domingo, 4 de dezembro de 2011

Impiedoso!

Mirim goleia o Vasco e termina o Troféu Zagallo em segundo lugar
 
Os jogadores agradeceram e comemoraram muito a goleada sobre o Vasco (Crédito: Luana Motta)Os jogadores agradeceram e comemoraram muito a goleada sobre o Vasco (Crédito: Luana Motta)

Espetacular! Foi assim que o mirim do Botafogo goleou o Vasco por 4 a 1 neste domingo. A partida foi disputada na casa do adversário, em Itaguaí pela última rodada do Troféu Zagallo. Os gols foram marcados por Lucas César, Galdino, Pablo e Jordan. Com a vitória, o Glorioso foi vice-campeão da competição.

Logo aos três minutos da primeira etapa o Botafogo chegou com perigo em cobrança de falta de Jordan. Aos nove, Matheus cobrou falta na cabeça de Lucas César e o zagueiro subiu sozinho para fazer 1 a 0 Fogão! Aos 15 minutos, novamente Matheus iniciou a jogada do gol. O capitão alvinegro lançou para Alexandre que cruzou rasteiro para Galdino tocar na saída do goleiro e fazer o segundo do Glorioso.

Dominando completamente a primeira etapa, o Botafogo chegou ao terceiro gol aos 20 minutos com Pablo. O atacante aproveitou que o zagueiro cruzmaltino saiu jogando errado, dominou a bola, deu um lindo drible no adversário e chutou colocado no canto direito do goleiro. Um golaço!  O quarto gol veio aos 23 minutos. Após linda troca de passes do Botafogo, Alexandre cruzou na cabeça de Jordan e o camisa 5 completou livre para o gol. A goleada se construiu ainda no primeiro tempo.

Precisando vencer, o Vasco partiu para o ataque na segunda etapa e diminuiu com um minuto em cobrança de falta. Aos 11, Matheus cruzou e a bola quase entrou direto. Um minuto depois Alexandre fez uma linda jogada, chutou e o goleiro evitou mais um golaço alvinegro.

Dono do jogo, o Glorioso quase fez o quinto aos 24 minutos. Alexandre adiantou a bola, invadiu a área, tentou driblar o goleiro, mas o camisa 1 evitou mais um gol.

Com a vitória praticamente garantida, a garotada alvinegra passou a administrar a partida e quando o juiz apitou o fim do jogo comemorou muito a goleada e segundo lugar na competição! Parabéns Botafogo!

O Botafogo foi a campo com a seguinte formação: William Valério, Diamantino (Guga), Luiz Fernando (Lucas Souza), Caio Marcelo (Vinicius), Lucas César (M. Vinicius), Alexandre (André), Matheus (Diego Souza), Jordan (Maradona), Pablo (Amilcar), Galdino (Davi) e André Fernandes (Ramon). Téc.: Mauricio de Souza.

Luana Motta


FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/mirim+goleia+o+vasco+e+termina+o+trofeu+zagallo+em+segundo+lugar.asp

GARFADO ATÉ NA ÚLTIMA RODADA, BOTAFOGO EMPATA E É 9º

A vitória não veio, mas o torcedor viu um Botafogo determinado e superior ao adversário do início ao fim, não vencendo apenas por defesas de Diego Cavalieri e erros de arbitragem. Após o empate em 1 a 1 com o Fluminense, neste domingo, no Estádio Raulino de Oliveira, o Glorioso termina o Campeonato Brasileiro na nona colocação, com 56 pontos e com uma vaga na Sul-Americana de 2012.

No início, pareceu que o panorama de jogos anteriores se repetiria. O Botafogo começou bem, teve uma chance logo no primeiro minuto, com Maicosuel cruzando para Loco Abreu cabecear por cima, mas levou um gol. Aos 4, Diguinho achou Fred na área para marcar.

Desta vez, porém, a resposta foi rápida. Após bela troca de passes e corta-luz de Elkeson, Felipe Menezes driblou seu marcador e bateu forte de esquerda para empatar, aos 11.

O domínio voltou a ser alvinegro, que poderia ter virado aos 13. Maicosuel fez grande jogada pela esquerda, limpou o lance e bateu colocado, rente à trave direita.

Quem também aparecia bem era Elkeson, com velocidade e buscando o drible. Aos 18, ele cobrou falta, a bola bateu na barreira e sobrou para Felipe Menezes finalizar. Diego Cavalieri afastou.

O Fluminense ameaçou apenas em finalização de Marquinho para fora, de novo após jogada de Diguinho pela esquerda. Já o Botafogo quase fez o segundo, aos 29, com Gustavo, que cabeceou rente à trave, e viu Loco Abreu pedir pênalti de Elivélton, que cortou finalização com o braço.

No segundo tempo, o Botafogo se manteve melhor e criou boas chances. Felipe Menezes arriscou de fora e mandou por cima a primeira. Do outro lado, na única oportunidade, Fred ficou livre e errou passe para Matheus Carvalho.

Começou, então, a pressão do Botafogo. Loco Abreu teve chance e finalizou à queima-roupa, Diego Cavalieri conseguiu afastar, aos 9; Marcelo Mattos bateu de longe, a bola desviou e saiu por cima; Elkeson tentou de cabeça e quase fez; Maicosuel arrancou pela direita e soltou a bomba, Cavalieri espalmou.

Caio entrou e, em seu primeiro lance, aos 19, fez o que seria o gol da virada, de cabeça, após escanteio da direita. Seria, pois o assistente anulou, alegando uma improvável curva por fora.

O mesmo assistente anulou também gol de Loco Abreu, aos 25, alegando impedimento, acertadamente, e ignorou toque de Elivélton com o braço após cruzamento de Alessandro, gerando revolta no lateral.

Após uma sequência de faltas do Fluminense, algumas delas mais fortes, enfim Valencia foi expulso, aos 31, após carrinho por trás em Maicosuel. Contudo, pouco depois o árbitro deixou de dar pênalti claro de Carlinhos em Caio.

Jogando como time pequeno, o Fluminense apenas se defendia, fazendo faltas e cera. Aos 42, Fábio Ferreira finalizou e Carlinhos bloqueou, com as duas mãos. Outro pênalti ignorado. Na sobra, Loco Abreu soltou uma bomba e Diego Cavalieri fez um milagre. Faltou sorte. Que ela venha em 2012!

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 FLUMINENSE
Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data/hora: 4/12/2011 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Antônio de Carvalho Schneider (RJ)
Assistentes: Luiz Muniz de Oliveira (RJ) e Rodrigo Henrique Corrêa (RJ)
Renda/Público:  R$ 102.420 / 4.790 pagantes
Cartões amarelos: Elkeson, Felipe Menezes, Marcelo Matos e Thiago Galhardo (BOT); Diguinho, Marquinho e Valencia (FLU)
Cartões vermelhos: Valencia (FLU)
GOLS: Fred, 4'/1ºT (0-1); Felipe Menezes, 11'/1ºT (1-1)

BOTAFOGO: Jefferson, Alessandro, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos (Alex, 37'/2ºT), Renato, Felipe Menezes (Thiago Galhardo, 37'/2ºT), Maicosuel e Elkeson (Caio, 18'/2ºT); Loco Abreu. Técnico: Flavio Tenius.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Mariano, Elivélton, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Marquinho (Diogo, 33'/2ºT) e Deco (Lanzini,  19'/2ºT); Rafael Sobis (Matheus Carvalho, intervalo) e Fred. Técnico: Leomir.

FONTE:

Quenianos dominam a 13ª Volta Internacional da Pampulha, em BH

Barnabas Kiplagat Kosgei conquista o bi no masculino, enquanto a compatriota Nancy Kipron é tri na prova mineira. Brasileiros vão ao pódio

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
 
Pontualmente às 8h (horário de Brasília) deste domingo, com o tempo nublado, temperatura de 22ºC e umidade do ar de 65%, 13 mil corredores largaram para os 17,8 km da 13ª edição da Volta Internacional da Pampulha, evento que abriu o Verão Espetacular 2011/12 e foi transmitido ao vivo pelo GLOBOESPORTE.COM. No fim, só deu Quênia: vencedor de 2010, Barnabas Kiplagat Kosgei conquistou o bicampeonato no masculino, enquanto a sua compatriota Nancy Kipron sagrou-se tricampeã da prova mineira. (Veja os melhores momentos da prova no vídeo acima).

No início da disputa masculina, Miguel Luciano e Antônio Ferreira da Silva, ambos do Cruzeiro, serviram como coelhos da prova e dispararam na ponta nos primeiros três quilômetros, mas logo foram engolidos pelos demais corredores da elite. Aí foi a vez de Giovani dos Santos assumir a ponta do pelotão de elite, à frente dos africanos e dos demais brasileiros.
A partir daí, 12 corredores passaram a ocupar o pelotão da frente e se revezaram na liderança.

largada da corrida da Volta da Pampulha  (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Recorde de inscritos: 13 mil largaram para a Volta da Pampulha 2011 (Foto: Luisa Prochnik / GE.com)
Em meio a tantas feras, os milhares de corredores amadores deram um colorido especial à prova, com fantasias, cartazes e muito bom humor. Até um cachorrinho acompanhou por um bom tempo o pelotão de elite, passando pelos belos pontos turísticos às margens da Lagoa da Pampulha, muitos deles com arquitetura de Oscar Niemeyer e paisagismo de Burle Marx.
Metro a metro, o pelotão da frente foi ficando cada vez mais enxuto e os verdadeiros candidatos à vitória foram se destacando. Na metade da prova, oito corredores ainda brigavam: três quenianos, um tanzaniano e quatro brasileiros. O grupo foi liderado por alguns quilômetros por José Márcio Leão, do Cruzeiro.
Tentando manter uma média de no máximo três minutos por quilômetro, o pelotão de elite desgarrou com apenas seis corredores na briga pela vitória, a partir do 12º quilômetro: um queniano, um tanzaniano e quatro brasileiros, com a liderança de Paulo Roberto de Almeida Paula.

No quilômetro final, dois brasileiros contra um queniano correndo a uma velocidade de 21 km/h disputaram passada a passada. E deu Quênia pela quarta vez seguida. Num sprint sensacional nos últimos metros, Barnabas Kipilagat Kosgei assumiu a liderança e conquistou o bicampeonato com o tempo de 53m09s. Os brasileiros Damião Ancelmo de Souza, em segundo, e Paulo Roberto de Almeida Paula, em terceiro, chegaram logo atrás. Foi a oitava vitória queniana na prova masculina contra apenas cinco dos brasileiros. O brasileiro Giomar Pereira da Silva e o tanzaniano Nelson Priva Mbuya completaram o pódio.
“No ano passado, a gente já tinha visto essa disputa no fim e esse ano foi ainda mais emocionante. Tentamos abrir no início da prova para eliminar os quenianos, mas ele (Barnabas Kosgei) surpreendeu a gente na chegada, é um corredor muito forte”, admitiu Damião, o melhor brasileiro na prova pelo segundo ano consecutivo.

Queniana vence com boa vantagem
No feminino, a queniana Nancy Kipron, que já havia vencido os 10k no Rio de Janeiro no mês passado, correu sozinha os quilômetros finais e chegou ao tricampeonato da prova (2011, 2008 e 2007), com o tempo de 1h02m41s.

Foi a sexta vitória do Quênia, sendo a quinta seguida, contra sete das brasileiras. Completaram o pódio, a brasileira Sueli Pereira Silva, a queniana Jacklyne Chemwek, a brasileira Tatiele Carvalho, repetindo quarto lugar de 2010, e a brasileira Marili dos Santos.

 FONTE:h

http://globoesporte.globo.com/programas/verao-espetacular/noticia/2011/12/quenia-domina-13-volta-internacional-da-pampulha.html

Nadal vira sobre Del Potro e sela o penta da Espanha na Copa Davis

Número 2 do mundo alcança marca de 20 vitórias seguidas na competição

Por GLOBOESPORTE.COM Sevilha, Espanha
 
Rafael Nadal tênis Copa Davis Espanha final (Foto: AP)Nadal vibra na vitória deste domingo (Foto: AP)
 
O favoritismo era dele, invicto no saibro em jogos de Copa Davis e com 19 vitórias seguidas defendendo o país. Jogando em casa, Rafael Nadal demorou a controlar os nervos - e seus forehands -, mas não decepcionou. Acordou no segundo set, derrotou o argentino Juan Martín del Potro por 3 sets a 1 e selou o quinto título da Espanha na Copa Davis.

Por 1/6, 6/4, 6/1 e 7/6(0), em 4h08m, Nadal deixou o placar da série melhor de cinco em 3 a 1. Ele mesmo marcou o primeiro ponto ao derrotar Juan Mónaco, na sexta-feira. Em seguida, David Ferrer ampliou a vantagem espanhola ao bater Del Potro por 3 sets a 2 em um jogo de quase 5h de duração. No sábado, David Nalbandian e Eduardo Schwank mantiveram a Argentina viva ao vencerem o jogo de duplas diante de Fernando Verdasco e Feliciano López.

Para Nadal, o triunfo deste domingo significa sua 20ª vitória seguida na Davis, além de sua quarta taça na competição. O atual número 2 do mundo fez parte de times espanhóis que triunfaram em campanhas da Davis em 2004, 2008, 2009 e 2011. O único título do país sem sua presença veio em 2000 - Alex Corretja, Juan Carlos Ferrero e Albert Costa eram as estrelas do time.

Com tanta coisa em jogo, os primeiros pontos foram nervosos. No primeiro game, Del Potro cedeu a quebra ao cometer duas duplas faltas seguidas. No segundo, porém, foi a vez de Nadal cometer três erros bobos e colocar o rival novamente no jogo. O espanhol seguiu errando mais do que o normal, e o argentino quebrou novamente para abrir 3/1.
Del Potro fez a diferença nos pontos importantes. Salvou break points no quinto e no sétimo games, enquanto Nadal não conseguiu o mesmo quando sacou. O número 2 do mundo, aliás, nem confirmou o serviço no primeiro set. O resultado foi um demorado 6/1 (1h03m) para o visitante.

Juan Martín del Potro tênis Copa Davis Argentina final (Foto: AP)Del Potro lutou o quanto pôde, mas não conseguiu
derrotar Rafael Nadal no saibro (Foto: AP)
 
Nadal não perdia um set em Copa Davis há três anos, e a torcida argentina festejava muito a atuação de seu tenista. Quando Delpo conquistou uma quebra e abriu 40/0 no segundo game do segundo set, a festa era toda da torcida visitante. O argentino, porém, perdeu cinco pontos seguidos e cedeu a quebra, colocando Nadal de volta no jogo.

Del Potro pagaria caro pelo vacilo. Aos poucos, o número 2 do mundo passou a jogar com mais confiança e confirmar seu serviço com facilidade. O sul-americano, por sua vez, precisou salvar um break point no oitavo game. No décimo, porém, não houve jeito. Sacando em 4/5, Del Potro errou uma direita boba e deu um set point ao rival. Nadal capitalizou com um belo forehand, seguido de um smash indefensável. Foi a vez de a torcida explodir em Sevilha.
Com o momento a seu favor, Nadal tomou conta do jogo. O espanhol passou a jogar com mais profundidade em suas bolas e reduziu seu número de erros. Ao mesmo tempo, Del Potro parou de acertar suas potentes direitas. O equilíbrio dos sets anteriores acabou. Nadal perdeu apenas um ponto no saque em todo o quarto set e fez rápidos 6/1.

Nadal também abriu o quarto set com uma quebra e fez 2/0. Del Potro, desgastado pelas quase 5h de duelo com Ferrer, parecia sem forças para lutar, mas a torcida argentina não parava de cantar. O sul-americano, então, conseguiu uma última reação: quebrou o saque de Nadal, que cometeu dois erros não forçados, e empatou a parcial em 2/2. Mais duas quebras seguiram, e o duelo voltou a ficar equilibrado. Até que Nadal falhou no oitavo game e perdeu o serviço mais uma vez.
Del Potro teve o saque para forçar o quinto set e abriu 30/15, mas cometeu uma dupla falta e, com break point contra, subiu à rede e levou uma passada incrível de Nadal. Foi a última chance do argentino. Novamente, o tenista da casa cresceu, confirmou o game sem perder um ponto sequer e parou de errar. Delpo sacou em 5/5, mas cometeu quatro erros não forçados e perdeu mais uma vez o serviço. Com 6/5, Nadal também sacou para o jogo e bobeou. A decisão só veio no tie-break.
O argentino começou o game com um erro não forçado, e Nadal abriu 3/0 de frente quando uma de suas bolas tocou na fita e caiu do lado do adversário. Del Potro cometeu outros dois erros, e o espanhol foi perfeito. Com uma esquerda vencedora, fez 7/0 e festejou o quinto título espanhol.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/12/nadal-vira-sobre-del-potro-e-sela-o-penta-da-espanha-na-copa-davis.html

Veja o que está em jogo na última rodada do Campeonato Brasileiro

O que precisam fazer os times para alcançar seus respectivos objetivos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
O Campeonato Brasileiro chega à sua última rodada neste domingo e, dos 20 participantes, poucos são os que não têm ambições em suas partidas derradeiras na competição. O Santos está fora da briga pelo título e já tem vaga na Libertadores. Na parte baixa da tabela, América-MG e Avaí já têm decretado o rebaixamento. No meio, Grêmio e Palmeiras são clubes que não têm chance de classificação para a Libertadores e que já asseguraram lugar na Copa Sul-Americana de 2012.
Para os demais 15 participantes, há muito em jogo. Acompanhe abaixo um panorama do que cada um destes clubes precisa fazer para ter um fim de ano feliz no Brasileirão. E mais: a partir das 13h, o GLOBOESPORTE.COM inicia a cobertura em Tempo Real, trazendo todo o clima da chegada aos estádios, com fotos, vídeos e muita informação.
header brasileirão (Foto: arte esporte)
Corinthians (70 pontos): precisa de um empate com o Palmeiras para não depender do resultado do Vasco (que tem 68 pontos e duas vitórias a menos). Se for derrotado no Pacaembu, terá de torcer para que o Flamengo consiga ao menos um empate no Engenhão.
Vasco (68 pontos): será campeão com apenas uma combinação de resultados. Precisa ganhar do Flamengo, no Engenhão, e contar com uma derrota do Corinthians para o Palmeiras.
header libertadores (Foto: arte esporte)
Fluminense (62 pontos): já está classificado, mas precisa ao menos de um empate com o Botafogo, em Volta Redonda, para conseguir a classificação direta para a fase de grupos. Se perder, terá de torcer para que o Flamengo não supere o Vasco.
Flamengo (60 pontos): para ir diretamente à fase de grupos, precisa ganhar e contar com uma derrota do Fluminense para o Botafogo. Um empate já é suficiente para ir para a Pré-Libertadores. Se perder, terá de torcer para que no máximo um de três concorrentes vença: Coritiba, Inter ou Figueirense.
Coritiba (57 pontos): garante uma vaga (na Pré-Libertadores), sem depender de outros resultados, se derrotar o rival Atlético-PR na Arena da Baixada. Se empatar, terá de torcer para que Inter, Figueirense, São Paulo e Botafogo não vençam. Se for derrotado, precisará que todos os concorrentes percam também.
Inter (57 pontos): se fizer a sua parte e vencer o Grêmio, bastará que o Coritiba não ganhe do Atlético-PR na Arena ou que o Flamengo perca para o Vasco. Se empatar, terá de contar com uma derrota do Coxa e no máximo um empate de Figueirense (com Avaí) e São Paulo (com Santos). Em caso de derrota, não há chance de classificação.
Figueirense (57 pontos): se bater o Avaí, ainda precisará ultrapassar dois de três concorrentes que hoje estão à sua frente - Flamengo, Coritiba e Inter. Isso aconteceria em caso de derrota do primeiro para o Vasco e no máximo um empate dos os outros dois com Atlético-PR e Grêmio, respectivamente. Em caso de empate, teria de contar com derrotas de Coritiba e Inter e no máximo um empate de São Paulo (com Santos) e Botafogo (com Fluminense). Se perder, estará fora da briga.
São Paulo (56 pontos): só mantém as chances de classificação se derrotar o Santos. Ainda assim, tem de contar com no máximo um empate de Coritiba, Inter e Figueirense diante de Atlético-PR, Grêmio e Avaí, respectivamente.
Botafogo (55 pontos): vive situação quase igual à do São Paulo. A diferença é que, além de ganhar, precisa também de um tropeço do próprio Tricolor paulista diante do Santos.
header sul-americana (Foto: arte esporte)
Atlético-MG (45 pontos): para não depender de outros resultados, precisa vencer ou mesmo empatar com o Cruzeiro - já que assim não poderia mais ser superado pelo Bahia (que tem 43 pontos e três vitórias a menos). Se perder, terá de contar com uma derrota do Atlético-GO para o América-MG ou um empate do Bahia com o Ceará.
Atlético-GO (45 pontos): só a vitória sobre o América-MG elimina a necessidade de se preocupar com outros resultados. Mas um empate também deixa o time em ótima situação: só perderia a vaga se o Atlético-MG pontuasse diante do Cruzeiro e se o Bahia vencesse o Ceará e tirasse uma diferença de oito gols de saldo. Se perder, terá de contar com empate ou derrota do Bahia.
Bahia (43 pontos): só a vitória sobre o Ceará lhe interessa. Ainda assim, precisa que o Atlético-MG perca para o Cruzeiro ou que o Atlético-GO no máximo empate com o América-MG - mas neste caso teria de tirar uma diferença de oito gols de saldo.
header rebaixamento (Foto: arte esporte)
Cruzeiro (40 pontos): precisa vencer o Atlético-MG para não depender dos resultados dos concorrentes. Se empatar, terá de torcer para que o Ceará não vença o Bahia e para que o Atlético-PR não consiga, diante do Coritiba, uma histórica goleada que tiraria uma diferença de dez gols de saldo. Em caso de derrota, Ceará e Atlético-PR poderiam no máximo empatar.
Ceará (39 pontos): como tem um saldo de gols muito inferior ao do Cruzeiro (negativo de 16 contra negativo de oito), só mantém a possibilidade de escapar da degola se vencer o Bahia. Mesmo assim, terá de torcer por no máximo um empate do Cruzeiro.
Atlético-PR (38 pontos): assim como o Ceará, tem uma desvantagem dupla na disputa com o Cruzeiro: pontos a menos e saldo de gols bem inferior. Por causa disso, se ganhar do Coritiba por menos de dez gols de diferença, terá de torcer pela derrota do time celeste no clássico com o Atlético-MG. Ainda é preciso torcer por ao menos um empate do Ceará.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/12/veja-o-que-esta-em-jogo-na-ultima-rodada-do-campeonato-brasileiro.html

Clássico do milênio: Cruzeiro pega o Atlético-MG para escapar da Série B

Caso seja derrotado pelo Galo, time da Toca da Raposa terá de torcer por tropeços do Ceará, que enfrenta o Bahia, e do Atlético-PR, que pega o Coritiba

Por GLOBOESPORTE.COM Sete Lagoas, MG
Roger e Bernard se enfrentarão na Arena do Jacaré (Foto: Editoria de arte / TV Globo Minas)Roger e Bernard se enfrentarão na Arena do Jacaré
(Foto: Editoria de arte / TV Globo Minas)
Para alguns, é o jogo mais importante da carreira. Para outros, poderá ser a vitória do milênio. Neste domingo, às 17h (de Brasília), Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentarão na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, no clássico mineiro da última rodada do Campeonato Brasileiro. Ambos estão dispostos a tudo para saber quem vai rir por último, após o apito final do árbitro Marcelo de Lima Henrique.
Em 90 anos de história, a Raposa terá 90 minutos para não escrever em suas páginas heroicas imortais o capítulo mais temido pelo clube: a Segunda Divisão. Uma vitória salvará a equipe do rebaixamento. Um empate eliminará o Atlético-PR, que terá o Coritiba pela frente, mas não garantirá que o Ceará, que enfrentará com o Bahia, não passe a Raposa na tabela. Caso seja derrotado, o Cruzeiro terá de torcer contra Furacão e Ceará, concorrentes diretos na luta contra a degola. Com 40 pontos, o time celeste está a apenas um à frente do Ceará e a dois do Atlético-PR.
Em relação ao Atlético-MG, o Cruzeiro está em inferioridade na tabela. Porém, no estádio, terá toda a vantagem, já que apenas a torcida celeste estará presente nas arquibancadas. No clássico do primeiro turno, o Galo teve o estádio com apenas torcedores alvinegros por ter sido o mandante. Naquela oportunidade, o Cruzeiro venceu por 2 a 1.

Os jogadores cruzeirenses admitiram que o confronto com o maior rival será o mais importante da vida. Uma primeira queda para a Série B colocará o nome de cada atleta como destaque negativo na história do clube.
Livre do rebaixamento, o Galo jogará com o objetivo escancarado de garantir a vaga na Copa Sul-Americana e, veladamente, de sacramentar o rebaixamento do arquirrival. Há vários anos sem comemorar um título importante, com a disputa da Série B, em 2006, no currículo, o Atlético-MG poderá dar uma alegria especial ao torcedor atleticano, semelhante à de uma conquista nacional. E a torcida faz questão dessa glória, já que, durante toda a semana, incentivou os jogadores com faixas em alusão à “vitória do milênio”.
A TV Globo Minas transmitirá a partida para o estado de Minas Gerais, exceto para Juiz de Fora, Uberlândia e Ituiutaba. O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibirá o confronto para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanhará todas as emoções do jogo, a partir das 16h30m.
header as escalações 2
Cruzeiro: Vágner Mancini fez mistério durante toda a semana. O treinador levou a delegação para Atibaia, no interior de São Paulo, para fugir do clima decisivo e da tensão em Belo Horizonte. Apesar de ter feito todos os treinamentos fechados para a imprensa, o treinador não fará mudanças drásticas na equipe, mas deverá colocar o zagueiro Léo como lateral-direito. O meia Roger, o zagueiro Naldo e o goleiro Rafael serão as novidades por conta das suspensões de Montillo, Marquinhos Paraná e Fábio. O provável Cruzeiro deverá ser formado por Rafael; Léo, Naldo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Charles, Fabrício e Roger; Wellington Paulista e Anselmo Ramon.
Atlético-MG: Cuca tentou fazer mistério e não divulgou a lista de relacionados para o clássico. Mas o time deverá entrar mesmo no 4-5-1, com Carlos César na vaga do suspenso Neto Berola. A provável equipe terá Renan Ribeiro; Serginho, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Fillipe Soutto, Carlos César, Daniel Carvalho e Bernard; e André.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Cruzeiro: o atacante Keirrison, com entorse no joelho direito, não jogará. Assim como os suspensos Fábio, Montillo e Marquinhos Paraná. Todos eles receberam o terceiro cartão amarelo contra o Ceará.
Atlético- MG: o único desfalque do time é o atacante Neto Berola, que recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Botafogo e cumprirá suspensão contra o Cruzeiro. Não há atletas no departamento médico.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ) apita a partida, auxiliado por Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) e Julio César Rodrigues Santos (RS). Ao todo, Marcelo de Lima participou de 17 jogos, aplicou 102 cartões amarelos (média de 6) e oito vermelhos (média de 0,4), marcou 611 faltas (média de 35,9) e sete pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,2 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas. Destes amarelos, 47 foram para mandantes e 55 para visitantes. Ele apitou quatro jogos do Galo e três da Raposa na Série A deste ano: Avaí 1 x 3 Atlético-MG, pela segunda rodada, Cruzeiro 1 x 1 Santos, pela quarta, Ceará 3 x 0 Atlético-MG, pela oitava, São Paulo 2 x 1 Cruzeiro, pela nona, Atlético-MG 2 x 3 Corinthians, pela 17ª, Cruzeiro 0 x 0 América-MG, pela 24ª, e Atlético-MG 2 x 1 Palmeiras, pela 32ª.
header fique de olho 2
Cruzeiro: o meia Roger será o substituto do melhor jogador da equipe, o meia argentino Montillo. Experiente, Roger poderá contribuir com bons passes e lançamentos decisivos. O jogador já decidiu um clássico, logo em sua estreia com a camisa do Cruzeiro, em 2010. Portanto, sabe o que é ser protagonista do maior jogo de Minas Gerais.
Atlético-MG: O meia Bernard está ansioso por seu primeiro gol no time profissional do Atlético-MG, e nada melhor do que conseguir o feito em um clássico e contribuir com o rebaixamento do rival. Bernard deverá jogar bem perto de André, vindo de trás para surpreender a defesa do Cruzeiro.
header o que eles disseram

Léo, zagueiro do Cruzeiro: “É um jogo diferente. É um domingo eletrizante. Todo mundo que estiver no campo, na telinha, vai ficar vidrado. Será o domingo. Vai ser um jogo muito bom, mas muito difícil. Espero que consigamos fazer um jogo bom para vencer a partida e fugir dessa Segunda Divisão”.
Carlos César, lateral-direito do Atlético-MG: “Estou muito ansioso e motivado por ser meu primeiro clássico. Feliz também pela campanha que fizemos nesta reta final, ao nos livrarmos do rebaixamento. Espero que, no meu primeiro clássico, eu entre com o pé direito, e possamos ser felizes”.
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* O técnico Cuca, do Atlético-MG, foi o primeiro treinador do Cruzeiro nesse campeonato. Ele comandou a equipe celeste nos cinco primeiros jogos e não conseguiu nenhuma vitória. Nesta tarde, ele terá a oportunidade de rebaixar o ex-clube.
* Será o primeiro clássico profissional que o goleiro cruzeirense Rafael disputará. No atual campeonato, ele jogou duas partidas e não conseguiu vencer. Perdeu para o Fluminense, por 2 a 0, e empatou com o Palmeiras, em 1 a 1.
header último confronto v2
No clássico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, disputado somente com torcedores do Atlético-MG, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Cruzeiro levou a melhor e venceu por 2 a 1, em uma partida brilhante do meia argentino Montillo, autor dos dois gols. O segundo foi já no fim da partida, em uma falha do goleiro Renan Ribeiro. O volante Fillipe Soutto fez o gol de honra dos alvinegros.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/12/classico-do-milenio-cruzeiro-pega-o-atletico-mg-para-escapar-da-serie-b.html

Novak Djokovic fará ponta no filme 'Mercenários 2', com Stallone

Película esta sendo gravada na Bulgária, e sérvio já concordou em participar

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Novak Djokovic, número 1 do tênis, fará uma ponta no filme "Mercenários 2", de Sylvester Stallone. O tenista número 1 do mundo aceitou o convite do produtor Avi Larner e se juntará em breve ao elenco, que está gravando na Bulgária. O nome do sérvio já aparece na lista de novos atores do site do filme, que também tem como novidades Jean-Claude Van Damme e Chuck Norris.

montagem pôster Djokovic Mercenário 2 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Em montagem, Djokovic entre os astros de 'Mercenários 2' (Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
 
Entre os nomes de peso que participaram de "Mercenários" e voltam para a sequência estão Jason Statham, Arnold Schwarzenegger, Jet Li, Bruce Willis, Randy Couture, Dolph Lundgren e Terry Crews. O filme, escrito e estrelado por Stallone e dirigido por Simon West, está previsto para estrear em agosto de 2012 nos Estados Unidos.

FONTE::
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/novak-djokovic-fara-ponta-no-filme-mercenarios-2-com-stallone.html

Giba comanda, Brasil bate o Japão na Copa e leva última vaga para Londres

Seleção fura defesa nipônica e, nos critérios de desempate, passa a Itália e garante ida às Olimpíadas. Triunfo teve parciais de 25/21, 25/19 e 25/22

Por GLOBOESPORTE.COM Tóquio, Japão
 
O título já era da Rússia, e o dever de casa italiano bem feito colocou o Brasil sob pressão. Dentro de quadra, a seleção teve a paciência necessária para furar a defesa japonesa e, comandada por Giba – que chegou a pedir moderação a Bernardinho nas broncas -, venceu por 3 set a 0, em parciais de 25/21, 25/19 e 25/22. O resultado fez a equipe somar 24 pontos e, nos critérios de desempate, terminar a Copa do Mundo na terceira posição. Pouco para o time favorito e campeão nas duas últimas edições, mas o suficiente para carimbar o passaporte para os Jogos de Londres-2012.

jogadores do Brasil comemoram vitória sobre o Japão na Copa do Mundo de vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)Jogadores do Brasil comemoram vitória sobre o Japão na Copa do Mundo de vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)
Satisfeito com a mudança de postura na véspera, Bernardinho optou por escalar Bruninho no lugar de Marlon. O início em quadra, porém, não foi dos melhores, e o Japão abriu 2 a 0. Com Sidão pelo meio e Vissotto na bola de segurança, a seleção assumiu a ponta. O técnico Tatsuya Ueta parou a partida, mas a pausa deu gás ao time verde e amarelo, que chegou com 16/12 à segunda parada técnica. Giba foi infeliz em dois lances, mas Murilo e Vissotto ampliaram a vantagem para seis pontos. Quando o saque japonês ameaçou preocupar, o treinador brasileiro parou o jogo. A equipe precisou de paciência para passar pelos rallys, e Giba fez 25/21 com um belo ataque na diagonal.

Giba comemora ponto do Brasil no vôlei contra o Japão (Foto: Divulgação / FIVB)Giba vibra muito após defesa espetacular e é
abraçado por Serginho (Foto: Divulgação / FIVB)
No segundo set, o primeiro ponto foi do Brasil, mas uma série de bloqueios simples deixou o Japão com 4/1 no marcador. Bernardinho deu a bronca, mas a defesa nipônica ainda segurou a vantagem por algum tempo. O empate temporário veio em um bloqueio de Lucão, mas Fukuzawa e Shimizu, sempre em jogadas de velocidade, trataram de recuperar a dianteira. Quando os rivais alcançaram 14/10, o treinador brasileiro gastou o segundo tempo técnico.
No retorno à quadra, Bernardinho reclamou mesmo com o ponto a favor do Brasil. Giba assumiu o papel de líder e pediu moderação ao treinador nos comentários. Théo, que entrou com Marlon na inversão, fez três pontos decisivos, dois deles no bloqueio. Com potência e técnica no ataque, uma  defesa espetacular e um grande serviço, Giba levantou o grupo e confirmou a virada. O placar, que antes era de 19/17 a favor do time nipônico, foi fechado pelo ponteiro em 25/19.

A terceira parcial começou com o Brasil na frente, com Murilo e Sidão de alternando nos pontos. Do outro lado, Shimizu evitou que o placar deslanchasse logo de cara. Aos poucos, porém, o time da casa foi cedendo. Bruninho, em boa partida, rodou a bola e fez todos os atacantes pontuarem. Um erro da arbitragem deu um ponto de graça ao Japão, que marcou outro na sequência e encurtou a desvantagem para dois pontos. A partida ganhou contornos emocionantes, Sidão mostrou eficiência junto à rede, e Lucão carimbou o passaporte do grupo: 25/22.

Confira os resultados deste domingo

Polônia 2 x 3 Rússia (25/23, 23/25, 25/22, 17/25 e 17/15) - veja no vídeo ao lado
Cuba 3 x 1 Egito (26/24, 23/25, 25/23 e 25/20)
Argentina 3 x 0 China (25/23, 31/29 e 25/18)
Irã 1 x 3 Itália (25/13, 25/17, 20/25 e 25/18)
Sérvia 3 x 0 Estados Unidos (25/23,25/17 e 25/19)
Japão 0 x 3 Brasil (25/21, 25/19 e 25/22)

FONTE::
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/12/giba-comanda-brasil-bate-o-japao-na-copa-e-leva-ultima-vaga-para-londres.html

Timão busca o penta contra o rival e candidato a ‘estraga festa’ Verdão

Corinthians precisa de um ponto para levar o caneco. Coadjuvante no campeonato, Palmeiras quer ‘título’ simbólico diante do maior adversário

Por Diego Ribeiro e Leandro Canônico São Paulo
 
Montagem Felipão e Tite, Palmeiras x Corinthians (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Felipão e Tite voltam a duelar no banco de reservas
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Torcedores de Corinthians e Palmeiras costumam dizer que o clássico entre as equipes é um campeonato à parte. A rivalidade que cerca esse duelo dá uma dimensão diferente ao encontro. Quis o destino, porém, que a partida deste domingo, às 17h (de Brasília), no Pacaembu, deixasse de ser um torneio paralelo para se tornar uma das “finais” do Brasileirão, junto com Vasco x Flamengo.
Para o Timão, líder do Campeonato Brasileiro com 70 pontos, o duelo vale o pentacampeonato nacional. Na briga pela conquista desde a primeira rodada, o Corinthians precisa de apenas um ponto para comemorar o título. Se perder do rival alviverde, o clube do Parque São Jorge passa a depender de um tropeço do Vasco, único que o ameaça, diante do Flamengo.
Coadjuvante durante a maior parte da competição, o Palmeiras ganhou uma última chance de se redimir diante dos seus torcedores: melar a festa alvinegra. Sem ter objetivo maior na última rodada, o 11º colocado Verdão tem como principal meta ganhar do Timão, torcer por vitória do Vasco e ser protagonista derrubando seu maior rival. Seria um “título” para os palmeirenses.

Durante a semana, jogadores, técnicos e dirigentes exaltaram a rivalidade. Tite declarou no último domingo que achava “pobre” esse sentimento dos alviverdes, mas depois reviu sua declaração e mudou o discurso.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite a partida para para os estados de SC, PR (exceto Curitiba), SP, MS, MT, BA e PE (exceto Petrolina), além de Uberlândia e Ituiutaba. O Premier, pelo sistema pay per view transmite o jogo para todo o Brasil.

header as escalações 2
Corinthians: com três jogadores importantes suspensos - Ralf, Danilo e Emerson - , o técnico Tite fará mudanças na equipe que vinha atuando. E o treinador deixou o mistério de lado e logo revelou os substitutos: Wallace, Alex e Jorge Henrique. Assim, o Corinthians vai a campo com: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Wallace, Paulinho e Alex; Willian, Liedson e Jorge Henrique.
Palmeiras: com Thiago Heleno recuperado de lesão muscular, Felipão poderá utilizar o time que vem dando certo nas últimas rodadas. No gol, Marcos tem chances de retornar. De resto, a formação é a mesma que venceu o São Paulo por 1 a 0 no domingo passado: Deola (Marcos), Cicinho, Leandro Amaro, Thiago Heleno e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik e Valdivia; Luan e Ricardo Bueno.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Corinthians: Emerson, Danilo e Ralf, todos suspensos.
Palmeiras: apenas o zagueiro Maurício Ramos, ainda se recuperando de lesão muscular.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP) apita a partida, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP). Ao todo, Seneme participou de 15 jogos, aplicou 67 cartões amarelos (média de 4,4) e quatro vermelhos (média de 0,2), marcou 538 faltas (média de 35,8) e três pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,2 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas. Destes amarelos, 26 foram para mandantes e 41 para visitantes. Ele apitou dois jogos do Timão e nenhum do Palmeiras na Série A deste ano: Corinthians 1 x 3 Santos, pela 24ª rodada, e São Paulo 0 x 0 Corinthians, pela 25ª.

header fique de olho 2
Corinthians:
substituto de Emerson Sheik na partida decisiva com o Palmeiras, Alex sempre aparece como uma boa opção. Preciso nos passes, ele foi o responsável por colocar a bola do gol contra o Figueirense, jogo da rodada passada, na cabeça de Liedson. Na bola parada, o meia também aparece como uma arma da equipe de Tite.
Palmeiras: principal articulador do Palmeiras, Valdivia gosta de enfrentar o Timão e já fez gol no rival em outras ocasiões. Em 2011, porém, foi apagado no único clássico que jogou contra o maior rival. Na semifinal do Paulistão, ainda no primeiro tempo, tentou o seu famoso “chute no vácuo” e acabou deixando o campo com uma lesão na coxa esquerda. Agora, depois de boas atuações, ele tem a chance de brilhar novamente.
header o que eles disseram

Tite (técnico do Corinthians) - "Todo detalhe é importante agora. Mas não adianta querer fórmula mágica em momento decisivo. Temos de repetir o que fizemos durante os treinamentos e os jogos. Essa partida está mexendo com o emocional de cada um, mas temos de ter a capacidade do equilíbrio."
Luiz Felipe Scolari (técnico do Palmeiras) – “Vitória contra o Corinthians vale três pontos, é isso. Pode valer um pouco mais de confiança para o ano que vem, mas é, principalmente, o encerramento do ano com uma vitória”.header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Em 37 rodadas disputadas do Brasileiro, o Corinthians liderou 26. Vasco aparece em seguida, com seis, São Paulo quatro vezes e Flamengo e Atlético-MG uma única vez cada.
* O Corinthians tem a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com 36 gols sofridos em 37 jogos.
* O Palmeiras é a equipe que mais empatou nesta edição do Brasileiro. Em 37 jogos, o Alviverde igualou o placar com seu rival 16 vezes.
* A retrospectiva mostra um equilíbrio nos últimos dez clássicos entre Corinthians e Palmeiras. Cada equipe venceu três vezes - outros quatro empates ocorreram na disputa.
header último confronto v2
O último confronto entre Corinthians e Palmeiras foi disputado em 28 de agosto e decidido por um personagem inesperado. O placar do jogo em Presidente Prudente foi aberto por Emerson, ainda no primeiro tempo. Antes do intervalo, Luan empatou. Então foi a vez de Fernandão aparecer. O atacante, que nem havia sido apresentado como reforço do time, entrou no segundo tempo e fez 2 a 1 para o Palmeiras.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/12/timao-busca-o-penta-contra-o-rival-e-candidato-estraga-festa-verdao.html

Meia de 18 anos do Flu é liberado de vínculo pela Justiça

DE PRIMA
Publicada em 03/12/2011 às 08:52

A Justiça Trabalhista do Rio deu liminar liberando o meia Roberto Mattos, de 18 anos, do vínculo com o Fluminense. O advogado afirma que Mattos nunca teve o FGTS depositado desde que chegou ao clube, há 16 meses. A decisão contraria a declaração do presidente do Fluminense, Peter Siemsen, de que tem pago essa contribuição em dia.

FONTE:

Após terceira internação, ex-jogador Sócrates morre em São Paulo

Ex-atleta não resiste a consequências de um choque séptico sofrido na última quinta-feira e falece na madrugada deste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
 
Sócrates participa do "Arena SporTV" (Foto: SporTV.com)Sócrates morre na madrugada deste domingo
(Foto: SporTV.com)
 
O ex-jogador Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira morreu às 4h30 da madrugada deste domingo, em consequência a um choque séptico, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele tinha 57 anos e era pai de seis filhos.
Sócrates estava internado deste quinta-feira à noite, depois de ter se sentido mal durante o jantar. O quadro clínico dele chegou a apresentar leve melhora neste sábado, graças a um antibiótico mais potente, que fez regredir o quadro de infecção intestinal. Mas os médicos já vinham alertando que o caso dele era grave – Sócrates estava sedado na UTI, respirando por aparelhos e passando por tratamento dialítico, que consiste na remoção do excesso de líquidos e substâncias prejudiciais acumuladas no organismo do paciente renal crônico. A expectativa era que ele permanecesse em observação por pelo menos 72 horas.

O ex-jogador foi internado na noite de quinta-feira com uma infecção intestinal causada por uma bactéria. Ele começou a se sentir mal depois de comer estrogonofe no jantar. Não foi confirmado pelos médicos, porém, que tenha sido essa a causa da internação.

Esta tinha sido a terceira internação de Sócrates nos últimos quatro meses. As duas internações anteriores foram para tratar de uma hemorragia digestiva, causada pelo consumo prolongado de álcool.
A última internação havia sido em setembro. Foram 17 dias no hospital. Com o fígado comprometido, a expectativa na época era de que ele precisaria se reabilitar em casa, seguindo uma dieta rigorosa, para entrar na fila por um transplante. Para isso, porém, era preciso que seu quadro clínico ficasse estável por alguns meses.

A primeira vez que ele foi hospitalizado ocorreu no dia 19 de agosto, quando sofreu uma hemorragia digestiva alta. Na ocasião, ele recebeu alta após nove dias.
Sócrates começou a carreira de jogador no Botafogo, de Ribeirão Preto, foi contratado pelo Corinthians no fim da década de 70 e vendido para Fiorentina, da Itália, nos anos 80. Também jogou no Flamengo e no Santos e pela Seleção Brasileira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/12/ex-jogador-socrates-morre-em-sao-paulo.html