quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Federação Internacional elege Nole e Kvitova os melhores tenistas de 2011

Djokovic quebra hegemonia de Federer e Nadal, que começou em 2003

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
 
A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou nesta terça-feira o prêmio de melhores jogadores do ano, que teve o sérvio Novak Djokovic e a tcheca Petra Kvitova condecorados pela primeira vez. Nas duplas, a escolha no feminino também foi inédita e consagrou Kveta Peschke e Katarina Srebotnik. Entre os homens, os americanos Bob e Mike Bryan foram os melhores pela oitava vez. Os prêmios serão entregues no dia 5 de julho, em jantar de cerimônia durante a disputa de Roland Garros.

Novak Djokovic e Petra Kvitova posam com as taças de Wimbledon (Foto: Reuters)Novak Djokovic e Petra Kvitova, campeões em Wimbledon, são eleitos os melhores do ano (Foto: Reuters)
 
Tanto Nole quanto Kvitova, ambos campeões em Wimbledon, quebraram sequências. No masculino, desde 2003 Roger Federer ou Rafael Nadal se revezavam para receber a honraria. Já a tenista tcheca rompeu o jejum do país, que há 21 anos não tinha um tenista premiado.

- Aprecio muito este prêmio, que é o resultado de um ano maravilhoso, de um sonho que nunca me esquecerei – disse a número 2 do ranking da WTA.

O compatriota de Kvitova, Jiri Vesely, também foi escolhido como o melhor de 2011 como atleta juvenil, acompanhado da russa Irina Khromacheva, no feminino. No tênis em cadeira de rodas, os premiados foram os holandeses Esther Vergeer e Maikel Scheffers.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/12/federacao-internacional-elege-nole-e-kvitova-os-melhores-tenistas-de-2011.html

Após virose, Jaque divide estreia, bolo e vitória com a americana Hooker

Ponteira, que completa 28 anos no dia 31 de dezembro, faz 12 pontos no triunfo do Osasco sobre o Mackenzie, pela segunda rodada da Superliga

Por GLOBOESPORTE.COM Osasco, SP
 
Vôlei Superliga Jaqueline Osasco x Mackenzie (Foto: João Pires / Vipcomm)Recuperada, Jaqueline estreou na Superliga
(Foto: João Pires / Vipcomm)
 
Jaqueline só vai completar 28 anos no dia 31 de dezembro, mas a ponteira do Osasco ganhou, antecipadamente, um bolo de aniversário. Foi nesta terça-feira, dia em que estreou na Superliga feminina. Ausente da primeira rodada por conta de uma virose, ela ajudou o time a derrotar o Mackenzie, em casa, por 3 sets a 0 (25/16, 25/11 e 25/17) e seguir na ponta da tabela.

Quem levou o bolo foi a americana Destinee Hooker, outra estreante. Maior contratação da equipe para a temporada, a atacante entrou durante os três sets e marcou dois pontos na partida. Jaque anotou 12 pontos, um a menos que Tandara, maior pontuadora.

- Queria muito te agradecer pelo bolo de aniversário que você levou hoje pra mim. Beijos, beijos, beijos - escreveu Jaqueline para Hooker, em seu perfil em uma rede social.

Jaqueline tinha machucado o pescoço em uma trombada com Fabi durante uma partida das Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, mas se recuperou a tempo de disputar as finais do Paulista. O time perdeu na decisão para o Vôlei Futuro.

A ponteira estrearia na primeira rodada da Superliga, contra o São Caetano, mas foi poupada porque estava com uma virose.

vôlei Hooker Osasco x Mackenzie (Foto: João Pires / Vipcomm)Destinee Hooker, a outra estreante do Osasco (Foto: João Pires / Vipcomm)
 
FONTE:

Estádio já tem capacidade para mais de 6 mil lugares. A previsão é que em janeiro comece a implantação do anel inferior das arquibandadas

Por Anderson Silva Manaus
 
A Arena da Amazônia, estádio que será palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, em Manaus, está com 30% das obras concluídas e dentro do prazo estipulado. O balanço foi feito nesta quarta-feira, pelo Governo do Estado e Unidade Gestora do Projeto Copa de 2014 (UGP). A previsão é que o anel da arquibancada inferior comece a ser implantado em janeiro de 2012.

Obras da Arena da Amazônia (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)Arena da Amazônia já possui mais de 6 mil lugares (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)
 
De acordo com coordenador da UGP, Miguel Capobiango, a construção da metade das arquibancadas, do lado inferior do lado leste - voltada para avenida Constantino Nery - estão praticamente concluídas e suportam mais de seis mil torcedores.

Com a fixação de 2.600 estacas que darão estabilidade ao estádio, os operários já início a execução dos blocos de sustentação de toda a estrutura. Além disso, os pré-moldados que servem de base para o restante das arquibancadas estão prontos para serem montadas.

- A parte leste inferior das arquibancadas está pronta. Temos a capacidade de mais de seis mil torcedores - indica Miguel Capobiango.

A Arena da Amazônia está sendo construída desde julho de 2010 e tem as obras aceleradas devido ao clima de chuva do inverno amazônico, que começa em dezembro e vai até abril, e pode atrapalhar o andamento das obras.
- Estamos trabalhando absolutamente dentro do nosso cronograma. Com as chuvas, que podem ocorrer, temos adiantadas as fundações. Apenas nos dias quando tivermos que erguer lajes e exigir uma programação maior precisaremos dar uma velocidade maior, podendo ter mais turnos - disse o gestor da UGP.

Obras da Arena da Amazônia (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)Estacas que suportarão a estrutura da Arena da Amazônia (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)
 
Vivenciando os trabalhos a cada dia, o secretário de esportes do Estado, Júlio César Soares, comentou que as dificuldades vividas no andamento das obras e não descartou novas.

- Se essa parte foi difícil, as outras serão muito mais. Temos que estruturar e ter o máximo de preocupação com a segurança do anel da arquibancada inferior, que já começa a ser implantada em janeiro. E mais ainda com complexidade da construção dos pisos superiores - explica o secretário.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2011/12/em-manaus-arena-da-amazonia-ja-tem-30-das-obras-concluidas.html

Bernardinho poupa Venturini, e Rio vence a primeira na Superliga

Com dores nos joelhos, levantadora e capitã deu lugar a Roberta na partida, em casa, contra o São Caetano. Time heptacampeão venceu por 3 sets a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Depois do tropeço na estreia, o Rio de Janeiro, heptacampeão, conseguiu se reerguer e conquistou a primeira vitória na Superliga feminina 2011/2012. O time comandado por Bernardinho derrotou, em casa, o São Caetano por 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 25/23 e 25/19. O treinador poupou a levantadora e capitã, Fernanda Venturini, que sentia dores nos joelhos. Na primeira rodada, a equipe perdeu para o Sesi-SP da também levantadora Dani Lins, ex-Rio.

Vôlei Superliga Mari no jogo Rio de Janeiro x São Caetano  (Foto: Maurício Val / Vipcomm)Mari foi substituída no terceiro set (Foto: Maurício Val / Vipcomm)
 
Fernanda, de 41 anos, voltou a jogar nesta temporada, após um longo período longe das quadras. A ideia de Bernardinho, seu marido e treinador, é fazer um revezamento entre as levantadoras durante a Superliga.

- Estou aprendendo muito com a regularidade da Fernanda, a maneira como ela se comporta, a tranquilidade que passa em quadra. Entrei no Tijuca com um friozinho na barriga, mas já passou no primeiro saque. E a vontade de estar ali, jogando, era muito maior - contou Roberta.

A ponteira Mari, uma das maiores armas da equipe, jogou os dois primeiros sets, mas ficou no banco durante o terceiro. Ela marcou cinco pontos, assim como Roberta. A maior pontuadora da partida foi Sheilla, com 15. O troféu de melhor em quadra ficou com a líbero Fabi.

- O São Caetano é um time muito jovem. Já sabíamos que íamos ouvir falar muito desta equipe. Elas estão muito motivadas. Depois de uma estreia ruim, esse resultado foi muito positivo para a nossa equipe. Jogamos muito abaixo no primeiro jogo, depois de uma enorme expectativa criada em torno do nosso time. Ficamos tristes e só havia uma forma de resolver a nossa insatisfação, que era treinando. Treinamos no dia seguinte, todas dispostas a isso e o time inteiro mobilizado em busca de melhorar. Conseguimos - disse Fabi.
Vôlei Superliga Bernardinho no jogo Rio de Janeiro x São Caetano  (Foto: Maurício Val / Vipcomm)Bernardinho orienta a equipe do Rio de Janeiro
(Foto: Maurício Val / Vipcomm)
 
No primeiro set, uma vitória relativamente tranquila, mas com alguns puxões de orelha. Como após um erro de Mari na recepção. No segundo, o treinador, sempre tenso, voltou a ver seu time errar bolas bobas. A equipe desperdiçou um set point, mas conseguiu fechar em 25 a 23.
Bernardinho enfim teve um quê de tranquilidade no ginásio do Tijuca Tênis Clube. Com três pontos seguidos de bloqueio – dois de Juciely e um de Regiane -, o Rio abriu 18 a 11. Afiada, a dupla marcou 24 pontos na partida. Juciely levou o time ao match point em 24 a 18, mas depois sacou para fora. Amanda foi bloqueada, mas Sheilla fechou a tampa: 25 a 18.

Lutando por Jobson, Dr. Hallal afirma: "Sem conjunto, não solução para ninguém"

Mèdico, psicanalista e torcedor do Botafogo, ele trabalha para recuperar o jogador e espera fazer o que não teve a chance de realizar com Garrincha

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
Botafoguense e pai de quatro filhos, como gosta de se apresentar, Roberto Curi Hallal, de 68 anos, tem um papel importante na vida de um jogador especial para a torcida alvinegra: Jobson. Ele é o responsável pelo tratamento a que o jogador vem sendo submetido, depois de inúmeros problemas de comportamento, que começaram em 2009, quando foi pego no exame antidoping por crack.

Formado em Medicina, em Pelotas, e Psicanálise, na Argentina, Roberto trabalha com projetos sociais. Ele viajou segunda-feira para Juá, no interior do Ceará, onde ficará até domingo cuidando do Instituto Oziris Pontes. Por telefone, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, mostrou preocupação com a forma como são conduzidos os vários tipos de relacionamento dentro dos clubes de futebol.

- Essa relação é muito primitiva. Vem dos dirigentes, desde lá de cima até o menor. E eles se copiam - afirmou Roberto, que sequer queria ter seu nome revelado antes de perceber que o fato seria inevitável. - Disseram que seria muito difícil.

Sobre Jobson, por questões éticas, ele não se manifestou especificamente para explicar o tratamento. Preocupado com as mazelas do ser humano, Roberto poderá ajudar mais um. Como queria ter feito quando conheceu Garrincha.

- Quem sabe o destino está me dando uma nova oportunidade - comentou Roberto, que se apaixonou pelo Botafogo ouvindo rádio no Rio Grande do Sul, aos seis anos de idade. - Entre não fazer nada e fazer alguma coisa, vou sempre fazer alguma coisa.

GLOBOESPORTE.COM: O senhor não é carioca, como passou a torcer pelo Botafogo?

ROBERTO CURI HALLAL: Desde criança. Até hoje, sigo o Botafogo, como faço com as minhas grandes paixões. Em todos os sentidos na história do clube, vou ajudar onde eu possa me sentir útil. Por outro lado, dedico a minha vida a projetos sociais. Ela me deu muito mais do que eu merecia. Esse excesso é que tento devolver com trabalhos em vários países.

Como é o tratamento do Jobson?É importante ter uma relação de confiabilidade construída. Na hora em que estou conseguindo, não vou permitir que nenhum deslize interfira no futuro das pessoas, inclusive no meu. Nunca prometo algo que não possa cumprir. Por isso, o sigilo é importante na vida.

Mas o Jobson tem jeito?
As condições de previsibilidade na vida são difíceis de fazer. Depende da construção dos envolvidos. Decidimos fazer essa entrevista com pontos positivos para nós dois. Se não houver um conjunto, não há boa solução para ninguém. É uma construção permanente. Não tenho como responder pelo futuro. Sou um profeta do passado. É possível introduzir variáveis positivas e negativas, pode trazer surpresas, passar a ter a capacidade de despertar novidades positivas. A gente tem a tendência a pensar que o pobre, o iletrado é burro. Se pararmos para pensar, o desportista com êxito é uma pessoa inteligente. O problema é que quando alguém quer te atacar, recorre ao pior e o exalta em detrimento das melhores coisas que ninguém ajudou a desenvolver.

Como torcedor, o senhor sofria com a situação do Jobson? Afinal, por enquanto, ainda é um talento desperdiçado.
É difícil eu ter pena de alguém. A última coisa que você deve sentir é pena. Se eu tenho pena, estou me sentindo superior a ele. É preciso o mínimo de critério para avaliar alguém que é bom no que faz. Infelizmente, figuras públicas não são respeitadas como pessoas. Só se explora o que tem de pior. Existe muita inveja e ciúme. Vivemos num país em que pobres sonham que seu filho seja jogador e a filha, modelo, pois supões que assim sejam salvos da miséria. Os seres humanos são frágeis e profundamente capazes. Apesar de tudo, da guerra, da destruição, consegue sobreviver como espécie. Precisamos nos ajudar em forma de um coletivo e atendermos quem necessita.

O senhor já trabalhou com esporte? Acha essa experiência importante num momento como esse?


Estudei medicina durante seis anos e psicanálise outros seis. Compreendo lições. Não é diferente de qualquer outro conjunto humano. São estereótipos. Nesse nível, não aprofundam questões muito sérias. Há grupos que não são grupos, lideranças, na maioria, são negativas. Os dirigentes não estão a serviço dos atletas. Isso interfere nas equipes, que deixam de ser amadoras para se tornarem profissionais com fracassos. É tanta gente misturada, com interesses misturados. A última coisa que existe é manter a pureza da paixão para beneficiar o esporte. Muitas vezes são palcos para encenarmos o que há de pior, são muitos mitos, desprezados que sofrem depressão e ninguém dá bola. Há atletas que não são aproveitados no futebol e se perdem. Um treinador inábil, grosseiro, sem nenhum valor e no qual o clube segue apostando. Até os atletas vão contra por se sentirem maltratados e desrespeitados. Outros, já são capazes de se identificarem com a dor do atleta.

Pelo que entendi, o senhor considera errado o modo como as relações no futebol são conduzidas.


Ele deixa a desejar. Não seria um equívoco. É o modo de funcionar. O que o Barcelona tem de diferente? Eles estão investindo nos meninos desde os seis anos, formando seres humanos e não jogadores de futebol. Aqui, descartamos um jogador apaixonado pelo clube, que não queria ser vendido, sem que ele seja consultado. Isso deprime. Se você fizer isso na sua casa, como ficarão as pessoas queridas? O que vai acontecer?

Como isso poderia se enquadrar no futebol?

Na avaliação não se acredita em causa e efeito. É o conjunto que determina que alguém seja o que é. Um jogador hoje é contratado por uma empresa, não por um clube. Às vezes, numa negociata ou jogada de marketing, nem sempre pensando em melhorar a equipe. Vem a peso de ouro enquanto outros que recebem um salário menos se esforçam mais. Isso gera uma desigualdade social que deixa marcas e cicatrizes. É complexo pensar no esporte, enunciando variáveis de injustiças que nem sempre são nomeadas dentro de uma equipe. Às vezes perdem por isso, mas é difícil ganhar com isso.

E existe alguma maneira de se prevenir com relação a isso?

Os cuidados que se deve ter são com vulnerabilidade e competências. É preciso avaliar antes de investir em qualquer pessoa, seja com namoro, negócio ou qualquer escolha que se faça na vida. Conheço esporte. Quando olho meu time, vejo corpo mole ou alguém mandando errado, sei que não vai dar certo.

Mas o senhor não acha que no futebol é mais difícil fazer isso pelo volume de dinheiro envolvido?

Tem gente com uma vida favorável na adolescência e que só faz bobagem na vida adulta e aquele profundamente pobre, o pouco favorecido, agarra a chance com os pés e mãos. Não podemos imaginar esses protótipos, quem é isso vai ser aquilo. É um grande engodo. Você não pode poupar que seus filhos sofram, nem que eles se voltem contra ti. Se ele for minimamente amado, acolhido, as chances de ser menos vulnerável são maiores. Mas aquele desfavorecido na infância pode encontrar uma mulher que lhe ofereça os cuidados que não tinha e ser feliz. Outros acordam para encher a linguiça do resto da vida, pois não tem o que construir. Já fizeram por ele. Os elementos que fazem pensar a construção da vida do ser humano são imprevisíveis.

O senhor ainda acompanha os jogos no estádio?

Não vou mais com tanta frequência, mas sou um apaixonado pelas coisas do Botafogo. Sempre penso no Botafogo e me dedico a ele.

Teve a chance de ver o Garrincha jogar ao vivo?


Vi sim e o conheci em visita ao Rio, quando fui a General Severiano. Conversamos muito. Isso foi em 1964, quando ainda estudava medicina. Depois, eu o encontrei novamente depois que voltei da Argentina, já formado em psicanálise. Um sonho meu era poder ter ajudado o Garrincha. Já sofria com um grave alcoolismo. Com o conhecimento que tenho, talvez. Com os meios pelos quais o procurei, não fui feliz na receptividade e não houve o contato que eu esperava.

Mas agora o senhor pode ajudar alguém parecido com o Garrincha fora de campo.


Quem sabe o destino está me dando mais uma oportunidade. Mas acho também que a situação do Garrincha já era mais complicada e ele não queria mais.

O Jobson parece que quer. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, ele disse que será a última chance dele, porque essa ele vai agarrar.


Isso é importantíssimo. Se você não puder realizar seu sonho, só vai viver de pesadelos. É muito triste para um jovem. Eles precisam seguir sonhando. Isso deve ser um compromisso político.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/12/lutando-por-jobson-dr-hallal-afirma-sem-conjunto-nao-solucao-para-ninguem.html

Guarani-MG volta ao trabalho nesta quarta-feira

O time comandado por Gian Rodrigues tem novos atletas que serão apresentados hojePor Cleber Corrêa Divinópolis, MG

 
O último compromisso do Guarani-MG, de Divinópolis, foi a disputa pela Taça Minas Gerais. O time chegou à semifinal, mas deixou a competição depois de perder para o Boa Esporte.

Guarani-MG x Boa, na semifinal da Taça Minas (Foto: Rafael Moreira/GLOBOESPORTE.COM)Último compromisso do Guarani foi a Taça Minas
(Foto: Rafael Moreira/GLOBOESPORTE.COM)
 
Nesta quarta-feira serão apresentados alguns jogadores que vão defender o time no Campeonato Mineiro de 2012.

O técnico Gian Rodrigues ganhou três reforços.
O lateral esquerdo Tita, que estava no América de Natal, é um deles. Tita tem 33 anos e passou por clubes como Figueirense e Atlético-PR.
O time do centro-oeste também acertou a contratação do atacante Ely Thadeu. O jogador disputou o Campeonato Mineiro pelo Democrata, de Governador Valadares, em 2007. O atacante se destacou também atuando pelo Vasco- RJ, onde conquistou títulos importantes jogando ao lado de Romário.
Quem também será apresentado hoje é o zagueiro Alexandre Zacarias, de 26 anos. Ele  jogou pelo Paulista de Jundiaí e na Ponte Preta. Segundo o diretor de futebol do Guarani, Renato Montak, até o fim do ano novos jogadores vão ser contratados.

Quem deixa o clube
O atacante Robert, que marcou sete gols na Taça Minas Gerais, não renovou o contrato e deve acertar com Nacional de Nova Serrana ou com Boa Esporte de Varginha.
O volante Hernani, o meia Robertinho e o lateral direito Rafael também estão liberados para negociar com outros clubes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2011/12/guarani-mg-volta-ao-trabalho-nesta-quarta-feira.html

Férias coletivas da CBF irritam clubes brasileiros

DE PRIMA
Publicada em 13/12/2011 às 09:40
São Paulo (SP)
 
Apesar de ser neste ano um pouco mais cedo, as férias coletivas da CBF, que iniciam-se nesta terça-feira, seguem inomodando os clubes. Dirigentes e advogados dizem que perdem negócios por causa disso e que o sistema atual de transferência de jogadores online é tão simples que poderia ser tocado por poucos funcionários.

Leia

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/de-prima/Ferias-coletivas-CBF-irrita-brasileiros_0_607739381.html

Botafogo fecha parceria com time dos EUA e terá futebol feminino

Glorioso já tem dois nomes confirmados na equipe da próxima temporada. Confira!
 
Boa nova para as boleiras! O Botafogo fechou  parceria com o Team Chicago, dos EUA, e em 2012 terá time de futebol feminino. Nomes como o de Juliana Regina, que esteve na seleção brasileira sub-17 e já foi campeã de um torneio na Irlanda do Norte, e Nicole Medeiros, que participou da Copa do Mundo sub-17 em 2010, em Trinidad Tobago, e foi convocada para o período de treinamentos para o Sul-Americano da categoria, já estão confirmados na equipe. O técnico será Alexandre Mathias, campeão mundial militar de futebol feminino em 2009 e campeão mundial de futebol social em 2010.

Siga o Futebol para Meninas no Twitter: @futebolmeninas

O convênio foi uma ideia do presidente do clube, Maurício Assumpção. Segundo o site oficial do Glorioso, o objetivo principal é capacitar jovens, no aspecto técnico e também cultural, já que o Chicago convoca algumas atletas para atuar  exterior, inclusive, dando bolsas de estudo para que elas possam estudar e jogar por universidades americanas.

As botafoguenses irão treinar na CDA, Comissão de Desportos da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, e no GAP, na Avenida Brasil, em Benfica. As atletas interessadas em integrar a equipe deverão entrar em contato através dos telefones 21 7858-2249 ou 21 81197010 e pelo e-mail futebolfeminino@globo.com para agendar testes.

FONTE:
http://www.futebolparameninas.com.br/2011/12/13/botafogo-fecha-parceria-com-time-dos-eua-e-tera-futebol-feminino/

Zagueiro Brinner é anunciado oficialmente pelo Botafogo

Defensor de 24 anos assinou contrato por quatro temporadas

Brinner do Botafogo Brinner disputou a Série B de 2011 pelo Paraná (Foto: Site oficial do Botafogo)
 
LANCEPRESS!
Publicada em 13/12/2011 às 22:36
Rio de Janeiro (RJ)
 
De pré-contrato assinado com o Botafogo desde sábado, o zagueiro Brinner, de 24 anos, foi anunciado oficialmente nesta terça-feira como o primeiro reforço do Botafogo para 2012. O defensor firmou vínculo de quatro anos com o Glorioso, até o fim de 2015. Pela noite, o jogador esteve na sede de General Severiano, foi aprovado em exames médicos e posou para foto com a camisa do clube.

- Estou muito feliz com o acerto. Vou realizar um sonho em jogar em um grande centro. Ainda mais no Botafogo, clube em que jogou Alemão, volante da minha terra natal, e, claro, não posso esquecer de craques como Garrincha e Nilton Santos - disse Brinner ao site oficial do Botafogo.

Existia a possibilidade de o acerto sair apenas na quarta-feira, já que um entrave contratual apareceu de última hora, mas tudo ficou resolvido. O Botafogo comprou 100% dos direitos do atleta, que vai se juntar ao elenco já no primeiro dia de pré-temporada, em 4 de janeiro.

Brinner se destacou pelo Paraná em 2011, quando foi capitão do time na Série B. A equipe lutou para não ser rebaixada até a última rodada, mas o zagueiro se saiu bem na campanha. Agora, o elenco conta com quatro nomes para a defesa. Antônio Carlos tem contrato até junho de 2014, Gustavo até o fim de 2012, e Fábio Ferreira deve ter o contrato renovado nos próximos dias.

Ficha Técnica

Nome: Brinner Henrique Santos Souza
Data de Nascimento: 16/07/1987
Local: Lavras (MG)
Altura: 1,89m
Peso: 78kg
Clubes: Fabril (MG), Tupi (MG), São Raimundo (AM), Cianorte (PR) e Paraná (PR)

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/botafogo/Brinner-anunciado-oficialmente-Botafogo_0_608339347.html

Bernardinho poupa Venturini, e Rio vence a primeira na Superliga

Com dores nos joelhos, levantadora e capitã deu lugar a Roberta na partida, em casa, contra o São Caetano. Time heptacampeão venceu por 3 sets a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Depois do tropeço na estreia, o Rio de Janeiro, heptacampeão, conseguiu se reerguer e conquistou a primeira vitória na Superliga feminina 2011/2012. O time comandado por Bernardinho derrotou, em casa, o São Caetano por 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 25/23 e 25/19. O treinador poupou a levantadora e capitã, Fernanda Venturini, que sentia dores nos joelhos. Na primeira rodada, a equipe perdeu para o Sesi-SP da também levantadora Dani Lins, ex-Rio.

Vôlei Superliga Mari no jogo Rio de Janeiro x São Caetano  (Foto: Maurício Val / Vipcomm)Mari foi substituída no terceiro set (Foto: Maurício Val / Vipcomm)
 
Fernanda, de 41 anos, voltou a jogar nesta temporada, após um longo período longe das quadras. A ideia de Bernardinho, seu marido e treinador, é fazer um revezamento entre as levantadoras durante a Superliga.

- Estou aprendendo muito com a regularidade da Fernanda, a maneira como ela se comporta, a tranquilidade que passa em quadra. Entrei no Tijuca com um friozinho na barriga, mas já passou no primeiro saque. E a vontade de estar ali, jogando, era muito maior - contou Roberta.

A ponteira Mari, uma das maiores armas da equipe, jogou os dois primeiros sets, mas ficou no banco durante o terceiro. Ela marcou cinco pontos, assim como Roberta. A maior pontuadora da partida foi Sheilla, com 15. O troféu de melhor em quadra ficou com a líbero Fabi.

- O São Caetano é um time muito jovem. Já sabíamos que íamos ouvir falar muito desta equipe. Elas estão muito motivadas. Depois de uma estreia ruim, esse resultado foi muito positivo para a nossa equipe. Jogamos muito abaixo no primeiro jogo, depois de uma enorme expectativa criada em torno do nosso time. Ficamos tristes e só havia uma forma de resolver a nossa insatisfação, que era treinando. Treinamos no dia seguinte, todas dispostas a isso e o time inteiro mobilizado em busca de melhorar. Conseguimos - disse Fabi.
Vôlei Superliga Bernardinho no jogo Rio de Janeiro x São Caetano  (Foto: Maurício Val / Vipcomm)Bernardinho orienta a equipe do Rio de Janeiro
(Foto: Maurício Val / Vipcomm)
 
No primeiro set, uma vitória relativamente tranquila, mas com alguns puxões de orelha. Como após um erro de Mari na recepção. No segundo, o treinador, sempre tenso, voltou a ver seu time errar bolas bobas. A equipe desperdiçou um set point, mas conseguiu fechar em 25 a 23.

Bernardinho enfim teve um quê de tranquilidade no ginásio do Tijuca Tênis Clube. Com três pontos seguidos de bloqueio – dois de Juciely e um de Regiane -, o Rio abriu 18 a 11. Afiada, a dupla marcou 24 pontos na partida. Juciely levou o time ao match point em 24 a 18, mas depois sacou para fora. Amanda foi bloqueada, mas Sheilla fechou a tampa: 25 a 18.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/12/com-fernanda-venturini-no-banco-rio-vence-primeira-na-superliga1.html

Brasileirão Sub-20: Botafogo se classifica à segunda fase no sorteio

Alvinegro empata com o Grêmio por 0 a 0 e termina igual ao rival em todos os critérios. Papelzinho do Glorioso é pescado em saco plástico

Por GLOBOESPORTE.COM Santa Rosa, RS
 
Campeonato Brasileiro Sub-20 (Foto: Divulgação/Federação Gaúcha de Futebol)Campeonato Brasileiro Sub-20 2011
(Foto: Divulgação/Federação Gaúcha de Futebol)
 
Uma situação inusitada marcou a última rodada do Grupo 4 do Brasileirão Sub-20, nesta terça-feira, em Santa Rosa, Rio Grande do Sul. Botafogo e Grêmio empataram por 0 a 0 e, com o resultado, terminaram suas participações com campanhas idênticas: seis pontos, com quatro gols marcados e três gols sofridos. Os clubes empataram até mesmo no número de cartões amarelos, último critério técnico para resolver o vencedor, e o desempate teve de ser feito num sorteio.

Dois papeizinhos com os nomes dos clubes foram colocados num saco plástico. O Botafogo teve mais sorte e se classificou. A outra vaga do grupo ficou com o Santos, que folgou na última rodada mas acabou em primeiro lugar, com sete pontos. Atlético-GO e Avaí fizeram a outra partida desta terça no Grupo 4, com vitória dos goianos por 3 a 1. Ambos estão eliminados.

Nas quartas de final, o Botafogo vai encarar o Vitória, enquanto o Santos terá pela frente o Coritiba.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-sub-20/noticia/2011/12/brasileirao-sub-20-botafogo-se-classifica-segunda-fase-no-sorteio.html