quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pelo Twitter, Giba diz que fratura na tíbia está consolidada: 'Ótima notícia'

Ponteiro da seleção brasileira, que treina com os companheiros de equipe
no CT de Saquarema antes da Liga Mundial, comemora sua recuperação

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Giba vôlei seleção masculina saquarema (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Giba se recupera de fratura na tíbia esquerda e
festeja pelo Twitter (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
O ponteiro Giba, de 35 anos, anunciou através do Twitter que a fratura em sua tíbia esquerda está consolidada. Em fevereiro deste ano, o atleta passou por uma cirurgia, a primeira da carreira, para colocar uma haste de titânio dentro do osso, presa com parafusos, com o objetivo de agilizar o processo de recuperação.
- Ontem, recebi uma ótima notícia! Está consolidada a fratura! - disse o jogador, que publicou uma foto do raio-x da fratura na tíbia mostrando a recuperação, em sua conta no Instagram, ferramenta de compartilhamento de imagens.
Giba sentiu a lesão durante a disputa da Copa do Mundo do Japão, em novembro. Antes de voltar aos treinos, o jogador sentiu o incômodo mais uma vez e foi poupado nos primeiros jogos da Superliga, na expectativa de conseguir voltar para o returno da competição. Entretanto, ele não conseguiu disputar o torneio pelo Florianópolis.

O principal objetivo de Giba, que foi operado pelo médico da seleção brasileira, Ney Pecegueiro, é se recuperar totalmente para disputar os Jogos Olímpicos de Londres, em julho.

Giba, Instagram (Foto: Reprodução)Giba publica no Instagram a foto com o raio-x da
tíbia esquerda já consolidada (Foto: Reprodução)
 
Desde o fim de abril, o ponteiro faz parte da equipe brasileira convocada pelo técnico Bernardinho para a disputa da Liga Mundial, que começa este mês, no Canadá. Os 18 convocados pelo treinador chegaram ao CT de Saquarema no ínico da última semana para o período de preparação.

A primeira parada da seleção brasileira será no Canadá, onde o Brasil jogará nos dias 18, 19 e 20 de maio, no Ricoh Coliseum, em Toronto. De lá, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho seguirá para Katowice, na Polônia, onde jogará nos dias 1º, 2 e 3 de junho, no ginásio Spodek.

Na terceira fase, a seleção estará em casa, no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP), nos dias 8, 9 e 10 de junho. Na última etapa, os quatro países jogarão em Tampere, na Finlândia, nos dias 15, 16 e 17 de junho.

A fase final da Liga Mundial 2012 será em Sofia, na Bulgária, de 4 a 8 de julho, entre seis times - os primeiros de cada grupo, o melhor segundo colocado, além do país-sede -, que estarão divididos em dois grupos. Os dois primeiros de cada um avançam para as semifinais do campeonato.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/pelo-twitter-giba-diz-que-fratura-na-tibia-esta-consolidada-otima-noticia.html

Lennon já está no Rio de Janeiro para reforçar o Botafogo

Ex-Vila Nova-GO, lateral-direito assinou contrato de quatro anos com o clube. Ele disputará a posição com Lucas

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
John Lennon novo reforço do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Lennon assiste ao treino em General Severiano
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Contratado por quatro anos, o lateral-direito John Lennon, ex-Vila Nova-GO, se apresentou nesta quinta-feira na sede do Botafogo, em General Severiano. O jogador ainda não foi para o campo. Ele será tratado apenas como Lennon em seu novo clube e chega para disputar posição com Lucas.

Além de Lennon, o Botafogo já acertou a contratação de Vítor Júnior, ex-Corinthians, por empréstimo até o fim do ano. O meia já treina no clube desde segunda-feira e deve estar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira para o jogo com o Vitória, quarta-feira, no Engenhão, pela Copa do Brasil.

Em General Severiano, Loco Abreu, Jefferson, Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho e Jobson seguem em tratamento de lesões. O restante do grupo desembarcou na tarde desta quinta-feira no Rio e vai fazer um trabalho regenerativo.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/lennon-ja-esta-no-rio-de-janeiro-para-reforcar-o-botafogo.html

Talita/Maria Elisa, Juliana/Larissa e Taiana/Vivian vão às oitavas na China

Maria Clara/Raquel perde para holandesas e é eliminada do Slam de Xangai

Por SporTV.com Xangai, China

vôlei de praia talita maria elisa etapa de xangai (Foto: Divulgação / FIVB)Maria Elisa e Talita comemoram: única dupla do
Brasil com 100% de aproveitamento (Foto: FIVB)
 
Três duplas brasileiras avançaram diretamente às oitavas de final do Grand Slam de Xangai. O melhor aproveitamento foi de Talita e Maria Elisa, que venceram os três confrontos que disputaram no Grupo B. Juliana/Larissa e Taiana/Vivian ganharam dois jogos, mas somaram pontos suficientes para se classificarem como primeiras dos Grupos C e F, respectivamente. Com três derrotas, Maria Clara e Raquel se despediram da competição.

Nas oitavas, as brasileiras encaram três parcerias que se classificaram pela repescagem. Talita e Maria Elisa enfrentam as suíças Zumkehr/Kuhn, Juliana e Larissa pegam as canadenses Bansley/Maloney, enquanto Taiana e Vivian encaram as holandesas Keizer/Van Iersel.

Os jogos
Talita e Maria Elisa tiveram o melhor desempenho entre as duplas nacionais. Na quarta, tinham vencido as brasileiras naturalizadas georgianas Cris e Andrezza, por 21/15 e 21/18, e as canadenses Bansley/Manoley, por 21/18 e 21/14. Nesta quinta, diante das americanas Fendrick/Hanson, ganharam por 21/19 e 21/17 e garantiram a liderança do Grupo B com 100% de aproveitamento, sem perder sequer um set.
A campanha de Juliana e Larissa no Grupo C foi de recuperação. Na quarta, estrearam com derrota diante das gêmeas finlandesas Emilia e Erika Nystrom (21/18 e 26/24), mas se reabilitaram diante das austríacas Montagnolli/Hansel (21/17, 19/21 e 15/11). Na rodada decisiva contras as suíças Zumkehr/Kuhn, a dupla verde e amarela venceu com facilidade, por 21/18 e 21/15.
Taiana e Vivian, que haviam estreado com duas vitórias sobre as compatriotas Maria Clara/Raquel (21/15 e 21/19) e sobre as holandesas Meppelink/Van Gestel (21/11 e 21/13), foram derrotadas pelas italianas Cicolati/Menegatti. Apesar do resultado adverso (21/19, 18/21 e 15/10), as duas se mantiveram na primeira colocação do Gupo F e se garantiram nas oitavas. Maria Clara e Raquel, com três derrotas nesta fase, foram eliminadas da competição
.
vôlei de praia taiana menegatti etapa de xangai (Foto: Divulgação / FIVB)Taiana disputa pelo alto com Menegatti: brasileiras perdem, mas avançam em 1º (Foto: Divulgação / FIVB)
 
FONTE:

Treino do Bota tem Renato, Loco, Jefferson e Fellype Gabriel em campo

Otimismo aumenta após a presença dos jogadores, ausentes na partida contra o Vitória na última quarta. Andrezinho e Jobson seguem fora

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Loco Abreu, Treino Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Loco Abreu puxa a fila no treino do Botafogo
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
O otimismo tomou conta de General Severiano no treino desta quinta-feira à tarde. Vetados pelo departamento médico no empate por 1 a 1 com o Vitória, na última quarta, em Salvador, pela Copa do Brasil, Loco Abreu, Renato, Jefferson e Fellype Gabriel foram a campo em atividade comandada por Oswaldo de Oliveira. Com a boa notícia, o Botafogo renova a esperança de poder contar com seus principais jogadores na primeira partida da final do Carioca, domingo, contra o Fluminense, no Engenhão. Andrezinho e Jobson seguem fora de ação.
Loco, Renato e Fellype Gabriel fizeram trabalho específico e vão ser avaliados diariamente para saber se terão condições de jogar no domingo.

- Como estava programado, o Loco, o Fellype e o Renato fizeram esta atividade de transição no campo, por enquanto sem queixas. Nesta sexta-feira teremos uma resposta do treinamento. Jefferson está bem também. Fez um trabalho com a mesma carga dos outros goleiros. Estamos otimistas com as recuperações, mas não temos como prever como as coisas acontecerão. Vamos acompanhando os casos dia a dia até domingo - disse Pablo Dias, médico do clube.
Time desembarca e vai direto para o treino


A delegação do Botafogo desembarcou por volta de 15h desta quinta no Rio e foi direto para o treinamento. O voo, de cerca de duas horas, foi silencioso, já que a  maioria dos jogadores priorizou o descanso. A saída do aeroporto foi ágil, sem assédio de torcedores e atendimento à imprensa.

Goleiros Renan e Milton Raphael avião Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Goleiros Renan e Milton Raphael na volta ao Rio (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
FONTE:

Oswaldo mostra otimismo em contar com três 'reforços' contra o Flu

Técnico recebe boas notícias sobre Jefferson e Loco Abreu. Comandante também espera ter ao menos a volta de Renato ou Fellype Gabriel no meio

Por André Casado Salvador

Oswaldo de Oliveira conta as horas para a primeira partida da final do Carioca e espera contar com pelo menos três "reforços" no domingo, contra o Fluminense, no Engenhão. Diante do Vitória, no empate em 1 a 1 no Barradão, pela Copa do Brasil, na quarta-feira à noite, foram sete desfalques ao todo (veja o vídeo com os melhores momentos).
- As notícias que tive do trabalho no Rio são boas. Houve uma melhora significativa dos atletas, principalmente nos casos do Loco Abreu, com poucas dores, e do Renato, que já corre na esteira sem limitações. Quero poder utilizar pelo menos um entre Renato e Fellype Gabriel - revelou Oswaldo, lembrando ainda do goleiro Jefferson, que também tem boas chances de voltar. Andrezinho, por sua vez, está fora de ação por dez dias.

Os reservas Jobson e Lucas Zen também estão praticamente prontos. De acordo com o chefe, o atacante fez um exame que apontou regressão na lesão que tinha, causada por dores musculares desde a semana passada. E o volante deve retornar à relação.FONTE;

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/em-contagem-regressiva-jogadores-do-botafogo-lesionados-melhoram.html

Elkeson no retorno ao Barradão: gol, respeito, aplausos tímidos e elogios

Meia teve atuação discreta, porém decisiva, cumpriu promessa em seu reencontro com clube que o revelou e 'ganhou' parte da torcida do Vitória

Por André Casado Salvador
 
Apesar de conhecer todos os atalhos do Barradão, onde voltou a pisar após um ano no Vitória 1 x 1 Botafogo desta quarta-feira, Elkeson demorou a participar do jogo, talvez desconfortável com a situação que enfrentava pela primeira vez. O time atacava mais pela esquerda, com Maicosuel, e o camisa 9 era discreto até os 15 minutos. Até perdeu uma jogada boba no campo de defesa e fez falta perigosa. Logo ao receber a segunda bola no ataque, porém, esteve perto de marcar. Na terceira, tocou de cabeça e abriu o placar. Não comemorou, como prometido. Ali, recuperou de vez o respeito de parte da torcida rubro-negra, que não o vaiou (confira os melhores momentos acima).
Pela má fase em que saiu do clube, já sem ânimo para romper outra temporada longe dos holofotes do futebol brasileiro, era de esperar até uma perseguição em cima dele. Mas a atitude de reverência a seu formador agradou os baianos, que relataram seu sentimento posteriormente.

- O que valeu foi ele ter mostrado esse respeito. Achamos essa lembrança isso importante. Senão, seria pesado - comentou um torcedor, que xingava os jogadores de sua equipe constantemente.

Aos poucos, Elkeson cresceu no jogo, com a confiança de ter voltado a marcar após mais de um mês de atuações irregulares. Deu outros quatro chutes a gol e levou perigo. As reações exibiam concentração no jogo. O desafio mexeu com o jogador, por vezes disperso em certas partidas. Quando foi substituído, alguns tímidos aplausos foram ouvidos vindos da arquibancada.

Elkeson na partida do Botafogo contra o Vitória  (Foto: Angelo Pontes / Ag. Estado)Elkeson em ação na partida do Botafogo contra o Vitória (Foto: Angelo Pontes / Ag. Estado)
- Elkeson sempre é decisivo, ou com uma assistência ou com uma finalização. Estou muito satisfeito com o rendimento dele. Às vezes prende um pouco demais a bola, mas isso é característica de quem está vislumbrando o melhor, está buscando confiança. Conto com ele para essa reta decisiva e sei que ele será importante - avisou o técnico Oswaldo de Oliveira.
O Botafogo precisa apenas de um empate sem gols na próxima quarta-feira, no Engenhão, para ir às quartas de final da Copa do Brasil. Antes, no próximo domingo, pega o Fluminense, no mesmo estádio, às 16h, pelo primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioc

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/elkeson-no-barradao-gol-respeito-parcial-aplausos-e-muitos-elogios.html

Cristóvão diz entender as vaias da torcida e enaltece carinho do grupo

Alvo de vaias e xingamentos da torcida, apesar da vitória do Vasco sobre o Lanús, técnico demora mais que o habitual para conceder entrevista coletiva

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

A cena chamou a atenção. Muito vaiado e xingado de burro pela torcida do Vasco ao fim da vitória por 2 a 1 sobre o Lanús, pelas oitavas de final da Libertadores, Cristóvão Borges  caminhava para o vestiário quando viu que jogadores cruz-maltinos ainda estavam no gramado, à sua espera, para confortá-lo. A atitude dos atletas, que levam a vantagem do empate para o jogo de volta na Argentina, no próximo dia 9, alegrou o comandante:
- É bacana porque é uma manifestação de todo o grupo. A gente não tem preocupação de externar isso, mas nossa relação é muito boa. De alguma forma, é muito legal porque demonstra que a gente está buscando fazer as coisas da melhor maneira possível. A gente está junto não só na boa, mas quando está difícil também - disse Cristóvão.

Cristóvão garante que as manifestações não o abalaram. Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico fugiu de polêmicas. Questionado se as vaias seriam também para o time, ele chamou a responsabilidade:
- O time não saiu vaiado não, só o treinador. A torcida enxerga de uma maneira o jogo e fica insatisfeita. Tem todo o direito. É compreensível. É uma pena, porque foi um jogo em que nós ganhamos e podíamos ter saído com uma boa vantagem. Foi uma pena não termos fechado assim. Eu respeito o torcedor. Alguns dias antes deste jogo, a gente perdeu a decisão do Carioca (final da Taça Rio, para o Botafogo), mas agora era a Libertadores, que é nossa prioridade. Eles chegaram aqui, apoiaram, e a gente colocou a vantagem. Em determinado momento, eles não concordaram com o que vinha acontecendo. Tudo bem.

Cristóvão Borges Vasco x Lanus (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)Jogadores aguardam Cristóvão na saída de campo em São Januário (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)
 
O determinado momento a que Cristóvão se refere foi a substituição de Felipe por Fellipe Bastos, que provocou ira nas arquibancadas.
- A gente sentiu um pouco mais na marcação no segundo tempo. Nossa recomposição não era mais a mesma. Eles imprimiram um ritmo de jogo muito forte. Seria natural que isso acontecesse. Eu tentei corrigir isso com a entrada do Bastos.
Apesar do discurso calmo e de ter chegado à sala de imprensa com um sorriso nos lábios, o treinador sabe que vive um momento delicado. Tanto que, ao contrário do habitual, ficou meia hora no vestiário após a partida antes de falar com os jornalistas. Questionamentos à parte, o treinador segue confiante em sua equipe e em seu futuro em São Januário.
- Não me sinto ameaçado porque eu sei como funciona. Estou aqui há muito tempo. Mesmo passando a dirigir a equipe agora, já estive em outras equipes e fui atleta. Temos que continuar trabalhando. Os resultados têm sido bons. Essas insatisfações são normais - concluiu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/05/cristovao-diz-entender-vaias-da-torcida-e-enaltece-carinho-do-grupo.html

Diego Souza faz golaço, Vasco vence Lanús, mas torcida vaia Cristóvão

Camisa 10 marca depois de lindo lençol. Vasco chega a abrir 2 a 0, mas leva um gol e quase se complica mais. Torcedores pegam no pé do técnico
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
 
O Vasco começou com vitória a sua participação nas oitavas de final da Taça Libertadores. Jogando em São Januário, o Cruz-Maltino derrotou o Lanús pelo placar de 2 a 1 na noite desta quarta-feira. Alecsandro e Diego Souza, que marcou após dar um lençol num rival, fizeram os gols do time carioca, com Regueiro descontando para os argentinos na etapa final. Apesar do triunfo, a torcida vascaína ficou na bronca, principalmente com o técnico Cristóvão Borges. Ele passou a ser chamado de burro depois que trocou Felipe por Fellipe Bastos. No fim do jogo, as reclamações foram intensas, e Cristóvão voltou a ser alvo de vaias e xingamentos vindos da arquibancada. Os jogadores, em sinal de solidariedade, esperaram o treinador para, só então, juntos, descerem para os vestiários.
Com o resultado, basta ao Vasco um empate no jogo de volta, na próxima quarta-feira, na Grande Buenos Aires, para ficar com a vaga nas quartas de final. O Lanús, por sua vez, se classifica se vencer por mais de um gol de diferença ou pelo placar de 1 a 0 (gol fora de casa é critério de desempate). Novo 2 a 1, desta vez a favor do Lanús, leva a decisão para os pênaltis. Qualquer outra vitória dos argentinos por um gol de diferença favorece o time brasileiro.

Formação ofensiva
O Vasco começou a partida com uma formação mais ofensiva do que de hábito. De volante com características de marcação, apenas Romulo. Daí para a frente, só habilidade: Juninho, Felipe, Diego Souza e Eder Luis, com Alecsandro como homem de referência na área.
O Lanús, por sua vez, adotou uma postura comum a quem joga fora de casa: fechadinho, o time argentino esperou para sair na boa. Valeri, Regueiro e Pavone formaram o 
trio ofensivo, com o último sendo o único atacante de fato (os demais voltavam para marcar).

Diego Souza, Vasco x Lanús (Foto: EFE)Diego Souza comemora, em tom de desabafo, após marcar um golaço em São Januário (Foto: EFE)
 
Empurrado pela torcida, o Vasco tentou criar chances nos minutos iniciais. Juninho, primeiro numa bola levantada que saiu rente ao travessão, depois com um chute colocado, que quase entrou no ângulo, assustou.
O Lanús, porém, foi o dono da primeira chance cristalina de gol. Aos 24, após bobeada da zaga vascaína, Valeri ficou cara a cara com Fernando Prass. O argentino bateu na saída do arqueiro cruz-maltino, que fez um milagre e salvou o Vasco.
O time da casa não demorou a se refazer do susto e abriu o placar logo depois, aos 25. Eder Luis cruzou da direita, e Alecsandro, que estava na mesma linha do último zagueiro na hora do lançamento, completou de coxa, no meio da área. Festa na Colina.

A obra de arte
O Vasco seguiu com maior volume de jogo. Embora o Lanús vez por outra assustasse, como em chute de Camoranesi, à direita de Prass, eram os cruz-maltinos que tinham mais a bola (60% ao fim do primeiro tempo). A maior presença em campo foi recompensada com o segundo gol. Aos 41, Diego Souza recebeu na meia-lua, deu um lençol em Braghieri e emendou para a rede. Um golaço. A comemoração do camisa 10 vascaíno foi em tom de desabafo. Com alguns palavrões, ele parecia pedir reconhecimento da torcida. De quebra, botou a camisa cobrindo parte da cabeça e ganhou um cartão amarelo.
Na volta para o segundo tempo, os dois times não fizeram substituições. A única mudança ocorrera pouco antes do fim da etapa inicial, quando Romulo, com um problema muscular, deu lugar a Eduardo Costa no time do Vasco.
Juiz dá pênalti para o Lanús, mas volta atrás
Logo no início do segundo tempo, o time da casa levou um susto. Regueiro penetrou pelo lado direito da área e foi derrubado por Fagner. O árbitro uruguaio Roberto Silvera marcou pênalti, mas voltou atrás porque o auxiliar assinalou um duvidoso impedimento do jogador do Lanús.
O Vasco então tratou de apertar o ritmo para tentar não oferecer novas oportunidades ao Lanús. Diego Souza, desta vez na base da trombada, por pouco não conseguiu marcar o terceiro gol, aos 5 minutos. Aos, 12, foi a vez de Juninho, batendo falta, quase marcar. A bola saiu a poucos centímetros do ângulo direito de Marchesín.
Lanús diminui, e Cristóvão vira vilão
O time argentino, porém, tratou de mostrar que não viajou a passeio ao Rio de Janeiro. Aos 17, Regueiro diminuiu a desvantagem. O camisa 10 recebeu um cruzamento de Valeri, no lado esquerdo da área (nas costas de Fagner), dominou e encheu o pé para fazer o primeiro do Lanús.
De imediato, o técnico Cristóvão Borges promoveu a primeira alteração no Vasco: Felipe deu lugar ao volante Fellipe Bastos. A torcida vascaína não poupou o treinador, chamando-o seguidamente de burro por quase dois minutos. No Lanús, ao mesmo tempo, Valeri deu lugar a Romero.
O jogo ficou franco, com as duas equipes buscando o gol. Após falha de Rodolfo, Romero ficou com a bola e serviu Regueiro na área. Por sorte do Vasco, o jogador do Lanús concluiu muito mal. Logo em seguida, foi a vez de Eder Luis ter a chance de marcar. O chute desviou na zaga e foi no cantinho de Marchesín, que fez uma defesa espetacular.
Fim de jogo tenso
Cristóvão mexeu outra vez no Vasco, aos 25: Diego Souza saiu para a entrada de Carlos Alberto. Logo na sequência, o Lanús também fez alteração: o centroavante Pavone deixou o campo e o também atacante Gutiérrez o substituiu.
O ritmo intenso que dava o tom da partida diminuiu um pouco. Regueiro teve nova chance para o Lanús, mas bateu por cima. Depois, Juninho, de falta, obrigou Marchesín a espalmar para o meio da área. A bola voltou na cabeça de Carlos Alberto, que testou por cima do gol.
O Vasco não jogou bem os minutos finais. Aos 41, Gutiérrez teve boa chance para empatar o jogo, mas bateu por cima do gol de Fernando Prass. Depois, aos 42, Velázquez bateu falta que o goleiro vascaíno rebateu de forma esquisita. Mas o time da Colina soube se segurar e garantiu a vitória pelo placar de 2 a 1.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/libertadores-2012/02-05-2012/vasco-lanus.html

libertadores

Apoiado na defesa, Timão supera tensão e empata com o Emelec

 
Com boa atuação do goleiro Cássio e com um a menos durante boa parte do segundo tempo, Corinthians se segura. Ao final, revolta com juiz
 
A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari
 
Mata-mata de Libertadores é sempre tenso para o Corinthians. Foi assim mais uma vez na noite desta quarta-feira, contra o Emelec, em Guayaquil, no Equador, pelas oitavas de final. Mas o empate por 0 a 0, com um jogador a menos (Jorge Henrique foi expulso), foi lucro para a equipe comandada pelo técnico Tite. Apesar de o resultado ser satisfatório, o treinador alvinegro e o presidente corintiano, Mário Gobbi, perderam a cabeça após a partida e detonaram a arbitragem e a organização da competição. O técnico abusou dos palavrões e o mandatário chegou a dizer que o Paulista é maior que a Libertadores.
Apesar das reclamações, o 0 a 0 pode ser considerado uma conquista. Em especial, pela eficiência do setor defensivo, principalmente do goleiro Cássio, substituto de Julio Cesar, de volta ao banco de reservas após falhas no Paulistão. É verdade que o Timão não fez uma grande partida, mas ao menos conseguiu segurar a pressão dos equatorianos, que também não tiveram um bom futebol.

Corinthians e Emelec voltam a se enfrentar, na partida de volta das oitavas de final da Taça Libertadores da América, na próxima quarta-feira, às 21h50m, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Novo empate por 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Empate com gols dá Emelec. Quem vencer fica com a vaga nas quartas.

Paulinho, Emelec x Corinthians (Foto: AP)Paulinho se protege da marcação do jogador do time equatoriano (Foto: AP)
 
Bola no alvo errado
Quando o destaque de uma partida é um bandeirinha, algo está errado com os 22 jogadores que disputam a bola dentro de campo. E foi assim no primeiro tempo do duelo entre Emelec x Corinthians. Fraca tecnicamente, a etapa inicial teve pouca emoção, muita reclamação e um lance curioso.
Aos 21 minutos, após dividida de Fábio Santos com Figueroa, na lateral esquerda, a bola acertou a região genital de um dos auxiliares. Na hora, ele levantou a bandeirinha, chamou o árbitro e pediu um tempo para se recuperar. Atletas de Corinthians e Emelec riram do problema.
Fora isso, o primeiro duelo das oitavas de final da Libertadores não deu emoção aos torcedores equatorianos e brasileiros. Pelo contrário, deu sono! Cauteloso, o Emelec se arriscou algumas vezes nas bolas aéreas, mas parou na boa marcação do Timão, que por sua vez tentou no contra-ataque e pouco levou perigo.
Willian tentou de cabeça, Emerson em chute da entrada da área, Jorge Henrique na correria... Mas nada assustou os equatorianos a ponto de tirar o fôlego da torcida.
Ao final do primeiro tempo, o clima esquentou um pouco por conta de algumas faltas mais duras. E na saída para o intervalo, Jorge Henrique, advertido com um cartão amarelo por revidar em um lance, esbravejou contra o árbitro.
- O juiz, além de ser fraco, é caseiro – resumiu o corintiano.
Emoção e tensão
A emoção que faltou no primeiro tempo marcou presença logo aos três minutos da etapa final, quando Giménez cruzou para a grande área. O zagueiro Achilier desviou de cabeça e obrigou Cássio a grande defesa. A resposta do Corinthians foi com boa jogada de Emerson, que avançou pela esquerda, fez fila e quase marcou.
Só que no lance seguinte, Jorge Henrique, que já tinha levado cartão amarelo no primeiro tempo, fez falta no meio de campo, levou o segundo e foi expulso. Rapidamente, o técnico Tite fez uma troca. Sacou o atacante Willian, que jogou na vaga do barrado Liedson, e mandou a campo o meia Alex.
Nervoso, o Corinthians levou mais dois cartões amarelos por pura bobeira. Danilo, por falta no meio, e Edenílson por reclamação. Do outro lado, o Emelec se empolgou com a vantagem no número de jogadores e se arriscou mais no ataque. Aos 17, por sinal, Valencia acertou o travessão em cobrança de falta.
Refém das bolas alçadas na área, o Emelec não conseguia aproveitar a vantagem que tinha. Principalmente porque o Corinthians se fechou bem no campo de defesa. O ponto alto da defesa corintiana foi mesmo Cássio.
E foi assim até o fim... Embora não tenha feito uma boa partida, o Timão cumpriu sua meta de não levar gols. Não fez aquele que tanto queria, é verdade, mas pela circunstância do jogo, em especial depois da expulsão de Jorge Henrique, o 0 a 0 com o Emelec, no Equador, foi ótimo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/libertadores-2012/02-05-2012/emelec-corinthians.html

Marcelo Mattos: 'Agora vai mais com o coração, não tem essa de dor'

Volante comenta sobre as duas partidas finais do Campeonato Carioca, contra o Fluminense, e o jogo de volta contra o Vitória, no Rio

Por André Casado Salvador

O Botafogo conseguiu, no 1 a 1 com o Vitória, um resultado interessante em Salvador, ainda mais se forem considerados os desfalques, mas os jogadores sabem que enfrentarão agora partidas de muita tensão e equilíbrio. Serão dois jogos contra o Fluminense, nos dias 6 e 13, pela final do Campeonato Carioca, e a partida de volta contra o Rubro-Negro baiano, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no dia 9. Todos os jogos serão no Engenhão (veja no vídeo acima os melhores momentos do jogo no Barradão).

Diante disso, Marcelo Mattos já avisou qual terá de ser o espírito da equipe alvinegra.

- Agora vai mais com o coração, não tem essa de dor. São três partidas, três decisões e espero que a rapaziada esteja recuperada para ajudar a gente - disse Marcelo Mattos, referindo-se aos desfalques de Loco Abreu, Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho, Jefferson e Jobson.

O zagueiro Antonio Carlos destacou a importância do gol marcado fora de casa. Na volta, o empate sem gols classificará o time alvinegro:

- Conseguimos fazer um gol e criamos outras chances. Empatamos, mas o gol fora de casa conta muito.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/marcelo-mattos-agora-vai-mais-com-o-coracao-nao-tem-essa-de-dor.html

Vaga em aberto: Vitória e Botafogo empatam em Salvador

Alvinegro sai na frente, permite empate do Leão, mas tem leve vantagem para o confronto do Rio. Na semana que vem, cariocas avançam com 0 a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador

O Botafogo tem leve vantagem na disputa com o Vitória por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, o time de Oswaldo de Oliveira superou quase meio time de desfalques e conseguiu um empate com gols no estádio Barradão, em Salvador. Em jogo disputado sob forte chuva, principalmente no segundo tempo, as equipes ficaram no 1 a 1. O confronto foi visto por 12.399 torcedores (11.371 pagantes e renda de R$ 155.295).

Elkeson, cria do Leão, abriu o placar e não comemorou. Neto Baiano, artilheiro do Brasil na temporada, empatou ainda no primeiro tempo e chegou a 29 gols em 2012. O resultado faz a invencibilidade alvinegra no ano subir para 23 partidas e dá ao time o direito de empatar sem gols no confronto de volta, dentro de uma semana.

O Vitória terá de vencer por qualquer placar ou contar com um empate a partir de 2 a 2. Em caso de repetição do resultado na Bahia, a decisão da vaga será nos pênaltis. O classificado vai enfrentar Coritiba ou Paysandu na fase seguinte - as equipes fazem o segundo jogo nesta quinta-feira, no Mangueirão. Os paranaenses venceram na ida por 4 a 1 e têm ótima vantagem.

Herrera Botafogo x Vitória (Foto: Angelo Pontes / Ag. Estado)Herrera deu o passe para o gol de Elkeson no primeiro tempo, mas o Vitória reagiu (Foto: Angelo Pontes / Ag. Estado)
 
Baianos e cariocas voltam a jogar na próxima quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão. No fim de semana, porém, os times disputam a primeira partida das decisões dos campeonatos estaduais. O Vitória recebe o Bahia, no Barradão, às 16h. No mesmo horário, no Engenhão, o Botafogo encara o Fluminense.
  
 Equilibrados: Bola levantada por Herrera, gol de Elkeson. 
Bola erguida por Tartá, gol de Neto Baiano. Praticamente iguais. Vitória e Botafogo começaram a disputa por um lugar nas quartas de final da Copa do Brasil intensos e equilibrados. Foi um primeiro tempo franco, de boas oportunidades criadas por rubro-negros e alvinegros. Ora baianos melhores, ora cariocas mais contundentes.

O Leão deu o primeiro passo. Com Tartá. E cedo. Aos sete minutos, o rápido atacante, ex-Fluminense, achou Neto Baiano dentro da área. O goleador bateu firme, mas Renan espalmou. O goleiro, aliás, foi um dos reservas que Oswaldo de Oliveira precisou escalar na partida. De uma só vez, o time perdeu Jefferson, Fellype Gabriel, Andrezinho e Loco Abreu, além de Renato e Jobson, que já estavam fora.

Foi um Botafogo mexido, mas disposto, bem organizado. O Alvinegro não deixou o adversário tomar conta da partida e teve dez minutos de superioridade. Lucas e Elkeson foram as principais peças ofensivas, e Herrera também ajudou. Um pouco mais discreto, Maicosuel teve uma chance de cabeça, aos 16, mas mandou para fora. O zagueiro Antônio Carlos fez o mesmo depois que Lucas o achou na área. Quando alguém em campo vacilou, o gol saiu, aos 26 minutos. Após falha do lateral-direito Léo, a bola sobrou para Herrera na área. Com calma e cabeça erguida, o argentino levantou para Elkeson empurrar de cabeça sem qualquer dificuldade. Revelado no Barradão, o jogador não comemorou. Braço direito erguido e mão esquerda no peito. Segundo ele, em sinal de respeito ao ex-clube.


O Vitória não se desestruturou. Continuou agressivo na linha de frente com o trio formado por Geovanni, Tartá e Neto Baiano. Tartá, aliás, começou o primeiro tempo na esquerda, mas se deu bem na direita. Aos 31, fez bonita jogada em cima de Maicosuel e cruzou de esquerda na cabeça de Neto Baiano. O goleador do Brasil ganhou de Antônio Carlos pelo alto e empatou em cabeçada forte: 1 a 1. Quarto gol dele na Copa do Brasil e 29º em 2012.

Sobra chuva, falta gol
O artilheiro do Brasil também erra. E feio. O Vitória voltou do intervalo mais forte e fez pressão. Quem pareceu ter sentido a pressão foi Neto Baiano. Aos sete minutos, ele esperou Antônio Carlos se enrolar com a bola na entrada da área, ganhou a jogada com facilidade e ficou na frente de Renan. O chute subiu demais. Um minuto depois, o camisa 9 recebeu de costas, fez o giro rápido e bateu firme de esquerda. A bola passou perto da trave do goleiro.

Sob chuva forte, o Vitória atacava muito mais. O Botafogo foi cauteloso e passou a chegar à área raramente. A primeira boa chance no segundo tempo só foi criada aos 22 minutos. Elkeson, um dos mais participativos da equipe, pegou um cruzamento do lado esquerdo da área, de primeira, e assustou Renan com um chute rente à trave.

Maicosuel continuava apagado, sem inspiração. Felipe Menezes tentou puxar contra-ataques sem sucesso, e Herrera praticamente não foi acionado. O Botafogo estava pior na partida, mas quem mudou o time foi Ricardo Silva, técnico interino do Vitória. Lançou Arthur Maia no lugar de Geovanni e Rildo na vaga de Tartá ao mesmo tempo. O empate com gols não era um bom negócio para o Leão, que se lançou ao ataque nos dez minutos finais.

Oswaldo também fez duas mudanças, parecia querer ganhar tempo. Elkeson deu lugar a Caio, e Felipe Menezes a Vitinho. As equipes ainda guardaram fôlego para algumas tentativas, mas não conseguiram concluir com competência. A decisão fica para o confronto do Rio de Janeiro. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2012/05/fica-para-o-engenhao-vitoria-e-botafogo-empatam-em-salvador.html