quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Clijsters cede apenas cinco games e avança às semifinais em Brisbane

Estoniana surpreende e elimina Petkovic; Schiavone passa por Jankovic

Por GLOBOESPORTE.COM Brisbane, Austrália
 
Kim Clijsters teve poucos problemas nesta quinta-feira. A belga ex-número 1 do mundo perdeu apenas cinco games diante da tcheca Iveta Benesova (número 54 do mundo) e, por 6/3 e 6/2, conquistou uma vaga nas semifinais do WTA de Brisbane, na Austrália.

Kim Clijsters tênis Brisbane quartas (Foto: Getty Images)Kim Clijsters manteve a concentração do começo ao fim da partida desta quinta (Foto: Getty Images)
 
A atuação da atual número 13 do mundo foi muito mais consistente do que a apresentada nas oitavas de final contra Ana Ivanovic. Dois dias atrás, Clijsters saiu na frente, mas perdeu nove de dez games e deixou a sérvia abrir 3/0 no terceiro set. A belga acordou a tempo, venceu seis games seguidos e saiu de quadra com a vitória.

- Estou feliz com o que joguei hoje. Na minha última partida, eu perdi a concentração e deixei Ana (Ivanovic) jogar melhor. Hoje, eu mantive a concentração - avaliou Clijsters.

Em busca de seu segundo título em Brisbane, Clijsters, campeã em 2010, duelará com Daniela Hantuchova (24), que nem entrou em quadra nesta quinta-feira. A eslovaca foi beneficiada com a desistência de Serena Williams, que torceu o tornozelo na fase anterior. A americana completou a vitória sobre a sérvia Bojana Jovanovski, mas optou por não seguir no torneio.

Petkovic tomba
A surpresa do dia ficou por conta da derrota de Andrea Petkovic, número 10 do mundo. A alemã foi eliminada pela estoniana Kaia Kanepi (34) por 6/1 e 7/6(7). Nas semifinais, Kanepi enfrentará a italiana Francesca Schiavone (11), que venceu um jogo de quase 3h sobre a sérvia Jelena Jankovic (14): 5/7, 7/6(2) e 6/3.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/clijsters-cede-apenas-cinco-games-e-avanca-semifinais-em-brisbane.html

No Botafogo, especificidade é o lema de trabalho do novo preparador físico

Parceiro de Oswaldo desde 2005, Ricardo Henriques diz que não prepara o time para ser bailarino nem levantar peso, mas apenas para jogar futebol

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Preparador físico do Botafogo, Ricardo Henriques (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)Ricardo Henriques comanda o treino do Botafogo
(Foto: André Casado/Globoesporte.com)
 
Assim como o técnico Oswaldo de Oliveira, o preparador físico Ricardo Henriques ficou cinco anos no Japão. A volta para o Brasil, compondo a comissão técnica do Botafogo, exige uma readaptação. Mas o fato de o esporte ser o futebol ajuda. Com a experiência de ter trabalho no Fluminense durante o começo de sua carreira e no Cruzeiro, ele chega ao clube com credenciais importantes.

Com um discurso firme e demonstrando confiança no método de trabalho, Ricardo iniciou a pré-temporada certo de que irá entregar o time em boas condições físicas para Oswaldo, quando começar a fase de treinamentos em Saquarema, dia 14. A estreia será contra o Resende, dia 22, no Engenhão, pela primeira rodada do Campeonato Carioca. Ele acompanha o treinador desde 2005, no Fluminense.

- Nosso trabalho é voltado para jogar futebol. Não treinamos para correr maratona, 100m rasos, para ter a flexibilidade de um bailarino ou levantamento de peso. Todas as valências são importantes. A especificidade é o nosso lema de trabalho. Vamos inserir essa metodologia e tenho certeza de que tudo vai dar certo - disse Ricardo.

Nesta quinta-feira, os jogadores fizeram apenas o seu segundo treinamento deste ano. Apenas trabalhos físicos e exames clínicos foram realizados. Segundo Ricardo, que já vinha trocando informações com a comissão técnica permanente há algum tempo, o grupo está num nível aceitável de peso, tanto acima quanto abaixo do ideal.

- Não há nada fora do padrão para essa época do ano. Todos chegarão em condições de jogo no dia 22. Temos uma grande equipe, talvez com a melhor de fisiologia do Brasil - comentou Ricardo.

A volta para o Brasil exige uma mudança no trato com os jogadores. Acostumado com a discplina dos japoneses, o preparador físico sabe que a forma de trabalhar no dia a dia precisa ser diferente para não desmotivar o grupo logo no início do trabalho.

- A diferença cultural é grande. O japonês é mais disciplinado no trabalho. Não que o brasileiro não seja, mas é diferente. É preciso usar alguns artifícios. Mas só quem trabalhou no Japão sabe como o futebol lá é competitivo - disse Ricardo.

Os jogadores voltam a treinar nesta sexta-feira, em General Severiano. Um dia depois da viagem para Saquarema, no dia 14, o Botafogo deve fazer um jogo-treino, provavelmente no campo do Boavista, em Bacaxá.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/01/no-botafogo-especificidade-e-o-lema-de-trabalho-do-novo-preparador-fisico.html

No ataque, Nadal joga bem, derrota Youzhny e está nas semis em Doha

Espanhol executa 31 bolas vencedoras e agora espera Monfils ou Troicki

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Qatar
 
Rafael Nadal tênis Doha quartas (Foto: Reuters)Rafael Nadal jogou mais perto da linha de base
do que de costume esta quinta (Foto: Reuters)
 
Desde o primeiro ponto, a postura era clara: atacar sempre. Rafael Nadal colou na linha de base, raramente recuou e executou golpes agressivos o tempo inteiro. O resultado foram 31 bolas vencedoras e uma imponente vitória diante de um perigoso Mikhail Youzhny (número 35 do mundo). Por 6/4 e 6/4, o atual vice-líder do ranking avançou às semifinais do ATP 250 de Doha, no Qatar.

Nadal agora espera para conhecer seu próximo adversário, que sairá do jogo entre o francês Gael Monfils (16) e o sérvio Viktor Troicki (22). Roger Federer (3), tricampeão do torneio, e Jo-Wilfried Tsonga (6) já estão classificados e farão a outra semifinal.

- Acho que joguei muito bem. Só no fim da partida eu fiquei um pouco nervoso. No resto, fui muito bem. Estou me sentindo melhor a cada dia. Estou me movimentando bem e subindo à rede. É o que preciso continuar fazendo para jogar contra os tops - avaliou o espanhol.

No jogo desta quinta-feira, Youzhny esteve sob pressão já no comecinho. O russo ex-top 10 precisou salvar break points no primeiro e no terceiro games para manter o placar empatado. No quinto, porém, uma bola na rede de Youzhny deu a Nadal uma quebra. O russo errava menos, mas o espanhol ganhava a maioria de seus pontos com bolas vencedoras e continuou mantendo seu saque. Por 6/4, com 94% dos pontos vencidos com o primeiro saque e sem ceder uma chance de quebra sequer, o número 2 do mundo levou o primeiro set.

A segunda parcial consolidou a superioridade de Nadal, que conseguiu uma quebra já no terceiro game e abriu 2/1. Youzhny finalmente obteve um break point no quarto game, mas Nadal se salvou e ganhou moral, enquanto o russo sentiu a chance não convertida. O espanhol conse guiu outra quebra para fazer 4/1.

O número 2 parecia rumar para uma vitória tranquila, mas Youzhny ensaiou uma reação. Agredindo mais, o russo devolveu uma das quebras no sexto game e colocou pressão em Nadal, que teve de sacar em 5/4 para fechar o jogo. Youzhny conseguiu quatro break points, mas Nadal se salvou de todos até fechar o jogo com uma bela subida à rede e um voleio vencedor.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/no-ataque-nadal-joga-bem-derrota-youzhny-e-esta-nas-semis-em-doha.html

Promovidos, cinco jovens campeões cariocas em 2011 realizam sonho

Há pouco mais de cinco meses, os juniores do Botafogo conquistavam o título estadual da categoria em cima do Flamengo. Junto do troféu, que já não vinha há 11 anos, veio uma geração de novas promessas da base alvinegra. Cinco dessas novas caras participaram, na manhã desta quinta-feira, de seu primeiro treino como profissionais do Glorioso.

Como não podia deixar de ser, o quinteto expressava um misto de excitação e expectativa durante os primeiros momentos no time principal. Além de reencontrar antigos companheiros como Cidinho e Matheus, os cinco em breve terão a companhia do goleiro Andrey, que está na Copa São Paulo.

“É diferente a sensação. Está sendo muito boa a experiência”, confessou o lateral-esquerdo Renan Lemos, que foi acompanhado pelo volante Gabriel na afirmativa. “Isso aqui é a realização de um sonho”, revelou.

Um dos destaques da conquista do Estadual de juniores ao lado de Cidinho, Jeferson e cia, Vitinho é um dos mais empolgados com a nova fase na carreira. O atacante espera conquistar a confiança do elenco o mais rápido possível.

“O clima aqui é excelente e já deu para sentir que o treino físico é bem mais puxado”, comparou Vitinho. “O mais importante agora é trabalhar para ganhar a confiança do grupo. O resto é consequência”, encerrou.
Confira a ficha técnica das jovens promessas do Glorioso:
Renan Lemos
Nome completo: Renan Lemos dos Santos
Nascimento: 15/01/1993, no Rio de Janeiro-RJ
Altura e Peso: 1,75m e 64kg
Posição: Lateral-esquerdo
Gabriel
Nome completo: Gabriel Girotto Franco
Nascimento: 10/07/1992, em Campinas-SP
Altura e Peso: 1,72m e 69kg
Posição: Volante
Elber
Nome completo: Elber Barbosa Ribeiro
Nascimento: 05/04/1992, em Baturité-CE
Altura e Peso: 1,78m e 74,5 kg
Posição: Volante
Jeferson
Nome completo: Jeferson Anti Filho
Nascimento: 27/03/1992, em Piracicaba-SP
Altura e Peso: 1,73m e 76 kg
Posição: Meia

Vitinho
Nome completo: Victor Vinicius Coelho Santos
Nascimento: 09/10/1993, no Rio de Janeiro-RJ
Altura e Peso: 1,78m e 69 kg
Posição: Atacante
 
Fonte: Site Oficial do Botafogo 

FONTE:
http://www.fogaonet.com/noticia.asp?n=23686&t=promovidos+cinco+jovens+campeoes+cariocas+em+2011+realizam+sonho

Jobson dorme fora, mas cumpre programação normal no Botafogo

Em dois dias de trabalho, atacante mantém bom comportamento em sua volta ao clube, treina com o grupo e segue com o tratamento médico

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
jobson treino botafogo (Foto: Agência Estado)Jobson mantém bom comportamento em sua
volta ao Botafogo (Foto: Agência Estado)
 
Jobson vem se esforçando para mostrar que pode ter um 2012 diferente. No fim do ano passado, iniciou tratamento psiquiátrico com o médico Roberto Hallal. Na quarta-feira, apresentou-se no horário marcado pelo departamento de futebol para o primeiro dia de treinamentos da pré-temporada. À noite, não dormiu na concentração, já que a comissão técnica optou por um regime mais leve nesse começo de trabalho. Ficou na casa de um amigo e, mais uma vez, cumpriu o cronograma determinado. Terá mais uma consulta com Hallal à tarde.

Jobson já tem um apartamento sendo preparado para morar, provavelmente quando acabar a pré-temporada e depois do jogo contra o Resende, dia 22, no Engenhão, pela primeira rodada do Campeonato Carioca. Antes, a delegação vai para Saquarema no dia 14, onde finalizará o trabalho iniciado em General Severiano.

A expectativa é de que Jobson mantenha o seu comportamento. Pessoas próximas ao jogador garantem que sua conduta tem sido exemplar desde a reunião com os dirigentes do Botafogo em novembro do ano passado, quando ficou decidido que voltaria ao clube mais uma vez. Na época, o jogador, agora muito vigiado, afirmou: "Chega de fazer m..".

No primeiro contato com Oswaldo de Oliveira, Jobson conseguiu passar confiança. Quando foi contratado, o técnico, mesmo do Japão, demonstrou estar disposto a ajudar na recuperação do jogador, apostando no talento dele para ajudar o time a conquistar títulos na temporada 2012.

Suspenso por doping desde setembro, Jobson recebeu uma nova chance da diretoria do Botafogo, mesmo depois de ter problemas disciplinares no Atlético-MG e no Bahia, clubes para os quais foi negociado por empréstimo. Afinal, está sob contrato com o clube até junho de 2015 e tem no presidente Maurício Assumpção um fã incondicional de seu futebol. Jobson, no entanto, só poderá voltar a jogar futebol a partir do dia 6 de março, após cumprir punição por doping.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/01/jobson-dorme-fora-mas-cumpre-programacao-no-botafogo.html