segunda-feira, 5 de março de 2012

Ferido, Vasco promete jogar mordido por derrota em estreia na Libertadores


Grupo afirma ter tirado lições de tropeço em casa contra o Nacional serão aplicadas diante do Alianza Lima, nesta terça-feira

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Alecsandro treino Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)Alecsandro diz que Vasco está ferido após derrota
na estreia (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)

Após 11 anos, o Vasco voltou à Libertadores com uma derrota por 2 a 1 para o Nacional do Uruguai em São Januário. O resultado foi uma ducha de água fria, mas também serviu como aprendizado. Assim, pela mesma competição e no mesmo local, a equipe tenta colocar em prática as duas lições diante do Alianza Lima, nesta terça, e iniciar de fato a sua trajetória internacional.

Alecsandro, entretanto, preferiu deixar para trás a derrota na primeira partida pela Libertadores. O atacante admitiu que o resultado contra o Nacional vai, de certa forma, impulsionar o Vasco para o compromisso contra o Alianza.

- Perder o primeiro jogo de Libertadores em casa após tantos anos nos feriu. Ficamos tristes, porque não era nada daquilo que pensamos. Por isso, com certeza vamos entrar com um pouco mais de vontade, vamos colocar em campo o que faltou para completar aquela última partida. A derrota nos dá um pouco mais de motivação - destacou.

Segundo Cristóvão Borges, sem a ansiedade de uma estreia, o Vasco terá um desempenho tecnicamente superior no jogo desta terça. O treinador ainda citou as ausências de jogadores como Fagner, Allan e Eder Luis como importantes para que a equipe não tivesse a atuação esperada no primeiro jogo.

- Tiramos muitas lições daquela partida. Em casa é natural que haja obrigação da vitória, e isso cria ansiedade. Quando o time sabe lidar com isso, ajuda, apesar de não ser determinante para o resultado. Jogamos muito expostos diante de um bom adversário e durante grande parte do jogo nos tornamos presa fácil - avaliou o técnico.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/03/ferido-vasco-promete-jogar-mordido-por-derrota-em-estreia-na-libertadores.html

Ministro oficializa pedido de novo interlocutor da Copa de 2014 à Fifa


Aldo Rebelo envia carta à federação pedindo troca de Jérôme Valcke, que diz ter tido declaração traduzida errada do francês para 'chute no traseiro'

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, oficializou na tarde desta segunda-feira à Fifa o pedido de mudança do interlocutor da entidade com o Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Atualmente, o resposável pelas conversas com as autoridades do país é o secretário-geral Jérôme Valcke. Logo após publicar a reclamação formal do governo, o site "Portal da Copa", do ministério do Esporte, divulgou um pedido de desculpas de Valcke, que disse ter tido uma declaração mal traduzida do francês para o português como "chute no traseiro".
Aldo Rebelo e Jerome Valcke durante coletiva Copa 2014 arquivo (Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo)Aldo e Valcke: relações rompidas entre ministro e francês (Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo)

A declaração do secretário-geral na última sexta-feira causou um mal-estar entre os membros do governo, que classificaram a atitude do dirigente da Fifa como desrespeitosa. No fim de semana, Rebelo afirmou que faria o pedido à entidade para a troca do interlocutor, o que se oficializou nesta segunda. O ministro do Esporte recebeu o pedido de desculpas de Valcke, vai analisá-lo e divulgará a posição sobre o tema na terça.

Assim que teve conhecimento da polêmica com os brasileiros, Valcke não citou erro de tradução e chegou a chamar Aldo Rebelo de "infantil".

- Se o resultado (de minhas declarações) é que não querem mais falar comigo, se não sou a pessoa com quem querem trabalhar, então é um pouco infantil. Vou viajar ao Brasil no dia 12 de março - disse Valcke em declarações publicadas pela agência de notícias AFP.

Na carta, o ministro diz o seguinte: "recebemos com espanto as inapropriadas declarações do sennhor Jérôme Valcke nos últimos dias à imprensa internacional. A forma e o conteúdo das declarações escapam aos padrões aceitáveis de convivência harmônica entre um país". No documento  enviado à Fifa, o ministério do Esporte errou o endereço da entidade ao citar Lausanne em vez de Zurique, onde fica a sede do organismo. No nome do presidente Joseph Blatter, também foi incluído o apelido "Sepp".soberano como o Brasil e uma organização internacional centenária como a Fifa".
Carta do ministro Aldo Rebelo contra Jerome Valcke, da Fifa (Foto: Divulgação)
Rebelo afirmou no documento que o Governo não aceitará mais as interferências de Valcke na organização da Copa do Mundo de 2014.

- Diante da realidade, o Governo Brasileiro não pode mais aceitar, nas suas tratativas com a Fifa, a Senhor Jérôme Valcke como interlocutor durante a preparação desse mundial.

Na manhã desta segunda-feira, o assessor da presidente Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia, também entrou na polêmica e chamou Valcke de "vagabundo".

- O interlocutor (da Fifa) já está riscado. Esse cara é um vagabundo! Imagina! A presidente tem coisas melhores para se irritar do que com os comentários de um boquirroto... Ele (Jérôme Valcke) é um boquirroto. Não criou um problema para nós: criou um problema para a Fifa - afirmou Garcia, em entrevista ao jornal "O Globo".

Logo após a divulgação da carta do governo brasileiro, o ministério do Esporte publicou o pedido de desculpas de Valcke. No texto, o francês garante que a Copa do Mundo de 2014 será realizada no Brasil.
Carta de pedido de desculpa de Jérôme Valcke ao governo brasileiro (Foto: Divulgação)

Arritmia cardíaca afasta Renato de treinos e jogos do Flamengo


Meia vai passar por uma bateria de exames para saber a gravidade do problema. Ele não joga contra o Emelec nesta quinta-feira, pela Libertadores

Por Richard Souza Rio de Janeiro

O meia Renato está fora dos treinos e jogos do Flamengo por tempo indeterminado. Segundo o médico Serafim Borges, Renato teve uma arritmia cardíaca durante um teste ergométrico de rotina nesta segunda-feira. O atleta, de 33 anos, será submetido a uma bateria de exames para saber a gravidade do problema. O jogador é mais um desfalque para o técnico Joel Santana para o jogo de quinta-feira, contra o Emelec, pela Libertadores.

De acordo com Serafim Borges, médico que ficará diretamente responsável pelo problema de Renato, a alteração no ritmo do coração do jogador é comum em atletas, mas tem de ser analisada.

- Ele fez uma arritmia no exame e vamos ter que investigar. É uma mudança do ritmo normal do coração. O atleta tem muita arritmia normalmente, mas quando aparece ela tem que ser investigada. Temos de separar o que é a arritmia do atleta e do coração com doença. Temos de buscar mais informações.

Renato Flamengo aeroporto (Foto: André Portugal / VIPCOMM)Renato teve o problema detectado num exame de rotina nesta segunda (Foto: André Portugal / VIPCOMM)

Por conta do sigilo médico, ele não informou os exames que serão realizados, mas eles começam imediatamente.

- Para amanhã (terça), já marcamos a primeira bateria. Quando houver o resultado, vamos informar. A cardiologia já evoluiu muito, temos muitos recursos tecnológicos e maneiras de chegar a diagnósticos com certeza.

O médico contou que Renato reagiu com calma após receber a notícia.

- Ele está tranquilo, até porque a princípio não há nada definido. Queremos investigar, já vimos outros casos como este em que atletas foram liberados para jogar normalmente. Mas temos que investigar.
Renato está no Rio e prefere aguardar a realização dos exames e os resultados para falar sobre o assunto. O jogador cuida dos preparativos para o nascimento da terceira filha, Renata, na próxima sexta. Ele é casado com Karina e pai de Karen e Rebeka. Por meio de um comunicado, Renato informou que não vai comentar o assunto por enquanto.

- O jogador Renato Abreu, do Flamengo, não se pronunciará nos próximos dias a respeito dos resultados dos exames de rotina que está realizando. O atleta pede compreensão e solicita que quaisquer dúvidas ou perguntas sejam, por ora, direcionadas ao departamento médico do Flamengo - diz o comunicado.

Segundo o médico do Flamengo Márcio Tannure, é a primeira vez que o jogador apresenta uma alteração deste tipo. Renato não jogou contra o Duque de Caxias, neste domingo, por conta de uma suspensão. No sábado, treinou em dois períodos. Pela manhã, trabalhou com o grupo no Moacyrzão, em Macaé. À tarde, se exercitou na praia.

Profusão de desfalques
Além de Renato, o técnico Joel Santana também não vai poder contar  no jogo desta quinta-feira, contra o Emelec, com os volantes Airton e Willians e o goleiro Felipe, todos machucados.

O lateral-direito Léo Moura treinou normalmente nesta segunda, tem boa perspectiva de retorno, mas ainda não tem escalação garantida. Ele se recupera de uma lesão na parte externa do joelho direito. Camacho, com uma torção no tornozelo direito, ainda tem dificuldades para caminhar, mas deve estar à disposição no jogo contra os equatorianos. Outro problema: Maldonado. O volante chileno sente dores no joelho esquerdo e faz tratamento. Ainda é cedo para dizer se terá condições de jogo.

- Léo Moura trabalhou nesta segunda e esperamos que ele jogue na quinta. O Willians está evoluindo bem, mas como já havia dito, é uma lesão de duas, ou três semanas. O Maldonado está sentindo dores no joelho esquerdo e vamos ver como ele vai evoluir. O Camacho teve um entorse e acho que não vai ser problema. O goleiro Felipe está em casa e passa bem - comentou o médico Márcio Tannure.
Joel Santana deu folga nesta segunda-feira aos jogadores que enfrentaram o Duque de Caxias. O técnico também ficou em casa com a família para descansar. Provavelmente também vai pensar, e muito, no time que vai mandar a campo na quinta-feira.

PLANTÃO MÉDICO DO FLAMENGO
Jogador Problema Situação
Léo Moura dores na parte externa do joelho direito Ficou fora contra Boavista e Duque de Caxias – tem boas chances de voltar contra o Emelec.
Airton fratura no quinto metatarso do pé esquerdo Fora da fase de grupos da Libertadores e da Taça Rio.
Willians entorse grave no tornozelo direito Duas a três semanas de recuperação – não enfrenta Emelec e Fluminense
Felipe concussão cerebral Sete dias de repouso – não enfrenta Emelec e Fluminense.
Renato alteração em exame cardiológico Fora de treinos e jogos por tempo indeterminado.
Camacho entorse no tornozelo direito Em tratamento – não deve ser problema contra o Emelec.
Maldonado dores no joelho esquerdo Em tratamento – precisa ser reavaliado.



FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/03/alteracao-em-exame-cardiologico-afasta-renato-dos-treinos-do-fla.html

Trio de armadores do Botafogo faz tratamento em General Severiano


Andrezinho e Elkeson ainda têm esperaça de enfrentar o Bangu, sábado. Maicosuel segue fora do time com um estiramento na coxa direita

andrezinho botafogo x olaria (Foto: Agência Lance Press )Andrezinho corre contra o tempo para jogar sábado
(Foto: Agência Lance Press )

O trio de armadores idealizado pelo técnico Oswaldo de Oliveira para o Botafogo passou a segunda-feira na sede do clube, em General Severiano. Andrezinho, Maicosuel e Elkeson foram dar continuidade ao tratamento de suas lesões musculares, na expectativa de voltarem ao time o mais rapidamente possível.

Para o confronto com o Bangu, sábado, em Moça Bonita, pela terceira rodada do Campeonato Carioca, Maicosuel já está vetado, com um estiramento na coxa direita. Andrezinho, com dores no mesmo local, e Elkeson, com um problema na panturrilha direita, ainda têm esperança de jogar.
Além do trio, o reserva Cidinho também esteve em General Severiano para fazer o tratamento de uma lesão na coxa esquerda. O jogador deve estar à diposição do treinador para o confronto com o Bangu depois de 10 dias.

Com a possibilidade de ter novamente uma série de desfalques, Oswaldo poderá contar com o reforço de Jobson, que estará liberado da suspensão por doping a partir desta terça-feira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/trio-de-armadores-do-botafogo-faz-tratamento-em-general-severiano.html

Fellype Gabriel passará outra noite no hospital depois de novo exame


Meia levou pancada na cabeça contra o Volta Redonda, mas não teve qualquer problema detectado. Liberação só acontecerá na terça-feira

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Depois da preocupação com a pancada que levou na cabeça durante a vitória sobre o Volta Redonda (veja o vídeo acima), o meia Fellype Gabriel passou por novos exames na manhã desta segunda-feira, e não foi constatado qualquer problema. No entanto, o jogador passará mais uma noite no hospital, por precaução, já que o período mínimo de 24 horas de observação termina às 18h.
Fellype Gabriel levou uma pancada no segundo tempo do jogo de domingo, em São Januário. Chegou a ficar em campo por mais alguns minutos, mas não resistiu e foi substituído. De lá, partiu diretamente para um hospital na Zona Norte do Rio, onde fez seus primeiros exames.

Com a previsão de ser liberado na manhã de terça-feira, Fellype Gabriel já deve se reapresentar na tarde do mesmo dia no Engenhão, com o restante do grupo. Caso isso ocorra, não desfalcará o time no confronto com o Bangu, sábado, em Moça Bonita, pela terceira rodada da Taça Rio.

O técnico Oswaldo de Oliveira já não poderá contar com Maicosuel, com uma lesão na coxa direita. Andrezinho e Elkeson também estão com problemas musculares e não têm escalação confirmada para sábado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/fellype-gabriel-passara-outra-noite-no-hospital-depois-de-novo-exame.html

Loco e Felipe Menezes têm apoio do treinador alvinegro: 'Oscilar é normal'


Segundo Oswaldo, dificuldade do atacante uruguaio se deve à mudança de temperatura que enfrentou. Já meia 'está na média', segundo comandante

Por André Casado Rio de Janeiro

Em análise individual dos jogadores que destoaram do restante da equipe, na vitória sobre o Volta Redonda, Oswaldo de Oliveira justificou as dificuldades que Loco Abreu e Felipe Menezes tiveram em São Januário, na segunda rodada da Taça Rio. Segundo o treinador, o uruguaio perdeu força por conta das condições que enfrentou na Romênia, onde defendeu sua seleção na quarta-feira.

- Ele saiu de cerca de 15 graus negativos para isso aqui, não sei nem quanto (de temperatura). E teve o tempo de viagem. Vale ressaltar, é preciso ter paciência com esse tipo de situação e com o jogador que ele é. Oscilar é normal, para todos até, e o Abreu é um centroavante, que é mercurial, depende do dia. Tem vezes que aproveita bem as chances, tem vezes que não. Nada que preocupe - ponderou Oswaldo, que não indica intenção de tirá-lo do time, apesar da substituição feita no segundo tempo, fato raro nas partidas do Alvinegro.

loco abreu botafogo x volta redonda (Foto: Guilherme Pinto/Globo)Loco Abreu parou no goleiro Douglas em sua grande chance: atuação apagada (Foto: Guilherme Pinto/Globo)

Herrera, com sete gols no Carioca, parece intocável no momento. Jobson estará à disposição na terceira rodada, sábado, contra o Bangu, mas deve começar no banco de reservas. Loco, que não enfrentou o Americano, na última quinta, saiu entre vaias e aplausos da torcida.

Outro que ouviu críticas, mas teve bons momentos em campo, foi Felipe Menezes. Foram mais de dez passes errados contrastando com chutes perigosos e muita presença na armação. Seu esforço foi enaltecido por Oswaldo, que não enxergou uma má perfomance no pupilo, mais uma vez substituto de Andrezinho, lesionado.

- São características diferentes, é preciso se adaptar. André é mais dinâmico, a torcida está mais acostumada a ele. Já o Felipe é muito vertical, joga indo para dentro do adversário e tem bom toque na bola. Nas partidas que ele entrou ou iniciou, esteve bem e manteve a média - avaliou o técnico.
Menezes foi o jogador com mais de posse de bola neste domingo e apareceu em diversos setores do gramado. Com a ausência de Andrezinho e Maicosuel, é quase certo que será mantido.

felipe menezes botafogo x volta redonda (Foto: Satiro Sodré/Agif)Felipe Menezes lutou muito, mas não brilhou e torcida segue impaciente (Foto: Satiro Sodré/Agif)

FONTE:

Antônio Carlos tira 'zica', mas prefere deixar gol de lado: 'Feliz pela vitória'


Zagueiro diz que time se cobrava por jejum em lances de bola parada

Por André Casado Rio de Janeiro

No campo, Antônio Carlos comemorou muito o gol sobre o Volta Redonda, neste domingo, inclusive fazendo o gesto de que estava tirando de seu corpo a fase ruim, já que ainda não havia feito gols na temporada. Mas, mantendo a postura de evitar oba-oba de sua veia de artilheiro, preferiu exaltar a vitória da equipe na hora de comentar o momento.

- Estou mais feliz pela vitória, todo jogo temos cada vez mais pressão para ganhar. Realmente ainda não perdemos, dá mais confiança, faz a torcida acreditar um pouco mais. Estamos provando que há o entrosamento, o time vem há um tempo junto e, mesmo quem entra, às vezes sem ritmo, consegue mudar a partida e mantém o nível - desconversou, elogiando os companheiros.

Após a insistência, destacou que o Voltaço foi vítima de seu gol mais importante na carreira: em 2005, decidiu o título carioca, pelo Fluminense, com cabeçada no fim do segundo tempo.

- É especial fazer gol, claro, e por ser o Volta Redonda, né?. Mas poderia ter sido contra outro. Temos trabalhado demais essa bola parada, já fazia tempo que não fazíamos assim. Nós mesmos nos pressionávamos no grupo, mas depende da colocação e dos cruzamentos - disse.

Na partida contra o Americano, Fellype Gabriel marcou ao aproveitar um rebote do goleiro, após cobrança de escanteio. Antes disso, o último gol com origem em bola parada havia sido contra o Olaria, pela quinta rodada da Taça Guanabara. Na ocasião, Loco Abreu marcou de cabeça após cobrança de falta de Andrezinho.

O próximo jogo será contra o Bangu, sábado, em Moça Bonita. O elenco alvinegro volta aos trabalhos apenas na tarde desta terça-feira, no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/antonio-carlos-tira-zica-mas-prefere-deixar-gol-de-lado-feliz-pela-vitoria.html

Flamengo passa sustos, mas bate o Duque graças a pênalti bobo no fim

Em jogo marcado pela contusão de Felipe - que deixou o gramado de ambulância -, R10 tem atuação discreta, mas garante o triunfo rubro-negro


 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Não foram poucos os sustos que o Flamengo levou até um apagado Ronaldinho Gaúcho garantir a vitória por 2 a 1 sobre o Duque de Caxias, na noite deste domingo, em Macaé, pela segunda rodada da Taça Rio. A euforia com o gol de Vagner Love no início virou apreensão com o goleiro Felipe, que foi parar no hospital após levar uma pancada de Gilcimar na cabeça.

E esta era apenas a primeira de outras complicações que o time viria a enfrentar: o gol de empate de Rodrigues do meio da rua - com a colaboração de Paulo Victor -, a expulsão-relâmpago de Bottinelli, a rotineira falta de criatividade do meio-campo... Até que um pênalti infantil de Romário em Love, já na parte final da partida, deu ao time rubro-negro os primeiros três pontos no segundo turno do Campeonato Carioca (clique aqui e assista aos melhores momentos).

Com o suado triunfo, o Flamengo ocupa a quarta colocação do Grupo A, atrás de Botafogo e Macaé, com seis pontos cada, e Resende, com quatro pontos. O Duque de Caxias segue sem pontuar e ocupa a sétima posição do Grupo B.

O Flamengo agora volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, contra o Emelec, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão. O jogo é válido pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. O Duque de Caxias joga somente no próximo sábado, às 16h (de Brasília), contra o Nova Iguaçu, no Laranjão.

Passe de Deivid, gol de Love e susto de Felipe
O Flamengo começou a partida disperso. Prova disso foi que, com menos de cinco minutos de jogo, o Duque de Caxias chegou duas vezes. A primeira não assustou, mas a segunda investida obrigou Felipe a realizar uma difícil defesa em chute forte de longe de Arílson.  Mas, aos poucos, o Rubro-Negro passou a controlar as ações.

Em contra-ataque, Deivid mostrou nova faceta: a de garçom. Como um autêntico camisa 10, o atacante colocou Vagner Love na cara do gol. A bola passou entre a defesa do Duque e encontrou os pés do camisa 99, frente a frente com o goleiro Fernando. Love deu um toque sutil e viu a bola carimbar a parte interna da trave. No rebote, a bola voltou em sua direção e ele só tocou para a rede. Na comemoração do seu quarto gol consecutivo pelo Fla, chamou os companheiros e puxou a dancinha: 1 a 0.
Estreante da noite, o zagueiro chileno Marcos González mostrava bom desempenho nos desarmes por baixo. O Fla, porém, relaxou e viu o Duque de Caxias assustar com uma bola na trave após cobrança de escanteio. Em seguida, um susto ainda maior. Felipe se antecipou para cortar um cruzamento da direita e acabou se chocando com Gilcimar. Imediatamente, ele ficou desacordado e teve de deixar o estádio na ambulância. Paulo Victor entrou em seu lugar.

O fato chegou a assustar os jogadores do Flamengo, mas não atrapalhou o desempenho. Com um meio-campo formado essencialmente por jovens promessas - Muralha, Luiz Antônio e Camacho -, o time mostrou mais agilidade. A ligação com o ataque deveria ficar a cargo de Ronaldinho Gaúcho. No entanto, o camisa 10 esteve apagado na etapa inicial.

Com dez em campo, o apagado Ronaldinho decide. E dança!


O segundo tempo começou como o primeiro. O Duque de Caxias teve maior iniciativa de jogo e buscou o tempo inteiro o gol de empate. Percebendo que o time era dominado, Joel Santana resolveu dar mais velocidade ao ataque sacando Deivid, que tinha atuação regular, lançando Negueba. Minutos depois de entrar em campo, no entanto, o atacante viu o Duque de Caxias empatar o jogo. Em cobrança de falta, Rodrigues surpreendeu o mal posicionado Paulo Victor,  que esperava um cruzamento. A bola bateu no travessão, nas costas do camisa 20 e morreu no fundo das redes.

O Flamengo carecia, principalmente, de criatividade. Ronaldinho Gaúcho seguia apagado, apresentando-se pouco para armar as jogadas. De perigo, apenas um lance no qual recebeu a bola na área, trouxe para a perna esquerda, mas o chute acabou saindo por cima. Depois, uma cobrança de falta defendida por Fernando.

Novamente Joel tentou corrigir a deficiência: sacou Galhardo, deslocou Luiz Antônio para a direita e lançou Bottinelli. O argentino entrou com vontade, mas não soube dosar o ímpeto pela vitória: um carrinho atabalhoado em Arílson e um cartão vermelho direto do árbitro Péricles Bassols abreviaram sua participação.

Com dez em campo, o Flamengo acabou achando o gol da vitória graças a um lance infantil do volante Romário. Ele segurou Vagner Love na área, quando a bola já estava quase na linha de fundo. Pênalti. Ronaldinho deslocou o goleiro e desempatou. Na comemoração, mais dancinha. Desta vez o funk "Que isso, novinha?" embalou os jogadores.

Nos últimos minutos, o Duque quase voltou a empatar. Paulo Victor fez boa defesa em nova cobrança de falta de Rodrigues e assistiu a uma bola passar rente à trave após chute de Danilo, que desviou na zaga. Depois de tantos sustos, só o apito final aliviou a torcida rubro-negra em Macaé.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/carioca-2012/04-03-2012/duque-de-caxias-flamengo.html

Sara Errani vence decisão italiana e fatura o título do WTA de Acapulco


Número 36 do mundo subirá e igualará o melhor ranking de sua carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Acapulco, México

Em um torneio com três italianas nas semifinais, Sara Errani venceu a compatriota Flavia Pennetta na decisão e conquistou o título do WTA de Acapulco. O triunfo, que marcou a terceira conquista na carreira da jovem de 24 anos, teve parciais de 5/7, 7/6(2) e 6/0.

Sara Errani tênis Acapulco final troféu (Foto: Reuters)Sara Errani beija o terceiro troféu de sua carreira (Foto: Reuters)

Um dia antes, Errani já havia superado a também italiana Roberta Vinci, principal cabeça de chave do torneio, por 6/4 e 6/1 na semifinal. Campeã do torneio, a atual número 36 do mundo subirá cinco posições no ranking e igualará a melhor marca de sua carreira: o 31º posto, alcançado em fevereiro de 2009.

- Foi uma final muito dura contra Flavia. Tive que correr muito, tentar fazer meu jogo e ser agressiva nos momentos importantes. Nunca é fácil enfrentar uma italiana, mas joguei muito bem, especialmente no terceiro set. Levo muita confiança daqui para Indian Wells e sempre quero mais - disse Errani, lembrando o WTA de Indian Wells, que começa nesta semana.


Campeã também nas duplas
Pouco depois de derrotar uma compatriota, Errani juntou-se a outra italiana para disputar a final de duplas e saiu de quadra vitoriosa novamente. Ela e Roberta Vinci fizeram 6/2 e 6/2 em cima das espanholas Lourdes Domínguez Lino e Arantxa Parra Santoja.

Juntas, Errani e Vinci já conquistaram sete títulos, e Errani tornou-se a primeira tenista em quase dois anos a vencer simples e duplas no mesmo evento. A última atleta a conseguir o feito havia sido a tcheca Iveta Benesova, no WTA de Fes, em abril de 2010.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/sara-errani-vence-decisao-italiana-e-fatura-o-titulo-do-wta-de-acapulco.html

Em dia contra o preconceito, Cruzeiro bate o Vôlei Futuro e volta à liderança


Mineiros vencem de virada, por 3 sets a 1, e reassumem a ponta da Superliga. Time paulista usa camisa contra discriminação em apoio ao rival Wallace

Por GLOBOESPORTE.COM Contagem, MG


Jogando em Contagem, Minas Gerais, o Cruzeiro derrotou o então líder Vôlei Futuro, de virada, por 3 sets a 1 (24/26; 26/24; 25/23; e 25/23), e reassumiu a liderança da Superliga Masculina. Além de um jogo muito disputado, a noite de sábado foi marcada por uma bela homenagem do time paulista, que jogou com camisas pretas com as palavras "Contra Discriminação" na frente e o nome do jogador rival Wallace nas costas.

No meio da semana, na partida entre Cruzeiro e Minas, o oposto da equipe celeste foi ofendido com palavras racistas por uma torcedora. Na última temporada, o jogador Michael, do Vôlei Futuro, já havia sofrido preconceito, sendo chamado de bicha pela torcida em um jogo contra o próprio Cruzeiro.

Com o resultado, o Cruzeiro chega aos 44 pontos (15 vitórias e cinco derrotas) e lidera de forma isolada. O Vôlei Futuro aparece em segundo, com 43 (14 vitórias e seis derrotas). E o Sesi, com 42, está na terceira colocação.

Vôlei Futuro x Cruzeiro (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)Jogadores do Vôlei Futuro usam camisa em apoio ao rival Wallace (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)

O jogo
O Vôlei Futuro começou melhor a partida e logo abriu uma diferença confortável de três pontos (18/15). Mas do outro lado estava o time da casa, que, embalado pela torcida, reagiu e empatou em 19/19. E o Cruzeiro não parou por aí. Daniel sacou forte, quebrou o passe adversário e Ricardinho acabou cometendo dois toques no levantamento. Na sequência, mais um saque potente, agora com Felipe (23/21). Com a vantagem, a equipe celeste teve a chance de fechar o primeiro set, mas Lorena empatou com um bloqueio e deu vida nova ao time paulista. Após um ataque para fora dos mineiros, os visitantes venceram o set (26/24).


O segundo set foi cheio de altos e baixos por parte das duas equipes, que invertiam as posições à frente do placar a todo momento. Na reta final, o Cruzeiro errou menos e devolveu o 26/24, empatando o jogo. O resultado empolgou os cruzeirenses, que voltaram com tudo para o set seguinte e viraram o jogo, fechando a terceira parcial em 25/23. No fim do set, um princípio de confusão entre os jogadores dos dois times.

Antes do início do quarto set, o árbitro chamou Camejo de um lado e Mauricio do outro e mostrou o cartão amarelo para os dois. Com isso, o placar começou em 1 a 1. Com o clima quente em quadra, Cruzeiro e Vôlei Futuro brigaram ponto a ponto até o final. Lorena provocou a torcida e teve que ouvir vaias durante o período e após o jogo. O set e o jogo só foi decidido no apagar das luzes. O Cruzeiro foi melhor e fechou em 25/23. Mauricio foi eleito o melhor em quadra.

Florianópolis, Campinas, Rio de Janeiro e Montes Claros também vencem


gustavo vôlei Cimed/SKY x Volta Redonda (Foto: Hermes Bezerra/Cimed/SKY)Gustavo, o melhor em quadra na vitória do
Florianópolis (Foto: Hermes Bezerra/Cimed/SKY)

Tetracampeão da Superliga, o Florianópolis venceu o Volta Redonda no Rio de Janeiro, por 3 sets a 0 (25/19, 25/20 e 25/20), e voltou à quarta colocação, com 41 pontos (14 vitórias e seis derrotas). Maior pontuador da partida (10), o central Gustavo foi eleito o melhor do jogo.

O Campinas passou pelo São Bernardo (3 a 1), o Rio de Janeiro não teve dificuldades para vencer o lanterna Londrina (3 a 0) e, no duelo mineiro, o Montes Claros derrotou o Juíz de Fora (3 a 1).

Resultados deste sábado:
São Bernardo 1 x 3 Campinas
Rio de Janeiro 3 x 0 Londrina
Volta Redonda 0 x 3 Florianópolis
Juíz de Fora 1 x 3 Montes Claros
Cruzeiro 3 x 1 Vôlei Futuro

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/em-dia-contra-o-preconceito-cruzeiro-bate-o-volei-futuro-e-volta-lideranca.html

Harley e Evandro conquistam 1º título juntos na etapa de Recife do Circuito


Após primeiro set duro, dupla deslancha na segunda parcial: 23/21 e 21/11

Por GLOBOESPORTE.COM Recife

O primeiro título da parceria de Harley e Evandro veio embalado ao som do frevo. Em Recife, segunda etapa do ano do Circuito Brasileiro, os dois venceram Thiago e Ferramenta por 2 sets a 0 (parciais de 23/21 e 21/11) e subiram no lugar mais alto do pódio montado na Praia do Pina. A conquista teve gosto especial para ambos. Esta foi a etapa número 200 da carreira do experiente brasiliense, enquanto o jovem carioca disputou uma decisão pela primeira vez.

Evandro e Harley comemoram vitória no vôlei de para no Recife (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Evandro e Harley comemoram vitória na etapa de Recife do Circuito Brasileiro (Foto: Mauricio Kaye / CBV)

- Está sendo muito bom jogar com um cara experiente como o Harley. Ele me ajuda demais todos os dias e fico feliz por fazê-lo voltar ao lugar mais alto do pódio. Comecei a jogar vôlei de praia há menos de dois anos e, em tão pouco tempo, ganhar o primeiro título, ganhando do Ricardo, um campeão olímpico, na semifinal, é inacreditável. Agradeço a todos que apostaram em mim, como o Harley, nossa equipe e a CBV. Vamos comemorar, mas na terça já voltamos a treinar pesado para seguir buscando bons resultados - disse Evandro.

Na disputa pela medalha de bronze, Ricardo e Pedro Solberg sairam vitoriosos. Os dois superaram  Billy e Bruno Schmidt em sets diretos, com parciais de 21/11 e 22/20.

Evandro comemora vitória no vôlei de para no Recife (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Evandro comemora vitória ao som de frevo no Recife no Recife (Foto: Mauricio Kaye / CBV)


O primeiro set foi disputado ponto a ponto até a segunda troca de lado. Só então Thiago e Ferramenta conseguiram abrir dois pontos de frente pela primeira vez na partida. Mesmo sofrendo com os bons serviços de Harley e Evandro, os dois mantiveram a vantagem até terem o set point. Gigante junto à rede, Evandro arrancou o empate. Thiago e Ferramenta ainda voltaram brevemente à dianteira, mas não conseguiram evitar a virada: 23/21.

Embalados pela vitória na primeira parcial, Harley e Evandro abriram quatro pontos de vantagem antes mesmo da primeira parada técnica. O saques precisos, os dois dobraram a margem em 13/5. Desanimados, Thiago e Ferramenta cederam pontos bobos. Do outro lado da quadra,  Evandro cresceu no bloqueio e Harley, no saque. No serviço do experiente atleta, um erro na recepção rival selou o resultado final: 21/11.

A campanha de Harley e Evandro

Primeira fase

Evandro/Harley 2 x 0 Gilmário/Luciano (21/11 e 21/16)
Jorge/Renatão 2 x 1 Evandro/Harley (21/19, 13/21 e 18/16)
Evandro/Harley 2 x 0 Jô/Ramon (21/16 e 21/19)

Quartas de final

Evandro/Harley 2 x 0 Bruno/Hevaldo (23/21 e 21/15)

Semifinais

Ricardo/Pedro Cunha 1 x 2 Evandro/Harley (22/24, 21/19 e 11/15)

Final

Evandro Harley 2 x 0 Thiago/Ferramenta (23/21 e 21/11)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/harley-e-evandro-conquistam-1-titulo-juntos-na-etapa-de-recife-do-circuito.html

Juliana e Larissa são pentacampeãs no Recife com 100º ouro da parceria


Dupla passa fácil por Ágatha e Bárbara Seixas na decisão: 21/12 e 21/11

Por GLOBOESPORTE.COM Recife

Após um jogo duríssimo nas semifinais, Juliana e Larissa conquistaram, com grande tranquilidade, o pentacampeonato nas areias da Praia do Pina. Na decisão em Recife, a dupla bateu Ágatha e Bárbara Seixas por 2 sets a 0 (21/12 e 21/11), conquistou o  100º ouro da carreira e manteve 100% de aproveitamento no Circuito Brasileiro nesta temporada. No início de fevereiro, as campeãs mundiais já haviam vencido a etapa de Salvador.

Juliana e Larissa comemora vitória no vôlei de praia no Recife (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Juliana e Larissa comemoram título de número 100 na carreira em etapa de Recife (Foto: Mauricio Kaye/CBV)

- É até difícil de acreditar que já ganhamos tanta coisa juntas e não consigo encontrar palavras para descrever essa emoção. Aos 29 anos e, oito com Juliana, chegar à marca de 100 títulos é uma alegria muito grande. Tenho muito orgulho de fazer parte desta equipe. A estante já está cheia de troféus, mas ainda tem espaço para mais 100 - brincou Larissa.

Juliana e Larissa na etapa do vôlei de praia no Recife (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Juliana e Larissa em ação: experiência da dupla fez
diferença na final (Foto: Mauricio Kaye / CBV)
Na disputa de terceiro lugar, Talia e Maria Elisa levaram a melhor sobre Taiana e Vivian. O bronze veio com uma vitória por 2 sets a 0, em parciais de 21/15 e 21/13.

A experiência de Juliana e Larissa fez a diferença desde o princípio do jogo. Enquanto Ágatha e Bárbara Seixas tentaram usar a força e acabaram pecando na dose, as campeãs mundiais foram alternando largadinhas com cortadas indefensáveis. A vantagem foi crescendo a cada troca de quadra até confirmar a vitória parcial por 21/12. Na segunda parcial, o panorama se manteve até que, com uma largadinha, Juliana garantiu o segundo título da temporada: 21/11.

A campanha de Juliana e Larissa

Primeira fase

Juliana/Larissa 2 x 1 Taiana/Vivian (17/21, 21/16 e 15/12)
Juliana/Larissa 2 x 0 Josi/Thais (21/16 e 21/19)

Quartas de final

Juliana/Larissa 2 x 0 Izabel/Pri Lima (21/15 e 21/16)

Semifinais:

Juliana/Larissa 2 x 1 Talita/Maria Elisa (24/26, 21/19 e 15/10)

Final

Juliana/Larissa 2 x 0 Ágatha e Bárbara Seixas (21/12 e 21/11)

FONTE:
:http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/invictas-juliana-e-larissa-sao-penta-no-recife-e-seguem-100-no-circuito.html

Herrera se defende: ‘Se eu não perdesse gols, estaria no Barcelona’


Argentino do Botafogo repete seu compatriota D`Alessandro que, em 2009, disse que não jogaria no Brasil caso jogasse bem em todas as partidas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Herrera foi fundamental na vitória do Botafogo por 3 a 1 sobre o Volta Redonda, em São Januário. Autor de dois gols, o atacante chegou a sete no Campeonato Carioca e lidera a artilharia do Alvinegro. No entanto, o domingo do argentino poderia ser ainda melhor, caso ele não tivesse desperdiçado duas claras oportunidades ainda no primeiro tempo, que contribuíram para que o duelo se complicasse.
Depois do jogo, questionado sobre as chances perdidas, Herrera não se irritou, mas, com ironia, deu uma declaração, no mínimo, inusitada.

- Perder gol faz parte. Se eu não perdesse gols, estaria no Barcelona - resumiu Herrera, na saída de campo, ao canal "PFC".

As palavras de Herrera, que foi apelidado de "quase gol" em sua passagem pelo Grêmio, lembram a declaração de seu compatriota, D`Alessandro, do Internacional. Em 2009, questionado após uma fraca atuação contra o Náutico no Campeonato Brasileiro, o craque foi sucinto.

- Se jogasse bem sempre, não estaria no Brasil - disse D`Alessandro na ocasião.
Com seis pontos, o Botafogo lidera o Grupo A da Taça Rio ao lado do Macaé. E, na próxima rodada, encarar o Bangu, sábado, em Moça Bonita.

O técnico Oswaldo de Oliveira encarou com bom humor a comparação feita pelo pupilo.
- Vejo os caras do Barcelona perderem gols assim também. Herrera perdeu algumas chances, mas acabou fazendo os dois gols principais do jogo. Ele teve quatro grandes oportunidades e aproveitou duas, então, para mim, ele foi bem - disse Oswaldo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/herrera-se-eu-nao-perdesse-gols-estaria-no-barcelona.html