segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Federer começa defesa de título do ATP Finals com vitória sobre Tsonga

TÊNIS INTERNACIONAL 2011

 Suíço e francês disputam o Grupo B ao lado de Rafael Nadal e Mardy Fish

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
O ATP Finals começou como terminou o Masters 1.000 de Paris, há uma semana: vitória de Roger Federer sobre Jo-Wilfried Tsonga. O suíço, atual campeão do torneio e número 4 do mundo fez 6/2, 2/6 e 6/4 e abriu o torneio na frente do Grupo B, que também tem Rafael Nadal e Mardy Fish.

Roger Federer tênis ATP Finals (Foto: Getty Images)Roger Federer mostra todo seu estilo no voleio de backhand (Foto: Getty Images)
 
O triunfo foi o 13º seguido de Federer no circuito. Campeão do ATP 500 da Basileia e do Masters 1.000 de Paris em sequência, o suíço acumula 18 vitórias em suas últimas 19 partidas. Sua derrota mais recente foi nas semifinais do US Open, quando teve dois match points, mas não conseguiu converter e cedeu a virada ao número 1 do mundo, Novak Djokovic.
O primeiro set durou apenas 21 minutos. Federer impôs sua agressividade sem arriscar demais. Sacando bem, o suíço perdeu apenas três pontos com seu serviço em toda a parcial. Tsonga, por sua vez, teve apenas 44% de aproveitamento no fundamento e perdeu o serviço duas vezes, cometendo oito erros não forçados. Com apenas dois winners, Federer fez 6/2 sem suar.

Jo-Wilfried Tsonga tênis ATP Finals (Foto: Getty Images)Tsonga teve chances, mas não conseguiu impor
seu jogo no terceiro set (Foto: Getty Images)
 
A segunda parcial foi completamente diferente. Mesmo sem melhorar no saque, Tsonga se aproveitou de duas direitas erradas de Federer para quebrar o suíço no terceiro game e fazer 2/1. A dianteira deu confiança ao número 6 do mundo, que passou a agredir mais. No sétimo game, com um par de esquerdas cruzadas e uma direita indefensável deram outra quebra a Tsonga. Em 30 minutos, o francês fechou a parcial e forçou o terceiro set.

A parcial decisiva foi mais parelha. Tsonga começou a sacar melhor, enquanto Federer reduziu seu número de erros (foram 11 no segundo set). O suíço teve um break point no sexto game, mas o francês se salvou com uma direita indefensável. No décimo game, entretanto, Tsonga não resistiu à pressão. Errou um voleio fácil, cometeu uma dupla falta e viu Federer acertar uma direita vencedora.
O francês ainda salvou um match point com um bom saque, mas levou uma passada de esquerda no ponto seguinte e viu o adversário comemorar a vitória.

No ATP Finals, que reúne os oito melhores tenistas da temporada, os tenistas jogam entre se dentro de seus grupos. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais. O Grupo A tem Novak Djokovic (1), Andy Murray (3), David Ferrer (5) e Tomas Berdych (7). O Grupo B conta com Rafael Nadal (2), Roger Federer (4), Jo-Wilfried Tsonga (6) e Mardy Fish (8).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/federer-comeca-defesa-de-titulo-do-atp-finals-com-vitoria-sobre-tsonga.html

Flavio lamenta derrota, mas mantém esperança: ‘Não perdemos a vaga’

Técnico interino diz que postura da equipe em campo o faz ficar tranquilo

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

A derrota para o Inter aumentou ainda mais a lista de maus resultados no Botafogo. Depois de perder seis dos últimos sete jogos, o time caiu para a oitava posição e vê a chance de ir para a Libertadores cada vez menor. Com dois jogos pela frente, a equipe sabe que tem de vencer ambos e torcer contra os adversários diretos. Apesar disso, o técnico interino Flavio Tenius não jogou a toalha.

- Foi uma pena o resultado. O primeiro tempo foi igual. Tivemos chance e eles também tiveram. No segundo, mandamos no jogo. Conseguimos neutralizar quase todas as bolas no ataque. Não perdemos a vaga ainda. Temos todas as chances de vencer o Atlético-MG e o Fluminense. Ainda acredito nisso - disse.

Segundo Flavio, o que o deixa mais confiante de que ainda é possível reverter o quadro atual da equipe é a postura dos jogadores. Segundo o técnico interino, os atletas mostraram muita vontade em campo contra o Inter.

- Pelo que vi em campo, fico mais tranquilo. Se visse uma equipe apática, ficaria mais preocupado. Temos chance e vamos lutar. Perdemos tudo que conseguimos no campeonato. A entrega deles dá a esperança de que a gente ainda pode conseguir a vaga.

O Botafogo encara o Atlético-MG em Sete lagoas (MG), no próximo domingo, apartir das 17h (horário de Brasília). O jogo é válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Clique e veja mais vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/11/flavio-lamenta-derrota-mas-mantem-esperanca-nao-perdemos-vaga.html

Pacotão da rodada#36: Corinthians segue líder. Vasco e Flu estão vivos

Pacotão da rodada#36: Corinthians segue líder. Vasco e Flu estão vivos

Timão vira o jogo contra o Atlético-MG com gol no fim do Imperador Adriano. Cariocas, que se enfrentam na próxima rodada, vencem e continuam na luta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Quanto tempo dura o jejum de um Imperador? O que pode fazer um Pacaembu lotado explodir de felicidade? Que tipo de atacante costuma marcar gols decisivos na reta final de um campeonato? Muitas perguntas que podem ser facilmente respondidas com um único nome: Adriano. Após 546 dias de jejum, ele voltou a marcar um gol em jogos oficiais. E que momento... Aos 43 minutos do segundo tempo, o Imperador balançou as redes novamente, garantindo a vitória do Timão sobre o Atlético-MG por 2 a 1. A duas rodadas do fim do Brasileirão, os dois pontos de vantagem (67 a 65) sobre o Vasco estão mantidos, e o Corinthians se aproxima cada vez mais do pentacampeonato nacional.

Quem também segue vivo na briga é o Fluminense, com 62 pontos alcançados após a vitória maiúscula de 4 a 0 sobre o Figueirense, no Orlando Scarpelli. Diguinho não foi exemplar como o restante do time e fez seis faltas na partida, recordista de infrações cometidas na rodada. Com oito sofridas, Luis Fabiano, por sua vez, foi o mais caçado. Apesar das sete defesas difíceis e grande atuação, Marcelo Moretto não evitou a derrota e o rebaixamento do Avaí. Paulo Baier errou 11 passes no empate do Atlético-PR com o Cruzeiro em 1 a 1, e Jancarlos foi o recordista de roubadas de bola, com oito no total.

O jogo de maior público da rodada foi aquele em que torcedores assistiram a um futebol fraco e desinteressado tanto de Atlético-GO quanto de Flamengo. Ambos mereceram o 0 a 0, e os 37.828 pagantes saíram frustrados do Serra Dourada. O pior público foi registrado no Engenhão: 5.483 pagante presenciaram a vitória do Internacional sobre o Botafogo por 2 a 1, resultado que valeu ao Colorado um lugar no G-5. E este jogo foi o que teve mais cartões neste fim de semana: dez no total.

O GLOBOESPORTE.COM mostra as estatísticas e os selos da 36ª rodada. Confira!
info Pacotão da Rodada 36 - 20/11 (Foto: ArteEsporte)
header pacotao golaço da rodada (Foto: arteesporte)
 Felipe, do Vasco
Na vitória do Vasco sobre o Avaí, por 2 a 0, o experiente meia Felipe fez um belíssimo gol em São Januário. Após receber passe de Juninho Pernambucano, o camisa 6 driblou o marcador e chutou de trivela. A bola entrou no ângulo esquerdo de Marcelo Moretto.
header pacotao defesa da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Marcelo Lomba, do Bahia
Luan fez boa tabela com Valdivia e recebeu, sem marcação, dentro da área. O meia-atacante chutou cruzado e obrigou o goleiro Marcelo Lomba a realizar uma excelente defesa à queima-roupa. No entanto, nem a boa atuação do arqueiro tricolor impediu a derrota do Bahia para o Palmeiras por 2 a 0.
header pacotao sarrafo da rodada (Foto: arteesporte)

Carlos Alberto, do Bahia
header pacotao frango da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Ainda na derrota do Tricolor baiano, o meia Carlos Alberto "levantou" o palmeirense Patrik. O camisa 19 dominou mal e perdeu a posse de bola. Em seguida, o  jogador do Alviverde fez o desarme e sofreu a falta. O atleta do Bahia não foi punido pela jogada.

Wilson, do Figueirense

Dos três gols de Fred contra o Figueirense, o segundo chamou a atenção pela falha do sistema defensivo do clube catarinense. Depois de uma boa troca de passes pela esquerda, Carlinhos cruzou, Edson Silva bobeou, e Wilson deixou a bola passar. O camisa 9 do Fluminense não perdoou.
header pacotao erro da rodada (Foto: arteesporte)

 Leandro Vuaden, árbitro de Cruzeiro 1 x 1 Atlético-PR
No duelo dos desesperados Cruzeiro e Atlético-PR, o gol que poderia ter decidido o jogo foi mal anulado pelo árbitro Leandro Vuaden. Branquinho deu bom passe para Paulo Baier, que tocou com classe para o gol de Fábio. O meia, que não estava em posição irregular, viu o árbitro não validar o lance.
header pacotao drible da rodada (Foto: arteesporte)
 Bida, do Atlético-GO
Em um jogo de poucas emoções, o drible de Bida em cima de Ronaldinho Gaúcho lavantou a torcida que estava presente no Serra Dourada. O meia dominou com categoria e deu um belo lençol no camisa 10 do Flamengo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/11/pacotao-da-rodada36-corinthians-segue-lider-vasco-e-flu-estao-vivos.html

Zé Roberto pede fim de campeonatos no Japão: 'Hora de dar um basta'

No retorno ao Brasil, técnico lamenta desgaste na Copa do Mundo: 'Para as japonesas, é ótimo. Para as outras, é extremamente complicado'

Por Daniel Dias Do SporTV, em São Paulo
 
técnico Zé Roberto no comando do Brasil no vôlei (Foto: EFE)Zé Roberto lamentou desempenho ruim (EFE)
 
Na volta para casa, a decepção com os resultados e a certeza de que a seleção poderia ter ido bem melhor. No desembarque no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o técnico José Roberto Guimarães listou os problemas enfrentados pelo Brasil durante a Copa do Mundo do Japão. Sem a vaga olímpica, o treinador afirmou que é hora de mudar o planejamento das competições. Para ele, é hora, inclusive, de mudar a sede do campeonato.

- Conversei muito com o pessoal da Federação Internacional e eles são a favor de eliminar algumas competições, que a seletiva continental já seja classificatória, que não tenha que ir para o Japão. Acho até que esses torneios no Japão estão na hora de dar um basta. Trazer uma Copa do Mundo para o Brasil, por exemplo, ou levar para a Europa. O Grand Prix poderia ser realizado todo na Europa porque, por exemplo, é muito desgastante para as seleções terem que ir para o Japão. Para as japonesas, é ótimo. Elas fazem o próprio horário, conseguem treinar todos os dias, se quiserem ou não. Mas, para as outras, é extremamente complicado.

O treinador afirmou que já esperava dificuldades na disputa da Copa do Mundo no Japão. Zé Roberto, no entanto, lamenta não ter contado com três de suas principais ponteiras: Jaqueline, que se lesionou durante os Jogos Pan-Americanos, Natália, que não se recuperou de uma cirurgia na canela a tempo, e Fernanda Garay, que se machucou durante a competição.

- Esperava uma dificuldade grande, até porque alguns times continuaram sua preparação. Sabíamos que ia ser difícil pelo final da temporada, pelos times que enfrentaríamos, os horários de jogos, as contusões. Foram três jogadoras da mesma posição e isso sobrecarregou.

Em maio do ano que vem, a seleção vai jogar o Pré-Olímpico Sul-Americano, em casa, na esperança de garantir a vaga para Londres antes da disputa mundial. Zé Roberto, no entanto, não espera facilidade.

- Temos que planejar o futuro. Mas, lógico, apertou tudo. Essa coisa de favoritismo me arrepia. Existe um equilíbrio muito grande. Muitas seleções são candidatas ao título em Londres. Mesmo no Sul-Americano. A Argentina tem melhorado muito, a Colômbia também, a Venezuela e o Peru. Temos de estar muito concentrados. O Brasil esteve sempre à frente, mas não pode vacilar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/11/ze-roberto-pede-fim-de-campeonatos-do-japao-hora-de-dar-um-basta.html

Givanildo ressalta que recuperação do Coelho no Brasileirão veio tarde

Time venceu três partidas seguidas, mas perdeu para o São Paulo no sábado e está matematicamente rebaixado

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

O América-MG não conseguiu se recuperar e, após 30 rodadas na zona de rebaixamento, caiu para a segunda divisão do Brasileiro. A derrota para o São Paulo por 3 a 1, no Morumbi, decretou o descenso do time mineiro para a Série B. O técnico americano, Givanildo Oliveira, explica a tristeza com o rebaixamento.

- O sentimento é esse (de tristeza), porque além de tudo o Ceará ganhou, foi um resultado ruim. Não pode perder dois num jogo. O Cruzeiro joga amanhã (domingo, contra o Atlético-PR). Tentamos reagir, reagimos bem desde o Corinthians, mas foi tarde. Porque nos estávamos sempre em último lugar, mas depois dessa derrota decretou mesmo.

O técnico chegou ao América-MG no meio do campeonato, quando o time já estava na zona de rebaixamento. Givanildo ressalta que o time reagiu tarde, na reta final do Brasileirão.

- Essa preparação de rebaixamento acontece desde que eu cheguei. Passando para eles (jogadores) que é ruim profissionalmente. Tivemos alguns momentos bons, mas não tivemos sequência, foi só agora nesses jogos. Se tivéssemos isso antes, quando eu cheguei ou no meio do meu trabalho, poderíamos estar com 40 pontos hoje. Mas levamos muitas viradas.

O Coelho ainda terá dois confrontos até o fim do campeonato, contra o Atlético-PR e o Atlético-GO. Givanildo garante que a equipe americana vai honrar a camisa nessas partidas.

- Tem que ter motivação. E difícil. Daqui a dois, três dias vamos continuar. Temos que jogar com o Atlético-PR. Mesmo que não fuja, se ganhar quatro, cinco jogos, você termina diferente. Se perde cinco, você é rebaixado mesmo. É outra coisa. A própria imprensa começou a falar que o América-MG estava destruindo os grandes.

Clique e veja vídeos do América-MG

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2011/11/givanildo-ressalta-que-recuperacao-do-coelho-no-brasileirao-veio-tarde.html

Nadal supera Fish e ida inesperada ao banheiro e estreia bem no Finals

TÊNIS INTERNACIONAL 2011

Espanhol número 2 do mundo divide liderança do grupo com Roger Federer

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Rafael Nadal acabava de quebrar o saque de Mardy Fish liderava o terceiro set por 2/0 quando precisou correr ao banheiro. Na volta, perdeu três games e seguidos e deixou o rival com uma quebra de vantagem. O espanhol, contudo, recuperou-se a tempo e saiu de quadra com uma suada vitória por 6/2, 3/6 e 7/6(3) após 2h55m no primeiro dia do ATP Finals, em Londres.

Rafael Nadal tênis Londres ATP Finals banheiro (Foto: AFP)No retorno, Rafael Nadal pede desculpas por ir ao banheiro repentinamente (Foto: AFP)
 
O resultado deixa Nadal empatado com Roger Federer na liderança do Grupo B. Também neste domingo, o suíço abriu o torneio com vitória por 2 sets a 1 sobre o francês Jo-Wilfried Tsonga. O Grupo A, que tem Novak Djokovic (1), Andy Murray (3), David Ferrer (5) e Tomas Berdych (7), só terá seus primeiros jogos nesta segunda-feira.
Como Nadal não disputava um torneio há mais de um mês e Fish foi forçado a abandonar seus últimos dois eventos, a falta de ritmo de ambos ficou óbvia no começo do jogo. Os seis primeiros pontos foram decididos em erros não forçados. Fish cometeu quatro deles e perdeu o saque. Nadal não brilhou, mas errou menos e tomou controle do jogo. O duelo melhorou com o decorrer do set, mas o espanhol continuou superior. No sétimo game, o número 2 do mundo voltou a quebrar o saque de Fish. No oitavo, sacou bem e fechou o set em 6/2.

A segunda parcial foi melhor para o americano, que quebrou o saque de Nadal logo no primeiro game. Jogando na dianteira, Fish teve mais tranquilidade para atacar nas devoluções e seguir ameaçando o serviço do espanhol. Nadal salvou dois break points no sexto game e quatro set points no oitavo. No nono game, Fish começou mal e cedeu um break point, mas escapou com um ótimo saque. Em seguida, o americano finalmente fechou o set em 6/3.

tenis Rafael Nadal na estreia do ATP Final em Londres (Foto: AP)Nadal lamenta um ponto perdido (Foto: AP)
 
O terceiro set foi estranho e com mais quebras do que o esperado. Nadal abriu 2/0, mas precisou ir correndo ao banheiro e, na volta, perdeu o serviço duas vezes seguidas. Fish liderava por 3/2, mas também perdeu um game de serviço, o que deixou tudo igual em 3/3. O jogo ganhou em drama no décimo game, quando Nadal teve dois match points. Fish, entretanto, sacou bem em ambos pontos e se manteve vivo no jogo. Só o tie-break resolveu a disputa.
Fish cedeu um mini-break logo no segundo ponto, e a vantagem, ainda que pequena, foi suficiente para o espanhol. Nadal aproveitou todos os pontos em que sacou e, com um voleio de Fish na rede, fechou em 7/6(3) o set.
No ATP Finals, que reúne os oito melhores tenistas da temporada, os tenistas jogam entre se dentro de seus grupos. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais. O Grupo A tem Novak Djokovic (1), Andy Murray (3), David Ferrer (5) e Tomas Berdych (7). O Grupo B conta com Rafael Nadal (2), Roger Federer (4), Jo-Wilfried Tsonga (6) e Mardy Fish (8).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/nadal-supera-fish-e-ida-inesperada-ao-banheiro-e-estreia-bem-no-finals.html

Firme no saque, Brasil derrota os Estados Unidos na Copa do Mundo

VÔLEI INTERNACIONAL 2011

Seleção brasileira ignora a ausência do lesionado Dante e supera o forte time americano por 3 sets a 1. Leandro Vissotto e Lucão são os destaques

Por GLOBOESPORTE.COM Kagoshima, Japão
Do outro lado da quadra estavam os atuais campeões olímpicos, mas a seleção brasileira não se intimidou. Firme no saque, o Brasil bateu os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 25/17, 25/18, 16/25 e 25/16, e garantiu a sua segunda vitória na Copa do Mundo do Japão. Lucão, com 16 pontos, e Leandro Vissotto, com 18, foram os destaques do confronto. Campeã nas duas últimas edições, em 2003 e 2007, o Brasil acumula duas vitórias pelo grupo B e lidera a classificação geral ao lado da Polônia, com seis pontos. Nem mesmo a ausência de Dante, desfalque com lesão no abdômen, interferiu no desempenho do time, que havia derrotado o Egito por 3 sets a 0 na estreia.

Brasil Estados Unidos copa do mundo de volei (Foto: FIVB/Divulgação)Marlon e Lucão no bloqueio brasileiro na partida contra os Estados Unidos (Foto: FIVB/Divulgação)
 
O jogo começou equilibrado, com as duas seleções forçando o saque e apostando nas jogadas rápidas pelo meio da quadra. Em deixadinha de Stanley para fora, o Brasil fez 4 a 3. As equipes continuaram trocando pontos no início do set até Leandro Vissotto soltar a pancada na diagonal para fazer 8 a 7. Mesmo sofrendo com as investidas de Priddy e Anderson, o conjunto brasileiro abriu três pontos de vantagem após cortada de Sidão pelo meio: 16 a 14. Explorando o bloqueio adversário e firme no saque, o Brasil não deu brecha e abriu 22 a 17. Em boa jogada de Théo no corredor, a bola explodiu na defesa americana e foi para fora: 25 a 17 neste primeiro set.

No segundo set, a seleção brasileira seguiu com a estratégia de forçar o saque e tentar dificultar ao máximo a vida da defesa americana. Em jogada rápida pelo meio, Lucão mandou a bola no fundo da quadra para fazer 5 a 3. Os Estados Unidos reagiram, encostaram no placar, mas em pancada de Stanley para fora deixaram o Brasil abrir 8 a 7. Com Vissotto inspirado no saque, Marlon preciso no levantamento e Lucão firme no ataque, o time verde-amarelo anotou 16 a 13. Após bloqueio de Giba em cima de Stanley, a diferença saltou para 20 a 15. A partir daí, foi só administrar a vantagem e fechar a parcial em 25 a 18 depois de ponto de saque de Vissotto.

Os americanos voltaram melhor para o terceiro set e abriram 4 a 2 em jogada de Anderson, que explorou o bloqueio do Brasil. Em largadinha de Stanley após bola que veio graça, os Estados Unidos fizeram 8 a 5. A entrada do levantador Thornton deu agilidade ao time americano, que aproveitou a falta de atenção dos brasileiros para crescer na partida. Em ponto de saque, eles ampliaram a diferença para o Brasil: 16 a 11. A equipe verde-amarela ensaiou uma reação após boas jogadas de Murilo e Giba mas viu os americanos abrirem 20 a 15. Sem recuperar o bom desempenho das primeiras parciais, a seleção acabou derrotada no terceiro set: por 25 a 16.

Os Estados Unidos abriram 4 a 1 no início do quarto set, mas o Brasil acordou rápido, empatou o jogo e fez 6 a 4 após dois pontos de saque de Sidão. A vantagem animou o time brasileiro, que segurou a dianteira e abriu 15 a 10 em pancada de Vissotto no corredor. Com os americanos inseguros e errando na recepção, a seleção brasileira não teve dificuldades para fazer 20 a 14. Em ponto do bloqueio, a equipe verde-amarela fechou o set e o jogo: 25 a 16.

O terceiro compromisso do Brasil será contra a Itália, nesta terça-feira, às 4h (horário de Brasília). Os italianos perderam para a Rússia por 3 a 1 na estreia (25/22, 22/25, 22/25 e 21/25) e venceram o Egito na segunda rodada por 3 a 0 ( 25/22, 25/15 e 25/20) A competição garante três vagas nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/11/firme-no-saque-brasil-derrota-os-estados-unidos-na-copa-do-mundo.html