segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vaias, ofensas, derrota: o dia em que Ronaldinho voltou ao Olímpico

Dez anos depois de deixar o Grêmio, jogador vive dia histórico ao retornar para o estádio onde foi criado
Por Alexandre Alliatti Porto Alegre

Enquanto Roberto Assis treinava no Olímpico, lá pelo final dos anos 80, o irmão dele, ainda criança, com o corpo magricela e a boca já com dentes que cresciam em diagonal, ficava brincando de jogar bola pelos campos do estádio. Para alguém tão novo, era impressionante o trato que o guri dava à esfera de couro. “Ele vai ser melhor do que eu”, dizia Assis. Passados dez anos, o moleque dentuço começava a se apresentar como um dos maiores craques já formados pelo Grêmio. Passados mais de 20 anos, ele voltava àquele estádio onde tanto brincou. E entrava nele pelo vestiário dos fundos.

Ronaldinho Gaúcho no túnel de vestiário  (Foto: Wesley Santos / Ag. Estado)Ronaldinho deixa o campo derrotado no retorno ao Olímpico (Foto: Wesley Santos / Ag. Estado)

O retorno de Ronaldinho Gaúcho ao Olímpico foi um daqueles episódios que não se repetem. Neste domingo, o craque do Flamengo sentiu toda a ira de uma torcida que se sentiu traída, perdoou e voltou a se envenenar por aquilo que considerou nova facada no distintivo. Se a saída do jogador para o Paris Saint-Germain, no início da década passada, machucou, a ida ao Rio, em 2011, doeu ainda mais. Toda a decepção explodiu neste domingo, em vaias, ofensas, críticas. E em vitória sobre o desafeto.

Ronaldinho chegou a Porto Alegre no sábado. No aeroporto, foi ignorado pelos gremistas. Mas no caminho até o hotel, caso tenha olhado pela janela do ônibus que o transportou até um hotel no centro da cidade onde ele nasceu, o jogador viu pichações contra ele. Antes de subir para seu quarto, sorridente, R10 desejou uma boa tarde a quem tentou entrevistá-lo. Um dia depois, ele teria uma péssima tarde.

A torcida do Grêmio se mobilizou como raras vezes se viu. No início da tarde, torcedores já circulavam aos montes pelo Olímpico. E já apareciam munidos de faixas contra Ronaldinho. E já distribuíam cédulas falsas de 100 reais, com o rosto do jogador impresso. Parecia uma competição, com um torcedor querendo superar o outro no tamanho da manifestação contra o atleta. A polícia coibiu parte do material. Mesmo assim, muitos conseguiram driblar os olhos dos homens de farda. Dentro do estádio, exibiram mensagens chamando R10 de pilantra e mercenário – entre outros recados que chegaram a envolver familiares dele.

Ronaldinho no jogo do Flamengo contra o Grêmio (Foto: Ag. Estado)Ronaldinho é acompanhado por faixas contra ele
(Foto: Ag. Estado)

Conforme passava o tempo, crescia a expectativa pelo aparecimento de Ronaldinho no Olímpico. Mais de uma hora antes da partida, ele chegou. E foi recebido por uma chuva de moedas. Minutos depois, teve seu nome anunciado pelo sistema de som do Olímpico. A imagem do jogador no telão rendeu uma vaia talvez sem igual na história de um estádio que será demolido nos próximos anos, provavelmente sem tempo de escutar algo igual.
E aí chegou a hora de Ronaldinho ir a campo. Quando ele pisou no gramado, gremistas arremessaram as cédulas falsas nele. E soltaram gritos de “pilantra”. E soltaram berros de “mercenário”. O craque cumprimentou funcionários do Grêmio, remanescentes dos tempos em que ele vestia tricolor. Quando se posicionou para escutar o hino nacional, só ouviu xingamentos. No hino gaúcho, cantou junto.

A bola haveria de rolar, depois de tanta expectativa. Quando aconteceu, parecia que Ronaldinho estava jogando apenas mais uma partida em sua vida, tamanha a naturalidade do craque. Com três minutos, ele já cobrou uma falta na trave. Pouco depois, deixou Deivid na cara do gol. Mas, aos poucos, foi caindo de rendimento. Não foi ativo nos dois gols que colocaram o Flamengo na frente. E viu, lance a gol, a vitória se transformar em decepção. O Grêmio descontou. E depois empatou. E depois virou. E venceu.  Ronaldinho Gaúcho, no retorno ao Olímpico, levou 4 a 2 de seu ex-clube. Ainda recebeu um cartão amarelo, comemorado pelos tricolores como se fosse gol.

cartaz protesto grêmio ronaldinho gaúcho (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Torcedores chamam jogador de mercenário no Olímpico (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)

A certeza da vitória permitiu que os gremistas passassem os minutos finais do jogo provocando ainda mais Ronaldinho. Aos gritos de “pilantra”, ele deixou o campo. E retribuiu, com uma ironia, toda a animosidade que o cercou.
- Se comparar com a torcida do Flamengo, isso não é muito barulho, não – disse ele.

Ronaldinho saiu rápido do vestiário dos visitantes para o ônibus. Escapuliu por uma porta lateral.

Enquanto isso, do outro lado do estádio, o Grêmio comemorava a vitória. E Paulo Odone, o presidente que tentou contratar o jogador em janeiro, respondia a ele.

- Não deve ser bom chegar na sua cidade, no clube onde se criou desde pequeno, e ser tão rejeitado. Não deve ser bom...

Os gremistas não vivem um ano dos melhores. A decepção de janeiro, com Ronaldinho, se somou à queda prematura na Libertadores, à perda do Gauchão para o Inter dentro de casa, à despedida de Renato Gaúcho. Mas quando terminar o ano, naqueles dias de retrospectiva, pelo menos uma alegria eles poderão dizer que tiveram. Em 30 de outubro, um domingo de sol, eles se sentiram vingados.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/vaias-ofensas-derrota-o-dia-em-que-ronaldinho-voltou-ao-olimpico.html

André Lima ‘parou na esquina’ após vitória do Grêmio sobre o Flamengo


No dia em que Ronaldinho Gaúcho voltou ao Olímpico, o atacante André Lima ganhou moral com a torcida do Grêmio. Responsável por dois dos quatro gols marcados contra o Flamengo e por um belo lance de caneta, o atleta comemorou a vitória do tricolor gaúcho imitando R10 com a dança do “Parado na Esquina” e levou a torcida do Imortal ao delírio. Ah, a caneta do atacante foi um dos temas mais comentados no Twitter! Abaixo, confiram o vídeo de André Lima agitando os torcedores – com direito a bandeira do Rio Grande do Sul – e as mensagens gremistas no microblog.


“Tá faltando caneta aí? Pede pro André Lima!”
“Caneta André Lima, nas cores azul e branco, porque a vermelha e preta o Airton tomou” – na verdade, quem tomou a caneta foi o Renato Abreu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2011/10/31/andre-lima-parou-na-esquina-apos-vitoria-do-gremio-sobre-o-fla/


Caio Jr. exalta volta por cima de alguns jogadores do Botafogo

Treinador diz acreditar que Maicosuel, Cortês e Elkeson, que viveram momentos de baixa, estão retomando suas melhores apresentações


Por Fabio Leme Rio de Janeiro

Além da difícil vitória diante do Cruzeiro (veja o único gol do jogo acima), Caio Júnior vibrou com a volta do melhor futebol de alguns jogadores titulares nesta reta final de Brasilerão. Maicosuel, Cortês e Elkeson foram elogiados pelo treinador após a exibição contra os mineiros. O último chegou a ficar no banco de reservas na partida contra o Avaí, em Florianópolis.

- Foi legal ver a atuação de alguns atletas como o Maicosuel, que está crescendo nesta reta final, como o Elkeson, que demonstra muita humildade para ouvir os conselhos e orientações, e também o Cortês, que entendeu a necessidade do melhor posicionamento na marcação e fez um jogo equilibrado – analisou Caio Jr.

O comandante do Glorioso, muito questionado por poupar alguns atletas na partida contra o Santa Fé-COL pela Sul-Americana, avaliou que a logística desenvolvida por todos no clube foi benéfica para a apresentação demonstrada no jogo deste final de semana.

- Vocês viram que os atletas que atuaram na Colômbia saíram esgotados. O Fábio Ferreira e o Cortês acabaram o jogo muito cansados. Já o Elkeson foi substituído. Pesou bastante, para este jogo, poupar alguns atletas na Colômbia – declarou.

Clique e assista a vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/10/caio-jr-exalta-volta-por-cima-de-alguns-jogadores-do-botafogo.html

Em recuperação, Natália lamenta não poder treinar: 'É um castigo'


Fora da seleção no Sul-Americano, Pan e na Copa do Mundo, ponteira também segue sem poder desempenhar as atividades no Rio de Janeiro

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Dos rostos conhecidos, não foi só Jaqueline que ficou fora da lista do técnico da seleção brasileira de vôlei feminino, José Roberto Guimarães, para disputa da Copa do Mundo de vôlei (competição que classifica três equipes para os Jogos Olímpicos de Londres-2012), entre 4 e 18 de novembro, no Japão. Natália também segue longe do grupo, ainda em consequência de uma cirurgia a que se submeteu no osso da canela, em junho, para retirar um tumor benigno (assista ao vídeo acima)).
Natália ficou dez semanas se recuperando e voltou a jogar pela seleção em setembro, quando disputou o Grand Prix. Mas a perna esquerda voltou a incomodar.

- Mais uma vez a novelinha, né? Eu voltei a sentir um pouco de dor, que foi um mês atrás, e fui fazer exames - explicou Natália ao "SporTV News".

De acordo com o médico Ney Pecegueiro, o problema é que o local da cirurgia está um pouco inflamado. Natália precisa apenas de mais tempo de recuperação.

Natália e José Roberto Guimarães volei (Foto: Divulgação / CBV)Natália e o técnico José Roberto Guimarães
(Foto: Divulgação / CBV)

- É comum um paciente que operou sentir dor quando volta aos treinamentos. Principalmente aqueles que voltam com uma carga muito intensa. Retirou-se um pedação de osso, você tem que esperar aquilo ali encher de osso novamente.
Agora, o remédio receitado pelo médico é o mais difícil para Natália: repouso. Serão pelo menos mais três semanas. Ela chegou ao time do Rio de Janeiro há duas semanas e ainda não tocou na bola. Por enquanto, os treinos dela se resumem a fazer musculação. E isso é bem em frente à quadra.

- É um castigo, é um castigo. Não tem jeito. (...) Eu estou muito triste, muito chateada de não poder participar com as meninas da Copa do Mundo. Mas para mim vai ser superimportante essa pausa. Além da canela, também estou aproveitando para dar uma curada no ombro, que não estava muito bom. Vou aproveitar esse momento para ficar boa e voltar com tudo na Superliga - disse Natália.

Enquanto a recuperação completa não vem e o ritmo de treino não está tão intenso, a ponteira vai ter tempo de, pelo menos, curtir os encantos da Cidade Maravilhosa.

- Quero conhecer o Cristo, o Pão de Açúcar, quero dar uma voltinha pelo Rio de Janeiro.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2011/10/em-recuperacao-natalia-lamenta-nao-poder-treinar-e-um-castigo.html

Entre glória, decepção e choro, Brasil encerra seu melhor Pan fora de casa


País não supera 2007, perde a batalha com Cuba e reclama em várias frentes, mas vê modalidades subindo degraus e garante 24 vagas para Londres-2012

Por Gabriele Lomba, Gustavo Rotstein, João Gabriel Rodrigues e Lydia Gismondi Guadalajara, México

Alguns favoritos caíram, alguns azarões surpreenderam. Vitórias de superação se misturaram a derrotas frustrantes, e o choro foi livre – de emoção ou de reclamação. Assim o Brasil atravessou os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara nas últimas duas semanas. Como se esperava, natação, atletismo, judô, vela e vôlei puxaram a fila das medalhas. Foram 141 no total para o país, sendo 48 de ouro. Pouco para bater o desempenho caseiro de 2007 ou para derrubar Cuba, que subiu ao degrau mais alto do pódio 58 vezes e ficou em segundo lugar no quadro, atrás dos Estados Unidos. Ainda assim, os 26 ouros verde-amarelos de Santo Domingo-2003 foram superados com sobra, fazendo do Pan mexicano o melhor do Brasil fora dos seus domínios.

thiago pereira natação medalhas pan-americano (Foto: Satiro Sodré/Agif)O nadador Thiago Pereira viajou de volta ao Brasil com uma coleção de medalhas (Foto: Satiro Sodré/Agif)

- Foi o melhor Pan da história fora do Brasil. Se olharmos para a competição na República Dominicana, ficamos com 60% a mais no número de ouros. Somado aos medalhistas, mostramos que, mesmo sem superar o Rio-2007, conseguimos manter o nível. Ficamos em segundo no total de medalhas e terceiro no total de ouros. Foi o legado de 2007, junto com o trabalho que vem sendo feito – afirmou Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esporte do Comitê Olímpico Brasileiro.
O país conseguiu 26% das vagas olímpicas que estavam em jogo, e faltaram quatro ouros e 16 medalhas no total para superar o desempenho no Rio. Veja o quadro de medalhas completo – é possível ver as conquistas por países ou por modalidades. Confira abaixo os destaques da campanha brasileira no México.

Os carros-chefes
Pan atletismo 100m rasos Rosângela Santos (Foto: AP) Rosângela Santos: vitória nos 100m (Foto: AP)

Foi com natação, atletismo, judô, vela e vôlei que o Brasil embolsou a maior parte das suas medalhas em Guadalajara. Os nadadores garantiram 24 medalhas, sendo dez ouros, oito pratas e seis bronzes. Dá para incluir aí o aproveitamento perfeito de Cesar Cielo (50m livre, 100m livre e dois revezamentos) e mais um show de Thiago Pereira, que se tornou o maior vencedor do Brasil na história dos Pans, agora com 12 ouros na carreira, superando o mesa-tenista Hugo Hoyama.

No atletismo, mais 23 pódios, sendo dez no degrau mais alto. Destaque para a campeã olímpica Maurren Maggi, no salto em distância, Adriana da Silva e Solonei Rocha, que venceram as maratonas, a "Beyoncé" Rosângela Santos, que brilhou nos 100m rasos, a musa Ana Claudia Lemos, que fez o mesmo nos 200m, o incansável Marilson dos Santos, vencedor dos 10.000m, e o ex-PM Leandro Prates, nos 1.500m. Sem falar nos revezamentos 4x100m feminino e masculno e no ouro de Lucimara Silvestre no heptatlo.

O judô e a vela também mantiveram a tradição de conquistas. Com 13 medalhas, o Brasil viu seis representantes festejando título, todos no masculino: Luciano Corrêa, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Leandro Cunha, Bruno Mendonça e Felipe Kitadai (que superou até um constrangedor problema intestinal). Na vela, cinco das sete medalhas foram douradas.

No vôlei, 100% de aproveitamento. Na quadra, homens e mulheres derrubaram Cuba na final e garantiram um par de ouros. Na areia, festa idêntica para Alison/Emanuel e Juliana/Larissa, que mantiveram a tradição.

Pan ginástica artística Brasil ouro (Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm)Os meninos da ginástica fizeram bonito em Guadalajara (Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm)
Os passos adiante


O Brasil não conseguiu superar o desempenho de 2007, mas algumas modalidades evoluíram de lá para cá. Na ginástica masculina, o ouro por equipes (milésima medalha do país em Pans) foi o ponto de exclamação da campanha, que ainda viu Diego Hypolito com dois triunfos individuais, no solo e no salto. Na ginástica rítmica, as meninas também fizeram bonito, com sete medalhas (três ouros). O país também melhorou no tiro esportivo (seis medalhas, um ouro), no triatlo (um ouro e um bronze) e no levantamento de peso, com o ouro de Fernando Saraiva.

marcelinho machado basquete brasil x república dominicana pan (Foto: Reuters)O basquete masculino caiu cedo (Foto: Reuters)
As decepções


De Fabiana Murer muito se esperava, mas a campeã mundial do salto com vara não conseguiu repetir em Guadalajara a performance de Daegu e ficou com a prata. Outra Fabiana campeã mundial, a Beltrame, também ficou em segundo lugar no México, no skiff simples peso leve do remo. O basquete verde-amarelo fez feio. No feminino, uma surpreendente derrota para as porto-riquenhas na semifinal e uma amarga medalha de bronze. O masculino fez pior e sequer conseguiu chegar às semis – terminou em quinto. No taekwondo, Natália Falavigna (com a ressalva de que voltava de lesão) e Diogo Silva ficaram sem medalhas – o único a subir no pódio foi Márcio Wenceslau, com o bronze. A ginástica artística feminina deixou o Pan sem ouros e com crise: o debate sobre a seleção permanente criou um racha na equipe verde-amarela. Quem também bobeou foi o futebol masculino: a seleção sub-20 de Ney Franco ficou fora das semifinais.

Maurine futebol brasil pan Guadalajara (Foto: Reuters)Maurine: gol da vitória na semifinal foi uma das histórias mais emocionantes do Pan (Foto: Reuters)

A superação
Não foram poucas as histórias de superação dos brasileiros em Guadalajara. O patinador Marcel Stürmer, que teve seus patins roubados antes de viajar ao México, garantiu o ouro no Pan. No futebol feminino, as meninas sofreram com a morte do pai da lateral Maurine, mas foram à decisão – com direito a gol dela na semi. Perderam nos pênaltis e ficaram com a prata, mas saíram de cabeça erguida. Na maratona, Solonei Rocha ganhou a última medalha de ouro do Brasil e mostrou o orgulho do passado como catador de lixo.

O chororô
Principalmente na primeira metade do Pan, o chororô foi constante nas competições envolvendo brasileiros. A cada derrota, uma reclamação – muitas vezes com razão. De problemas logísticos a critérios de arbitragem, recorde os casos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/entre-gloria-decepcao-e-choro-brasil-encerra-seu-melhor-pan-fora-de-casa.html

Armandão: Neymar, com quatro gols no Furacão, é o craque da rodada #32


Joia decide a vitória do Santos por 4 a 1 sobre o Atlético-PR.
Rafael Sobis e André Lima também se destacam com dois gols cada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Não é à toa que Neymar é a sensação do momento. Cotado pela imprensa espanhola como um dos 50 jogadores indicados ao prêmio ‘Bola de Ouro’ da Fifa em 2011, a maior revelação do futebol brasileiro nos últimos tempos só faltou fazer chover neste fim de semana. A joia da Vila Belmiro marcou os quatro gols da vitória do Santos por 4 a 1 sobre o Atlético-PR e se tornou o craque da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele ainda teve um outro gol mal anulado pela arbitragem.
Recebeu uma justíssima nota 10 no Troféu Armando Nogueira - que premia os melhores da competição -, a quarta nesta edição do Brasileirão. Antes dele, Ronaldinho Gaúcho, Leandro Damião e Diego Souza ganharam a máxima avaliação na 12ª, 23ª e 26ª rodadas respectivamente.
Se Neymar abusou, outros atacantes também não ficaram para trás. Ainda no sábado, Rafael Sobis, com dois gols, decidiu a vitória do Fluminense, de virada, sobre o Ceará por 2 a 1 e recebeu nota 8. Outro que deixou a sua marca duas vezes foi André Lima, do Grêmio. O centroavante marcou os dois primeiros tentos do Imortal tricolor na vitória de virada por 4 a 2 sobre o Flamengo, no Olímpico, e, assim como Sobis, ganhou nota 8.

A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.
Seleção Rodada #32 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

GOLEIRO
Duas vitórias consecutivas - sobre Fluminense e Palmeiras - e o Atlético-MG não só deixou a zona do rebaixamento como, faltando seis jogos para o fim do Brasileirão, entrou na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Um dos pilares da recuperação do Galo é a   regularidade do jovem arqueiro Renan Ribeiro, que fechou o gol na vitória por 2 a 1 sobre o Verdão e merecidamente ganhou nota 7,5, assumindo a meta da seleção da 32ª rodada. Quem também se transformou num paredão foi Denis, do São Paulo, que garantiu o empate sem gols com o Vasco, fora de casa, e levou nota 7. Victor, do Grêmio, Jefferson, do Botafogo e Fernando Prass, do Vasco, foram avaliados com nota 6,5, enquanto Felipe, do Flamengo, Deola, do Palmeiras e Vanderlei, do Coritiba, também se destacaram com nota 6.

LATERAL-DIREITO
Negociado com o Porto para 2012, Danilo é um dos jogadores mais regulares e versáteis do Santos. Joga tanto de meia, como de lateral. Na goleada sobre o Atlético-PR, ele foi uma das melhores opções ofensivas do Peixe no Pacaembu. Ganhou nota 7,5 e uma vaga na seleção da 32ª rodada. Carlos César, do Atlético-MG, Jonas, do Coritiba, Piris, do São Paulo, Allan, do Vasco, Mário Fernandes, do Grêmio, Mariano, do Fluminense, e Alessandro, do Botafogo, todos com nota 6, provaram o equilíbrio entre os jogadores da posição no fim de semana.

ZAGUEIROS
Dois legítimos xerifes comandam a retaguarda da seleção da 32ª rodada. Edu Dracena, do Santos, não fez gol. Mas quando se aventurou no ataque, sofreu pênalti convertido por Neymar. Jéci balançou a rede no triunfo do Coritiba sobre o América-MG. Os dois receberam nota 7, assim como Bruno Rodrigo, que apesar de ser reserva, costuma cumprir bem o seu papel na defesa santista quando escalado.

LATERAL-ESQUERDO
Kleber decidiu a vitória do Internacional sobre o Atlético Goianiense, no Serra Dourada, por 1 a 0 e assumiu a posição na seleção da 32ª rodada com nota 7. A mesma avaliação do lateral colorado recebeu Durval. Improvisado contra o Furacão, o zagueiro mais defendeu que atacou, porém não comprometeu e mostrou para o técnico Muricy Ramalho que pode ser uma alternativa para o setor. Bruno Cortês, do Botafogo, com nota 6,5, além de Carlinhos, do Fluminense, e Dodô, do Bahia, com nota 6 também sobressaíram no fim de semana
.
VOLANTES
No Atlético-MG, o técnico Cuca tem apostado na garotada. Um destes moleques formados na base atleticana é Fillipe Soutto. O jovem cabeça-de-área mostra competência tanto na marcação, quanto na saída de bola. Diante do Palmeiras, ganhou uma nota 7. Outros dois que ganharam 7 foram Valencia, do Fluminense, e Arouca, do Santos.

MEIAS
Fiel à camisa que veste, Fernandes está há 12 anos no Figueirense. Contra o Bahia, saiu do banco de reservas, marcou dois gols e garantiu mais três pontos para o Figueira, na vitória por 2 a 1, de virada. Ganhou nota 8. Outro maestro foi Douglas, do Grêmio. Habilidoso, distribuiu passes açucarados e ainda foi premiado com um belo gol no triunfo do Tricolor gaúcho sobre o Flamengo, por 4 a 2, no Olímpico. Levou 7,5. Bernard, do Atlético-MG, Thiago Neves, do Flamengo, e Davi e Rafinha, ambos do Coritiba, e Tinga e Oscar, do Inter, ganharam nota 7.

ATACANTES
O trio de atacantes desta seleção marcou oito gols no fim de semana. No entanto, Neymar, do Santos, sozinho, marcou quatro vezes contra o Atlético-PR e se tornou o craque da 32ª rodada com a nota 10. Com dois gols cada, André Lima, do Grêmio, e Rafael Sobis, do Fluminense, foram peças fundamentais nas vitórias de suas equipes contra Flamengo e Ceará,  respectivamente, e levaram nota 8.
Apesar de não deixar sua marca, Fred foi fundamental para o Tricolor das Laranjeiras conseguir voltar de Fortaleza com três pontos na bagagem, o que também lhe rendeu nota 8. Emerson, do Corinthians, teve nota 7,5 com seu gol contra o Avaí.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/armandao-neymar-com-quatro-gols-no-furacao-e-o-craque-da-rodada-32.html

Kvitova sofre 'apagão', mas confirma boa fase e leva o WTA Championship

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Tcheca conquista o título do torneio em Istambul ao derrotar na final a musa bielorrussa Victoria Azarenka por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 6/3

Por GLOBOESPORTE.COM Istambul, Turquia

Petra Kvitova confirmou neste domingo que vive realmente grande fase. E nem mesmo um "apagão" sofrido pela tcheca no primeiro set, quando vencia por 5/0 e permitiu o empate, conseguiu impedir que ela conquistasse mais um título. Atual campeã de Wimbledon, a atleta de apenas 21 anos venceu a musa bielorrussa Victoria Azarenka por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 4/6 e 6/3, e faturou o WTA Championship, torneio disputado em Istambul, na Turquia, e que reúne as oito melhores tenistas da temporada.

Petra Kvitova comemora vitíoria sobre Azarenka (Foto: Reuters)Petra Kvitova desaba de felicidade após a vitória sobre Victoria Azarenka (Foto: Reuters)

A tcheca encerrou sua participação no campeonato de forma brilhante, com 100% de aproveitamento. Na fase de grupos, teve atuação impecável e não perdeu um set sequer, com vitórias sobre Vera Zvonareva (6/2 e 6/4), Caroline Wozniacki (6/4 e 6/2) e Agnieszka Radwanska (7/6 e 6/3). Na semifinal, ela passou pela campeã do US Open, a australiana Samantha Stosur, por 5/7, 6/3 e 6/3.
Pela campanha, Kvitova irá ultrapassar Maria Sharapova no ranking da WTA e assumir a posição de número 2 do mundo. Azarenka também deixará a russa para trás e ficará com o terceiro posto. Sharapova cairá para quarto. A líder ainda é a dinamarquesa Wozniacki.

Início instável
Petra Kvitova começou a partida arrasadora e, com impressionante facilidade, logo abriu 5/0 no primeiro set. Mas tão impressionante quanto foi a sua queda de rendimento na sequência: Azarenka quebrou duas vezes, ambas de zero e com a rival errando tudo, e confirmou seus serviços para empatar em 5/5. No entanto, o momento terrível da tcheca cessou. Ela conseguiu confirmar em 6/5 e aproveitou a segunda oportunidade de quebra que teve no game seguinte para fechar a parcial.

tênis kvitova e azarenka wta championship (Foto: Agência Reuters)As tenistas se cumprimentam após o jogo: ambas estarão no top 3 da WTA (Foto: Agência Reuters)

Azarenka voltou bem para o segundo set e fez 2/1, com uma quebra de vantagem. Kvitova até chegou a devolver em seguida, mas a bielorrussa voltou a quebrar e abriu 4/2. Depois, bastou a ela segurar a vantagem até o fim para fazer 6/4.
No terceiro e último set, a tcheca largou com um 0/40 no primeiro game, mas conseguiu se recuperar e confirmou o serviço. Confiante e mais regular em quadra, fez 3/0 e deu um grande pass
o para chegar à quarta vitória, todas seguidas, em seis partidas contra a adversária. Com 5/2 no placar, Kvitova teve um match point, mas Azarenka conseguiu salvar o saque e diminuiu a vantagem. Na sequência, no entanto, a número 3 do mundo confirmou com autoridade e fez a festa em Istambul, após 2h28m de jogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/10/kvitova-sofre-apagao-mas-confirma-boa-fase-e-leva-o-wta-championship.html

Diego leva bandeira, Solonei recebe seu ouro, e Pan se encerra com festa


Cerimônia no estádio Omnilife, em Guadalajara, é marcada pela tradicional bagunça dos atletas e por gafe do presidente da Odepa com o horário

Por Gustavo Rotstein Direto de Guadalajara, México

Foram 16 dias de competições em Guadalajara, com 141 medalhas para o Brasil, sendo 48 de ouro. Ao fim das disputas no México, a delegação verde-amarela ainda tinha dois momentos marcantes guardados para a noite de domingo. E eles vieram na cerimônia de encerramento dos Pan de 2011, com a homenagem a Diego Hypolito, que carregou a bandeira, e a entrega do ouro a Solonei Rocha, vencedor da maratona. Com Ricky Martin fechando a tampa, não faltou a tradição dos fogos de artifício, dos discursos políticos (houve até gafe com o fim do horário de verão) e da saudável bagunça dos atletas. Assim chegou ao fim a 16ª edição dos Jogos.

Pan encerramento atletas delegação brasil (Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação)A delegação brasileira faz festa no estádio em Guadalajara (Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação)

A tarefa de abrir a festa cantando o hino mexicano coube à cantora Ely Guerra, que preparou o terreno para um breve vídeo que resumiu o Pan em imagens, dia a dia. Em seguida, entraram os porta-bandeiras das delegações, com Diego Hypolito representando o Brasil. O ginasta ganhou três ouros em Guadalajara – no solo, no salto e por equipes – somando agora cinco medalhas em Pans.

Clique aqui e confira a galeria com as melhores fotos do encerramento do Pan!


Pan encerramento Diego Hypolito com a bandeira (Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação)Diego Hypolito sorri com a bandeira do Brasil
(Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação)

Com a expressão séria, raros sorrisos e a responsabilidade de carregar a bandeira verde-amarela, Diego contrastou com o que veio depois: a entrada dos atletas, na tradicional bagunça com todos pulando, dançando e procurando as câmeras para mandar beijos.

Após o desfile das delegações, o momento solene da noite. Surgiu no centro do palco o pódio da maratona masculina. E no alto dele o brasileiro Solonei Rocha, que garantiu o ouro neste domingo com o tempo de 2h16m37. Entre os colombianos Diego Alberto Colorado (prata) e Juan Carlos Cordona (bronze), Solonei manteve o rosto fechado até ser anunciado como vencedor. Aí abriu o sorriso, recebeu sua medalha e, emocionado, ouviu o hino nacional, enquanto os atletas brasileiros acompanhavam abraçados.

Veio, então, a homenagem aos voluntários, que receberam das mãos de atletas mexicanos medalhas simbólicas. Foi também com uma medalha na mão que o governador de Jalisco, Emilio González Márquez, fez um discurso emocionado e prometeu tentar levar as Olimpíadas para o México – a Cidade do México já recebeu os Jogos de 1968.

 Diego Alberto ganha a medalha de ouro da maratona no encerramento (Foto: Reuters)O brasileiro Solonei Rocha, ao centro, sorri com a medalha de ouro da maratona (Foto: Reuters)

Veio então Mario Vázquez Raña, presidente da Odepa, o Comitê Olímpico das Américas, para fazer o último discurso e declarar oficialmente o fim dos Jogos. Antes de dizer “Nos vemos em Toronto-2015”, ele chegou a se confundir e, na hora da declaração de encerramento, esqueceu que o horário de verão mexicano:

– Hoje, 30 de outubro de 2011, às 21h50m, declaro solenemente encerrados os Jogos Pan-Americanos – afirmou, quando na verdade eram 20h50m no horário local.

Cerimônia de encerramento do Pan (Foto: AFP)Luz no palco e fogos no estádio: clima de festa na cerimônia de encerramento (Foto: AFP)

Com o chamado que veio em seguida, citando Toronto, o público nem se importou muito. Dali em diante, longas apresentações de música e dança, com o palco iluminado. Coube a Ricky Martin fechar a tampa. Estava marcado um novo encontro para daqui a quatro anos, no Canadá.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/diego-leva-bandeira-solonei-recebe-seu-ouro-e-pan-se-encerra-com-festa.html

Pacotão da rodada#32: golaço, mico, frango, defesa... tudo sobre a rodada


No encontro de Ronaldinho com a torcida gremista no Olímpico, Miralles faz o quarto na vitória por 4 a 2. Veja os outros destaques do fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O clima no Olímpico era de clássico. Torcida tricolor na expectativa pelo reencontro com Ronaldinho Gaúcho, desta vez no Rio Grande do Sul, vestindo a camisa do Flamengo. Revoltados com a escolha do jogador pelo time carioca no retorno ao Brasil, foram ao estádio para vaiar o R10 e registraram o maior público da 32ª rodada do Brasileiro: 39.647 pagantes. E puderam assistir ao golaço de Miralles, eleito o mais bonito do fim de semana.

Em São Januário, o destaque veio de quem evitava os gols. O goleiro Denis, do São Paulo, salvou uma cabeçada de Elton, do Vasco, de forma incrível. E fez outras quatro defesas difíceis. Melhor para o Corinthians, que venceu o Avaí e chegou aos 58 pontos, mesmo número dos cariocas, mas com uma vitória a mais, reassumindo a liderança.
O maior destaque individual foi Neymar. Autor de quatro gols, poderia ter feito mais se o árbitro Francisco Carlos Nascimentos não anulasse outro lance legal no jogo contra o Atlético-PR.
Confira abaixo as estatísticas e os melhores vídeos da rodada

 info Pacotão da Rodada 32 - 30/10 (Foto: ArteEsporte)
header pacotao golaço da rodada (Foto: arteesporte)

Miralles, do Grêmio
O atacante fechou o placar no Olímpico. Com um chute certeiro de fora da área, com a perna esquerda, o argentino marcou o quarto gol da vitória sobre o Flamengo, para delírio dos torcedores que foram ao Olímpico assistir a partida e vaiar Ronaldinho Gaúcho.

header pacotao frango da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


Márcio, do Atlético-GO

O goleiro não conseguiu segurar um chute do lateral-esquerdo Kleber, do Inter, e a bola passou por baixo dos seus braços. O gol decretou a vitória para os gaúcho dentro do Serra Dourada.


header pacotao defesa da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Denis, do São Paulo

Destaque tricolor contra o Vasco, o goleiro substituiu Rogério Ceni e fez bonito. Com cinco defesas difíceis na partida, ele praticou um verdadeiro milagre em cabeçada de Elton, no canto. O goleiro se esticou todo e conseguiu salvar o São Paulo no empate por 0 a 0 em São Januário.

header pacotao mico da rodada (Foto: arteesporte)

Márcio Rosário, do Fluminense

O zagueiro protagonizou um dos lances mais bizarros do Campeonato Brasileiro. Ao tentar sair jogando, Rosário dominou mal, se atrapalhou com a bola e permitiu que Felipe Azevedo ficasse livre para a abrir o placar a favor do Ceará. Mas, no fim, com gols de Rafael Sobis, o Tricolor virou a partida.

header pacotao gol mais perdido da rodada (Foto: arteesporte)

Marquinho, do Fluminense

O meia tricolor tabelou com Fred, mas, na cara do gol, conseguiu mandar para fora. Para sorte do jogador, o time venceu de virada no Estádio Presidente Vargas.


header pacotao erro da rodada (Foto: arteesporte)


Francisco Carlos do Nascimento, árbitro de Santos 4 x 1 Atlético-PR

Depois de apontar para o meio de campo e sinalizar que o gol de Neymar seria validado, o juiz Francisco Carlos do Nascimento conversou com o assistente e voltou atrás. A reclamação do Atlético-PR foi em relação à possível participação de Alan Kardec na jogada. O jogador estava impedido, mas não encostou na bola.

"foto componente_materia midia-largura-620"> header pacotao drible da rodada (Foto: arteesporte)
André Lima, do Grêmio

Em jogada individual, o atacante tricolor jogou a bola por baixo das pernas de Renato Abreu, do Flamengo, antes de chutar colocado para empatar o jogo no Olímpico. No fim, vitória por 4 a 2

FONTE^
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/pacotao-da-rodada32-r10-nada-golaco-e-drible-sao-do-gremio.html

Grêmio busca virada incrível contra o Fla no Olímpico

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 Série A


Hostilizado pela torcida tricolor, Ronaldinho passa em branco e Rubro-Negro dá mole após abrir dois gols de vantagem

Grêmio x Flamengo - André Lima (Foto: Ricardo Rímoli) André Lima balançou a rede do Flamengo duas vezes em Porto Alegre (Foto: Ricardo Rímoli)
LANCEPRESS!

Publicada em 30/10/2011 às 18:00
Porto Alegre (RS)

No reencontro de Ronaldinho com a torcida do Grêmio, neste domingo, no Olímpico, final feliz para o Tricolor Gaúcho na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com todos os ingredientes que o torcedor gremista mais aprecia, o time de Celso Roth mostrou porque é chamado de Imortal e buscou uma virada espetacular contra o Flamengo. O Rubro-Negro saiu na frente com dois gols no primeiro tempo, mas foi abafado pela raça do Grêmio, que conseguiu se recuperar na partida e vencer por 4 a 2. R10? Passou em branco, mas chegou a assustar.

Receba antes as notícias do seu time no seu celular!


Os gols do jogão em Porto Alegre foram marcados por Deivid e Thiago Neves, para o Fla, e André Lima, duas vezes, Douglas e Miralles, para o Grêmio
O próximo compromisso do Grêmio no Campeonato Brasileiro será novamente em Porto Alegre, onde recebe o Palmeiras, no sábado. O Flamengo joga no domingo, dia 6 de novembro, contra o Cruzeiro, no Engenhão.


FLAMENGO É SUPERIOR NO PRIMEIRO TEMPO
Antes da partida, alguns torcedores do Grêmio não perdoaram Ronaldinho. Na chegada da delegação rubro-negra ao Olímpico, tricolores arremessaram moedas, garfos e facas em direção ao ônibus do Fla.
Assim que foi anunciada a escalação, os torcedores do Flamengo tiveram uma surpresa. O técnico Vanderlei Luxemburgo pôs o jovem Thomás no meio de campo em vez de Muralha, apostando numa escalação ofensiva. E o primeiro tempo mostrou que o treinador fez bem. Com um time com mais qualidade técnica, o Rubro-Negro dominou o jogo e criou as principais chances de gol.

Ronaldinho não balançou a rede do Grêmio, mas assustou (Foto: Ricardo Rímoli)
No primeiro toque de Ronaldinho na bola, o camisa 10 mostrou que estava à vontade no retorno à sua antiga casa, passando a bola para Thomás de calcanhar. O garoto que ocupou a vaga de Willians sofreu a falta. R10 deu o primeiro susto nos gremistas. Cobrou a falta e colocou a bola no travessão depois do goleiro Victor ainda tocar na bola.
O Flamengo mandava no jogo e tocava a bola com mais facilidade. O Grêmio tinha mais dificuldade de chegar à intermediária. Apesar disso, a equipe de Celso Roth teve mais uma chance: no bate e rebate dentro da área, a bola sobrou para Douglas chutar em cima de Felipe. No minuto seguinte, Thomás puxou um contra-ataque, tocou para Deivid rolar para Ronaldinho. O craque driblou o zagueiro, mas acabou chutando em cima do adversário.


A superioridade do Flamengo só foi correspondida aos 23 minutos. Thiago Neves recebeu de Aírton na intermediária. Ao invés de dominar, deixou a bola passar para Deivid. Dentro da área, o atacante só teve o trabalho de escolher o canto e fazer o primeiro gol.
O Grêmio começou a pressionar, mas o Rubro-Negro não dava espaços e saia no contra-ataque. Num desses, Léo Moura recebeu livre o cruzamento de Junior Cesar, rolou para Thiago Neves chutar e a bola desviar antes de balançar a rede de Victor: 2 a 0.
O Flamengo diminuiu o ritmo e permitiu o primeiro gol do Grêmio. Marquinhos fez o lançamento para Douglas. O apoiador tocou de peito para André Lima, à sua característica, girar em cima de Welinton e diminuir para os mandantes. O time  gaúcho ainda conseguiu ter mais uma chance. Aos 45 minutos, Douglas chutou perigosamente da intermediária para a boa defesa de Felipe.

GRÊMIO VIRA O JOGO
Ao contrário do primeiro tempo, o Grêmio veio com uma postura melhor na etapa final. O empenho foi logo recompensado. Douglas tocou para André Lima na entrada da área. Com frieza, o atacante se livrou de Aírton ao tocar por baixo das pernas, e chutou forte no canto esquerdo para empatar a partida: 2 a 2.
O Flamengo igualou na vontade e o jogo ficou equilibrado. Vanderlei Luxemburgo sacou Thomás e colocou Muralha em campo. Diferentemente do primeiro tempo, o Rubro-Negro não conseguir trocar passes em seu campo e dava muitos espaços para o Grêmio. O Tricolor Gaúcho aproveitava e criava as melhores oportunidades do duelo.
O equilíbrio quase deixou de existir em uma jogada que envolveu o lateral rubro-negro Léo Moura, que quase entregou o gol. Após lançamento, o defensor escorregou ao dominar a bola e entregou para Escudero, que ficou na cara do gol. O atacante driblou Felipe e acabou chutando em cima do goleiro, que se recuperou bem no lance.
Cinco minutos depois não teve jeito. Douglas recebeu pela esquerda, driblou Junior Cesar e colocou à direita do goleiro Felipe para virar o jogo para o Grêmio. A superioridade dos clube gaúcho acabou culminando com o quarto gol. No bom toque de Adilson para Miralles, o atacante ajeitou e chutou colocado no ângulo de Felipe para ampliar a vantagem e consolidar uma virada incrível.
No fim do encontro, os torcedores gremistas comemoram o triunfo com o grito "Ah, eu sou gaúcho!", como geralmente fazem. Só que desta vez, também provocando Ronaldinho, que passou em branco, no retorno ao Olímpico, estádio no qual apareceu para o mundo do futebol.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 4 X 2 FLAMENGO


Estádio: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/horário: 30/10/2011 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa)
Renda/Público: Não divulgados.
Cartões amarelos: Junior Cesar 14'/1ºT, Saimon (17'/1ºT), Douglas (43'/1ºT), Adílson (4'/2ºT), Fernando (13'/2ºT)
Cartão vermelho: Não houve
Gols: Deivid (23'/1ºT), Thiago Neves (35'/1ºT), André Lima (43'/1ºT e 5'/2ºT), Douglas (35'/2ºT), Miralles (39'/2ºT)

GRÊMIO: Victor, Mário Fernandes, Saimon (Edílson), Rafael Marques e Julio Cesar; Gilberto Silva, Fernando, Marquinhos, Douglas e Escudero (Miralles 32'2/2ºT); André Lima. Técnico: Celso Roth.

FLAMENGO:  Felipe, Léo Moura, Welinton, Alex Silva e Junior Cesar; Aírton, Renato, Thomás (Muralha 12'/2ºT), Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid (Diego Maurício 25'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

FONTE::