terça-feira, 29 de novembro de 2011

Com formato de pontuação criticado, Superliga feminina é lançada em SP

Edição 2011/2012 adotará sistema usado pela Federação Internacional nas últimas competições. Campeonato terá rodada de estreia no dia 9 de dezembro

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
 
No salão de entrada, estátuas vivas faziam a alegria das jogadoras. No palco, o lançamento teve direito a números de mágica, com a ponteira Natália, do Rio de Janeiro, em um truque de cartas, e o técnico Luizomar de Moura, do Osasco, mostrando coragem ao encarar a guilhotina. Assim, com festa, a Superliga feminina de vôlei 2011/2012 foi apresentada com a promessa de ser a edição mais forte dos últimos anos, com a chegada de uma nova equipe, o Sesi, e o retorno de Fernanda Venturini, levantadora do Rio de Janeiro, atual campeão. A mudança da fórmula de pontuação do campeonato, que começa no dia 9 de dezembro, no entanto, gerou reclamações de algumas jogadoras durante o evento, em São Paulo.

No novo formato, que segue as últimas competições da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), como a Copa do Mundo, uma vitória por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 vale três pontos, enquanto um trinfo por 3 sets a 2 vale dois pontos para o time vencedor e um para o perdedor. De volta às quadras, Fernanda Venturini foi uma das jogadoras que não concordaram com a mudança.

Todas as Jogadoras (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)Jogadoras e técnicos posam para foto no lançamento da Superliga (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)
 
- Talvez seja uma questão de adaptação. Eu sou a favor do ganhar e do perder. Ganhou, leva três pontos. Perdeu, não leva nada. Não deveria ser assim. Mas, já que é assim, temos de nos adaptar.
Presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça defendeu a nova fórmula.

- É uma tendência no mundo inteiro. Só vai funcionar a longo prazo. A curto prazo, não vai ser fácil. Então, tem de ter paciência.

Algumas jogadoras foram pegas de surpresa com a mudança. Dani Lins, do Sesi e da seleção brasileira, por exemplo, só foi avisada na festa de lançamento.

Luizomar de Moura, do Osasco, participa de número de mágica (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)Luizomar de Moura, do Osasco, participa de truquede mágica (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)
 
- É um campeonato complicado. Vamos ter que trabalhar bastante. Eu fiquei sabendo da mudança hoje. Eu não gosto desse tipo de formato. Mas se está vindo de fora, temos de nos adaptar. Eles que mandam – brincou a levantadora.

Apesar do formato, as equipes apostam em um campeonato equilibrado. Serão 151 jogos no total, com 12 equipes. Na fase de classificação, com turno e returno, oito equipes avançam aos playoffs, definidos em três jogos. A final está marcada para o dia 14 de abril, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

- Depois de todas as dificuldades e problemas no ano passado e neste ano, espero um ano melhor em 2012. E quero ser campeã, já está na hora – brincou Jaqueline, uma das principais jogadoras do Osasco, atual vice-campeão da Superliga.

A líbero Fabi, do Rio de Janeiro, diz que a Superliga será uma forma de se preparar para as Olimpíadas de Londres, no ano que vem. Para ela, o alto nível da competição vai ajudar na preparação para o Pré-Olímpico Sul-Americano, em maio de 2012. Com a queda na Copa do Mundo, a seleção feminina ainda não tem vaga garantida nos Jogo

- Vai ser uma Superliga diferente por causa da proximidade com os Jogos. Muitas jogadoras vindo de fora do país também, vai ser bom para ficar de olho em todas. As Olimpíadas começam na Superliga.

Confira as equipes participantes:
Rio de Janeiro (atual campeão)
Osasco
Vôlei Futuro
Pinheiros
Minas
Macaé
Praia Clube
São Bernardo
Rio do Sul
Mackenzie
São Caetano
Sesi

Rodada de abertura:
09/12

São Caetano x Osasco (São Caetano)
Mackenzie x Vôlei Futuro (Belo Horizonte)
Rio do Sul x Pinheiros (Rio do Sul-SC)
São Bernardo x Minas (São Bernardo)
Paaia Clube x Macaé (Uberlândia)

10/12

Rio de Janeiro x Sesi (Rio de Janeiro)

 FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/11/com-formato-de-pontuacao-criticado-superliga-feminina-e-lancada-em-sp.html

Neymar é condenado a pagar R$ 15 mil para o árbitro Sandro Meira Ricci

Atleta criticou no Twitter desempenho do juiz na partida entre Santos e Vitória, na temporada passada. Jogador não vai recorrer da decisão

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
 
Sandro Meira Ricci neymar santos x atlético-go (Foto: Agência Estado)Sandro Meira Ricci ganhou processo contra Neymarnesta terça-feira (Foto: Agência Estado)
 
O atacante Neymar foi condenado nesta terça-feira a pagar R$ 15 mil de indenização ao árbitro Sandro Meira Ricci por ofensas publicadas em uma rede social, em 2010. Na ocasião, o jogador postou em seu Twitter uma mensagem contra o juiz após a derrota do Santos diante do Vitória, válida pelo Campeonato Brasileiro do ano passado.
Insatisfeito com o desempenho do árbitro, o camisa 11 do Peixe, que não participou da partida em Salvador, postou no micro-blog uma mensagem que dizia "juiz ladrão, vai sair de camburão". A revolta aconteceu depois da marcação de um pênalti de Edu Dracena. Minutos após a publicação, o texto foi apagado.
Após a partida, Neymar voltou a lamentar a arbitragem de Sandro Meira Ricci e postou duas novas mensagens: "eeeeeeeeeeee juizãooooo" e "meu santos sempre prejudicado pela arbitragem!".
A defesa do jogador santista alegou que tal mensagem teria sido publicada por um amigo do atleta, que tinha acesso ao Twitter do craque santista.
- A responsabilidade não depende de quem postou tal mensagem. A conta é do Neymar, a senha é dele e por isso que o jogador foi responsabilizado – afirmou o advogado e ex-árbitro Giuliano Bozzano, que também confirmou que Sandro Meira Ricci irá doar o valor da indenização.
Por meio de nota oficial, o atacante Neymar confirmou que tal mensagem foi postada por outra pessoa através de seu Twitter e afirmou que não teve o interesse de ofender o árbitro.
- Nunca tive a intenção de ofender o árbitro Sandro Meira Ricci e repudio utilização de sites de redes sociais para tal prática. Desde então, em razão do ocorrido, tomo todos os cuidados para que tal fato não venha a ocorrer novamente - afirmou Neymar, que revelou também que não irá recorrer da decisão.

- Apesar da possibilidade de recorrer da sentença, nós decidimos não agir desta maneira. Aprendi com meus pais que decisões da justiça devem ser cumpridas. Não me cabe, portanto, discutir se a decisão está correta ou se o valor da indenização é alto ou justo. Acatarei a decisão. Disse o árbitro que não há interesse econômico nesta ação e até pretendia doar o dinheiro. Que assim o faça! Dessa forma essa história terá um final feliz. Ajudando o próximo! - declarou o jogador.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2011/11/neymar-e-condenado-pagar-r-15-mil-para-o-arbitro-sandro-meira-ricci.html

Roger, sobre o Bahia: 'Cada um abre a perna da maneira que gosta'

Meia se mostra indignado com nota publicada no site oficial do clube baiano em que afirma torcida pela permanência do time cearense na Série A

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
 
roger cruzeiro treino (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Meia pode ficar com a vaga de Montillo no clássico
(Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
 
Não é a primeira vez e nem será a última que o meia Roger se vê em meio a declarações, no mínimo, polêmicas. O meia cruzeirense, que deverá entrar em campo no clássico contra o Atlético-MG, neste domingo, no lugar de Montillo, se mostrou indignado com a possibilidade de o Bahia facilitar o jogo contra o Ceará, também neste fim de semana. A declaração de Roger vem após a repercussão de uma nota publicada no site oficial do Bahia na qual o clube baiano torce pela permanência do Ceará na Série A. O problema é que o Ceará é adversário direto do Cruzeiro na luta contra o rebaixamento. Os mineiros, em 16º lugar, estão com 40 pontos. O Ceará, em 17º, tem 39.

- Isso é lamentável, num campeonato de pontos corridos, onde a grande maioria das situações são resolvidas no último jogo. Numa situação dessa cabe aos comandantes da CBF analisarem o fato, e eles têm que cobrar, não somos nós. Temos que fazer nosso papel, até porque a gente não depende de ninguém. Se a gente fizer nosso trabalho bem feito e conseguir a vitória, cada um abre a perna da maneira que gosta.

Sobre a possibilidade de substituir Montillo, ídolo dos torcedores e um dos poucos que são poupados nesta fase delicada, Roger se mostrou tranquilo.

- Todos estamos preparados para isso. Acho que a gente tem um grupo consciente, forte para enfrentar esse momento. Independentemente de quem esteja em campo, o Vágner vai escolher os melhores, os mais bem preparados para esse momento, e com certeza vamos ter um final de ano pelo menos agradável.

'Todo mundo junto'
No tudo ou nada para manter o time na Série A, Roger vê com bons olhos a iniciativa da diretoria cruzeirense de levar o grupo para treinar em Atibaia, interior do estado de São Paulo. Para o meia, é o momento de todos se sacrificarem.

- Eu acho que é o momento de todo mundo estar junto, independentemente do lugar. Todos estão conscientes que têm que fazer um sacrifício, e temos tudo para permanecer, porque temos vantagem em pontos sobre nossos outros dos adversários, dependemos só de nós. E é fazer um jogo bom, é ter tranquilidade, jogar bem, ser mentalmente forte, e acho que a gente vai resolver.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2011/11/roger-sobre-o-bahia-cada-um-abre-perna-da-maneira-que-gosta.html

Presidente assume culpa e promete time melhor: 'Não é conversa'

O presidente Mauricio Assumpção assumiu integralmente a culpa pelo fracasso no Campeonato Brasileiro - após cinco derrotas seguidas, ainda há chances (pequenas) de ir à Libertadores - e prometeu montar um time mais forte em 2012. Ele garantiu que a torcida alvinegra confia na sua gestão e que o discurso não é "mera conversa".
 
- Se nesse ano não consegui ser campeão, tenho a obrigação de montar um time melhor para o ano que vem. Vocês podem ter certeza absoluta de que vamos melhorar o time, queremos um título grande em 2012 e não vamos sossegar e parar de trabalhar enquanto não atingirmos esse objetivo. E isso passa pela contratação de um técnico com currículo vencedor. A torcida será premiada com isso tudo, tenho certeza disso. E isso independe de vaga ou não para a Libertadores - afirmou o dirigente, em entrevista à Rádio Manchete, no evento de comemoração dos cinco anos da equipe de esportes da emissora.
 
- O torcedor aprendeu que essa diretoria não é de conversa. Quando assumimos o clube em 2009, contratamos uns 29 jogadores, porque não tinha quase ninguém no elenco. Em 2010 fomos campeões, trouxemos Loco Abreu, Herrera... E o time em 2011? Tem seis indicações para o prêmio do Brasileirão, ie isso não foi à toa. Durante grande parte do campeonato foi considerado um dos favoritos ao título. Mas alguma coisa não deu certo, e se não deu certo a responsabilidade é minha, é do presidente. Não é do jogador, da comissão técnica, da diretoria, é única e exclusivamente minha, eu assumo essa culpa - completou.
 
FONTE:

Botafogo tenta façanha inédita na última rodada do Brasileiro

Nunca um nono colocado na competição conseguiu se classificar para a Copa Libertadores do ano seguinte

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Flavio tenius botafogo (Foto: Fernando Soutello/AGIF)O Alvinegro do interino Flavio Tenius tentará quebrar tabu e ir à Libertadores (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
 
 
A missão do Botafogo na última rodada do Campeonato Brasileiro pode ser tratada como uma tentativa de um verdadeiro milagre. Com 55 pontos, o time, considerado o azarão, está na nona colocação e precisa torcer por uma combinação de resultados inédita nesta fase da competição, desde 2003, quando foi implantado o sistema de pontos corridos, para conquistar uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. São seis clubes na intensa disputa.

Em quatro edições do Campeonato Brasileiro, desde 2003, os classificados para a Copa Libertadores não mudaram entre a penúltima e a última rodada. No ano passado, foi assim com Fluminense, que conquistou o título, Cruzeiro, Corinthians e Grêmio, como já havia acontecido em 2004, 2006 e 2008.

Em duas oportunidades, o Cruzeiro conseguiu viradas importantes na competição. Em 2007 e 2008, o time tomou a vaga que era do Palmeiras na penúltima rodada. O clube paulista repetiu o feito em 2005, tirando o Fluminense em um confronto direto. Já em 2003, o Coritiba se aproveitou de um tropeço do Internacional para assumir a vaga na Libertadores.

Para conseguir o milagre, o Botafogo precisará vencer o Fluminense, em jogo marcado para Volta Redonda. Além disso, deverá contar com uma derrota do Coritiba para o Atlético-PR, e tropeços de Internacional, Figueirense e São Paulo, contra Grêmio, Coritiba e Santos. A rodada acontece domingo, às 17h (de Brasília).

O técnico interino Flavio Tenius volta a comandar um treinamento nesta sexta-feira, às 9h (de Brasília), no Engenhão. Ele vive a expectativa de poder contar com as voltas de Antônio Carlos, com um estiramento na coxa direita, Maicosuel e Cortês, ambos com dores no tornozelo esquerdo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/11/botafogo-tenta-facanha-inedita-na-ultima-rodada-do-brasileiro.html

Larissa lidera indicações à premiação dos melhores do Circuito Brasileiro

Parceira de Juliana concorre em seis categorias. Vencedores serão conhecidos no dia 10 de dezembro, na festa de encerramento da temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou, nesta segunda-feira, os finalistas da premiação dos melhores do Circuito Brasileiro deste ano. Concorrendo em seis categorias, a paraense Larissa foi a atleta mais indicada para as diversas premiações. Votaram nesta etapa jogadores e técnicos que participam do Circuito Brasileiro.

juliana larissa vôlei de praia (Foto: DIVULGAÇÃO / FIVB)Larissa é o grande destaque da lista divulgada nesta segunda pela CBV (Foto: DIVULGAÇÃO / FIVB)
 
Os vencedores das 10 categorias e do novo prêmio, "Craque da Torcida", serão conhecidos no dia 10 de dezembro, quando acontecerá a festa de encerramento da temporada, em Fortaleza (CE), cidade que receberá a 12ª e última etapa do ano. Ao todo, 28 atletas e seis treinadores estão concorrendo.
Os integrantes das duas duplas vencedoras do Circuito Brasileiro 2011 concorrem ao prêmio de melhor jogador. No feminino, as pentacampeãs Juliana e Larissa disputarão com Talita, vencedora de três etapas na temporada. No masculino, os campeões mundiais Alison e Emanuel concorrerão com o campeão olímpico Ricardo, que venceu seis torneios no país em 2011.
A grande novidade da premiação em 2011 é a criação do prêmio "Craque da Torcida", que será decidido através dos votos dos fãs do vôlei de praia brasileiro. Acessando o site da CBV , os internautas cadastrados poderão, até o dia 8 de dezembro, escolher o seu atleta preferido, no masculino e no feminino. O vencedor será conhecido na festa de premiação e todos os internautas que votaram neste atleta concorrerão a uma camisa ou um top autografados pelos "Craques da Torcida".
Atleta com o maior número de indicações, Larissa concorre aos prêmios de melhor jogadora, melhor ataque, melhor recepção, melhor saque, melhor defesa e melhor levantamento. No masculino, os três atletas que concorrem ao premio de melhor jogador disputam também o troféu de melhor atacante. Alison e Ricardo competem ainda na categoria melhor bloqueio, onde terão a concorrência do cearense Lipe.
Já Emanuel é candidato a melhor recepção, onde enfrenta Márcio (CE) e Bruno Schmidt (DF). O cearense e o brasiliense disputam entre si mais dois títulos: melhor defesa, junto com Pedro Cunha (RJ), e melhor levantamento, concorrendo com Oscar (RJ).

Confira todos os indicados:
Masculino:
MELHOR JOGADOR
Alison (ES)
Emanuel (PR)
Ricardo (BA)
MELHOR ATAQUE
Alison (ES)
Emanuel (PR)
Ricardo (BA)
MELHOR DEFESA
Bruno Schmidt (DF)
Márcio (CE)
Pedro Cunha (RJ)
MELHOR SAQUE
Evandro (RJ)
Fred (RJ)
Harley (DF)
MELHOR BLOQUEIO
Alison (ES)
Lipe (CE)
Ricardo (BA)
MELHOR LEVANTAMENTO
Bruno Schmidt (DF)
Márcio (CE)
Oscar (RJ)
MELHOR RECEPÇÃO
Bruno Schmidt (DF)
Emanuel (PR)
Márcio (CE)
JOGADOR QUE MAIS EVOLUIU
Álvaro Filho (PB)
Edson Filipe (ES)
Evandro (RJ)
REVELAÇÃO
Evandro (RJ)
Guto (RJ)
Jefferson (RJ)
MELHOR TÉCNICO
Carlos Magno Barros
Letícia Pessoa
Marcelo "Dentinho" Freitas

Feminino:
MELHOR JOGADORA
Juliana (CE)
Larissa (PA)
Talita (AL)
MELHOR ATAQUE
Juliana (CE)
Larissa (PA)
Maria Clara (RJ)
MELHOR DEFESA
Larissa (PA)
Maria Elisa (PE)
Taiana (CE)
MELHOR SAQUE
Larissa (PA)
Maria Elisa (PE)
Shaylyn (CE)
MELHOR BLOQUEIO
Juliana (CE)
Lili (ES)
Talita (AL)
MELHOR LEVANTAMENTO
Larissa (PA)
Maria Elisa (PE)
Taiana (CE)
MELHOR RECEPÇÃO
Larissa (PA)
Maria Elisa (PE)
Shaylyn (CE)
JOGADORA QUE MAIS EVOLUIU
Elize Maia (ES)
Karin (SUE)
Raquel (SP)
REVELAÇÃO
Raquel (SP)
Rebecca (CE)
Thais (RJ)
MELHOR TÉCNICO
Abel Martins
Reis Castro
Wesley Pinheiro


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/11/larissa-lidera-indicacoes-premiacao-dos-melhores-do-circuito-brasileiro.html

Caio entra para treinar, mas é chamado por gerente para conversa

Insatisfeito por ter sido barrado do jogo contra o Atlético-MG, atacante será negociado

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
Está cada vez mais difícil a permanência do atacante Caio no Botafogo. Nesta terça, dia do primeiro treino do time após a derrota para o Atlético-MG por 4 a 0, o jogador chegou a vestir o uniforme para treinar com o restante do elenco, mas foi chamado pelo gerente de futebol Anderson Barros para uma conversa. O atleta será negociado ao fim do Brasileiro, provavelmente por empréstimo.

Caio botafogo anderson barros treino (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Caio conversa com Anderson Barros no Engenhão (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
 
A crise entre Caio e o departamento de futebol começou no fim da semana passada. Ao ser colocado na reserva, o jogador pediu para deixar o treino de sexta. Na ocasião, o atacante disse estar sentindo dores musculares. A diretoria decidiu então barrar Caio na partida contra o Galo, já que interpretou a atitude como falta de comprometimento. Revoltado, o atacante questionou no sábado o motivo por não viajar com o time e foi apoiado por alguns companheiros. Os dirigentes, entretanto, decidiram manter a decisão.

Nesta segunda, Caio, através de sua assessoria de imprensa, negou ter feito corpo mole. O jogador disse ainda que não aceitaria ser multado. A nota não foi bem recebida no clube. Os dirigentes consideraram as declarações mais um ato de indisciplina.

Caio botafogo luis fernando altamiro bottino treino (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Caio também teve conversa com o médico Luis Fernando Medeiros e o fisiologista Altamiro Bottino (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
 
Clique e veja vídeos do Botafogo

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/11/caio-entra-para-treinar-mas-e-chamado-por-gerente-para-conversa.html

Jobson aparece no Engenhão e será reintegrado ao Botafogo em 2012

Chega de fazer m. Já errei tudo o que tinha para errar', afirma o atacante após conversa com o gerente de futebol Anderson Barros nesta terça-feira

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
jobson alessandro botafogo (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Jobson conversa com Alessandro nos corredores do
Engenhão (Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
 
O treino do Botafogo recebeu, na manhã desta terça-feira, um visitante que há tempos não aparecia pelo Engenhão. Jobson esteve no estádio para uma conversa com o gerente de futebol Anderson Barros, que ficou satisfeito com o que viu e ouviu. Assim, o atacante será reintegrado ao time alvinegro no ano que vem, mais precisamente, no dia 4 de janeiro, quando o elenco se reapresenta para a pré-temporada. O retorno aos gramados, no entanto, só poderá acontecer em março, quando termina a suspensão de dois anos imposta pela Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Além do doping, Jobson também foi protagonista de várias polêmicas em todos os clubes por onde passou, incluindo o Botafogo. Em agosto deste ano, ele foi dispensado pelo Bahia, depois de seguidos casos de indisciplina. O jogador, no entanto, garante que o próximo ano será diferente.
- Em 2012, chega de fazer m... Já errei tudo o que tinha para errar - declarou.

jobson botafogo (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Jobson promete nova postura no retorno ao Botafogo (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
 
Aos 23 anos, Jobson disse ainda que sofreu durante o tempo em que ficou sem jogar e, justamente por isso, está disposto a cumprir as determinações do Botafogo e até a frequentar uma clínica de reabilitação, caso o clube julgue necessário.

- Durante o tempo em que fiquei parado, joguei algumas peladinhas e fiz academia. Deu uma depressão de ver os jogos do fim do Brasileiro. Todo mundo fazendo gols e eu olhando. Agora, tenho que pensar no meu futuro. Estou aqui para fazer o que o Botafogo pedir. Agora, acabaram as besteiras. Aceito consultar as clínicas, o que for - disse.

jobson botafogo (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Jobson só poderá voltar aos gramados em março
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
 
A nova postura mostrada por Jobson agradou à diretoria alvinegra. Anderson Barros, porém, confessou que não acreditava muito na recuperação do jogador, mas mudou de opinião e agora está otimista quando ao retorno dele ao futebol.

- O Jobson tem algumas obrigações. Gostei da postura dele na reunião. Percebi que ele está muito bem. Ele aceitou o que a gente colocou e entendeu que estava desperdiçando as chances. Eu, que sempre fui mais cético em relação a ele, gostei muito do que vi. Espero que continue nessa evolução para que efetivamente volte gradualmente ao futebol. Tudo se encaminha para que ele faça a pré-temporada com o grupo. Ele só pode voltar a jogar em março por conta da suspensão.

Sem clube desde que deixou o Bahia, Jobson ainda tem vínculo com o Botafogo até 24 de junho de 2015.

Clique e veja vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/11/jobson-aparece-no-engenhao-e-sera-reintegrado-em-2012.html

Ronaldo aceita convite de Teixeira e assume o Comitê da Copa de 2014

Fenômeno será anunciado quinta-feira como novo presidente do COL

Por Eduardo Peixoto e Márcio Iannacca Rio de Janeiro 
 
Ronaldo será o novo presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL). O Fenômeno aceitou o convite de Ricardo Teixeira na noite de segunda-feira e substituirá o mandatário da CBF no cargo, repetindo os feitos do francês Michel Platini e do alemão Franz Beckenbauer, que comandaram a organização do Mundial em 1998 e 2006.

O ex-camisa 9 se reunirá com Teixeira na quarta para finalizar os detalhes e será anunciado oficialmente na quinta. Uma entrevista coletiva já está sendo marcada em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro, às 11h (de Brasília).

homenagem ronaldo ricardo teixeira brasil (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ronaldo e Teixeira em evento da CBF: troca de poder no COL  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Antes de assumir oficialmente o COL, Ronaldo deverá participar da Soccerex nesta terça. Segundo a assessoria de imprensa do evento, o ex-jogador confirmou presença na convenção sobre futebol que está sendo realizada no Rio de Janeiro. Andrés Sanches, presidente do Corinthians, também estará na feira e dará uma coletiva de imprensa.

Na segunda, outros campeões mundiais aprovaram o nome de Ronaldo como presidente do COL, depois que a notícia do convite de Teixeira ao Fenômeno ter sido publicada pelo jornal "O Globo". Para o ex-lateral-direito Cafu, companheiro do ex-camisa 9 na conquista do penta em 2002, o maior artilheiro das Copas está preparado para a função:

- Aprovo e acho que ele pode fazer um bom trabalho. Há tanta gente que preside algo ligado ao esporte sem ter sido atleta ou sem entender muito. Ronaldo tem a empresa dele, então já tem a prática na administração. O comando, ele pega com o tempo - disse Cafu.

Zagallo, técnico de Ronaldo na Copa do Mundo de 1998, também concordou com a escolha:
- A experiência, ele já tem. E acho que tem condições, sim, de ser um bom executivo - afirmou.

Segundo o jornal "O Globo" de sábado, a iniciativa de Teixeira se deu por conta das acusações que tem sofrido nos últimos meses. Nos últimos meses, o presidente da CBF ganhou mais um desafeto e isso pode pesar na sua continuidade no Comitê Organizador Local. Após apoiar o qatari Mohammed bin Hamman nas eleições da Fifa, o atual presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, tem trabalhado para tirar o brasileiro do Comitê Executivo e do COL. Segundo o diário, o caso foi tratado como traição pelo dirigente suíço, já que Teixeira foi o principal articulador para a escolha do Qatar como sede em 2022.

Antes de Ronaldo aceitar o cargo, o mandatário da CBF havia convidado Henrique Meirelles, mas o ex-presidente do Banco Central acabou recusando. De acordo com "O Globo", o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke levou uma mensagem de Blatter até a presidente Dilma Rousseff pedindo pela escolha de um novo presidente para o Comitê Organizador da Copa do Mundo. Porém, a governante preferiu deixar a iniciativa para a entidade máxima do futebol.

No último sábado, o vereador Marcelo Mendes (PTC-CE) postou em seu Twitter que o senador Álvaro Dias teria recebido uma ligação confirmando a saída de Teixeira. O político do PSDB-PR não confirmou a informação, mas postou na rede social que a indicação de Ronaldo Fenômeno para o Comitê Organizador era mera especulação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2011/11/ronaldo-aceita-assumir-o-col-e-sera-apresentado-quinta.html

Brasil abusa dos erros, perde para a Sérvia e se enrola na Copa do Mundo

VÔLEI INTERNACIONAL 2011

Seleção falha muito no saque e leva 27/25, 20/25, 25/20 e 25/22 no placar

Por GLOBOESPORTE.COM Hamamatsu, Japão
 
O repertório de erros foi vasto e ofuscou o lampejo solitário no segundo set. Com 32 falhas ao longo do jogo, grande parte delas no saque, o Brasil foi superado pela Sérvia e se complicou na Copa do Mundo. A equipe europeia, que não tem mais pretensões no torneio, contou com grandes atuações do capitão Miljkovic e de Nikic para vencer por 3 sets a 1 (parciais de 27/25, 20/25, 25/20, 25/22) e tumultuar ainda mais a campanha brasileira no Japão. Na quarta posição, o time verde e amarelo deixa temporariamente a zona de classificação para os Jogos de Londres, em 2012.
O Brasil disputará a quarta e última fase em Tóquio. O próximo desafio será na madrugada de sexta-feira, contra o Irã. Em seguida, os adversários serão Polônia e Japão.

Seleção erra a mão no saque
vôlei brasil sérvia (Foto: FIVB)Sem pretensões na Copa do Mundo, Sérvia vence e
e complica o Brasil na competição (Foto: FIVB)
A seleção começou a partida com Marlon, Giba, Murilo, Lucão, Sidão, Leandro Vissotto e o líbero Serginho. Afobada e com muitos erros, sobretudo no saque, a equipe verde e amarela viu a Sérvia chegar com três pontos de vantagem na segunda parada técnica. Quando os rivais alcançaram 24/22, o Brasil se aproveitou de um ataque para fora e uma pisada na linha de três metros para empatar. Em uma cortada de Vissotto para fora, porém, os europeus fecharam em 27/25.

No segundo set, a bronca de Bernardinho surtiu efeito em quadra. A seleção abriu 3 a 0, e os rivais pediram tempo. Os erros sérvios foram se acumulando e dando ainda mais vantagem ao Brasil. Após a segunda parada técnica, Bruninho e Théo entraram nas vagas de Marlon e Vissotto. Com a boa sequência de Miljkovic no saque no fim da parcial, o treinador brasileiro parou o jogo e lançou Wallace para igualar a partida: 25/20.

O Brasil abriu a terceira etapa na frente, mas sofreu a virada em dois erros seguidos de contra-ataque. As falhas em série, principalmente - e novamente - no saque, deixaram a Sérvia com folga no placar na segunda parada técnica. Um a um, os brasileiros foram parados em bloqueios simples de Nikic e Miljkovic e viram mais um set escapar: 25/20.
vôlei vissotto brasil sérvia (Foto: FIVB)Vissotto foi um dos atletas que sofreu com os bloqueios do capitão sérvio Miljkovic (Foto: FIVB)
A seleção voltou à quadra no quarto set com Bruninho e Wallace nas vagas de Marlon e Vissotto. Quando a Sérvia fez 6 a 4, Bernardinho também colocou Rodrigão na rede no lugar de Sidão. As alterações não surtiram o efeito esperado, e a eficiência de Miljkovic e Nikic desequilibrou os brasileiros emocionalmente. Com Théo, o time verde e amarelo reagiu e reduziu a desvantagem de cinco para apenas um ponto. O treinador sérvio parou o jogo e esfriou a reação, e os rivais marcaram 24/20. Bernardinho também pausou a partida e roubou mais dois pontos, mas Mljkovic fechou a conta: 25/22.

Veja o resultado dos outros jogos desta terça:


Rússia 3 x 1 Cuba (25/23, 25/27, 25/18 e 25/12) - veja os pontos finais no vídeo ao lado
Polônia 3 x 0 Egito (25/21, 26/24 e 25/21)
Itália 3 x 1 Argentina (34/36, 25/20, 25/19 e 25/20)
China 3 x 0 Irã (25/19, 25/19 e 25/17)
EUA 3 x 0 Japão (39/37, 25/16 e 25/15)

Classificação, com pontos e jogos, com número de vitórias entre parênteses
1º - Polônia 22 e 8 (7)
2º - Rússia 21 e 8 (7)
3º - Itália 17 e 8 (6)
4º - Brasil 16 e 8 (5)
5º - Cuba 14 e 8 (5)
6º - Irã 12 e 8 (5)
7º - EUA 12 e 8 (4)
8º - Argentina 9 e 8 (3)
9º - Japão 8 e 8 (2)
10º - Sérvia 6 e 8 (2)
11º - China 4 e 8 (1)
12º - Egito 3 e 8 (1)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/11/brasil-abusa-dos-erros-perde-para-servia-e-se-enrola-na-copa-do-mundo.html