quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Barcelona começa 2012 no topo do ranking de clubes. Santos é o 6º


Além do Santos, mais seis times brasileiros estão no Top 100: Internacional (25º), Vasco (27º), Cruzeiro (58º), Flu (64º), Grêmio (73º) e Fla (92º)

Por Agências de notícias Barcelona, Espanha

Barcelona comemora gol sobre o Real Madrid (Foto: EFE)Barcelona segue no topo do ranking (Foto: EFE)

O Barcelona começou o ano de 2012 no topo do ranking mundial de clubes elaborado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), enquanto o Santos foi o brasileiro mais bem colocado, na 6ª posição.

Em segundo na classificação figura mais uma vez o Real Madrid. Atrás dele, o argentino Vélez Sarsfield. Não houve alteração na tabela nos sete primeiros classificados em relação ao último ranking divulgado pela entidade.

Na lista dos 100 primeiros clubes, além do Santos ainda há outras seis equipes brasileiras: Internacional (25º), Vasco (27º), Cruzeiro (58º), Fluminense (64º), Grêmio (73º) e Flamengo (92º).

O ranking mundial de clubes do IFFHS é calculado mediante os resultados dos clubes nos campeonatos nacionais e em competições internacionais oficiais, como a Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Libertadores, Copa Sul-Americana e Liga Europa. A lista é atualizada todos os meses.

Confira os dez primeiros do ranking do IFFHS
1 - Barcelona (ESP) – 359 pontos
2 - Real Madrid (ESP) - 302
3 - Vélez Sarsfield (ARG) - 271
4 - Manchester United (ING) - 260
5 - Manchester City (ING)- 241
6 - Santos (BRA)- 238
7 - Universidad de Chile (CHI) - 234
8 - Universidad Católica (CHI) - 230
9 - Benfica (POR) - 222
10  - Schalke 04 (ALE) - 221

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2012/02/barcelona-comeca-2012-no-topo-do-ranking-de-clubes-santos-e-o-6.html

Botafogo sai atrás, vira, mas sofre gol no fim e empata com o Madureira

CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL 2012 - TAÇA GUANABARA


TIme faz 2 a 1 aos 40 minutos do segundo tempo, mas leva gol aos 44 e sai de campo ouvindo a reclamação de sua torcida em Conselheiro Galvão


A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Depois de uma estreia que deixou o torcedor cheio de esperança, o sentimento positivo se transformou em frustração. O empate por 2 a 2 com o Madureira nesta quinta-feira, em Conselheiro Galvão, deixa o Botafogo na liderança do Grupo A da Taça Guanabara, com cinco pontos em três jogos, mas o time passa pelo segundo confronto consecutivo contra clubes menores do Rio sem vitória. No domingo, empatara por 0 a 0 com o Nova Iguaçu.

O Botafogo saiu atrás no placar e virou o jogo para 2 a 1, quando Maicosuel e Elkeson já não estavam mais em campo, colocando em xeque o esquema armado pelo técnico Oswaldo de Oliveira durante a toda a pré-temporada. Depois, sofreu o gol no fim, em falha generalizada da defesa. A preocupação do comandante era contar com jogadores de toque de bola no meio para manter a posse de bola por mais tempo.

A sequência de maus resultados e os questionamentos acontecem justamente na semana do jogo contra o Flamengo, domingo, no Engenhão - o primeiro clássico do Campeonato Carioca. O rival ainda joga nesta sexta-feira, contra o Olaria, e pode passar o Botafogo na classificação do Grupo A.

Andrezinho, Madureira x Botafogo (Foto: Fernando Soutello/Agência Estado)Andrezinho disputa lance: meia acordou após primeiro gol do Madureira (Foto: Fernando Soutello/Ag. Estado)

Trem da sonolência
De Moça Bonita, onde empatou com o Nova Iguaçu, a sonolência do Botafogo pegou o trem para Madureira. Em Conselheiro Galvão, o time entrou em campo em ritmo lento. O chute perigoso de Maicosuel, aos três minutos, foi uma exceção no começo do jogo, dominado completamente pelo rival, que até demorou para sair na frente no placar.

O primeiro gol do Madureira poderia ter sido marcado aos 16 minutos. Depois de um bom contra-ataque, a zaga do Botafogo falhou na marcação, e Dinei cruzou para Maciel balançar a rede. No entanto, a arbitragem anulou o lance, apontando impedimento de forma equivocada.

Nem mesmo a parada técnica foi capaz de mudar o ritmo do jogo. O Botafogo continuou sem conseguir trocar passes nem acertar cruzamentos para Loco Abreu. As duas táticas usadas pelo técnico Oswaldo de Oliveira não foram bem-sucedidas, dando ao Madureira a confiança de que o time precisava.

Aos 27, Tamaré sofreu falta de Elkeson pelo lado direito. Bill, que já vestiu a camisa do Botafogo, cobrou, e Thiago ganhou pelo alto de Antônio Carlos e Lucas Zen para colocar o Madureira em vantagem no jogo e aumentar a insatisfação dos torcedores em Conselheiro Galvão.

O gol do Madureira serviu para acordar o Botafogo - ou, pelo menos, Andrezinho. Contratado para esta temporada, o meia começou a aparecer no jogo e criar chances. Aos 37, ele se livrou de um marcador e chutou cruzado, com perigo para o goleiro Márcio Cezilo.
Na reta final da primeira etapa, o Botafogo pressionou. Andrezinho cobrou falta com muita categoria, mas parou em grande defesa de Márcio. Na cobrança de escanteio, ele colocou a bola na cabeça de Elkeson, que mandou para fora. No fim, Andrezinho, mais uma vez, arriscou um chute de fora da área, mas o goleiro do Madureira evitou o empate.

Elkeson, Madureira x Botafogo (Foto: Fernando Soutelllo/AGIF)Elkeson teve atuação apagada e foi mais uma vez substituído por Herrera (Foto: Fernando Soutelllo/AGIF)

Virada e decepção
Oswaldo resolveu fazer mudanças no intervalo para tentar buscar o empate. Colocou o lateral-direito Lucas, que havia ficado fora do time titular por causa de dores musculares, no lugar do improvisado Lucas Zen e, mais uma vez, tirou o meia Elkeson para a entrada de Herrera.
As substituições não fizeram tanto efeito na forma de o Botafogo atacar. No entanto, o recuo do Madureira ajudou. O time conseguiu estabelecer uma pressão, com jogadas pelas laterais, procurando os cruzamentos. A falta de finalizações continuou sendo o problema no jogo.
Na melhor chance do time antes da parada técnica do segundo tempo, Maicosuel fez ótima tabela com Herrera e finalizou em cima do goleiro Márcio, aos 21 minutos. O argentino entrou para jogar mais próximo de Loco Abreu, dentro da área, e fez com que a mobilidade dos meias se tornasse mais útil.

Oswaldo, então, usou a sua última cartada, escalando Caio no lugar de Maicosuel. Em sua primeira jogada, o atacante sofreu pênalti de Pessanha. Na cobrança, Herrera cobrou bem e empatou o jogo, correspondendo ao grito da torcida, que pedia a entrada do argentino.

O empate não era suficiente para garantir a paz. Aos 40, numa bola cruzada quase do meio do campo por Renato, Rodrigo cabeceou contra o próprio gol para dar ao Botafogo a vantagem no placar. No entanto, aos 44, a decepção tomou conta da torcida alvinegra. Rodrigo recebeu um lançamento quase do meio-campo, pelo lado direito do ataque, e cruzou a bola na área. Livre, Alex Silva cabeceou e deslocou o goleiro Jefferson, selando o empate por 2 a 2.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/carioca-2012/02-02-2012/madureira-botafogo.html

Flamengo demite Vanderlei Luxemburgo e cúpula do futebol


Treinador chegou a ir ao Ninho do Urubu para o treino da tarde, mas deixou o local rapidamente logo após receber um telefonema

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Os principais dirigentes do Flamengo se reuniram na manhã desta quinta-feira e confirmaram a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo e de todo o departamento de futebol do Flamengo. Com o treinador, também deixam o departamento de futebol o diretor executivo Luiz Augusto Veloso e o gerente Isaías Tinoco. O preparador físico Antonio Mello e o auxiliar Junior Lopes também foram demitidos.  A confirmação da demissão foi publicada primeiramente no blog do jornalista Renato Maurício Prado.

Na tarde de quarta-feira, o Globoesporte.com publicou que os jogadores tinham sido informados da reformulação do futebol, da saída de Luxemburgo  e da chegada de Joel Santana como novo treinador. Pouco antes da vitória rubro-negra por 2 a 0 sobre o Real Potosí, a presidente Patrícia Amorim, em entrevista à Rádio Tupi, desmentiu a informação:

- Venho a público desmentir esta notícia. Ele vai dirigir o time hoje, temos jogo na sexta, no domingo. Não há nada que diga que o treinador não é do Flamengo, não - disse a presidente.

Vanderlei Luxemburgo ainda não foi comunicado oficialmente sobre a decisão. O técnico passou a manhã desta quinta-feira no hotel Windsor, que serve de concentração para o time. Luxa chegou ao Ninho do Urubu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, às 16h05, recebeu um telefonema e deixou o local vinte minutos depois no carona de seu carro, dirigido pelo seu assessor pessoal. Saiu apressado, levantando poeira. Ele não se despediu dos atletas, que ainda não tinham chegado para o treino marcado para as 16h30m.

Luxa vai se encontrar com a diretoria e ouvir pessoalmente os motivos de sua dispensa. A saída era esperada pelo treinador. Ele sabia que a diretoria tinha contatado Joel Santana e avisado aos jogadores de sua demissão. A estratégia da presidente Patricia Amorim era motivar o grupo para a partida do Potosí. A dirigente havia detectado que o clima entre os jogadores e o treinador estava bastante deteriorado. A multa pela demissão de Luxa é de R$ 4 milhões

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/02/flamengo-demite-luxemburgo-e-cupula-do-futebol.html

Neymar volta e busca 100º gol de 'presente antecipado' contra o Oeste


Três dias antes de seu aniversário, atacante tenta alcançar marca. Léo chega a 400 partidas pelo Peixe, e Arouca completa 100 jogos

Por Israel Stroh e Marcelo Hazan Santos, SP e Itápolis, SP

Neymar no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)Neymar busca centésimo gol como profissional
(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)

O centenário, enfim, vai começar para o Santos. Após três jogos só com reservas, a torcida poderá voltar a ver as estrelas Neymar, Ganso e companhia. Só o retorno dos titulares já seria motivo de sobra para injetar ânimo aos santistas pela partida contra o Oeste, mas números importantes prometem agitar ainda mais o confronto desta quinta-feira, às 21h, na Arena Barueri.
Tão logo entrar em campo pela primeira vez no ano, Neymar já estará perto de mais uma marca histórica para a carreira: o 100º gol como profissional. Perto do feito, o craque será uma das principais atrações do jogo, três dias antes de completar 20 anos de idade.

E não é só a Joia que terá motivação especial para a partida. Léo, maior vencedor no Santos após a era Pelé, com seis títulos pelo clube, vestirá a camisa do Peixe pela 400ª vez, enquanto Arouca chegará ao jogo de número 100.

Se o Peixe, com cinco pontos, estará embalado, o Oeste chega pressionado para a difícil missão que terá pela frente. A equipe do interior ainda não venceu e tenta desesperadamente sair da lanterna. Um novo tropeço pode deixar o time de Itápolis em crise.

No comando do apito estará o árbitro Robério Pereira Pires, auxiliado por Vicente Romano Neto e Gustavo Rodrigues de Oliveira. O Sportv transmite a partida para todo o Brasil e o GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances em Tempo Real.

header as escalações 2
Santos: Muricy Ramalho escalará o que tem de melhor à disposição. Com exceção de Bruno Rodrigo, zagueiro que deve substituir o capitão Edu Dracena, poupado por sentir dores musculares na coxa direita, todos os outros dez jogadores farão suas partidas de estreia nesta temporada. O time que treinou durante a semana e provavelmente entrará em campo terá: Rafael; Pará, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Arouca, Henrique, Elano e Ganso; Neymar e Borges
Oeste: Estevam Soares não tem problemas em relação ao jogo anterior. Aliás, pode ter uma solução. O atacante Val Baiano, que está em fase final de lesão no púbis, pode jogar. O time deve ser escalado com Zé Carlos; Adriano Alves, Éder Lima e Cris; Osvaldir, Dionísio, Batista, Roger e Fernandinho; Mazinho (Val Baiano) e Tadeu.


quem esta fora (Foto: arte esporte)
Santos: Edu Dracena (poupado), Adriano e Alyson (lesionados).
Oeste: Val Baiano, com dores no púbis, é dúvida.

header fique de olho 2
Santos:
após 53 dias sem fazer uma partida oficial, desde a final do Mundial contra o Barcelona, Neymar retorna com sede de gols para chegar a importante marca de 100 bolas na rede em sua carreira profissional. Depois do "não" do Peixe ao Porto e do fraco desempenho no Mundial, a volta de Ganso também gera expectativa.
Oeste: o meia Roger, um dos mais rápidos do elenco, vai reencontrar o Santos, onde ficou por pouco tempo no ano passado. Será a chance de mostrar que poderia permanecer na Vila Belmiro.

header o que eles disseram

Léo, lateral do Santos: “Será importante, vamos voltar a jogar juntos, diante do nosso torcedor. É normal ter cobrança, temos de fazer de tudo para fazer um grande jogo. O adversário não veio só para fazer figuração, será difícil, até pelo pouco tempo de treinamento, mas queremos o resultado positivo".
Estevam Soares, técnico do Oeste:Se eu não acreditasse (na vitória), largaria a equipe e iria embora, onde já se viu! Nós não vamos entrar com medo do time do Santos, vamos entrar com muito respeito, mas vamos respeitar também nossos princípios, nosso torcedor, que confia primeiro em um bom jogo de nossa parte”.header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Os quatro gols marcados pelo Peixe no Paulistão 2012 foram feitos pelo atacante Alan Kardec, nos três primeiros jogos da equipe na competição (uma vitória e dois empates).
* O Santos enfrenta o Oeste em Barueri. Com a Vila em reformas, o Peixe atua pela quarta vez em uma cidade diferente neste Paulistão. Até agora, o time já jogou em Piracicaba, São Caetano do Sul e Jundiaí. No próximo fim de semana, a equipe viaja novamente até Presidente Prudente, para o clássico contra o Palmeiras.
* O Oeste é uma das cinco equipes sem vitórias neste Paulistão (Catanduvense, XV de Piracicaba, Mirassol e Guaratinguetá são os outros quatro). A equipe de Itápolis estreou perdendo para o Guarani em Campinas (1x2), foi derrotada pelo São Paulo em Presidente Prudente (2x3) e no último domingo empatou sem gols com o Mirassol.
* A equipe de Itápolis costuma ter dificuldades enfrentando os quatro grandes. Em 2009, o Oeste empatou com o Palmeiras (1x1) e foi derrotado por Corinthians (1x4), São Paulo (0x3) e Santos (1x2). Em 2010, sem gols com São Paulo e Palmeiras, e perdeu para Santos (0x2) e Corinthians (1x2). No ano passado, empatou com o Palmeiras (1x1) e perdeu para Corinthians, duas vezes, Santos e São Paulo.
header último confronto v2
O atacante Zé Eduardo foi o nome do jogo último contronto entre Santos e Oeste, válido pelo Campeonato Paulista da temporada passada. Com dois gols, o agora jogador do Genoa, da Itália, deu a vitória de 2 a 0 para o Peixe, em Itápolis, no dia 5 de março de 2011.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista/noticia/2012/02/neymar-volta-e-busca-100-gol-de-presente-antecipado-contra-o-oeste.html

Flu sofre a virada para o Boavista no fim com dois gols de Somália

CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL 2012 - T AÇA GUANABARA


No segundo jogo dos titulares, folclórico atacante marca duas vezes, faz as famosas dancinhas e surpreende o time tricolor a poucos dias da Libertadores


Por GLOBOESPORTE.COM Volta Redonda

A pequena torcida no Raulino de Oliveira - foram apenas 1.358 pagantes e 2.784 presentes para uma renda de R$ 23.865 - esperava o sonhado show do estrelado time titular do Fluminense. No entanto, o que se viu em campo não foi nada perto disso. Pelo contrário. Em uma atuação abaixo do esperado, o Tricolor foi surpreendido e saiu derrotado pelo Boavista por 2 a 1, frustrando a expectativa dos torcedores. O gol foi marcado por Deco após um vacilo da zaga do clube de Bacaxá, que virou no fim do segundo tempo com dois gols do folclórico atacante Somália, que lançou as suas já famosas dancinhas.

Este foi o segundo jogo dos titulares do Fluminense. Agora, os jogadores vão descansar na próxima rodada para se preparar intensivamente para a estreia na Libertadores, na próxima terça-feira, contra o Arsenal, da Argentina, no Engenhão. A derrota fez com que o Fluminense caísse para a terceira colocação, com os mesmos seis pontos. Já o Boavista chegou aos sete, ultrapassou o Fluminense e chegou na fase de classificação para as semifinais da Taça Guanabara.

deco fluminense x boavista (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)Deco marcou para o Fluminense, mas time sofreu a virada no fim (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)

Pelo Carioca, o Fluminense volta a entrar em campo no próximo sábado, novamente no Raulino de Oliveira, diante do Duque de Caxias, às 17h (de Brasília). O Boavista pega o Volta Redonda, no domingo, em Bacaxá, também às 17h (de Brasília).

Flu toma iniciativa e Deco marca seu terceiro gol pelo clube
O Fluminense começou a partida cadenciando, estudando o Boavista, que veio bastante fechado. A proposta do clube de Bacaxá era tentar sair imprimindo velocidade nos contra-ataques. Aos poucos, o time tricolor foi comandando as ações da partida. E foi assim que chegou até primeira chance concreta de gol. Diguinho e Rafael Sóbis tabelaram, e a bola sobrou para Fred chutar no meio do gol.

A postura defensiva do Boavista dificultava e muito as ações do Fluminense. Assim como já havia acontecido diante do Volta Redonda na segunda rodada do Carioca, a dupla de armadores formada por Wagner e Deco tinha de recuar a todo instante para iniciar as jogadas. Com a bola nos pés, encontravam um time bem postado, que atrapalhava a criação.
A solução era tentar as jogadas pelas laterais. Bruno mostrava certa timidez ofensiva, o que fez com que o time priorizasse os avanços de Carlinhos. Foi dos pés do lateral-esquerdo que surgiu outra boa oportunidade. Ele cruzou na medida para Fred, que acabou cabeceando errado o que poderia ser o primeiro gol. As poucas investidas no ataque por parte do Boavista eram puxadas pelo lateral Sheslon e pelo apoiador Fabiano Gadelha. Foi deste, inclusive, o lance de maior perigo do Boavista no primeiro tempo. André Luís cruzou, e ele acabou se atrapalhando na cara do goleiro Diego Cavalieri.
Apesar das tentativas constantes, o gol do Fluminense saiu em um lance isolado e, no mínimo, curioso. Bruno avançou e cruzou buscando Deco. Fábio Braz, velho conhecido do futebol carioca, cortou, mas a bola acabou batendo nas costas do companheiro de zaga e sobrando limpa para Deco
dominar e abrir o placar marcando o seu primeiro gol na temporada, terceiro com a camisa tricolor.

O gol animou o Fluminense, que se lançou ainda mais ao ataque.  A defesa do Boavista sentiu e deixou mais espaços para os avanços. Foram duas boas oportunidades para ampliar, uma novamente com Deco, finalizando de peito, algo que ele costuma fazer nos treinos, e a outra com Wagner após tabela da dupla Fred e Rafael Sóbis.

Flu começa bem, mas sofre a virada no fim
O Fluminense voltou com a mesma postura ofensiva, disposto a ampliar e definir a partida. Mas o ímpeto durou apenas dez minutos. Depois, o time esbarrou na postura defensiva do rival. Alfredo Sampaio, técnico do Boavista, acabou chamando atenção ao substituir Lenny. O atacante revelado em Xerém havia entrado no fim do primeiro tempo para tentar dar mais velocidade ao time. No entanto, a falta de ritmo de jogo em função da lesão que sofreu no ano passado ficou tão nítida que ele foi sacado na etapa final.
Também querendo chacoalhar o seu time e dar novas opções, Abel Braga lançou Wellington Nem no lugar de Rafael Sóbis, que, apesar do esforço, teve atuação discreta na noite desta quarta-feira. Em seguida, sacou Deco para a entrada de Souza, e Araújo no lugar de Wagner.
As mudanças não surtiram efeito. Pelo contrário. O time tricolor viu o Boavista crescer cada vez mais na partida. Romarinho, que havia entrado no lugar de Gadelha, dava trabalho aos defensores do Flu. E de tanto insistir veio o empate. O Boavista puxou um contra-ataque veloz, que começou com o goleiro Thiago defendendo chute de Fred. A bola foi de pé em pé até chegar em Romarinho, que cruzou na medida para Somália, outro ex-tricolor, empatar de cabeça.

O Fluminense acordou, tentou de tudo retomar a vitória, mas acabou surpreendido novamente. Em outro contragolpe, Somália sofreu pênalti claro de Diguinho. Na cobrança, o próprio atacante bateu sem chances para Diego Cavalieri e sacramentou a virada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/02/flu-sofre-virada-para-o-boavista-no-fim-com-dois-gols-de-somalia.html

Sob as bênçãos de Iemanjá, Juliana e Larissa iniciam ano olímpico na Bahia


Dupla número 1 do mundo fala sobre relacionamento, ouro olímpico, lesões e as mudanças nas regras para definir as duplas que irão a Londres-2012

Por Alfredo Bokel São Paulo

Juliana e Larissa comemoram vitória no Circuito Mundial de vôlei de praia (Foto: FIVB)Rotina de vitórias: Juliana (E) e Larissa festejam
mais um ouro no Circuito Mundial (Foto: FIVB)

Salvador, quinta-feira, 2 de fevereiro, dia de Iemanjá. A melhor dupla de vôlei de praia do mundo, Juliana e Larissa, chega à capital baiana de todos os santos e orixás, onde vai começar para valer o ano olímpico. Depois de participarem da vitória no Desafio 4x4 contra os Estados Unidos, elas encaram a abertura do Circuito Brasileiro, a primeira competição oficial de 2012, a partir desta sexta-feira.

Hexacampeãs do Circuito Mundial, pentacampeãs do Circuito Brasileiro, bicampeãs pan-americanas, campeãs mundiais. Apesar de tantas conquistas juntas, Juliana e Larissa ainda estão em débito uma com a outra: falta o tão sonhado ouro olímpico. Falta as duas participarem juntas dos Jogos, o que ainda não aconteceu em sete anos de parceria.
Na única oportunidade, Juliana machucou o joelho direito a menos de dois meses de Pequim-2008, e Larissa disputou a competição com Ana Paula. Ficaram longe do pódio, caíram nas quartas de final. Quatro anos depois, elas querem que o roteiro da história seja bem diferente. Vale até pedir a proteção de Iemanjá, a Rainha do Mar
.
- No réveillon, peguei uma rosa que alguém já tinha oferecido a ela, mas o mar trouxe de volta à areia, e joguei de novo. Vale, não vale? - perguntou Juliana.

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Juliana e Larissa falam sobre o relacionamento nem sempre tranquilo entre as duas, a expectativa pelo inédito ouro olímpico, lesões e, claro, sobre as mudanças nos critérios da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para definir as duplas classificadas para Londres. Confira:

Com a classificação olímpica garantida, como está o planejamento de competições até os Jogos? Vocês pretendem ir a todas as etapas dos circuitos Brasileiro e Mundial até Londres?
Juliana: Vamos fazer tudo como sempre fizemos. Vamos jogar para ganhar ritmo, retomar a confiança. Não adianta treinar, treinar e não jogar.
Larissa: Vamos jogar a etapa da Áustria apenas 15 dias antes dos Jogos de Londres.

O ano de 2012 é o mais importante da carreira de vocês?
Juliana: Sim, porque todos os outros já passaram e porque sempre que começa uma nova temporada é um novo desafio. Só que agora vamos fazer tudo com mais vontade ainda.

vôlei de praia Juliana e Larissa na etapa da Suíça (Foto: divulgação / FIVB)Observada por Juliana, Larissa se esforça para não deixar a bola cair na Suíça (Foto: divulgação / FIVB
)
Na abertura do Circuito Mundial de 2011, em Brasília, ficou claro que o clima entre vocês não era dos melhores, mas vocês garantiram que isso não iria interferir nos resultados em quadra. E realmente não interferiu, vocês ganharam tudo no ano passado. Qual o segredo da dupla para manter o foco nas vitórias, mesmo quando a relação entre vocês não é das melhores?
Larissa: Vários fatores contribuem para isso. O tempo que estamos juntas dá confiança e não pensamos no que passou. Somos como máquinas mesmo, não temos tempo para lembrar do que ficou para trás.
Juliana: Tenho um amigo flamenguista que me disse: 'O Pet cruzou para o Edílson fazer o gol de cabeça e o Flamengo foi campeão. E eles não se falavam'. Como a gente consegue separar os lados pessoal e profissional, não sei dizer. Por mais que uma faça coisas que a outra condene, estamos sempre lado a lado. O que nos motiva é a vontade de vencer. (Juliana refere-se ao segundo gol do Flamengo na vitória sobre o Vasco por 3 a 1, que valeu o tricampeonato estadual ao Rubro-Negro em 2001).


Só falta o ouro olímpico para o currículo de vocês. Como vocês lidam com a proximidade dos Jogos de Londres-2012? Com naturalidade, ansiedade ou nervosismo?
Larissa está me devendo esse ouro e eu a ela."
Juliana
Juliana: Nem sei. Em tantos anos de parceria, ganhamos tudo, mas nunca jogamos uma Olimpíada juntas. Isso é inacreditável. O que posso dizer é que vou entrar em quadra trincando os dentes, com olho de tigre. A Larissa está me devendo esse ouro e eu a ela.

Vocês temem que a história vitoriosa de vocês fique manchada caso não conquistem o ouro olímpico?
Larissa: Não. Nossa dupla é bastante vitoriosa. Já mostramos do que somos capazes. Depois da contusão da Juliana (pouco antes de Pequim-2008), conquistamos muitas coisas em 2009, 2010 e em 2011 nem se fala. Se o ouro não vier, não será uma frustração nem uma mancha na nossa carreira.

No início do ano olímpico, a FIVB mudou o critério para definir as duplas classificadas para Londres. Agora serão as confederações que vão indicar seus representantes. O que vocês acharam dessa mudança de regras?
Juliana: Acho que a CBV vai ser sensata na definição das duplas. Afinal, a entidade também quer que o Brasil conquiste uma medalha de ouro. Como era antes (pela colocação no ranking mundial), é justo pelo esforço feito ao longo da temporada. Mas, das duas maneiras, o desempenho do atleta é o que vai credenciá-lo para disputar os Jogos. Será levado em conta sempre o critério de convocar aqueles atletas que estão com bons resultados e com condições de representar bem o país. Agora a CBV pode definir previamente um possível substituto em caso de lesão e já começar a treiná-lo junto, mantendo-o em stand by.
Larissa: Tenho certeza que haverá sensatez na convocação dos atletas mais bem ranqueados. A CBV vai conversar com os técnicos para evitar injustiças. Até pelo que houve conosco em 2008 (contusão de Juliana), entendo essa mudança. É uma forma de a confederação se proteger. Com a nova regra, eles podem definir antes quem será o substituto de um atleta lesionado, ou se haverá condição de esperá-lo ou não. Não é qualquer jogadora que pode disputar uma Olimpíada. Haverá um critério técnico, já que o atleta tem que ter um número de etapas disputadas no Circuito Mundial. Uma dupla que joga junta há muito tempo tem mais chances de conquistar medalha do que uma formada às pressas. Essa mudança é uma maneira de proteger a vaga do Brasil nas Olimpíadas.

vôlei de praia juliana treino recuperação (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Juliana tentou de tudo em 20
08, até treinar com proteção na perna (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Como vocês veem o futuro da dupla depois de Londres-2012, com ou sem o ouro?
Juliana: Vamos pensar em 2012, que acabou de começar. Ainda não existe 2013 para a gente, você está querendo demais. O futuro da dupla não depende deste ouro
.
Vamos fazer um exercício de futurologia ainda maior. Vocês já sonham com o ouro olímpico no Brasil, em 2016?
Juliana: Quem sabe encerrar a carreira como campeãs olímpicas dentro do nosso país. Passaria um mês sem dormir. Mas, repito, isso está muito longe ainda. Vamos pensar em 2012.
Larissa: A gente teve uma experiência muito legal no Pan de 2007, com as pessoas gritando o nosso nome quando vencemos a final. O ouro em 2016 seria uma emoção muito grande, nem sei como reagiria, teremos que nos preparar para tudo isso. E a torcida será o terceiro jogador.

As contusões fizeram parte de momentos marcantes da dupla. Vocês se conheceram em 2001, mas só conseguiram estrear juntas em 2004, por causa de lesões das duas. Em 2008, aconteceu a lesão de Juliana antes de Pequim. Com sinceridade: com os Jogos de Londres se aproximando, vocês têm receio que uma nova lesão aconteça com uma de vocês?
Quando a gente entrar no avião a caminho de Londres, vai ser um alívio"
Larissa
Juliana: Não tem como você prever uma lesão. Por mais que você se cuide, treine menos, se poupe, não tem jeito. O movimento que eu fiz e me machuquei em 2008 é o mesmo que já fiz milhões de vezes na minha vida. Tinha que ser. No último Réveillon, fiz todas as simpatias que você possa imaginar para que tudo corra bem esse ano. Peguei uma rosa que alguém já tinha oferecido a Iemanjá, mas o mar trouxe de volta à areia, e joguei de novo. Vale, não vale?
Larissa: Só estou pensando nisso agora, porque você está me perguntando. Nem me lembro mais do que aconteceu. Talvez quando chegar mais perto dos Jogos, venha alguma lembrança de 2008. Quando a gente entrar no avião a caminho de Londres, vai ser um alívio. Quando chegarmos lá, vamos jogar por 2008 e 2012.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/02/sob-bencaos-de-iemanja-juliana-e-larissa-iniciam-ano-olimpico-na-bahia.html

Pelo grupo B, Flamengo e Botafogo iniciam luta pelo título carioca


Rubro-negro abre a chave enfrentando o Volta Redonda, enquanto Glorioso pega o América. Partidas serão disputadas em Barra de São João-RJ

Por Flávio Dilascio Rio de Janeiro

Atual bicampeão estadual, o Flamengo estreia no Carioca nesta quinta-feira, às 18h30m, contra o Volta Redonda, no ginásio Albertino Francisco, em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu-RJ. O Rubro-Negro está no grupo B, que também tem Botafogo e América, que se enfrentam às 19h30m no mesmo local. Os dois jogos terão transmissão ao vivo do SporTV.

Flamengo no showbol (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)Flamengo abrirá o grupo B, enfrentando o Volta Redonda às 18h30m (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)

Comandado por Djalminha, Marquinhos e Junior Baiano, o Flamengo é apontado por muitos como o maior favorito ao título. Calejado por conta do favoritismo, o elenco rubro-negro sabe que encontrará adversários extremamente motivados, como o Volta Redonda, que pode ser uma das surpresas do torneio.

- Todos querem ganhar do Flamengo. Sabemos que, pelo nosso histórico no showbol, entramos como favoritos e isso faz os adversários virem com mais força contra a gente. Vamos ter que correr muito para chegarmos a uma vitória nesta quinta-feira - admitiu Marquinhos.

Vice-campeão do último Rio-São Paulo, o Flamengo reconhece que hoje o showbol está mais nivelado. Maior detentor de títulos na modalidade, o Rubro-Negro prega total respeito aos seus maiores rivais.

Showbol Flamengo x América (Foto: Ricardo Cassiano / Divulgação)Fla x América fizeram as duas últimas finais do Cariocade showbol (Foto: Ricardo Cassiano / Divulgação)

- A verdade é que os adversários evoluíram, aprenderam a mecânica do showbol e se reforçaram com jogadores mais jovens. Antes, as competições eram polarizadas entre Flamengo e Santos. Hoje, é impossível apontar apenas um ou dois favoritos, no início de um campeonato - comentou Marquinhos.

Pelo lado do Botafogo, o clima para a estreia é de confiança, apesar de o Glorioso ainda não ter conquistado títulos na modalidade. Um dos pilares da equipe, o meia Julinho crê que chegou a hora de o clube triunfar.

- Estamos sempre batendo na trave e agora chegou a nossa vez. Acho que estava faltando um pouco mais de estratégia. No showbol, você não pode desgastar todos os jogadores na primeira fase. O Botafogo sempre chegava à semifinal e final cheio de desfalques por contusão. Precisamos dosar as energias - opinou.

Atual vice-campeão carioca, o América vem para a edição deste ano sem os seus principais atletas. Integrantes da equipe derrotada pelo Flamengo na última decisão estadual, Bruno Reis, Marco Brito e Robert não defendem mais o Diabo, que, mesmo desfalcado, merece total atenção dos seus rivais.

- O América tem um dos times mais jovens do showbol, isso dificulta muito o jogo contra eles. Mas, nós temos condições de vencer e vamos procurar a vitória para largarmos na frente - finalizou Julinho.

Botafogo vence o Corinthians pelo Rio-São Paulo de showbol (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)Julinho (ao centro) é um dos jogadores mais importantes do Botafogo (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)

O SporTV transmite todas as emoções da primeira rodada do grupo B, a partir das 18h30m desta quinta-feira, com narração de Claudio Uchoa, comentários de Marcelo Rodrigues e reportagem de Karin Duarte. Pelo grupo A, Vasco e Fluminense já estão classificados à semifinal.