quinta-feira, 1 de março de 2012

Presidente do Botafogo se opõe até à Conmebol em defesa do Engenhão


Mauricio Assumpção não cede contra entidade mesmo sob ameaça da retirada do jogo Flamengo x Real Potosí do estádio e rebate novas críticas

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Defender o Engenhão se tornou uma questão de honra no Botafogo. Nesta temporada, o clube conseguiu vencer as críticas disparadas contra o gramado no ano passado. Com uma revitalização e o investimento de parceiros, conseguiu fazer com que o principal palco do futebol do Rio de Janeiro continuasse em boas condições, mesmo depois de uma longa maratona de jogos, que chegou a ter nove atividades em apenas 13 dias.

Nos últimos dias, o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, se revoltou com novas críticas ao estádio e sobre a sugestão do presidente do Fluminense, Peter Siemsen, de que o seu time deveria jogar no Engenhão sem pagar aluguel. Para defender seus direitos, ele não teme sequer a Conmebol, por exemplo.

torcida do Botafogo no Engenhão (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Engenhão superou críticas contra o gramado no ano passado (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)

- Queriam tirar o jogo do Flamengo contra o Real Potosí (Flamengo venceu por 2 a 0) daqui porque não aceitei vedar todas as propagandas dentro e fora do estádio. Disse para eles: "Então, tira". O estádio é meu. Manda a câmera não focalizar a torcida. Vão tirar daqui e botar onde? Queriam fazer isso porque o patrocinador da cerveja não é o mesmo. Manda tirar a placa da Quilmes na Argentina. Não vai fazer. Aqui no Brasil, os clubes não têm força com a Conmebol. Vão tomar prejuízo na primeira fase. O problema é que não se discute o produto - disse Mauricio.

Ao perceber a baixa média de público no estádio, o presidente do Botafogo, mais uma vez, comentou a busca do clube por uma forma de atrair o torcedor e fazer com que o Engenhão deixe de ser deficitário durante os jogos. Reuniões com as entidades envolvidas têm sido feitas para procurar soluções.
- Estudamos todas as variáveis, o que tira a comodidade do torcedor. Ele não quer outra vida. Com o pay-per-view, tem cerveja na geladeira, ar-condicionado e o conforto. A bebida alcoólica é um problema para mim, e há outros problemas que não são da minha ingerência, como o transporte público. Com a Federação de Futebol do Rio e o Comitê Organizador da Copa do Mundo as coisas estão saindo do papel. Vamos achar um caminho para começar a mexer nisso - comentou o presidente.
Segundo Maurício, o Botafogo sofreu críticas por não ter instalado ar-condicionado no vestiário do time visitante no Engenhão. No entanto, ele enumera questões sobre as mudanças recentes feitas no estádio para se justificar.

- O Botafogo seria muito pequeno se usasse isso para querer vencer um jogo. O problema é que não podem falar do gramado e procuram outras coisas. Levamos três anos para colocar ar-condicionado no vestiário do Botafogo, porque não era prioridade. Havia outras coisas mais importantes. Quando houver dinheiro, vamos colocar no outro também - explicou Maurício.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/03/presidente-se-opoe-ate-conmebol-em-defesa-do-engenhao.html

Com ataque diferente, Botafogo recomeça o ano contra o Americano


Eliminado nas semifinais da Taça Guanabara, mas ainda invicto na temporada, time joga nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), em Campos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A Taça Guanabara já foi sem boas lembranças e, agora, o Botafogo inicia uma nova etapa na temporada. Nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o Americano, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o time volta a campo pela primeira vez depois da decepção vivida com a derrota para o Fluminense nas cobranças de pênaltis, que acabou levando o rival à conquista do título do primeiro turno do Campeonato Carioca na decisão com o Vasco.

Invicto em oito jogos disputados até o momento, o técnico Oswaldo de Oliveira escalou um ataque diferente para substituir Elkeson, Maicosuel, ambos machucados, e Loco Abreu, fora por estar a serviço da seleção uruguaia. O estreante Fellype Gabriel, a prata da casa Willian e o já conhecido Herrera.
- Nessa partida não vai haver mudança de característica do time. A expectativa era usar o Willian naquela posição mesmo (no lugar de Elkeson), o Herrera sempre foi a minha opção para o lugar do Abreu e o Fellype Gabriel jogou dessa forma comigo no Japão por dois anos. Os nomes e números de camisa vão variar, mas o posicionamento vai permanecer - explicou Oswaldo.

O Americano, na teoria, não oferece grande resistência. No confronto com os dois grandes na Taça Guanabara, perdeu ambas, para Vasco e Fluminense. Para aumentar a descrença sobre o rival, foram três derrotas nos últimos três jogos e a segunda pior campanha da competição até o momento, com quatro pontos, à frente apenas do Bangu, que ainda não pontuou.

O árbitro da partida será Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Silbert Faria Sisquim e João Luiz Coelho de Albuquerque. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida semifinal em tempo real, com vídeos exclusivos. O canal Premiere transmite ao vivo, pelo sistema pay-per-view.

header as escalações 2
Americano: dos reforços que chegaram para a Taça Rio, apenas o atacante Adão está regularizado. O jogador chegou a treinar entre os titulares durante a semana e pode ser uma das novidades. Com efeito suspensivo, o meia Pachola está confirmado para enfrentar o Botafogo. A única dúvida do técnico Luís Antônio Zaluar é em relação a seu parceiro de ataque. Hugo e Adão disputam a vaga. Assim, a provável escalação será: Erivélton, Alex, Adalberto, Ricardo Braz e Marcos Felipe; Rhayne, Caetano, Marconi e Pachola; Hugo (Adão) e Tardelly.

Botafogo: Oswaldo de Oliveira vai escalar um ataque novo para o confronto com o Americano. Sem Elkeson, Maicosuel, ambos machucados, e Loco Abreu, com a seleção uruguaia, ele vai promover a estreia de Fellype Gabriel e a entrada de Willian, além de dar mais uma oportunidade a Herrera. O time entra em campo com a seguinte formação: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Willian; Herrera.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Americano:
o time de Campos não tem nenhum desfalque. Recém-chegados, Bruno Luis, Marcelo Maciel e Diogo ainda não foram regularizados.
Botafogo: Maicosuel, que deve parar por 20 dias, e Elkeson estão machucados. Loco Abreu foi convocado para o amistoso do Uruguai com a Romênia, quarta-feira, e não estará em campo. O reserva Cidinho também se recupera de uma lesão na coxa direita.

header fique de olho 2
Americano: o atacante Tardelly é a aposta do técnico Luís Antônio Zaluar. Contratado junto ao Goiás, ele vem subindo de produção e promete aprontar para cima do Botafogo.

Botafogo: Fellype Gabriel, que veio do Kashima Antlers, do Japão, faz a sua estreia com a camisa do Botafogo. Ele foi comandado por Oswaldo de Oliveira no clube japonês.

header o que eles disseram
Luís Antônio Zaluar, técnico do Americano: “Com esse intervalo entre Taça Guanabara e Taça Rio tivemos um tempo ideal e já percebo uma clara melhora no time. Espero que contra o Botafogo tudo aquilo que foi pedido seja bem executado pelos jogadores e assim a gente conquiste uma importante vitória."
Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Não se ganha somente com confiança. Temos um lastro de grandes jogadores. Não vencemos a Taça Guanabara, mas fomos o time com maior número de gols, melhor índice nas finalizações e passes, lideramos em tudo. Faltou converter em gols e transformar em vitórias. Em quatro jogos, estivemos muito próximos e não conseguimos. Esse é o momento da consagração do trabalho." 
header números e curiosidades (Foto: arte esporte)
* O Botafogo venceu com facilidade o Americano nas últimas duas vezes que enfrentou o time de Campos pelo Campeonato Carioca: 3 a 1 em 2010 e 4 a 0 em 2011. A última vitória do Americano sobre o time alvinegro aconteceu pela Copa do Brasil de 2009: 2 a 1 em Campos.
* Recentemente, Botafogo e Americano se enfrentaram duas vezes pelas semifinais de Taças Guanabara. Em 2005, o Americano levou a melhor vencendo por 2 a 1. Em 2006, o Botafogo deu o troco, derrotando a equipe de Campos pelo mesmo placar.
* Há 19 anos (ou 31 jogos) não acontece um empate sem gols nos jogos entre Botafogo e Americano. O último 0 a 0 foi pelo Campeonato Carioca de 1993, quando as duas as equipes se enfrentaram em Campos.
header último confronto v2
No dia 12 de março do ano passado, Americano e Botafogo se enfrentaram no Engenhão pela terceira rodada da Taça Rio. E o Fogão levou a melhor, aplicando uma goleada de 4 a 0 sobre o time de Campos. Herrera marcou duas vezes para o Fogão, que teve grande atuação naquela partida. Loco Abreu e João Filipe completaram o placar e mantiveram o então líder Alvinegro com 100% de aproveitamento no segundo turno da edição 2011 do Campeonato Carioca.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/03/com-ataque-diferente-botafogo-recomeca-o-ano-contra-o-americano.html


Com Taça Rio e Copa do Brasil pela frente, Botafogo não planeja poupar


Time começará a disputar duas competições simultâneas a partir do dia 14 de março, quando enfrentará o Treze-PB, em João Pessoa

Por Thales Soares Rio de Janeiro

renato botafogo coletiva (Foto: Fábio Castro / Agif)Renato foi poupado do treino de terça-feira, masenfrenta o Americano (Foto: Fábio Castro / Agif)

Depois de poder se concentrar completamente na Taça Guanabara, o Botafogo vai começar a disputar duas competições simultaneamente a partir do dia 14 de março, quando estreia na Copa do Brasil, contra o Treze-PB, em João Pessoa. Nesta quinta-feira, o time começa sua campanha na Taça Rio, contra o Americano, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos.
Ainda à espera de reforços para a sequência da temporada, o técnico Oswaldo de Oliveira garante que não planeja usar times alternativos ou mistos. A intenção é escalar sempre a força máxima em todos os jogos.

- Não vou poupar ninguém. A equipe em melhores condições vai para o campo. NUma sequência de cinco jogos sem descanso no meio de uma semana fica complicado, mas como vamos ter daqui para frente, dá para conciliar as duas competições. Vamos jogar sempre para vencer - avisou Oswaldo.

Os jogadores não se incomodam com a maratona. Alguns até preferem jogar do que treinar. Renato, por exemplo, chegou a ser poupado do treinamento de terça-feira, mas estará em campo nesta quinta-feira, contra o Americano. As dores musculares no glúteo não foram suficientes para tirá-lo do jogo.
- O professor vai manter a filosofia de entrar nas duas competições para vencer. São dois tipos. Na Taça Rio, é um grupo no qual os dois primeiros se classificam. Na Copa do Brasil, é eliminatório e precisa trabalhar por cada jogo - disse Renato.

Para o jogo desta quinta-feira, Oswaldo não contará com três titulares: Elkeson e Maicosuel, machucados, e Loco Abreu, que estava a serviço da seleção uruguaia no amistoso com a Romênia, quarta-feira.


No caminho do título, número 1 do mundo reencontra rival britânico,
que derrotou nas semifinais do Australian Open, no quinto set

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes

Tênis ATP de Dubai Novak Djokovic (Foto: AFP)Djokovic avança às semifinais  em Dubai (Foto: AFP)

Novak Djokovic sabia que tinha que fazer um jogo bem agressivo para não passar sufoco diante do sérvio Janko Tipsarevic. Já bastava o sofrimento no primeiro set da partida contra o ucraniano Sergiy Stakhovsky, na véspera. Nesta quinta-feira, entrou em quadra atento, dando a atender que iria atropelar o compatriota. Mas passou por novo sufoco, agora no segundo set. Apesar dele, venceu o confronto por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 7/6 (8-6), e avançou às semifinais do ATP 500 de Dubai.

Para alegria de Andy Murray, que não escondeu o desejo de voltar a enfrentar o número 1 do mundo logo após a vitória sobre o tcheco Tomas Berdych. O britânico disse que seria bom saber o que precisa melhorar antes de Indian Wells e lembrou da semifinal do Australian Open, vencida por Djokovic, de virada, no quinto set, após 4h50m de jogo.

Antes de pensar em Murray, Nole precisava passar por Tipsarevic. Com um bom saque e tirando proveito dos erros do compatriota, que respirava fundo e lamentava a cada falha, conseguiu duas quebras e fechou o primeiro set em 6/1.

Mesmo pressionado, Tipsarevic tentava resistir ao bom jogo de Djokovic. Salvou dois break points, equilibrou a partida e fez 4/3. Djokovic confirmou seu saque e empatou em 5/5, sem ceder um ponto sequer. O número 9 do ranking, retribuiu, fez 6/5 e arrancou aplausos após um ponto muito disputado. Mas não conseguiu quebrar o serviço do compatriota: 6/6. No tie-break, Tipsarevic abriu 3-0. Nole teve calma e se recuperou: 4-4.  Mas uma falha de Tipsarevic custou caro. Deu o match point a Djokovic e ele não desperdiçou a chance de fechar a partida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/djokovic-vence-duelo-servio-e-reencontra-murray-na-semi-em-dubai.html

Gramado do estádio de Brasília está pronto. Para o torneio de operários...


Trabalhadores farão torneio durante este mês com nomes de seleções

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília, DF

O gramado já está se fixando no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Não é o da Copa do Mundo de 2014, mas também receberá jogos do Brasil. Isso porque as seleções nacionais darão nome aos times do operários da obra, que jogarão um campeonato interno com início no dia 17 deste mês.

Instalado há duas semanas, o gramado temporário está protegido para se fixar e permitir as partidas. Já o gramado definitivo - que será licitado ainda no primeiro semestre deste ano - receberá a abertura da Copa das Confederações em 2013 e sete partidas do Mundial de 2014. A inauguração da arena está prevista para o fim deste ano. Segundo dados divulgados pelo comitê do Distrito Federal, o estádio está com 52% das obras concluídas.

Estádio de Brasília com gramado para campeonato de operários (Foto: Divulgação/Hmenon Oliveira)Campo já está pronto para torneio de operários do Estádio Nacional (Foto: Divulgação/Hmenon Oliveira)

Estádio Nacional de Brasília com gramado (Foto: Divulgação/Hmenon Oliveira)Segundo comitê local, obras já estão 52% concluídas (Foto: Divulgação/Hmenon Oliveira)

FONTE:

Após problema no piso, Florianópolis bate o Sesi e se recupera na Superliga


Equipes esperaram quase 2h para jogar; álcool, toalhas e até ventiladores foram usados para tentar controlar a umidade na quadra do ginásio Capoeirão

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis, SC


O pedido foi feito horas antes do confronto. Em tom de brincadeira, Murilo lembrava que a mãe, Dona Jane, estaria no ginásio Capoeirão e que era melhor Gustavo se comportar no jogo ou levaria uma puxão de orelha dela. O caçula dos irmãos Endres sabia que o Florianópolis entraria mordido, depois das duas derrotas seguidas na Superliga sem vencer um set sequer. A casa estava cheia, mas o jogo contra o Sesi, atual campeão e vice-líder, esteve perto de ser adiado. A umidade deixou a quadra escorregadia e foi preciso ter muita paciência. Depois de 1h50m de espera, o árbitro Paulo Turci decidiu que haveria jogo. E, desta vez, Gustavo e seus companheiros puseram fim ao incômodo jejum: 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/15 e 25/18.

As tentativas de contornar o problema no piso começaram à tarde, quando foi passado álcool quatro vezes. Não houve sucesso. Processo que foi repetido durante o aquecimento. Alguns jogadores abanaram suas toalhas para tentar ajudar na secagem. Em vão. O calor era forte demais. Restava a tentativa derradeira: usar seis ventiladores, comprados de última hora. Enquanto isso, Murilo temia a realização da partida. Temia pela integridade física do time. Era acalmado por Bruninho, conhecedor daquela quadra. O capitão do Florianópolis dizia que já havia condições para o duelo.


Enquanto isso, no Twitter, o oposto Wallace, do Sesi, que está lesionado, brincava: "Hoje quem ganhar o Viva Vôlei leva um ventilador...", postou o jogador, referindo-se ao troféu dado pela CBV ao melhor jogador. Logo em seguida, foi a vez do levantador do Cruzeiro, William Arjona, se manifestar ao ler a mensagem de Gustavo, dizendo: "Tá difícil". Recebeu como resposta: "Assopra Gustavão!!!". Quase duas horas depois do horário marcado, veio a liberação. Era hora de trabalhar.

Os anfitriões saíram na frente. Abriram 13/9, mas viram a diferença cair rapidamente. Graças a Murilo. O Sesi cortou a vantagem para 19/18. Mas os erros seguidos, somados aos ataques sem defesa de Rivaldo fizeram o Florianópolis fugir novamente. No último ataque do set, Murilo escorregou ao pisar num local molhado por suor: 25/20.

bruninho vôlei florianópolis (Foto: Cristiano Andujar/VIPCOMM)Bruninho ajuda o Florianópolis a vencer o Sesi por
3 sets a 0 (Foto: Cristiano Andujar/VIPCOMM)

Em melhor momento, o time catarinense ditava o ritmo. O Sesi seguia falhando e não conseguia parar João Paulo Tavares: 10/4. O técnico Giovane Gávio pediu tempo. Queria um pouco mais de calma, de concentração e um saque melhor. Mas o time parecia sentir a ausência de seus dois opostos. Sentia também a pressão de um adversário que jogava com agressividade (13/6). Cheio de apetite, não teve dificuldades para fechar o segundo set: 25/15.

Antes do início da terceira etapa, o Sesi tinha na conta 21 pontos de erros, contra apenas seis do rival. Até que o Florianópolis começou a falhar mais. Cedeu cinco pontos assim, e ficou com o time de Murilo em seu calcanhar: 7/6. Bruninho chamava Rivaldo para tentar frear a reação. Aos pouquinhos a equipe ia respondendo. Teve paciência para abrir 19/14 e para caminhar sem sustos até a vitória, com direito a último ponto de Gustavo.

Jogos desta quarta-feira:
19h - São Bernardo x Londrina
19h30m - Montes Claros x Volta Redonda, às 19h30
19h30m - Campinas x UFJF
20h - Vôlei Futuro x Rio de Janeiro
21h30m - Minas x Cruzeiro (SporTV)

FONTE:
http://www.intimetour.com.br/emprego-na-murata-seisakusho.html

Rio de Janeiro bate o Minas fora de casa e completa 18 jogos sem perder


Sheilla e Fernanda Venturini comandam a vitória por 3 sets a 0, e time carioca permanece na liderança isolada da Superliga Feminina de Vôlei

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

sheila rio de janeiro x minas (Foto: Gil Leonardi/Adorofoto)Sheilla foi eleita a melhor da partida contra o Minas
(Foto: Gil Leonardi/Adorofoto)

Agora já são 18 partidas sem perder. Jogando em Belo Horizonte, o Rio de Janeiro bateu o Minas na noite desta terça-feira, por 3 sets a 0 (18/25, 24/26 e 21/25), e manteve a liderança isolada da Superliga Feminina de Vôlei, com 53 pontos. A única derrota do time carioca na competição aconteceu na estreia diante do Sesi, desde então, só vitórias. O Minas permanece na quinta colocação, com 35 pontos.

A oposto Sheilla foi eleita a melhor em quadra e com a ajuda da levantadora Fernanda Venturini o Rio de Janeiro não teve dificuldades para superar o adversário. No primeiro set, vitória tranquila por 18 a 25. O Minas até tentou reagir na sequência, mas Fabi, Mari, Sheilla e cia. fecharam o set em 24 a 26. E a equipe do técnico Bernardinho não diminuiu o ritmo no set final, dominou as jogadas e decretou a 18ª vitória seguida do Rio de Janeiro na Superliga (Confira abaixo os pontos decisivos da partida).

A ponteiro Mari reconheceu que a partida poderia ter sido mais dura e, apesar da vitória, lembrou que o líder do campeonato ainda tem o que acertar em quadra.

- Esperávamos um jogo mais difícil. Mas nosso time se impôs. Ainda precisamos corrigir alguma coisa e temos muito a melhorar ainda - disse Mari.
Na noite desta terça, o Osasco derrotou o Pinheiros e continua na vice-liderança. O Macaé passou pelo São Caetano, e o São Bernardo venceu o Rio do Sul.

Resultados desta terça-feira:
Pinheiros 1 x 3 Osasco
Macaé 3 x 1 São Caetano
São Bernardo 3 x 1 Rio do Sul
Minas 0 x 3 Rio de Janeiro

x


Entrevista: Sheilla, Rio de Janeiro



Entrevista: Juciely, Rio de Janeiro




Entrevista: Mari, Rio de Janeiro


FONTR:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/02/rio-de-janeiro-bate-o-minas-fora-de-casa-e-completa-18-jogos-sem-perder.html

Vasco abre 2 a 0, mas, em ritmo lento, vê Bonsucesso empatar

Ainda recuperando-se da derrota na final da Taça Guanabara, cruz-maltinos tropeçam pela primeira vez diante de um pequeno neste Carioca


 A CRÔNICA
por Gustavo Rotstein

A primeira impressão era de uma vitória fácil em São Januário, graças a uma escalação ofensiva, um início arrasador e um gol logo aos dois minutos. Mas o Vasco, que abriu 2 a 0 aos 13 do segundo tempo, atuou em ritmo lento e apresentou falhas defensivas na sua estreia na Taça Rio. Foi punido com o empate por 2 a 2 com o Bonsucesso, no seu primeiro tropeço diante de uma equipe pequena neste Campeonato Carioca.

Após a derrota para o Fluminense na final da Taça Guanabara, Cristóvão Borges fez algumas mexidas no time que iniciou a partida nesta quarta-feira, com Juninho e Diego Souza sendo substituídos por Felipe e Tenorio. O camisa 6 marcou o segundo gol vascaíno, mas pouco participou das jogadas de ataque. O equatoriano mostrou apenas muita disposição. Alecsandro abriu o placar, marcando pela nona vez neste campeonato. Diogo e Marco Goiano deixaram o placar em igualdade.

O Vasco volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Olaria, em Moça Bonita, e a tendência é que os reservas sejam escalados. O planejamento é trabalhar os titulares para o jogo contra o Alianza Lima, na próxima terça-feira, pela Libertadores. Já o Bonsucesso joga contra o Bangu no domingo em Edson Passos.

Vasco marca cedo, mas erra muitos passes
Com uma escalação ofensiva, o Vasco não demorou a mostrar o resultado. Logo aos dois minutos, Fagner recebeu passe de Fellipe Bastos na linha de fundo e cruzou para Alecsandro. Em posição de impedimento, o atacante concluiu sem dificuldade, abrindo o placar. Foi o seu nono gol em dez partidas no Campeonato Carioca.

Num time com três atacantes, o camisa 9 se manteve mais próximo à área adversária, como nos jogos anteriores. Tenorio recuava para participar das jogadas de meio-campo, pelo centro ou por uma das pontas, enquanto na outra se posicionava Wiliam Barbio.

Vasco x Bonsucesso (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Saulo sai do gol e fica com a bola em disputa com Rodolfo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)

Parecia que a goleada seria questão de tempo. Mas o que se viu foi um Vasco perdido nos muitos erros de passe. Assim, poucas vezes conseguiu chegar ao ataque em boas condições de concluir. A defesa, que não teve Dedé (com a Seleção Brasileira), apresentou insegurança, sobretudo com Rodolfo. No ataque, Tenorio se movimentava muito, mas sem conseguir apresentar opções aos jogadores do meio-campo. Barbio levava perigo com sua velocidade pelos lados do campo, mas o restante da equipe não acompanhava o ritmo.

Sem articulação, o Vasco aos poucos passou a ceder espaços ao Bonsucesso, que se aproveitou principalmente da insegurança da defesa para chegar mais perto do gol de Fernando Prass. Ao time da casa restou apostar nos contra-ataques e, mesmo assim, não conseguiu levar perigo ao adversário.

Barbio, a exceção
O Vasco voltou para o segundo tempo com mudanças. A começar pelo uniforme: a camisa preta foi trocada pela branca. Além disso, saíram Fellipe Bastos e Tenorio, que foram substituídos por Nilton e Juninho Pernambucano. O objetivo foi dar maior consistência ao meio-campo e fazer a bola chegar ao ataque com mais qualidade.

O que se viu, entretanto, foi um Vasco em ritmo lento - à exceção de Wiliam Barbio. Quando decidiu aumentar a velocidade, principalmente nos passes, o time teve bons resultados. Com Nilton mais preso à defesa, a dupla experiente teve maior liberdade para criar. Aos 13 minutos, Juninho tabelou com Felipe pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro. O camisa 6 recebeu e tocou com categoria para fazer 2 a 0.
A vantagem poderia dar tranquilidade, mas aos 18 minutos o Bonsucesso marcou seu gol contando com uma falha coletiva da defesa vascaína. Diogo cobrou falta cruzada pela direita, a bola passou por toda a área sem que ninguém desviasse e entrou no canto direito de Fernando Prass.

O que já parecia complicado ficou ainda pior. Com extrema liberdade para trocar passes e espaço para encaixar os contra-ataques, o Bonsucesso usou as duas facilidades para chegar ao empate, aos 25 minutos, com Marco Goiano. A desorganização do Vasco ainda permitia que o adversário continuasse a levar perigo e chegar perto da virada.

Apesar do esforço, ficou claro que o Vasco não tinha poder de reação. Trocava passes sem objetividade e não conseguia furar o bloqueio montado pelo Bonsucesso à frente de sua área, mesmo depois da expulsão de Jefferson aos 41 minutos. Dessa forma, terminou a partida com um empate que fez o Campeonato Carioca ainda ter gosto amargo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/carioca-2012/29-02-2012/vasco-bonsucesso.html

Eufóricos com gols, garotos do América-MG agradecem Givanildo


Bryan e Kaio anotaram os gols da virada nos dez minutos finais do jogo

Por Rodrigo Fuscaldi Sete Lagoas, MG

O América-MG venceu o Villa Nova, de virada, com dois gols de garotos, recentemente promovidos das categorias de base do clube: Bryan e Kaio. Os gols, aos 35 e aos 40 minutos do segundo tempo, mantiveram o time com 100% de aproveitamento no Campeonato Mineiro, na vice-liderança da tabela, atrás apenas do Atlético-MG, por conta de critérios de desempate. (Veja os gols do jogo).
Bryan estava eufórico. Afinal de contas, foi seu primeiro gol como profissional de futebol.

- Tenho que estar assim. O professor tem dado oportunidade para nós, tem mesclado a juventude com a experiência. Foi bom demais. Foi meu primeiro gol como profissional.

Já Kaio, que entrou na vaga de Luciano e marcou o gol da virada, agradeceu ao técnico Givanildo de Oliveira.

- Eu procuro ajudar ao máximo e, graças a Deus, tenho tido a oportunidade de corresponder. Eu trabalho forte. Sabia que ia ser muito difícil.

Na próxima rodada, América-MG e Atlético-MG se enfrentarão também na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela quinta rodada, neste domingo, às 16h (de Brasília). Será o encontro das duas melhores equipes do Campeonato Mineiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/03/euforicos-com-gols-garotos-do-america-mg-agradecem-givanildo.html

Maracanã completa dois anos de reforma com 35% das obras prontas


Estádio iniciou trabalho em 1º de março de 2010. Castelão, em Fortaleza, segue como obra mais avançada para 2014: 59%. Beira-Rio corre risco

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Dois anos passaram-se desde que a primeira máquina entrou no Maracanã. Por mais que a demolição e o fechamento só tenham acontecido entre agosto e setembro de 2010, o dia 1º de março daquele ano marcou o início do estudo no solo do gramado e, por sua vez, o ponto de partida da maior reforma já feita no estádio. Muito trabalho e 24 meses depois, as obras no palco da final da Copa do Mundo de 2014 atingiram 35% em fevereiro.

Por mais que a conclusão dos trabalhos ainda pareça distante, o governo estadual promete entregar o estádio daqui a menos de um ano, em fevereiro de 2013. O último mês foi de avanços. A instalação das arquibancadas, que começou no final de janeiro, segue a todo vapor e já dá uma nova forma à arena, possibilitando ter uma visão de como ficará o novo anel, mais achatado e próximo ao campo nas laterais. Além disso, as quatro rampas de acesso estão prestes a alcançar o terceiro pavimento do estádio, enquanto foi dado início à perfuração no topo dos 60 pilares para instalação de inserts que servirão de ancoragem para a estrutura da nova cobertura do Maracanã.

obras maracanã novas arquibancadas 29/02/2012 (Foto: Bia Alves / Agência Estado)O Maracanã na terça, dia 29/2: nova arquibancada inferior toma forma (Foto: Bia Alves / Agência Estado)

Se o palco da final da Copa do Mundo começa a tomar forma, o Beira-Rio preocupa o Comitê Organizador Local (COL) e a Fifa. Sem acordo com a construtora Andrade Gutierrez, o Inter se vê cada vez mais pressionado a acelerar o início das obras em seu estádio. Desde de junho de 2011 nenhum operário é visto no local, e a obra segue estagnada. A diretoria colorada corre para tentar um acordo no início deste mês.

Assim como Porto Alegre, as obras na Arena da Baixada, em Curitiba, preocupam. Até o momento, pouca coisa foi feita. Porém, a desmontagem da antiga cobertura começou no último mês. O Atlético-PR considera que o projeto estádio para a Copa de 2014 já está 60% concluído e promete finalizar a adaptação e o fechamento do anel da arquibancada do estádio até junho de 2013.

Os estádios do região Sul do país preocupam, mas outras arenas seguem em ritmos acelerados. Mesmo com a paralisação dos operários por três dias no último mês, o Castelão ainda é o estádio mais avançado e fechou o mês com 59% das obras concluídas. Com 52% de execução, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, também é um dos mais adiantados, assim como a Arena Fonte Nova, em Salvador, que fechou o mês com 53% dos trabalhos finalizados.

Os percentuais foram divulgados pelos comitês organizadores de cada uma das 12 sedes do Mundial, todas consultadas até 29 de fevereiro. Desde o primeiro dia de outubro de 2011, o GLOBOESPORTE.COM publica um relatório mensal com os detalhes do andamento das obras. Na última semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou um relatório com números diferentes dos usados pelos comitês sobre a porcentagem dos estádios.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/03/maracana-completa-dois-anos-de-reforma-com-35-das-obras-prontas.html

Festa grená: Caxias derrota o Novo Hamburgo e conquista a Taça Piratini

Após empate em 1 a 1 no tempo normal, equipe da Serra bate Noia nos pênaltis e garante lugar na grande decisão do Gauchão 2012


 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Não havia Grêmio nem Inter, mas o Interior soube honrar a inédita decisão da Taça Piratini sem a estrelada presença da dupla Gre-Nal. Após 90 minutos recheados de tensão, alternativas e o empate em 1 a 1, o Caxias bateu o Novo Hamburgo nos pênaltis, por 3 a 2, e conquistou o primeiro turno do Gauchão na noite chuvosa desta quarta-feira, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Novamente, assim como ocorrera diante dos gremistas, a equipe da Serra contou com o brilho de Paulo Sérgio para agarrar uma das cobranças decisivas.
Fora de campo, o Caxias também conseguiu destaque. Só que no apressado mundo das redes sociais. Virou um dos assuntos mais comentados do Twitter após o volante Mateus, que errou a única cobrança da equipe, se confundir e afirmar que "só bate quem erra". Prato cheio para uma nova hashtag ganhar a web e virar hit virtual.
Gafes à parte, com o troféu inédito aninhado nos braços, o Caxias já está garantido na grande decisão do estadual, ficando à espera do campeão da Taça Farroupilha. Se o time grená também vencer o segundo turno, assegura o Gauchão 2012 de forma antecipada. O último título estadual do Caxias ocorreu em 2000, sob comando do técnico Tite.

Um Coração Valente no Vale

Com jeitão de torcedor, de camisa preta e calça jeans, Washington desceu a Serra e rumou ao Estádio do Vale para testar o seu o Coração Valente aposentado dos campos e torcer pelo seu Caxias. E foi bem representado em campo. Os dois centroavantes, Vanderlei e Mendes, se destacaram em campo, marcando os gols do empate em 1 a 1.

Mas não foi só Washington que viveu fortes emoções na noite de chuva insistente sobre o Estádio do Vale. Aliás, deram-se mal os torcedores menos otimistas, que projetavam uma decisão pouco atrante, já que Inter e Grêmio estava alijados da partida. As mais de seis mil testemunhas presentes na casa do Noia presenciaram um embate sem espaço para a letargia ou acomodação. Digno das equipes em questão, donas das melhores campanhas do campeonato até então.

A Taça Farroupilha, segundo turno do estadual, começa no próximo fim de semana. Sábado, às 18h30m (de Brasília), o Caxias enfrenta o Avenida, no Estádios dos Eucaliptos. Também pelo Grupo 2, o Novo Hamburgo encara o Cruzeiro-RS, domingo, às 17h, no Estádio do Vale.

novo hamburgo caxias final gauchão (Foto: Porthus Junior/Agência RBS)Lateral Fabinho, do Caxias, e volante Marcio Hahn, do Noia, disputam lance (Foto: Porthus Junior/Agência RBS)
Lá e cá, e emoção sem Gre-Nal

Ditado pelo ritmo do famoso "lá e cá", o jogo não parava. O primeiro tempo foi de superioridade técnica do Caxias, que conseguiu se estabelecer taticamente em campo. Mesmo assim, a primeira chance partiu do Noia. Num replay do lance que classificou a equipe diante do Juventude na semifinal, o goleiro Eduardo Martini deu um balão para o ataque. Mendes escorou e deixou Juba livre. Mas o artilheiro do Gauchão, com sete gols, isolou.

Aos poucos, o Caxias foi costurando o seu gol. Começou com uma chance desperdiçada por Caion, aos 15. Um minuto depois, Martini espalmou chute de Vanderlei. Aos 19, o mesmo Vanderlei perdeu uma chance que deve ter deixado Washington com vontade de entrar em campo. Sozinho, na pequena área, o camisa 9 tentou uma bicicleta mal-sucedida, que virou apenas tiro de meta. Aos 24, no entanto, surgiu a redenção. Finalmente, Vanderlei marcou. E em grande estilo. Recebeu pelo alto belo passe do lateral-esquerdo Fabinho, matou no peito e deslocou o goleiro: 1 a 0.

Caxias organizado, Noia valente

O gol amainou o ânimo da torcida da casa, que viu os poucos mais de mil caxienses vibrarem com a vitória parcial. Um dos torcedores chegou a passar mal na arquibancada. Os demais fãs reclamavam e creditavam o incidente não à emoção, mas, sim, ao apertado espaço dado aos visitantes. Acabou sendo levado pela ambulância a um hospital da região.

Atrás do placar, o Novo Hamburgo conseguiu juntar os cacos, frear a preocupação e transformar a desvantagem em força. Com alguns desfalques, Itamar Schulle ainda se viu obrigado a mexer para mudar o panorama do jogo. Colocou o jovem meia Clayton. Após isso, o Noia colecionou chances perdidas após o gol sofrido. Aos 29, o zagueiro Alexandre, sozinho na área, isolou uma grande oportunidade, após rebote de Paulo Sergio. No fim da etapa inicial, novamente Alexandre buscou as redes. Desta vez, fez tudo certo, cabeceou com força, mas encontrou a mão salvador do goleiro.
- Eles tiveram uma chance de gol e fizeram. Nós tivemos umas 30 e não conseguimos - reclamou Juba, antes de descer ao vestiário.

- Estamos com mais posse de bola. Vamos tentar matar o jogo - disse Vanderlei, quatro gols no Gauchão.

Depois da ambulância, a pressão total

Os mais de 15 minutos de atraso no intervalo, à espera do retorno da ambulância que foi levar o torcedor ao hospital, não arrefeceu o ânimo do Novo Hamburgo. Os donos da casa se lançaram ao ataque com um sortido repertório de jogadas - pelo alto, com infiltrações, em chutes de média distância, enfim, um bombardeio alemão.

Ciente da pressão, o Caxias parecia ter se conformado em apenas destruir e especular nos contragolpes. Novamente, precisou da intervenção quase divina de Paulo Sérgio. Mesmo com desvio traiçoeiro, o goleiro conseguiu espalmar o chute de Marlon, aos nove minutos.

Enfaixado, Mendes faz justiça


O merecido empate saiu aos 14 minutos. Como numa resposta à presença ilustre do caxiense Washington, entusiasta do oportunismo de Vanderlei, o centroavante Mendes se enfiou em meio aos zagueiros e cabeceou para as redes. Gol de empate, e num misto de técnica e raça, já que Mendes não se furtou de encarar a bola pesada pela chuva, mesmo com uma extenso curativo a lhe cobrir os cabelos.

E se Mendes sustenta um corte na cabeça, Vanderlei teve a camisa completamente rasgada aos 30 minutos, após disputa de bola. Por falar em ataque, Itamar Schulle mandou a campo Paulinho Macaíba, deixando o Noia com três homens na frente. Aos poucos, no entanto, o Caxias abandonou o seu casulo defensivo e aventurou-se na área de Eduardo Martini. Mas não havia mais tempo, e os pênaltis se tornaram o caminho inevitável para definir o campeão.

Diante da marca de cal, Paulo Sérgio reprisou os momentos de destaque diante do Grêmio. Nem precisou fazer o seu gol, bastou defender uma das cobranças, a de Clayton. Paulinho Macaíba e o candidato a herói Mendes isolaram as finalizações. Do lado do Caxias, apenas Mateus errou. Paraná, Umberto e http://globoesporte.globo.com/jogo/gaucho-2012/29-02-2012/novo-hamburgo-caxias.htmlMichel marcaram e deram início à transformação. Sob chuva, a cidade de Novo Hamburgo deixou para trás, pelo menos por uma noite, a cor azul para adotar a vencedora tonalidade grená.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/gaucho-2012/29-02-2012/novo-hamburgo-caxias.html

De virada, Boavista vence o Flamengo em Macaé


Rubro-Negro não supera os desfalques e perde para o time de Saquarema em jogo polêmico na estreia na Taça Rio

  • Flamengo x Boavista - Campeonato Carioca - Gol polêmico do Boavista(Foto: Cleber Mendes) Gol polêmico do Boavista marcado contra o Flamengo no primeiro tempo (Foto: Cleber Mendes)

LANCEPRESS!
Publicada em 01/03/2012 às 00:15
Macaé (RJ)

Assim como Fluminense e Vasco, o Flamengo também tropeçou na estreia na Taça Rio. Sem conseguir superar os desfalques da equipe, o Rubro-Negro sofreu uma virada do Boavista, nesta quarta-feira, em Macaé, e foi derrotado por 2 a 1. Love fez o primeiro do Fla, logo no início do jogo, e Somália e Paulo Rodrigues maracaram para o time de Saquarema.

Na segunda rodada da Taça Rio, o Flamengo pegará o Duque de Caxias, mas não terá Aírton e Willians, que pode ter saído do Moacyrzão com uma lesão grave. Com três pontos conquistados, o Boavista vai enfrentar o Macaé em casa. As duas partidas serão no próximo domingo.



GALERIA DE FOTOS
> As imagens de Boavista 2 x 1 Flamengo

EMPATE E CONTUSÃO SÉRIA


O time do Flamengo entrou em campo para encarar o arrumado time do Boavista com quatro desfalques importantes: Léo Moura, Marcos González, Aírton e Ronaldinho. O início foi com todo gás, tanto que logo aos quatro minutos, Deivid arriscou de longe, a bola bateu na trave e sobrou para Vagner Love. Bem posicionado, o Artilheiro do Amor colocou o Rubro-Negro na frente.
 
Love abriu o placar aos quatro mintos de partida em Macaé (Foto: Cleber Mendes)
A partir do gol, o jogo seguiu controlado pelo Fla. Com um time mais jovem, colocava o time de Saquarema na roda e valorizava a posse de bola. Agredia pouco, é verdade. Como o time não estava conseguindo chegar à área, Deivid, muito aplaudido, arriscou de longe e a bola passou perto do gol de Thiago. Outra chance rubro-negra foi em cobrança de escanteio, na qual Bottinelli cobrou e David tentou a finalização perigosamente.

Confiante, Deivid chamava o jogo. Em um lance que recebeu pelo lado direito, deu lindo passe para Vagner Love, livre, perder um gol incrível, frente a frente com o goleiro Thiago, aos 26 minutos. A partida teve espaço para um lance lamentável. Tony acertou o tornozelo direito de Willians de forma maldosa. A entrada fez o volante sair carregado do campo. Maldonado entrou no seu lugar e o meia do Boavista só recebeu um cartão amarelo.

A partida, que parecia tranquila, começou a se complicar para o lado do Rubro-Negro. Numa jogada individual de Somália, aos 42 minutos, o atacante deu uma caneta em David e chutou com à esquerda do gol do goleiro Felipe. A pressão no fim do jogo acabou dando certo para o Boavista. Thiaguinho percorreu a área e foi tocado perto da linha de fundo pelo chileno Maldonado. Pênalti. Somália, com muita categoria, aos 47 minutos, guardou a bola dentro da rede e empatou o jogo.

BOAVISTA VIRA E JOGO TEM CONFUSÃO
O segundo tempo começou de forma diferente, com o Flamengo errando muitos passes e com problemas defensivos. O time de Joel não conseguia chegar à intermediária. E o pior: deixava o Boavista ganhar campo e criar boas chances de gol. Ernani, aos nove minutos, arriscou de longe por cobertura e quase virou o placar.


Thiago e Renato se envolveram em confusão (Foto: Cleber Mendes)
    
A superioridade do Boavista acabou resultando no gol. Em cobrança de escanteio de Paulo Rodrigues, o goleiro Felipe se atrapalhou com um suposto toque de mão de Sheslon e a bola entrou diretamente no gol. O lance causou muita polêmica. David e Felipe reclamaram muito com o árbitro Felipe Gomes da Silva. O goleiro, revoltado, recebeu cartão amarelo.

O técnico Joel Santana, enfim, colocou o Flamengo para frente. Com Diego Maurício e Negueba, o Flamengo passou a tomar a iniciativa da partida. As chances, porém, não surgiram como esperado. Diego Maurício teve uma boa oportunidade ao ganhar de Sheslon, girar e chutar firme para a boa defesa de Thiago, aos 35.

No fim da partida, após confusão envolvendo o goleiro Thiago e Renato, os dois jogadores acabaram expulsos. Como o Boavista já tinha feito três substituições, Leandro Teixeira teve de ir para o gol. No fim do jogo, o Boavista ainda foi superior e conseguiu segurar a vitória.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 2 BOAVISTA

Local: Estádio Claudio Moacyr, Macaé (RJ)
Data/Horário: 29/02/2012 - 22h (horário de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Gols: Vagner Love (4'/1ºT), Somália (47'/1ºT), Paulo Rodrigues (16'/2ºT)
Renda/público: R$ 37.920,00/2. 461 presentes
Cartões amarelos:
Bottinelli (18'/1ºT), Thiaguinho (23'/1ºT), Tony (35'/1ºT), Felipe (14'/2ºT), Paulo Rodrigues (16'/2ºT)
Cartões vermelhos: Renato (44'/2ºT), Thiago (44'/2ºT)
FLAMENGO: Felipe; Rafael Galhardo. David, Welinton e Junior Cesar; Willians (Maldonado 38'/1ºT), Muralha, Renato e Bottinelli (Negueba 15'/2ºT); Vagner Love e Deivid (Diego Maurício 25'/2ºT). Técnico: Joel Santana.
BOAVISTA: Thiago, Sheslon, Bruno Costa (24'/2ºT), Luiz Alberto e Paulo Rodrigues; Júlio Cesar, Leandro Teixeira, Tony e Thiaguinho (Léo Pimenta - (23º/2ºT) ; Ernani (Marlon 14'/2ºT) e Somália. Técnico: Alfredo Sampaio.

FONTE: