quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ronaldo prestigia vitória de Djokovic em Madri e posta foto no Twitter

Idolo na capital espanhola, Fenômeno acompanha duelo do número 1 do mundo contra Wawrinka, vencido por 2 a 0, tira foto e posta no Twitter

Por SporTV.com Madri

Ídolo da torcida do Real Madri, Ronaldo voltou à capital espanhola nesta quinta-feira. Mas não foi para jogar futebol ou promover a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O Fenômeno prestigiou a vitória do sérvio Novak Djokovic sobre Stanislas Wawrinka, por 2 sets a 0 (7/6 e 6/4), pelas oitavas de final do Masters 1000 de Madri. O maior artilheiro de todas as Copas aproveitou para tirar uma foto do número 1 do mundo e postar em sua conta no Twitter.
Em espanhol, Ronaldo avisou aos seus seguidores que estava acompanhando o "partidaço" de tênis entre o sérvio e o suíço: "Viendo el partido DJOKOVIC vs WAWRINKA en la Caja Mágica de Madri. Partidazo".

Ronaldo defendeu o time merengue por cinco anos, de 2002 a 2007, sendo campeão espanhol por duas vezes (2003 e 2007), campeão da Supercopa da Espanha (2003) e campeão mundial interclubes (2002).

Ronaldo tira foto do Djokovic  (Foto: Reprodução / Twitter)Ronaldo tira foto de Djokovic no Masters 1000 de Madri e posta no Twitter (Foto: Reprodução / Twitter)
 
 
FONTE: 

Eliminado em Madri, Nadal ameaça não jogar no saibro azul em 2013

Número 2 do mundo reclamou do piso desde os primeiros dias de treino

Por SporTV.com Madri

Rafael Nadal tênis Madri oitavas (Foto: AP)Rafael Nadal não escondeu a irritação com o
saibro azul nesta semana em Madri (Foto: AP)
 
Eliminado nas oitavas de final do Masters 1.000 de Madri pelo compatriota Fernando Verdasco, Rafael Nadal foi duro ao criticar mais uma vez o saibro azul do torneio e ameaçou até deixar de participar do evento na próxima temporada.

- A ATP e o torneio podem fazer o que quiserem, e eu tento fazer o melhor possível para me preparar. Fiz o que pude para ser competitivo no torneio e não fui suficientemente bem na adaptação. Se as coisas não mudarem, será um torneio a menos no meu calendário. Sinto muito - disse o campeão do torneio em 2010, quando os jogos eram em saibro vermelho.

Desde que começou a treinar no saibro azul, Nadal vem disparando críticas. Além de afirmar que a ATP nunca deveria ter aprovado a novidade, o atual número 2 do mundo afirmou que as quadras estavam mais escorregadias do que o normal. Nesta quinta-feira, diante de Verdasco, Nadal escorregou em vários momentos e não escondeu sua irritação com o piso. Mesmo assim, fez questão de dar méritos ao compatriota.

- Acredito que o torneio é muito grande, mas esta é uma decisão ruim (usar o saibro azul). Ou mudam as más decisões ou elas continuam, e cada um é livre para fazer o que quiser. Não é dia para falar disto, e sim do bom nível de Fernando, que foi melhor do que eu. Por isso, perdi.

Os organizadores do Masters de Madri já afirmaram que a cor não afeta as condições de jogo, mas Nadal insistiu em dizer que o tom é que faz a quadra escorregadia.

- Que seja uma quadra de saibro normal. Para mim, a cor é que influi. No tênis, os apoios, o controle, a mobilidade e cometer poucos erros fazem a diferença. Aqui (no saibro azul), isto se nivela. Na terra, a diferença é simples. Ganha quem menos erra e quem se movimenta melhor. Aqui, soltam uma pancada e você fica perdido. As partidas se igualam, e qualquer um pode ganhar. Vencerá quem merecer, é um torneio de tênis. Não fui suficientemente bem na adaptação.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/05/eliminado-em-madri-nadal-ameaca-nao-jogar-no-saibro-azul-em-2013.html

Serena bate Wozniacki e vai encarar Sharapova nas quartas em Madri

Tenista russa conta com lesão de tcheca e avança sem entrar em quadra

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

Durante cerca de meia hora, Caroline Wozniacki passeou em quadra. Serena Williams se movimentava mal, errava muito, e a dinamarquesa venceu o primeiro set por 6/1. A americana, porém, acordou a tempo. Começou o segundo set melhor, parou de falhar, e não foi mais ameaçada. Por 1/6, 6/3 e 6/2, a ex-número 1 e atual número 9 do mundo avançou às quartas de final do WTA de Madri, na Espanha.

Serena Williams tênis Madri oitavas (Foto: Reuters)Serena Williams foi mais agressiva e precisa do que Wozniacki nesta quinta-feira (Foto: Reuters)
 
As estatísticas do jogo mostraram bem a superioridade de Serena a partir do segundo set. Enquanto Wozniacki somou 17 winners e 17 erros não forçados, Serena computou 43 e 26, respectivamente. A americana também foi melhor no saque, com seis aces - o dobro da rival - e 78% dos pontos vencidos com o primeiro serviço (contra 61% da dinamarquesa).

Classificada para as quartas de final em Madri, Serena vai enfrentar a atual número 2 do mundo, Maria Sharapova. A russa nem precisou entrar em quadra nesta quinta-feira. Sua adversária, a tcheca Lucie Safarova (23 do mundo), sentiu uma lesão e cedeu a vitória por WO.

FONTE;
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/serena-bate-wozniacki-e-vai-encarar-sharapova-nas-quartas-em-madri.html

Federer despacha Gasquet em 58 minutos e pode ultrapassar Nadal

Suíço garante uma vaga nas quartas de final do Masters 1.000 de Madri

Por SporTV.com Madri

Menos de 24 horas depois de passar um sufoco para vencer seu desafio de estreia, Roger Federer voltou à quadra central do Masters 1.000 de Madri e venceu de forma confortável. Em apenas 58 minutos, o suíço fez 6/3 e 6/2 em cima do francês Richard Gasquet (18 do mundo) e garantiu sua vaga nas quartas de final do torneio.

Atual número 3 do mundo, Federer pode deixar o torneio espanhol na vice-liderança do ranking. Com a eliminação precoce de Rafael Nadal, que foi surpreendido por Fernando Verdasco, o suíço será o novo número 2 do mundo se conquistar o título em Madri. A liderança de Novak Djokovic, contudo, não está ameaçada.

O próximo adversário de Federer na capital espanhola será o espanhol David Ferrer (6), que venceu um jogo de 2h53m contra seu compatriota Nicolás Almagro (13): 7/6(5), 3/6 e 7/6(8).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/05/federer-despacha-gasquet-em-58-minutos-e-pode-ultrapassar-nadal.html

Djokovic tem trabalho no primeiro set, mas bate Wawrinka e avança

Sob os olhares de Ronaldo, número 1 do mundo vence primeiro set no tie-break, mas melhora e faz 2 a 0 para ir às quartas de final em Madri

Por SporTV.com Madri

Sob os olhares de Ronaldo Fenômeno, o sérvio Novak Djokovic teve trabalho, mas avançou para as quartas de final do Masters 1.000 de Madri. Nesta terça-feira, o tenista número 1 do mundo precisou suar a camisa para bater o suíço Stanislas Wawrinka (21º do ranking), que vendeu caro a derrota por 2 sets a 0, parciais de 7/6(5) e 6/4, em 1h45m. Nas quartas de final, Djokovic enfrenta quem passar do duelo entre o francês Gilles Simon e o sérvio Janko Tipsarevic.

No primeiro set, o duelo foi marcado pelo equilíbrio em quadra. Os dois confirmaram seus saques até o 12º game, numa partida dura. Djokovic teve a chance de quebra no nono game e de fechar o set em 6/4, mas o suíço salvou cinco set points. No tie-break, melhor para Nole. Após boa troca de bolas, ele acertou uma direita certeira para fazer 7/6 (5) e comemorar muito dentro de quadra.

Djokovic, masters 1000 de Madri  (Foto: Agência Getty images)Djokovic em ação no duelo com Wawrinka pelas oitavas de final em Madrid (Foto: Agência Getty images)
 
Wawrinka entrou no segundo set ainda mais concentrado e disposto a reagir no jogo. Mas teve seu saque quebrado logo no terceiro game. Com uma ótima devolução, Djokovic forçou o erro do suíço e acabou derrubando o serviço do rival. Wawrinka teve o saque quebrado mais uma vez no sétimo game, mas devolveu a quebra no game seguinte (5/3 para o sérvio). Djokovic teve o match point nas mãos, mas viu o adversário confirmar o serviço e levar a decisão para o 10º game. Sacando firme, Nole fechou o jogo em 6/4 após erro de devolução do suíço e assegurou a vaga nas quartas.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/05/djokovic-tem-trabalho-no-primeiro-set-mas-bate-wawrinka-e-avanca.html

Apenas três estádios da Copa estão confirmados nos estaduais de 2013

Beira-Rio já vem recebendo os jogos do Inter normalmente. Reformados, Castelão e Mineirão serão as novidades. Maracanã ainda é incógnita

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A maioria dos estaduais Brasil afora acaba neste domingo. Em 2013, pelo menos três deles terão estádios reformados para a Copa do Mundo de 2014: Rio Grande do Sul, Ceará e Minas Gerais. No Rio de Janeiro, ainda não há uma definição sobre o uso ou não do Maracanã, que está previsto para ficar pronto em fevereiro e chegou a 50% de obras concluídas. Arena da Baixada, no Paraná, e Fonte Nova, na Bahia, também são dúvidas. Nas outras seis cidades, nada de campo novo até o ano do Mundial.
Fechado desde 2010, o Mineirão deve ser concluído em dezembro deste ano. Os responsáveis pelo estádio já confirmaram que ele terá jogos do Campeonato Mineiro de 2013. A Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e mais recentemente o Independência, em Belo Horizonte, foram as alternativas durante a reforma.
Fechado para obras em março de 2011, o Castelão tem presença garantida no próximo Campeonato Cearense. Com quase 64% dos trabalhos concluídos, a previsão é que o estádio também seja entregue no final deste ano. O governo do Ceará promete amistoso entre grandes seleções na reinauguração.
O Beira-Rio também está confirmado no Campeonato Gaúcho em 2013. No entanto, a utilização da arena do Inter no Campeonato Gaúcho não será novidade, já que o Colorado vem jogando no estádio na atual temporada, uma vez que o campo passa por reforma, mas não está fechado.

MONTAGEM - Projetos estádios castelão mineirão e beira-rio (Foto: Divulgação)Beira-Rio, Castelão e Mineirão: os estádios da Copa confirmados nos estaduais de 2013 (Foto: Divulgação)
 
No Rio Grande do Sul a novidade será outra e ficará por conta da Arena do Grêmio, que deve ficar pronta em outubro deste ano. O estádio, porém, não será usado na Copa de 2014.
Assim como Mineirão e Castelão, o Maracanã receberá jogos da Copa das Confederações no próximo ano. A previsão é que o estádio seja entregue em fevereiro de 2013. No entanto, após a conclusão da reforma, o Maracanã será entregue à Fifa. O consórcio responsável pela obra ainda não se sabe se o palco da final da Copa do Mundo terá jogos do Campeonato Carioca de 2013.
Em Brasília, apesar da previsão ser de conclusão no final deste ano, o novo Estádio Nacional Mané Garrincha não terá jogos do Candangão em 2013. A ideia é que, ainda em 2012, a arena seja arrendada para uma empresa privada, que ficará responsável pela realização de eventos. O local, no entanto, deve receber algumas partidas de futebol no próximo ano.
- Com todo o respeito ao Campeonato Brasiliense, não devemos usar. Temos que fazer eventos grandes. A não ser que consigamos trazer times grandes do país para jogos contra equipes daqui. Mas temos que usar (o estádio) antes das competições (Copa das Confederações e Copa do Mundo – disse o coordenador da Secopa de Brasília, Sérgio Graça.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/05/pelo-menos-tres-estaduais-de-2013-terao-jogos-em-estadios-da-copa.html

Nadal perde partida 'ganha' para o freguês Verdasco e dá adeus a Madri

Número 19 do mundo chora e se joga no saibro azul ao derrotar o número 2
do mundo pela primeira vez depois de ser derrotado 13 vezes consecutivas

Por SporTV.com Madri

Rafael Nadal sacava em 5/2 no terceiro set e estava perto de sua 14ª vitória em 14 jogos sobre o compatriota Fernando Verdasco. Cerca de 20 minutos depois, porém, era Verdasco quem comemorava, deitado no saibro azul e em lágrimas, o resultado. Com uma sequência de vacilos de Nadal, o número 19 do mundo conseguiu uma improvável vitória e a vaga nas quartas de final do Masters 1.000 de Madri. Depois de 3h10m de jogo, o placar mostrava 6/3, 3/6 e 7/5 para Verdasco.

Fernando Verdasco tênis Madri oitavas (Foto: EFE)Fernando Verdasco, em sua cidade natal, chora e festeja a vitória sobre o número 2 do mundo (Foto: EFE)
 
O triunfo desta sexta-feira foi o primeiro do tenista madrilenho sobre o atleta de Mallorca em 14 jogos. Até o duelo no saibro azul, Verdasco jamais havia vencido um set sobre Nadal. O atual número 2 do mundo não deixava de alcançar uma final de Masters 1.000 no saibro desde 2008, quando teve bolhas e foi eliminado no Masters de Roma por Juan Carlos Ferrero. Nadal também teve interrompida sua sequência de 22 vitórias no saibro.

Nas quartas de final em Madri, Verdasco vai enfrentar o tcheco Tomas Berdych, sétimo colocado no ranking, que vem de vitória por 6/1 e 6/1 sobre o francês Gael Monfils. Nadal, por sua vez, corre o risco de perder a vice-liderança do ranking mundial para Roger Federer.
Dois tenistas reclamam do piso

O jogo começou nervoso e com muitos erros. Logo no primeiro game, Nadal desperdiçou três break points. No segundo, o número 2 do mundo cedeu um break point e cometeu uma dupla falta para perder o saque. Verdasco, contudo, perdeu a vantagem rapidamente ao também fazer uma dupla falta diante de uma chance de quebra.

Escorregando mais do que de costume, Nadal não conseguia se defender com a eficiência de sempre. Verdasco aproveitou e quebrou o saque do favorito novamente no sexto game. O número 2 ainda teve chances de quebra no primeiro set, mas não converteu. Ao todo, foram sete break points, e apenas um convertido por Nadal. Verdasco teve o saque para fechar o set e não bobeou no nono game. Sem perder um ponto, fez 6/3 e venceu a parcial.
No começo do segundo set, Nadal já se mostrava irritado com o escorregadio saibro azul. O rival, vendo a dificuldade do tenista de Mallorca, passou a usar cada vez mais golpes no contrapé. A segunda parcial foi tão inconstante quanto a primeira, mas dessa vez o número 2 aproveitou suas chances no quarto e no oitavo games. Verdasco, que havia quebrado o saque de Nadal no sétimo game, cedeu o seu próprio serviço com mais uma dupla falta - a oitava na partida. O favorito, então, devolveu o placar do set anterior: 6/3.

Ainda no primeiro set, uma torcedora desmaiou e teve de receber atendimento médico. A partida foi interrompida por alguns minutos. Veja no vídeo acma.

Nadal perde chances e o jogo
Na parcial decisiva, Verdasco não escondia mais sua insatisfação com o piso. Irritado, não resistiu quando Nadal encaixou uma sequência de bons ataques no terceiro game. O tenista de Mallorca quebrou o madrilenho, abriu 3/1 em seguida e não olhou mais para trás. Uma série de falhas de Verdasco no quinto game deu outra quebra a Nadal (4/1).
O jogo parecia decidido, mas Nadal não tomou proveito tão rapidamente da dianteira e perdeu o serviço no sexto game. Verdasco, por sua vez, sacou em 2/4, mas voltou a falhar e também cedeu a quebra. Sacando para o jogo, o tenista de Mallorca novamente falhou e deixou que Verdasco continuasse vivo na partida. Com 3/5 no placar, o madrilenho enfim confirmou o saque e forçou Nadal a tentar fechar o jogo em seu serviço.
O número 2, mais uma vez, falhou. Cometeu dois erros seguidos e viu Verdasco encaixar duas bolas vencedoras para chegar ao empate em 5/5. O madrilenho enfim reconquistou sua confiança e passou a agredir mais, colocando Nadal na defensiva. Verdasco confirmou o saque, fez 6/5 e chegou ao match point pouco depois.
Nadal se salvou com um ace, mas errou um forehand fácil - seu 38º erro não forçado no jogo - para dar outra chance ao compatriota. Na segunda oportunidade, Verdasco soltou o braço e, finalmente, derrotou o costumeiro carrasco.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/05/nadal-perde-partida-ganha-para-o-fregues-verdasco-e-da-adeus-madri.html

No segundo passo rumo a Londres, Brasil tenta evoluir diante da Colômbia

Depois de uma estreia tranquila contra uruguaias, seleção brasileira encara as colombianas com a expectativa de uma partida mais complicada

Por Éwerton Araujo e João Gabriel Rodrigues São Carlos, SP

A cobrança, mesmo após uma vitória tranquila, é algo natural para José Roberto Guimarães. A explicação do técnico está nos detalhes. Satisfeito com a postura e a seriedade da seleção na estreia do Pré-Olímpico Sul-Americano, contra o Uruguai, o treinador diz que a equipe ainda precisa evoluir. Nesta quinta-feira, no segundo passo na busca pela vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, o Brasil terá um rival um pouco mais complicado. Às18h, a seleção encara a Colômbia no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos, e tenta garantir passagem às semifinais da competição no primeiro lugar do grupo A. O SporTV transmite ao vivo
.
Zé Roberto Brasil Pré-Olímpico (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Zé Roberto Brasil orienta suas jogadoras no treino (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
Depois de atropelar o Uruguai na estreia da competição, o Brasil espera ter mais trabalho contra a Colômbia. O técnico afirma que as rivais desta quinta podem complicar a vida da seleção brasileira em São Carlos.
- É um time mais complicado que o Uruguai, tem mais volume de jogo e mais experiência. O Brasil precisa entrar com a mesma postura em quadra, impondo seu jogo. Mas a equipe ainda precisa acertar alguns detalhes, evoluir em alguns pontos.
Uma das principais jogadoras da equipe, Jaqueline elogiou a estreia brasileira no Pré-Olímpico. Para a ponteira, a seleção precisa manter a mesma pegada contra as colombianas.
- A estreia foi tranquila porque fizemos o jogo ficar assim. Foi bom para ganharmos ritmo de jogo. É como a Fabi disse. As Olimpíadas começam aqui. Vamos poder estudar um pouco mais a Colômbia, que deve nos exigir mais. Temos de entrar em todos os jogos com muito cuidado sempre. É nossa obrigação.


O Brasil ainda não sabe se poderá contar com a capitã Fabiana. Com um estiramento na coxa esquerda, a meio de rede ficou fora da estreia da seleção na competição. Na manhã desta quinta, ela será avaliada pela comissão técnica.
Do outro lado, a Colômbia conta com uma arma brasileira para poder surpreender. Há um ano à frente da equipe, o técnico Mauro Marasciulo, porém, diz esperar apenas que suas jogadoras dificultem o máximo possível o jogo das brasileiras.
- Estou com três juvenis como titulares e dando experiência ao grupo. Fizemos um bom jogo com o Brasil no último Sul-Americano, no ano passado, no Peru, onde perdemos de 3 sets a 0, mas, em dois sets, conseguimos 20 pontos, coisa que nossos adversários não fizeram. Agora a situação é outra. Tivemos um tempo menor de preparação e estamos sem uma central e sem uma oposta - disse.

Outros dois jogos completam a rodada em São Carlos. Às 13h, Peru e Venezuela, que venceram seus primeiros jogos, duelam na abertura do dia. Mais tarde, às 15h30m, Argentina e Chile se enfrentam, também no ginásio Milton Olaio Filho.
 

13h - Peru x Venezuela (Grupo B)
15h30m - Argentina x Chile (Grupo B)
18h - Brasil x Colômbia (Grupo A) -SporTV transmite

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/no-segundo-passo-rumo-londres-brasil-tenta-evoluir-diante-da-colombia.html

'Gordinha' rouba a cena, e Uruguai arranca aplausos com time amador

Seleção celeste é formada apenas por atletas que trabalham e estudam

Por Éwerton Araujo e João Gabriel Rodrigues São Carlos, SP

Paola Galusso, jogadora de vôlei do Uruguai (Foto: Éwerton Araujo / Globoesporte.com) 
Paola Galusso, levantadora do Uruguai(Foto: Éwerton Araujo / Globoesporte.com)
 
Viver do vôlei. Atuar todas as semanas e treinar até duas vezes por dia. Participar de uma Superliga e receber um salário que dê para se manter. Tudo isso é o que o vôlei profissional proporciona no Brasil e em vários lugares do mundo. Porém, na contramão dessa realidade, o Uruguai tem uma forma diferente de encarar o esporte. Celebrada na figura de Paola Galusso, levantadora um pouco acima do peso, a equipe celeste arrancou aplausos da torcida brasileira mesmo na derrota por 3 sets a 0 diante das donas da casa, na estreia do Pré-Olímpico Sul-Americano, em São Carlos. Tudo por amor à camisa.
Contra a seleção brasileira, as uruguaias entraram em quadra sabendo que não podiam vencer. A meta era aprender e ganhar experiência com o duelo. Afinal,  nenhuma das atletas da seleção é profissional na modalidade. Todas trabalham e jogam vôlei amador. Paola, por exemplo, é executiva de uma multinacional e pegou licença no trabalho para poder representar seu país no Pré-Olímpico.

- Eu pratico vôlei desde os onze anos e tiro licença do trabalho para poder servir a seleção. Faço isso por amor. Amor à camisa do nosso país. Todas nós somos atletas amadoras, trabalhamos e estudamos. Respeitamos o Brasil e temos essas meninas como um exemplo a ser seguido. Elas são muito boas. Aproveitamos muito desse jogo – disse a levantadora.
Todas nós somos atletas amadoras, trabalhamos e estudamos"
Paola Galusso
Segundo Galusso, o resultado negativo na estreia do Pré-Olímpico não tira o prazer que é poder representar seu país. Para ela, tudo isso faz com que o time aproveite cada momento e faça a atuação ser cada vez mais por amor ao país.
O fato chamou atenção das brasileiras que estiveram em quadra. Fabiola, que atua na mesma posição, mas do lado do Brasil, se impressionou com o que viu e para ela a levantadora uruguaia mostrou que é possível, mesmo fora dos padrões, ser atleta.
- Como se vê, ela não é dos padrões normais. É um pouco mais fortinha e isso, querendo ou não, exige mais dela em quadra. Mas ela se supera, mostra que é possível jogar mesmo nessas condições. Com certeza a questão de ela trabalhar e não viver somente do vôlei interfere na forma física dela. A gente aqui no Brasil faz isso todos os dias e de uma forma muito intensa. Além de termos uma alimentação balanceada e uma rotina que para quem trabalha como ela, não dá para ter.

Brasil x Uruguai no Pré-Olímpico (Foto: Celio Messias / VIPCOMM)Seleção do Uruguai arma ataque contra o Brasil no Pré-Olímpico (Foto: Celio Messias / VIPCOMM)
 
FONTE:

Em clima de final, Flu e Inter decidem vaga nas quartas da Libertadores

Tricolor conta com excelente retrospecto diante do Colorado, que tem na escalação de Oscar o trunfo para voltar a vencer o rival e sair classificado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O clima é de tensão e expectativa. Após um jogo extremamente disputado no Beira-Rio, Fluminense e Internacional voltam a se enfrentar às 22h desta quinta-feira, no Engenhão, para definir quem avança rumo às quartas de final da Libertadores. Quem vencer segue na competição e encara o Boca Juniors, que despachou o Unión Española. Empate em um ou mais gols dá a vaga ao Colorado enquanto um novo 0 a 0, resultado da primeira partida, leva a disputa para os pênaltis. O Flu conta com bom retrospecto diante do rival e chega embalado pela goleada por 4 a 1 sobre o Botafogo no primeiro duelo da final do Carioca, no último domingo. Já o Inter recebeu a notícia de que vai poder contar com Oscar e conta o ímpeto do jovem para se classificar.
A última derrota do Tricolor para o Colorado aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2009, quando perdeu por 4 a 2 no Beira-Rio. De lá para cá foram seis encontros, com três empates e três vitórias cariocas, sendo duas no Brasileirão do ano passado com Abel Braga no comando da equipe. Mas, mesmo assim, o treinador do Flu quer o time com o pé no chão, ciente de que vai ter de suar muito a camisa para vencer.
O retrospecto recente não é bom para o Internacional, mas o técnico Dorival Júnior demonstra confiança no seu grupo. Além da novidade de poder contar com Oscar, o comandante conta com um grupo experiente em competições como a Libertadores. E voltando ao passado, a última vez que os clubes se enfrentaram em uma competição sem ser o Brasileirão foi em 1992, quando o Colorado conquistou a Copa do Brasil em final polêmica.

O brasileiro Wilson Seneme será o árbitro do confronto. Ele será auxiliado por Carlos Berkenbrock e Marcelo Van Gasse. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real.
header as escalações 2
Fluminense: a única dúvida de Abel Braga para o confronto desta noite está no meio-campo. Valencia está recuperado e voltou a ser relacionado. No entanto, o treinador ainda não definiu se ele irá entrar desde o início. Caso inicie no banco, Edinho será escalado. De resto, o Flu vem sem novidades. O time deve entrar em campo com: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho (Valencia), Jean, Deco e Thiago Neves; Rafael Sobis e Fred.
Internacional: com o ofício da CBF para a Conmebol informando que Oscar tem condições de jogo, o técnico Dorival Júnior não tem mais dúvidas para o confronto. O time entrará em campo com: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Guiñazu, Sandro Silva, Tinga, Oscar e Dátolo; Leandro Damião.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Fluminense: Anderson, Diguinho e Wellington Nem já estão recuperados de suas respectivas lesões. No entanto, como deixaram o departamento médico nesta semana, ainda não realizaram nenhum treino com bola. Com isso, estão fora do time.
Internacional: são somente dois desfalques para a partida. Em fase final de recuperação, D’Alessandro ficou em Porto Alegre e treina para estar em campo na final do Gauchão, domingo, contra o Caxias. Com dores musculares na coxa esquerda, Kleber ainda deve permanecer pelo menos 20 dias no departamento médico.

header fique de olho 2
Fluminense:
após dar um show no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, a expectativa em cima do futebol de Deco está alta. Com passes magistrais, o camisa 20 comandou a goleada por 4 a 1 sobre o Botafogo. Ele é o cérebro do meio-campo tricolor e tem a missão de deixar Fred na cara do gol.
Internacional: reforço de última hora devido à briga judicial com o São Paulo, Oscar é atração colorada para o confronto. No último fim de semana, o jogador voltou a atuar depois de 47 dias e foi coroado com o gol de empate diante do Caxias. Na ocasião, caiu no gramado e foi às lágrimas.

header o que eles disseram

Abel Braga, técnico do Fluminense: "Nenhuma equipe vai vencer este jogo de forma fácil. Será sofrido sempre. São grandes jogadores dos dois lados. O nosso segredo vai ser sofrer na marcação sempre que não estivermos com a bola. E atacar com inteligência. Aprendemos contra o Boca que não dá para sair como um louco para o ataque. Jogamos por uma bola e é essa que temos de buscar, cientes de que, se sofrermos um gol, vamos ter de buscar dois".
Dorival Júnior, técnico do Inter: "São duas equipes que vão atacar e marcar muito forte. Não vamos para o Rio de Janeiro para sermos sparring. Os dois times vão procurar o gol. O Fluminense vem em ascensão, mas o Inter tem tudo para fazer uma boa partida".
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto no Futpédia
* Empatar por 0 a 0 a primeira partida na fase decisiva da Libertadores costuma ser uma boa vantagem. Nas últimas sete Libertadores, de 2005 a 2011, houve dez casos de empates sem gols nas partidas de ida e em oito oportunidades o time que atuou casa no jogo da volta se classificou para seguir na competição.
* O primeiro confronto entre as duas equipes aconteceu há 75 anos. Na oportunidade, dia
8 de agosto de 1937, o Internacional venceu por 1 a 0, em amistoso disputado no antigo Estádio dos Eucaliptos em Porto Alegre..
* O Internacional leva desvantagem em confrontos com outras equipes brasileiras pela Libertadores. Em 21 jogos, o Colorado obteve cinco vitórias, oito empates e oito derrotas.
header último confronto v2
 O último confronto entre Fluminense e Inter ocorreu há duas semanas. Jogando no Beira-Rio, os times empataram por 0 a 0 em jogo tenso. Dátolo teve a chance de sacramentar a vitória em cobrança de pênalti defendida por Diego Cavalieri. Perto do fim do jogo, o Colorado ainda colocou uma bola na trave.

FONTE
 http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2012/05/em-clima-de-final-flu-e-inter-decidem-vaga-nas-quartas-da-libertadores.html

Veja os resultados de quarta na Copa do Brasil, Libertadores e estaduais

Corinthians e Vasco avançam na competição sul-americana e se enfrentam nas quartas de final. Águia Negra é o campeão sul-mato-grossense de 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Taça Libertadores da América 2012: (Oitavas de final - jogos de volta)
Unión Española-CHI 2 x 3 Boca Juniors-ARG
Corinthians 3 x 0 Emelec-EQU
Lanús-ARG 2(4) x 1(5) Vasco
- Boca Juniors, Corinthians e Vasco estão classificados para as quartas de final.

Copa do Brasil 2012: (Oitavas de final- jogos de volta)
Botafogo 1 x 2 Vitória
Palmeiras 4 x 0 Paraná
Cruzeiro 1 x 2 Atlético-PR
Grêmio 2 x 0 Fortaleza
- Vitória, Palmeiras, Atlético-PR e Grêmio estão classificados para as quartas de final.
Campeonato Carioca Série B 2012: (Segunda fase - 1ª rodada)
Rio Branco-RJ 1 x 2 Quissamã
Ceres 1 x 1 Portuguesa-RJ
Sampaio Corrêa-RJ 2 x 1 Audax Rio
Serra Macaense 2 x 0 Tigres
Goytacaz 1 x 1 Barra Mansa
(Grupo X - 1ª rodada)
São Cristóvão 2 x 4 Angra dos Reis
Imperial 4 x 0 Juventus-RJ
Mesquita 3 x 0 Carapebus
Campeonato Mineiro Módulo II 2012: (Quadrangular final - 5ª rodada)
Araxá 2 x 2 Ipatinga
Mamoré 2 x 3 Tombense
- Araxá é campeão do Módulo II e garante o acesso à Primeira Divisão.
Campeonato Paranaense Série B 2012: (Primeiro turno)
Metropolitano 3 x 1 Foz do Iguaçu - rodada 2
Nacional-PR 4 x 2 Cascavel - rodada 4Grecal 0 x 1 Cincão - rodada 7

Campeonato Sul-Mato-Grossense 2012: (Final - jogo de volta)
Águia Negra 0 x 0 Naviraiense
- Águia Negra é o campeão sul-mato-grossense 2012.
Campeonato Amazonense 2012: (Taça Cidade de Manaus - Semifinal - jogo de volta)
São Raimundo-AM 1 x 3 Iranduba
- Iranduba está classificado para a final do segundo turno.
Campeonato Paraibano 2012: (Final - jogo de ida)
Sousa 1 x 1 Campinense
Campeonato Sergipano 2012: (Taça Estado de Sergipe - Final - jogo de ida)
São Domingos 0 x 0 Confiança
Campeonato Alagoano 2012: (Final - jogo de ida)
CRB 2 x 1 ASA
Campeonato Acreano 2012: (Primeira fase - 19ª rodada)
Plácido de Castro 1 x 0 Náuas
Atlético-AC 5 x 2 Alto Acre

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/05/veja-os-resultados-de-quarta-na-copa-do-brasil-libertadores-e-estaduais03.html

Terceiro goleador do Engenhão, Lucio Flavio vive nostalgia e não teme vaias

Na mira da Portuguesa, meia do Vitória começa no banco mais uma vez, nesta noite, e se surpreende ao saber que só tem Loco e Herrera à frente

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Longe do Botafogo e do Engenhão há 17 meses, Lucio Flavio ainda ostenta o posto de terceiro maior artilheiro do estádio (veja no vídeo ao lado um gol dele contra o Cruzeiro). Com 81 jogos e 23 gols na casa alvinegra, o hoje meia do Vitória não sabe se aumentará a conta, já que começa no banco de reservas o duelo de volta entre os times, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, às 19h30m desta quarta. Além de surpreso por se manter em alta nestes números, o ex-camisa 10 também está em dúvida sobre se será aplaudido ou vaiado.

- Para falar a verdade, foi até uma surpresa para mim saber destes números. Durante um bom período, fui o maior artilheiro do Engenhão, mas depois de tanto tempo não pensava estar entre os três primeiros ainda. Sempre gostei de jogar lá e passei bons momentos no estádio. Agora em relação à marca, conforme passa o tempo, outros vão quebrando - comentou Lucio Flavio, emendando em seguida a confissão de que viverá um clima de nostalgia.

- Pelo tempo que passei no Botafogo e com tantos momentos bons e outros ruins, já ouvi várias reações dos torcedores. Se eu for vaiado ou aplaudido, não posso perder a concentração e o foco na partida, que é o mais importante. Claro que será diferente para mim estar lá, mas vou encarar como algo muito positivo. Sempre que venho ao Rio as pessoas nas ruas me cumprimentam, os botafoguenses mostram carinho. Mas agora estou defendendo as cores do Vitória e estamos muito concentrados para conseguirmos passar de fase na Copa do Brasil - disse.


lucio flavio botafogo falta gol flamengo (Foto: Jorge William / O Globo)Em 2010, Lucio Flavio marca um gol de falta contra o Flamengo (Foto: Jorge William / O Globo)
 
Na lista do Engenhão, Loco Abreu está no comando, com 41 gols, seguido por Herrera, com 32. Os dois estrangeiros, há duas temporadas o clube carioca, são observados de longe no elenco atual por Maicosuel, que fez 12, em quinto no geral. Wellington Paulista, atualmente no Cruzeiro, sustenta o quarto posto, com 14 gols.    

Isso tudo mantém o Botafogo num lugar especial no coração de Lucio, de 33 anos. A ponto de tratar o clube como o mais especial de sua vasta carreira.

- Considero que sim, junto com o Paraná, que me formou, pois fiz parte de um grupo de jogadores que ajudou a reconstruir o clube, levando o time a disputar as competições como protagonistas novamente. Depois do rebaixamento do Botafogo, em 2002, o clube lutou muito para se reerguer e tenho orgulho de ter participado desta reconstrução - frisou, assegurando depois que, apesar do respeito, irá comemorar se marcar um gol.

Acerto possível com a Portuguesa


O meia recebeu uma proposta da Portuguesa há duas semanas e estuda a possibilidade de sair do Rubro-Negro baiano para ter mais espaço e jogar de novo a Série A. A transação depende mais do desfecho do Vitória nas competições do primeiro semestre. Outro detalhe que pode pesar contra é mudar de cidade mais uma vez, algo que Lucio Flavio, com filhos na escola, não estaria tão disposto. Por ora, então, desconversa.

- Sempre surgem muitas especulações em finais de campeonatos. No momento, todas as minhas energias estão voltadas para o Vitória. Temos este importante jogo contra o Botafogo e no domingo a final do Campeonato Baiano - declarou.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/terceiro-goleador-do-engenhao-lucio-flavio-vive-nostalgia-e-nao-teme-vaia.html

Atlético-PR bate um apático Cruzeiro e garante a vaga nas quartas de final

Paranaenses têm atuação tranquila na despedida da equipe celeste da Arena do Jacaré. Palmeiras é o próximo adversário na Copa do Brasil


A CRÔNICA
por Marco Antônio Astoni
 
Mais uma vez, deu Furacão. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, em casa, o Atlético-PR não tomou conhecimento do Cruzeiro na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, fez 2 a 1 na noite desta quarta-feira e confirmou a classificação às quartas de final da Copa do Brasil. O próximo adversário do Rubro-Negro será o Palmeiras, e datas e locais das duas partidas serão definidas nesta quinta, em sorteio na CBF.
Guerrón abriu o placar para os visitantes, e Wellington Paulista empatou ainda no primeiro tempo. Mas Ligüera marcou na etapa final e deu números finais ao jogo. O time paranaense foi melhor durante todo o jogo, mostrando postura ofensiva mesmo atuando fora de casa. O Cruzeiro, que agora soma quatro derrotas consecutivas, se despediu melancolicamente da Arena do Jacaré - os dois próximos jogos em casa serão no Parque do Sabiá, em Uberlândia, e depois o time passará a utilizar o Independência, em Belo Horizonte.

O Atlético-PR agora volta as atenções para a decisão do Campeonato Paranaense. O time enfrenta o Coritiba no Couto Pereira, domingo, às 16h (de Brasília). No primeiro jogo, empate em 2 a 2. Ao Cruzeiro resta o Campeonato Brasileiro, e a estreia será no próximo dia 20, domingo, às 18h30m, contra o Atlético-GO, em casa.
Gols, expulsão e vaga na mão do Furacão
Em desvantagem, precisando vencer por dois ou mais gols de diferença, o Cruzeiro começou o jogo em cima do Atlético-PR. Com Souza em campo, Roger tinha com quem dividir a armação das jogadas de ataque, o que faltou no jogo de ida, em Curitiba. No ataque, Wellington Paulista e Anselmo Ramon alternavam as posições, buscando confundir a zaga adversária.
De forma inteligente, no entanto, o Furacão não jogava na retranca, o que obrigava o Cruzeiro a também ter preocupações defensivas. Comandado pelo uruguaio Ligüera, os visitantes contavam com a velocidade do equatoriano Guerrón para levar perigo ao goleiro Fábio.
Os minutos avançavam, e o Cruzeiro não conseguia criar nenhuma boa jogada. As ações ofensivas se limitavam a chutes de fora da área, todos eles sem perigo para Rodolfo. O Atlético-PR, muito bem armado na defesa, não somente evitava dar brechas para a Raposa, como também conseguia sair para o ataque com muita qualidade.
A dupla gringa atleticana funcionou, e o Furacão abriu o placar aos 26 minutos. Ligüera deu lindo passe para Guerrón invadir a área, sem marcação, e dar um toque sutil sobre Fábio para fazer 1 a 0. Com o gol dos paranaenses, o Cruzeiro precisava agora de pelo menos três para se classificar.

Cruzeiro x Atletico-pr, Roger (Foto: Washington Alves / Vipcomm)Muito mal, Roger foi expulso ainda no primeiro tempo (Foto: Washington Alves / Vipcomm)
 
E o Cruzeiro ficou momentaneamente desnorteado. O time não acertava passes bobos, e a torcida mostrava irritação. Para piorar as coisas, Roger foi expulso infantilmente, ao simular um pênalti e receber o segundo cartão amarelo - o primeiro foi por falta forte em Renan.
Mas foi com um a menos em campo que a Raposa melhorou, passou a pressionar o Atlético-PR até conseguir o empate. Wellington Paulista sofreu pênalti de Patrick. Ele mesmo cobrou para deixar tudo igual na Arena do Jacaré, aos 39 minutos. A pressão ccontinuou, e o time mineiro alugou metade do campo. O gol da virada não saiu por muito pouco, com Leandro Guerreiro, que acertou o travessão de Rodolfo com um chute de fora da área.
Mais um gol do Atlético-PR e vaga assegurada
O Cruzeiro voltou do intervalo sem modificações, mesmo precisando desesperadamente de gols. Já o técnico Juan Ramón Carrasco mexeu no Atlético-PR, tirando três jogadores que já haviam recebido cartões amarelos: Renan, Patrick e Zezinho saíram para as entradas de Alan Bahia, Bruno Mineiro e Pablo Felipe, respectivamente.
Tranquilo em campo, o Furacão tocava bem a bola, explorando o nervosismo e a afobação do time azul, e fazia o tempo passar. Os anfitriões tentavam abafar o adversário, mas continuavam errando muito, tantos nos passes como na marcação. E o resultado foi mais um gol rubro-negro, novamente com a dupla de estrangeiros, mas papéis invertidos. Guerrón fez a jogada pela ponta esquerda e serviu a Ligüero, que dominou e bateu forte no canto direito de Fábio.
Vágner Mancini, então, resolveu mexer no time: mandou para o jogo Charles, Wallyson e Walter, nos lugares de Diego Renan, Souza e Anselmo Ramon. Mas já era tarde demais. O time azul já estava desmontado em campo, completamente perdido e envolvido. O Furacão administrou os momentos finais da partida, tocando a bola com sabedoria e comemorando uma classificação conquistada com o sotaque espanhol de Ligüera e Guerrón.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/copa-do-brasil-2012/09-05-2012/cruzeiro-atletico-pr.html

De virada, Vitória elimina o Botafogo e faz festa baiana no Engenhão

Time sai atrás no placar, mas se recupera e consegue vencer por 2 a 1. Rival nas quartas de final da Copa do Brasil será o Coritiba


A CRÔNICA
por Thales Soares
 
O cenário não era favorável ao Vitória. Havia empatado em 1 a 1 em casa e saiu atrás no segundo jogo. Mas o time teve força e disposição para virar e superar o Botafogo por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Engenhão, e conseguir a classificação para enfrentar o Coritiba nas quartas de final da Copa do Brasil. O confronto já começa a ser disputado na próxima semana, e o sorteio do mando de campo será realizado nesta quinta, na sede da CBF.

O resultado dá mais motivação ao Vitória para a disputa da final do Campeonato Baiano, domingo, contra o Bahia, no Estádio Pituaçu, quando também entrará em campo precisando vencer, já que o empate dá o título ao rival. Ao Botafogo resta a melancolia de uma decisão contra o Fluminense na qual precisa fazer três gols de diferença para levar a disputa para as cobranças de pênaltis.

Lucas, Botafogo x Vitória (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)Expulso na final do Carioca, Lucas levou mais um cartão vermelho (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)
 
Mas conseguir a vaga nas quartas de final não foi uma tarefa das mais simples para o Vitória. Sem Antônio Carlos e Fellype Gabriel, vetados na concentração, o Botafogo precisava de um empate sem gols ou de uma vitória simples, e o time parecia jogar com tranquilidade. Entre vaias e aplausos a Lucas e Elkeson, perseguidos desde a derrota para o Fluminense, o começo até foi animador para o clube carioca.
Aos 11 minutos, Maicosuel fez grande jogada e deixou Loco Abreu livre, mas o uruguaio chutou mal de direita e mandou a bola para fora. O Vitória também atacou, afinal, só se classificaria vencendo ou com um empate por dois ou mais gols. Mas o primeiro lance perigoso do clube baiano saiu de um chute do goleiro do Botafogo, Jefferson, que acertou a cabeça de Geovanni, mas na volta acabou indo para fora.
No entanto, em um novo chutão para a frente, Rodrigo não conseguiu cortar e a bola foi para Elkeson, que mesmo caído conseguiu chutar para abrir o placar. Na comemoração, o jogador do Botafogo desabafou, já que vinha sendo vaiado pelos torcedores. Depois do gol, o Botafogo recuou como havia acontecido contra o Fluminense. O Vitória passou a ser mais perigoso, principalmente nas bolas cruzadas. Aos 36, Jefferson saiu mal, Neto Baiano cabeceou e Lucas salvou em cima da linha.
Pênalti e expulsão
No fim do primeiro tempo, numa jogada parecida, Jefferson ficou no meio do caminho, pedindo falta de Neto Baiano, e Uelliton cabeceou para Lucas impedir novamente o gol. Desta vez, no entanto, com a mão. O árbitro Paulo César de Oliveira deu pênalti e expulsou o jogador - que vinha de cartão vermelho no primeiro jogo da final do Carioca. Mas o goleiro alvinegro defendeu a cobrança de Neto Baiano, aos 48 minutos, e evitou o empate.
Os técnicos fizeram mudanças no intervalo. Oswaldo de Oliveira colocou Gabriel no lugar de Felipe Menezes para ocupar a lateral direita. Já Ricardo Silva tirou Geovanni para a entrada de Dinei. O Vitória aproveitou a vantagem de ter um jogador a mais para pressionar.

Pedro Ken, Botafogo x Vitoria (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)Jogadores do Vitória comemoram, e Loco Abreu lamenta (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)
 
O empate não demorou a acontecer. Aos 12 minutos, Gabriel e Marcelo Mattos bobearam, Pedro Ken aproveitou e acertou um belo chute para colocar o Vitória no jogo. Por pouco, o time baiano não virou, aos 17, com cabeçadas seguidas de Rodrigo, defendida por Jefferson, e Uelliton.
A situação ficou completamente favorável ao Vitória, e as bolas alçadas se transformaram em desespero para o Botafogo. Até que, depois de várias tentativas, o time conseguiu a virada, aos 24, com um gol de cabeça do baixinho Tartá. O jogo ganhou contornos de drama quando Pedro Ken foi expulso diretamente aos 31, por falta violenta em Renato. O Botafogo, então, partiu com tudo para o ataque na busca por dois gols. Estreante, Vítor Júnior entrou no lugar de Marcelo Mattos. Maicosuel e Loco Abreu tiveram grandes chances, mas o Botafogo sequer conseguiu o gol de empate. Festa baiana no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/copa-do-brasil-2012/09-05-2012/botafogo-vitoria.html

'Senhor Liga Europa' brilha, Diego fecha o caixão, e Atlético leva o título

Equipe de Madri supera o 'pai' Athletic Bilbao e conquista o bicampeonato europeu com três golaços: dois deles do artilheiro colombiano Falcao García

Por GLOBOESPORTE.COM Bucareste

Desde que mudou de nome e formato em 2009, a Liga Europa ainda busca uma identidade. Mas hoje é inevitável não associá-la ao nome de Radamel Falcao García. Filho de um fã de Paulo Roberto Falcão, Rei de Roma e dos maiores ídolos do Internacional, o centroavante colombiano ratificou nesta quarta-feira todo o seu brilho na competição c
ontinental. Quem agradeceu dessa vez foi o Atlético de Madri, que se tornou bicampeão ao derrotar o Athletic Bilbao por 3 a 0, no Estádio Nacional de Bucareste, na Romênia, com dois golaços dele. O brasileiro Diego, ex-Santos, em bonita jogada individual, fechou o caixão no fim.
Taça, Atlético de Madrid campeão da Liga Europa (Foto: Reuters)Atlético de Madri festeja o bicampeonato da Liga Europa (Foto: Reuters)
 
Desta forma, Falcao também se consagrou como o único jogador artilheiro da Liga Europa por duas vezes consecutivas. Em 2010/2011, em temporada ainda mais brilhante, ele já havia feito 17 gols com a camisa do Porto, que também levou o título. A atual lhe rendeu 12 - os dois na decisão o fizeram ultrapassar o holandês Klaas-Jan Huntelaar, do Schalke 04, eliminado nas quartas de final.

A conquista já dá o direito ao Atlético de defender o título na próxima temporada - como aconteceu quando superou o Fulham, em 2010 -, mas o time comandado pelo argentino Diego Simeone pode não disputar a competição caso consiga se classificar para a Liga dos Campeões pelo Campeonato Espanhol. Para isso acontecer, os colchoneros precisam derrotar o Villarreal, fora de casa, e torcer por um tropeço do Málaga diante do Sporting Gijón. Ambos os jogos, válidos pela última rodada da competição nacional, serão disputados no domingo, às 15h (de Brasília).
Apesar da decepção do vice-campeonato, o Athletic Bilbao terá logo de levantar a cabeça. A situação no Espanhol já está definida - a equipe de Marcelo "Loco" Bielsa ficou em 10º, com 47 pontos -, mas ainda entrará em campo na final da Copa do Rei, no dia 25, diante do Barcelona, no Vicente Calderón.

Diego, Atlético de Madrid x Athletic Bilbao (Foto: Reuters)Diego celebra o seu golaço, que selou a vitória por 3 a 0 e o título do Atlético de Madri (Foto: Reuters)
 
Ligados pelo passado
Além da disputa pelo caneco, havia também uma relação histórica em campo. Tudo porque o clube madrilenho foi fundado em 1903 por estudantes bascos que viviam na capital e tinham o desejo de fundar uma filial do Athletic na capital espanhola. No início, o Athletic Club de Madri não podia enfrentar o Athletic e tinha a obrigação de ceder seus melhores jogadores à equipe do País Basco. Os colchoneros foram conquistando sua independência aos poucos, até que em 1921 houve a primeira final entre "pai e filho". O Bilbao goleou por 4 a 1 e se sagrou campeão da Copa do Rei.
Apesar dos mais de 100 anos de história e de se tratarem de dois dos mais tradicionais clubes da Espanha, Atlético e Athletic se enfrentaram poucas vezes em decisões - todas válidas pela Copa do Rei. O Bilbao leva vantagem: depois de 1921, venceu em 1956 por 2 a 1 de virada e perdeu por 2 a 1 em 1985.
Os golaços
Os campeões da 'nova' Liga Europa
2009 Shakhtar Donetsk
2010 Atlético de Madri
2011 Porto
2012 Atlético de Madri
O Atlético nem precisou de muita inspiração coletiva para abrir grande vantagem já na etapa inicial. Bastou contar com o iluminado Falcao García, que converteu duas das suas três finalizações contra o gol do Bilbao. O primeiro saiu aos sete minutos: ele recebeu de Diego na direita, invadiu a área, pedalou diante de Amorebieta e, mesmo sem ângulo, deu um chute com efeito de canhota no ângulo oposto de Iraizoz. Foi a sexta assistência do meia brasileiro na competição - além de Diego, o zagueiro Miranda e o lateral Filipe Luís foram outros brasileiros em campo.
Entre duas boas chances do Bilbao, o colombiano tratou de silenciar a metade do Estádio Nacional de Bucareste. Aos 34, Arda Turan aproveitou o vacilo de Amorebieta e cruzou rasteiro. Já na pequena área, porém muito marcado, Falcao se livrou com um simples giro e, também de esquerda, mandou para o fundo das redes.

Falcao Garcia, Atlético de Madrid x  Athletic Bilbao (Foto: Reuters)Falcao García comemora o segundo gol na final da Liga Europa para o lamento dos zagueiros (Foto: Reuters)
 
A pressão
Se faltava um pouco de "loucura" a Bielsa, ele tratou de pôr o Bilbao em cima do Atlético no segundo tempo. Com três substituições até os 17 minutos, os bascos pressionaram e chegaram muito perto do gol em algumas oportunidades. Logo no primeiro minuto, Susaeta deu ótima enfiada para Muniain, que tentou chute forte e acabou travado por Miranda.

Miranda Atlético de Madrid e Fernando Llorente Athletic Bilbao (Foto: Reuters)Miranda disputa bola com Llorente: ex-São Paulo
foi titular na equipe de Madri (Foto: Reuter
s)
O jogo se transformou em ataque contra a defesa conforme foi se aproximando do fim. Aos 25, Ibai Gómez aproveitou sobra com um chutaço de direita e arrancou suspiros da torcida. Aos 27, novamente Gómez obrigou Courtois a espalmar bola difícil. De Marcos jogou o rebote por cima do gol. O goleiro voltou a salvar o Atlético aos 34 minutos, em conclusão de Susaeta.
Pressionar significa também ceder espaços. E por pouco o Atlético não fechou o caixão com antecipação. Aos 35, em contra-ataque muito rápido, Falcao García cortou um marcador já na grande área e bateu colocado. A bola caprichosamente acertou a trave e impediu o hat-trick (três gols) do centroavante.
Não teve problema para o Atlético. Aos 39, Diego assumiu o papel de protagonista e também colocou o seu nome na história. Novamente em contra-ataque, o meia brasileiro avançou com liberdade, passou por dois defensores e concluiu de esquerda, no cantinho de Iraizoz. Enquanto os "filhos" faziam a festa, o "pai" desabava em choro.
atlético de madri 3 x 0 athletic bilbao
Courtois, Juanfran, Miranda, Godín e Filipe Luís; Mário Suárez e Gabi; Arda Turan (Álvaro Domínguez), Diego (Koke) e Adrián (Salvio); Falcao García. Iraizoz, Iraola, Javi Martinez, Amorebieta e Aurtenetxe (Ibai Gómez); Iturraspe (Iñigo Pérez), Herrera (Toquero) e De Marcos; Susaeta, Llorente e Muniain.
Técnico: Diego Simeone. Técnico: Marcelo Bielsa.
Gols: Falcao García, aos sete e 34 minutos do primeiro tempo; Diego, aos 40 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Herrera, Iñigo Pérez, Amorebieta (Athletic Bilbao); Falcao García (Atlético de Madri)
Estádio: Nacional de Bucareste. Data: 09/05/2012. Árbitro: Wolfgang Stark (ALE).   

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-europa/noticia/2012/05/senhor-liga-europa-brilha-diego-fecha-o-caixao-e-atletico-leva-o-titulo.html