sábado, 5 de maio de 2012

Musa cogitou não ser gandula na final: 'Cheguei a temer a pressão'

Fernanda Maia aceita trabalhar na decisão do Carioca, mas espera
que se fale mais sobre o jogo do que sobre ela

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
 
A liberação veio na sexta-feira. Com o aval da Federação, a gandula Fernanda Maia recebeu o convite para trabalhar no primeiro jogo da final do Carioca. Mas o sim não veio tão rapidamente como em dias normais. Após participar indiretamente da jogada que resultou no primeiro gol de Loco Abreu na decisão, Fernanda dividiu os holofotes com a conquista do Botafogo diante do Vasco. Ao longo da semana, esteve em diversos programas de televisão e deu tantas entrevistas como os próprios jogadores. Com isso, cogitou não gandular para evitar novas polêmicas. No entanto, achou que ao fazer isso estaria dando armas para falarem mal dela. E, por fim, resolveu aceitar e estará novamente na beira do gramado do Engenhão neste domingo, a partir de 16h.

- Realmente estava na dúvida. Tudo o que aconteceu ao longo da semana foi muito diferente e intenso. Cheguei a temer a pressão que ficaria em cima de mim nesse jogo. Além disso, não acho justo tirar o foco do espetáculo, que é uma final de campeonato. Mas ao mesmo tempo imaginei que a minha ausência poderia gerar outros tipos de comentários então resolvi aceitar e vou fazer o meu trabalho como sempre fiz. Só quero que se fale mais sobre o jogo dessa vez e não da Fernanda - afirmou, por telefone.

fernanda maia gândula engenhão botafogo e vasco (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Fernanda vai voltar a ser gandula na final
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
Durante a semana, a diretoria do Fluminense manifestou na Federação sua preocupação com os gandulas. O Tricolor espera o mesmo tratamento por parte dos profissionais. Contra o Vasco, Fernanda repôs a bola rapidamente e a consequência da jogada foi o gol de Loco Abreu, do Botafogo. A polêmica foi ainda maior porque a gandula é botafoguense assumida. No entanto, ela garante que não há qualquer tipo de favorecimento e que irá repôr a bola da mesma maneira para as duas equipes.

- Não tem isso. A reposição é rápida com o Fluminense também. A cobrança em cima de nós, por parte da Federação em dia de clássico, é muito grande. Em final é ainda maior. Nunca favoreci ninguém e nunca vou favorecer - disse Fernanda, acreditando que a cobrança em cima dos gandulas será ainda maior.

- O foco não está só em mim e sim em todos. Na mesma semana teve o caso polêmico lá no Internacional também. Mas foi o que eu disse. Não estou com medo e nem um pouco nervosa - finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/05/musa-cogitou-nao-ser-gandula-na-final-cheguei-temer-pressao.html

Após semana de treinos, Vitor Júnior finalmente é oficializado no Botafogo

Ex-meia do Corinthians, que já vinha treinando no clube desde segunda-feira, ficará no Alvinegro até o final do ano e deve ser regularizado até terça

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Vitor Junior, Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)Vitor Júnior já treina com o grupo do Botafogo
(Foto: Cezar Loureiro / O Globo)
 
O Botafogo oficializou na tarde deste sábado a contratação do meia Vitor Júnior, de 26 anos. Como anunciado ao longo da semana, o jogador chega por empréstimo do Corinthians e fica no clube até o final do ano, com opção de compra ao fim do contrato.

Vitor Júnior já vinha treinando no Botafogo desde segunda-feira. Ele deve ser apresentado na segunda-feira, junto com o lateral-direito Lennon, contratado junto ao Vila Nova-GO. O técnico Oswaldo de Oliveira espera que os novos reforços sejam regularizados até terça, a tempo de ficarem à disposição para a partida contra o Vitória, na quarta, pela Copa do Brasil.
O novo reforço já passou por vários clubes. Canhoto na posição - algo que o elenco só possui com o jovem Jeferson - iniciou sua carreira nas categorias de base do Internacional, passando depois por Cruzeiro, Dinamo Zagreb (CRO), Sport, Santos, Kawasaki Frontale (JAP) e foi um dos destaques do Atlético-GO nos anos de 2010 e 2011 antes de parar no clube paulista, onde teve poucas chances.

O Botafogo ainda não fechou o ciclo de contratações para o Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. A diretoria alvinegra busca no mercado um zagueiro e um lateral-esquerdo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/05/apos-semana-de-treinos-vitor-junior-e-oficializado-no-botafogo.html

Alessandro quer retribuir carinho do América-MG com o título do Mineiro

Atacante, que foi revelado pelo clube, afirma que se sente em casa no Coelho

Por Ana Paula Moreira Belo Horizonte

A final do Campeonato Mineiro entre América-MG e Atlético-MG é especial para um jogador. O atacante Alessandro foi revelado pelo clube alviverde justamente no ano do último título estadual, em cima do adversário deste domingo. Na ocasião, Alessandro marcou o gol do título americano de 2001 e apareceu no cenário nacional. Depois disso, o atacante rodou por vários clubes do país e do mundo, mas voltou para o Coelho no ano passado.

Onze anos depois, Alessandro vai disputar novamente uma final de Mineiro contra o Atlético-MG. Com quatro gols no Estadual, o atacante espera ser decisivo para o Coelho novamente.


Alessandro, atacante do América-MG (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Alessandro mostra a chuteira que vai usar na final de domingo (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
 
- É uma situação que eu não esperava, mas trabalhei pra isso. Só que eu não pensava nessas possibilidades que estou tendo hoje. Em 2001 aconteceu um fato que ficou marcado, que foi o gol do título. Esse gol ficou marcado para mim, para o América-MG. Era um grupo bastante jovem, meu primeiro ano como o profissional do América-MG. E nós conseguimos aquele título, que fazia quase dez anos que o América-MG não era campeão mineiro. É praticamente uma situação parecida. Eu estar vivendo este momento de novo é uma sensação de alívio e de estar cumprindo o meu dever como jogador profissional, mas sabemos que são duas batalhas difíceis. O Atlético-MG corre atrás desse título também, que é tão importante pra eles. Então eu acredito que a gente tem que se preparar. O jogo vai ser definido nos detalhes. É uma situação como em 2001 que pode ficar marcado na minha carreira e para os outros jogadores também.

Este ano o América-MG tem um incentivo a mais para conquistar o Campeonato Mineiro. O clube alviverde quer um título no ano do centenário. Alessandro conta que todos os jogadores sentem a responsabilidade desta conquista.

- Não só eu, mas todo o grupo está sentindo essa pressão, por ser ano de centenário, especial. Todos os jogadores acompanharam na segunda-feira a comemoração do centenário. Sabemos da nossa responsabilidade, que a torcida precisa desse título. O clube está buscando novos torcedores, tem um projeto grande que estão tentando colocar aqui dentro do América-MG. Eu tenho certeza que com o esforço, com trabalho, a gente pode ser coroado com esse título.

Revelado pelo América-MG, Alessandro reconhece a importância do clube em sua carreira. O atacante se diz em dívida com o Coelho e quer conquistar títulos para o clube e para a torcida.

- Praticamente quase tudo. Foi o América-MG que abriu as portas do futebol profissional pra mim, no dia primeiro de abril de 1997, quando eu cheguei aqui. Foi o clube que me deu a oportunidade. Fiquei aqui por seis, sete anos, para poder sair para outros clubes. Foi aqui que eu consegui chegar na Seleção Brasileira das categorias de base. Foi aqui que eu consegui mostrar meu futebol. Marcar, já no primeiro ano de profissional, o gol do título. Devo muitas coisas ao América-MG, por ter voltado no ano passado, ter me dado a oportunidade de jogar de novo a Série A. Então é o retorno que eu estou tentando dar para o América-MG, para o torcedor, por ter me dado essa oportunidade

.
Alessandro, do América-MG, com roupeiros e massagista.  (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Alessandro co
m os roupeiros e o massagista do América-MG. (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
 
Alessandro chegou ao América-MG em 1997 ainda nas categorias de base. O atacante ficou seis anos no clube na primeira passagem e voltou ano passado. Ele mostra que o tempo no Coelho serviu também para formar amigos muito especiais.

- Os roupeiros e os massagistas são os mesmos. Tem dez, onze anos. Eles começaram comigo, foram subindo também, me viram crescer. Eles me ajudavam muito na época de juvenil, júnior, subindo para o profissional. A gente não tinha condições financeiras e eles ajudavam em algumas situações que a gente precisava. Tornou mais que amizade, o carinho que eles têm por mim e por eles, é uma amizade mais que especial. É uma família, sem dúvida. E eu tenho um carinho. Às vezes chego mais cedo para bater um papo com eles. A gente sai para comer alguma coisa. São pessoas que eu gosto de estar convivendo perto, junto. São pessoas que fazem parte da nossa vida.

Alessandro se sente tão à vontade no América-MG que considera o clube a sua segunda casa


.- Praticamente, a gente senta, toma um café, bate papo. Então é praticamente a minha casa mesmo. As mesmas situações que eu faço em casa, eu tenho total liberdade, entro na lavanderia, procuro conversar com as tias também. É como se fosse a minha segunda casa aqui.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/05/alessandro-quer-retribuir-carinho-do-america-mg-com-o-titulo-do-mineiro.html

Marcus Salum 'visita' jogadores do Coelho às vésperas da final estadual

Membro do conselho que dirige o clube leva palavras de apoio ao grupo

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

Nas vésperas da primeira partida da final do Campeonato Mineiro, os jogadores do América-MG receberam uma visita, nesta sexta-feira. Marcos Salum, um dos presidentes do clube, esteve no CT Lanna Drummond e conversou por alguns minutos 
 com os jogadores após o treino. O motivo: levar uma palavra de apoio, garantiu o dirigente.

Diretoria treino América-MG (Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)Membros da diretoria conversam com jogadores(Foto:Tarcísio Badaró/Globoesporte.com)
 
- Nós fizemos uma mudança no nosso esquema. Profissionalizamos muito o futebol, e tenho diminuído meu contato com os jogadores. Historicamente, todos sabem o que penso. Mas estamos na véspera da decisão. Tinha que ter uma palavra da diretoria, e não durou mais que cinco minutos. É mais um incentivo, um toquezinho, para que a gente possa ter um bom resultado no domingo.

Salum aproveitou a ida ao centro de treinamentos para convidar a torcida americana para o jogo. O Coelho encara o Galo no domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Independência, em Belo Horizonte. O time alviverde precisa reverter a vantagem do Atlético-MG, que joga por pelo menos dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/05/marcus-salum-visita-os-jogadores-do-coelho-vesperas-da-final-estadual.html

Givanildo que reverter vantagem atleticana já na primeira partida

Técnico do América-MG aguarda apenas o zagueiro Everton Luiz
para confirmar o Coelho de domingo

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

Givanildo Oliveira, técnico do América-MG (Foto: Leonardo Simonini/Globoesporte.com)Givanildo Oliveira aguarda Everton para repetir time(Foto: Leonardo Simonini/Globoesporte.com)
 
O América-MG entra em desvantagem na final do Campeonato Mineiro. Pela melhor campanha na primeira fase, o Atlético-MG pode empatar duas vezes ou perder e ganhar pela mesma diferença de gols. Esse problema, porém, não é novidade para o Coelho. Contra o Cruzeiro, na semifinal, a situação era a mesma, mas o time alviverde reverteu já na primeira partida. Feito que o técnico Givanildo trabalha para se repetir neste domingo.

- Nós sempre tiramos lição, até quando se perde dá para tirar lição. Nós não podemos comparar, a gente acabou de falar em características, e o Atlético-MG tem jogadores de características diferentes. O que temos que pensar é que temos essa desvantagem e temos que tirar neste primeiro jogo.

A intenção de Givanildo é mandar a campo o mesmo time que bateu o Cruzeiro no último domingo. Um problema, no entanto, impede o treinador de confirmar a equipe. Ele ainda espera pelo zagueiro Everton Luiz, que sente o tornozelo e não participou dos dois último treinos. Caso fique de fora, Lula vai para o jogo.

- O esboço é esse. O Everton, nós conversamos, ele está concentrando, e vamos aguardar até amanhã (sábado). Vamos ver a condição dele. E ele também vai ajudar muito nessa parte. Tenho que esperar, conversar com os médicos e com o jogador, para ter uma ideia de como ele está.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/05/givanildo-que-reverter-vantagem-atleticana-ja-na-primeira-partida.html

Jovens jogadores do América-MG sonham com a conquista do Mineiro

Formados na base do clube, atletas que conquistaram o Brasileiro Sub-20 no ano passado sonham com o primeiro título como profissionais

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Depois de vencer o Cruzeiro nas duas partidas pelas semifinais do Campeonato Mineiro, o América-MG se classificou para a grande final, que também será disputada em dois jogos, contra o Atlético-MG. O Coelho possui um time composto por jogadores experientes e vitoriosos, como o atacante Fábio Júnior, e jovens revelações da base americana que foram promovidas à equipe profissional após a conquista do Brasileiro sub-20 no ano passado.

O jovem lateral Bryan que, provavelmente, começará a primeira partida da final como titular, vive a expectativa de jogar a primeira decisão como profissional.
 
Bryan, lateral do América-MG (Foto: Assessoria do América-MG)Bryan comemora gol ao lado dos jovens Kaio e Kaká (Foto: Assessoria do América-MG)
 
- Agora tem que ser forte. Sempre sonhei com este momento, de jogar no América e decidir um título.

O zagueiro Lula, também revelado na base do América e autor do gol da conquista do Brasileiro Sub-20 em 2011, novamente sonha com a conquista de um título, mas, dessa vez, como profissional.

- A gente sempre imagina jogar, fazer gols. Minha função é defender, mas nas bolas paradas sempre vamos ao ataque tentar marcar. Quem sabe não acontece de novo?

América-MG e Atlético-MG fazem, neste domingo, às 16h (Brasília), no remodelado Estádio Independência, o primeiro confronto dasfinais do Campeonato Mineiro 2012, com transmissão ao vivo e em alta definição da TV Globo Minas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/05/jovens-jogadores-do-america-mg-sonham-com-conquista-do-mineiro.html

'América pode se aproveitar da fragilidade do Atlético', diz analista

Carlos Eduardo Éboli, da rádio CBN, vê o Coelho com boas chance de ser campeão mineiro. Bob Faria destaca goleiro Neneca e dupla de ataque

Por SporTV.com Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Após a eliminação da Copa do Brasil, diante do Goiás, o Atlético precisa de cuidar na final do Campeonato Mineiro, contra o América, na opinião do comentarista da rádio CBN Carlos Eduardo Éboli. O jornalista acredita que o Galo sofre com problemas na sua defesa e o Coelho pode aproveitar para chegar ao título. O primeiro jogo da decisão será neste domingo, às 16h (de Brasília), no Independência.

- A chance do America é pela fragilidade do Atlético. O Atlético não me encantou ainda e o América vem de dois jogos muito bons contra o Cruzeiro. Poderia ter goleado até no primeiro jogo. É quase o mesmo América do ano passado, mas ele está conseguindo tirar proveito da fragilidade de Cruzeiro e Atlético. Os dois se prepararam mal Sentiram na pele que precisam melhorar para o Brasileirão - disse Carlos Eduardo Éboli.

américa x atlético-mg (Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)Na primeira fase, o Atlético venceu o América por 2 a 1 em Sete Lagoas (Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)
 
O comentarista Bob Faria concorda que o América pode surpreender e destaca a dupla de ataque e, principalmente, o goleiro Neneca.

- O América está muito concentrado, muito motivado. O Givanildo fez um belo trabalho durante todo o campeonato, está com uma equipe muito consistente. Tem um goleiro que está fazendo a diferença, é um dos melhores do campeonato, tem o Alessandro, o Fábio Júnior.

Além disso, enquanto o Galo passou por uma frustração no meio da semana, o Coelho teve toda a semana para se preparar.

- O América não teve nenhum desgaste, nenhuma pressão psicológica. Então, pode ir para cima e jogar de igual para igual. Não é nenhum absurdo o América conseguir um ótimo resultado na final do Mineiro - disse Bob Faria.

Para Carlos Eduardo Éboli, o Atlético precisa de paciência e mais planejamento para reencontrar o caminhos dos títulos, não apenas estaduais mas também no cenário nacional.

- O Atlético comete erros e não é de hoje. Fecha mal a temporada e, para dar satisfação ao torcedor, enche a barca, manda vários jogadores embora e contrata um monte de gente no lugar. O clube se movimenta, mas não é de maneira correta. Não falta investimento, não falta estrutura. Falta ter calma, ter um elenco mais bem pensado, dar tempo ao técnico e esperar o resultado acontecer. Muda demais de uma temporada para outra e o time não encaixa.

Assista a mais vídeos do "Redação SporTV"

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2012/05/america-pode-se-aproveitar-da-fragilidade-do-atletico-diz-analista.html

Dagoberto não viaja com o Inter para primeiro jogo da final do Gauchão

Atacante se recupera de lesão e será poupado para a Libertadores; Oscar integra a delegação

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Dagoberto treino Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Dagoberto fica fora da delegação que vai a Caxias
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
 
Apesar de participar do último treino do Inter na manhã deste sábado, antes da viagem para Caxias do Sul, o atacante Dagoberto está fora do primeiro jogo da final do Gauchão, marcado para as 16h de domingo no Estádio Centenário, diante do Caxias. Recuperando-se de lesão, o jogador será poupado para enfrentar o Fluminense no meio da semana, na Libertadores.
O trabalho comandado pelo técnico Dorival Junior no Beira-Rio não mostrou time titular. Os jogadores realizaram atividade física e depois um rachão. Confirmado no BID como atleta do Inter, o meia Oscar deve jogar, mesmo que o treinador ainda não anuncie sua escalação. A tendência é que a equipe entre em campo com Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, Tinga e Oscar; Jajá e Jô.

Renan, Jackson, Bolatti, Élton, Josimar, João Paulo, Gilberto e Marcos Aurélio completam a delegação de 19 atletas.

O treino foi aberto para imprensa e torcida. Os colorados ocuparam as arquibancadas atrás de um dos gols e apoiaram o time antes da viagem.

Torcida do Inter compareceu ao treino deste sábado (Foto: Divulgação/Inter)Torcida do Inter compareceu ao treino deste sábado (Foto: Divulgação/Inter)
 
FONTE:

Com Henrique e sem Rafael, Santos faz último treinamento antes da final

Recuperado de lesão no joelho direito, volante participou do rachão. Goleiro confirma via Twitter que não enfrentará o Guarani

Por Marcelo Hazan Santos, SP

Henrique no treino do Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Henrique, no treino do Peixe neste sábado
(Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)
 
O Santos fez na manhã deste sábado seu último treinamento antes da final contra o Guarani, que acontece neste domingo, às 16h, no Morumbi, na primeira decisão do Campeonato Paulista. Assim como nos últimos dias, Henrique apareceu no gramado do CT Rei Pelé. Recuperado de uma distensão no ligamento colateral medial do joelho direito, o volante participou do rachão com os demais jogadores e deve atuar improvisado na lateral direita, já que Maranhão (suspenso), Fucile e Crystian (lesionados) estão fora.

Em compensação, Muricy Ramalho não contará com o goleiro Rafael. Neste sábado, novamente o jogador não treinou no gramado e ficou fazendo tratamento intensivo no Cepraf para se recuperar da lesão no joelho direito.

Ele confirmou via Twitter que não enfrentará o Guarani neste domingo: "Galera não jogarei amanha, mais graças a DEUS meu joelho esta bem melhor, vou continuar tratando e volto a treinar segunda!!!!", escreveu o jogador. Desta forma, Aranha, revelado na Ponte Preta, arquirrival do Bugre, será o titular.


Dúvidas e desfalques à parte, o treinamento deste sábado teve as tradicionais atrações além da atividade em si. Como já fez em outras oportunidades, Neymar se divertiu com crianças que estavam no CT, treinou faltas e pênaltis (acertou cinco de oito cobranças, incluindo tentativas com cavadinha).

Neymar brinca com criança no treino do Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Neymar brinca com crianças no treino do Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)
 
Além do craque, o volante Adriano aproveitou o clima descontraído para se divertir com seu cachorro Fred, de apelido "bandido".
Provavelmente sem Rafael, o Santos titular deve ser o seguinte contra o Guarani: Aranha; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Alan Kardec.

Clique aqui e assista a vídeos do Santos

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2012/05/com-henrique-e-sem-rafael-santos-faz-ultimo-treinamento-antes-da-final.html

Jobson volta a sentir lesão na coxa e deve ser preparado para o Brasileirão

Após intensificar trabalho com bola, atacante não resiste e relata problema

Jobson - Treino Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Jobson correndo em torno do campo, na semana
passada (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)
 
O retorno de Jobson à relação dos jogos do Botafogo começa a se tornar um pequeno drama. As dores na coxa direita reapareceram na última sexta-feira e tiraram o atacante de ação por mais alguns dias. A cautela é adotada para evitar que o problema se agrave, e a tendência é que o processo de recuperação se alongue até o início do Brasileirão, no dia 20.
 Assim, as chances de vê-lo entrar na decisão do estadual, contra o Fluminense, já não existem mais. Apenas se o Alvinegro tiver compromisso marcado no dia 16, pela Copa do Brasil, é que a previsão pode ser revista. Para isso, tem de bater o Vitória na quarta que vem.

O técnico Oswaldo de Oliveira sempre manifestou a intenção de aproveitá-lo o quanto antes no banco de reservas, como vinha fazendo por um mês, até que na véspera do primeiro jogo diante do Guarani, pela segunda fase da competição nacional, o edema na altura do glúteo surgiu e desencadeou até a suspensão do jogador por cerca de uma semana, após àspera discussão com o fisiologista do clube, Altamirro Bottino, ao contestar um procedimento.
Jobson vinha evoluindo bem nos últimos dias e já trabalhava com bola. Quando as atividades se intensificaram a nível de jogo, porém, sentiu novamente e relatou ao departamento médico. Para opção no setor, Herrera, antes titular, Caio, Vitinho e Willian têm sido utilizados quando Loco Abreu, que marcou sete gols nos últimos dois confrontos, é substituído ou não tem condições de jogo.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/jobson-volta-sentir-lesao-na-coxa-e-deve-ser-preparado-para-o-brasileirao.html

Com liberação da Ferj, gandula musa vai trabalhar na final do Carioca

Fluminense pede veto da botafoguense, mas recebe negativa, e Fernanda Maia, personagem da decisão da Taça Rio, estará à beira do campo

Por André Casado Rio de Janeiro
A gandula Fernanda Maia, que ficou famosa após a rápida reposição de bola que originou primeiro gol do Botafogo sobre o Vasco (relembre no vídeo ao lado), na decisão da Taça Rio, vai trabalhar normalmente na primeira partida da final do Carioca, domingo, contra o Fluminense. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) não se opôs à manutenção da garota, mesmo após um pedido de veto do diretor executivo do Tricolor, Rodrigo Caetano, na reunião pré-jogo.

O estafe do Engenhão, responsável pela definição da escalação, também não a tirará de seu quadro. O receio de criar polêmica não mexerá na estrutura de logística do clássico. Entende-se que Fernanda não deve ser prejudicada pela exposição, uma vez que o lance em questão não se configurou como um erro da parte dela.

Entenda o caso:
No lance do primeiro gol na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, domingo passado, Fernanda passou a bola rapidamente para Maicosuel, que repôs para Márcio Azevedo. O lateral cruzou para Loco Abreu abrir o placar no Engenhão. Desde então, a gandula virou celebridade.

fernanda maia gândula engenhão botafogo e vasco maicosuel (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Fernanda Maia com Maicosuel após a vitória na Taça Rio (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
 
FONTE:

Bernardinho diz que seleção ganha força com Ricardinho

Técnico elogia a qualidade do levantador, mas diz que ele terá de fazer ajustes no seu estilo de jogo; equipe não será tão rápida como no passado

Por Danielle Rocha Saquarema, RJ

Bernardinho no treino de vôlei  (Foto: Sergio Moraes / Reuters)Bernardinho compara Ricardinho com um vinho
(Foto: Sergio Moraes / Reuters)
 
Bernardinho não tem dúvidas de que com a volta de Ricardinho a seleção ganhará com a qualidade que só o tempo traz a um levantador. A comparação é imediata: "É vinho". Mas lembra que o ex-capitão de 36 anos terá de se adaptar ao estilo de jogo de seus companheiros. Nem todos gostam de jogar com as bolas rápidas que são sua marca registrada. E vai ter que ficar com a silhueta mais fina também.

- Ele conhece todos os atalhos, tem a leitura do jogo, mas vai ter que fazer ajustes. Ele falou que via as coisas sob o ângulo dele. O Vissotto, que é muito importante para nós, por exemplo, não vai atacar bolas rápidas como fazia o André Nascimento. Com os outros também. Agora todos estão no mesmo barco e não importa. Não vamos ter uma equipe tão rápida como no passado, mas teremos uma equipe mais alta. Brigamos por medalhas sem Ricardo, ganhamos um título mundial e dois da Liga Mundial no período, mas com ele nós ganhamos força. É um jogador de grande qualidade que chega - disse.

E que chega com vontade. Está tão acelerado, que Bernardinho tenta dar uma freada. Não quer que uma lesão aconteça, lembra que ele não tem mais 20 anos. Por isso mesmo, aprendeu a respeitar as limitações físicas e aumentou o tempo de descanso para os jogadores mais experientes da equipe. O que foi motivo de surpresa para Ricardinho.

- Eu não mudei, eles é que mudaram. Não posso exigir dos que têm mais tempo de rodagem, imprimir o mesmo nível de exigência. É uma questão de bom senso. Com 25 anos, ele tinha que fazer e fazer de novo. Os mais jovens fazem, e fazem e fazem para chegar lá. Os outros a gente tem que ficar mais atento a essa questão. Ricardo, às vezes, tem que ter cuidados com relação ao quadril. Cada um tem seu calcanhar de Aquiles. O meu são os dois - brinca, referindo-se às duas cirurgias que fez após romper os tendões.

No momento, Bernardinho vem monitorando três jogadores do elenco. Giba, que já treina em dois períodos e está em fase final de recuperação da cirurgia na tíbia esquerda; Murilo, com uma lesão no ombro; e Dante, que ainda sente dores no joelho. Ele ainda não sabe se contará com os dois últimos na estreia da Liga Mundial, a partir de 18 de maio. Giba não irá ao Canadá. Dará continuidade ao trabalho em Saquarema. O treinador ressalta que a prioridade no ano é a disputa dos Jogos Olímpicos.

Ele também volta o olhar para aquele que ganhou um lugar na seleção em 2007 e pouco depois se transformou no número 1 da posição no período em que Ricardinho esteve afastado. Com a volta do levantador campeão olímpico ao time, o técnico acredita que Bruninho trabalhará ainda mais forte.

- Ele quer entrar brigando e aprendendo. E, se puder derrotar na disputa, ele quer. Porque não é fácil para ele não. Você acha que é fácil? - ri Bernardinho.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/bernardinho-diz-que-selecao-ganha-forca-com-ricardinho.html

Chen Xue/Zhang Xi bate Talita/Maria Elisa na final e levam etapa de Xangai

Assim como na decisão em Brasília, chinesas levam a melhor sobre a dupla do Brasil. Juliana e Larissa ficam com o bronze no Grand Slam chinês

Por SporTV.com Xangai, China

Tal como aconteceu nas duas etapas anteriores do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, Talita e Maria Elisa encontraram, na manhã deste sábado, Chen Xue e Zhang Xi, dessa vez na decisão do Grand Slam de Xangai. E, repetindo o resultado da abertura da temporada (em Brasília), as chinesas levaram a melhor. Vencendo por 2 a 0 (21/17 e 21/18), a dupla local subiu ao lugar mais alto do pódio, deixando as brasileiras com a medalha de prata. Na disputa pelo bronze, Juliana e Larissa derrotaram Keizer/Van Iersel, da Holanda.

Talita e Maria Elisa (vencedoras em Sanya, também na China) se qualificaram para a decisão após superarem as holandesas por duplos 21/18 nas semifinais. Já Xue e Zhang Xi bateram Juliana e Larissa por 21/13 e 21/17, reencontrando velhas conhecidas na final.

Talita e Maria Elisa x Xue e Zhang Xi, Xangai (Foto: FIVB / Divulgação)Talita não consegue conter a cortada de Chen Xue na decisão do ouro na China (Foto: FIVB / Divulgação)
 
O time brasileiro começou melhor a decisão, chegando a abrir 5 a 2. Errando muito pouco, as chinesas, no entanto, se recuperaram e tomaram as rédeas da parcial inicial, fechando em 21 a 17.
O set seguinte, que seria o decisivo, teve panorama parecido. Talita e Maria Elisa lideraram até a metade, quando mais uma vez viram a reação da dupla local, que matou o jogo após um ataque de Talita que acabou na rede.
Juliana e Larissa ficam com o bronze
Após serem eliminadas da briga pelo ouro, Juliana e Larissa se reabilitaram e ficaram com a medalha de bronze, ao passarem pelas holandesas Keizer/Van Iersel por 2 a 0 na disputa pelo terceiro lugar.

Larissa, Xangai, Circuito Mundial (Foto: FIVB / Divulgação)Larissa supera o bloqueio de Keizer na disputa pelo terceiro lugar em Xangai (Foto: FIVB / Divulgação)
 
Vice em Sanya (2ª etapa do Circuito), a dupla brasileira entrou em quadra parecendo desconcentrada em alguns momentos e viram as rivais dominarem o placar até o empate em 12 a 12. A partir daí o que se viu no primeiro set foi uma disputa equilibradíssima, com Juliana e Larissa vencendo por intermináveis 29 a 27.

Mais confortável com a vantagem, o time brasuca sobrou na parcial seguinte, não encontrando dificuldades em fechar por 21 a 13, encerrando os trabalhos após 44 minutos de luta.

Confira os resultados das três primeiras etapas da temporada:

Brasília

1º Chen Xue e Zhang Xi-CHN
2º Talita Maria Elisa-BRA
3º Cicolari/Menegatti-ITA

Sanya
1º Talita Maria Elisa-BRA
2º Juliana e Larissa-BRA
3º Chen Xue e Zhang Xi-CHN


Xangai
1º Chen Xue e Zhang Xi-CHN
2º Talita Maria Elisa-BRA
3º Juliana e Larissa-BRA


Pódio em Xangai 2012, Circuito Mundial de Vôlei de Praia (Foto: FIVB / Divulgação)O pódio de Xangai, a 3ª etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (Foto: FIVB / Divulgação)
 
FONTE:

Com título mundial no currículo, Abel e Oswaldo trocam elogios antes da final

Técnicos de Flu e Botafogo, iguais nos dois confrontos no ano, fazem parte da mesma geração

Por Rafael Cavalieri e Thales Soares Rio de Janeiro

O respeito e a admiração mútua contidas nas palavras de Abel Braga e Oswaldo de Oliveira, finalistas do Campeonato Carioca com Fluminense e Botafogo, respectivamente, têm base no vasto currículo de ambos. Além do trabalho em alto nível há mais de uma década como treinadores, a coleção de títulos fala por si só - são mais dez para cada lado, de todos os tipos e inclusive no exterior. Um deles, no entanto, é disparado o mais especial, uma marca que os diferencia de grande parte do restante: o de campeão mundial de clubes, algo que poucos no Brasil ostentam.
Oswaldo de Oliveira, Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)Oswaldo rasgou elogios ao técnico rival da decisão do Carioca (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)
 
A dupla faz parte da mesma geração, revelada pela idade (59 e 61 anos), mas trilhou caminhos relativamente distintos. Enquanto o tricolor se tornou técnico logo ao abandonou os campos, em 1985, o alvinegro foi preparador físico por 20 anos até se firmar, no Corinthians, em 1999, com a conquista do Brasileirão em sua primeira chance. Nesta época, Abel também estreava como campeão, com dois títulos estaduais pelo Atlético-PR.
Estiveram diversas vezes como adversários e, agora, têm pela frente um dos maiores desafios: devolver a hegemonia a dois times que não se encontram em decisões há 41 anos. A façanha, no caso do Glorioso, veio atrelada a uma campanha invicta até aqui, em 23 compromissos. Motivo de aplausos do outro lado.

- Tenho de parabenizar o Oswaldo. Não é qualquer treinador que pega uma equipe e a mantém invicta até o quinto mês do ano. Isso é muita competência. O seu trabalho no Botafogo nesta temporada tem muito valor. A filosofia dele foi bem implementada e se encaixou com a de um grupo que já joga junto desde a temporada passada. O treinador mudou, mas a força do Botafogo só aumentou com ele. Oswaldo está de parabéns - enalteceu Abel.

Abel Braga treino Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Abel Braga ressaltou a evolução ganha com o Alvinegro após a chegada de Oswaldo(Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
 
A troca de elogios se estendeu a General Severiano. Apreciador de leitura e de cultura em geral, Oswaldo ressaltou o lado artístico do colega, que, embora tenha sido um zagueiro viril, toca piano clássico desde a adolescência.

- Abel é um treinador vitorioso. Não tive grandes oportunidades de bater um papo com ele, mas deu para perceber que se trata de uma pessoa agradável, um pianista, que respeito muito pelo seu trabalho. Tem reflexo na trajetória com um título mundial. Sempre teve nas mãos times muito aguerridos, organizados e surpreendentes - apontou.

A maior glória na carreira de ambos teve uma diferença de seis anos. Oswaldo abocanhou o Mundial de Clubes da Fifa, em formato que não decolou, em 2000, no Maracanã, sobre o Vasco - que o contrataria mais tarde. Enquanto Abel ajudou a Inter a levar o troféu em 2006, no Japão, batendo o Barcelona, após o triunfo na Libertadores. Eles passaram a ser vistos com outros olhos e carregam a experiência para o Engenhão, neste domingo, às 16h, no primeiro jogo da decisão. Mas nada de transferir o foco para um duelo do banco de reservas.

- Não considero isso um peso. Para mim, é uma coisa ótima ter sido premiado como o primeiro campeão mundial da Fifa. É motivo de orgulho, vaidade, alegria, mas, sinceramente, nessa decisão, não vejo como um fator determinante. Todo mundo já sabe o que eu e Abel conquistamos. Os jogadores é que váo decidir esses dois jogos - afirmou o alvinegro.

Nesta temporada, Fluminense e Botafogo mediram forças duas vezes. Empataram em 1 a 1, em partidas equilibradas. Leve vantagem para o Tricolor, que derrotou o rival nos pênaltis, na primeira delas, pela semifinal da Taça Guanabara. Abel tem dois títulos cariocas: em 2004, pelo Flamengo, e 2005, pelo Flu. Oswaldo, que estreia em Cariocas, apesar de estar em seu quarto clube grande e ser nascido na Cidade Maravilhosa, tem sua primeira chance.
Clique aqui e assista a vídeos do Botafogo e do Fluminense

Sob a batuta de Oswaldo, Botafogo prepara o fim da concentração

Ao contrário do Flu, que já está com o grupo em um hotel, time se reunirá apenas na noite deste sábado em General Severiano, véspera do clássico

Por Thales Soares Rio de Janeiro

loco abreu botafogo coletiva (Foto: Fábio Castro / Agif)Loco Abreu já desfez o mito da concentração
em entrevista recente (Foto: Fábio Castro / Agif)
 
Enquanto o Fluminense antecipou para esta sexta-feira a concentração para o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, o Botafogo segue o seu ritual tradicional como se fosse mais um jogo na temporada. Mais uma vez, o time treinará neste sábado, de manhã, será liberado para passar a tarde com os familiares e apenas à noite chegarão ao alojamento na sede do clube, em General Severiano.

A prática vem se repetindo durante toda a temporada. Nos jogos disputados no Rio, os jogadores passaram apenas a noite anterior na concentração. O resultado em campo tem sido positivo com 23 jogos disputados sem derrota, com 12 vitórias, 11 empates, a vaga na final do Campeonato Carioca e a presença do clube nas oitavas de final da Copa do Brasil.
O técnico Oswaldo de Oliveira vem preparando o grupo desde sua chegada para acabar com a concentração durante o Campeonato Brasileiro, que conta com uma série de viagens e mantém os jogadores ainda mais tempo distante de seus familiares. Para isso, tem procurado estabelcer uma relação de confiança mútua para fazer valer o seu desejo.

A resistência é grande internamente pela cultura do futebol brasileiro e o temor de abusos por parte dos jogadores. Recentemente, o uruguaio Loco Abreu se manifestou sobre a questão nos dias de hoje, lembrando que a tecnologia existente o objetivo da concentração acabava não sendo alcançado pelo farto cardápio de atividades capazes de ocupar a cabeça do jogador além do jogo em si.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/sob-batuta-de-oswaldo-botafogo-prepara-o-fim-da-concentracao.html