quarta-feira, 11 de abril de 2012

Lucas Zen põe polivalência à prova mais uma vez: 'É sinal de confiança'

Volante de origem, jovem, que já frequentou cinco posições diferentes, deve atuar como lateral-direito no domingo e garante que não vê o 'lado negativo'

Por André Casado Rio de Janeiro

A intenção é se firmar como volante e disputar, futuramente, a vaga no meio de campo do Botafogo. Como hoje o objetivo não parece tão simples, já que a concorrência tem os experientes Marcelo Mattos e Renato, o jovem Lucas Zen se contenta em ajudar em outras posições, o que já lhe rendeu o status de jogador mais polivalente do elenco. No próximo domingo, diante do Boavista, em São Januário, será lateral-direito, muito provavelmente, o que não o incomoda.

- Comecei na meia esquerda, depois recuei para volante, passei pelas laterais, improvisado, e já joguei como zagueiro nas seleções de base. Então, já estou acostumado. É bom porque aprendo novas funções, os macetes de cada setor. Jogador não tem que ver o lado negativos das coisas. Sempre é importante ver a oportunidade com bons olhos. Em outros momentos, o professor (Oswaldo de Oliveira) já conversou comigo e vou procurar ajudar em qualquer parte do campo que eu for escalado. Mas não sei ainda se jogo, ele ainda vai passar isso - despistou Zen, de 20 anos.

Lucas Zen Botafogo (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Lucas Zen voltará a entrar no time fora de sua posição original, no domingo (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
 
- É um sinal de confiança, posso mostrar meu valor. Fiz um coletivo como lateral na terça, me senti bem e vai ser mais uma prova, como contra o Madureira, em que comecei jogando e acho que tive um equilíbrio entre apoio e defesa. Gosto dos dois, a questão é mais a condição física, porque a movimentação é bem diferente - explica.

Além do lateral Lucas, Oswaldo deve preservar um dos zagueiros, o que abrirá vaga para Brinner fazer sua estreia como titular - já entrou por meia hora contra o Macaé, em fevereiro. O volante Renato e um dos meias também pode ficar fora. Na quarta que vem, o Botafogo pega o Guarani para decidir quem passa às oitavas da Copa do Brasil. Para esta partida, Lucas está suspenso, o que contribui ainda mais para o desejo de o treinador observar Zen já na última rodada da Taça Rio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/lucas-zen-poe-polivalencia-prova-mais-uma-vez-e-sinal-de-confianca.html

Pendurado, Antônio Carlos admite receio de jogar e perder a semifinal

Duelo com o Boavista, domingo, só vale para definir liderança do Grupo A, e técnico Oswaldo de Oliveira pensa em poupar uma parte do time titular

Por André Casado Rio de Janeiro

Na provável lista de jogadores poupados por Oswaldo de Oliveira, domingo, contra o Boavista, pela última rodada da Taça Rio, Antônio Carlos deve estar nas cabeças. Além de ter atuado em todas as partidas da temporada até aqui, o zagueiro está pendurado com dois cartões amarelos e, se levar mais um, estará suspenso da semifinal, para a qual o Botafogo está antecipadamente garantido. O próprio camisa 3 confessa o medo de virar ausência num jogo de mais importância.

- Estou meio receoso mesmo, porque quando entramos para evitar, às vezes acabamos tomando o cartão, é ao contrário. Não sei o que ele (Oswaldo) está pensando a respeito, mas eu, Herrera e Márcio Azevedo estamos pendurados. Acho que ainda não definiu. Esperamos que a equipe faça o melhor e que os que precisam de ritmo entrem bem também - disse Antônio Carlos, que não diminuiu, no entanto, a relevância da liderança, que estará em disputa em São Januário.


Antônio Carlos no treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)Antônio Carlos ainda não sabe se jogará no domingo (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)
 
- Qualquer time menor vai sempre querer fazer um grande jogo contra a gente. Temos a obrigação de fazer uma boa apresentação e de ganhar, senão as críticas voltam a acontecer, mesmo com o time classificado. Quem vai para o jogo tem de estar bem concentrado - frisou.

O zagueiro - que daria lugar a Brinner, como no segundo tempo do último duelo da Taça Guanabara, frente ao Macaé - tornou a reforçar que a invencibilidade de 18 jogos em 2012 dá tranquilidade e confiança, mas será preciso levantar um troféu para que o fato possa ser comemorado.

O Botafogo está um ponto atrás do Flamengo e vai preservar jogadores para estar pronto para enfrentar o Guarani, na próxima quarta, pela decisão da vaga nas oitavas da Copa do Brasil, 
e para os jogos finais do returno do Carioca, que põem em jogo o destino do Glorioso na competição.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/pendurado-antonio-carlos-admite-receio-de-jogar-e-perder-semifinal.html

Fisiologista revela que Jobson pediu perdão e que torcia para seu retorno

Envolvido na discussão que rendeu a punição, Altamiro Bottino afirma que jamais passou por algo parecido, mas encerra problema e afaga o jogador

Por André Casado Rio de Janeiro

Jobson foi repreendido, punido com multa de 20% em seu salário e tem tudo para ser reintegrado oficialmente até o fim da próxima semana. A execução dos fatos, após o desacato do atacante quanto a um procedimento de fisioterapia, na última sexta-feira, é vista como correta por Altamiro Bottino, envolvido diretamente no caso. O fisiologista do Botafogo mostrou carinho pelo jogador e revelou que aceitou imediatamente o perdão pedido na terça, dia em que o clube liberou seu retorno ao tratamento, no Engenhão. O arrependimento foi sincero, acredita o profissional.

Fisiologista Altamiro Bottino Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Altamiro Bottino pôs fim ao caso que levou a punição a Jobson (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
- É um episódio totalmente superado, estava na torcida para que ele voltasse ao nosso convívio. Tenho muito apreço pelo Jobson e pelo grupo inteiro. O que aconteceu foi ruim, ele errou e admitiu. A diretoria foi perfeita. Quando ele me procurou, notei que as desculpas eram sinceras, não nasci ontem. É a primeira vez que passou algo assim no futebol, não gostaria de repetir, mas é bola para frente, sem ressentimentos e com tranquilidade. Sempre digo que o profissional, em qualquer área, tem o direito de questionar, se informar, mas nunca contestar a esse ponto - argumentou.
É um episódio superado, estava na torcida para que ele voltasse ao convívio.  A diretoria foi perfeita. Quando ele me procurou, notei que as desculpas eram sinceras"
Altamiro Bottino
 
O que mais perturbou Altamiro Bottino, no entanto, foi a maneira como a situação foi tratada por algumas pessoas. Chateado, diz que foi citado até como racista e que teria sido ríspido no trato com o xodó da torcida alvinegra, causando a reação negativa do atacante.
Segundo o fisiologista, Jobson voltará a treinar fisicamente até o fim da semana e deverá estar à disposição de Oswaldo de Oliveira em dez dias. A lesão é no glúteo, e não é grave.

- Perdemos dois, três dias de tratamento, que foram incluídos no plano de recuperação dele. Mas nada que tenha prejudicado o andamento. Já retomamos o trabalho - minimizou.

saiba mais 

 Sem 'decepção', gerente garante que aplicaria punição de Jobson a qualquer um

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/fisiologista-revela-que-jobson-pediu-perdao-e-celebra-volta-do-atacante.html

Vice jurídico do Vasco banca escalação de citados em súmula

Aníbal Rouxinol muda tom após reunião na Ferj. Julgamento dos cinco jogadores cruz-maltinos é adiado pelo TJD-RJ para o dia 18

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O vice jurídico do Vasco, Aníbal Rouxinol, garantiu a escalação de três dos cinco jogadores citados na súmula do clássico vencido pelo Flamengo por 2 a 1, no último domingo. Na visão do dirigente cruz-maltino, Rodolfo, Eduardo Costa e Fellipe Bastos não são obrigados a cumprir suspensão automática e poderão enfrentar o Nova Iguaçu às 16h deste domingo, em Moça Bonita, pela última rodada da Taça Rio. Fagner e Diego Souza, também citados na súmula do árbitro Wagner dos Santos Rosa, já estão fora por terem recebido o terceiro cartão amarelo durante a partida. O julgamento, antes marcado para esta sexta-feira, foi adiado para a próxima quarta-feira, dia 18. Segundo explicação do TJD-RJ, a mudança ocorreu porque a pauta está "muito extensa".

Rouxinol explicou que a reunião com o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, no fim da tarde dessa terça-feira, na sede da entidade, foi determinante para mudar sua postura. O advogado diz que o mandatário da Ferj deixou claro que nenhum jogador foi expulso.

- Até ontem (terça) à tarde tínhamos o posicionamento de não escalar os jogadores. Mas tivemos uma reunião na Federação e o presidente nos mostrou ofício constando que nenhum jogador foi expulso. Ele (o árbitro) narrou os fatos na súmula, mas não expulsou ninguém. Em cima de uma declaração dessa do presidente da Federação, não temos dúvida, vamos colocar os jogadores para jogar - disse o vice jurídico do Vasco, em entrevista à Rádio Brasil.

Advogado de Wagner dos Santos Rosa, o ex-árbitro Giuliano Bozzano, no entanto, disse que conversou com seu cliente e que ele realmente expulsou os cinco atletas do Vasco. O cartão vermelho só não foi apresentado porque temia que a confusão aumentasse.


- Falei com o Wagner, e o que ocorreu está muito bem relatado. Ele relatou as expulsões na súmula. Ela é clara, ele expulsa os jogadores - afirmou Bozzano, também à Rádio Brasil.

O vice jurídico cruz-maltino disse que a alteração na súmula - a letra “V”, supostamente de vermelho, ao lado dos nomes dos vascaínos, foi apagada com tinta corretiva - não trará nenhum prejuízo ao clube.

julgamento vasco da gama (Foto: Reprodução)Marcado para esta sexta, julgamento é adiado
para a próxima quarta-feira (Foto: Reprodução)
- Palavras do Rubinho (Rubens Lopes): “Se os jogadores não foram expulsos, o detalhe em V não pode existir”. Não houve alteração nenhuma. Apenas o V foi tirado, porque aquilo é uma marcação que o funcionário coloca para depois colocar na ficha de cada atleta. Tudo o que o juiz escreveu na súmula está intacto. É nisso que não pode se mexer, pois seria um crime - acrescentou.

O julgamento estava marcado inicialmente para esta sexta-feira, mas a Ferj anunciou que, como a pauta já estava cheia, houve o adiamento para a a próxima quarta-feira. Desta forma, o caso só será analisado depois da partida de domingo, contra o Nova Iguaçu. Antes mesmo da oficialização da mudança, Rouxinol já não mostrava preocupação com um possível pedido de efeito suspensivo.

- Não trabalho por hipótese, meu problema é o momento e, no momento, só estou focado em defender os meus atletas. Se por acaso acontecer uma punição, vamos ver se vale a pena tentar um efeito suspensivo ou não - disse antes do adiamento do julgamento.

Rouxinol não viu problema na postura dos vascaínos e citou Ronaldinho Gaúcho como um jogador que "também gosta de empurrar".

- Não houve agressão. Nosso co-irmão Flamengo tem um jogador que vive colocando a mão no peito do árbitro sem que isso se caracterize como agressão, que é o Ronaldinho. Mas isso é o estilo dele, a gente respeita. Conversei com o árbitro. Ele disse que em princípio ficou preocupado, mas depois percebeu que não haveria agressão. Vamos mostrar isso na defesa e não deixar que esse clamor dos adversários atrapalhe - afirmou.

Em segundo lugar no Grupo B, com 11 pontos, um a menos que o Bangu, o Vasco entra em campo contra o Nova Iguaçu precisando de um bom resultado para confirmar a classificação para as semifinais da Taça Rio. Juninho Pernambucano, poupado do jogo contra o Nacional-URU, pela Libertadores, está confirmado em campo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/04/vice-juridico-do-vasco-envolvidos-em-confusao-vao-jogar-domingo.html

Fellype Gabriel diz que não entende o motivo das vaias da torcida do Bota

Meia lamenta falta de incentivo em parte dos jogos e espera que os mais jovens não sintam a pressão se os protestos das arquibancadas seguirem

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Fellype Gabriel botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Fellype Gabriel torce por mais paciência e apoio
(Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
 
Acostumado aos aplausos desde que chegou, Fellype Gabriel assistiu de perto à manifestação negativa da torcida do Botafogo, no último domingo, na vitória sobre o Friburguense, por 3 a 1. Os primeiros minutos do jogo não foram bons, logo as vaias começaram a surgir da arquibancada e tinham endereço específico: o lateral Lucas e os meias Andrezinho e Felipe Menezes. O camisa 11, então, saiu em defesa dos companheiros e disse que não sabe o motivo da crítica, já que a equipe foi eficiente de novo e manteve a invencibilidade na temporada, em 18 partidas.

- Não entendemos muito o que acontece. Acho que o torcedor tem de apoiar mais, estar ao nosso lado. Estamos sempre buscando ganhar o jogo e não vejo motivo para vaiar assim - disse Fellype, que espera que os mais segurem a barra na hora do protesto.

- Andrezinho é experiente, sabe como funciona e vai se motivar com isso, não é problema. A pressão pode ser ruim para os mais jovens nos próximos jogos. Isso nos preocupa. Mas vamos nos concentrar em trabalhar para que isso não aconteça de novo - avisou.

No time titular alvinegro, os jogadores menos experientes são o meia Elkeson (22 anos) e o próprio lateral Lucas (24). Do restante, todos têm de 26 para cima e ao menos três clubes no currículo.

No próximo domingo, o Botafogo encara o Boavista, fora de casa, para fechar a f
 se de grupos da Taça Rio. Já classificado às semifinais, vai definir o primeiro lugar com o Flamengo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/fellype-gabriel.html

Contratação do lateral Wellington vai ser avaliada nas próximas semanas

Setor é carente de opções no Botafogo e será reforçado para o Brasileirão

Por André Casado Rio de Janeiro

Wellington do Resende (Foto: Divulgação / Site Oficial do Resende)Wellington, do Resende, está na mira do Botafogo
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Resende)
 
Com apenas uma opção para a lateral direita, o Botafogo segue mapeando o mercado em busca de opções para o segundo semestre. A bola da vez é Wellington, do Resende, que tem chamado a atenção da diretoria por suas atuações no Carioca. O clube estuda a contratação para as próximas duas próximas semanas, com o fim da competição. Ele fará o último jogo neste domingo.

Desde a saída de Alessandro, Lucas é o único jogador ofício no setor. Até agora, em apenas uma partida ele ficou fora. Contra o Madureira, na Taça Guanabara, com dores musculares, entrou somente no segundo tempo. Quem assumiu a vaga foi o volante Lucas Zen.

Desde janeiro, o Alvinegro tem destacado o fato de que não há nomes de qualidade - e baratos - disponíveis para investir. Por isso, a cautela. Na esquerda, o problema é o mesmo: Márcio Azevedo tem Renan Lemos como seu reserva, mas o jovem, recém-promovido, ainda não está pronto, segundo avalia a comissão técnica. O chileno José Rojas, da Universidad de Chile, quase foi contratado, mas alterações num teste cardíaco impediram sua chegada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/contratacao-do-lateral-wellington-vai-ser-avaliada-nas-proximas-semanas.html

Neymar mais que dobra gols pelo Santos de 2011 para 2012

Com as mesmas 16 partidas na última temporada, craque tinha mandado seis bolas para a rede. Neste ano, já deixou a sua marca 15 vezes

Por Marcelo Hazan Santos, SP
 
Neymar gol Santos (Foto: Ricardo Saibun / Ag. Estado)Neymar comemora um dos 15 gols marcados nesta
temporada (Foto: Ricardo Saibun / Ag. Estado)
 
Tricampeão da Libertadores depois de 48 anos e bicampeão paulista. Os feitos alcançados pelo Santos em 2011 demonstram um desempenho quase perfeito do time -  abriu mão do Brasileiro em nome do Mundial de Clubes, perdendo para o Barcelona na decisão. Os títulos e as marcas alcançadas são difíceis de serem batidos até mesmo com Neymar, importante nestas conquistas. Mas os números mostram que há esperança de um 2012 ainda melhor. A julgar pelo início de ano do craque, seu protagonismo no centenário deve ser superior ao da última temporada.
No dourado 2011 do Peixe, Neymar começou tímido. Em 16 partidas e com o Santos já nas fases decisivas do Campeonato Paulista e da Libertadores, o atacante tinha anotado seis gols (média de 0,37). Agora, o desempenho evoluiu de forma assustadora. São 15 gols nos mesmos 16 jogos. Mais do que o dobro de bolas na rede, número que lhe rende a média de 0,93 gols por partida, antes dos mata-matas das duas competições.
O resultado disso é um craque ainda mais fundamental para o time. O atacante é responsável por 29% dos gols do Peixe na temporada (15 dos 51 até o momento), mesmo tendo ficado fora de sete das 23 partidas da equipe. Em 2011, no mesmo período de 23 jogos do Santos, o atacante havia feito quatro dos 45 gols do time - ou seja, autor de 8% das bolas na rede, mas participando de menos jogos: 11. A diferença de partidas pelo Peixe se dá pela disputa do Sul-Americano Sub-20, com a Seleção Brasileira - foi artilheiro e campeão do torneio.
A evolução de Neymar tem compensado o rendimento de Borges. De artilheiro absoluto do Brasileirão de 2011, com 23 gols, ele passou a quarto no ranking dos goleadores do Alvinegro na temporada, ao lado de Ibson, com quatro (Edu Dracena, com cinco, Alan Kardec, com seis, estão à frente, além de Neymar).

Neymar Borges gol Santos (Foto: Ag. Estado)Enquanto Neymar está em alta, Borges anda 'economizando' nos gols (Foto: Ag. Estado)
 
No último jogo, no entanto, nem mesmo mais um dos gols de Neymar, o 96º pelo Alvinegro, evitou a derrota por 2 a 1 diante do São Caetano.
Em outras partidas, por outro lado, o camisa 11 marcou mais de um gol e comandou as vitórias do Peixe diante de Ponte Preta (6 a 1, com dois dele), Botafogo (4 a 1, com três dele), Internacional (3 a 0, com todos dele) e Guaratinguetá (5 a 0, com três dele).
Mantendo o ritmo atual, além de virar o maior artilheiro do Peixe após a era Pelé (está a nove gols do feito, atrás de Serginho Chulapa e João Paulo, com 104 cada), Neymar pode tornar o centenário alvinegro ainda mais inesquecível para o torcedor.

Clique aqui e assista a vídeos do Santo

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2012/04/neymar-mais-que-dobra-gols-pelo-santos-de-2011-para-2012.html

Especialista em cavadinhas, Loco defende ex-jogador do Treze-PB

Atacante do Botafogo diz que punição do clube paraibano a Léo Rocha foi exagerada e que nada justificava a rescisão de contrato

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Conhecido por suas cobranças de cavadinha, Loco Abreu acredita que a punição ao meia Léo Rocha, do Treze-PB, foi injusta. O jogador errou seu pênalti desta forma, no confronto contra o Botafogo, pela Copa do Brasil, e o clube paraibano foi eliminado da competição. O meio-campista acabou dispensado por causa da falha.

- O dirigente não colocou no contrato que era proibido chutar de cavadinha. Então o clube não devia ter feito nada. Cada jogador acredita em uma forma de cobrar. Se o jogador tivesse chutado de bico para fora do gol, o efeito seria o mesmo. Para mim, a cobrança em cima dele foi muito grande e rescindir o contrato do garoto por essa situação foi uma punição muito forte, fora dos padrões do futebol - disse Loco Abreu, na versão web do "Redação SporTV".

O lance aconteceu no dia 21 de março no Engenhão. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, a decisão da vaga na segunda fase da Copa do Brasil foi nos pênaltis. O Botafogo vencia por 3 a 2, quando Léo Rocha foi para a última cobrança do Treze. O jogador tentou a cavadinha, e o goleiro Jefferson defendeu, classificando o time carioca.

Jefferson defende penalti no jogo do Botafogo contra o Treze-PB (Foto: Fernando Soutello / Agif / Ag. Estado)Léo Rocha leva bronca do goleiro Jefferson, após cavadinha (Foto: Fernando Soutello / Agif / Ag. Estado)
Para Loco, Neymar deve ficar no Brasil
O atacante também concordou que o melhor para a carreira de Neymar seria permanecer no futebol brasileiro até a Copa do Mundo de 2014. O botafoguense acredita que, por ser ainda jovem, o jogador do Santos ainda ganhará muita experiência e poderá se transferir para a Europa com mais experiência.

- Acho que, no momento dele, pensando na Copa do Mundo, é legal continuar aqui. O Santos vai brigar pelo Brasileiro, pela Taça Libertadores. Ele vai ganhar mais experiência, mais responsabilidade. Ele vai jogar a Copa e depois da Copa é o momento certo para ele jogar na Europa. A programação que o Santos está fazendo para ele está certa.

saiba mais
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2012/04/loco-defende-jogador-do-treze-pb-que-errou-cavadinha-decisiva.html

Com chimarrão na mão, Loco vira espectador no treino dos reservas

Atacante aparece no campo após atividade na academia, no Engenhão. Uruguaio foi o único titular sem folga nesta terça-feira

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Loco Abreu treino botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Loco e seu inseparável chimarrão (Foto: André
Casado / Globoesporte.com)
Os dois dias de folga para os titulares do Botafogo só não se estenderam para Loco Abreu. Nesta terça-feira, o atacante uruguaio fez um trabalho na academia e seguiu para o campo anexo do Engenhão, para acompanhar o coletivo entre reservas e juniores, que terminou 3 a 1 para o time profissional - gols de Felipe Menezes, Caio e Willian. Seu inseparável chimarrão também marcou presença.
O caso se explica da seguinte forma: por não estar jogando com frequência, Loco cumpriu planejamento da comisão técnica e foi participar das atividades, para manter a forma e entrar na semana mais bem preparado. Já Herrera, que só não foi titular contra o Friburguense, acabou liberado pela sequência de partidas. Ambos fizeram os gols do triunfo alvinegro, no último domingo.

Loco Abreu treino botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com) 
Reservas vencem juniores no treino desta terça(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
O técnico Oswaldo de Oliveira apenas observou a movimentação atentamente. Os reservas atuaram com Milton Raphael, Lucas Zen, Matheus, Brinner e Renan Lemos; Bruno Medeiros, Gabriel, Felipe Menezes e Jeferson; Caio e Willian. A entrada de Zen na direita pode ser um indício de que o comandante deseja experimentá-lo contra o Boavista, na última rodada da Taça Rio, no lugar de Lucas, que não foi poupado na temporada. A dupla de zaga, o lateral Márcio Azevedo e o volante Renato estão na mesma situação.
O atacante Jobson fez tratamento no estádio e segue parcialmente afastado para se curar da lesão no glúteo. Só na semana que vem é que sua reintegração será oficializada. O comportamento do jogador segue em análise, após a áspera discussão com o fisiologista Altamiro Bottino, na última sexta-feira.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/com-chimarrao-na-mao-loco-vira-espectador-no-treino-do-botafogo.html

Brasil cai uma posição, e Fúria segue no topo do ranking da Fifa

Seleção ocupa a sexta colocação três acima do Uruguai que pela primeira vez entra no top 3 da lista

Por Agência de notícias e GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
A Seleção Brasileira perdeu uma colocação em relação à última relação do ranking divulgada pela Fifa. Agora na sexta posição, o Brasil (1.165 pontos) se vê ainda mais distante da liderança, que segue sendo ocupada pela Espanha (1.442). A grande novidade da lista anunciada nesta quarta-feira é a ascensão do Uruguai (1.309) que chega ao terceiro posto, ocupando pela primeira vez o chamado Top 3.
Em segundo lugar entre os selecionados permanece a Alemanha (1.345). Ultrapassada pela Celeste, a Holanda caiu para a quarta colocação (1.207), logo à frente de Portugal (1.190) e do time comandado por Mano Menezes.

Dentre as principais alterações estão a queda da Argentina da oitava para a décima posição e a subida da Dinamarca do 11º para o nono lugar.


Confira abaixo a lista com os 20 primeiros posicionados:
Col. Seleção Pontos
Espanha 1.442
Alemanha 1.345
Uruguai 1.309
Holanda 1.207
Portugal 1.190
Brasil 1.165
Inglaterra 1.132
Croácio 1.114
Dinamarca 1.069
10º Argentina 1.066
11º Rússia 1.049
12º Itália 1.041
13º Chile 967
14º Grécia 961
15º C.do Marfim 951
16º França 938
17º Suécia 931
18º Suíça 891
18º Rep. Irlanda 891
20º México 868       FONTE:http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/04/brasil-cai-uma-posicao-e-furia-segue-no-alto-do-ranking-da-fifa.html    
     

'Estou envergonhado', diz Arnaldo, sobre a súmula de Vasco x Flamengo

Comentarista de arbitragem da TV Globo diz que letras apagadas em documento anexo à súmula do clássico pioraram situação

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
A confusão gerada em torno da súmula do clássico entre Vasco e Flamengo, no último sábado, no Engenhão, foi lamentada pelo comentarista de arbitragem da TV Globo Arnaldo Cezar Coelho. Para ele, tudo o que ocorreu, desde a redação da súmula pelo árbitro Wagner dos Santos Rosa sobre as agressões e ofensas que sofreu de cinco jogadores vascaínos até o "sumiço" dos "vês" que estavam escritos ao lado dos nomes de Rodolfo, Eduardo Costa, Fagner, Fellipe Bastos e Allan, tiram a credibilidade do futebol.

- Pode pôr no título aí: "Estou envergonhado" - disse Arnaldo.
- O que lamento é essa confusão toda, quando na verdade quem vai decidir é o Tribunal de Justiça Desportiva. Essa história de o diretor de árbitros falar é lamentável e nessa confusão toda quem perde a credibilidade é o futebol. O documento é apagado, após ser publicado na internet, é uma vergonha. Não entendo quem tem razão ou não, porque não sou advogado, mas é um negócio delicado.

O ex-árbitro, que apitou a final da Copa do Mundo de 1982, entre Itália e Alemanha, na Espanha, explicou que o documento em que há a relação dos atletas e onde estava escrito um V ao lado do nome dos cinco atletas do Vasco que partiram para cima do árbitro ao fim do jogo de sábado não faz parte da súmula.

- Não entendi aquilo, o documento não faz parte da súmula, os clubes mandam a relação dos jogadores e pode ser que hoje anexem à súmula. Agora, o que me espanta é que ele tinha de ter escrito ali, em nenhum momento disse que expulsou, não foi claro. A súmula é uma confusão só, e isso certamente será explorado pela defesa. Nisso tudo, o único punido com certeza será o árbitro, por não ter redigido a súmula corretamente. Vai ser punido, pode ter certeza. E a ideia de apagar o V só piorou a situação, deixa lá. A emenda foi pior que o soneto.

MONTAGEM - súmula vasco e flamengo ferj (Foto: Reprodução)Documento anexo à súmula de Vasco x Flamengo na segunda e na terça-feira (Foto: Reprodução)
FONTE:

Após deixar CSE-AL, Túlio garante: 'Tenho propostas de todo o Brasil'

Maravilha deixa clube alagoano após marcar três gols em jogos oficiais e sete em amistosos. Pelas suas contas, faltam 15 para o milésimo

Por Fred Huber Rio de Janeiro
 
No domingo, o atacante Túlio Maravilha anunciou que encerrou sua passagem pelo CSE-AL, que defendeu desde janeiro. Pela equipe, o jogador, de 42 anos, marcou dez gols, três deles em jogos oficiais e sete em amistosos. Agora, pela suas contas, faltam 15 para o milésimo. Ele deseja fazer oito pelo próximo clube que defender e depois marcar os sete últimos com a camisa do Botafogo, onde teve os momentos mais marcantes da carreira.

Túlio Maravilha com a esposa e filhos (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)Túlio segue firme na missão de chegar ao milésimo gol (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)
 
Túlio disse que se sentiu com o dever cumprido no CSE, já que deu visibilidade ao clube e ao campeonato. A única lamentação foi não ter conseguido ficar mais tempo em campo para poder tentar fazer mais gols.

- Já era uma coisa certa (a saída). O contrato era de três meses, independentemente de classificação, de fazer gols. Acho que o saldo foi bom. Só não produzi mais porque a maior parte dos jogos eu fiquei em campo só 45 minutos. Em outras vezes, fiquei no banco. Cumpri minha missão, elevei no nome do clube, da cidade e do futebol alagoano.

O irreverente artilheiro, que se considera o "Rei do Marketing", está no mercado em busca do próximo clube para defender. De acordo com ele, opções não faltam, já que há propostas de quase todo o Brasil.

tulio maravilha cse (Foto: Felipe Araújo/Primeira Edição)Túlio com a camisa do CSE, de Alagoas
(Foto: Felipe Araújo/Primeira Edição)
 
- Tenho várias propostas do Brasil inteiro. Clubes do Mato Grosso, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Brasília e interior de São Paulo... Estamos estudando com calma. Hoje me considero o rei do marketing e meu lema continua sendo garra, atitude e determinação.

Animado, Túlio diz que o objetivo é alcançar a marca do gol 1000 ainda este ano. Ele garante estar em ótimas condições físicas para ir em busca desta meta.

- Falta pouco, o projeto é de que o milésimo saia ainda este ano. Não pode passar da conta. Ainda estou inteiro, com muita saúde, não tenho lesões. Independentemente do lugar que eu for jogar, meu desejo depois é retornar ao Rio diretamente para o Botafogo.

O contato com a diretoria do Glorioso é constante. De acordo com Túlio, tudo já está pronto para que ele retorne quando faltarem sete gols para o milésimo.
- Nos falamos de dez em dez dias, mais ou menos, principalmente com o Marcelo Guimarães, do marketing. O projeto já está pronto para ser apresentado.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/04/apos-deixar-cse-al-tulio-garante-tenho-propostas-de-todo-o-brasil.html

'Gandula-zagueiro' pega 540 dias de suspensão e leva multa de R$ 500

Procuradores do TJD queriam banir Givanilson Alves, o Rinha, do futebol

Por João Áquila Aracaju
 
Invadir o campo e evitar um gol contra o seu time rendeu ao gandula Givanilson Alves, mais conhecido como Rinha, uma suspensão de 540 dias e multa de R$ 500. Rinha evitou o que seria o segundo gol do Sergipe, na vitória de 1 a 0 sobre o Guarany-SE, no último dia 1º, no estádio Caio Feitosa, em Porto da Folha, válido pelo Campeonato Sergipano. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Sergipe (TJD/SE) nesta terça-feira na sede da entidade em Aracaju. Sobre o lance inusitado, o Tribunal puniu o Guarany com perda de mando de campo em duas partidas.

Os auditores só foram unânimes quanto à punição ao gandula, eles queriam que Rinha fosse banido do futebol, mas o Código Brasileiro de Justiça Desportiva não prevê esta decisão. No entanto, quanto à perda de mando de campo não houve consenso, e o Guarany pegou a menor pena sugerida.

Procurador do TJD/SE vai recorrer. Ele quer pena mais rigorosa ao Guarany-SE (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)Procurador do TJD/SE vai recorrer. Ele quer pena mais rigorosa ao Guarany-SE (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)
- Pode ter certeza que irei recorrer desta decisão. Como o clube fica sem multa e apenas dois jogos de suspensão? Temos que ter mais rigor em nossas decisões. O Guarany não é réu primário - afirmou o procurador Leandro dos Santos Rodrigues de Campos.

Clube comemora
O relator do processo, Dr. Genivaldo Cerqueira de Oliveira, pediu perda do mando de campo em oito jogos mais multa de R$ 2 mil e seu voto foi seguido por um auditor. Mas dois colegas discordaram e pediram que não houvesse multa e que a suspensão do estádio Caio Feitosa se limitasse a duas partidas.
Apenas um auditor votou pela pena máxima quanto à perda de campo (dez jogos) e multa de R$ 10 mil. Como houve empate, o regulamento do TJD/SE prevê que a pena mínima sugerida seja aplicada.

Presidente de Guarany-SE comemora pena mínima (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)Gilvando Feitosa disse que a decisão do TJD/SE foi justa (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)
- A decisão foi justa. O gandula não tomou aquela atitude de acordo com a diretoria do clube. Tanto que o demitimos após o fato. Quem tinha de ser punido era o Rinha, como foi - comemorou Gilvando Feitosa, presidente do Guarany.

Outras punições
Se o Guarany comemorou a decisão do TJD/SE no caso Rinha, não pôde festejar quantos aos outros artigos que respondia. Na mesma partida duas latas de cervejas e dois copos de água foram arremessados no campo, além da falta de médico e ambulância. O clube foi multado em R$ 950.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/guarany-se/noticia/2012/04/gandula-zagueiro-pega-540-dias-de-suspensao-e-leva-multa-de-r-500.html

Súmula de Vasco x Fla: letras 'V' ao lado de nomes citados são apagadas

campeonato carioca

Relação de jogadores cruz-maltinos anexada ao documento sofre alterações. Ferj alega que funcionário do departamento técnico errou

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
 A polêmica em torno da súmula da vitória do Flamengo sobre o Vasco, por 2 a 1, no último sábado, continua. Após ter sido publicado nesta segunda-feira, o documento teve uma alteração importante nesta terça. Na parte anexada com a lista dos atletas cruz-maltinos, havia a letra "V" (supostamente, de vermelho) ao lado dos nomes de Fagner, Rodolfo, Eduardo Costa, Fellipe Bastos e Diego Souza, os cinco que foram citados pelo árbitro Wagner dos Santos Rosa na confusão após a partida. Contudo, elas foram apagadas, aparentemente, com tinta corretiva, nesta terça. Segundo a súmula, o quinteto teria sido expulso ainda no gramado, mas o árbitro relatou que não conseguiu mostrar os cartões na ocasião por conta do tumulto generalizado.

MONTAGEM - súmula vasco e flamengo ferj (Foto: Reprodução)MONTAGEM - Relação de jogo mostra alteração nesta terça-feira (Foto: Reprodução)
 
Em nota oficial, a Ferj explicou que não houve alteração na súmula, apenas na relação de jogo enviada pelo Vasco, que é anexada ao documento.  No entanto, no topo desta lista de jogadores está escrito "Súmula Oficial do Campeonato Carioca 2012". Além disso, no documento divulgado no site da Ferj, somente na relação enviada pelos clubes é possível ver as escalações de cada time.
Confira o comunicado da Ferj:
"A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro afirma que, diferentemente do noticiado com alarde pela imprensa, não houve qualquer alteração e muito menos "adulteração" da súmula do jogo entre o Club de Regatas Vasco da Gama e Clube de Regatas do Flamengo, válido pela 7ª temporada da Taça Rio 2012, no último dia 7 de abril. A súmula permanece inteiramente como foi elaborada e escrita pelo árbitro. Na relação de jogo do CR Vasco da Gama (que nada tem a ver com a súmula) o funcionário do Departamento de Competições assinalou como rascunho e como faz em todos os casos (vide todos os documentos semelhantes de jogos de todas as categorias), os cartões que entendeu terem sido dados aos atletas. Com o esclarecimento ao mesmo de que não houve expulsões, as anotações rascunhadas de forma indevida foram corrigidas e republicadas, sem nenhuma interferência no que sempre esteve anotado na súmula."
Entenda o caso

O presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Jorge Rabello, e o vice jurídico do Vasco, Aníbal Rouxinol, têm intepretações totalmente distintas acerca dos cinco jogadores do Vasco que foram citados.


Jorge Rabello garante que eles não terão que cumprir suspensão automática contra o Nova Iguaçu, domingo, em Moça Bonita, por não terem sido expulsos, de fato, ainda no campo de jogo. De acordo com Rabello, o juiz agiu corretamente ao relatar que "não foi possível a exibição de cartão vermelho na conduta disciplinar dos referidos atletas citados (...) tendo em vista a situação desfavorável dessa aplicação e expulsão de fato de todos, naquele momento, o que poderia gerar, na minha avaliação, um tumulto generalizado com consequências maiores".

Do lado do Vasco, entretanto, o vice jurídico Anibal Rouxinol tem uma interpretação completamente diferente e diz que os cinco jogadores citados cumprirão, sim, a suspensão automática. De qualquer maneira, Diego Souza e Fágner já não poderiam enfrentar o Nova Iguaçu porque levaram o terceiro cartão amarelo contra o Fla.

- O Jorge Rabello diz que o jogador cumpre a suspensão automática se o árbitro mostrar o cartão. Mas eu nunca vi caso idêntico. O cartão vermelho serve apenas para dar publicidade ao fato, para que todos saibam. Nada além disso. Mesmo se o cartão não for dado mas constar na súmula, é preciso cumprir a suspensão automática. O departamento jurídico do Vasco é contra a escalação desses jogadores, essa foi a minha posição passada ao departamento de futebol do clube. Para que não haja qualquer dúvida, eles vão cumprir a suspensão no domingo. Isso somente não vai acontecer se a Federação de Futebol do Rio de Janeiro me disser que é permitido e o faça de maneira oficial - disse Rouxinol, que prometeu ir à Ferj nesta terça-feira para tentar solucionar pessoalmente a questão.

Manual da CBF pede que se evite o uso de corretor de texto
Publicado em 2009, o Manual de Súmulas e Relatórios para Árbitros, da CBF, tem um artigo que fala exatamente sobre o preenchimento da súmula em casos de erro ou esquecimento. No documento, há a indicação da prevenção do uso do corretor de texto.
"Quando houver a necessidade de alterar aquilo que já foi relatado por erro ou esquecimento, apesar de todas as orientações contidas acima, evite usar corretor de texto (liquid paper) ou rasurar a súmula. Nos casos de erro, utilize o termo "digo" ou "(sem efeito)" e prossiga com seu relato normalmente. Para os casos de esquecimento, se a súmula permitir, utilize o termo "em tempo" e relate aquilo que foi esquecido. Caso não seja possível fazer essas correções por faltar espaço, prejudicar a clareza da redação ou já ter sido "fechada" a súmula, o árbitro deve utilizar o "Relatório Anexo", informando tal fato no campo correspondente da súmula."

artigo I.21 - Erro ou esquecimento no preenchimento da súmula (pg.7) (Foto: Divulgação / CBF.com)Artigo I.21  do Manual da CBF (Foto: Divulgação / CBF.com)
 
FONTE: