sábado, 3 de dezembro de 2011

Recuperada, Sharapova retorna aos treinos

Três meses após sofrer uma lesão no tornozelo, russa inicia preparação para o Australian Open

Sharapova sente tornozelo em competição em Tóquio (Foto: Reuters) Sharapova sente tornozelo em competição em Tóquio (Foto: Reuters)
 
LANCEPRESS!
Publicada em 03/12/2011 às 19:13
Brandenton (EUA)
 
A russa Maria Sharapova voltou a treinar neste sábado em Brandenton, Estados Unidos. Desde o Masters de Istambul, a tenista número 4 do mundo vinha se recuperando de uma lesão no tornozelo que a tirou precocemente da competição. Sharapova, que perdeu os dois jogos do campeonato turco, já havia sentido o mesmo tornozelo na campanha de Tóquio, abandonando o torneio nas quartas de final.

Sharapova mostrou um bom desempenho na temporada deste ano e por pouco, não atingiu a liderança do ranking. Os títulos apresentados em Cincinnati e Roma  e os vice-campeonatos de Madri e Wimbledon provaram que, apesar do desgaste físico, a tenista ainda é uma rival forte diante das adversárias.

A russa passará as próximas semanas treinando na Flórida para o primeiro Grand Slam de 2012, o Australian Open, torneio que acontece de 16 a 25 de janeiro na Rodlaver Arena, em Melbourne.
FONTE:
http://www.lancenet.com.br/mais-esportes/Recuperada-Sharapova-retorna-treinos_0_602339885.html

Jogadores evitam a imprensa e Alessandro chama a responsabilidade

Lateral é único a se colocar à disposição para falar em momento tenso: 'Cada um tem que assumir sua responsabilidade. Não pode falar só quando está bom'

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
Fim do treino de sábado do Botafogo. Os jogadores se encaminham para o vestiário e a assessoria de imprensa do clube segue o tramite rotineiro de conversar com os atletas para ver quem vai conceder entrevista coletiva. O problema é que ninguém quer falar. O mau momento do time e os protestos da torcida fizeram com que os jogadores preferissem evitar se expor. Apenas um atleta teve peito de enfrentar as perguntas da imprensa, que se avizinhavam ser nada leves. Mesmo já tendo falado nesta semana e não contar com a simpatia de parte da torcida, Alessandro chamou para si a responsabilidade.

Não é a primeira vez que isso acontece, mas é pouco usual um mesmo jogador dar entrevista duas vezes na semana. Até por isso, Renato e Jefferson, dois dos atletas que são sempre escalados para falar em momentos de crise e que nunca se recusam, não foram convocados. Antônio Carlos, subcapitão, também costuma falar nesses momentos mas, como está lesionado e não joga neste domingo, também não foi chamado. Assim, só sobrou Alessandro da lista de jogadores que costumam falar nas horas críticas.

O lateral, que recebeu elogios por não ter deixado que a imprensa saísse do Engenhão sem a palavra de nenhum jogador, teve que responder pela ausência de seus colegas. Alessandro admitiu que essa postura pode fazer com que a torcida fique ainda mais contra o time.

- Talvez aumente o desgaste sim. O torcedor é inteligente, ele imagina quem é quem nessa hora. Essa situação acaba criando um desgaste até para mim mesmo. Às vezes, as pessoas estão cansadas de ouvir as minhas respostas. Acabo me expondo mais, mas eu estou acostumado. Eu sou o mais antigo e estou acostumado com isso. Uma parte da torcida não gostava de mim, mas eu nunca me omiti. Não ia ser agora. O que eu quero falar para o torcedor é que o Alessandro junto com outros jogadores vai honrar a camisa do Botafogo nesse último jogo do ano. Prometo, como sempre fiz, me dedicar e empenhar ao máximo por esse time.

Mesmo evitando fazer críticas diretas, Alessandro deixou claro que não concordava com a postura de alguns jogadores de não falar com a imprensa. Para o jogador, é nessa hora que os lideres do grupo deveriam aparecer.

- Cada um tem que assumir sua responsabilidade. Não pode vir falar só quando está bom. Tem que dividir a responsabilidade. Eu sei da minha parte e não fujo disso. Venho aqui não para aparecer, mas para dar uma satisfação para a torcida. Pelo desgaste, poderia me poupar, mas não faço isso. Esse não é meu jeito. Acho que todo mundo deveria assumir o erro. Todo mundo é culpado. Nós, jogadores, somos responsáveis por isso. Mas ninguém é obrigado a vir falar. Eu venho porque acho que devo.

Acostumado a lidar com vaias da torcida, Alessandro diz que procura orientar Elkeson e Cortês, novos alvos da revolta alvinegra. O lateral explicou aos seus colegas que nessas horas é preciso ter personalidade e encarar o problema.

- O protesto do torcedor é valido. Criamos essa expectativa neles pela campanha que fizemos e não conseguimos sustentar. Tem que ver que o Cortês é um excelente jogador e o Elkeson também. Ano que vem, vão estar mais fortes. A gente procura falar com eles porque sentem muito nessa hora. Jogador tem que ter personalidade. Não é fácil. Não pode fugir do problema. Eu encarei de olhos abertos e dei a volta por cima.

Com Alessandro entre os titulares, o Botafogo encara o Fluminense, neste domingo. O jogo, válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, tem início às 17h (horário de Brasília). O Glorioso precisa vencer e torcer contra Inter, Coritiba, São Paulo e Figueirense para conquistar a última vaga na Libertadores.

FINTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/12/jogadores-evitam-imprensa-e-alessandro-chama-responsabilidade.html

Casal 'Atletiba' mostra que rivalidade pode ser o início de um grande amor

A coxa-branca Andrea Miranda e o atleticano Dago Reis tinham motivosde sobra para ficarem em campos opostos. Mas o amor falou mais alto

Por Gabriel Hamilko Curitiba
 
Dago e Andrea - casal Atletiba (Foto: Acervo pessoal)Dago e Andrea aprenderam a levar a rivalidade na
boa (Foto: Acervo pessoal)
 
O amor começa por coisas em comum entre um casal. A atração física unida ao compartilhamento de interesses, o papo e o respeito estimulam o prazer de estar ao lado da pessoa em todos os momentos. Em todos? E se quis o destino que cada um tenha escolhido uma paixão futebolística? E, ainda pior, se os times foram rivais históricos?
Pois é. O cupido prega peças e tem um senso de humor bem curioso unindo aqueles que estão em lados opostos no campo de futebol. Mas essa rivalidade pode ser até o tempero que aproxima duas pessoas, o estopim para um grande amor.

Quando se conheceram, Andrea Miranda e Dago Reis Amatnecks Filho não se suportavam. Ela, coxa-branca, e ele, rubro-negro, se digladiavam em um fórum de discussão justamente sobre o Atletiba. A relação era uma verdadeira guerra com provocações dos dois lados. Na época, ambos tinham outros relacionamentos e nem pensavam na peça que o destino iria pregar.

Vírus, provocações e, no fim, namoro
A primeira "briga em comum" que os colocou em rota de colisão foi o antigo ADAP (clube que se fundiu com Galo Maringá, em 2006). O clube foi uma grande surpresa do Paranaense de 2006 e surpreendeu o Atlético-PR nas quartas de final, o Coritiba na semi e foi o assunto na comunidade do Atletiba.
A derrota do Furacão para um time pequeno foi um prato cheio para Andrea, que não perdeu a oportunidade de zoar os atleticanos da comunidade. Porém, a vingança não tardou. Quando o Coxa também foi vitimado pelo ADAP, Dago instalou um vírus no perfil dela e, cada vez que Andrea abria a página, o hino do clube interiorano tocava.

– Não aguentava mais. Já tinha decorado o hino. Tive que chamar um técnico para arrumar. Eu odiava ele, um cara insuportável por fazer uma sacanagem dessas. Era só "quebração de pau"  – conta Andrea.

Dago e Andrea - casal Atletiba (Foto: Acervo pessoal)O relacionamento começou com uma provocação, que depois virou amor (Foto: Acervo pessoal)
 
Depois do episódio da ADAP, os dois nunca mais tiveram contato. Foi só em 2008 que se reencontraram e, através da ajuda de um amigo em comum, foram apresentados pessoalmente. Ainda nem imaginavam que dois meses depois começariam um relacionamento.

(O namoro) Não começou do zero, começou do negativo, mas deu certo."
Andrea Miranda
 
- Eu sempre tinha um pé atrás com ele. Não começou do zero, começou do negativo, mas deu certo. Com ele eu aprendi a ser mais tolerante. Sempre fui de provocar e ser mais esquentada, mas ele me deu um exemplo – completa, dizendo que uma atitude que marcou foi quando o Coritiba caiu em 2009 e Dago foi consolar a namorada, em vez de tirar sarro.

Dago diz que nem sempre foi tão tolerante com a rivalidade entre os dois clubes, mas a própria relação como uma coxa-branca e, atualmente o amor de sua vida, ensinou que não dava para levar tudo a sério.
No relacionamento, os dois aprenderam que a discussão é válida até um ponto, mas quando chega a um nível perigoso, o casal prefere parar.

- Futebol é uma coisa de lazer, secundária, para ser levado na boa, e não podemos deixar isso afetar o nosso relacionamento. Decidimos que cada um iria respeitar e não discutir mais por causa de futebol – diz Andrea.

Dago e Andrea - casal Atletiba (Foto: Acervo pessoal)A relação do casal passou da raiva para o amor
(Foto: Acervo pessoal)
 
E os filhos?
A próxima dúvida que os dois ainda não resolveram no relacionamento é quando tiverem um filho. Será Coritiba ou Atlético-PR? A proposta inicial é dividir meio a meio a decoração do quarto, mas ambos acreditam que os avós é que terão a missão de influenciar na definição.

- O casamento é uma certeza. A única incerteza é o time do filho. No lado dela é uma família de coxas-brancas, e, no meu caso, meu avô estava na fundação do Atlético – completa Dago.

No domingo, cada um assistirá ao jogo do seu time longe um do outro. Não vão para o estádio, mas também vão evitar ficar no mesmo lugar.

- É melhor separar. Depois que acaba o jogo ele vem aqui em casa e nós discutimos outras coisas, mas não sobre o Atletiba – ressalta Andrea.

Atlético-PR e Coritiba se enfrentam na Arena da Baixada, às 17h (de Brasília). O Coxa, no G-5, precisa da vitória para assegurar a vaga na Libertadores 2012. Do outro lado, o Furacão, no Z-4, tem um missão ainda mais complicada para escapar do rebaixamento. Tem de derrotar o arquirrival e torcer por tropeço do Ceará diante do Bahia e por uma derrota do Cruzeiro contra o Atlético-MG.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pr/noticia/2011/12/casal-atletiba-mostra-que-rivalidade-pode-ser-o-inicio-de-um-grande-amor.html

Kashiwa Reysol é campeão japonês, vai ao Mundial e pode pegar Santos

Com gol de Jorge Wagner, time vence Urawa por 3 a 1 e garante o título inédito. Para encarar o Peixe, precisará derrotar Auckland e Monterrey

Por GLOBOESPORTE.COM Saitama, Japão
 
O Kashiwa Reysol é o campeão japonês de 2011. Ao derrotar neste sábado o Urawa Red Diamonds por 3 a 1, fora de casa, o time comandado pelo brasileiro Nelsinho Batista conquistou pela primeira vez o título. De quebra, a conquista valeu também a classificação para o Mundial de Clubes, como representante do país anfitrião, e podendo pegar o Santos na semifinal.

O time de Nelsinho Batista tratará agora de voltar sua atenção à participação no Mundial de Clubes. A estreia é na quinta-feira, às 8h45m (de Brasília) diante do Auckland City, da Nova Zelândia, na partida que abre a competição. Vencendo, o Kashiwa encara os mexicanos do Monterrey dia 11, às 8h30m, para só depois enfrentar o Peixe na semifinal, em 14 de dezembro, também às 8h30m.

Kashiwa campeão Japão (Foto: AFP)Jogadores do Kashiwa Reysol comemoram o inédito título japonês. Time vai ao Mundial (AFP)
 
Quem abriu o placar da consagradora vitória no Saitama Stadium foi o brasuca Jorge Wagner, ex-Bahia, Cruzeiro, Internacional, Corinthians e São Paulo. Aos 28 minutos, ele cobrou escanteio, Sakai desviou de cabeça e um defensor tirou em cima da linha. O também brasileiro Leandro Domingues (ex-Vitória e Cruzeiro) pegou o rebote e acertou a trave. A bola sobrou com o meia, que chutou direto da entrada da área, pelo lado esquerdo, mesmo com pouco ângulo. A bola passou por baixo das pernas do goleiro Kato.

Os demais gols do Kashiwa foram assinalados por Hashimoto e Barada, com Kashiwagi anotando para os locais.

O feito do Kashiwa Reysol torna-se ainda mais relevante pelo fato de o clube ter vindo da J-League 2. A equipe conquistou a segunda divisão japonesa em 2010 e subiu juntamente com o Ventforet Kofu (vice) e Avispa Fukuoka (terceiro colocado) - ambos, no entanto, acabaram rebaixados, ao lado do lanterna Montedio Yamagata.

Promovidos, FC Tokyo (campeão), Sagan Tosu (vice) e Consadole Sapporo serão as novidades em 2012 na elite.

A rodada derradeira do Japonês teve início com outras duas equipes almejando o título. Com um ponto a menos (68 a 69), o Nagoya Grampus precisava bater o Albirex Niigata fora de casa e torcer pelo tropeço do Kashiwa. O time do brasileiro naturalizado japonês Túlio Tanaka fez sua parte, vencendo por 1 a 0, mas teve de se contentar com o vice-campeonato.

Dois pontos atrás do líder, o Gamba Osaka necessitava de combinação ainda mais difícil (secava os dois rivais diretos) e terminou mesmo na terceira posição após superar o Shimizu S-Pulse por 3 a 1, no reduto do adversário.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-japones/noticia/2011/12/jorge-wagner-marca-kashiwa-e-campeao-japones-e-vai-ao-mundial.html

Irmãs Williams vão às compras e se divertem em partida-exibição na Itália

Venus e Serena tentarão defender seu título nas Olimpíadas de Londres

Por GLOBOESPORTE.COM Milão
 
Venus Williams tênis Flavia Pennetta exibição Milão Itália (Foto: Agência Reuters)Venus pega saco de pipoca de fã (Foto: Reuters)
 
Venus e Serena Williams aproveitaram bem os dias que passaram na Itália. As irmãs, ex-líderes do ranking mundial, fizeram compras em uma loja de grife, soltaram piadas em uma entrevista coletiva e ainda se divertiram em um jogo-exibição neste sábado, em Milão. As italianas Flavia Pennetta e Francesca Schiavone também participaram do show (fotos: Reuters).

No papo com os jornalistas, na sexta-feira, Venus e Serena deixaram clara sua vontade de defender o título olímpico de duplas, conquistado em Pequim/2008. Um momento engraçado veio quando Serena citava o motivo para antecipar seu fim de temporada e deixou escapar que não estava lesionada. "Eu estava cansada depois do US Open e não queria ir à Ásia. Bem... não, eu estava lesionada", corrigiu-se a tenista vice-campeã do Grand Slam americano.

Venus, que até roubou pipoca de um fã em Milão, está longe das quadras por sofrer de Síndrome de Sjögren, uma doença autoimune. A americana pretende voltar a jogar em janeiro, no Australian Open, mas ainda não garantiu sua presença.

Venus Williams tênis exibição Milão Itália (Foto: Agência Reuters)Venus faz careta durante partida-exibição (Foto: Agência Reuters)
 
Flavia Pennetta tênis Francesca Schiavone exibição Milão  (Foto: Agência Reuters)Schiavone e Pennetta também se divertem na partida (Foto: Agência Reuters)
 
FONTE:

Volta da Pampulha confirma sucesso e bate recorde com 13 mil corredores

Prova será transmitida ao vivo pelo GLOBOESPORTE.COM neste domingo e público verá os principais atletas da elite brasileira. Conheça alguns deles

Por Luisa Prochnik Belo Horizonte
 
corrida de rua Pampulha (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Lagoa da Pampulha ao entardecer
(Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
 
O que faz uma prova de corrida ser considerada um sucesso? Bela paisagem, percurso interessante, pioneirismo, tradição e visibilidade? A Volta Internacional da Pampulha reúne todos esses elementos e 13 mil pessoas concordam que ela é, de fato, especial. Esse é o número de corredores que vai participar da competição deste domingo. Recorde na história da prova. Quer mais? Você poderá acompanhá-la ao vivo e na íntegra, no GLOBOESPORTE.COM, a partir das 07h55m (de Brasília) e ver também os melhores momentos da prova no Esporte Espetacular, que começa às 9h30m deste domingo.

A Volta da Pampulha tem 17,8km de percurso, quase todo ele plano, uma raridade nas ruas de Belo Horizonte, Minas Gerais. A prova é o evento de abertura do Verão Espetacular 2011/12 e vive entre os famosos dois extremos da estação mais quente do ano que, oficialmente, no calendário, só começa no fim deste mês: calor intenso e chuva forte. E, você, como prefere correr?

- A gente corre com tudo: sol e chuva. Clima fresco sempre é melhor para baixar marca. Chuva muito forte atrapalha, molha o tênis e deixa a gente mais pesada – disse Edielza Alves Guimarães, melhor brasileira na prova em 2010, com o segundo lugar.
- Eu rezaria para chover. Chuva e frio. Calor é muito desgastante – afirmou Gilmar Lopes, corredor da equipe Pé de Vento.

corrida de rua Pampulha corredores (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Atletas da elite brasileira: em busca da vitória contra os africanos (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
 
Edielza e Gilmar são dois representantes da elite brasileira. Eles e outros profissionais vão tentar quebrar uma marca incômoda. Desde 2006, uma brasileira não vence na Volta da Pampulha e, no masculino, a última vitória do país veio em 2007. Mas isso não vai ser fácil.

- Os brasileiros estão cada vez melhores. Mas a verdade é que os quenianos hoje estão chegando ainda mais fortes, o que torna a vitória mais difícil – disse Henrique Viana, técnico de Gilmar.

Ele ainda é jovem, apenas 22 anos e, segundo seu técnico, está sendo preparado para Olimpíadas 2016. Mas a verdade é que Gilmar terá uma ajudinha extra nas ruas da orla da Pampulha e seu nome é Gilberto, irmão gêmeo.

- Quando estão os dois na prova, um estimula o outro a correr mais – contou Gilberto.

Técnicos e seus pupilos
corrida de rua Pampulha Técnico (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Henrique fotografa treino de seus atletas
(Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
 
O técnico Henrique Viana está com 16 atletas na competição. Ele conta que faltando tão pouco tempo para a prova, menos de um dia, a parte física do atleta já tem que estar pronta. O treinador tem com função assessorar e motivar o corredor:

- Passar os detalhes de tática de corrida, motivação, parte de coaching mesmo, saber qual o ritmo que o atleta deve seguir e o que ele vai fazer na prova. Orientar descanso e, também, alimentação, partes fundamentais para a prova – relatou Henrique.

Gilmário Mendes também acompanhou a atleta Marily dos Santos no treino na orla da Pampulha. Atencioso, o técnico conversou com a atleta e trocou informações. Marily já está há cinco anos sem participar da prova e, agora, quer testar como vai se sair, já que está mais preparada:

- Estava menos experiente antes. Agora vou tentar resultados melhores – disse a alagoana, que terminou a última prova na Pampulha em terceiro lugar.

corrida de rua Pampulha corredores (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Trote antes da prova: elite brasileira na orla da Lagoa da Pampulha (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
 
Experiência de Marily dividirá espaço com a juventude de Tatiele Roberta. A atleta que teve seu primeiro resultado expressivo nas ruas na Corrida 10k, no Rio, em 13/11, quando terminou em segundo lugar, estará na Pampulha. Com 22 anos, Tatiele gosta de correr no asfalto, mas é cria da pista e nela quer permanecer por muito tempo. Ela e seu técnico defendem que este é o melhor caminho para ter sucesso na corrida.

corrida Tatiele Roberta de Carvalho (Foto: Marcelo Ferrelli / CBAT)Tatiele: gosta das ruas, mas é corredora de pista
(Foto: Marcelo Ferrelli / CBAT)
 
- Pista dá ritmo ao atleta, postura, técnica. A base do corredor tem que ser na pista – afirmou Aguinaldo Alexandre, técnico de Tatiele, que também acompanha sua atleta na Pampulha.

Aguinaldo orientou Tatiele a repetir seu treino. Se ela fizer isso, certamente completará bem a prova. No dia da Corrida 10k, ele a motivou dizendo que ela tinha condições de ir bem, mas a briga passada a passada com a queniana, realmente, foi uma grata surpresa. O segredo de Tatiele?

- Apelidei ela de freezer. Quem fica nervoso no dia da prova sou eu e não ela. Tatiele é extremamente fria. E realmente não é interessante brigar com as adversárias e, sim, tentar baixar seu próprio tempo - revela Aguinaldo.

Juventude com determinação, experiência com tranquilidade, frio, sol, chuva e calor, o que vai prevalecer na Volta da Pampulha 2011? Acesse nosso site, acompanhe a prova ao vivo e comente o que achou!

Retirada dos kits
A entrega dos kits de participação será encerrada neste sábado (3), das 9 às 17 horas, no Hipermercado Carrefour - Pampulha, localizado na Avenida Presidente Carlos Luz, 4055. A organização alerta que não haverá repasse de kit de participação no dia do evento.

Mapa Pampulha (Foto: Globoesporte.com)Confira o mapa da prova com os pontos turísticos ao longo do percurso (Foto: Globoesporte.com)
 
FONTE:

Melhor em quadra, Bruninho recebe elogios até dos adversários poloneses

Levantador muda ritmo da partida e conduz o Brasil à virada sobre a Polônia

Por GLOBOESPORTE.COM Tóquio, Japão
 
Do banco, Bruninho viu o Brasil perder os dois primeiros sets da partida contra a Polônia. Quando Bernardinho o colocou em quadra, o levantador mudou a cara da partida e comandou a reação brasileira. Com pontos de bloqueio em série e variações de jogadas que quebraram a defesa europeia, o atleta foi o símbolo da virada por 3 sets a 2 e foi eleito o melhor do jogo. Até pelos próprios adversários.

vôlei Bruninho Brasil (Foto: Divulgação / FIVB)Bruninho posa com o mascote e a pelúcia que ganhou por ser eleito o melhor do jogo (Foto: Divulgação/FIVB)


- O que posso dizer? Estou feliz por ter me classificado para as Olimpíadas, mas desapontado por ter perdido a partida. Estávamos com 13/8 no placar, o Bruno Rezende entrou e fez a diferença. Este foi o décimo jogo no torneio. É complicado porque, se perdemos a concentração em cinco minutos, perdemos o jogo também – disse o oposto Zbigniew Bartman.
Brasil x Polônia, Copa do Mundo de Vôlei (Foto: FIVB / Divulgação)Bruninho comemora ponto com Murilo, Dante e
Lucão (Foto: FIVB / Divulgação)
Ciente de que fez a diferença nos três sets finais, o levantador também foi elogiado pelos companheiros e revelou um recado de Serginho ao entrar na equipe titular.

- Os poloneses jogaram muito bem nos dois primeiros sets e nós estávamos um pouco abatidos. Quando entrei, no terceiro (set), o Serginho olhou para mim e disse que era hora de agitar a partida, e foi o que eu tentei fazer. Sabemos que não estamos fazendo uma Copa do Mundo como esperávamos, mas estamos na briga pela classificação e isso é o mais importante.

Terceiro colocado na classificação, o Brasil disputa com a Itália a última vaga para os Jogos Olímpicos de Londres. Para carimbar o passaporte, a seleção precisa vencer o Japão, às 07h20m (de Brasília) deste domingo, por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 para não depender de um tropeço italiano.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/12/melhor-em-quadra-bruninho-recebe-elogios-ate-dos-adversarios-poloneses.html

Duelo entre Nadal e Mónaco abre a final da Copa Davis, na Espanha

TÊNIS INTERNACIONAL 2011
 Escalação do argentino poupa o companheiro de equipe David Nalbandian, operado no quadril, de uma possível partida longa contra o número 2 do mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Sevilla, Espanha
 
tênis rafael nadal juan monaco final copa davis (Foto: Agência EFE)Nadal e Mónaco (Foto: Agência EFE)
 
O primeiro duelo da final da Copa Davis, entre Espanha e Argentina, em Sevilha, neste fim de semana, será entre Rafael Nadal (atual número 2 do mundo) e Juan Mónaco (26º). Os confrontos foram definidos em sorteio nesta quinta-feira. Quem completa a equipe espanhola é David Ferrer (5ª) e Feliciano Lopez (20º) e Fernando Verdasco (24º), na chave de duplas. Pela Argentina, além de Mónaco, jogam Juan Martin del Potro (11º) e, nas duplas, David Nalbandian (64º) / Eduardo Schwank (143º).
Com a escalação de Mónaco entre os titulares de sexta-feira, o companheiro de equipe David Nalbandian, operado no quadril, foi poupado de uma possível longa partida contra Nadal. O argentino número 64 do mundo entra em quadra no sábado, pela chave de duplas. Ainda assim, pode substituir Mónaco no domingo, no segundo jogo de simples.

Blog Saque e Voleio: Mónaco é o boi de piranha argentino em Sevilha


- Estou ficando velho, não estou jogando na simples, mas me sinto confiante para jogar na chave de duplas - declarou Nalbandian durante o sorteio dos jogos, nesta quinta-feira, em Sevilha.
Já Mónaco demonstrou confiança para encarar Nadal, mesmo depois de receber um abraço um pouco mais que carinhoso do rival.

- Nós vamos dar 100% em cada bola, em cada jogo. Nosso objetivo é o primeiro lugar para a Argentina - disse o tenista número 26 do mundo.

tÊnis copa davis ferrer espanha del potro argentina (Foto: Agência Reuters)
A Espanha saiu vitoriosa dos três encontros que já teve com a Argentina na Davis. Em 2008, em território argentino, os espanhóis comemoraram o título até mesmo sem Rafael Nadal. Outros triunfos da equipe foram em 2003, na semifinal, e em 1926, pelas quartas de final.

Para Nadal, não falta motivação.

- Mesmo cansado, vou jogar o meu melhor - disse o tenista, eliminado por Jo-Wilfried Tsonga no ATP Finals, em Londres.

Confira os confrontos da final da Copa Davis.
Sexta-feira, a partir de 11h (de Brasília):
1. Rafael Nadal (ESP) x Juan Mónaco (ARG)
2. David Ferrer (ESP) X Juan Martin del Potro (ARG)
Sábado - duplas:
3. Feliciano Lopez / Fernando Verdasco (ESP) x David Nalbandian / Eduardo Schwank (ARG)
Domingo:
4. Rafael Nadal (ESP) x Juan Martin del Potro (ARG)
5. David Ferrer (ESP) x Juan Monaco (ARG)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/12/duelo-entre-nadal-e-monaco-abre-final-da-copa-davis-na-espanha.html

Vasco adota o 'pijama training' para superar cansaço e lutar pelo título

Treinos regenerativos viram prioridade em mês no qual o time disputou oito jogos e sofreu com o desgaste. Cristóvão só fez dois trabalhos completos

Por Gustavo Rotstein e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
 
Dedé na musculação Vasco  (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Dedé faz musculação no Vasco. Essa foi a rotina no
último mês (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
 
Nesta reta final de temporada, o Vasco vem sofrendo com o desgaste e o cansaço físico e mental de quem vem jogando partidas decisivas. Uma atrás da outra, sem descanso. E desde que optou por disputar tanto o Campeonato Brasileiro quanto a Copa Sul-Americana com o time titular, o técnico Cristóvão Borges vem adotando uma outra tática: o "pijama training". Em vez de coletivos e treinos táticos, a comissão técnica preferiu trabalhos regenerativos para recuperar fisicamente os jogadores.
No último mês, boa parte do grupo treinou muito mais na sala de musculação e fisioterapia do que batendo bola em campo. Em apenas duas oportunidades desde o dia 3 de novembro, o técnico Cristóvão Borges conseguiu comandar uma atividade tática com o grupo completo. Nos outros dias, o Vasco buscava recuperar o grupo que entrava nos jogos. Além destes treinos, só mesmo nos leves e descontraídos recreativos de véspera de jogo que o grupo se encontrava em campo.
Este fato foi fruto de uma mudança de estratégia justamente neste mês. A partir do momento que passou a jogar tanto no Brasileiro como na Copa Sul-Americana com o grupo completo, a recuperação dos jogadores passou a ser prioridade. Então o treino físico regenerativo que era realizado apenas no dia seguinte dos jogos passou a ser realizado em dois dias para a maioria dos jogadores. Apenas algumas exceções já voltavam a campo em uma terça-feira após jogar no domingo, por exemplo.
Segundo o preparador físico do Vasco, Rodrigo Poletto, cada jogador tem um acompanhamento personalizado e recebe uma carga de treinamentos específica. Mas ele reconhece que a prioridade no último mês foi mesmo a recuperação.

- O desgaste foi intenso por parte dos jogadores. Não foi fácil aguentar a maratona de jogos e viagens. Em um mês entramos em campo oito vezes. É muita coisa. Mas o grupo suportou bem, e nós demos todo o respaldo necessário - afirmou.

Último mês de treinos do Vasco
Tipos de treino Números
Treinos completos 2
Treinos regenerativos 11
Treinos recreativos 6
Viagens sem treino 2
Jogos 8
Folgas 1
O preparador físico vascaíno fez questão de frisar que a recuperação não tem relação nenhuma com descanso. Poletto lembrou que os treinos regenerativos são compostos de sessões de fisioterapia e musculação.
- Em determinados momentos pode se pensar que os jogadores ficam deitados no vestiário, mas não é isso. Os trabalhos são específicos para cada um. Em determinados jogadores a gente coloca uma carga maior, em outras uma menor, mas todos trabalaham muito. Foram treinos tão intensos como os que foram para o campo - explicou.

Neste sábado, os jogadores se reapresentam às 9h (de Brasília) em São Januário para o último treinamento desta temporada. Como sempre se realiza nas vésperas de jogo, o grupo irá disputar o descontraído e animado recreativo. Mais um para a conta dos cansados jogadores vascaínos.

Jogadores descansam no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Jogadores descansam após mais um dia de  treino no Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
 
FONTE:

Oswaldo praticamente confirma acerto: 'Ainda não dá para dizer'

Com contrato em vigência com o Kashima Antlers até 1º de janeiro de 2012, o técnico Oswaldo de Oliveira ainda não confirma que será o treinador do Botafogo no ano que vem. Mas, em entrevista por telefone ao programa "Redação SporTV", ele dá a entender que será sim o técnico alvinegro na próxima temporada.
 
- Por enquanto ainda não dá para dizer que sou o treinador do Botafogo, temos etapas a cumprir aqui. Por enquanto sou treinador do Kashima, amanhã (sábado) vamos jogar o último jogo do campeonato (contra o Yokohama Marinos), depois teremos a Copa do Imperador até o dia 1º de janeiro, quando será a final, estou empenhadiíssmo. Ainda não posso me considerar treinador do Botafogo, até porque ainda há uma negociação em curso.
 
Perguntado pelo narrador Cléber Machado se, depois dos compromissos com o Kashima, ele assumiria o Botafogo em 2012, Oswaldo respondeu:
 
- Há uma grande possibilidade de ser. Se encaixando e com os ponteiros se ajustando há uma grande possibilidade.
 
Oswaldo está no Kashima desde 2007, onde conquistou três Campeonatos Japoneses, uma Copa do Imperador, duas Supercopas Japonesas e uma Copa da Liga. Em seu currículo, Oswaldo tem dois títulos brasileiros (1999 e 2000, por Corinthians e Vasco), um Mundial (2000, pelo Corinthians), dois Paulistas e uma Copa Mercosul.
 
FONTE:
 

Sem abrir mão

Flavio Tenius quer ver equipe lutando até o fim para evitar arrependimentos
 
O comandante alvinegro quer equipe lutando pela vaga no domingo (Crédito: AGIF)O comandante alvinegro quer equipe lutando pela vaga no domingo (Crédito: AGIF)

Não é novidade para Flavio Tenius que a vaga na Libertadores é praticamente um sonho para o Alvinegro neste final de Brasileiro. Precisando de uma vitória sobre o Fluminense e outros quatro resultados favoráveis, o Glorioso terá que contar com a sorte, mas não quer saber de jogar a toalha.

“A gente vai jogar para ganhar o jogo. Todos estão cientes de que existe a possibilidade, então não vamos abrir mão de tentar. Se não conseguirmos será uma pena, mas temos que lutar. O mais doloroso seria os resultados acontecerem e nós não vencermos por uma falta de mobilização”, explica o técnico, que comandou treinamento na manhã desta quinta-feira, no Stadium Rio.

Em um movimentado coletivo em campo reduzido, o treinador escalou a provável equipe para o clássico com o Fluminense com Jefferson, Alessandro, Fábio Ferreira, Gustavo e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes, Maicosuel e Elkeson; Loco Abreu. Bem articulados, os titulares venceram por 6 a 1, com dois de Loco e Felipe Menezes, um de Elkeson e outro de Maicosuel. Alex marcou para os reservas.

Depois do coletivo, Flavio Tenius botou seus jogadores para praticar finalizações contra Jefferson. Satisfeito com o trabalho feito durante a temporada, o técnico lembrou que o Botafogo quer um crescimento com fundamentos fortes para o futuro.

“O Botafogo está reunindo uma estrutura para ser aquele time que está sempre brigando pela ponta. Às vezes alguns clubes reúnem bons grupos de jogadores, vencem um título e depois acabam brigando para não cair no ano seguinte”, explica. “O balanço que a gente faz é que o caminho está certo, mas faltou alguma coisa nesta reta final”, conclui Flavio Tenius, que domingo deve fazer seu último jogo comandando o Alvinegro.

Rodrigo Paradella

FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/flavio+tenius+quer+ver+equipe+lutando+ate+o+fim+para+evitar+arrependimentos.asp

Dia do ex-atleta

Botafogo convida a família alvinegra para confraternização no dia 10/12
 
Crédito da Arte: Luisa PedrosaCrédito da Arte: Luisa Pedrosa

"Noutros esportes a tua fibra está presente, horando as cores do Brasil, de nossa gente". O hino destaca a importância dos esportes olímpicos, mas o Botafogo quer mais. Desde 2009, por iniciativa do vice-presidente Geral Antonio Carlos Mantuano, o clube realiza um evento de confraternização em homenagem aos seus ex-atletas e sócios eméritos, sempre no segundo sábado de dezembro. No próximo dia 10, um belo churrasco celebrará a data, a partir das 11h, na sede de remo (Sacopã).

O evento é aberto e a entrada para torcedores custa R$ 20.  A capacidade é para até 200 pessoas. A aprazível sede de remo está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 1.561, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Assessoria de Imprensa

FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/botafogo+convida+a+familia+alvinegra+para+++confraternizacao+no+dia+1012.asp

Viúva do caso da Mega-Sena é absolvida no RJ

Ela era acusada de planejar a morte do marido, o milionário René Sena.
Com o resultado, cabeleireira passa a ter direito a 50% da herança.

Tássia Thum Do G1, em Rio Bonito


Após cinco dias de julgamento, a cabeleireira Adriana Almeida, que era acusada de planejar a morte do marido René Sena, ex-lavrador que ficou milionário após ganhar o prêmio da Mega-Sena em 2005, foi absolvida na madrugada deste sábado (3). A sentença foi lida pela juíza Roberta dos Santos Braga Costa, no Tribunal do Júri (TJ), no Fórum de Rio Bonito, na Baixada Litorânea do Rio de Janeiro. Outros três réus também foram absolvidos.
O TJ julgou improcedente a acusação contra os quatro réus. O Ministério Público (MP) informou que vai recorrer da decisão somente no caso de Adriana.

Herança
A víúva Adriana foi a última ré a ser ouvida. Ela se emocionou durante a leitura da sentença e  preferiu não falar com a imprensa. Com o resultado, a cabeleireira, que chegou a ficar presa por um ano e meio, é beneficiada com 50% da herança de René Sena. Antes de ser assassinado em janeiro de 2007, René ganhou R$ 52 milhões na Mega-Sena, e a fortuna agora estaria estimada em R$ 100 milhões.
Adriana deixou o fórum no carro de seu advogado de defesa e sob a escolta de uma equipe da Polícia Militar (PM) por volta de 2h45.
O depoimento da cabeleireira teve início na quinta-feira (1°) e durou mais de seis horas. Nesta sexta, ela chegou a ser vaiada por populares que acompanham o caso no tribunal.
Adriana Almeida, pouco após ser absolvida no Fórum de Rio Bonito.  (Foto: Tássia Thum / G1)Adriana Almeida, pouco após ser absolvida no Fórum de Rio Bonito. (Foto: Tássia Thum / G1)
Por mais de três horas, o advogado de Adriana, Jackson Costa, tentou defender sua cliente da acusação de ser a mandante do crime. “É uma acusação covarde, infantil, preconceituosa e sem provas. A história do MP é fantasiosa e triste”, contestou o advogado.
A defesa da viúva tentou incriminar Renata, única filha de Rene Sena. O advogado ressaltou que Adriana lhe contou que no dia seguinte ao Natal de 2006, René teria falado à filha que gostaria de realizar um teste de DNA. Ainda de acordo com Jackson Costa, René teria contratado uma empresa para agilizar o exame, pagando por isso R$ 380 mil. No entanto, a defesa da filha alegou que Renata nunca recebeu nenhuma intimação por parte do pai solicitando o exame.
Após a morte de René, Adriana entrou com uma ação na Justiça pedindo o teste de DNA de Renata. A filha negou judicialmente o teste, mas procurou um laboratório da UFRJ para realizar o exame. Na ocasião foi usado material genético de irmãs de Rene, e o resultado comprovou a paternidade do milionário.
“A Adriana não tinha interesse na morte. Se ela quisesse matar, ela matava o Rene, que era diabético, com doses altas de insulina. A promotora pediu a absolvição dos três réus para mostrar ares de boa samaritana”
A defesa argumentou que a Justiça já liberou a favor de Renata cerca de R$ 2 milhões da fortuna bloqueada de René. Segundo Jackson Costa, não houve prestação de contas do dinheiro, que deveria ter sido utilizado para a manutenção e o pagamento de funcionários da fazenda deixada pelo milionário.

A promotora Priscilla Naegele Vaz informou que vai requisitar à Justiça a condenação do policial militar Alexandre Cipriani, pelo crime de falso testemunho. Priscilla Naegele explica que o ex-segurança de René mentiu no depoimento, ocorrido na quarta-feira (30), ao dizer que no dia do crime Adriana recebeu telefonemas do seu pai, que teria ligado de telefones públicos, pedindo que a filha o buscasse na rodoviária de Rio Bonito. A versão do PM foi confirmada por Adriana, que contou ainda que seu pai chegou a Rio Bonito, entre 11h e 12h do domingo, 7 de janeiro, dia do crime.
No entanto, segundo o MP, as ligações dos orelhões para o telefone de Adriana teriam sido feitas pelo ex-PM Anderson Souza, condenado pela execução de René, em julgamento realizado em 2009. A promotoria argumentou que interceptações telefônicas comprovaram diversas ligações realizadas poucas horas antes e logo após o assassinato.
O MP informou durante o debate, que segundo informações do juiz Marcelo Espindola, da Vara Civel de Rio Bonito, os bens de René chegariam a R$ 100 milhões. Entre os bens do milionário que estão em nome de Adriana consta um carro, metade da fazenda onde morava com Rene, avaliada em R$ 9 milhões, além de um imóvel de luxo em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.
De acordo com a acusação, esse imóvel foi comprado por Adriana sem o consentimento do milionário. Na ocasião, ao assinar os documentos de compra do apartamento, Adriana teria omitido a união estável com René, e afirmou que era solteira.

Outros réus
Além de Adriana, mais três réus foram acusados de participar do crime. Dois deles foram ouvidos entre a noite de quarta-feira (30) e início de madrugada de quinta-feira. O primeiro réu a ser ouvido foi o policial militar Ronaldo Amaral, que chegou a ficar preso por 1 ano e 8 meses. Ele trabalhou por dois meses como segurança de René Sena. No entanto, o PM disse que na época do crime já não trabalhava mais com o milionário.

FONTE:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/12/viuva-do-caso-da-mega-sena-e-absolvida-no-rj.html

Visita ilustre em General Severiano

Sven-Göran Eriksson conhece estrutura e modelo de gestão do Botafogo
  O treinador sueco na sede de General Severiano (Crédito:BFR)O treinador sueco na sede de General Severiano (Crédito:BFR)


Em viagem pelo Brasil, o técnico sueco Sven-Göran Eriksson aproveitou a estada no Rio de Janeiro para conhecer o atual modelo de gestão do Botafogo de Futebol e Regatas. Recebido pelo presidente Mauricio Assumpção e pelo Diretor-Executivo Sergio Landau, Eriksson visitou a sede histórica de General Severiano na tarde de sexta-feira e o Stadium Rio, na manhã deste sábado. Na sala de troféus, ouviu histórias do clube e conferiu fotos dos grandes craques alvinegros. Com três copas do mundo no currículo, o ex-treinador da seleção inglesa também conheceu as instalações do CT João Saldanha, tida hoje como a melhor estrutura de treinamento do Rio de Janeiro.

Assessoria de Imprensa


FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/sven-goran+eriksson+conhece+estrutura+e+modelo+de+gestao+do+botafogo.asp

Renato: ‘Espero até o fim do contrato fazer algo pelo Botafogo’

Contratação mais sonante do clube nesta temporada, volante diz que ainda sonha com vaga na Libertadores

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
renato alessandro botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Renato diz que ainda acredita na vaga à
Libertadores (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
 
Renato chegou ao Botafogo com muita festa. Recebeu das mãos de Gerson a camisa oito com o número dourado em alusão à importância de sua contratação. Em campo, o “oito de ouros” fez jus às expectativas e mostrou um bom futebol. Entretanto, a queda de rendimento do Botafogo nas últimas rodadas fizeram com que a chance de conquistar um título logo em seu primeiro ano com a camisa alvinegra acabasse. Apesar disso, o volante diz que não se arrepende de ter acertado com o clube e acredita que vai conseguir atingir esse objetivo nos próximos anos.

- Decidi, junto com a minha família, voltar ao Brasil e jogar o Brasileiro. Vi lá de fora o quanto é complicado. Mas eu sempre almejei títulos e aqui não vai ser diferente. Ainda tenho contrato e espero até o fim dele fazer algo pelo Botafogo. Esse é o meu objetivo – afirmou.

O volante garante que ainda não desistiu de lutar, pelo menos, por uma vaga na Libertadores do ano que vem. O jogador sabe que as chances são pequenas, mas promete empenho em campo para pelo menos ajudar o Botafogo a fazer a sua parte.

- Há uma chance ainda. Então, a motivação tem que ser maior. E temos que quebrar essa sequência de derrotas. A motivação é ainda maior porque tem um clássico. A ansiedade de querer fazer as coisas acabaram atrapalhando nos últimos jogos. Tem dia que não você consegue. Nesses últimos jogos, não rendemos o que vínhamos rendendo. Se tivéssemos mantido o nível, já teríamos a vaga na Libertadores e estaríamos brigando pelo título.

O Botafogo encara o Fluminense, neste domingo, em Volta Redonda. O jogo, válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, tem início às 17h (horário de Brasília). O Glorioso precisa vencer e torcer contra Inter, Coritiba, São Paulo e Figueirense para conquistar a última vaga na Libertadores.


Clique e veja vídeos do Botafogo



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/12/renato-espero-ate-o-fim-do-contrato-fazer-algo-pelo-botafogo.html

Vôlei Futuro vence Osasco e sai na frente na decisão do Paulista feminino

Jogando em Araçatuba (SP), time da casa faz 3 sets a 1, abrindo 1 a 0 na série melhor de três da decisão. Próximo jogo será nesta segunda-feira

Por Alan Schneider Araçatuba, SP
 
O Vôlei Futuro está a uma vitória de sagrar-se campeão paulista de vôlei feminino. Jogando no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP), o time da casa venceu o Osasco por 3 sets a 1 (25-20, 25-18, 26-28 e 25-23), abrindo 1 a 0 na série melhor de três da decisão (veja os pontos decisivos no vídeo ao lado). O segundo jogo será na próxima segunda-feira, dia 5, em Osasco (SP). Caso seja necessária uma terceira partida, o duelo será realizado na quarta-feira, dia 7.

O primeiro set foi disputado ponto a ponto, até o Vôlei Futuro abrir 20 a 17. Com grande atuação de Fernanda Garay, as donas da casa administraram a vantagem, contando com alguns erros das adversárias - como um saque para fora de Fabíola, no 22º ponto. O ponto final foi marcado por Fernanda Garay, que apenas empurrou a bola para a quadra adversária, enquanto as jogadoras do Osasco ficaram indecisas quanto a quem ia na bola: 25 a 20.

Vôlei Futuro e Osasco se enfrentam na final do Paulista de vôlei feminino (Foto: Fabio Rubinato/AGF)Vôlei Futuro e Osasco tiveram momentos de alternância na partida (Foto: Fabio Rubinato/AGF)
O Osasco voltou arrasador no segundo set, abrindo 5 a 1 e, depois, 7 a 2, com um bloqueio da meio de rede Thaísa. Na metade do set, porém o Vôlei Futuro reagiu, empatando em 14 a 14 com um bloqueio de Adenízia. A virada veio com um ataque de Joycinha, pouco depois: 16 a 15. A partir de então, o Osasco parou em quadra e o time de Araçatuba tomou conta do set, abrindo 20 a 16 e, depois, 24 a 18. O Osasco ensaiou uma reação, mas o Vôlei Futuro fechou o set em um bloqueio para fora de Jaqueline.

O Vôlei Futuro entrou mais confiante no terceiro set, abrindo 8 a 4 e 9 a 6. O Osasco então reagiu, comandado pela experiente Jaqueline, precisa nos ataques. Em pouco tempo, a partida já estava empatada em 10 a 10. Foi a senha para o Vôlei Futuro se impor novamente, com grande atuação de Walewska e Fernanda Garay, que fez 23 a 19, em uma cortada muito violenta. O Osasco não se entregou e chegou ao empate novamente: 23 a 23 e, depois, 24 a 24. No desempate, o time de Araçatuba desperdiçou dois match points e acabou derrotado por 28 a 26.

O Vôlei Futuro voltou mais concentrado para o quarto set, tomando a dianteira no marcador. Na metade do período, as donas da casa já venciam por 14 a 11 e, posteriormente, 19 a 15.  Foi a senha para o Osasco reagir novamente, empatando em 20 a 20. Dessa vez, porém, o Vôlei Futuro foi mais eficiente, fechando o jogo em uma ace de Waleska: 25 a 23.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/noticia/2011/12/volei-futuro-vence-osasco-e-sai-na-frente-na-decisao-do-paulista-feminino.html

Brasil derrota Cuba na sua estreia pelo Mundial de handebol feminino

No Ginásio do Ibirapuera, a seleção brasileira faz 37 a 21, pelo Grupo C

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
 
handebol feminino Mundial (Foto: Ricardo Bufolin/Photo&Grafia)A armadora Duda teve destaque na estreia contra
Cuba (Foto: Ricardo Bufolin/Photo&Grafia)
 
Tetracampeão pan-americano, o Brasil estreou com vitória no Campeonato Mundial feminino de handebol, que está sendo realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Comandada pelo técnico dinamarquês Morten Soubak, a seleção brasileira saiu de quadra com uma vitória por 37 a 21 sobre Cuba, pelo Grupo C da competição.

A estratégia armada pelo treinador Morten Soubak de fortalecer a defesa e contra-atacar com velocidade funcionou. Foi em um contra-ataque que a ponta-direita Alexandra abriu o placar para o Brasil, logo no primeiro minuto de jogo. Apoiada pela torcida, a equipe brasileira não diminuiu o ritmo e encerrou o primeiro tempo vencendo por 17 a 11. A etapa final foi praticamente igual à primeira: Brasil forte nos contra-ataques e na marcação. Cuba não conseguiu passar pelo bloqueio armado e viu a seleção vencer por 37 a 21.

- Nossa defesa se comportou bem e tivemos bom aproveitamento nos contra-ataques, mas a gente podia ter tido um melhor desempenho nos lançamentos. Mas foi uma boa estreia", disse o técnico Morten Soubak.

O destaque foi a armadora-esquerda do Brasil Eduarda Amorim, Duda, escolhida a melhor jogadora da partida. Para ela, atuar em casa foi um fator importante na vitória brasileira.

- Foi legal ter a torcida nos apoiando e nós sentimos isso. Apareceu até mais gente do que a gente esperava e a gente torce para ter mais pessoas nos próximos jogos - afirmou a atleta.

O próximo compromisso do Brasil na competição vai ser na próxima segunda-feira, contra o Japão, no encerramento da segunda rodada do Grupo C do Mundial, que ainda tem Romênia, França e Tunísia. O campeonato, que termina no dia 18 de dezembro, reúne 24 seleções, divididas em quatro sedes: São Paulo, São Bernardo do Campo, Santos e Barueri. Os quatro países mais bem colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final.

O objetivo do Brasil, que mal teve tempo de comemorar o título dos Jogos de Guadalajara, será melhorar o sétimo lugar garantido na Rússia, em 2005, e se aproximar mais da elite do esporte, de olho em Londres-2012.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2011/12/brasil-derrota-cuba-na-sua-estreia-pelo-mundial-de-handebol-feminino.html

Grupos da Euro 2012 são sorteados. Espanha tem vida fácil, já a Holanda...

Atual campeã, Fúria vai ter somente a Itália como forte seleção pela frente na chave C. Os holandeses vão encarar Alemanha, Portugal e Dinamarca

Por GLOBOESPORTE.COM Kiev, Ucrânia
 
grupos do Sorteio da Euro 2012 (Foto: Reuters)Grupos C e D da Euro 2012 (Foto: Reuters)
 
Foram sorteados nesta sexta-feira, em Kiev, as chaves da Eurocopa 2012. Atual campeã da competição, a Espanha não caiu em um temido “grupo da morte” e vai encarar Irlanda, Croácia e Itália na primeira fase.

O GLOBOESPORTE.COM vai transmitir ao vivo todas as partidas do torneio, que tem início no dia 8 de junho do ano que vem com o confronto entre Polônia e Grécia, em Varsóvia.

Por outro lado, a chave mais complicada acabou sendo a da atual vice-campeã mundial, Holanda. Os algozes do Brasil na África do Sul terão pela frente nada mais, nada menos do que Portugal e Alemanha, além da Dinamarca.

Clique e confira os grupos e a tabela de jogos da Eurocopa 2012


Enquanto isso, a Polônia, uma das anfitriãs do torneio ao lado da Ucrânia, não vai encarar nenhum bicho papão no já chamado “grupo da vida” (no papel, seria o oposto do "grupo da morte"). Os donos da casa, que estão na chave A, enfrentam Rússia, República Tcheca, além dos gregos na estreia da competição.

EUROPA VIA MARANHÃO: blog analisa os grupos. Clique e dê o seu palpite!


Sorteio da Euro 2012 na Polônia e Ucrânia (Foto: Reuters)Jogadores campeões da Euro no passado participam do sorteio (Foto: Reuters)
 
Os franceses, que com um coeficiente ruim ficaram no pote 4 do sorteio ao lado de seleções mais fracas, acabaram caindo no Grupo D ao lado da coanfitriã Ucrânia, Suécia e Inglaterra, que não contará com o craque Wayne Rooney na primeira fase.

O astro do Manchester United foi suspenso pela Uefa por três jogos por ter agredido o zagueiro Miodrag Dzudovic, de Montenegro, durante um duelo entre as duas seleções pelas eliminatórias da Euro em outubro.
Grupo A Grupo B Grupo C Grupo D
Polônia
Rep. Tcheca
Grécia
Rússia
Holanda
Dinamarca
Portugal
Alemanha
Espanha
Irlanda
Croácia
Itália
Ucrânia
França
Suécia
Inglaterra
 
 Craques do passado marcam presença
O sorteio, realizado no Palácio das Artes na capital ucraniana, foi precedido por um show de uma cantora local. Logo depois, um jogador de cada seleção que já levou um título da Eurocopa subiu ao palco para ser homenageado – cada qual trazendo nas mãos a bola usada na época das conquistas - e, também, participar do sorteio.

Entre os craques do passado, nomes como Zidane (campeão com a França em 2000), Van Basten (campeão com a Holanda em 1988) e Antonin Panenka (campeão com a antiga Tchecoslováquia em 1976 e famoso por ter inventado a "cavadinha") marcaram presença.

Zidane no sorteio da Euro 2012 (Foto: Reuters)Zidane no sorteio da Euro 2012 (Foto: Reuters)
 
E não só lendas do futebol participaram da cerimônia. O ex-atleta ucraniano Serguei Bubka, medalha de ouro no salto com vara dos Jogos Olímpicos de 1988, foi o responsável por apresentar a bola oficial da Euro 2012 (mais sobre a pelota, aqui).

Última edição com 16 seleções


palco do sorteio da Euro 2012 na Polônia e Ucrânia (Foto: AFP)Palco do sorteio da Euro 2012 (Foto: AFP)
 
A edição de 2012 será a última Eurocopa com 16 seleções, já que o presidente da Uefa, Michel Platini, implantou o aumento para 24 federações em 2016, na França.

A competição terá início no dia 8 de junho, em partida da anfitriã Polônia, no Estádio Nacional, em Varsóvia, diante da Grécia. Duas equipes de cada chave se classificarão para as quartas de final, disputadas entre 21 e 24. A grande decisão está marcada para 1º de julho no estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2011/12/grupos-da-euro-2012-sao-sorteados-espanha-tem-vida-facil-ja-holanda.html

Na raça, Brasil vira, bate a Polônia e está a um passo de Londres

VÔLEI OMTERNACIONAL 2011
 Entrada de Bruno incendeia a equipe nacional, que parte da derrota por 2 a 0 para um consagrador triunfo na Copa do Mundo do Japão

De forma sensacional, o Brasil venceu a Polônia por 3 a 2 (parciais de 18/25, 21/25, 25/18, 25/19 e 15/12), de virada, na madrugada deste sábado, no Yoyogi National Stadium, em Tóquio, pela penúltima rodada da Copa do Mundo, e ficou muito próximo da classificação para Londres-2012. Com o resultado, a seleção, que teve em Bruno um elemento contagiante, estará qualificada  se vencer o Japão por 3 a 0 ou 3 a 1, na manhã de domingo, independentemente do resultado da Itália (quarta colocada).

Já a Polônia encara justamente a Rússia, no embate que decidirá quem será o campeão da competição. Os russos levantaram o caneco em 1999 e, quando integravam a extinta União Soviética, em 1965/77/81/91, enquanto os poloneses buscam sua primeira conquista.

Brasil x Polônia, Copa do Mundo de Vôlei (Foto: FIVB / Divulgação)O bloqueio foi fundamento vital para a seleção virar para cima dos poloneses (Foto: FIVB / Divulgação)

Equilíbrio foi a tônica dos primeiros movimentos da partida. As equipes pontuaram alternadamente até a Polônia virar após ace de Bartman e ir para a primeira parada técnica com 8/6 a seu favor. Único rival direto da Rússia na disputa pelo título, o time polonês, beneficiado por um passe quase perfeito, passou a impor um ritmo muito forte, ampliando a vantagem e fechando a parcial por incontestáveis 25/18.

O Brasil começou melhor o segundo set, colocando 4/2, porém logo cedeu à reação do adversário, que tomou à frente na contagem: 5/4. Mesmo errando muito no saque, o time nacional tentava tornar o duelo parelho, retardando o avanço polonês. Mas na segunda parada técnica, a equipe europeia já tinha dois pontos de vantagem (16/14).
A Polônia confirmou a supremacia selando em 25/21, já garantindo matematicamente uma vaga para Londres (chegava aos 25 pontos e não poderia mais ser alcançada pela Itália que, no máximo, chegaria a 24) e evitando que os russos comemorassem já neste sábado o título da Copa do Mundo (mesmo que o Brasil virasse, os poloneses chegariam a 25 pontos e ficariam a dois do líder).

Com muito mais confiança e acertos, a Polônia foi com tudo para a terceira parcial e colocou 13/9 no marcador. Na base da raça, o time do Brasil, contagiado com a entrada de Bruno e o excelente desempenho de Leandro Vissotto, reagiu, igualou e virando a contagem para 14/13. O bloqueio brasileiro cresceu (Bruninho conseguira três pontos quase consecutivamente) e, com ele, toda a equipe comandada por Bernardinho que fechou em 25/18.

Revitalizada, a seleção entrou forte para o quarto set em busca do empate. Com a recepção mais equilibrada, conseguiu se impor abrindo dois pontos de frente (12/10, 15/13), mas um saque de Kurek deixou tudo igual em 15. Bruno, no entanto, tratou de voltar a incendiar o time. Com atuação espetacular, o levantador mostrou competência também nos ataques e, com um bloqueio de Dante, o Brasil levou a parcial em 25/19, levando a decisão para o tie-break.

Jogando com o coração, o Brasil comandou o set decisivo e, confirmando a superação vista a partir do terceiro set, venceu por 15/12 a parcial decisiva e bateu os poloneses com uma espetacular virada, ficando a um passo dos Jogos Olímpicos de Londres.

A equipe brasileira iniciou o duelo com Marlon, Giba, Murilo, Leandro Vissotto, Sidão e o líbero Serginho. No decorrer, entraram Dante, Theo e Bruno.

Confira os demais resultados deste sábado


Rússia 3 x 0 Irã (31/29, 25/21 e 25/18)
Sérvia 3 x 1 China (24/26, 25/18, 25/19 e 15/12)
Argentina 3 x 0 Egito (25/20, 25/21 e 25/17)
Itália x Japão
Cuba x EUA

Classificação, com pontos e jogos, com número de vitórias entre parênteses

1º - Rússia 27 e 10 (9)
2º - Polônia 25 e 10 (8)
3º - Brasil 21 e 10 (7)
4º - Itália 18 e 9 (6)
5º - Cuba 16 e 9 (6)
6º - EUA 14 e 9 (5)
7º - Argentina 13 e 10 (4)
8º - Irã 12 e 10 (5)
9º - Sérvia 12 e 10 (4)
10º - Japão 8 e 9 (2)
11º - China 5 e 10 (1)
12º - Egito 3 e 9 (1)

FONTE
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/12/na-raca-brasil-vira-bate-polonia-e-esta-um-passo-de-londres.html

Ferrer vira jogo de 4h43m sobre Del Potro e deixa Davis perto da Espanha

TÊNIS INTERNACIONAL 2011 - COPA DAVIS

Donos da casa abrem 2 a 0 no primeiro dia de disputas e só precisam de uma vitória em três jogos para conquistarem a Copa Davis mais uma vez

Por GLOBOESPORTE.COM Sevilha, Espanha
 
Consistência, coração e preparo físico para suportar 4h43m correndo de um lado para o outro atrás dos tiros de direita de Juan Martín del Potro. David Ferrer teve tudo isso e brilhou mais uma vez para a Espanha na Copa Davis. De virada, o número 5 do mundo fez 6/2, 6/7(2), 3/6, 6/4 e 6/3 e deixou seu país pertinho de vencer a competição internacional mais uma vez.

David Ferrer Espanha Copa Davis Tênis Final (Foto: Reuters)David Ferrer festeja a sofrida vitória que deixa a Espanha a uma vitória do título da Davis (Foto: Reuters)
Com a vitória de Nadal, que abriu o confronto derrotando Juan Mónaco em três fáceis sets, a Espanha agora tem 2 a 0 na série melhor de cinco e só precisa de um ponto para selar o triunfo. A decisão pode ser já neste sábado, no jogo de duplas. Fernando Verdasco e Feliciano López defendem o time da casa, enquanto David Nalbandian e Eduardo Schwank entram em quadra pelo time sul-americano. No domingo, se necessário, serão jogadas as duplas invertidas. Primeiro, Nadal encara Del Potro. Depois, Ferrer enfrenta Mónaco ou Nalbandian.

A vitória desta sexta-feira manteve Ferrer invicto defendendo a Espanha em casa. Até hoje, o número 5 do mundo acumula 12 vitórias em 12 jogos.

Logo nos primeiros games, ficou claro que Del Potro tentaria impor sua potente direita, enquanto Ferrer atacaria a esquerda do argentino. As pancadas do argentino, no entanto, não fizeram o estrago desejado. O espanhol conseguiu forçar o rival a usar mais sua esquerda e, logo no quarto game, o tenista da casa conseguiu a primeira quebra para fazer 3/1. Del Potro ameaçou no sétimo game, quando conseguiu dois break points, mas Ferrer foi perfeito quando precisou. O espanhol seguiu vencendo os pontos importantes e, com mais uma quebra no oitavo game, fez 6/2.


A maré mudou no começo do segundo set. No terceiro game, Ferrer fez seus primeiros pontos ruins, e Del Potro aproveitou para enfim conseguir uma quebra. O argentino abriu 3/1, mas só manteve a ponta até o oitavo game. Delpo ainda salvou dois break points, mas errou duas direitas fáceis em sequência e cedeu o empate: 4/4. Ferrer cedeu novo break point no 11º game, mas se salvou com defesas espetaculares até que o adversário jogou uma bola na rede.

A decisão foi para o tie-break, e o saque de Delpo fez a diferença. O argentino fez um ace e forçou um erro de Ferrer, enquanto o espanhol cometeu uma dupla falta quando sacava em 2/5. Del Potro aproveitou o primeiro set point e fechou a parcial, empatando o jogo em 1 set a 1.

O tenista da casa abriu o terceiro set com uma quebra de vantagem, mas Del Potro, aos poucos, conseguia impor mais sua direita. Ferrer salvou break points no segundo e no quarto games, mas lhe faltou sorte no sexto. Uma bola de Del Potro tocou na fita e caiu do lado do espanhol para selar a quebra e o empate em 3/3. O argentino manteve o bom momento e, com duas direitas espetaculares, quebrou Ferrer de novo no oitavo game. Delpo abriu o nono com uma dupla falta, mas dominou o resto do game e venceu a parcial por 6/3.

Juan Martín del Potro tênis Argentina Copa Davis final (Foto: AFP)A Argentina de Del Potro (à dir.) e do capitão Tito Vázquez precisa vencer os três jogos restantes (Foto: AFP)
O quarto set foi tenso, com mais erros, e cheio de emoção. Ferrer quebrou primeiro, no quarto game, graças a uma dupla falta do adversário. O espanhol, no entanto, cedeu a igualdade no game seguinte, ao cometer dois erros não forçados. No oitavo game, outro ponto dramático, com break point para o espanhol. Del Potro bateu uma direita fortíssima, e Ferrer, fazendo golpe de vista, não rebateu. A bola, entretanto, tocou na linha e salvou o argentino. No décimo game, não houve jeito. O argentino, já visivelmente cansado, errou três direitas e cedeu dois set points. Delpo salvou o primeiro com um ace, mas cometeu uma dupla falta e perdeu a parcial.

No quinto set, o físico pesou. Del Potro não conseguia mais se impor do fundo de quadra como antes, enquanto Ferrer continuava correndo em todas as bolas e dando boas curtinhas. Logo no quarto game, o espanhol encaixou uma devolução vencedora seguida de uma direita indefensável e quebrou o saque do oponente para abrir 3/1.
Ferrer deslanchou e abriu 5/1. Del Potro, por sua vez, lutou até o fim e conseguiu devolver uma quebra no sexto game, quando o espanhol sacava para o jogo. Já era, porém, tarde para uma reação. Na segunda chance que teve para fechar , Ferrer não perdoou, selou a vitória e viu a torcida espanhola explodir em comemoração.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/12/ferrer-vira-jogo-de-4h43m-sobre-del-potro-e-deixa-davis-perto-da-espanha.html

Vôlei tem 100% de aproveitamento na estreia do Sul-Americano de Praia

Barbara/Elize, Neide/Rebeca, Harley/Evandro e Moisés/Victor Felipe vencem todos os jogos no primeiro dia da competição, em Manta, no Equador

Por GLOBOESPORTE.COM Manta, Equador
 
Vôlei de praia dos Jogos Sul-Americanos Elize (Foto: Wander Roberto / Inovafoto / COB)Elize (frente) e Barbara comemoram a estreia
(Foto: Wander Roberto / Inovafoto / COB)
 
A chefe da missão brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Praia é a hexacampeã mundial de vôlei de praia Adriana Behar. E, no primeiro dia da modalidade, o Brasil teve 100% de aproveitamento nas areias de Manta, no Equador. Barbara/Elize, Neide/Rebeca, Harley/Evandro e Moisés/Victor Felipe vencem todos os jogos. A competição tem disputas também de surfe, futebol de areia, esqui, handebol, rúgbi, maratona aquática, triatlo e vela.

Barbara e Elize foram as únicas a entrar em quadra duas vezes na praia de El Murciélago. Primeiro, derrotaram as irmãs colombianas Galindo por 21 a 13 e 21 a 8. Algumas horas depois, venceram as donas da casa, Villamar e Espinosa, com parciais de 21 a 9 e 21 a 13.
É a segunda edição dos Jogos para a dupla. Em Montevidéu, elas tinham outras parceiras. Elize foi medalha de ouro; Bárbara, bronze.

- Foi muito bom. Depois de uma viagem cansativa, ainda temos que nos acostumar com o clima, mas a estreia foi legal. Conseguimos imprimir um ritmo bacana e agora é buscar melhorar em alguns pontos, como a defesa. Estamos com boas expectativas para a competição. O Brasil sempre vem com times muito bons e é o país a ser batido”, acredita a carioca Barbara Seixas, de 24 anos.

Harley passa experiência ao jovem parceiro

Campeã mundial em 2008 ao lado de Pedro Solberg e eleito o melhor do mundo naquele ano e em 2009, Harley agora joga ao lado de Evandro, de 21 anos. Eles derrotaram os chilenos Fuster e Grimalt: 21 a 14 e 21 a 18.

- O Evandro é um garoto muito novo, uma promessa e nunca disputou esse tipo de competição. Eu procuro ajudá-lo a esquecer os erros e ficar mais feliz no jogo. Para mim, os Jogos Sul-americanos de Praia estão sendo super válidos. Eu já joguei várias competições internacionais, mas nunca com o Comitê Olímpico Brasileiro. É muito interessante, uma experiência nova para mim. Já passei por tantas coisas, mas a cada dia quero estar aprendendo um pouco mais. Estou adorando estar aqui. Espero representar bem o Brasil e no final sair com uma medalha de ouro no peito.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2011/12/volei-tem-100-de-aproveitamento-na-estreia-do-sul-americano-de-praia.html