segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Jobson abre trabalhos na semana e, fominha, espalha bolas pelo campo


Suspenso por doping até março, atacante torna a esbanjar disposição ao puxar a fila dos reservas e 'ajudar' a comissão técnica antes da atividade

Por André Casado Rio de Janeiro

Jobson chuta bola treino Botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Sozinho, Jobson arrisca um dos chutes no treino
(Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)

O primeiro a entrar em campo na volta aos treinamentos do Botafogo, após o empate com o Nova Iguaçu, em Moça Bonita, foi Jobson. Mais uma vez, o atacante mostrou disposição ao puxar a fila dos reservas, que fizeram uma atividade em campo reduzido na sede de General Severiano. Antes de os companheiros chegarem, porém, o jogador - que só será liberado para jogar no dia 6 de março, quando termina a sua suspensão por doping - resolveu dar uma "ajudinha" aos auxiliares de Oswaldo de Oliveira ao pegar as bolas do saco e, de longe, tentar acertar seis delas no gol.

Com fome de futebol, Jobson ainda teve de aguentar quatro dias longe dos gramados, semana passada, por conta de uma tendinite no pé direito. Ansioso e elétrico, fez embaixadinhas e brincou com alguns profissionais do clube alvinegro. Ele se juntou a jogadores como Herrera, Felipe Menezes, Caio e Lucas Zen em cerca de uma hora e meia de treinamento, nesta segunda-feira.
Enquanto isso, os titulares se revezaram entre a academia e o relaxamento na banheira, em recuperação física para encarar o Madureira, quinta-feira, em Conselheiro Galvão. A exceção foi o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, que treinou na manhã desta segunda-feira e viajou, pois tinha uma audiência na Justiça à tarde. Na terça-feira, ele é esperado para treinar à tarde, novamente em horário diferente do grupo, no Engenhão.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/01/jobson-abre-trabalhos-na-semana-e-espalha-bolas-pelo-campo.html

Givanildo elogia América na estreia e aprova esquema 4-4-2


Treinador se mostrou satisfeito com a nova armação do time, que garante por enquantoi a liderança do estadual


lucas prates/arquivo
givanildo
Treinador aprovou a alteração na forma do Coelho jogar



O América começou o ano do centenário com o pé direito, e após quatro anos conseguiu vencer na estreia do Mineiro. O triunfo por 3 a 1 contra o Democrata-GV agradou ao técnico Givanildo Oliveira, que observou algumas falhas na equipe, mas afirmou que gostou do que viu do time americano de maneira geral.

"Sempre é bom começar ganhando, principalmente quando se faz uma boa partida. Tivemos algumas situações muito boas, em cima daquilo que fizemos na pré-temporada. Mas também tivemos algumas situações ruins em termos de marcação, porém, o que importa é o jogo todo, onde conseguimos alcançar a vitória", afirmou.

Outro ponto que agradou o treinador do Coelho foi à postura da equipe atuando no esquema 4-4-2. Adepto do 3-5-2, Givanildo reconheceu que com as peças que o América possui que a formação tática, com dois zagueiro e dois meias é a mais adequada.

"A proposta na pré-temporada foi de trabalhar inicialmente com dois zagueiros e dois meias. Isso foi feito e vamos esperar que continue dando certo. Se der certo, não vou mexer, porém, se não der, posso voltar a usar os três zagueiros ao longo da temporada", avisou o treinador, que, por fim, avaliou o bom aproveitamento da equipe alviverde nos lances de bola parada, que resultaram nos três gols do Coelho na partida.

"No futebol de hoje, quem tem uma boa bola parada leva vantagem. Também não adianta ter uma boa bola parada e não ter ninguém dentro da área para concluir. Contra o Democrata-GV tivemos as duas coisas e, claro, os gols saíram", disse.

Que saudades tive do Sílvio Santos nesse domingo!

por Benjamin Back em 29.jan.2012 às 23:55h
    
 Ontem deu saudades daqueles domingos em que o Sílvio Santos passava o dia inteiro na TV! Tinha o “Qual é a Música?”, “Show de Calouros”, “Pegadinhas”… Enfim, a diversão era garantida e as altas audiências eram favas contadas! Mas para nós que amamos o futebol, domingo é o dia sagrado, só que nesse em especial, foi duro escolher uma ou duas partidas para assistir. As opções, na teoria, deixavam muito a desejar e na prática elas se confirmaram: Catanduvense X Palmeiras, Corinthians X Linense, Nova Iguaçu X Botafogo e Duque de Caxias X Vasco. Sim, novamente senti saudades do Nahim, Gretchen, Aracy de Almeida, Sérgio Mallandro, Sonia Lima, etc…

 Quando vi o pasto no qual jogaria o Vasco, logo descartei. O do Botafogo, honestamente, nem tentei ver e acabei por escolher os dois jogos do Paulistão.

No Pacaembu, uma péssima arbitragem, inclusive, não sei para que colocar três árbitros e dois auxiliares, se o nível técnico deles continua péssimo! O Linense teve um gol absolutamente normal anulado no primeiro tempo. Depois houve um pênalti no Fábio Santos, e já no fim da partida,  Jorge Henrique, na frente do auxiliar, deu um pisão no jogador adversário e levou apenas o cartão amarelo.Em um jogo muito fraco, o Timão acabou levando a vitória por 1 a 0,

 Em Catanduva, garra não faltou ao Palmeiras. No entanto, o time é muito limitado. Marcos Assunção continua como responsável pelas jogadas mais perigosas da equipe. Maikon Leite tem de ser titular. Daniel Carvalho é bom jogador, tem habilidade, mas desde quando atuava pelo Galo já era para ter entrado em forma. Leandro Amaro fez um pênalti idêntico ao que eu fiz na oitava série num campeonato entre escolas, e, quando o Murtosa trocou Luan pelo Pedro Carmona, vi que o ano realmente será difícil para o torcedor do Verdão.  Depois de muito insistir, Fernandão salvou o Palmeiras da derrota.


Pois é, não vejo à hora de cantar: Lá vem os clássicos lá, lá, lá, lá lá laaaaaa


FONTE:
http://blogs.lancenet.com.br/benja/2012/01/29/que-saudades-tive-do-silvio-santos-nesse-domingo/

Campeã do Australian Open, Azarenka assume a liderança do ranking


Dinamarquesa Caroline Wozniacki, eliminada nas quartas de final em Melbourne, cai para a quarta posição. Sharapova sobe para o terceiro lugar

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Victoria Azarenka tênis Australian Open troféu rio Yarra (Foto: AP)Victoria Azarenka comemora o título do Australian
Open e a liderança do ranking da WTA (Foto: AP)

Se não bastasse a conquista do primeiro título de Grand Slam, a vitória no Australian Open levou Victoria Azarenka ao topo do ranking do WTA. Nesta segunda-feira, a bielorussa assumiu oficioalmente o topo da lista, após a imponente vitória por 6/3 e 6/0 sobre Maria Sharapova, ex-número 1 do mundo, no último sábado.

Azarenka ocupava a terceira colocação do ranking até a semana passada. Com a vitória em Melbourne, a bielorussa pulou para a primeira posição, com 8.585 pontos. A tcheca Petra Kvitova permanece na segunda posição, com 7.690 pontos. Já a russa Maria Sharapova assumiu a terceira colocação, com 7.650, após o vice-campeonato na Austrália.

O Australian Open pôs fim ao reinado da dinamarquesa Caroline Wozniacki. A bela jogadora parou diante da belga Kim Clijsters, ainda nas quartas de finais. Com isso, despencou para a quarta posição no ranking, com 7.085 pontos. A australiana Samantha Stosur permanece em quinto (5.430), seguida pela nova sexta colocada: a polonesa Agnieska Radwanska. A francesa Marion Bartoli subiu duas posições e aparece em sétimo, enquanto a russa Vera Zvonareva caiu para oitavo. A chinesa Na Li saiu do sexto para o nono lugar. A alemã Andrea Petkovic seguiu em décimo.

Confira o top 10 da WTA:
1. Victoria Azarenka (Bielorússia), 8.585 pontos
2. Petra Kvitova (República Tcheca), 7.690
3. Maria Sharapova (Rússia), 7.650
4. Caroline Wozniacki (Dinamarca), 7.085
5. Samantha Stosur (Austrália), 5.430
6. Agnieszka Radwanska (Polônia), 5.330
7. Marion Bartoli (França), 4.770
8. Vera Zvonareva (Rússia), 4695
9. Na Li (China), 4.450
10. Andrea Petkovic (Alemanha), 4.000

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/campea-do-australian-open-azarenka-assume-lideranca-do-ranking.html

Del Potro volta ao top 10 e distância entre Djokovic e Nadal diminui


Após mais de um ano, argentino aparece novamente entre os melhores da ATP

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Juan Martín del Potro tênis Australian Open 1r (Foto: Getty Images)Juan Martín del Potro foi eliminado do Australian
Open nas quartas de final (Foto: Getty Images)

O argentino Juan Martin del Potro é a única novidade na lista dos melhores colocados do ranking da ATP desta semana. Após chegar às quartas no Australian Open, o jogador voltou ao top 10 depois de um jejum de mais de um ano. Outro destaque da nova lista foi a queda da distância entre o líder Novak Djokovic e o segundo colocado Rafael Nadal.

Del Potro foi campeão do US Open em 2009. Mas, em 2010, passou a maior parte do tempo distante das quadras devido a uma lesão no punho. A boa campanha em Melbourne, no entanto, consolidou a volta do argentino ao grupo dos melhores tenistas do mundo. Com 2.630 pontos, ele desbancou o espanhol Nicolas Almagro da décima posição.

Com o título no Australian Open, Novak Djokovic segue na liderança do ranking. O segundo colocado Rafael Nadal, que foi derrotado pelo sérvio na final de Melbourne após 5h53m, permanece na vice-liderança da lista da ATP. A distância entre as dois primeiros colocados, no entanto, diminuiu. Eliminado nas quartas em 2011, o espanhol subiu de 9.595 pontos para 10.435 com a campanha deste ano. Djokovic, que repetiu o resultado da última temporada, permaneceu com 13.630 pontos.

Entre os brasileiros, o destaque ficou por conta de Ricardo Mello, que se aproximou do top 100. Na lista dessa semana, ele aparece em 102º lugar, ganhando seis posições. O paulista Thomaz Bellucci ainda é o melhor do país, em 37º.

Confira o top 10 do ranking da ATP:
1. Novak Djokovic (Sérvia), 13.630 pontos
2. Rafael Nadal (Espanha), 10.435
3. Roger Federer (Suíça), 8.010
4. Andy Murray (Grã-Bretanha), 6.900
5. David Ferrer (Espanha), 4.565
6. Jo-Wilfried Tsonga (França), 4.425
7. Tomas Berdych (Republica Tcheca), 3.700
8. Mardy Fish (Estados Unidos), 2.965
9. Janko Tipsarevic (Sérvia), 2.655
10. Del Potro (Argentina), 2.630

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/del-potro-volta-ao-top-10-e-distancia-entre-djokovic-e-nadal-diminui.html

Djokovic festeja vitória na Austrália com troféu e bichinho de pelúcia


Um dia após a batalha contra Nadal, sérvio levanta a taça do Australian Open

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne

Refeito da cansativa batalha histórica contra Rafael Nadal, Novak Djokovic comemorou nesta segunda-feira a conquista do Australian Open. O tenista sérvio recebeu o troféu e posou para fotos nos Jardins de Carlton, em Melbourne. O número 1 do mundo também foi presenteado por uma fã com um bichinho de pelúcia de um wombat (tradicional marsupial australiano).

Djokovic suou muito para levantar o troféu de campeão nesta segunda. Na decisão, realizada no domingo, o sérvio precisou de 5h53m para levar a melhor no acirrado duelo contra o espanhol Rafael Nadal. O número 1 do mundo venceu por 3 sets a 2, parciais de 5/7, 6/4, 6/2, 6/7 (5) e 7/5.

Novak Djokovic posa com a taça do Australian Open (Foto: EFE)Campeão Novak Djokovic levanta o troféu com bichinho de pelúcia dentro da taça (Foto: EFE)

Novak Djokovic posa com a taça do Australian Open (Foto: Getty Images)Tenista sérvio vence o Australian Open após batalha de quase seis horas contra Nadal (Foto: Getty Images)

FONTE:

Futebol brasileiro já contabiliza 22 demissões de técnicos em 2012


Grande dança das cadeiras no primeiro mês do ano impressiona e mostra o sabor amargo da instabilidade da profissão. Só o Alagoano teve três dispensas

Por Bernardo Pombo Rio de Janeiro

Marcão no treino do Bangu (Foto: Fabio Leme / Globoesporte.com)Marcão é um dos que já perderam o emprego
em 2012 (Foto: Fabio Leme / Globoesporte.com)

A temporada do futebol brasileiro mal começou e muitos técnicos já perderam o emprego. Numa incrível dança das cadeiras que não para, 22 treinadores foram demitidos nos estaduais pelo Brasil no primeiro mês do ano, provando o sabor amargo da instabilidade na profissão.

O Campeonato Alagoano está apenas na quinta rodada e três treinadores já foram para a rua. Erandy Montenegro (Penedense), Celso Teixeira (CSA) e Carlos Rabelo (Coruripe). No Ceará, o técnico Júlio Araújo foi mandado embora do Ferroviário, mas ficou apenas dois dias sem emprego, já que acabou contratado pelo Trairiense dois dias depois. O time, que tem uma lagosta no escudo, já havia dispensado os serviços de Jorge Pinheiro. O Guarani de Juazeiro demitiu Vinicius Saldanha.
Em São Paulo, Roberto Fernandes, do Guaratinguetá, foi o primeiro a cair. No Campeonato Carioca foi Marcão, ex-volante do Flu, que teve a 'honra' de puxar a fila dos treinadores demitidos, deixando o Bangu. Acácio, fora do Olaria, reforçou o time. No Campeonato Capixaba, Ionay da Luz não comanda mais o São Mateus.
No Rio Grande do Sul, Karmino Colombini caiu do comando do Ypiranga de Erechim, enquanto Marcelo Estigarribia foi dispensado do Canoas. Tem mais: Carlos Gavião foi dispensado pelo Pelotas.

A história mais curiosa aconteceu em Goiás. Betão Alcântara soube que não era mais o treinador do Rio Verde ouvindo um programa de rádio. Ainda no estado, Léo Goiano, agora, é ex-treinador do Aparecidense.

betão alcântara, técnico do rio verde (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Betão Alcântara soube da demissão pelo rádio
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

No futebol paraense, dois técnicos já perderam o boné. Lúcio Santarém foi demitido do São Raimundo, enquanto Fran Costa caiu do comando do Independente de Tucuruí. Em Pernambuco, o Belo Jardim já trocou de treinador: Givanildo Sales por Leivinha. No Maranhão, Braide Ribeiro foi convidado a se retirar pela diretoria do Imperatriz.
Lio Evaristo foi o primeiro treinador a cair no Campeonato Paranaense. Ele estava no comando do Rio Branco de Paranaguá. Enquanto isso, Sidcley Souza está fora do Caicó-RN, fazendo companhia no Rio Grande do Norte a Fábio Giuntini, dispensado do Potiguar de Mossoró.
Na Bahia, não houve demissão, mas o treinador Emerson Mateus se antecipou e pediu as contas no Juazeiro. No Itabuna, Daniel Oliveira foi 'rebaixado'. A diretoria contratou Ferreira pra ser o novo comandante.
Entra ano sai ano, a dança das cadeiras entre os treinadores não para.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/01/futebol-brasileiro-ja-contabiliza-19-demissoes-de-tecnicos-em-2012.html

Gramado de General é aparado, tem buracos tapados e ganha cara nova


Condições de treino melhoram muito na sede do Botafogo, geralmente preterida pelo Engenhão, onde normalmente são realizados os coletivos

Por André CasadoRio de Janeiro

No fim do ano passado e ainda durante a pré-temporada para 2012, o gramado de General Severiano exibia um aspecto castigado em algumas partes. Na última semana, porém, foi devidamente aparado, recebeu novo nivelamento e os buracos foram tapados com o replantio de grama. Agora, as condições se reaproximam do campo anexo do Engenhão, geralmente usado para os treinamentos com bola nos últimos tempos no Botafogo.

Não há previsão de que o panorama vá mudar, por enquanto, mas a cara nova causou comentários positivos até entre os torcedores que foram à sede, nesta segunda-feira, para acompanhar as atividades. Com quatro pontos, o time de Oswaldo de Oliveira tem nova chance tomar a liderança do Grupo A do Flamengo, nesta quarta, em Conselheiro Galvão, contra o Madureira. Até aqui, na Taça Guanabara, vitória sobre o Resende e empate com o Nova Iguaçu.

Gramado Botafogo General Severiano  (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Gramado de General Severiano recuperado para os treinos (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM

FONTE:

Muitos erros: um cabeceio em cada 12 bolas na área para o Botafogo


Alvinegro tem controle do jogo, acerta passes e chega à linha de fundo, mas erra no penúltimo toque

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Os números do empate por 0 a 0 entre Botafogo e Nova Iguaçu indicam que o time alvinegro precisa treinar um dos fundamentos mais essenciais no futebol: a precisão nos cruzamentos. A equipe de Oswaldo Oliveira teve 24 bolas alçadas na área. E apenas dois cabeceios. Também ocorreram oito jogadas de linha de fundo.
Com maior precisão, o time visitante poderia ter vencido a partida, já que teve o controle dela. Coube ao Botafogo 58% da posse de bola. E a troca de passes funcionou bem. Dos 333 toques, os alvinegros acertaram 305 – 91,5%.
O Botafogo teve apenas cinco finalizações na partida. O Nova Iguaçu fez ainda menos: só duas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/01/muitos-erros-um-cabeceio-em-cada-12-bolas-na-area-para-o-botafogo.html

Com história para contar, Loco Abreu completa 600 jogos na carreira


Recorde de partidas do uruguaio por um clube é de 90 com a camisa do Botafogo, onde deve jogar até 2014

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Com a sua tradicional camisa 13, o uruguaio Loco Abreu passou em branco no empate em 0 a 0 com o Nova Iguaçu, domingo, em Moça Bonita, pela segunda rodada do Grupo A do Campeonato Carioca. Mas o atacante chegou a uma marca histórica em sua carreira: 600 jogos, segundo seu site oficial, sendo 90 deles com a camisa do Botafogo. São 340 gols, com uma média de 0,57, em 18 temporadas como jogador profissional, conquistando o papel de ídolo em vários clubes que defendeu e na seleção uruguaia.

Loco abreu botafogo nova iguacu (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)Loco Abreu atinge marca importante na carreira (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)

Os 90 jogos disputados em dois anos defendendo o Botafogo são um recorde em sua longa carreira, com uma média de gols de 0,59 - total de 53. Antes, sua mais longa relação com um clube havia sido com o San Lorenzo, da Argentina, pelo qual jogou 72 vezes. Loco ainda tem contrato até o fim de 2013 e a garantia de renovação até junho de 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.

Aos 35 anos de idade, ele tem em seu currículo uma série de conquistas, entre elas a do Campeonato Carioca de 2010, quando marcou o gol do título em cobrança de pênalti de cavadinha, mas ainda não conseguiu ser artilheiro com a camisa do Botafogo. Na época, foi responsável por exorcizar três anos de derrotas consecutivas em finais da competição para o Flamengo.

Este ano, Loco começou a temporada marcando dois gols na estreia contra o Resende, na vitória por 3 a 1, no Engenhão, e segue na luta para ser o maior goleador em atividade no mundo. Em janeiro, ele foi incluído entre os 10 de uma lista divulgada pela Federação Internacional de Futebol e Estatística (IFFHS), levando em conta apenas jogos de campeonatos nacionais de primeira divisão.

Pela seleção uruguaia, Loco Abreu fez sete jogos nas Copas do Mundo de 2002 e 2010, quando ficou famoso pela cobrança de cavadinha na decisão por pênaltis contra Gana, que levou sua equipe para a semifinal. No ano passado, festejou a conquista da Copa América, com uma bandeira do Botafogo e outra de seu país.

O próximo jogo do Botafogo é contra o Madureira, quinta-feira, às 17h (de Brasília), em Conselheiro Galvão, pela terceira rodada do Campeonato Carioca. O time tem quatro pontos e está na segunda colocação, atrás apenas do Flamengo.
]
FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/01/com-historia-para-contar-loco-abreu-completa-600-jogos-na-carreira.html

Esquema falha, e Oswaldo diz: 'Não fomos bem em critério algum'


Técnico evita críticas ao gramado de Moça Bonita depois do empate sem gols com o Nova Iguaçu, pela segunda rodada do Carioca

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Durante a pré-temporada, o técnico Oswaldo de Oliveira se preocupou em estabelecer um padrão de jogo para o Botafogo. Com Andrezinho, Maicosuel e Elkeson, aumentou a velocidade do time para abrir espaços na defesa e criar uma alternativa para o jogo aéreo com Loco Abreu. Neste domingo, em Moça Bonita, o esquema não funcionou, muito pelo gramado pesado, mas também pelo dia ruim dos jogadores no empate por 0 a 0 com o Nova Iguaçu
.
Oswaldo substituiu os três armadores de seu time no segundo tempo. Andrezinho chegou a demonstrar insatisfação ao sair de campo para a entrada de Felipe Menezes. As mudanças não funcionaram, e a grande expectativa criada pela vitória por 3 a 1 sobre o Resende caiu por terra depois do tropeço, que deixa o time na segunda posição do Grupo A, com a mesma pontuação do Flamengo, mas em desvantagem no saldo de gols.

- Não fomos bem em critério algum. Criamos poucas chances. Como não conseguimos usar nosso plano de jogo, tentamos a ligação direta com o Loco Abreu, que é uma solução antiga do Botafogo, mas que também não deu certo. Não adiantar culpar o gramado, pois estamos disputando o Campeonato Carioca e vamos enfrentar outras situações deste tipo - disse Oswaldo, lembrando o confronto com o Madureira, quinta-feira, em Conselheiro Galvão.

Confiante na evolução do time com a sequência da temporada, Oswaldo lembrou que os jogos contra os clubes menores sempre serão difíceis, apesar de este ter sido apenas o segundo empate nesses confrontos em oito disputados até agora no Carioca. O outro foi entre os reservas do Flamengo e o Macaé, sábado.

- Eles fizeram uma preparação mais longa e muitos jogam a vida nesse campeonato, pois alguns sequer estão na Série C do Brasileiro. Se estivesse no lugar deles, faria o mesmo - comentou Oswaldo, que volta a trabalhar com o grupo nesta segunda-feira, às 15h, em General Severiano.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/01/esquema-falha-e-oswaldo-diz-nao-fomos-bem-em-criterio-algum.html