segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

nvicta, Azarenka amplia vantagem no ranking após título no WTA de Doha


Bielorrussa tem agora 1.580 pontos de frente sobre a russa Maria Sharapova

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Victoria Azarenka WTA de Doha (Foto: Reuters)Victoria Azarenka vibra em Doha (Foto: Reuters)

Campeã do WTA de Doha, disputado no último fim de semana, a bielorrussa Victoria Azarenka ampliou sua vantagem na liderança do ranking mundial feminino. A atual detentora do título do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada, tem agora 9.260 pontos, 1.580 à frente da russa Maria Sharapova, a segunda colocada, que conta com 7.680.

A tcheca Petra Kvitova, campeã em Wimbledon no ano passado, se manteve na terceira posição, com 7.220 pontos. Ex-número 1 do mundo, a dinamarquesa Caroline Wozniacki é a quarta colocada na lista, 910 atrás da rival e a quase 3 mil da pontuação de Azarenka, que volta a jogar no WTA de Dubai, nesta semana.

Derrotada pela bielorrussa na final do WTA de Doha no fim de semana, a australiana Samantha Stosur, atual campeã do US Open, continua na quinta posição com 5.825 pontos.

Confira o top 10 da WTA:
1 - Victoria Azarenka (BLR) - 9.260 pontos
2 - Maria Sharapova (RUS) - 7.680
3 - Petra Kvitova (RTC) - 7.220
4 - Caroline Wozniacki (DIN) - 6.310
5 - Samantha Stosur (AUS) - 5.825
6 - Agnieszka Radwanska (POL) - 5.500
7 - Marion Bartoli (FRA) - 5.160
8 - Vera Zvonareva (RUS) - 4690
9 - Na Li (CHN) - 4.450
10 - Andrea Petkovic (ALE) - 3.880

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/02/invicta-azarenka-amplia-vantagem-no-ranking-apos-titulo-no-wta-de-doha.html

Bellucci sobe no ranking, mas desiste de torneio argentino e sairá do top 40


Número 1 do Brasil aparece na 34ª colocação na lista desta segunda-feira

Por Alexandre Cossenza São Paulo

As duas vitórias que levaram Thomaz Bellucci às semifinais em São Paulo renderam quatro posições ao paulista no ranking mundial. Número 38 na lista anterior da ATP, o melhor tenista brasileiro aparece em 34º nesta segunda-feira.

Thomaz Bellucci Brasil Open derrota (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)Thomaz Bellucci terminou o Brasil Open esgotado (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)

A ascensão, porém, terá vida curta. Semifinalista do ATP 500 de Acapulco no ano passado, o brasileiro terá seus pontos descontados na próxima segunda-feira, por isso sofrerá uma grande queda e deixará o top 40 - correndo risco até de sair do grupo dos 50 melhores. Quando a ATP atualizar o ranking no dia 27 de fevereiro, Bellucci ocupará sua pior posição desde outubro de 2009, quando era o número 53 do mundo.

A queda acontece por causa de uma mudança no calendário do circuito mundial. Em 2011, o torneio de Acapulco era disputado uma semana antes em relação a 2012. Assim, os pontos do brasileiro serão descontados antes que ele tenha a chance de defendê-los. Este ano, o evento mexicano será disputado a partir de 27 de fevereiro.

Bellucci teria uma chance de minimizar a queda ao disputar o ATP 250 de Buenos Aires, que começa nesta segunda, mas não estará presente. Após o esgotamento físico e emocional sofrido no Brasil Open, o paulista desistiu do torneio argentino e ficará uma semana sem jogar para se recuperar totalmente.

Confira os dez melhores brasileiros no ranking mundial:
34. Thomaz Bellucci - 1.090 pontos
97. João Souza - 552
109. Rogério Dutra da Silva - 503
120. Ricardo Mello - 471
149. Júlio Silva - 352
234. Thiago Alves - 194
275. Guilherme Clezar - 162
280. Caio Zampieri - 159
305. André Ghem - 141
350. Ricardo Hocevar - 119

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/02/bellucci-sobe-no-ranking-mas-desiste-de-torneio-argentino-e-saira-do-top-40.html

Recorde de público em SP, Brasil Open cogita crescer para ATP 500


Promotora avalia possibilidade de fazer torneio subir de categoria no circuito

Por Alexandre Cossenza São Paulo

Em sete dias de Brasil Open, o Ginásio do Ibirapuera recebeu 45.700 pessoas. Em sua primeira edição em São Paulo, o torneio teve jogadores melhores, mais atenção da imprensa e estabeleceu um recorde de público. Orgulhosa do resultado, a Koch Tavares, promotora do torneio, quer mantê-lo crescendo, e uma das possibilidades é transformar o atual ATP 250 em um torneio maior, pertencente à série ATP 500.

Ibirapuera tênis Brasil Open São Paulo (Foto: Divulgação / Wander Roberto)O Ibirapuera recebeu 9.700 pessoas no sábado e outras 9.600 no domingo (Foto: Divulgação / Wander Roberto)

Luiz Procópio Carvalho, gerente geral do Brasil Open, disse após a final deste domingo que outra das metas para 2013 é trazer um tenista ranqueado entre os dez melhores do mundo. Este ano, o espanhol Nicolás Almagro fechou acordo para vir a São Paulo quando era o décimo do ranking, mas já era o 11º quando chegou ao país.

- Nosso objetivo é crescer para um 500. A principal coisa que a ATP sempre buscou é público, e a gente literalmente deu um tapa na cara de todo mundo com 45 mil pessoas. Provou que isso nunca vai ser um problema. A gente vai reavaliar, ver quais são as vantagens e desvantagens, mas acho que a gente conseguiu, com um 250, trazer melhores jogadores. Eu quero que 2013 seja ainda melhor, que tenha um top 10 no mínimo - disse Carvalho.
Uma das preocupações da Koch Tavares é a sé
rie de requerimentos de estrutura exigidos pela ATP. Entre outras considerações, a promotora vai avaliar se o Ibirapuera tem condições de satisfazer tudo solicitado pela entidade que controla o tênis mundial.

A mudança de categoria não é algo simples. Além do aumento na premiação (um ATP 250 exige prêmio mínimo de US$ 461 mil, enquanto um ATP 500 requer pelo menos US$ 755 mil), existe um processo burocrático. A promotora do torneio precisa fazer uma solicitação à ATP e tê-la aprovada por uma diretoria constituída de representantes de torneios e de jogadores.

Hoje, a ATP tem nove torneios da série Masters 1.000, 11 da série 500 e outros 40 da série 250 - a mesma do evento paulista. O Brasil Open, contudo, já poderia ser um 500. Quando a ATP separou os eventos nas três divisões, a Koch Tavares teve esta possibilidade, mas não a exerceu por não considerar viável sustentar na Costa do Sauípe (BA) um evento com investimento tão grande. Com a mudança para São Paulo, o cenário é outro.

- Alguns anos atrás, até nos foi ofertada a opção de ser uma categoria 500. Na época, eu achei que não valeria a pena. Você faz um investimento, o negócio custa muito mais caro e você não sabe se o negócio vai acontecer. Acho que muitos desses ATPs 500 não estão satisfeitos. Você investe tanto em prêmio e não tem o retorno necessário. Claro que há um pouco mais de visibilidade, mas não é uma coisa significativa. Lá na Costa do Sauípe, não era necessário fazer isso. Aqui em São Paulo, talvez haja espaço para a gente poder progredir - avalia Luis Felipe Tavares, dono da promotora.

FONTE
:http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/02/recorde-de-publico-em-sp-brasil-open-cogita-crescer-para-atp-500.html

Machucada, Serena Williams encara Dulko em quadra ‘de água’ no México


Americana, que não vai disputar o WTA de Monterrey por causa de uma lesão, participa de exibição para promover o torneio e faz a festa do público

Por GLOBOESPORTE.COM Monterrey, México

Um dia depois de anunciar que não jogará o WTA de Monterrey, por causa de uma lesão no tornozelo esquerdo, Serena Williams deu ao menos um aperitivo aos fãs mexicanos. A tenista americana foi até o local da competição e disputou uma partida de exibição contra a argentina Gisela Dulko para promover o torneio. O inusitado é que o jogo foi disputado... sobre a água.

Tênis serena williams gisela dulko jogo exibição monterrey méxico  (Foto: JORGE MARTINEZ / MEXSPORT / AFP)Serena e Dulko na quadra montada na água em Monterrey (Foto: JORGE MARTINEZ / MEXSPORT / AFP)

Serena e Dulko bateram bola sobre um piso transparente instalado no meio de um lago artificial. A exibição atraiu um grande público, que se espremeu nas grades para ver a americana, número 11 do mundo, e a argentina, 64ª do ranking.

Tênis serena williams gisela dulko jogo exibição monterrey méxico  (Foto: JORGE MARTINEZ / MEXSPORT / AFP)Com água por todos os lados, as duas fizeram a festa (Foto: JORGE MARTINEZ / MEXSPORT / AFP)

A última vez que Serena entrou em quadra foi no início do mês, quando defendeu os Estados Unidos no confronto com a Bielorrússia, pela Fed Cup – as americanas venceram por 5 a 0.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/02/machucada-serena-williams-encara-dulko-em-quadra-de-agua-no-mexico.html

Bota acerta com maior goleador de Mundiais para buscar o bi em Manaus


Craque português Madjer será uma das estrelas do Alvinegro na disputa da Copa Brasil, em março. Defensor uruguaio Pampero também é contratado

Por Alfredo Bokel e Igor Christ Rio de Janeiro

Madjer seleção do mundo futebol de areia (Foto: Wander Roberto/Inova Foto)Agora alvinegro, Madjer defendeu a seleção do mundono início do ano (Foto: Wander Roberto/Inova Foto)

Semifinalista da Taça Guanabara, o Botafogo não quer conquistar títulos apenas no gramado. O diretor comercial do clube, Ayrton Mandarino, confirmou dois grandes reforços para o time de futebol de areia: o craque português Madjer e o defensor uruguaio Pampero. Eles se juntam ao goleiro Fanta, ao defensor Betinho e aos atacantes Sidney e Fred, todos com passagens pela seleção brasileira, para buscar o bicampeonato da Copa Brasil, de 6 a 11 de março, em Manaus.

- Era uma vontade antiga trazê-los e fechamos antes do Carnaval. O Madjer tinha proposta do Corinthians e de outros times, mas mostrou muito interesse em jogar com a gente, assim como o Pampero. Temos um time altamente competitivo e escolhido a dedo - comemorou Mandarino.

Eleito por seis vezes o melhor jogador do planeta e maior artilheiro das Copas do Mundo com 79 gols, o experiente Madjer, de 35 anos, é uma referência no futebol de areia. Já o defensor uruguaio Pampero se destaca pela raça e pela técnica. Ano passado, foi campeão do Mundialito pelo Vasco e eleito o melhor jogador do torneio, além de ter sido campeão da Copa Latina, em cima do Brasil. Os dois defenderam a seleção do mundo recentemente no Desafio Internacional contra a seleção brasileira, que abriu o calendário 2012.

A princípio, Madjer vai defender o Botafogo em apenas duas competições: na primeira etapa do Circuito Brasileiro, de 2 a 4 de março, em São Paulo; e na Copa Brasil. Já Pampero estará presente também no Campeonato Brasileiro, de 21 a 25 de março, em São Paulo. Os dois são dúvidas para o Mundialito, que será realizado de 12 a 19 de maio.

Pampero Vasco areia (Foto: Ag. Estado)Pampero brilhou pelo Vasco no Mundialito de 2011
(Foto: Ag. Estado)

- Não sabemos se eles vão jogar com a gente no Mundialito, porque a organização usa o sistema de draft para definir que time cada atleta vai defender. Porém, o Madjer já se comprometeu a não atuar por nenhum time brasileiro. Ficaria ruim para ele e para a gente. Ano passado, não fomos convidados para o Mundialito e emprestamos jogadores para outras equipes. O Betinho, por exemplo, jogou pelo Vasco, mas isso não vai mais acontecer. O convite para a edição deste ano já está na minha mesa - afirmou Mandarino.

O investimento do Botafogo no futebol de areia tem explicação: tanto Mandarino como o presidente do clube, Maurício Assumpção, foram atletas da modalidade.

- Jogamos juntos no Chelsea (de Copacabana) no anos 80, time que nem existe mais. O Maurício foi um bom zagueiro, competente, mas não era muito habilidoso. Eu jogava de volante. Eram 11 jogadores de cada lado, bem diferente de hoje. E o Maurício iniciou a carreira administrativa dele no fim da década de 1990, quando fundou um time chamado Xavier, por onde passaram o Sidney e o Betinho, nossos atletas hoje. O Botafogo tem uma história no futebol de areia, não é uma aventura - frisou Mandarino.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/eventos/futebol-de-areia/noticia/2012/02/bota-acerta-com-maior-goleador-de-mundiais-para-buscar-o-bi-em-manaus.html

Pelaipe nega estar acertado com Luxemburgo e elogia Dunga


Dirigente-executivo do Grêmio atribui dispensa de Caio Júnior aos resultados

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre

Dunga palestra instituto bola pra frente (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Dunga recebeu muitos elogios de Pelaipe
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
No final da tarde desta segunda-feira o diretor-executivo Paulo Pelaipe concedeu entrevista coletiva na sala de conferências do Estádio Olímpico. Ao mesmo tempo em que justificou a dispensa de Caio Júnior, o dirigente também precisou falar sobre o substituto do treinador.
Pelaipe negou, entretanto, que algum técnico já esteja acertado, apesar das notícias que vinculam Vanderlei Luxemburgo ao cargo vago no clube gaúcho. Segundo o dirigente, ele transmitiu ao presidente Paulo Odone o nome considerado ideal, e o assunto agora será debatido no Conselho de Administração composto pelos seis vice eleitos.
 - Não tem ficha um, nem dois. Não falamos com nenhum treinador ou representante. Estamos focados no Gre-Nal, que é muito importante. Agora com calma, com tranquilidade, vamos analisar nomes e decidir. Quando o nome estiver realmente contratado nós iremos anunciar - disse, para completar, sobre o perfil desejado:
- Vamos escolher um treinador que seja experiente e que tenha condições de fazer a equipe jogar aquilo que achamos que ela pode jogar. Vamos ter cautela para acertar com um treinador experiente. O Grêmio realmente não falou com nenhum representante de treinador, desafio alguém a achar algum representante que tenha recebido telefonema do Grêmio, porque não recebeu. Conversamos com o Caio ontem, tivemos outra reunião hoje, conversei com os jogadores, e só agora vamos com o presidente Odone e com o Conselho de Administração encontrar um nome que possamos trazer para o Grêmio e buscar novamente vitórias e conquistas.
Sem que o nome tenha sido sequer citado por repórteres, Pelaipe tomou a iniciativa de elogiar Dunga - talvez demonstrando o seu nome predileto para o cargo, ou então apenas lançando um despiste para tirar os repórteres do caminho que leva a Luxemburgo.
- Já conversei com o presidente, já dei o nome que acho seria bom para o Grêmio, está sendo conversado, assim que eu receber o sinal verde da presidência nós iremos agir, até agora não fizemos contato com ninguém. O Luxemburgo é um treinador experiente, assim como o Abel Braga, o Muricy Ramalho...o Dunga é um treinador experiente, ganhou Copa América, ganhou Copa das Confederações, foi eliminado da Copa do Mundo porque seu principal jogador, o goleiro, falhou. Tem vários nomes...e nós não temos prazo.
O dirigente atribuiu, ainda, a dispensa prematura de Caio Júnior às três derrotas em oito jogos pelo Campeonato Gaúcho.
- Ontem no final de tarde, início da noite, depois de muito conversarmos durante o final de semana chegamos a essa decisão, a equipe não estava com o desempenho que esperávamos. Isso faz parte do futebol, nós dependemos do resultado, futebol se faz com vitórias e elas não acabaram vindo, por isso mudamos - concluiu.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2012/02/pelaipe-nega-estar-acertado-com-algum-tecnico-e-elogia-dunga.html

Luxemburgo está acertado com o Grêmio, diz rádio


Segundo informações da Rádio Gaúcha, treinador pode ser anunciado nesta segunda

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Grêmio tenta contratar Luxemburgo (Foto: AP)
No início da tarde desta segunda-feira a diretoria do Grêmio confirmou a dispensa de Caio Júnior, que deixa o clube após oito jogos pelo Campeonato Gaúcho. E o substituto já foi escolhido: Vanderlei Luxemburgo, que há poucos dias foi trocado por Joel Santana no Flamengo.

Segundo informações da Rádio Gaúcha, a contratação de Vanderlei Luxemburgo pode ser anunciada ainda nesta segunda-feira. O diretor-executivo do clube, Paulo Pelaipe, chegou após o meio-dia ao Estádio Olímpico e promete conceder entrevista coletiva sobre a saída de Caio Júnior, projetando o novo treinador, ao final do treino desta tarde.

Ainda de acordo com a Rádio Gaúcha, entre a diretoria do Grêmio e Luxemburgo já houve acerto de salários e de pagamento de luvas. Luxemburgo era o nome preferido do presidente Paulo Odone assim que o Campeonato Brasileiro de 2011 se encerrou, mas não houve acerto com o técnico, à época ainda ligado ao Flamengo, e Caio Júnior foi contratado para substituir Celso Roth.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2012/02/luxemburgo-esta-acertado-com-o-gremio-diz-radio.html

Messi dá show à parte para Vettel, faz quatro, e Barça passeia sobre Valencia


futebol espanhol


Goleada por 5 a 1 só não foi maior por conta de grande atuação do goleiro brasileiro Diego Alves. Diferença para Real Madrid volta a ser de dez pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

O bicampeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel, e sua namorada estavam nas arquibancadas do Camp Nou. Mas em dias de jogos do Barcelona é mesmo muito difícil tirar o brilho de Lionel Messi. O craque argentino deu mais um show e, com quatro gols, comandou a goleada de virada por 5 a 1 sobre o Valencia, neste domingo, pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol. O também hermano Pablo Piatti abriu o placar para os visitantes, enquanto Xavi fechou o placar nos acréscimos.

Messi comemora gol do Barcelona contra o Valencia (Foto: AP)Messi segue encantando todo o planeta bola e está a 13 gols de se tornar o maior artilheiro do Barça (AP)

Estatísticas impressionam
Messi, que chegou aos 27 gols na competição, apenas um atrás do português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, também atingiu importante marca, tornando-se o mais jovem a atingir 200 jogos em Campeonatos Espanhóis – com 24 anos e 240 dias de idade. Esta também foi a segunda vez em sua carreira que fez quatro gols em um só confronto – a primeira havia sido diante do Arsenal, pelas quartas de final da Liga dos Campeões de 2009/2010.

Na atual temporada, o astro acumula 42 gols em 40 jogos, com direito ainda a 19 assistências, e está próximo de quebrar novo recorde. Com 222 gols no total, a diferença para César, o maior artilheiro da história do clube, é de apenas 13 tentos. A expectativa é de que ele alcance o topo dos goleadores catalães até maio, quando terão fim todos os campeonatos de 2011/2012.

E o camisa 10 só não anotou mais por conta de uma grande atuação de Diego Alves. Convocado por Mano Menezes para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Bósnia, no próximo dia 28, na Suíça, o ex-goleiro do Atlético-MG evitou o que seria uma catástrofe ao fazer grandes defesas, principalmente no primeiro tempo.

Além de Diego Alves, o atacante Jonas foi outro brasileiro que começou jogando. Do lado mandante, o lateral-direito Daniel Alves estava suspenso e deu lugar ao jovem Montoya. Adriano, também chamado por Mano, e Thiago Alcântara, naturalizado espanhol, ficaram no banco de reservas – o filho de Mazinho ainda entrou nos minutos finais.

Pep Guardiola na partida do Barcelona contra o Valencia (Foto: EFE)Josep Guardiola em raro momento de irritação na
goleada do Barcelona (Foto: EFE)

Desta forma, os catalães voltam a ficar a dez pontos do líder Real Madrid na tabela de classificação (61 a 51). Restam agora 15 partidas, entre elas o Superclássico no Camp Nou – e 45 pontos em jogo –, o que ainda alimenta as esperanças de um tricampeonato por parte do time comandado por Josep Guardiola.

Diego Alves x Barcelona
Apesar do massacre, o Valencia foi quem saiu na frente logo aos oito minutos. A defesa do Barça cochilou e Piatti apareceu livre após cruzamento para deixar o seu. Os catalães já pressionavam quando chegaram ao empate, aos 21. Pedro cruzou da esquerda, Rami falhou ao tentar dominar e deixou limpa para Messi.

Avassalador, o Barça precisou de cinco minutos para virar o placar. Aos 26, Iniesta enfiou linda bola para Abidal, que cruzou para Messi escorar. Diego Alves fez a defesa no primeiro lance, mas o próprio argentino concluiu na sequência.

Àquela altura o duelo já era claro: a zaga do Valencia cedia espaços e deixava Diego Alves com a missão de salvar todas. Algumas ele conseguiu, outras contou com a ajuda da trave, como em finalização de Fábregas após passe magistral de Iniesta. Por sorte e competência do brasileiro, o primeiro tempo terminou apenas com a vantagem mínima para os donos da casa
.
Messi marca gol do Barcelona sobre Diego Alves do Valencia (Foto: Getty Images)Messi venceu Diego Alves no segundo gol e em outra três oportunidades: brasileiro teve boa atuação (Getty)

Messi, soberano
O panorama seguiu o mesmo na etapa final, quando em três minutos novamente Diego já havia trabalhado em duas oportunidades. É bem verdade que o Valencia assustou com Feghouli, aos 21 minutos, mas o poder de ditar o ritmo de jogo era dos catalães.

O terceiro saiu aos 30. Tello, que havia entrado no lugar de Pedro, fez boa jogada pela esquerda e chutou com força. Diego deu rebote e Messi apareceu para conferir. Mas ainda faltava um golaço dele: aos 39, Busquets deu bonito passe em contra-ataque e colocou o argentino frente a frente com o maior adversário da noite. Uma cavadinha resolveu tudo.

Ainda houve tempo para Xavi, nos acréscimos, aproveitar falha de Rami e dar números finais à goleada. Quando quer, o Barcelona sabe mesmo impressionar.

Vettel no Camp Nou durante jogo do Barcelona (Foto: EFE)Vettel e a namorada foram ofuscados pelo show de Messi no Camp Nou (Foto: EFE)

FONTE;

Atravessou o samba: Grêmio anuncia dispensa de Caio Júnior


Roger comanda o time interinamente no Gre-Nal; Luxemburgo é o preferido para assumirPor Eduardo Cecconi Porto Alegre

Caio Júnior em partida do Grêmio  (Foto: Agência Estado)
Caio Júnior treinou o Grêmio em oito jogos
(Foto: Agência Estado)

Durou oito jogos o samba-enredo de Caio Júnior no Grêmio. Responsabilizado pelo mau desempenho da equipe no primeiro turno do Campeonato Gaúcho - com pontuação de quinto colocado no Grupo 2, classificado apenas em razão dos pontos perdidos pelo Cruzeiro-Poa no TJD - o treinador foi dispensado nesta segunda-feira.

No início da tarde a diretoria tricolor confirmou no site oficial do Grêmio a saída de Caio Júnior, que leva consigo os auxiliares Almir e Solivan. Paulo Paixão, Roger e Francisco Cersósimo permanecem.

Roger, inclusive, será o treinador interino do Grêmio no Gre-Nal das 22h de quarta-feira, no Estádio Beira-Rio, em jogo único eliminatório, válido pelas quartas de final da Taça Piratini. No site, o anúncio foi curto:
-  A direção do Grêmio comunica oficialmente a saída do treinador Luiz Carlos Saroli (Caio Júnior) do clube. No seu lugar assume, interinamente, o auxiliar técnico Roger Machado.


Luxemburgo, recém-dispensado pelo Flamengo, é o único nome com o qual a diretoria tricolor trabalha no momento. O diretor-executivo Paulo Pelaipe e o presidente Paulo Odone esperam fechar sua contratação ainda nesta segunda.
Luxemburgo, inclusive, assistiria no Beira-Rio ao Gre-Nal, assumindo o comando oficial da equipe a partir de quinta-feira. Pelaipe e Odone, entretanto, não atendem a imprensa para confirmar a informação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2012/02/atravessou-o-samba-gremio-anuncia-dispensa-de-caio-junior.html

Faltou o Botafogo: semifinalistas da Taça Guanabara caem no samba


Flamenguistas, vascaínos e tricolores vão à Sapucaí no primeiro dia de
desfiles do grupo especial. Pelo lado Alvinegro, só mesmo o presidente

Por Alexandre Alliatti, Iris Correia, Thiago Correia e Thiago Fernandes Rio de Janeiro

Ronaldinho gaúcho no carnaval do Rio de Janeiro (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)R10 não desfilou pela Portela e ficou no camarote
(Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)

Foi um dia de folga e folia para os semifinalistas da Taça Guanabara. Menos para o Botafogo.

Flamengo, Vasco e Fluminense levaram representantes à Sapucaí na primeira noite de desfiles do grupo especial do carnaval carioca. Eles tiveram o domingo de folga, mas voltam a treinar nesta segunda-feira. Dos grandes, o único a trabalhar durante o dia foi o Alvinegro. Coincidência ou não, os atletas do Glorioso não deram as caras na avenida, apenas o presidente do clube, Maurício Assumpção, desfilou pela Portela.

Mauricio Assumpção do Botafogo no Carnaval no Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)Mauricio Assumpção desfila pela Portela
(Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)

As semifinais do primeiro turno do Estadual começaram nos camarotes da Sapucaí. Alguns dos principais expoentes dos clubes foram ao local para curtir a festa. A presença mais esperada, nenhuma novidade, era Ronaldinho Gaúcho. E ele apareceu. Mas não desfilou. Cotado para representar a Portela, preferiu apenas assistir à passagem das escolas. Disse que estava descansando para quarta-feira, quando o Flamengo duela contra o Vasco por uma vaga na decisão da Taça Guanabara.
R10 ficou em um camarote particular. Outros jogadores foram para espaços bancados por empresas.

Maldonado e Bottinelli ficaram no de uma cervejaria; Vagner Love, no de outra. Ali, o atacante dividiu terreno com jogadores dos times rivais. Com o tricolor Fred, trocou um abraço enquanto Michel Teló, em um palco a poucos metros deles, cantarolava o sonho de pegar “delícias”.

Vagner Love no Carnaval no Rio de Janeiro (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)Vagner Love curtiu carnaval ao lado da mãe e da namorada (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)

O Fluminense teve outros representantes. No camarote da Unimed, empresa que patrocina o clube, Abel Braga esteve acompanhado por Diguinho, Edinho e Rafael Sobis. O atacante, rockeiro de coração e alma, foi convencido a ir lá pelos colegas, bem mais acostumados ao samba. E se divertiu. Thiago Neves foi ao mesmo espaço frequentado por Fred. Ficou até depois das 5h. Deu um abraço em Felipe, do Vasco, e disse que agradeceu a ele pela ajuda do sábado – vitória do time cruz-maltino sobre o Boavista garantiu a classificação tricolor à fase final.

O Vasco ainda foi representado por seu presidente, Roberto Dinamite. Entre manifestações de confiança em presença na final da Taça Guanabara, ele lamentou a situação envolvendo o meia Bernardo, que foi à Justiça reclamar de pagamentos atrasados e ameaçou deixar o clube. O técnico Cristóvão também esteve na folia.

Felipe e Roberto Dinamite, do Vasco, na Sapucaí (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Felipe e Roberto Dinamite, do Vasco, na Sapucaí
(Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)

Os semifinalistas trocaram gentilezas. E se colocaram em situação de igualdade para os duelos decisivos.

- A campanha da primeira fase não tem influência. É vida nova – disse o vascaíno Felipe.

- Estou pensando no jogo. Temos que curtir, aproveitar, mas pensando no jogo – comentou o flamenguista Love.

- Viemos comemorar a classificação e ficar perto dos amigos. Podendo aproveitar a folga, é sempre bom, mas a gente sabe que volta ao trabalho, pensando no jogo de quinta – afirmou o tricolor Diguinho.

Nesta segunda-feira, tem mais. É a derradeira noite de desfiles. A diferença é que desta vez os quatro grandes do Rio treinarão. O Botafogo, de solitário, terá apenas sua estrela.

Diguinho e Rafael Sobis no carnaval do Rio de Janeiro (Foto: Thiago Correia / Globoesporte.com)Diguinho e Rafael Sobis prestigiaram primeiro dia desfiles no Rio (Foto: Thiago Correia / Globoesporte.com)

FONTE;

Neymar curte carnaval de Salvador bem acompanhado em camarote


Atacante relaxa na segunda noite de folia e aparece ao lado de mulheres

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador

Pela segunda noite consecutiva, o atacante Neymar curtiu o carnaval de Salvador. Na madrugada de domingo para segunda, diferentemente do primeiro dia de folia, o craque do Santos deixou um pouco de lado as aparições por conta dos patrocinadores e aproveitou para relaxar.

Dessa vez, ele se vestiu a caráter, colocou um abadá, grudou uns adesivos com os dizeres "beijo" no braço e apareceu bem acompanhado em um dos camarotes do carnaval soteropolitano. Além disso, atendeu várias fãs, posou para fotos e recebeu beijos e abraços.

Neymar carnaval salvador (Foto: Inácio Teixeira / Agência Estado)Neymar foi cercado por belas mulheres em um camarote (Foto: Inácio Teixeira / Agência Estado)

Neymar carnaval salvador (Foto: Valter POntes / Agência )Fãs do craque pedem fotos e são prontamente atendidas (Foto: Valter POntes / Agência )

Neymar carnaval salvador (Foto: Valter POntes / Agência )Neymar abraça uma moça em camarote do carnaval de Salvador (Foto: Valter POntes / Agência )

FONTE:

Saída de Caio Júnior do Grêmio deve ser oficializada nesta segunda


Roger deverá comandar o time interinamente no Gre-Nal

Por Diego Guichard Porto Alegre

grêmio são luiz gauchão técnico caio júnior (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Campanha de Caio Júnior foi irregular
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Formado nas categorias de base do Grêmio, o ex-atacante que virou treinador e foi contratado com objetivo de fazer o time gremista voar longe, visando vaga na Libertadores de 2013, teve vida curta na sua segunda passagem pelo Estádio Olímpico. A saída de Caio Júnior será oficializada nesta segunda-feira.

A derrota por 2 a 1 diante do São José, no Passo D’Areia, foi o estopim para a demissão do treinador. Ainda na madrugada deste domingo, a diretoria optou pela não permanência do comandante, nem mesmo para o Gre-Nal de quarta-feira, válido pelas quartas de final da Taça Piratini.

O auxiliar técnico Roger deverá ser o comandante do time no clássico e tem chances de ser efetivado. Vanderlei Luxemburgo era o namoro da diretoria, objetivo principal. No entanto, o alto pedido salarial, além de um contrato de dois anos inviabilizou a negociação, de acordo com a Rádio Gaúcha.

Adilson Batista é outro nome cotado.
Em contato com o GLOBOESPORTE.COM, o diretor executivo Paulo Pelaipe negou reunião para tratar do treinador, mas admitiu pressão da torcida pela troca de comando e nem bancou a permanência do técnico.

- Não há nenhuma reunião, absolutamente. Claro que estamos sempre avaliando o trabalho. Até o momento não existe nada, só especulação e pressão da torcida - contou Pelaipe.

Caio Junior em coletiva no Grêmio (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)Caio havia esbanjado otimismo no primeiro discurso (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)

Caio Júnior chegou ao Estádio Olímpico em 5 de dezembro. Até este domingo, foram 77 dias no comando, em oito partidas disputadas no Gauchão – quatro vitórias, três derrotas e um empate.

Na apresentação oficial, Caio havia mostrado discurso de otimismo, satisfação pessoal e identificação. O treinador também havia revelado um encontro com o argentino Lionel Messi, em Barcelona, e prometeu uma mudança cultural no time.

- O Grêmio precisa de uma mudança de perfil. O ano não foi bom. Pelo que observei, a equipe precisa de mais velocidade. Este é um perfil que precisa ser buscado. Não é fácil. Sempre gostei de posse de bola, e para isso tem que treinar, ter jogadores e dar velocidade. Ninguém consegue jogar só em posse de bola. O Barcelona não é só isso – contou, na apresentação oficial.

O treinador também havia pedido “poucos, mas reforços de qualidade”. Na prática, não foi exatamente o que ocorreu. Desde o final do ano passado, foram 10 jogadores contratados: Kleber Gladiador, Marcelo Moreno, Marco Antonio, Léo Gago, Douglas Grolli, Naldo, Pablo, Felipe Nunes, Facundo Bertoglioe Sorondo - que, lesionado, foi descartado. De exceção, realmente, apenas dois: Moreno e Kleber.

Com tantas peças novas, Caio Júnior teve dificuldades para implementar um padrão tático. E os resultados em oito partidas no Gauchão foram quatro vitórias, um empate e três derrotas, representando aproveitamento de 54,2%. O time garantiu vaga para as quartas de final apenas na quarta colocação, atrás de Novo Hamburgo, Caxias e Veranópolis, respectivamente. Se o Cruzeiro-RS não tivesse sido punido com a perda dos seis pontos, devido a inscrição irregular do atacante Jô, na primeira rodada, o Tricolor gaúcho nem teria se classificado.



De carona na boa fase: amigos, Lucas e Márcio Azevedo buscam afirmação


Em trajetória semelhante no clube, laterais costumam ir e voltar juntos dos treinos e já constróem parceria duradoura: 'É um puxando o outro'

Por André Casado Rio de Janeiro

Foi por acaso que os atuais donos das laterais do Botafogo se aproximaram tanto no início de suas trajetórias, em janeiro do ano passado. Contratados para serem soluções do setor, Lucas e Márcio Azevedo ficaram no mesmo hotel e dividiam até o custo dos taxis para ir treinar, antes de definirem moradia no Rio. A adaptação, no entanto, deu um golpe nos planos da dupla, que só agora parece se firmar. Estilo de vida, responsabilidade de estar num clube grande e as lesões atrapalharam a sequência, acreditam. Mas nada que tirasse a vontade de vencer. A amizade cresceu, a ponto de irem e voltarem dos treinos juntos diariamente durante meses.

Sem carro, o camisa 6 "explorou" o companheiro, que mora a algumas quadras, em frente à orla da Barra da Tijuca, até a semana passada, quando finalmente voltou a estar motorizado. Apesar das origens distintas (Passos-MG e Campina Grande-PB, respectivamente), se deram muito bem de cara e garantiram a força um ao outro nos momentos difíceis.

Lucas e Marcio Azevedo do Botafogo dentro do carro (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Lucas assume banco do motorista com Azevedo de carona: cena comum (Foto: André Casado / GE.COM)

- Sempre estivemos em contato, nossas famílias se conhecem, realmente várias coisas nos aproximaram. Estou muito feliz com a volta por cima dele, é um cara que merece. Conversamos que 2012 seria o nosso ano, não podíamos deixar passar essa chance. É um puxando o outro o tempo todo - disse Lucas, que ainda cobra a dívida de Azevedo.

- Está me devendo a grana dos táxis e do combustível agora (risos). Eu deixava ele em casa! E ainda tinha que aturar o axé que ele pedia para colocar no som... - brincou.

- São só 10 reais, é brincadeira dele - rebateu o lateral-esquerdo. - Quanto à música, temos gostos diferentes mesmo. Prefiro uma música mais agitada, e o Lucas, sertanejo. Mas isso é o de menos. Não esperava ter uma amizade grande em pouco tempo, como aconteceu. Sou grato a ele pela ajuda que me deu - concluiu, sobre seu parceiro de quarto nas viagens.

marcio azevedo lucas botafogo treino (Foto: Fernando Maia / O Globo)Márcio Azevedo e Lucas raramente se desgrudam
nos treinos (Foto: Fernando Maia / O Globo)

Na hora de sentar à mesa, a cultura também causa situações curiosas. Em uma das vezes em que foi ao apartamento de Azevedo, o camisa 2 imaginou que saborearia um churrasco. Mas...

- Ele serviu um torresmo. É bom, mas eu não esperava - diverte-se.

Até o fim da temporada, Lucas ainda morará sozinho. Sua namorada, Bruna, está terminando a faculdade de medicina em Florianópolis e, grávida, ainda mantém as visitas mensais. Já Márcio Azevedo tem a esposa Michele e a filha Mikaellen, de dois anos.

A expectativa é só melhorar, de agora em diante. Mas ambos sabem que a ascensão pode acontecer quase tão rápido quanto a queda.

- Temos que melhorar sempre, porque o futebol é dinâmico. Precisamos provar nos treinos e nos jogos que podemos estar nessa condição no Botafogo - lembrou Lucas.

Efetivos ofensivamente, os dois laterais sabem que a maior deficiência está na marcação. A troca de informação é constante para evitar os erros.

- Nosso entrosamento é importante também na hora de sabermos quando atacar ou ficar mais presos, para não deixarmos de ter cobertura - aponta Azevedo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/02/de-carona-na-boa-fase-amigos-lucas-e-marcio-azevedo-buscam-afirmacao.html

Estreante de sábado, Brinner diz que está aprendendo com a dupla titular


Zagueiro substituiu Antônio Carlos contra o Macaé e vibra com adaptação

Por André Casado Rio de Janeiro

Brinner no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)Brinner veio do Paraná e busca seu espaço no
Botafogo (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)

Após um mês e meio no clube, pela primeira vez Brinner entrou em campo com a camisa do Botafogo. A vitória sobre o Macaé, neste sábado, no Moacyrzão, marcou a estreia do zagueiro, que substituiu Antônio Carlos, poupado por ter estado pendurado. Contente com a classificação para as semifinais da Taça Guanabara, ele elogiou a dupla titular e espera, um dia, fazer história pelo Alvinegro.

- Estou muito feliz pela estreia e pela classificação, não poderia ter si
do em um dia melhor. O grupo é maravilhoso. Vou continuar trabalhando forte para aproveitar sempre que tiver oportunidade. Tenho contrato longo e espero um dia fazer história aqui, estou aprendendo muito com o Fábio e o Antonio Carlos, que são grandes jogadores e pessoas maravilhosas - disse
Brinner, mineiro natural de Lavras, e ex-jogador do Paraná, pelo qual se destacou na Série B.

- Estou me adaptando bem no Rio de Janeiro, minha família já está aqui comigo, o que ajuda bastante. Agora é continuar trabalhando para ganhar títulos e fazer a alegria dessa torcida maravilhosa - completou.

Além de Brinner, os únicos jogadores considerados reservas que já foram utiltizados neste Carioca foram o volante Lucas Zen, os meias Felipe Menezes e Cidinho e os atacantes Caio e Herrera.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/02/estreante-de-sabado-brinner-diz-que-esta-aprendendo-com-dupla-titular.html