quinta-feira, 19 de abril de 2012

Em uma hora, Nadal vence 39º jogo seguido em Mônaco e vai às quartas

Número 2 do mundo busca o heptacampeonato do Masters de Monte Carlo

Por SporTV.com Monte Carlo

O mau tempo atrapalhou, e Rafael Nadal demorou a entrar em quadra. Quando o fez, foi rápido. Em apenas 1h, fez 6/1 e 6/1 em cima do cazaque Mikhail Kukushkin (68 do mundo) e avançou às quartas de final do Masters 1.000 de Monte Carlo. A vitória desta quinta-feira foi a 39ª consecutiva do tenista espanhol no torneio monegasco.

Rafael Nadal tênis Monte Carlo oitavas (Foto: AP)Desde 2003, rafael Nadal perdeu apenas seis sets no Masters de Monte Carlo (Foto: AP)
 
Em busca do oitavo título seguido no torneio, Nadal espera seu próximo adversário, que sairá do jogo entre o também espanhol Nicolás Almagro (12) e o suíço Stanislas Wawrinka (26).

A última derrota de Nadal em Monte Carlo aconteceu em 2003 e foi também seu único revés no torneio. Naquele ano, o argentino Guillermo Coria foi responsável pela eliminação do espanhol, que tinha apenas 16 anos. Dede então, Nadal perdeu apenas seis sets. Em toda a carreira, ele soma 41 vitórias e uma derrota no Masters 1.000 de Monte Carlo.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/04/em-uma-hora-nadal-vence-39-jogo-seguido-em-monaco-e-vai-quartas.html

No dia da morte do avô, Djokovic vai à quadra, vence e não contém choro

Sérvio vira jogo contra Dolgopolov e avança às quartas em Monte Carlo

Por SporTV.com Monte Carlo
 
Novak Djokovic tênis Monte Carlo oitavas (Foto: Reuters)Djokovic olha para o céu apos a vitória. As
lágrimas viriam pouco depois (Foto: Reuters)
 
O dia não começou bem. Durante o bate-bola da manhã, Novak Djokovic recebeu a notícia da morte de seu avô, Vladimir. O sérvio parou o treino e deixou a quadra, mas voltou para disputar as oitavas do Masters 1.000 de Monte Carlo. O número 1 do mundo perdeu o primeiro set, mas encontrou seu tênis e derrotou o ucraniano Alexandr Dolgopolov (21 do ranking), por 2/6, 6/1 e 6/4.

Após cumprimentar o oponente, Djokovic olhou para os céus, levantou os braços e começou a chorar. Às lágrimas, o sérvio nem autografou a câmera antes de deixar a quadra aplaudido de pé.

A vitória coloca Djokovic nas quartas de final do torneio monegasco. O sérvio poderia enfrentar Thomaz Bellucci (45) na disputa po
r uma vaga nas semifinais, mas o brasileiro foi eliminado pelo holandês Robin Haase (55).

Começo ruim
Djokovic cometeu erros que lhe custaram caro logo no terceiro game. Uma subida ruim à rede, uma dupla falta e uma esquerda para fora deram a Dolgopolov a primeira quebra de saque do jogo. O ucraniano, variando bem seus golpes, abriu 3/1 em seguida. Nole teve a chance de empatar o jogo no sexto game, mas Dolgopolov escapou de um break point. Aproveitando o bom momento, o número 21 do mundo venceu outro game no saque de Djokovic em seguida e confirmou o saque para fechar a parcial em 6/2.

O segundo set começou melhor para o sérvio, que conseguiu sua primeira quebra da partida e abriu 2/0. A vencer o game de saque do oponente, Nole se agachou e soltou um grito. O bom momento quase foi interrompido na sequência, mas o número 1 saiu de 0/40 e conformou o saque para abrir 3/0. Djokovic, então, deslanchou. Parou de errar, tomou o controle dos pontos e fez 6/1.

O set decisivo foi o mais equilibrado, com os dois tenistas confirmando seus saques sem drama. Dolgopolov, eventualmente, não resistiu à pressão. Sacando em 4/4 e 40/30, o ucraniano perdeu um game point e viu Djokovic acertar duas ótimas devoluções. O sérvio conseguiu a quebra, fez 5/4 e sacou para fechar o jogo em seguida.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/04/no-dia-da-morte-do-avo-djokovic-vai-quadra-vence-e-nao-contem-choro.html

Bruninho diz que futuro está indefinido e aguarda posição do Florianópolis

Em sua conta no Twitter, levantador mostra sua torcida para que projeto, com tantos títulos e história, não chegue ao fim: 'Vamos esperar e ter fé!'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Levantador Bruninho no treino do Florianópolis (Foto: Hermínio Nunes/VIPCOMM )Bruninho faz parte do projeto desde seu início
(Foto: Hermínio Nunes/VIPCOMM )
 
A semana é de reuniões para definir o futuro do projeto. Sob contrato até o final da Superliga, os jogadores do Florianópolis já são sondados por outras equipes, mas há quem aguarde pela posição oficial da direção. Nesta quarta-feira, o levantador Bruninho usou sua conta no Twitter para mostrar sua torcida pela continuidade do time. Criado em 2005, conquistou quatro títulos nacionais (2005/2006, 2007/2008, 2008/2009 e 2009/2010). Na atual edição, o Florianópolis enfrentou o Minas nos playoffs e não conseguiu avançar às semifinais. Perdeu também o patrocinador de uma operadora de TV por assinatura.

"Estou um pouco sumido porque estava aproveitando os últimos dias de folga, mas agora a ralação já começou! Em relação ao meu futuro, ainda esta indefinido. Esperando o posicionamento da Cimed em relação ao futuro! Só estou rezando para que um time com tanta história e tantos títulos não acabe! Estou desde o início do projeto e sei o quanto lutamos para conquistar tudo! E a cidade de Florianópolis merece continuar com uma equipe! Vamos esperar e ter fé! Valeu galera boa semana", escreveu Bruninho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/04/bruninho-diz-que-futuro-esta-indefinido-e-aguarda-posicao-do-florianopolis.html

Talita e Maria Elisa vencem e encaram dupla chinesa na decisão em Brasília

Brasileiras superam italianas Cicolari e Menegatti e pegam Xue/Zhang na primeira decisão da carreira de uma etapa nacional do Circuito Mundial

Por Helena Rebello Direto de Brasília

Dois jogos suados, sofridos e decididos apenas no tie-break. Com uma vitória e uma derrota brasileira nas semis, as partidas desta quinta-feira asseguraram que a etapa de Brasília do Circuito Mundial terá campeãs inéditas em 2012. De virada, Talita e Maria Elisa garantiram a primeira decisão da parceria em casa no torneio, enquanto as chinesas Xue e Zhang Xi puseram fim ao sonho do tetracampeonato de Juliana e Larissa no Distrito Federal.

Nesta sexta, Talita e Maria Elisa decidem o título com Xue e Zhang Xi às 10h45m (horário local), em jogo com transmissão ao vivo da Rede Globo. A disputa pelo terceiro lugar, entre Juliana e Larissa e as italianas Cicolari e Menegatti, será às 9h.

Descansadas por terem se classificado diretamente para a semifinal, Talita e Maria Elisa ficaram atrás no placar durante quase todo o primeiro set. Na reta final, tiveram um set point a favor, mas desperdiçaram a oportunidade e viram as italianas largarem na frente (20/22). Na segunda etapa, o saque de Maria fez a diferença, e a parceria manteve vivo o sonho da classificação (21/18). No desempate, as brasileiras brilharam na defesa e carimbaram o passaporte para a final: 15/11.

- Nossa técnica e tática estão todas voltadas para o Circuito Mundial para chegarmos com confiança nas Olimpíadas. Estar no Brasil, com uma torcida dessa, não tem como não se emocionar e comemorar junto com eles. Espero que isso contagie todo mundo. Estamos muito empolgadas para dar essa alegria para os nossos torcedores, patrocinadores. Foi um dia em que as coisas funcionaram bem, em que estávamos uma com a outra o tempo inteiro – disse Maria Elisa

Maratona de Juliana e Larissa tem final frustrante

Juliana e Larissa precisariam vencer três jogos para seguirem sonhando com o tetra. No primeiro desafio do dia, superaram as holandesas Meppelink e Van Geste com tranquilidade (21/13 e 21/14). O segundo confronto, com as bicampeãs olímpicas Walsh e May, exigiu muito mais da dupla, que conseguiu superar os próprios erros para avançar à semifinal ((21/13, 24/26, 15/13). No terceiro duelo do dia, porém, as chinesas Xue e Zhang Xi acabaram com a festa. No tie-break, as campeãs mundiais ainda salvaram três match points e tiveram um a favor, mas foram derrotadas pelas asiáticas: 21/17, 16/21, 17/15.

- Às vezes a vitória mascara alguns erros, e hoje foi tudo muito transparente. Estamos com o coração ferido, mas pelo menos perto daquilo que queremos chegar. Foi duro ter o jogo perdido, recuperar e depois perder de novo. Mas depois do jantar já vamos ter esquecido porque nesta sexta tem disputa de terceiro e quarto lugares e não podemos bobear – disse Juliana.


Juliana e Larissa semifinal Brasília Circuito Mundial (Foto: Divulgação/FIVB)Juliana e Larissa caem após maratona de jogos e dão adeus ao sonho do tetra (Foto: Divulgação/FIVB)
 
FONTE:

Zagueiro desabafa e destaca que time não vai golear os rivais e só pensa em bater o Bangu e ir à final da Taça Rio, mesmo sem atuação brilhante

Por André Casado Rio de Janeiro

Antônio Carlos treino do botafogo (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)Antônio Carlos quer eficiência e deixa bom futebol
para depois (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)
 
De um lado da moeda, invencibilidade na temporada e chances de título nas duas competições em disputa. Do outro, dez empates na conta, alguns deles contra equipe menores e atuação que pouco empolgam. Ambos os cenários fazem parte da mesma realidade do Botafogo. A relação não é das melhores com a torcida, mas os jogadores põem a eficiência acima do espetáculo e, segundo o zagueiro Antônio Carlos, em desabafo na manhã desta quinta-feira, o que importan é superar os rivais, seja jogando mal ou se baseando no regulamento.

- Não estamos devendo, não, estamos sem perder no ano. Vejo muita gente jogando mal por aí e ninguém fala nada. Então, estamos tranquilos com nosso trabalho e fechados quanto a isso. O principal é se classificar, no Carioca ou na Copa do Brasil, e não a invencibilidade ou o bom futebol sempre. Não vamos golear todo mundo - argumentou o camisa 3, que completou seu recado já apontando para a próxima decisão.

Leia: Para encantar, Oswaldo pede Messi e Kaká e rebate críticas


- A torcida quer tudo dando certo, mas temos de pensar em passar de fase. Se o 0 a 0 nos dava a vaga (contra o Guarani, quarta), foi nele que nos apoiamos. Por pouco não vencemos, foi um detalhe, mas encaramos um adversário muito bom. Não queremos dar show para ninguém. Esperamos dar nosso show, que é com 1 a 0 mesmo, e passar à final da Taça Rio agora.

O Botafogo tem como próximo compromisso a partida contra o Bangu, às 18h30, no Engenhão, válida pela semifinal da Taça Rio. Se passar, encara no meio da semana que vem o vencedor de Flamengo e Vasco, que medem forças no domingo.

Tite Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Apesar da ótima fase, Tite dá explicações sobre o futebol econômico (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
 
Corinthians é o exemplo
Para o lateral Lucas, o equilíbrio do futebol não permite mais cobrança por superioridade.

- É difícil manter uma média, só o Barcelona tem um nivel superior. Aqui, um time que joga bem quase sempre é o Santos. São poucos mesmo que encantam. Estamos fazendo o que deve ser feito. Mas é claro que nos cobramos muito. O caminho está certo, mas podemos dar um algo mais para chegar forte no Brasileirão, como no ano passado - disse.

Não estamos devendo, não, estamos sem perder no ano. Vejo muita gente jogando mal por aí e ninguém fala nada. Não vamos golear todo mundo"
Antônio Carlos
 
No Paulistão, o atual campeão brasileiro e classificado em primeiro, sem sustos, para as oitavas da Libertadores, também é criticado pela maneira cautelosa com que joga. O técnico Tite bate de frente com os números constantemente, lembrando que 1 a 0, placar recorrente, é vitória. A situação virou referência para os alvinegros ultimamente.

- Um exemplo grande é o Corinthians, para provar que está tudo muito nivelado. Temos visto que lá é a mesma coisa, mas eles ganham títulos. Meio a gol é o que interessa. Para um dia chegarmos, a torcida precisa entender que vamos passar por isso - comentou o camisa 2.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/antonio-carlos-afirma-que-bota-nao-esta-devendo-1-0-e-o-nosso-show.html

Flamengo x Vasco: Marcelo de Lima Henrique será o árbitro da semifinal

Responsável por comandar o duelo entre Bangu e Botafogo será Eduardo Cordeiro Magalhães

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Árbitro Marcelo de Lima Henrique (Foto: Divulgação)Marcelo de Lima Henrique será o árbitro da semi
entre Flamengo x Vasco (Foto: Divulgação)
 
Foi realizado na tarde desta quinta-feira, na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), o sorteio de arbitragem para a reta final da Taça Rio. Marcelo de Lima Henrique, que concorria com Luiz Antônio Silva Santos, o Índio, foi sorteado e será o comandante de Flamengo e Vasco, que se enfrentam no domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. Jackson Lourenço dos Santos e Wagner de Almeida Santos são os assistentes.

A semifinal entre Bangu e Botafogo, sábado, às 18h30m, no Engenhão, será comandada pelo juiz Eduardo Cordeiro, que concorria com Grazianni Maciel Rocha. Silbert Faria Sisquim e Luiz Glaudio Regazonne são os auxiliares.

O árbitro da final da Taça Rio também está definido, será Wagner do Nascimento Magalhães, que concorria com Rodrigo Nunes de Sá. Luiz Antonio Oliveira e Rodrigo Figueiredo Correa são os auxiliares.


O nome do juiz da final, que será disputada nos dias 6 e 13 de maio, ainda será sorteado. Péricles Bassols, Marcelo de Lima Henrique e Luiz Anônio Silva Santos concorrem.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/04/flamengo-x-vasco-marcelo-de-lima-henrique-sera-o-arbitro-da-semifinal.html

São Paulo, Verdão, Bota, Galo e Grêmio decidem oitavas em casa


19/04/2012 15h28 - Atualizado em 19/04/2012 17h33

Paranaenses Coxa, Atlético e Paraná farão primeiros jogos como mandantes

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A CBF definiu, em sorteio realizado na tarde desta quinta-feira, os mandos de campo dos duelos válidos pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Assim, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo, Atlético-MG e Grêmio decidirão a vaga nas quartas de final em casa.
Curiosamente, os paranaenses Coritiba, Atlético e Paraná farão os primeiros jogos em seus domínios.

Do único jogo desta quinta-feira, entre Bahia e Remo, sairá o rival da Portuguesa nas oitavas de final. O vencedor deste confronto decidirá a classificação em casa. O Remo venceu o primeiro jogo por 2 a 1.

Vale lembrar que nas oitavas de final não há mais eliminação do jogo de volta. Todos os classificados recebem uma cota fixa de R$ 300 mil.

Confira os primeiros confrontos das oitavas (horários de Brasília):
Paraná x Palmeiras - dia 25/04/2012, no Durival de Britto, às 21h50m
Goiás x Atlético-MG - dia 25/04/2012, no Serra Dourada, às 21h50m
Portuguesa x Bahia ou Remo - dia 25/04/2012, no Canindé, às 19h30m


Coritiba x Paysandu - dia 26/04/2012, no Couto Pereira, às 19h30m
Ponte Preta x São Paulo - dia 26/04/2012, no Moisés Lucarelli, às 21h50m


Fortaleza x Grêmio - dia 02/05/2012, no Presidente Vargas, às 19h30m
Atlético-PR x Cruzeiro - dia 02/05/2012, no Durival de Britto, às 21h50m
Vitória x Botafogo - 02/05/2012, no Barradão, às 21h50m


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2012/04/copa-do-brasil-favoritos-decidem-oitavas-de-final-em-casa.html

Loco é tratado com cuidado e pode continuar fora: 'Quando evoluir, joga'

Após citar rodízio, Oswaldo usa outro discurso depois, revelando que dores ainda incomodam o atacante, cuja participação fora de campo foi elogiada

Por André Casado Rio de Janeiro

Duas justificativas saíram da boca de Oswaldo de Oliveira sobre a barração de Loco Abreu, na última quarta-feira, contra o Guarani. O treinador revelou um rodízio com Herrera, indicou a chance de o uruguaio retornar já contra o Bangu, na semifinal da Taça Rio, e, posteriormente, destacou que as condições físicas do ídolo não eram ideiais. Em todo o caso, fica claro o cuidado da comissão técnica em não expor o atacante, que vem tendo uma relação muito aberta no clube.
De acordo com as palavras do treinador, somente quando se sentir melhor, especialmente das dores na altura das costelas, que seguem O incomodando, é que Loco seria escalado.

Loco abreu botafogo banco de reservas guarani copa do Brasil (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado)Loco orientou o time do banco, mas não gostou muito dos flashes (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado)
 
- Loco Abreu é um dos nossos artilheiros, um jogador importantíssimo. Está se preparando melhor, passou por um longo recondicionamento físico que vocês acompanharam. E ainda sente a pancada nas costelas, tanto que treina com proteção. Vai evoluir e, à medida que isso acontecer, vai jogar - declarou Oswaldo, satisfeito com a postura e participação dele fora das quatro linhas.

- Ele participou muito, sim, entrou comemorando no vestiário, dando força aos jogadores, principalmente aos jovens. Mas não pude acompanhá-lo tanto durante o jogo, estou de olho no campo, de costas para ele. Mas isso é de cada um, ele acostumado a ficar fora ou não. As pessoas são diferentes, têm mais ou menos opinião, presença... Ele, por exemplo, é uruguaio, fala espanhol, é alto... O Caio é já baixo, é brasileiro... - citou.

Loco esteve tranquilo o tempo todo, entendeu o que foi passado para ele. Pediu até a palavra na corrente para entrar em campo e falou sobre a importância da classificação. Só quem ganha é o Botafogo. Amanhã ou depois, não sei se o Brinner vai entrar no meu lugar, então tenho que respeitar também. Todos estão trabalhando igual e muito juntos"
Antônio Carlos
Quem acompanhou de perto as movimentações do ídolo alvinegro relata que a atenção foi total, mesmo no aquecimento, no segundo tempo. Ouviu sem se manifestar o pedido da torcida por sua entrada, no mesmo momento em que Maicosuel também era lembrado, e passou a mão na cabeça a cada chance de abrir o placar e definir a classificação na Copa do Brasil.
Só não gostou muito dos excessivos flashes em sua direção. Mas tem explicação: além de sempre enaltecer o grupo em detrimento de sua figura, por ordem técnica, oficialmente, Loco nunca ocupou o banco no Botafogo. Quando o fez, em 2010, a razão era seu recondicionamento gradativo após passar mais de um mês com sua seleção na Copa do Mundo. Reserva, jogou pouco e voltou muito abaixo do restante do grupo de Joel Santana. Na época, entre agosto e setembro, Jobson e Herrera, atuais companheiros, formavam o ataque do time.
'Foi muito respeitoso, é um cara de grupo'

O zagueiro Antônio Carlos tratou com naturalidade a atitude do treinador, detalhou os momentos do uruguaio ainda no vestiário, após saber que estava fora, e ressaltou que ninguém tem cativa entre os titulares, como recado dado por Oswaldo em sua chegada, em janeiro.

Antonio Carlos e Loco Abreu no treino do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Antonio Carlos e Loco Abreu são duas vozes mais
fortes hoje (Foto: André Casado/Globoesporte.com)
 
- Ninguém gosta de ficar fora, e o Loco está acostumado a jogar e vencer. A carreira dele foi feita disso. Mas achei que ele foi muito respeitoso, é um cara de grupo. E aqui é assim, quando um não joga, tem de dar apoio para que entrou. Esteve tranquilo o tempo todo, entendeu o que foi passado para ele. Pediu até a palavra na corrente para entrar em campo e falou um pouco sobre a importância da classificação. Só quem ganha é o Botafogo, não adianta. Amanhã ou depois, não sei se o Brinner vai entrar no meu lugar, então tenho que respeitar também. Todos estão trabalhando igual e muito juntos - afirmou o camisa 3 e capitão na ausência do atacante.

- Oswaldo tem personalidade forte e o que faz, é pról da equipe. Como ele representa marketing, liderança, sabemos que o apoio do Loco nessa hora é importante. Mostra que está com a gente na hora boa e ruim. Sábado, de repente, pode começar jogando. Oswaldo avisou que não teria 11 titulares. E é isso o que está acontecendo - completou.

saiba mais

 Com Loco, Mago e Lucas, reservas fazem longo treino em dia atípico de concentraçã

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/loco-e-tratado-com-cuidado-e-pode-continuar-fora-quando-evoluir-joga.html

Após aplausos do time, Andrezinho é defendido: 'Quer muito e fica abatido'

Esforço do meia foi reconhecido pela torcida, que trocou vaias por incentivo ao ver atitude dos jogadores. Herrera dá puxão de orelha nos alvinegros

Por André Casado Rio de Janeiro

Dos três alvos de críticas no jogo contra o Friburguense, há dez dias, apenas Andrezinho estava em campo diante do Guarani, na última quarta-feira, quando o Botafogo passou às oitavas de final da Copa do Brasil. Sem brilhar novamente, o meia teve seu esforço reconhecido por parte dos torcedores, que trocaram as vaias por incentivo após atitude nobre - e incomum - do time: ao ser anunciada a substituição, ele recebeu aplausos no campo dos jogadores alvinegros.

Andrezinho do Botafogo (Foto: Celso Pupo / AE)Ensopado de suor, Andrezinho deixa o campo abatido antes de ouvir as palmas (Foto: Celso Pupo / AE)
 
Junto ao atacante Herrera, que chegou a se irritar com um princípio de manifestação negativa, o zagueiro Antônio Carlos foi quem puxou o público para seu lado e pediu apoio. O motivo é que o camisa 10 tem se mostrado chateado por não estar conseguindo desempenhar seu melhor futebol nestes três meses, muito por conta do desgaste causado pela exigência maior na nova casa, algo já ressaltado pelo técnico Oswaldo de Oliveira e pelos preparadores físicos. Além de ser querido e um dos líderes do elenco, com sua experiência e opiniões abalizadas.

- Andrezinho não vem jogando da mesma forma como no Inter. Lá, entrava por 15 ou 20 minutos. É uma readaptação e ele não vai conseguir manter o ritmo sempre. Mas está se esforçando, participando muito. É melhor do que se esconder. Temos de dar força, isso vai passar. Quando sair o gol dele vai ser diferente. Puxei as palmas porque é um cara que eu sei que quer. Não merece vaia. Fica abatido com isso e precisa de apoio para nos ajudar no jogo de sábado. Quem sabe ele não é decisivo e acaba com essa situação? - projeta Antônio Carlos.

Apesar da postura e das palavras, o camisa 3 não quer o rótulo de bombeiro na relação com alguns torcedores que insistem em reclamar mais do que apoiar no Engenhão.

Treino do Botafogo no Estádio Olímpico João Havelange - Andrezinho. (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo.)Meia ainda busca o melhor ritmo de jogo no ano
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo.)
 
- Não vou ser eu que vai mudar o comportamento de ninguém. Já tem tempo que é assim. O pior é que isso motiva o adversário, que fica mais forte quando vê a vaia direciona ou até para o time todo durante a partida. Mas temos que dar a resposta em campo, só falar não adianta. Nada melhor do que essa semifinal, contra o Bangu, para darmos mais um passo e apagar isso - acredita.

Puxão de orelha argentino
Maquiado sob rasgados elogios, Herrera, um dos xodós da galera, deu um puxão de orelha nos alvinegros.

- Tomara que a torcida compareça no sábado. Queremos jogar com eles ao nosso lado, apoiando o tempo todo. Na final, é fácil lotar estádio. Nossa torcida é boa, é forte, nos momentos mais difíceis ela precisa nos apoiar. Nós precisamos deles - reforçou o argentino, autor de 11 gols na temporada.

Suspenso contra o Guarani, o lateral Lucas assistiu à classificação de longe e volta à equipe para pegar o Bangu, pela semifinal da Taça Rio. Ele e Felipe Menezes têm sido perseguidos recentemente, mas o camisa 2 prega cabeça no lugar para superar a adversidade.

- Nunca vou achar justo vaiar um jogador. Nós dependemos do torcedor o tempo todo, foram só uns seis que criticaram muito. E isso já vem de tempos passados, a gente não pode se deixar abater por isso. Vi muitos aplaudindo o time e gritando o nome do Anfrezinho Temos que nos acostumar com isso, é bola pra frente e levantar a cabeça - ensinou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/apos-aplausos-do-time-andrezinho-quer-muito-ganhar-e-fica-abatido.html

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/para-encantar-oswaldo-pede-messi-e-kaka-e-questiona-critica-invicto.html

Jogando em casa pela Copa do Brasil, Botafogo não passava em branco há dez anos. Classificado, meia já muda o foco para a semifinal da Taça Rio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Os cerca de cinco mil presentes ao Engenhão, na noite desta quarta-feira, não saíram muito satisfeitos com o empate sem gols entre Botafogo e Guarani (veja os melhores momentos no vídeo ao lado), apesar da classificação alvinegra para as oitavas de final da Copa do Brasil. A torcida chegou a chamar o técnico Oswaldo de Oliveira de burro, após o meia Elkeson ser substituído pelo zagueiro Brinner. Jogando em casa pela competição nacional, a última vez que o Glorioso não balançou a rede foi há dez anos, contra o Alegrense-ES, no Caio Martins.

Mas Maicosuel ,que entrou muito bem no segundo tempo, saiu em defesa dos companheiros. Ele garantiu que a equipe não pensou só na vantagem adquirida no jogo de ida, quando o Alvinegro derrotou o Bugre por 2 a 1, em Campinas, e até se confundiu na saída de campo ao esquecer que o duelo terminou empatado.

- A gente não pensou nisso. Sabíamos que tínhamos a vantagem em baixo dos braços, mas não nos acomodamos. Jogamos bem, tivemos oportunidades e saímos com a vitória - disse o meia, que entrou no segundo tempo da partida, no lugar de Andrezinho
.
maicosuel botafogo x guarani (Foto: Satiro Sodré/Agif/Agência Estado)Maicosuel arma chute no jogo: atuação incendiou o time no fim (Foto: Satiro Sodré/Agif/Agência Estado)
O Botafogo vai enfrentar o Vitória nas oitavas de final da Copa do Brasil. As datas para os dois jogos ainda serão marcadas, e os mandos de campo serão definidos por sorteio. Mas Maicosuel quer esquecer, por ora, a competição para se dedicar à semifinal da Taça Rio. O time encara neste sábado, às 18h30m (de Brasília), o Bangu, no Engenhão.

- Agora, é esquecer um pouco a Copa do Brasil e pensar na semifinal da Taça Rio, que é muito importante também - destacou.

Veja outros vídeos do Botafogo

FOMTR:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/maicosuel-elogia-time-mas-esquece-do-empate-saimos-com-vitoria.html

Para 'encantar', Oswaldo pede Messi e Kaká e rebate críticas a time invicto

Técnico questiona situação que vive o Botafogo e empurra definição dos titulares para a semifinal da Taça Rio, contra o Bangu, para sexta-feira

Por André Casado Rio de Janeiro

A necessidade de reforços é um consenso no Botafogo. Mas geralmente os pedidos da comissão técnica têm foco na defesa. Logo depois de se classificar para as oitavas de final da Copa do Brasil, na noite da última quarta-feira, com um empate sem gols com o Guarani (confira os melhores momentos no vídeo ao lado), Oswaldo de Oliveira citou nomes de craques como se fossem a solução para acabar com a desconfiança em torno de seu time, invicto há 20 partidas na temporada.

- Você acha que eu tenho que convencer alguém sobre um time que não perdeu? Estamos classificados nas duas competições, não sei mais como ser eficiente. Se temos que encantar, vou ver se trazemos o Messi, o Kaká... ou até o Drogba, que fez o gol na Liga dos Campeões (vitória do Chelsea sobre o Barcelona). Aí eu vou conseguir encantar - rebateu, bom humor e ironia.

De volta à realidade, o comandante avisou que só deverá divulgar a equipe titular que enfrenta o Bangu, pela semifinal da Taça Rio, no sábado, a partir da manhã da próxima sexta. A única garantia do momento é o retorno do lateral-direito Lucas, que cumpriu suspensão na competição nacional. Se houver outras mudanças, elas têm tudo para se limitar à entrada de Maicosuel no lugar de Andrezinho e Loco Abreu, barrado por um "rodízio", na vaga de Herrera.

herrera botafogo x guarani (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)Herrera foi o único atacante do time contra o Guarani e passou em branco (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)
 
- Lucas volta com certeza. Todos estão concentrados, descansar e passar pelos procedimentos físico direito. Depois é que eu vou pensar em como armar o time. Sabemos que teremos um jogo difícil, vou avaliar os detalhes do Bangu, que atravessa um momento excelente. Vamos para ganhar o jogo, não temos a vantagem como na Copa do Brasil - afirmou.

Os jogadores dormiram em General Severiano, farão a atividade regenerativa com as equipes física e médica, nesta manhã, e serão liberados para passar cerca de sete horas fora do clube. No início da noite, retornam para a concentração definitiva, visando à partida decisiva.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/para-encantar-oswaldo-pede-messi-e-kaka-e-questiona-critica-invicto.html

Andrezinho: 'Se o Guarani jogasse o Carioca, estaria lutando pelo título'

Meia diz que o Botafogo está de parabéns pela classificação às oitavas de final da Copa do Brasil, conquistada após empate sem gols no Engenhão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Botafogo não foi brilhante, mas jogou o suficiente para empatar por 0 a 0 com o Guarani, na noite desta quarta-feira. Como havia vencido o jogo de ida, em Campinas, por 2 a 1, o Alvinegro se classificou com certa folga às oitavas de final da Copa do Brasil. Após o apito final, o meia Andrezinho exaltou a conquista do Botafogo e fez questão de elogiar o Guarani, que deu trabalho aos cariocas.

- Foi importante, criamos e jogamos com o resultado, a equipe está de parabéns com a classificação. A equipe do Guarani não é à toa que está fazendo esta campanha no Paulista (se garantiu no mata-mata em quarto lugar). Se jogasse o Carioca, estaria com certeza lutando pelo título - acredita Andrezinho, em entrevista à Rádio Globo.

andrezinho botafogo x guarani (Foto: Fernando Soutello/AGIF)Em noite irregular, Andrezinho mata no peito durante o jogo desta quarta (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
O meia Renato fez coro com o companheiro.
- Conseguimos neutralizar os contra-ataques. Tivemos oportunidades, mas acabou não saindo o gol. É uma equipe difícil de superar a do Guarani - avaliou o camisa 8.

O próximo adversário do Botafogo será o Vitória. A CBF ainda sorteará ordem e datas das partidas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2012/04/andrezinho-se-o-guarani-jogasse-o-carioca-estaria-lutando-pelo-titulo.html

Botafogo se agarra no regulamento, empata com Guarani e vai às oitavas

Sem Loco Abreu, barrado, time carioca arrisca pouco a gol, só pressiona no fim, mas sai com resultado que o classifica. Vitória será o próximo rival


A CRÔNICA
por André Casado
 
A campanha, até aqui, está muito longe de ser aquela dos sonhos do torcedor. Mas com o terceiro empate em quatro jogos na Copa do Brasil, desta vez um morno 0 a 0 com o Guarani, na noite desta quarta-feira, no Engenhão, o Botafogo se classificou às oitavas de final da competição. A vantagem adquirida em Campinas - vitória por 2 a 1 - possibilitou ao time carioca  entrar em campo debruçado no regulamento. E deu certo, embora não tenha agradado ao pequeno público (3.906 pagantes e 5.295 presentes) que compareceu ao estádio. De positivo, a entrada empolgante de Maicosuel nos 15 minutos finais. Ao Bugre, faltou ousadia e pontaria.

saiba mais
Na próxima fase, o adversário do Alvinegro será o Vitória, que superou o ABC, de Natal, também nesta noite - a CBF sorteia a ordem dos jogos de ida e volta nesta quinta-feira, quando divulgará também as datas das partidas. O Glorioso já volta a campo no próximo sábado, para pegar o Bangu, às 18h30m (de Brasília), no mesmo palco, pela semifinal da Taça Rio, segundo turno do Carioca. O Guarani, por sua vez, encara o Palmeiras, domingo, às 18h30m, no Brinco de Ouro da Princesa, pelas quartas de final do Paulistão.

Apenas um começo promissor
O início botafoguense prometia. Com muita vontade, o time de Oswaldo de Oliveira dominou as ações nos primeiros cinco minutos. A tendência de forçar o lado esquerdo, pelas características mais defensivas do volante Lucas Zen, improvisado na lateral direita, ficou clara bem cedo, e Márcio Azevedo foi um dos mais explorados, com rendimento positivo nas jogadas de linha de fundo e nas tabelas com Fellype Gabriel.

A aparente arma, no entanto, viria a se tornar uma tônica nem tão eficiente na primeira etapa. A posse de bola se refletiu em dezenas de cruzamentos, com raras conclusões. Barrado, Loco Abreu assistia nervoso ao jogo do banco de reservas, de onde incentivava e até a orientava os companheiros que estavam em campo. Já o Bugre, quando chegava, dava trabalho a Jefferson.

herrera botafogo x guarani (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)Herrera, que teve atuação de altos e baixos, arranca com a bola dominada (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)
 
Em seis oportunidades, os paulistas acertaram o gol; os cariocas, apenas duas vezes, comprovando a ineficiência. Com Fumagalli e Danilo Sacramento armando, e Fabinho imprimindo velocidade pelas pontas, o Guarani mostrava a organização ofensiva que lhe deu nada menos do que a quarta posição na fase classificatória do Paulistão.
Foi de um lance casual, porém, que saiu a chance mais importante - e esquisita - da equipe de Vadão, aos 36. O lateral Oziel, ex-Botafogo, errou o cruzamento e carimbou o travessão. A torcida dava sinais de impaciência, mas não escondia sua vontade de empurrar o time para frente. A cada desarme ou virada de jogo precisa, aplausos eram ouvidos.
Até que, aos 44 minutos, Herrera, esforçado em seus altos e baixos, fez jus ao seu antigo apelido e desperdiçou o gol que daria a tranquilidade: após bola da direita, Fellype Gabriel cabeceou na trave. Na sobra, o argentino se ajeitou, escolheu o canto esquerdo e mandou para fora, mesmo estando entre a linha da pequena área e a marca do pênalti. Incrível.

Alvinegro cozinha o rival
Com o apito final, um princípio de vaias foi rapidamente abafado por gritos de incentivo. Mas o segundo tempo não foi nada do que a galera esperava. Com menos ímpeto, o Glorioso recuou e pagou para ver, cozinhando verdadeiramente o duelo. O Guarani até se assanhou, mas seguiu insistindo em bolas cruzadas, sem tanto sucesso. No máximo, causava um bate e rebate na defesa.

Os contragolpes alvinegros também não encaixavam, e a partida ficou morna.
Com a necessidade de vitória por pelo menos dois gols de diferença, Vadão tratou de mexer: sacou Fumagalli e Favone para as entradas dos atacantes Ronaldo e Thiaguinho. Nada que surtisse efeito, no entanto. Aos poucos, o time mandante melhorou, mas ainda com séria dificuldade em concluir e colocar à prova o goleiro Juliano. Elkeson, o mais acionado na etapa derradeira, reclamou de pênalti de Domingos e perdeu outras duas oportunidades.

Oswaldo também fez suas substituições, mas para segurar o resultado, que já não agradava ao público, mas lhe dava a vaga. Muito pedido pelos torcedores, Maicosuel entrou e melhorou bastante o Alvinegro, levando perigo na frente. Quem saiu foi o já questionado Andrezinho, que, ao ser aplaudido pelo time, recebeu reconhecimento do público. Brinner e Gabriel também apareceram, nos lugares de Elkeson e Zen. E nada de Loco Abreu, que só aqueceu.
Sem forças, o Bugre se entregou de vez e por pouco não saiu derrotado, já que a pressão alvinegra garantiu grande parte dos arremates, que faltaram antes, no finzinho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/copa-do-brasil-2012/18-04-2012/botafogo-guarani.html

Mesmo sem Loco, Botafogo insiste e levanta 27 bolas na área do Guarani

Para se classificar, alvinegros priorizam jogo aéreo, mas só cabeceiam seis vezes. Com 12 tentativas, meia Andrezinho é quem mais busca a jogada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Contra o Guarani, na noite desta quarta-feira, Loco Abreu ficou o jogo inteiro no banco de reservas durante o empate por 0 a 0 (veja os melhores momentos no vídeo acima), pela partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil. Mas quem olhasse sem muita atenção poderia não reparar sua ausência. Isso porque, mesmo sem o uruguaio, conhecido pela eficiência no jogo aéreo, o Botafogo abusou das bolas alçadas na área do Bugre: ao todo, foram 27 cruzamentos, e só seis resultaram em cabeceios.

Quem mais executou a jogada foi o meia Andrezinho, com 12 lançamentos. Fellype Gabriel concluiu uma vez na trave. O recurso também foi bem explorado pelo time de Campinas, que levantou 14 bolas, mas só conseguiu quatro arremates certeiros.
Sobre o assunto, o técnico Oswaldo de Oliveira argumentou da seguinte maneira:

- Com a jogada aérea, cabeceamos uma na trave e tivemos outras chances. Não é um contrassenso. Com o Loco, não conseguimos vencer algumas vezes, nem fazer gols pelo alto. Não é a única particularidade do Loco e nem é algo só dele. Revi os nossos gols no ano nesta quarta e houve alguns com passe dele, muitos por baixo também.

Apesar da igualdade no placar, o Alvinegro levou vantagem nos números do duelo: ligeiramente, teve mais posse de bola, com 51% contra 49%, finalizou 15 vezes, seis a mais que o adversário (ainda que oito delas para fora), e roubou 13 bolas contra seis do time de Campinas. O Guarani abusou no número de faltas: ao todo, foram 29 infrações, contra 11 do Botafogo.

O Bugre só levou a melhor nos passes: errou 19 contra 25 dos anfitriões. Mas o aproveitamento de ambos foi igual: 87%. Aquele que mais fracassou no quesito pela equipe alvinegra foi Márcio Azevedo - que fez bom primeiro tempo -, com cinco equívocos, enquanto o zagueiro Neto e o atacante Fabinho, com três falhas, tiveram os piores números do Guarani.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2012/04/mesmo-sem-loco-botafogo-insiste-e-levanta-27-bolas-na-area-do-guarani.html