e Murilo Borges Campinas, SP

José Roberto Guimarães será o técnico do time de vôlei feminino de Campinas (Foto: Murilo Borges/Globoesporte.com)Técnico seguirá à frente da Seleção mesmo com
Campinas (Foto: Murilo Borges/Globoesporte.com)

A volta de José Roberto Guimarães ao Brasil para treinar um clube nacional feminino não interfere no trabalho à frente da seleção. É o que garantiu o próprio treinador na apresentação do time de Campinas, nesta terça-feira. Ao negar conflito na conciliação do comando das duas equipes, ele revelou que a CBV nunca proibiu a jornada dupla local.

- Na realidade, nunca houve essa situação (de não poder treinar um time feminino no Brasil ao mesmo tempo da seleção). Só houve um mal-estar quando o Bernardo (Bernardinho) ainda era técnico em Curitiba e também da seleção nacional. À época, os dirigentes não gostavam da ideia. Só isso. Eu nunca tive contrato assinado com a seleção brasileira, e o Ary Graça (presidente da CBV) sempre abriu a possibilidade de trabalhar no Brasil – disse Zé Roberto.

O treinador, aliás, deixou seu futuro em aberto na seleção para depois das Olimpíadas. Segundo ele, a sequência do seu trabalho à frente do Brasil depende do resultado nos Jogos de Londres, onde a equipe tentará repetir Pequim e levar o ouro pela segunda vez consecutiva. A vaga para o torneio foi obtida com o título do pré-olímpico sul-americano no último fim de semana, em Londres. Zé Roberto é técnico da equipe desde 2003.

- Não sei o que vai acontecer depois de Londres. Falei com o Ari recentemente e disse a ele: você vive de resultado e eu também – comentou.

O Ary Graça  sempre abriu a possibilidade de trabalhar no Brasil"
José Roberto Guimarães
Zé Roberto retorna ao Brasil depois de seis anos. Ele está no exterior desde 2006, quando treinou o time masculino da Unisul. Seu último trabalho foi no feminino do Fenerbaçhe, da Turquia, onde faturou o Campeonato Mundial de Clubes, em 2010, e a Liga dos Campeões, em 2012. No Brasil, ele é tricampeão da Superliga Feminina com o Osasco (2002/2003, 2003/2004 e 2004/2005) e agora pretende reeditar a façanha com Campinas.

- Nosso objetivo é brigar com as grandes potências do vôlei brasileiro. Voltei ao Brasil exatamente para poder chegar novamente às finais, como fiz três anos no Osasco. Com o time que estamos montando, acredito que teremos condições de lutar pelas primeiras colocações – disse.

Campinas disputará o Paulista e a Superliga na próxima temporada do vôlei nacional. O primeiro desafio será o estadual, em agosto, após as Olimpíadas.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2012/05/ze-roberto-nega-conflito-ao-conciliar-comando-de-campinas-e-selecao.html

Bernardinho rebate Marlon: 'Se fosse justificar para todos não ia trabalhar'

Técnico da seleção brasileira de vôlei diz que houve respeito entre ele e o levantador, que sente-se desmerecido por não figurar na Liga Mundial

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Bernardinho apontou como exageradas as críticas dirigidas a ele pelo levantador Marlon, em função de sua não convocação para a seleção brasileira que disputará a Liga Mundial, a partir do dia 18. Rebatendo as declarações do ex-comandado, que considerou ter se sentido desmerecido com a ausência, o treinador não explicou as razões para o ter preterido da equipe pela primeira vez em três anos e deixou claro que não devia a ele nenhum tratamento diferente na ocasião da convocação.

- Acho que, antes de tudo, houve respeito. Eu tomei essa decisão há um tempo atrás, ele disputava uma Superliga e eu não queria prejudicar o trabalho dele. Certamente há mais coisas. Se eu fosse me justificar para todos os jogadores que eu não convoquei, eu não ia trabalhar, ia só me justificar apenas com pessoas que fizeram parte, ou são parte importante do vôlei brasileiro.

Para Bernardinho, a reação de Marlon acabou por justificar a sua própria ausência da seleção.

- Chateado acho que todo jogador fica, é normal, natural. Mas algumas declarações acho que foram além. Talvez tenham revelado que a minha decisão tenha sido correta.

Em entrevista ao "SporTV News", Marlon criticou Bernadinho por não ter conversado com ele sobre sua ausência na seleção. O jogador repudiou o fato da notícia lhe ter sido passada por um amigo. Sentindo-se desprezado frente ao seu histórico como levantador do Brasil (foi bicampeão da Liga Mundial, em 2009 e 2010), ele considerou que sua trajetória no time havia chegado ao fim.

FOhttp://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2012/05/bernadinho-rebate-marlon-se-fosse-justificar-para-todos-nao-ia-trabalhar.htmlNTE:

Já no Canadá, Bernardinho acredita em Liga Mundial mais 'justa' este ano

Ainda que por vezes o calendário não seja muito racional, desta vez será mais justo', avalia o treinador, sobre novo formato da competição

Por GLOBOESPORTE.COM Toronto, Canadá

Ténico Bernardinho comanda treino no Canadá (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Ténico Bernardinho comanda treino da seleção
no Canadá (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
A seleção brasileira masculina desembarcou nesta terça-feira na cidade de Toronto, no Canadá, onde disputará a primeira etapa da Liga Mundial 2012. Os primeiros desafios do equipe serão Polônia, Canadá e Finlândia, equipes do Grupo B, nos dias 18, 19 e 20, no Ricoh Coliseum.

No novo formato da competição, a cada fim de semana, os times jogarão todos contra todos dentro de seus respectivos grupos, em um único país. O técnico Bernardinho reconheceu que agora será uma disputa mais justa, embora tenha deixado claro que ainda não é o cenário ideal.

- Ainda que por vezes o calendário não seja muito racional, desta vez será mais justo. Todos os times de uma chave viajarão para o mesmo lugar no mesmo período, então enfrentarão juntos o desgaste, o fuso horário e todos os outros inconvenientes - comentou.

O treinador lamentou o fato de não ter tido tempo para preparar melhor a seleção formada pelos levantadores Bruno e Ricardinho, os opostos Wallace e Theo, os centrais Sidão, Lucão, Rodrigão e Éder, os ponteiros Dante, Thiago Alves, João Paulo Bravo, Lucarelli e Mauricio e o líbero Serginho. Segundo ele, o trabalho não foi o ideal, principalmente em comparação aos adversários.

- Não tivemos muito tempo com o grupo todo reunido e não pudemos jogar amistosos, o que seria importante. A Polônia, por exemplo, conseguiu fazer isso. Os outros dois adversários, Finlândia e Canadá, estavam envolvidos com os Pré-Olímpicos continentais e vão chegar nesta primeira semana com um ritmo melhor do que o nosso.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/ja-no-canada-bernardinho-acredita-em-liga-mundial-mais-justa-este-ano.html