quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fôlego e velocidade: Márcio Azevedo revive infância e trata Oswaldo de pai


 Lateral conta que não tem mais medo de errar e que herdou força física da época em que percorria longa distância para ir à escolinha em Guarabira-PB

Por André Casado Rio de Janeiro

Quando crianças, a maioria dos jogadores de futebol só quer saber da bola. Com Márcio Azevedo, o cenário não era diferente na pequena Guarabira, interior da Paraíba, mas o esforço que o lateral-esquerdo do Botafogo fazia para não perder espaço na escolinha do ex-jogador Carlinhos Paulista, com passagens pelo estado que carrega no apelido, trouxe consequências positivas a seu desempenho. Apesar de percorrer distâncias retas, o camisa 6 costuma ser aquele que mais se desloca no time, com média de dez quilômetros por jogo. E puxa na memória, como explicação, a hora e meia diária que levava de casa ao centro do município.

Como o horário geralmente estava apertado - Márcio saía às 5h para alimentar o sonho de brilhar no esporte -, tinha de apressar o passo para estar às 6h30 na chamada. Era chamado de maluco pelos amigos, mas tinha o talento reconhecido pelo professor, que o incentivava e lhe carregou pelo braço para o Santaluziense-SP já aos 17 anos, para recuperar o tempo perdido.

Marcio Azevedo botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / Agif)Márcio Azevedo sorri no treino: alegria e a confiança bem diferentes de 2011 (Foto: Satiro Sodré / Agif)
 
- Ele dizia: você tem muita força e agilidade, pode jogar em time grande. Comecei a colocar isso na cabeça e fui aperfeiçoando o que precisava, que era a marcação, o combate, o chute de longe. Acho que foi dali que tirei esse fôlego. Ia com alegria para escolinha. Matava a escola, até apanhava, mas não desistia. Então meus pais apostaram e fizeram uma força para pagar as aulas de futebol - recorda-se o lateral, de 26 anos, que chegou a trabalhar como lixador de carro.

- Dormi no terceiro dia e fui demitido (risos). Só me concentrava na bola mesmo - conta.

A genética também favorece o jogador, que teve no pai, seu Bianor, um exemplo: além de atleta amador, garantia o sustento da família carregando sacos de arroz e açúcar. É baixinho, mas carrancudo e duro na queda, como o filho aprendeu a ser nos gramados, para superar os rivais no mano a mano, esbanjando velocidade, uma de suas principais características:

O professor Oswaldo me puxou no canto, me deu força e realmente conseguiu tirar o melhor de mim. É um segundo pai mesmo, o melhor treinador com quem já trabalhei. Não digo que estou no meu melhor momento da carreira, porque acho que ele está sempre por vir, mas não tenho medo de errar, estou confiante demais"
Márcio Azevedo
 
-  Eu ia assistir e depois até jogar as peladas com ele, do outro lado da cidade. Quase sempre de bicicleta. Pedia emprestada a um amigo, porque nunca tive uma. Nunca faltou o que comer, mas tínhamos dificuldade.

Sem medo de errar
A profissionalização aconteceu no Juventude, bem longe de suas origens. Aliás, o futebol do Sul foi generoso com Márcio Azevedo, que viveu grande fase no Atlético-PR. Fez com que se adaptasse a um estilo mais duro. Mesmo assim, o sonho de conquistar a fama no eixo Rio-São Paulo permanecia. Quando a chance no Botafogo pintou, não pensou duas vezes. Mas uma antiga lesão o fez perder tempo, o atrito posterior com o ex-técnico alvinegro, Caio Júnior, e a impaciência da torcida não ajudaram nada. Hoje, trata Oswaldo de Oliveira como pai.

- Até tinha propostas para sair, mas tinha medo de voltar para um time pequeno, estava desanimado. Aí o professor Oswaldo me puxou no canto, me deu força e realmente conseguiu tirar o melhor de mim. É um segundo pai mesmo, o melhor treinador com quem já trabalhei. Não digo que estou no meu melhor momento da carreira, porque acho que ele está sempre por vir, mas não tenho medo de errar, estou confiante demais. Isso é importante - destacou.

Mais à vontade na Cidade Maravilhosa, só agora começou a conhecer seus pontos turísticos. Na semana passada, levou a esposa Michele e a filha Mikaelen, de dois anos, ao Cristo Redentor. E se impressionou com o tamanho do Maracanã, em obras, mesmo visto de cima.

Márcio Azevedo família Cristo Botafogo (Foto: Arquivo pessoal)Márcio Azevedo visita Cristo Redentor com afamília: esposa Michele e filha Mikaellen (Foto: Arquivo pessoal)
 
Café com Antônio Lopes
A esperança depositada por Oswaldo passou pelas informações que colheu do novo pupilo, que apareceu no futebol brasileiro quando ele embarcava para o Japão, onde trabalhou no Kashima Antlers por cinco anos. Ainda em janeiro, caminhou até o prédio do técnico Antônio Lopes, que mora em sua rua, e aceitou um café com segundas intenções: precisava saber se podia contar com Azevedo, até então sua única opção para o setor, que perdera Cortez para o São Paulo.

- Fiquei preocupado com a saída do Cortez. Era uma lacuna naquele momento, porque não conhecia o Márcio, só sabia que não estava bem. Houve uma dificuldade para se equilibrar física e tecnicamente em 2011, por causa de uma lesão, mas ele havia sido comandado pelo meu irmão, Waldemar (Lemos), e pelo Lopes, ambos no Atlético-PR. E me passaram a maior confiança no jogador. A partir dali, não tive dúvidas de que poderia recuperá-lo - revelou.

Logo atrás do camisa 6, em termos de distância percorrida no campo, costumam estar o volante Marcelo Mattos e o meia Andrezinho. A perfomance física é unamemente elogiada no clube, tanto pela comissão técnica, quanto pelos próprios companheiros.

- A qualidade para defender e atacar dele é enorme. Quando eu vou, Márcio segura mais e vice-versa. Já temos esse entrosamento. Mas realmente tem chegado no fundo com frequência, é um fôlego que não acaba. Esperamos contar essa força por toda a temporada - comentou Lucas, lateral do outro lado, que é muito amigo do paraibano e costumava dar carona.

A grande prova de Márcio Azevedo e do time será no domingo, às 16h, contra o Vasco, no Engenhão, pela final da Taça Rio, que pode ser o primeiro título dele com a camisa alvinegra.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/folego-e-velocidade-marcio-azevedo-revive-infancia-e-trata-oswaldo-de-pai.html

Dirigentes do Vôlei Futuro prometem permanência da equipe

Marcela Constantino negou fim dos investimentos da empresa, depois do vice-campeonato na Superliga Masculina e do terceiro lugar na Feminina

Por GLOBOESPORTE.COM Araçatuba, SP

O time do Vôlei Futuro continua firme e forte na próxima temporada do vôlei brasileiro - pelo menos essa é a promessa feita pelos dois principais dirigentes, em rápidas conversas com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM e da TV TEM nesta quarta-feira.
A presidente, Marcela Constantino, e o diretor de vôlei, Basílio Torres Neto, não quiseram gravar entrevista, mas informaram que não são verdadeiras as informações que circularam na internet, nos últimos dias, de que o time seria encerrado. O repórter Alexandre Oliveira, em seu blog, também comentou a informação e disse que o clube parece disposto a investir mais no time masculino.

Paula Pequeno, Rio de Janeiro x Vôlei Futuro (Foto: Alexandre Loureiro/VIPCOMM)Paula Pequeno negocia sua permanência em
(Foto: Alexandre Loureiro/Vipcomm)
 
Segundo os dirigentes, o Vôlei Futuro está negociando reforços para a próxima temporada. Eles não citaram nomes, mas entre os cotados para jogar por Araçatuba estão a ponteira Mari, que está de saída do Rio, e a levantadora Dani Lins, do Sesi.

Para o time masculino, um jogador citado foi o veterano central Gustavo, que disputou a última Superliga pelo Florianópolis - que pode fechar as portas depois de perder o patrocinador principal, uma empresa de medicamentos. Curiosamente, ele foi um dos jogadores que, no Twitter, comentou sobre a possibilidade do fim da equipe.

- O Vôlei Futuro vai fechar as portas?? Não é possível??

Depois da informação "bombástica", o central ouviu de outras fontes que o projeto deveria continuar e mostrou mais "calma", dizendo admirar o trabalho social realizado há quase uma década pela equipe de Araçatuba.

Quem também negou qualquer informação sobre o fim do clube foi a assessoria da ponteira Paula Pequeno, que negocia sua renovação de contrato com o Vôlei Futuro. Ela e Fernanda Garay, que já teria um acordo para ficar até 2013, estão na seleção brasileira que se prepara para a disputa do Pré-Olímpico, no começo do mês de maio, em São Carlos, no interior paulista.

A oposta Joycinha, a central Andressa e a líbero Verê estão na lista de pré-convocadas para o Grand Prix, que será disputado em seguida. Da mesma maneira, o time masculino do Vôlei Futuro teve pré-convocados para a Liga Mundial o levantador Ricardinho, o oposto Lorena e o líbero Mário Jr.

Vôlei Futuro vice campeão (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)Time masculino foi vicecampeão da Superliga Masculina (Foto: Gustavo Tilio/Globoesporte.com)
 
FONTE:

Torneio será realizado entre os dias 9 e 13 de maio, em São Carlos-SP

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Técnico Zé Roberto Guimarães Vôlei (Foto: Divulgação/FIVB)Técnico Zé Roberto Guimarães comanda o Brasil
no torneio Pré-Olímpico (Foto: Divulgação/FIVB)
 
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou, nesta quarta-feira, a tabela do torneio Pré-Olímpico Sul-Americano feminino de vôlei. A competição será realizada entre os dias 9 e 13 de maio, no ginásio Milton Olaio Filho, na cidade de São Carlos, em São Paulo. O Brasil está no grupo A, ao lado de Colômbia e Uruguai. O grupo B é formado por Argentina, Peru, Chile e Venezuela. A estreia das brasileiras será no dia 9 de maio, às 19h30m, contra as uruguaias. O SporTV transmite ao vivo.

Na primeira fase, as seleções jogarão contra as equipes de cada grupo e as duas primeiras estarão classificadas para as semifinais. Nesta etapa, o primeiro colocado do grupo A jogará com o segundo do B e o primeiro do grupo B enfrentará o segundo do A. Os ganhadores da semifinal duelarão na final para carimbar o passaporte para Londres.

Itália, Estados Unidos e China - as três primeiras colocadas da Copa do Mundo, realizada no Japão, em novembro de 2011 - são as equipes já classificadas para os Jogos de Londres.

A cidade de São Carlos já recebeu a seleção feminina. Em 2010, o mesmo ginásio foi a sede de uma etapa do Grand Prix e por lá desfilaram as seleções do Brasil, da Itália, da China Taipei e do Japão.

Na última segunda-feira, a CBV divulgou a relação com os 25 nomes que poderão defender a seleção brasileira no Grand Prix e também no Pré-Olímpico.

Confira a tabela do Pré-Olímpico Sul-Americano feminino de voleibol:

Grupo A: Brasil, Colômbia e Uruguai
Grupo B: Argentina, Peru, Chile e Venezuela


Fase classificatória:
Primeira rodada (quarta-feira - 09/05)

JOGO 1 - Peru x Chile, às 14h30m
JOGO 2 - Argentina x Venezuela, às 17h
JOGO 3 - Brasil x Uruguai, às 19h30m (SPORTV)


Segunda rodada (quinta-feira - 10/05)
JOGO 4 - Peru x Venezuela, às 13h
JOGO 5 - Argentina x Chile, às 15h30m
JOGO 6 - Brasil x Colômbia, às 18h (SPORTV)


Terceira rodada (Sexta-feira -11/05)
JOGO 7 - Chile x Venezuela, às 14h30m
JOGO 8 - Argentina x Peru, às 17h
JOGO 9 - Colômbia x Uruguai, às 19h30m


Fase semifinal (sábado - 12/05)
JOGO 10 - 1º do grupo B x 2º do grupo A, às 13h30m
JOGO 11 - 1º do grupo A x 2º do grupo B, às 16h


Fase final (Domingo - 13/05)
JOGO 12 - Perdedor do jogo 10 x perdedor do jogo 11, às 16h
JOGO 13 - Vencedor do jogo 10 x vencedor do jogo 11, às 18h30 (SPORTV)


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/04/pre-olimpico-selecao-feminina-cai-no-grupo-com-colombia-e-uruguai.html

Sem vergonha dos biquínis, chinesas festejam torcida 'mais aberta' em casa

Próximas paradas do Circuito Mundial serão em Sanya, Xangai e Pequim. Após prata no Distrito Federal, Talita e Maria Elisa esperam 'vingança' na Ásia

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Acostumadas a verem os holofotes se dividirem entre Juliana/Larissa e Walsh/May, as chinesas Xue Chen e Zhang Xi abriram a temporada com dezenas de flashes retratando o título conquistado na etapa de Brasília do Circuito Mundial. Terceiras colocadas no ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), as asiáticas correm por fora na briga pelo ouro em Londres. E, para manterem o moral elevado neste início de ano, contam com três competições seguidas em casa, diante de uma torcida cada vez mais “aberta”.

A chave principal da primeira das três etapas na China começa na manhã de quinta-feira, noite de quarta no Brasil. Em Sanya, Xue e Zhang Xi esperam encontrar maior receptividade. Na sede mais ao sul do país, a temperatura é mais alta, o público está mais habituado a prestigiar a modalidade e já se acostumou com a pouca roupa das atletas.

vôlei de praia Chen Xue Xhang Xi (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Zhang Xi e Chen Xue bateram as duas principais duplas brasileiras em Brasília (Foto: Helena Rebello)

- Hoje em dia a China está muito mais aberta. As pessoas entendem que os biquínis são nosso uniforme porque trabalhamos na praia e também torcem por nós. Está ficando melhor, mas ainda é muito diferente de como é no Brasil. Mas vai ser bom jogar em casa - disse Xue, de 23 anos.


vôlei de praia Chen Xue Xhang Xi (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Zhang Xi e Chen Xue são unidas dentro e fora de
quadra (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
 
Donas de um bronze olímpico ganho nos Jogos de Pequim, as jovens chinesas agora sonham com um ouro na capital inglesa. O discurso, também limitado pelo pouco domínio do inglês, revela o desejo pelo lugar mais alto do pódio, mas ao mesmo tempo é bastante realista.

- Walsh e May e Juliana e Larissa têm muita experiência, enquanto nós somos uma dupla relativamente nova e ainda somos mais instáveis. Às vezes jogamos muito bem, mas outras não. Não temos uma regularidade como elas. Mas é bom porque temos menos pressão também.

Algozes das duas principais duplas brasileiras na abertura do Circuito, no Distrito Federal, as chinesas podem esperar duelos duros pela frente. Com o gosto amargo da prata em casa, Talita e Maria Elisa querem dar o troco nas adversárias na mesma moeda.

- Elas são mais altas do que nós e, para isso, precisamos que o saque entre sempre muito bem e que a nossa defesa funcione, o que não aconteceu em Brasília. Se nós tivéssemos ganhado, mal teríamos tempo para comemorar, então essa correria para viajar logo também foi boa para não termos tempo para chorar. Tomara que agora seja a nossa vez de vencer na casa delas. Por que não? – perguntou Talita, que viajou com Maria Elisa para a Ásia no domingo.


Zhang Xi e Maria Elisa vôlei de praia (Foto: Divulgação / FIVB)Zhang Xi dá banho de champanhe em Maria Elisa após decisão em Brasília (Foto: Divulgação / FIVB)

Além da etapa de Sanya, vencida em 2011 por Juliana e Larissa, a China recebe também os Grand Slams de Xangai, de 30 de abril a 5 de maio e de Pequim, de 7 a 12 de maio (no feminino). 
 Clique aqui e confira o calendário completo da temporada internacional do Vôlei de Praia.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/04/sem-pressao-chinesas-contam-com-torcida-aberta-em-tres-etapas-em-casa.html

Ágatha e Bárbara atropelam rivais e vão à chave principal em Sanya

asileira se juntam à Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Ângela/Lili

Por SporTV.com Sanya, China

Vôlei de Praia Ágatha etapa de Sanya (Foto: Agência FIVB) Ágatha se esforça para encobrir a chinesa Fan
Wang junto à rede (Foto: Agência FIVB)
 
Ágatha e Bárbara Seixas não deram a menor chance às adversárias nesta quarta-feira. No qualifying da etapa de Sanya do Circuito Mundial, as brasileiras atropelaram uma dupla da casa e uma da Letônia para garantir vaga na chave principal. Agora, a paranaense e a carioca se juntam à Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Ângela/Lili, classificadas diretamente para a disputa.

- Tínhamos perdido no Brasil e agora estamos muito felizes. Estamos muito empolgadas e sabemos que vai valer a pena. Esperamos dar o nosso melhor na chave principal – disse Bárbara, em entrevista ao site da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

A parceria verde e amarela abriu o dia com vitória sobre as chinesas Wang Fan/Yue Yuan por 21/13 e 21/9. Na segunda partida do qualifying, as duas massacraram as atletas da Letônia Inguna Minusa/Inese Jusone por 21/12 e 21/9.

- Acho muito importante termos chegado aqui. É a nossa primeira prticipação no Circuito e vamos manter a concentração para seguir assim – disse Ágatha.


Vôlei de Praia Bárbara Seixaas etapa de Sanya (Foto: Agência FIVB)Bábara Seixas se estica para fazer grande defesa: dupla vai à chave principal em Sanya (Foto: Agência FIVB)

A estreia de Ágatha e Bárbara Seixas na chave principal será contra as medalhistas olímpicas chinesas Chen Xue e Zhang Xi, campeãs na etapa de Brasília. Atuais campeãs em Sanya, Juliana e Larissa estreiam diante de Rigobert/Li Yuk Lo, das Ilhas Maurício. Talita e Maria Elisa, prata na etapa brasileira, encaram Roubanis/Papageorgiou, da Grécia. Quarta dupla brasileira na disputa em Sanya, Ângela e Lili duelam com Vasina/Vozakova, da Rússia.


fFONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/04/agatha-e-barbara-atropelam-rivais-e-vao-chave-principal-em-sanya.html

Nadal atropela compatriota na estreia e vai às oitavas do ATP de Barcelona

Favorito ao título, número 2 do mundo não enfrenta dificuldades e supera Guillermo García-López por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona

Nadal tênis França (Foto: EFE)Rafael Nadal estreou com vitória fácilemBarcelona
e garantiu vaga nas oitavas de final (Foto: EFE)
 
Apenas três dias após conquistar seu oitavo título seguido no Masters 1000 de Monte Carlo, o espanhol Rafael Nadal voltou às quadras e estreou com vitória fácil no ATP 500 de Barcelona.
Nadal precisou de 1h21min para superar o compatriota Guillermo García-López, 78º do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2. Com o resultado, o número 2 do mundo garantiu vaga nas oitavas de final do torneio.

O triunfo desta quarta-feira foi o 30º consecutivo de Nadal em Barcelona. Campeão nas últimas seis vezes que esteve no evento (ausentou-se em 2010), o espanhol tenta um heptacampeonato em casa.

No primeiro set, Nadal quebrou o saque de Garcia-Lopez por três vezes e não teve dificuldades para abrir três pontos de vantagem logo no início. Com 4/1 no placar, Rafa teve excelente aproveitamento nas bolas de primeiro serviço, e precisou de apenas 30 minutos para fechar o set em 6/1.

Na segunda etapa, novo passeio de Nadal. Ele não deu chances ao rival e logo abriu 4/0. García-López chegou a quebrar o saque do adversário e deu trabalho no game seguinte. Mas o segundo melhor tenista da atualidade manteve a calma e não deu margem para a reação: fechou o set em 6/2 e o jogo em 2 a 0.

Com a vitória, Nadal encara na próxima fase o vencedor do duelo entre Robert Farah, da Colômbia, e o espanhol Pablo Andujar.


FONTW:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/04/nadal-atropela-compatriota-na-estreia-e-vai-oitavas-do-atp-de-barcelona.html

Ana Ivanovic é eliminada na estreia no saibro do WTA de Stuttgart

Alemã Mona Barthel, 35 do mundo, passa para as oitavas de final do torneio

Por GLOBOESPORTE.COM Stuttgart, Alemanha
 
Ana Ivanovic não passou da estreia no WTA de Stuttgart, na Alemanha. A sérvia, ex-número 1 e atual 15 do mundo, foi derrotada pela alemã Mona Barthel (35) por 7/5 e 7/6(4). Convidada da organização, Barthel passou para as oitavas de final e vai enfrentar a francesa Marion Bartoli (7), que vem de vitória sobre a tcheca Iveta Benesova (44) por 6/3 e 6/2.

Ana Ivanovic tênis Mona Barthel Stuttgart estreia  (Foto: Getty Images)Ana Ivanovic (à esquerda) vê Mona Barthel avançar para as oitavas em Stuttgart (Foto: Getty Images)
 
Ivanovic esteve perto de vencer o primeiro set quando abriu 5/3, mas perdeu quatro games consecutivos e viu Barthel fechar a parcial. No segundo set, a alemã teve de salvar três break points para seguir confirmando seus saques. Ivanovic não cedeu nenhuma chance de quebra, e a decisão foi para o tie-break, vencido por Barthel.

Maria Sharapova (2), que fazia sua estreia nas oitavas de final por ser a cabeça de chave número 2, teve mais sorte. Depois de vencer o primeiro set por 6/3, a russa viu sua adversária, a francesa Alizé Cornet (100), desistir quando perdia a segunda parcial por 1/0.

A rodada desta quarta em Stuttgart teve também a vitória da cabeça de chave número 4, Agnieszka Radwanska (4), que estreou nas oitavas. Ela derrotou a húngara Greta Arn (75) por 6/3 e 6/4 e se classificou para as quartas de final.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/04/ana-ivanovic-e-eliminada-na-estreia-no-saibro-do-wta-de-stuttgart.html

Após morte do avô, Djokovic não defende título no ATP de Belgrado

Em sua cidade natal, número 1 do mundo já levantou o troféu duas vezes

Por GLOBOESPORTE.COM Belgrado

Além de ser na cidade natal de Novak Djokovic, o ATP 250 de Belgrado é organizado pela família do número 1 do mundo. Mesmo assim, o tenista sérvio, atual campeão, anunciou que não disputará o evento este ano. O motivo é a recente morte de seu avô, Vladimir, na última semana.

"Tomei a decisão de não fazer parte do torneio este ano. É certamente uma das decisões mais duras da carreira, mas é impossível, para mim, jogar nos próximos dias e pensar em tênis quando há outras coisas na minha cabeça", escreveu Novak Djokovic em seu site.

Mesmo após a notícia da morte do avô, Djokovic jogou o Masters 1.000 de Monte Carlo. O sérvio alcançou a final, mas foi derrotado em dois sets por Rafael Nadal. O número 1 do mundo e bicampeão em Belgrado (2009 e 2011) deve fazer seu retorno às quadras na primeira semana de maio, quando começa o Masters 1.000 de Madri.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/04/apos-morte-do-avo-djokovic-nao-defende-titulo-no-atp-de-belgrado.html

CR7 e Kaká param na muralha Neuer, e Bayern elimina o Real nos pênaltis

Português marca duas vezes no tempo normal, mas perde o seu na disputa final. Alemães decidem a Champions contra o Chelsea em casa

Por Cahê Mota Direto de Madri

Poderia ser o jogo de Cristiano Ronaldo, que marcou duas vezes no tempo normal. Ou poderia ser o de Kaká, que saiu do banco de reservas no fim do segundo tempo para se aproveitar do cansaço dos rivais. Mas era a noite de Manuel Neuer. O goleiro titular da seleção alemã se consagrou ao defender as penalidades do português e do brasileiro e ainda contou com um chute para fora de Sergio Ramos para levar o Bayern de Munique à grande decisão da Liga dos Campeões, após vitória por 3 a 1 nos pênaltis e derrota por 2 a 1 até a prorrogação, nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu. Detalhe: a finalíssima será na Allianz Arena, casa do Bayern, contra o Chelsea, no próximo dia 19 de maio.
Por pouco Iker Casillas também não foi herói. O goleiro espanhol defendeu duas cobranças dos bávaros - de Kroos e Lahm -, mas Alaba, Mario Gómez e Schweinsteiger deram números finais a uma emocionante e exausta semifinal. O holandês Arjen Robben, que não participou da disputa final, marcou no primeiro tempo, justamente de pênalti.
Com o sonho do 10º título continental adiado novamente, resta aos merengues concentrarem os seus esforços no Campeonato Espanhol, competição em que o time é líder com sete pontos de vantagem para o arquirrival Barcelona, que também se despediu da Champions nesta semana. Restam quatro rodadas.

cristiano ronaldo neuer penaltis Real Madrid X Bayern munique (Foto: AFP)Neuer defende cobrança e Cristiano Ronaldo e começa a se consagrar no Santiago Bernabéu (Foto: AFP)
 
Os alemães, por sua vez, também apagaram a má impressão deixada no estádio após a decisão da Liga dos Campeões de 2010. Na ocasião, foram derrotados para o Internazionale de Milão, comandado por José Mourinho, por 2 a 0. A equipe comandada por Jupp Heynckes busca o seu quinto título em final inédita contra os Blues, que ainda não conquistaram a Champions - bateram na trave em 2008, diante do Manchester United, nos pênaltis.

Início avassalador
Em um cenário próximo do ideal para o Real Madrid, o time conseguiria reverter a vantagem do Bayern de Munique com 15 minutos de jogo. Foi exatamente o que aconteceu em um Santiago Bernabéu pulsante. A torcida comprou o barulho e fez do seu estádio uma arma que funcionou - ao menos no início.

Prova disso foi o pênalti marcado logo aos cinco minutos. Di María recebeu lançamento de Marcelo e acertou chute de primeira. Alaba se jogou para interceptar a finalização e tocou com o braço na bola. O juiz hesitou por um instante, mas a pressão foi tamanha que o árbitro húngaro Viktor Kassai apontou para a cal mesmo sem muita convicção. Cristiano Ronaldo não repetiu Lionel Messi na véspera e converteu, desviando de Neuer: 1 a 0.
O Bayern concentrava suas forças no ataque. A resposta quase foi instantânea, mas o holandês Arjen Robben perdeu gol inacreditável após cruzamento de Alaba, aos sete, já na pequena área. Aos 11, foi a vez de Mario Gómez chutar da entrada da área e obrigar Casillas a espalmar. Ribéry tentou completar no rebote, mas Khedira salvou com um carrinho.

Comemoração Cristiano Ronaldo - Real MAdrid X Bayern (Foto: Ag. AFP)Com dois no tempo normal, CR7 tinha tudo para ser o melhor em campo. Até parar em Neuer (Foto: AFP)
 
Mourinho sabia do perigo que corria e chamou Cristiano Ronaldo para uma rápida conversa. A expressão do treinador foi clara: segurar a bola, ter calma, como o craque português havia pedido depois de fazer o gol da vitória diante do Barcelona, no sábado, ainda que ironicamente. E não é que deu certo? Aos 14, Özil encontrou Cristiano com passe espetacular. O luso não perdoou e fez o segundo dele e dos merengues.

No lá e cá, melhor para o Bayern
A vantagem àquela altura já era mais do que o suficiente para os donos da casa avançarem à final. Os bávaros, então, avançaram mais a marcação e continuaram chegando com perigo. Em um contra-ataque, aos 25, Benzema quase ampliou - a bola ficou viva na grande área até que Neuer pudesse afastar.
robben marcelo Real Madrid X Bayern munique (Foto: Getty Images)Marcelo tenta levar o Real ao ataque: lateral
brasileiro teve boa atuação (Foto: Getty Images)
 
Seria uma injustiça, principalmente pelo que apresentavam os alemães. Não à toa chegariam ao gol no minuto seguinte. Lahm cruzou para Mario Gómez, que caiu na grande área depois de ser tocado por Pepe. O árbitro marcou pênalti do zagueiro. Robben se encarregou da cobrança e diminuiu, ainda que Casillas e a trave quase tenham evitado.
O "lá e cá" seguiu até o fim da primeira etapa. Aos 30, Benzema fez boa jogada pela esquerda e chutou forte. Neuer afastou com os olhos. Depois, aos 33 e 46, foi Casillas quem apareceu em finalizações de Gómez e Robben, de falta. Era um jogaço, para o deleite de Vicente del Bosque e Joachim Löw, técnicos das seleções da Espanha e Alemanha, presentes nas tribunas do Bernabéu.

Cautela x emoção
A partida seguiu carregada de tensão no segundo tempo, o que refletia no comportamento dos torcedores, menos participativos. Mas em campo era mais do mesmo: lá e cá. Aos dois, Lahm cruzou da direita e Gómez cabeceou forte. A bola passou raspando a trave direita de Casillas. Aos dez, no entanto, foi Benzema quem encontrou espaço e concluiu para a defesa de Neuer.
O tempo foi passando e o jogo virou sinônimo de cautela. O Real sabia que sofrer um gol poderia ser fatal, assim como para o Bayern exagerar nos espaços não pareceria boa ideia. Sem se comprometer, os merengues atacavam com chutes de média distância, principalmente nas faltas de Cristiano Ronaldo.
Mourinho pôs Kaká restando pouco mais de 15 minutos para o fim do jogo. Fez também o papel de incentivador ao puxar aplausos das arquibancadas. O Real tentou responder em campo, mas não conseguiu - muito por conta do cansaço de Cristiano Ronaldo, que se desdobrava entre ataque e marcação. Kaká entrou mal, sem confiança, desperdiçando contra-ataques. E ainda viu Pepe e companhia se segurarem lá atrás quando Mario Gómez recebeu de Robben e foi travado, aos 41. Era noite de prorrogação.

Cristiano Ronaldo - Real Madrid X Bayern (Foto: Ag. EFE)O brasileiro Luiz Gustavo vigiou de perto o craque português em boa parte do jogo (Foto: Ag. EFE)
 
Cansaço domina tempo extra
A prorrogação pôs em campo mais um elemento: a condição física. Cansado, Ribéry deu lugar a um renovado Müller. O Bayern pôde se dar ao luxo de realizar sua primeira substituição no tempo extra depois de ter poupado oito titulares no fim de semana. O Real, enquanto isso, lutava contra todo tipo de fadiga. E o primeiro tempo não teve um grande lance sequer de emoção.
O cansaço merengue era maior, mas a postura foi ainda mais ofensiva nos minutos finais de jogo. O problema é que não havia ninguém inspirado que pudesse resolver - Kaká, inclusive, tirava a paciência dos torcedores ao cometer seguidos erros. Aos 10 (ou 115), o brasileiro acertou o cruzamento, mas Granero se enrolou e desperdiçou grande oportunidade ao se jogar tentando cavar um pênalti. O árbitro não caiu na do meia. A decisão sairia da marca da cal, mas não naquele momento.
Cristiano Ronaldo e Kaká erram no mesmo canto
 
kaka Real Madrid X Bayern munique (Foto: AFP)Kaká mais errou do que acertou (Foto: AFP)
 
Após pouco menos de cinco minutos de descanso, os dois times foram para os pênaltis. Alaba converteu a primeira cobrança. Cristiano Ronaldo, que vinha de 25 pênaltis seguidos sem perder, pegou a bola e... Bateu fraco, permitindo a defesa de Neuer. Na sequência, Mario Gómez fez 2 a 0 para o Bayern.
Kaká, que entrou no segundo tempo, tinha a chance de diminuir, mas acabou telegrafando o canto (o mesmo de CR7) e Neuer, mais uma vez, defendeu. Quando tinha a chance de praticamente liquidar a fatura, Kroos chutou rasteiro, sem força, e Casillas fez a defesa.
Xabi Alonso, na terceira cobrança do Real, finalmente marcou. Logo depois, Lahm bateu com uma “pequena” cavadinha, e Casillas salvou sem problemas: 2 a 1 para o Bayern. O zagueiro Sergio Ramos partiu para a quarta cobrança do Real e mandou longe, muito longe. Schweinsteiger, então, tinha a chance de garantir o Bayern na decisão em casa. E não a desperdiçou. Com força, deslocando Casillas, colocou no fundo da rede, calou o Bernabéu e fez a festa dos bávaros.

Schweinsteiger Comemorando - Real Madrid X Bayern (Foto: Getty Images)Schweinsteiger deslocou Casillas na cobrança final: Bayern em nova decisão (Foto: Getty Images)
 
real madrid 2 (1) x (3) 1 bayern de munique
Casillas, Arbeloa, Pepe, Sergio Ramos e Marcelo; Khedira, Xabi Alonso; Di María (Kaká), Özil (Granero) e Cristiano Ronaldo; Benzema (Higuaín). Neuer, Lahm, Boateng, Badstuber e Alaba; Schweinsteiger e Luiz Gustavo; Robben, Kroos e Ribéry (Müller); Gómez.
Técnico: José Mourinho. Técnico: Jupp Heynckes.
Gols: Cristiano Ronaldo, aos seis, e aos 14 minutos, e Robben, aos 27 minutos do primeiro tempo.
Pênaltis convertidos: Alaba, Gómez e Schweinsteiger (Bayern); Xabi Alonso (Real Madrid). Pênaltis perdidos: Kroos e Lahm (Bayern); Cristiano Ronaldo, Kaká e Sergio Ramos (Real Madrid).
Cartões amarelos: Alaba, Robben, Luiz Gustavo, Badstuber (Bayern); Pepe, Arbeloa, Granero (Real Madrid).
Estádio: Santiago Bernabéu (Madri). Data: 25/04/2012. Árbitro: Viktor Kassai (Hungria).

 FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2012/04/cr7-e-kaka-param-na-muralha-neuer-e-bayern-elimina-o-real-nos-penaltis.html

 


Fellype Gabriel não vai ao campo, e Oswaldo arma titulares com Jadson

Técnico deixa Lucas Zen entre os reservas em atividade tática com quatro traves e mantém dúvida sobre substituto do volante Renato para a final

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

O mistério continua, mas parte dele pode ter sido desvendado. Em treino tático na tarde desta quarta-feira, em General Severiano, Oswaldo de Oliveira armou um esboço do time titular pela primeira vez na semana, para a final da Taça Rio, contra o Vasco, domingo, e o escolhido para a vaga de Renato foi Jadson, de 18 anos. Provável opção, mais recuado, Fellype Gabriel foi poupado do trabalho no campo e ficou na academia. Assim, Maicosuel foi utilizado na meia.

Jogadores do Botafogo treino (Foto: André Gustavo /globoesporte.com)Jogadores realizam treino tático na tarde desta quarta, na sede (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
A atividade, no entanto, teve quatro traves, com um goleiro em cada uma delas, e priorizou a movimentação da equipe, sem o padrão de um jogo comum. Ainda assim, Lucas Zen, outra alternativa, foi preterido. Renato, vale lembrar, teve uma torção no tornozelo esquerdo na vitória sobre o Bangu, pelas semifinais da Taça Rio, e não deve estar à disposição, apesar de o exame de imagem não ter apontado uma lesão tão grave. Ele segue fazendo tratamento na sede.
Dois dos destaques da movimentação foram os meias Vitinho e Elkeson, com gols e belas jogadas, com um chapéu do camisa 9 no atacante Caio, quando a bola estava parada. Intenso, o treino também duas pancadas mais fortes que preocuparam: o atacante Willian e o volante Marcelo Mattos chegaram a cair, foram atendidos, mas permaneceram em campo.

Jadson volante Botafogo (Foto: André Gustavo /globoesporte.com)Jadson, que só jogou uma vez, pode ser a surpresa
no time (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
Antes, os jogadores estenderam a descontração do treino da manhã com um aquecimento diferente: um colete era colocado num ponto do campo por um integrante da comissão técnica e dois ou mais tinham que correr para buscá-lo. Quem pegasse, tinha de evitar ser tocado por aquele que chegou depois. Uma roda foi formada, e as brincadeiras foram inevitáveis. Ao todo, o trabalho durou duas horas.

Sobre Maicosuel e Jadson, há uma peculiaridade: o meia não joga como titular há mais de dois meses e entrou gradativamente nas últimas três partidas; o jovem volante foi titular contra o Boavista, no encerramento da fase de grupos e foi recém-promovido das categorias de base.

Comissão de roupa nova
Duas semanas e meia depois do lançamento da coleção de jogo da Puma, fornecedora de material, a comissão técnica recebeu sua nova roupagem para 2012. A camisa é cinza e mantém o modelo pólo das antigas. Já o uniforme de treino dos jogadores está terminando de ser confeccionado, vai chegando aos poucos e deverá começar a ser utilizado em maio.

Comissão técnica roupa nova Botafogo (Foto: André Gustavo /globoesporte.com)Oswaldo, auxiliar Luiz Alberto e estatístico Thiago Larghi com roupa nova (Foto: André Casado / GE.COM)

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/fellype-gabriel-nao-vai-ao-campo-e-oswaldo-arma-titulares-com-jadson.html

Luigi pede para torcida vaiar, inclusive Abel, Edinho e Sobis

Eles são adversários. Temos de vaiá-los', afirmou o presidente do Inter

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Presidente Giovanni Luigi Inter (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Luigi quer torcida vaiando Abel, Sóbis e Edinho
(Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
 
Amigos, amigos, negócios à parte. Este é o espírito do Inter para o confronto desta noite contra o Fluminense, às 21h50, no Estádio Beira-Rio. E se depender do presidente Giovanni Luigi, a trajetória vitoriosa de Abel, Edinho e Rafael Sobis na equipe colorada será "esquecida" por uma noite. Em busca da vantagem em casa, o dirigente quer os torcedores vaiando o time carioca durante toda partida.

- Os torcedores devem aplaudir somente a nossa equipe. Os outros são adversários, temos de vaiá-los, precisamos da classificação. É importante que o torcedor não caia em armadilha. O Fluminense deve ser vaiado o tempo inteiro. Tem que vaiar. Claro que um cumprimento respeitoso é natural, mas quando jogarmos lá no Rio de Janeiro não teremos nenhuma consideração da parte deles - afirmou Luigi em entrevista à Rádio Gaúcha.

Nesta quarta, os jornais de Porto Alegre estamparam um anúncio pago pelo Inter que diz: "Colorado, hoje é dia de decisão: somos nós ou eles. Não se iluda, o técnico e os jogadores do Fluminense vão tentar ficar com a nossa vaga. Por isso, aplauda somente quem veste a camisa vermelha e vai lutar até o fim para garantir a classificação do Inter. Contamos com o seu grito, do primeiro ao último minuto, para vencer mais essa batalha".

Dorival Júnior ainda faz mistério sobre a escalação da equipe. Lesionado, D'Alessandrio não joga e Kleber ainda é duvida para a partida. O provável time do Inter: Muriel, Nei, Índio, Moledo e Kleber (Fabrício); Guiñazu, Sandro Silva, Tinga (Jajá) e Dátolo; Dagoberto e Damião.

Botafogo mantém contato com Seedorf, que está de saída do Milan

Proposta feita no ano passado ainda vale e expectativa é por uma decisão do holandês ao fim de seu contrato com o clube italiano, em junho

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Clarence Seedorf Milan (Foto: Getty Images)O holandês Seedorf está nos planos do Botafogo
desde o ano passado (Foto: Getty Images)
 
Sonho de consumo do Botafogo desde o ano passado, o meia holandês Clarence Seedorf, de 36 anos, jamais deixou de estar em pauta no clube. O contrato do jogador com o Milan vai terminar em junho e a diretoria do clube brasileiro espera esse prazo para intensificar as negociações e tentar trazer o reforço para a disputa do Campeonato Brasileiro. Ele só poderia atuar a partir de agosto, na abertura da janela de transferências internacionais.

O Botafogo mantém contato com o jogador e seus representantes por telefone e e-mail. O presidente do clube, Maurício Assumpção, chegou a viajar para a Itália no ano passado, quando conversou com Seedorf e fez uma proposta oficial, mantida até hoje. Há uma pequena diferença de valor entre o que o clube oferece e o desejo do atleta.
De acordo com pessoas próximas ao holandês, ele está animado com a chance de defender o Botafogo e morar no Rio de Janeiro, onde tem um apartamento no Leblon. Sua mulher, Luviana, é brasileira. Seedorf não tem uma boa relação com o atual técnico do Milan, Massimiliano Allegri. Na terça-feira, ele confirmou o atrito com o comandante. Nesta quarta, sequer foi relacionado na vitória sobre o Genoa por 1 a 0.

- Sou mais um no grupo, eu também tenho algumas emoções e estou vivendo intensamente estes últimos meses no Milan. No campo, no banco ou na arquibancada, quero dar o meu apoio, esperando que no final o campeonato nos reserve uma bela surpresa - afirmou Seedorf, em entrevista à agência "Ansa"
.
O fato de o jogador já ter se despedido do Milan é um ponto positivo para o Botafogo. Sem contrato, o clube espera que Seedorf aceite a proposta feita no ano passado. O caso é tratado com cautela, mas com expectativa de sucesso.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/botafogo-ainda-mantem-contato-com-seedorf-que-esta-de-saida-do-milan.html

Sem vergonha dos biquínis, chinesas festejam torcida 'mais aberta' em cas

róximas paradas do Circuito Mundial serão em Sanya, Xangai e Pequim. Após prata no Distrito Federal, Talita e Maria Elisa esperam 'vingança' na Ásia

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Acostumadas a verem os holofotes se dividirem entre Juliana/Larissa e Walsh/May, as chinesas Xue Chen e Zhang Xi abriram a temporada com dezenas de flashes retratando o título conquistado na etapa de Brasília do Circuito Mundial. Terceiras colocadas no ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), as asiáticas correm por fora na briga pelo ouro em Londres. E, para manterem o moral elevado neste início de ano, contam com três competições seguidas em casa, diante de uma torcida cada vez mais “aberta”.
A chave principal da primeira das três etapas na China começa na manhã de quinta-feira, noite de quarta no Brasil. Em Sanya, Xue e Zhang Xi esperam encontrar maior receptividade. Na sede mais ao sul do país, a temperatura é mais alta, o público está mais habituado a prestigiar a modalidade e já se acostumou com a pouca roupa das atletas.

vôlei de praia Chen Xue Xhang Xi (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Zhang Xi e Chen Xue bateram as duas principais duplas brasileiras em Brasília (Foto: Helena Rebello)

- Hoje em dia a China está muito mais aberta. As pessoas entendem que os biquínis são nosso uniforme porque trabalhamos na praia e também torcem por nós. Está ficando melhor, mas ainda é muito diferente de como é no Brasil. Mas vai ser bom jogar em casa - disse Xue, de 23 anos.

vôlei de praia Chen Xue Xhang Xi (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Zhang Xi e Chen Xue são unidas dentro e fora de
quadra (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
 
Donas de um bronze olímpico ganho nos Jogos de Pequim, as jovens chinesas agora sonham com um ouro na capital inglesa. O discurso, também limitado pelo pouco domínio do inglês, revela o desejo pelo lugar mais alto do pódio, mas ao mesmo tempo é bastante realista.

- Walsh e May e Juliana e Larissa têm muita experiência, enquanto nós somos uma dupla relativamente nova e ainda somos mais instáveis. Às vezes jogamos muito bem, mas outras não. Não temos uma regularidade como elas. Mas é bom porque temos menos pressão também.

Algozes das duas principais duplas brasileiras na abertura do Circuito, no Distrito Federal, as chinesas podem esperar duelos duros pela frente. Com o gosto amargo da prata em casa, Talita e Maria Elisa querem dar o troco nas adversárias na mesma moeda.

- Elas são mais altas do que nós e, para isso, precisamos que o saque entre sempre muito bem e que a nossa defesa funcione, o que não aconteceu em Brasília. Se nós tivéssemos ganhado, mal teríamos tempo para comemorar, então essa correria para viajar logo também foi boa para não termos tempo para chorar. Tomara que agora seja a nossa vez de vencer na casa delas. Por que não? – perguntou Talita, que viajou com Maria Elisa para a Ásia no domingo.


Zhang Xi e Maria Elisa vôlei de praia (Foto: Divulgação / FIVB)Zhang Xi dá banho de champanhe em Maria Elisa após decisão em Brasília (Foto: Divulgação / FIVB)

Além da etapa de Sanya, vencida em 2011 por Juliana e Larissa, a China recebe também os Grand Slams de Xangai, de 30 de abril a 5 de maio e de Pequim, de 7 a 12 de maio (no feminino).

 Clique aqui e confira o calendário completo da temporada internacional do Vôlei de Praia.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/04/sem-pressao-chinesas-contam-com-torcida-aberta-em-tres-etapas-em-casa.html

nter e Fluminense iniciam um dos duelos mais esperados das oitavas

Melhor campanha da fase de grupos, Tricolor encara o Colorado, papão de títulos nos últimos anos. A bola rola a partir das 21h50m, no Beira-Rio

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Leandro Damião  Fred FLUMINENSE INTERNACIONAL (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Leandro Damião e Fred comandam os ataques no
Beira-Rio (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
 
De um lado, o Inter, acostumado com disputas internacionais nos últimos anos. Do outro, o Fluminense, a melhor equipe da fase de grupos da Libertadores. É com este retrospecto que as duas equipes começam a disputa por uma vaga nas quartas de final, na noite desta quarta-feira, às 21h50m, no Beira-Rio.
Os gaúchos entram em campo com a necessidade de fazer um resultado que dê tranquilidade para o confronto no Rio de Janeiro. Uma vitória, de preferência, sem tomar gol, é o óbvio objetivo vermelho. E, para isso, os jogadores contam com um excelente trunfo: o retrospecto recente da defesa, que só levou três gols nos últimos dez jogos.
Se a zaga está em alta no Beira-Rio, o setor de criação apresenta duas perdas importantes. Oscar, envolvido no imbróglio jurídico com o São Paulo, segue sem poder atuar pelo Inter. Para piorar, D'Alessandro tem uma lesão muscular na coxa, que o afastará dos gramados por até um mês. Sorte que Dátolo vive grande fase.
Já o time carioca espera confirmar nas oitavas a qualidade apresentada na etapa anterior. Abel Braga conta com a genialidade de Deco, cérebro do Tricolor das Laranjeiras, em ótimo momento. São dos pés do luso-brasileiro que se iniciam quase todas as jogadas de ataque da equipe. E ainda há Fred. O artilheiro, que retorna após 15 dias, é um perigo constante para os defensores rivais.
Além disso, o Fluminense leva para o Beira-Rio um fator que mexerá com o sentimento dos colorados. Um, não, três. Defendendo a equipe estarão os históricos colorados Abelão e Edinho, campeões da Libertadores e do Mundial, em 2006, e Rafael Sobis, atacante bicampeão do torneio sul-americano (2006 e 2010). Como já ocorreu em 2011, o trio deve receber muitas homenagens da torcida antes da partida, com os seus nomes gritados nas arquibancadas.
O brasileiro Paulo César de Oliveira será o árbitro do confronto. Ele será auxiliado por Alessandro Rocha e Emerson de Carvalho. A TV Globo transmite a partida ao vivo para o Rio de Janeiro, Juiz de Fora (MG), Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Cascavel, Foz do Iguaçu e Guarapuava (PR), Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Regiões Nordeste e Norte. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em tempo real.
header as escalações 2
Inter: Dorival não divulgou a escalação colorada. O técnico aguarda uma confirmação do departamento médico para saber se poderá contar com Kleber. Caso não tenha condições, Fabrício será o substituto. No meio-campo, Jajá e Tinga disputam uma vaga. Os colorados estarão em campo com Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber (Fabrício); Guiñazu, Sandro Silva, Tinga (Jajá) e Dátolo; Dagoberto e Leandro Damião.
Fluminense: o time carioca vem com apenas uma surpresa: a entrada de Gum na equipe titular. Ele substitui Leandro Euzébio que, na visão do treinador, não vive bom momento. Sem Wellington Nem, que está lesionado, Rafael Sobis entra no ataque. De resto, o Flu vem com a base que jogou a maior parte da temporada: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Thiago Neves; Rafael Sobis e Fred.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Inter: D'Alessandro, com uma lesão muscular na coxa esquerda, desfalca a equipe por até um mês. Oscar, envolvido no imbróglio jurídico com o São Paulo, segue impedido de atuar com a camisa colorada.
Fluminense: Wellington Nem é o principal desfalque. Com um estiramento muscular na coxa, o atacante está sem condições de jogo. Araújo e Valencia também ficaram no Rio. Os dois já se recuperaram das lesões que tiveram, mas treinaram pouco e só devem voltar na segunda partida das oitavas de final.

header fique de olho 2
Inter:
ele chegou para ser uma alternativa no meio-campo. Com suas arrancadas e o potente chute de pé esquerdo, Dátolo virou um dos destaques da equipe. Com apenas 15 jogos, já marcou oito gols. Só está atrás de Leandro Damião (que soma 15) entre os artilheiros colorados na temporada.

Fluminense: Fred está de volta ao time. A última partida do atacante foi diante do Boca Juniors, no último dia 11. Ele vinha sofrendo com dores musculares na coxa esquerda.

header o que eles disseram

Dorival Júnior, técnico do Inter: "O Inter não é franco atirador. O Inter é postulante para a vaga. Não vejo diferença muito grande entre as equipes. Tivemos problemas na fase de grupos. Espero que a gente continue com a determinação e atitude que tivemos para a classificação".

Abel Braga, técnico do Fluminense: "O nosso objetivo é fazer um grande jogo. Volto a dizer que não gostaria de enfrentar o Inter, mas não tem jeito. Vamos procurar a vitória como fizemos em todos os jogos nesta temporada e sei que eles farão o mesmo. A única certeza que se tem é que teremos um grande espetáculo".
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto no Futpédia

* O Fluminense defende uma invencibilidade de cinco jogos diante do Inter. Os cariocas não perdem para os colorados desde 2009, quando levaram 4 a 2. Desde então, foram três triunfos do Tricolor das Laranjeiras e dois empates.
* O Fluminense não sabe o que é perder pontos como visitante. A equipe venceu os três jogos disputados fora de casa na Libertadores.
* O setor defensivo colorado é o grande trunfo de Dorival Júnior para segurar Sobis, Fred, Thiago Neves e Deco. Nos últimos 10 jogos, o Inter só levou três gols.
header último confronto v2
O último confronto entre Fluminense e Inter ocorreu no dia 6 de novembro de 2011 e marcou o reencontro de Abel Braga, Rafael Sobis e Edinho com o Beira-Rio. O trio foi ovacionado pelos torcedores que lotaram o estádio colorado. Entretanto, não tiveram compaixão com o ex-clube. Os cariocas venceram por 2 a 1. Sobis marcou o gol da vitória

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2012/04/inter-e-fluminense-iniciam-um-dos-duelos-mais-esperados-das-oitavas.html

Astral de Loco Abreu após trinca de gols sobre o Bangu contagia elenco

Jogadores enaltecem veia decisiva do atacante uruguaio, que fez trabalhos em separado ao longo das últimas semanas e vivia fase irregular no ano

Por André Casado Rio de Janeiro

Nada como três gols de uma vez só, que valem classificação para a final e que podem pôr fim a um período de irregularidade que vinha incomodando um ídolo do Botafogo. Loco Abreu está mais leve, e os jogadores comemoram o retorno triunfal do artilheiro com quem sempre contaram. Na saída do campo, após o 4 a 2 sobre o Bangu, sábado, no vestiário e já na tarde de trabalho desta terça, no Engenhão, muitos contam que a alegria estava estampada no rosto do camisa 13 (veja os gols da partida acima).

Mesmo quem o conhece pouco, já notou que a cobrança pessoal é grande. O uruguaio não está acostumado a perder ou vacilar - e se aborrece quando isso acontece. Agora, a expectativa é de não deixar a bola cair e tentar manter a fama de carrasco diante dos cruz-maltinos. Loco já marcou quatro vezes sobre o time, hoje dirigido por Cristóvão Borges, e costuma se dar bem, como eu seu primeiro troféu com a camisa alvinegra: a Taça GB de 2010.
- Ele está muito feliz, agradeceu a todos. Mas, nesta segunda, só cruzei rapidinho. Não lembro de um jogador ter feito três gols numa semifinal. Loco é um cara que se cobra muito, não foge da responsabilidade. E tudo com ele tem tomado proporções maiores, às vezes erradas. Mas provou que é decisivo, jogo assim é o que ele gosta - afirmou Andrezinho, autor de duas assistências para cabeçadas do capitão, contra o Alvirrubro, além de outras duas na temporada.

Loco Abreu vibra com um dos três gols marcados no último sábado (Foto: Fábio Castro / Agif)
- Por onde passei, sempre fui um jogador de dar este tipo de passe. Ele se posiciona bem, conversamos sobre onde vai estar e gosta de estar, dependendo da defesa adversária. Isso facilita, mas o importante é que não é só o Loco. Fellype Gabriel e os zagueiros também têm força nessa jogada, abrem espaço e preocupam - reforçou o camisa 10.
O lateral Lucas ressalta que, apesar de brincalhão, a seriedade e o profissionalismo do atacante não costumam mudar, ainda que a fase seja negativa e o período de atividades seja em separado em alguns dias, como ocorreu no mês de março, em um recondicionamento físico e técnico.
- Quando faz ou não faz gol, a postura é quase sempre a mesma coisa. Ficamos muito felizes por contar com os gols de novo. É um cara que vai nos ajudar muito no Campeonato Brasileiro e nessas retas decisivas, porque é líder e sabe mexer com os companheiros - apontou.
- Muitos focaram no pênalti perdido, mas o que importa é o que ele fez. Acabou resolvendo a semifinal para a gente. Fui o último a entrar no vestiário, mas felicidade era cla
 ra - disse o meia Fellype Gabriel, que fez questão de dar um abraço no parceiro em todos os gols.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/jogadores-exaltam-animacao-de-loco-abreu-com-trinca-de-gols.html

Alecsandro e Loco Abreu: garantia de gols e de problemas na marca da cal

Artilheiros de Vasco e Botafogo vivem momentos parecidos na carreira

Por André Casado e Thiago Fernandes Rio de Janeiro

Ele é o artilheiro do time. Também cabe a ele ficar perto da área e ser a referência do ataque. Porém, ultimamente tem sofrido com uma das maneira mais fáceis de se fazer um gol: de pênalti. Com a bola na marca da cal, foram muitos erros recentemente, embora no passado passasse segurança a seus torcedores nesse fundamento. Essa descrição cabe tanto a Alecsandro, do Vasco, como a Loco Abreu, do Botafogo, adversários deste domingo, na final da Taça Rio.

Com 12 gols, o atacante cruz-maltino divide a artilharia do Carioca com Somália, do Boavista. Loco Abreu tem nove e compartilha a terceira posição com o colega de equipe Herrera. Mas os números poderiam ser melhores não fossem os pênaltis desperdiçados. Alecsandro perdeu três seguidos, sendo um deles pelo Estadual (contra o Resende) e dois pela Libertadores (contra o Alianza Lima-PER). Já o uruguaio desperdiçou seis dos últimos sete tentados (assista acima). Três deles foram em jogos da fase de classificação do Carioca (contra Resende, Bangu e Boavista), dois em disputas de pênaltis (contra o Fluminense, na semifinal da Taça Guanabara, e contra o Treze-PB, na primeira fase da Copa do Brasil) e um no Brasileiro do ano passado (contra o Atlético-MG). A postura de ambos em relação a tal dificuldade, entretanto, é diferente.

Montagem - Loco Abreu X Alecsandro (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Loco Abreu e Alecsandro vivem momentos parecidos (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
Alecsandro decidiu ‘dar um tempo’ nas cobranças, como ele mesmo definiu. Abriu mão do posto de cobrador oficial. Nos treinos, porém, costuma cobrar alguns após as atividades. No dia em que Cristóvão pede para que todos exercitem esse fundamento, é o que mais se dedica, como  antes da semifinal da Taça Rio, contra o Flamengo. O técnico definiu que Diego Souza terá a missão de bater as penalidades, mas o meia divide o posto com Felipe e Fagner.

- Eu determino quem pode bater em cada jogo, e quem estiver melhor bate. No jogo contra o Flamengo, Diego Souza e Felipe eram os jogadores que eu havia indicado. O Felipe se sentiu bem e pediu para cobrar. Por isso, ele bateu - explicou o técnico Cristóvão Borges (assista no vídeo ao lado aos pênaltis perdidos por Alecsandro contra o Alianza Lima).

Em General Severiano, o panorama é outro. Mesmo com os seguidos pênaltis perdidos, Oswaldo de Oliveira continuou liberando Loco Abreu para cobrar. Porém, o treinador já avisou que isso pode mudar. Contra o Boavista, no último jogo da primeira fase, ele permitiu que o uruguaio cobrasse porque o time já estava classificado. Contra o Bangu, na semifinal da Taça Rio, a partida estava tranquila, e Loco já havia marcado três gols. Mas os erros em série do uruguaio levaram Oswaldo a garantir que outro atleta deve assumir a responsabilidade numa próxima oportunidade da marca da cal. Andrezinho e Herrera, se estiver em campo, são os principais candidatos.

 - Sempre bati pênalti, estou acostumado, mas é uma decisão do treinador. Se houver mesmo essa mudança, estou preparado. Até pedi a bola ao Loco (contra o Bangu), mas ele estava confiante. Ele se cobra muito, e pênalti é mais psicológico do que qualquer coisa. Nem adianta treinar tanto. Claro que vale o jogador saber bater bem na bola, aumenta a possibilidade. Mas acho que a insistência dele é porque ele é forte nesse aspecto da cabeça. E quer superar logo esse momento - afirmou Andrezinho (confira os gols de Loco Abreu no Carioca no vídeo ao lado).

Oswaldo vai fazer esta semana o que já virou hábito em seus treinos. As cobranças de pênalti serão fechadas à imprensa - para que não se divulgue como cada atleta decidiu chutar - e vão seguir um ritual como o de um jogo oficial. Os jogadores ficam no centro do campo e caminham até a marca da cal, onde esperam o apito do "juiz". Cada um bate apenas um, para evitar o desgaste. No Vasco, os jornalistas podem assistir ao treino, mas pede-se que as câmeras sejam desligadas. Cada atleta treina até achar que deve parar, sob o olhar do técnico Cristóvão Borges. Alecsandro, por exemplo, treinou 19 cobranças antes da semifinal contra o Fla.

Respeito com artilheiros


Outra semelhança entre Alecsandro e Loco Abreu é o fato de ambos ainda inspirarem muito respeito nos advesários mesmo quando o assunto é a falta de eficiência na cobrança de pênaltis. Tanto em São Januário quanto em General Severiano há a certeza de que os artilheiros podem decidir o título para suas equipes. Gols em jogos decisivos são suas especialidades. Final da Copa do Brasil e semifinal e final de turno da competição regional já viram um desfile de seus gols (assista aos gols de Alecsandro no vídeo acima).

-  Para mim, pênalti é mais do que bater na bola, pênalti é fator psicológico. Pode treinar e acertar todas as cobranças, mas no jogo errar. Nunca joguei com Loco. Não o conheço, mas pelo que vejo tem personalidade, tanto que continuou cobrando. É lógico que qualquer pessoa fica abalada com essa situação. Mas ele é um bom jogador e temos que ter cuidado - analisou o goleiro Fernando Prass. 

- Não podemos achar que vai ser como naquele 3 a 1 (vitória do Botafogo na Taça Guanabara). O Vasco tem muitas qualidades, principalmente ofensivas, e vai vir diferente. Felipe, com quem joguei no Flamengo, tem um passe decisivo, todos conhecem, e Alecsandro está marcando muitos gols. O clima é diferente e precisamos nos precaver - afirmou Andrezinho.

O jogo decisivo entre Vasco e Botafogo será disputado no próximo domingo, no Engenhão, a partir das 16h (horário de Brasília). Quem triunfar, pega o Fluminense pelo título estadual.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/04/alecsandro-e-loco-abreu-garantia-de-gols-e-de-problemas-na-marca-da-cal.html

Para chegar a 100 gols pelo Peixe, Neymar dribla mais de três times

Atacante já deixou 39 adversários para trás e tocou quase 300 vezes na bola em seus gols pelo Santos; 44 foram de primeira

Por Alexandre Lozetti São Paulo

O GLOBOESPORTE.COM analisou todos os 99 gols de Neymar pelo Peixe. Do momento em que pega a bola pela última vez até a finalização, ele fintou 39 adversários e tocou na bola 276 vezes. Sem falar nos inúmeros zagueiros deixados para trás, graças à velocidade do atacante, ou nos que simplesmente tiveram medo de enfrentá-lo no mano a mano.

No histórico gol sobre o Flamengo, no Campeonato Brasileiro de 2011, Neymar usou quase todos seus fundamentos. Tabelou, recebeu a bola na intermediária, de frente para o gol, arrancou, escapou do choque, passou por Ronaldo Angelim e chutou na saída do goleiro. A obra-prima foi eternizada com o Prêmio Puskás, da Fifa, como mais bonita do ano. Mas o levantamento exibe outra característica pouco ressaltada do craque: o oportunismo - 90 gols foram anotados de dentro da área. Em 44 (incluindo os 18 de pênalti), ele nem sequer dominou, bateu de primeira. E em 55, mais da metade das vezes que fez os santistas vibrarem, Neymar deu no máximo dois toques na bola antes da finalização.

info Neymar Números - 3 (Foto: arte Esporte)
No início da carreira, o jogador se valeu do “anonimato” para se livrar da marcação implacável que o persegue atualmente. Ele aparecia livre na área e, na maioria das vezes com assistência do parceiro Paulo Henrique Ganso, escorava de primeira.

A cada gol, sua fama aumentava, e o número de zagueiros em torno dele também. Neymar passou a sair mais da área, receber a bola na intermediária e fez aumentar o número de toques na bola antes do chute. Contra o Internacional, por exemplo, na atual edição da Libertadores, dominou em seu campo de defesa, tocou por 12 vezes na bola e driblou o lateral-direito Nei antes de fazer outro golaço.

Em La Paz, Neymar vai disputar seu 180º jogo pelo time do coração em busca da marca centenária. Somados os gols pelas Seleções Brasileiras principal e de base, já são 117. E para desespero dos bolivianos, é difícil saber se ele vai driblar, chutar de primeira ou surgir como centroavante na área. O repertório de Neymar no Santos é completo.


Clique e assista a vídeos do Santos

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2012/04/para-chegar-100-gols-pelo-peixe-neymar-dribla-mais-de-tres-times.html