sábado, 18 de fevereiro de 2012

Desempenho agrada Oswaldo, que já pensa na recuperação para semifinal


Técnico exalta conquista do primeiro lugar do Grupo A e só faz ressalta quanto ao início mais agressivo do Macaé na partida deste sábado

Por André Casado Macaé, RJ

O técnico Oswaldo de Oliveira concedeu rápida entrevista após a vitória do Botafogo por 3 a 0 sobre o Macaé, na tarde deste sábado de carnaval. Em cima da hora para pegar o voo fretado de volta ao Rio com a delegação, limitou-se a elogiar o comportamento da equipe mais uma vez e exaltar, principalmente, a conquista do objetivo traçado desde o começo da Taça Guanabara: classificar-se em primeiro. O único porém foi o começo do jogo, em que o rival foi agressivo.

- Conseguimos o primeiro lugar do grupo, e isso é muito importante para nós, por vários aspectos. Gostei do jogo, fomos bem na maior parte do tempo. Já tinha visto o Macaé atuar, é uma equipe que sabe fazer o contra-ataque com velocidade. Felizmente, tudo correu bem, a não ser no início, quando eles vieram para cima e pressionaram nosso time. Criaram duas ou três chances e depois conseguimos nos desvencilhar e dominar - analisou.

Com a vitória do Flamengo sobre o Resende, o Botafogo precisava dos três pontos para não sair em segundo no Grupo A. Se isso acontecesse, pegaria o Vasco, embalado e  invicto. Agora, o adversário ainda depende dos resultados e Boavista e Fluminense, que estão em campo.

Oswaldo de Oliveira na partida do Botafogo contra o Macaé (Foto: Fernando Soutello / Divulgação AGIF)Oswaldo de Oliveira observa a partida no estádio Moacyrzão (Foto: Fernando Soutello / Divulgação AGIF)

O elenco alvinegro será o único a realizar uma atividade neste domingo de carnaval. Os jogadores terão de comparecer ao Engenhão às 11h para um treino regenerativo. Oswaldo trata o caso como crucial para as partidas decisivas que vem a seguir.

- Antes de qualquer coisa, temos que pensar nessa recuperação. Precisamos muito disso. Temos de ter os jogadores próximos do departamento médico, sendo avaliados. Esse tipo de conduta pode fazer a diferença. Tivemos problema com o Maicosuel (que saiu machucado), e os jogadores sentiram o jogo. Agora é ter paciência e trabalhar - definiu o treinador.

O Botafogo encerra sua participação na primeira fase com quatro vitórias e três empates. Foram três triunfos em sequência na reta final, todos por goleada.



Herrera, Felipe Azevedo e Elkeson balançam as redes, Alvinegro faz 3 a 0, garante carnaval tranquilo e agora espera o rival na semifinal da Taça GB

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Botafogo não teve maiores dificuldades neste sábado para vencer o Macaé, no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. Fez 3 a 0 e se classificou em primeiro lugar do Grupo A para as semifinais da Taça Guanabara, graças ao saldo de gols superior ao do Flamengo (13 a 9), segundo colocado. Substitutos de Loco Abreu e Andrezinho, que ficaram fora por lesão, Herrera e Felipe Azevedo marcaram os dois primeiros gols. Elkeson completou a vitória. Numa espécie de "bloco do espanta zebra", os alvinegros, que precisavam apenas do empate, animaram o carnaval da torcida e mostraram a boa fase do sistema ofensivo, que marcou 12 vezes nos últimos três jogos.
A notícia ruim fica por conta da suspensão de Maicosuel para a semifinal, contra adversário ainda indefinido - pode ser Boavista, Fluminense, Friburguense ou Volta Redonda. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo por reclamação, ainda no primeiro tempo. E deixou o gramado do Moacyrzão lesionado e talvez não tivesse condições de jogo mesmo que não fosse punido.
O Botafogo teve o domínio da partida desde o início. Com boa troca de passes e muita movimentação, virava o jogo com velocidade para buscar os espaços na fechada defesa do Macaé. Renato distribuía a bola com a tranquilidade que faltava a Maicosuel, afobado em muitas jogadas desperdiçadas.
As ultrapassagens de Elkeson foram uma boa arma botafoguense, mas faltava o precioso último passe para Herrera, que pouco tocava na bola. Como o time da casa pouco atacou, o Botafogo não conseguiu explorar os contra-ataques, um dos seus pontos fortes. A exceção aconteceu em forte investida de Elkeson que terminou em chute sem ângulo para a defesa de Luís Henrique.

Herrera comemora gol do Botafogo contra o Macaé (Foto: Fernando Soutello / Divulgação AGIF)Herrera observa a bola entrar no primeiro gol do Botafogo (Foto: Fernando Soutello / Divulgação AGIF)

O Macaé ameaçava apenas em chutes de longa distância. Foi assim com Wagner e Valdir, mas Jefferson mostrou boa colocação. O Botafogo, marcando cada vez mais na frente, fez um grande bloqueio na saída de bola macaense. Numa das roubadas de bola, Márcio Azevedo arriscou de fora da área e levou perigo. O Botafogo enfim conseguiu tirar o zero do placar aos 27 minutos, numa jogada em que Herrera aliou velocidade e técnica. Substituto de Loco Abreu nesta partida, ele aproveitou chutão longo de Marcelo Mattos, esperou a bola quicar e tocou por cima do goleiro Luis Henrique. 1 a 0.

O gol não serviu apenas para deixar o Botafogo em vantagem. Foi fundamental para tirar o Macaé de trás. O time da casa foi obrigado e sair para o jogo e, consequentemente, dar espaços. O Alvinegro aproveitou e começou o seu arsenal de contra-ataques, criando uma chance atrás da outra. Numa delas, Maicosuel passou voando pela esquerda, foi acionado por Elkeson e cruzou para Felipe Menezes concluir de letra e fazer mais um belo gol para ampliar a contagem: 2 a 0.

Elkeson do Botafogo no jogo contra o Macaé (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)Elkeson teve boa atuação contra o Macaé (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)

Elkeson tem boa atuação e marca o terceiro
O Botafogo voltou com a mesma empolgação para a segunda etapa, levando a zaga do Macaé à loucura com as jogadas de Elkeson, sempre muito insinuante. Herrera teve um gol anulado logo nos primeiros instantes - o árbitro alegou toque de mão de Antônio Carlos no início do lance - e perdeu outra chance incrível pouco depois, finalizando na mão do goleiro Luís Henrique.
Em boa vantagem no placar, o Botafogo diminuiu um pouco o ritmo, mas continuou criando chances. Elkeson quase marcou em chute de pé esquerdo. O Macaé era praticamente inofensivo, o que acabou determinando aos poucos o relaxamento aos alvinegros. A troca de passes ficou mais lenta, assim como o ritmo de subida para o ataque.

Para dar números finais à partida, Elkeson deixou o seu aos 42, em cabeçada que contou com a colaboração do goleiro Luís Henrique. No sábado de carnaval, o Botafogo fez a sua parte para evitar surpresas. No bloco espanta-zebra, o Alvinegro deixou a ressaca para outra hora. Agora é pensar na semifinal.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/02/bloco-do-espanta-zebra-botafogo-bate-o-macae-e-se-classifica-em-1.html

CBF confirma Treze e Botafogo para JP, mas Almeidão pode ter restrições


Se prevalecer as mesmas restrições válidas para o Campeonato Paraibano, torcidas dos dois clubes terão que ficar separadas em lados opostos

Por Silas Batista Campina Grande

A Confederação Brasileira de Futebol, através do departamento de Competições, confirmou que a partida entre Treze e Botafogo, marcada para o dia 14 de março e válida pela primeira fase da Copa do Brasil, vai mesmo acontecer no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Falta saber agora se o estádio será completamente liberado ou se as restrições exigidas para o Campeonato Paraibano de Futebol serão mantidas. Se isto acontecer, os torcedores do Botafogo e do Treze ficarão separados em lados opostos do campo, como forma paliativa de garantir a segurança dos torcedores.

Estádio Almeidão (Foto: Alberi Pontes / Jornal da Paraíba)O problemático Estádio Almeidão será o palco de Treze e Botafogo na Copa do Brasil(Foto: Alberi Pontes / Jornal da Paraíba)

A realização da partida na capital paraibana é porque o Treze está impedido de mandar jogo em Campina Grande, já que o clube foi punido em dois jogos após os problemas registrados em 2011, quando um homem efetuou disparos de arma de fogo no meio da arquibancada do Amigão.
Esses fatos foram registrados na derrota trezeana por 3 a 0 para o São Paulo, também pela competição nacional. Com essa punição, o Treze terá que mandar seu jogo em um estádio a pelo menos 120km de distância de Campina Grande.

Botafogo-PB venceu por 4 a 3 o clássico contra o Campinense, neste domingo, no Almeidão (Foto: João Neto)Partida vencida pelo Botafogo-PB por 4 a 3 contra o
Campinense foi realizada no Almeidão mediantealgumas restrições (Foto: João Neto)

O problema é que até a semana passada o Almeidão também estava vetado por causa de falhas de estrutura e em seu sistema de segurança. Mas tendo sido liberado na última sexta-feira para o Paraibano 2012, o Almeidão será usado também para a Copa do Brasil.

Com a definição sobre o local onde vai acontecer o jogo, fica a dúvida para o torcedor sobre como será o esquema de divisão dos torcedores nas arquibancadas do Almeidão. Já que, seguindo uma determinação do Ministério Público da Paraíba (MP-PB), o estádio só foi liberado para a partida do Botafogo-PB com o Campinense no último domingo porque o time mandante aceitou dividir as torcidas, ficando uma em cada lado do estádio. A do Belo na arquibancada sombra e a do Campinense como visitante na chamada arquibancada sol.

O MP da Paraíba ainda não se posicionou sobre se a mesma regra será exigida na Copa do Brasil, mas se isto acontecer os torcedores do Botafogo poderão ser obrigados a ficar exclusivamente na "arquibancada sol" do estádio, que é mais simples e menos confortável.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2012/02/cbf-confirma-treze-e-botafogo-para-jp-mas-almeidao-pode-ter-restricoes.html

Embalado, Botafogo visita o Macaé em busca de um ponto para a semi


Time alvinegro, no entanto, só pensa na vitória para ficar em primeiro do Grupo A, mesmo com baixas de Andrezinho e Loco. Rival está eliminado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Após enfrentar alguma turbulência em seu trajeto, o Botafogo chega à última rodada embalado e muito mais tranquilo para se classificar às semifinais da Taça Guanabara. A equipe de Oswaldo de Oliveira precisa apenas de um empate diante do Macaé, neste sábado, às 16h20 (de Brasília), no estádio Moacyrzão. A ideia, no entanto, é não se contentar com a segunda posição do Grupo A e conquistar a terceira vitória seguida para sair na ponta - ainda que isso dependa de um tropeço do Resende em duelo simultaneo com o Flamengo.

De positivo, o Alvinegro tem pela frente um rival eliminado, com quatro pontos a menos, que, apesar de jogar em casa, pode não oferecer tanta resistência. Mas o clube do norte-fluminense, em campanha ainda quer disputar o Troféu Edilson Silva, entre terceiros e quartos colocados, e ganhar moral para a Taça Rio. As notícias negativas ficam por conta dos desfalques do técnico Oswaldo de Oliveira. Andrezinho e Loco Abreu têm lesões na coxa direita e foram vetados.

Com o objetivo de evitar o trânsito imprevisível do carnaval carioca, a delegação segue em voo fretado, às 10h30, para Macaé. A alternativa substitui o ônibus, que normalmente, levaria três horas chegar a seu destino. O clube optou por não correr riscos.

Péricles Bassols apita o duelo, com auxílio dos assistentes Rodrigo Jóia e Rodrigo Figueiredo. Os auxiliares que ficarão atrás das metas serão Carlos Eduardo Nunes Braga e Rodrigo Carvalhães de Miranda. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere transmite o jogo no sistema pay-per-view.


header as escalações 2
Macaé: A principal dúvida de Toninho Andrade está no ataque. Alexandro volta de suspensão, mas disputa vaga com Felipe. Sem condições físicas, Josiel deve ficar como opção no banco de reservas. Com isso, o técnico deve escalar o time com Luis Henrique; Valdir, Ramon, Douglas Assis e Gérson; Gedeil, Bruno Barra, Wallacer e Tiago Lima (Norton); Pipico e Felipe (Alexandro).

Botafogo: Até agora, Oswaldo de Oliveira só havia perdido, no máximo, um jogador por partida. Desta vez, perdeu dois, ambos do sistema ofensivo, mas vai manter o esquema. Felipe Menezes e Herrera entram no time, que vai de Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes, Maicosuel e Elkeson; Herrera.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Macaé: O capitão André Gomes, suspenso após expulsão contra o Flamengo, não joga, assim como o lateral-direito Edson, que se recupera de uma contratura na coxa direita.
Botafogo: além de Jobson e Fellype Gabriel, que não estão inscritos na Taça Guanabara, o meia Andrezinho, com edema na coxa direita, voltou a sentir dores e está sendo preservado para uma virtual semifinal. É o segundo jogo que ele perde. Já o atacante Loco Abreu tem uma lesão mais séria, no músculo adutor da mesma coxa. Ainda sem previsão de volta.

header fique de olho 2

Macaé:
O atacante Pipico é o destaque da formação ofensiva do Macaé. Habilidoso e veloz, o jogador promete dar trabalho à zaga alvinegra.
Botafogo: em sua primeira vez como titular na temporada, Herrera tem a missão de marcar os gols do time. Mais fixo na área, fará a função de Loco com o auxílio de três meias: Felipe Menezes, Elkeson e Maicosuel. Autor de três no Carioca, pode confirmar a boa fase.

header o que eles disseram

Toninho Andrade, técnico do Macaé:Tem muita gente dizendo que o jogo não interessa ao Macaé, mas estão enganados. Apesar de não termos mais chances de classificação para as semifinais, precisamos somar pontos para ficarmos longe de qualquer possibilidade de rebaixamento. Além disso, estamos na briga por uma vaga na Taça Edilson Silva. Seria uma boa oportunidade de mantermos a equipe em ativididade para entrarmos com moral na Taça Rio”.
Antônio Carlos, zagueiro do Botafogo:Vimos alguns vídeos do Macaé, eles têm um atacante bem alto, de referência. Tem o André Gomes também, cobrador de faltas, experiente, e que cadencia bem o jogo deles. É uma equipe que tem boa posse de bola. Temos que tomar cuidado porque é um time que tem jogadores que já passaram pelos grandes. Sabemos que temos tudo para nos classificar, mas não podemos dar sopa para o azar
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Esta é apenas a quinta vez que Macaé e Botafogo se enfrentam pelo Campeonato
Carioca. Nos quatro jogos, o Alvinegro venceu três e houve um empate.
* O Botafogo é responsável pela maior goleada sofrida pelo Macaé na história
da Série A do Carioca: 7 a 0, em 2008.
* Esta é apenas a terceira vez na história que o Botafogo atua no estádio Moacyrzão. Nos dois primeiros jogos, ambos disputados pelo Carioca de 2011, uma vitória do alvinegro (5 x 0 Cabofriense) e um empate (0 x 0 Boavista).
header último confronto v2
Na última vez que Macaé e Botafogo se encontraram, o jogo terminou empatado em 1 a 1. Robson marcou aos 38 e Renato Cajá garantiu um ponto para o Alvinegro aos 48 do segundo tempo. A partida foi realizada em 13 de fevereiro de 2011, também pela Taça Guanabara, no Engenhão, com público de 6.229 pessoas no estádio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/02/embalado-botafogo-visita-o-macae-em-busca-de-um-ponto-para-semi.html

'Curinga'? Herrera descarta rótulo e acha que não fez muito pelo clube


Argentino diz que fica contente com carinho da torcida, mas pensa grande

Por André Casado Rio de Janeiro

Herrera comemora gol do Botafogo sobre o Madureira (Foto: Celso Pupo/ Agência Estado)Herrera comemora gol alvinegro sobre o Madureira,
um de seus 3 (Foto: Celso Pupo/ Agência Estado)

Parece não fazer muito sentido na cabeça de Herrera os gritos vindos da arquibancada pedindo sua entrada no time. Isso porque o argentino reconhece que ainda não fez o que gostaria pelo clube, mesmo em mais de dois anos. Titular neste sábado, contra o Macaé, ele agradecer as manifestações e espera provar que pode se firmar e dar sequência a uma caminhada vitoriosa, mas como protagonista.

- Fico contente com o carinho da torcida, que sempre pede que eu jogue. Sempre mostrei dedicação, trabalho e sacrifício em campo. Isso se ganha com o tempo. Mas não é porque eles pedem que o treinador vai botar o jogador. Preciso continuar mostrando. Não fiz grandes coisas, mas algo eu fiz, participei do título carioca (em 2010) de forma direta e eles guardam - ressaltou Herrera, que sonha com feitos maiores até o término de seu contrato, no fim de 2013.

- Com certeza. Quero títulos importantes, o clube tem tido poucos ou nenhum em algumas competições. Isso faz a diferença, é para ficar na história. Mas o Carioca também tem gosto especial. Vamos brigar para conquistar, porque o grupo é forte, ninguém está acomodado - avisou.

O rótulo de curinga passa longe de agradar o atacante, que viu a expressão ser usada pelo companheiro que substitui, Loco Abreu. Mesmo que tenha espaços e possa aproveitar o cansaço das defesas adversárias no segundo tempo, o objetivo dele já está definido
.
- Estou entrando nessas circunstâncias, o treinador acha que é melhor isso. Respeito, mas gostaria de entrar sempre como titular, lógico - completou.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/02/curinga-herrera-descarta-rotulo-e-acha-que-nao-fez-muito-pelo-clube.html