domingo, 23 de outubro de 2011

Falcão marca um golaço e Brasil se sagra hexacampeão do Grand Prix

Maior jogador do futsal mundial entra na prorrogação e faz o gol do título brasileiro após jogo sofrido contra a Rússia


Por Flávio Dilascio Direto de Manaus


Quem tem estrela e talento, resolve. Apesar de não jogar muito bem no primeiro tempo e atuar muito pouco no segundo, Falcão entrou na prorrogação e marcou o gol do título brasileiro no Grand Prix de futsal, na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus. De virada, o Brasil venceu a Rússia por 2 a 1 e conquistou o hexacampeonato da competição (confira os gols no vídeo ao lado). Apesar de um jogo muito difícil, a  torcida amazonense, que lotou praticamente todos os jogos, ganhou um presente antecipado, já que a cidade comemora 342 anos nesta segunda-feira.

 Falcão seleção brasileira grand prix futsal (Foto: Cristiano Borges/ CBFS)Falcão jogou pouco, mas marcou o gol do título da Seleção Brasileira no Grand Prix  de futsal (Foto: Cristiano Borges/ CBFS)

O Brasil começou pressionando, com vários chutes a gol. Mas a falta de pontaria e as boas defesas do goleiro Gustavo, brasileiro naturalizado russo, impediam que a seleção abrisse o placar. Aos cinco minutos, Rodrigo soltou uma bomba que passou rente à trave esquerda da Rússia.
No meio do primeiro tempo, a Rússia passou a gostar do jogo, apertando a marcação para jogar no contra-ataque. Aos 11 minutos,  Abramov abriu o placar após escorar o chute cruzado de Dushkevich. O técnico brasileiro pediu tempo e orientou os jogadores a tocarem mais bola, em vez de arriscar o chute de longe.
Quatro minutos depois, Valdin soltou uma bomba na trave e os russos responderam com um chute defendido pro Tiago. O jogo ficou corrido, com as duas equipes atacando. Aos 17 minutos, Vinicius chutou forte, mas a bola foi na rede pelo lado de fora, dando a ilusão de gol para o público
 na Arena.
 Valdin seleção brasileira de futsal (Foto: Cristiano Borges/ CBFS)Valdin comemora o gol de empate da Seleção
Brasileira (Foto: Cristiano Borges/ CBFS)


No segundo tempo, o Brasil voltou pressionando com a Rússia apostando nos contra-ataques. Aos dois minutos, Gadeia roubou a bola da defesa adversária, mas foi desarmado com falta na hora da finalização. Dois minutos depois, Neto chutou uma bomba, mas Gustavo defendeu. Na cobrança de escanteio, o jogador brasileiro, sozinho, cabeceou para fora.
O gol estava amadurecendo e, aos cinco minutos, Valdin finalmente igualou o marcador, ao receber lançamento na frente e tocar com categoria na saída de Gustavo, para delírio do público que lotava a Arena. Aos oito, o Brasil por pouco não virou com um chute de Jackson, em cobrança de falta ensaiada. A bola passou rente ao travessão. Dois minutos depois, foi a vez de Gadeia finalizar na entrada da área russa, mas Gustavo tirou com o pé.
Depois de 10 minutos sofrendo pressão, a Rússia voltou a assustar com Badretdinov. Aos 12, o jogador tocou rente ao poste direito do goleiro Tiago. A dois minutos do fim, Jackson penetrou na defesa adversária, limpou um marcador, mas chutou fraco, para a defesa de Gustavo. Na jogada seguinte, foi a vez dos russos quase marcarem, em finalização de Cirilo, que tocou no braço de Neto, mas o juiz não marcou pênalti.

Falcão, de peito, garante o título na prorrogação
Logo aos 30 segundos da prorrogação, Vinicius fez boa jogada pela direita e chutou cruzado, mas Fernandinho não alcançou. Um minuto depois, foi a vez de Valdin arrancar com a bola e finalizar sozinho, para mais uma grande intervenção de Gustavo.
Atendendo aos pedidos da torcida, o técnico Marcos Sorato colocou Falcão em campo. O Brasil pressionou no fim do primeiro tempo da prorrogação, mas o goleiro da Rússia não deixou nada passar.

No segundo tempo, Falcão mostrou por que é o maior jogador do futsal mundial. Após passe na área, o ídolo fez um golaço de peito, virando o jogo para o Brasil e encerrando um jejum de três jogos sem marcar. Na comemoração, o jogador desabafou.
- O meu brilho ninguém tira, tem que me respeitar - falou para as câmeras.
Após o jogo, Falcão mostrou que não gostou de ter jogado pouco durante a partida (veja no vídeo acima).

- O meu brilho ninguém apaga. Não adianta achar que com 34 anos, eu vou render o que eu rendia com 30, mas não é para jogar fora - afirmou

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/eventos/futsal/noticia/2011/10/falcao-marca-um-golaco-e-brasil-se-sagra-hexacampeao-do-grand-prix.html

Para evitar vexame, Seleção sub-20 busca vitória e vaga na semi do Pan


Brasil enfrenta a Costa Rica neste domingo precisando somente da vitória para seguir na disputa por uma medalha nos Jogos de Guadalajara

Por Gustavo Rotstein Direto de Guadalajara, México

romário treino seleção sub-20 pan guadalajara (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Zagueiro Romário volta à Seleção contra Costa Rica
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

A Seleção Brasileira sub-20 esperava uma situação mais tranquila. Mas será no sufoco que entra em campo para enfrentar a Costa Rica, neste domingo, às 23h de Brasília (20h locais), no Estádio Omnilife, em Guadalajara. Somente a vitória coloca a equipe comandada por Ney Franco na semifinal do torneio de futebol dos Jogos Pan-Americanos.
Depois do empate em 1 a 1 com Argentina e do surpreendente 0 a 0 com Cuba, na segunda rodada, o Brasil ficou em terceiro lugar no Grupo B, com dois pontos. A líder é a Argentina, com quatro, e a Costa Rica tem três. Até mesmo Cuba, com um, tem chances de passar, mas a Seleção sub-20 garante a classificação se vencer seu confronto direto deste domingo.
O resultado contra Cuba deixou o Brasil abalado após uma atuação que irritou até mesmo os torcedores mexicanos que foram ao estádio apoiar a Seleção. Ney Franco afirma que o grupo ainda está em formação, mas admite que será preciso melhorar principalmente a pontaria para vencer a Costa Rica, fundamento apontado como determinante para o empate na última rodada.
- Não passa pela minha cabeça ficar fora da competição nesse momento. Contra a Costa Rica vamos mostra mais competência e concentração nas finalizações. Meu pensamento é estarmos na próxima fase. Respeitamos o adversário, mas temos que entrar para atropelar - destacou o treinador.
Ney Franco volta a ter problemas para escalar a Seleção, que conta com um grupo formado por apenas 18 jogadores. O atacante Leandro, do Grêmio, é desfalque pela expulsão contra Cuba, e Cidinho, do Botafogo, deve ficar novamente fora por causa de dores no joelho. Em compensação, o zagueiro Romário, do Internacional, que é capitão da sub-20, volta após cumprir suspensão.
- A cobrança na Seleção é muito grande, mas não pensamos em eliminação. A única coisa que podemos fazer mudar esse quadro é jogar bem contra a Costa Rica - afirmou o goleiro César, que pertence ao Flamengo.

O Brasil deve entrar em campo com a seguinte formação: César, Madson, Luccas Claro, Romário e Henrique Miranda; Lucas Zen, Misael, Felipe Anderson e Lucas Patinho; Felipe Amorim e Henrique

FONTE:
.http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/para-evitar-vexame-selecao-sub-20-busca-vitoria-e-vaga-na-semi-do-pan.html

Givanildo valoriza entrega dos jogadores no empate com Grêmio

Para técnico do América-MG, time poderia ter saído até com uma vitória


Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Apesar de não ter conseguido uma vitória diante do Grêmio, nesse sábado, na Arena do Jacaré, o técnico do América-MG, Givanildo Oliveira, ficou satisfeito com a entrega do time durante a partida. Mais uma vez, o Coelho saiu na frente no placar e levou a virada no decorrer do jogo. Mas, o time não desanimou e lutou até o fim da partida para conseguir o empate. O jogo terminou em 2 a 2 (veja os gols no vídeo acima).

- Se eu falar que falta um pouquinho de sorte, eu acredito em competência e sorte. O que me satisfez foi o final do jogo, mesmo com menos um fomos para cima, perdemos vários gols, mas conseguimos um empate, afirmou o técnico Givanildo Oliveira.

O Coelho está mais afundado na lanterna da zona do rebaixamento. O América-MG está com 25 pontos, três atrás do penúltimo colocado, o Atlético-PR, que ainda joga na rodada. Givanildo Oliveira sabe da dificuldade do time em deixar essa situação adversa e escapar do rebaixamento, mas afirma que vai continuar lutando.

- Ficou mais complicado, com certeza, Pra mim e pro grupo. Muitos não acreditam mais, mas nós temos que continuar lutando. Como foi hoje (sábado), conseguimos buscar o empate. Pelo o que apresentamos podíamos ter buscado o terceiro gol. O que nós fizemos foi errar mais do que os outros. No jogo com o Figueirense e hoje. Nós começamos bem, mas levamos o empate e a virada.

Veja mais vídeos do América-MG aqui.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2011/10/givanildo-valoriza-entrega-dos-jogadores-no-empate-com-gremio.html

Galo vence o Flu e deixa a zona de rebaixamento

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Atlético-MG mostra eficiência, vence o Fluminense por 2 a 0 e empurra o arquirrival Cruzeiro para a zona de rebaixamento

Gol do André - Fluminense x Atlético-MG (Foto: Paulo Sérgio) André encerra jejum de gols diante do Fluminense, sua principal vítima (Foto: Paulo Sérgio)

Felipe Ribeiro
Publicada em 22/10/2011 às 20:03
Belo Horizonte (MG)

A noite foi perfeita para o Atlético-MG, que venceu o Fluminense pelo placar de 2 a 0, acabou com a maldição no Engenhão e saiu da zona do rebaixamento empurrando o rival Cruzeiro para o buraco. Jamais um clube de Minas Gerais havia conquistado um triunfo no estádio desde a fundação, em 2007. Já o Tricolor ficou estacionado nos 50 pontos e pode perder a quinta colocação para o São Paulo neste domingo.

FOTOS: Veja as imagens da vitória do Galo sobre o Flu


Agora, o torcedor atleticano poderá dormir um pouco mais tranquilo e torcer por tropeço de Cruzeiro ou Ceará para terminar a rodada fora do grupo dos quatro últimos colocados do Brasileirão. Já os tricolores receberam uma ducha de água fria nas chances de conquistar o título, e agora seca São Paulo, Corinthians, Flamengo e Vasco neste domingo.


O JOGO
Como era de se esperar, nos primeiros minutos do jogo o Fluminense, que jogava com grande apoio dos torcedores em casa e tinha a necessidade de vencer para estar entre os primeiros colocados, tentou partir para cima na busca pelo resultado positivo.

Porém, o Atlético-MG foi mais eficiente e logo aos dez minutos abriu o placar. O jovem meia Bernard usou de sua especialidade, arrancou pela ponta esquerda, invadiu a área e foi derrubado por Mariano. O árbitro acertadamente anotou pênalti, que foi convertido por Daniel Carvalho.

Em desvantagem no marcador, o Tricolor se jogou ainda mais no ataque. A posse de bola dos donos da casa chegou a ser de 74%, o que não representou grande perigo ofensivo. Lanzini ficou sobrecarregado na armação das jogadas e a dupla Martinuccio/Rafael Sóbis teve poucas chances
A torcida tricolor estava impaciente com a dificuldade de o time furar o forte bloqueio e chegou a vaiar alguns jogadores, especialmente Fernando Bob. Mas a paciência se esgotou de vez quando Daniel Carvalho cruzou e André confirmou a sua fama de carrasco do Flu acertando cabeceio e colocando o Galo com 2 a 0. O técnico Abel Braga foi imediatamente chamado de burro.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Fluminense voltou com Araújo no lugar de Rodrigo, na busca por mais ofensividade. Mas quem esteve muito perto do gol foi o Atlético-MG. Daniel Carvalho deu linda assistência para Mancini, que invadiu a área livre, poderia tocar para André, mas chutou para fora.
A história em relação à primeira etapa foi se repetindo e o time de Abel Braga continuava com maior posse de bola, mas sem saber o que fazer com ela. Já os comandados de Cuca apostavam na forte marcação e saída rápida para os contra-ataques.
No fim das contas, o Galo foi muito mais eficiente, aproveitou as oportunidades que criou e saiu do Rio de Janeiro com um grande resultado. Para o Tricolor a situação fica mais complicada para a sequência. Na próxima rodada, o Flu visita o Ceará, enquanto Galo recebe o Palmeiras.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 X 2 ATLÉTICO-MG
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 22/10/2011 - 18h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Júlio César Santos (RS) e José Franco Filho (RS)
Renda e público:
R$ 378.075,00 / 19.525 pagantes / 24.143 presentes
Cartões amarelos: Mancini, Carlos César e Fillipe Soutto (ATL); Leandro Euzébio e Edinho (FLU)
Cartões vermelhos: Leandro Euzébio 38'/2ºT (FLU)
Gols: Daniel Carvalho 10'/1ºT (0-1) e André 46'/2ºT (0-2)

FLUMINENSE: Diego Cavallieri, Mariano, Leandro Euzébio, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Rodrigo (Araújo - Intervalo), Fernando Bob (Souza 16'/2ºT) e Lanzini; Martinuccio (Ciro 26'/2ºT) e Rafael Sóbis - Técnico: Abel Braga.
ATLÉTICO-MG: Renan Ribeiro, Carlos César, Réver, Leonardo Silva e Triguinho; Pierre, Fillipe Soutto, Daniel Carvalho (Eron 35'/2ºT) e Mancini (Richarlyson 18'/2ºT); Bernard e André (Neto Berola 26'/2ºT) - Técnico: Cuca.

FONTE:

Em busca do hexa do Grand Prix, Brasil decide título com a Rússia


Vice-campeã no último ano, seleção brasileira quer recuperar a hegemonia perdida com derrota para a Espanha na decisão de 2010

Por Flávio Dilascio Direto de Manaus, AM

Buscando recuperar a hegemonia do Grand Prix de Futsal, o Brasil enfrenta a Rússia neste domingo, às 10h (de Brasília), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus, pela final da sétima edição da competição. O duelo – que terá transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTV – poderá dar à seleção brasileira seu sexto título no certame. No último ano, o Brasil foi superado pela Espanha na decisão, deixando de ocupar o lugar mais alto do pódio pela primeira vez na história do Grand Prix.

seleção brasileira Grand Prix de Futsal (Foto: Zerosa Filho-CBFS)Jogadores do Brasil têm a responsabilidade de reconquistar o título do Grand Prix (Foto: Zerosa Filho-CBFS)

A Rússia participa da competição pela segunda vez. Em 2010, na edição disputada em Anápolis (GO), os russos amargaram a eliminação logo na primeira fase. Neste ano, porém, a situação é um pouco diferente. Com a equipe quase completa, a Rússia veio a Manaus para brigar pelo título.

- A previsão é que tenhamos um jogo do nível da semifinal contra o Irã ou até mais difícil. A Rússia tem aquele estilo europeu de jogar, é um país de tradição no futsal e que sempre proporciona dificuldades para o Brasil. Tenho certeza de que será uma decisão em alto nível – opinou o técnico brasileiro Marcos Sorato.

Brasil e Rússia chegam à final com 100% de aproveitamento, sendo que os russos venceram seu jogo na semifinal (contra a Argentina) na prorrogação. Apesar de jogar em casa e ser a maior vencedora do Grand Prix, a seleção brasileira tenta se livrar do favoritismo.

- Vai ser uma partida dificílima, porque a Rússia está crescendo muito dentro do Grand Prix. Vamos nos preparar física e psicologicamente para a final, estudando muito o adversário para não sermos surpreendidos – revelou o pivô Simi.

Grand Prix é laboratório para o Europeu
Presença constante nas fases decisivas da Copa do Mundo, a Rússia é uma das maiores potências do futsal mundial. Com muitos brasileiros atuando no país, os russos possuem tradição de naturalizar atletas nacionais, como Pula, Cirilo e Gustavo, que defendem a Rússia neste Grand Prix.
Campeã europeia de futsal em 1999, a Rússia tem, no título continental, sua maior obsessão na temporada. Classificados para a fase final da competição, em janeiro, os russos usam o Grand Prix como laboratório para o principal certame de seu continente, embora um título em Manaus seja muito bem vindo.

- Viemos aqui para chegar o mais longe possível, mas a prioridade na temporada é o Campeonato Europeu – afirmou o goleiro Gustavo, que joga o favoritismo para o Brasil. - Temos um dos melhores times, mas o Brasil joga em casa é o atual campeão mundial. Contudo, vamos nos doar ao máximo para chegarmos ao título – finalizou.

Confira todos os campeões do Grand Prix:
2005 (Brusque/SC) – Campeão: Brasil; vice: Colômbia
2006 (Caxias do Sul/RS) – Campeão: Brasil; vice: Itália
2007 (Lages, Joinville e Jaraguá do Sul/SC) – Campeão: Brasil; vice: Irã
2008 (Fortaleza/CE) – Campeão: Brasil; vice: Argentina
2009 (Anápolis e Goiânia/GO) – Campeão: Brasil; vice: Irã
2010 (Anápolis/GO) – Campeã: Espanha; vice: Brasil

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/eventos/futsal/noticia/2011/10/em-busca-do-hexa-do-grand-prix-brasil-decide-titulo-com-russia.html

domingo, 23 de outubro de 2011 O Botafogo é uma fortaleza e sempre resistirá Brasileirão de 2007. O Botafogo, de Cuca, joga o melhor futebol do Brasil, chega a ser chamado de Carrossel, e coisas muito estranhas acontecem. Brasileirão de 2010. O Botafogo, de Joel Santana, está quase chegando e coisas estranhas acontecem. Brasileirão de 2011. O Botafogo, de Caio Júnior, começa a ameaçar, joga um futebol bonito, é elogiado por colunistas, volta a ter jogadores na seleção, e coisas estranhas começam a acontecer de novo. O Sistema canta vitória aqui no Blog. Botafoguenses. Não vamos entregar os pontos. Tive uma recaída. Mas o filme que acabo de ver com a bela Angelina Jolie me despertou. Vamos resistir. FORÇA!!! Postado por PC Guimarães às 01:15 10 comentários sábado, 22 de outubro de 2011 Por que na dúvida é sempre contra o Botafogo? Jogador do Avaí impedido no segundo gol do time catarinense. Bandeira erra e juiz valida o gol Pênalti no Loco Abreu que não é de cavar pênalti. Sandro Meira Ricci, claro, ignorou Leonardo Gaciba, que é muito mais competente do que José Roberto Wright, acaba de mostrar no "Troca de Passes". FATOS. Porra, como já falamos aqui, o time bobeou e uma cacetada de blábláblás, mas por que na dúvida é sempre contra o Botafogo? Será que se o juiz não tivesse marcado corretamente esses lances o resultado não seria outro? Postado por PC Guimarães às 20:54 17 comentários Blog do PC descobre razão da derrota do Botafogo pro timeco do Avaí O que esse mala está fazendo com essa p@#$%¨&*+ dessa camisa ao lado do Caio Júnior? Postado por PC Guimarães às 20:15 3 comentários



domingo, 23 de outubro de 2011


Brasileirão de 2007. O Botafogo, de Cuca, joga o melhor futebol do Brasil, chega a ser chamado de Carrossel, e coisas muito estranhas acontecem.

Brasileirão de 2010. O Botafogo, de Joel Santana, está quase chegando e coisas estranhas acontecem.

Brasileirão de 2011. O Botafogo, de Caio Júnior, começa a ameaçar, joga um futebol bonito, é elogiado por colunistas, volta a ter jogadores na seleção, e coisas estranhas começam a acontecer de novo.

O Sistema canta vitória aqui no Blog.

Botafoguenses. Não vamos entregar os pontos. Tive uma recaída. Mas o filme que acabo de ver com a bela Angelina Jolie me despertou. Vamos resistir.

FORÇA!!!

sábado, 22 de outubro de 2011

Por que na dúvida é sempre contra o Botafogo?

Jogador do Avaí impedido no segundo gol do time catarinense.
Bandeira erra e juiz valida o gol

Pênalti no Loco Abreu que não é de cavar pênalti.
Sandro Meira Ricci, claro, ignorou

Leonardo Gaciba, que é muito mais competente do que José Roberto Wright, acaba de mostrar no "Troca de Passes". FATOS.

Porra, como já falamos aqui, o time bobeou e uma cacetada de blábláblás, mas por que na dúvida é sempre contra o Botafogo? Será que se o juiz não tivesse marcado corretamente esses lances o resultado não seria outro?

Blog do PC descobre razão da derrota do Botafogo pro timeco do Avaí


O que esse mala está fazendo com essa p@#$%¨&*+ dessa camisa ao lado do Caio Júnior?

Avaí respira e impede Fogão de dormir na liderança

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A



Time catarinense começa perdendo, mas consegue vitória com gol no fim. Glorioso deixa escapar chance de dormir líder

LANCEPRESS!
Publicada em 22/10/2011 às 19:53
Florianópolis (SC)

O Botafogo perdeu para o Avaí por 3 a 2, neste sábado, na Ressacada, e deixou escapar a chance de liderar o Campeonato Brasileiro pela primeira vez. Robinho, Cleverson e Robert marcaram para os catarinenenses. Loco Abreu e Renato descontaram para o Glorioso.

Com o resultado, o Avaí ultrapassou o Atlético-PR e foi a 29 pontos, a apenas dois de sair da zona de rebaixamento. Mas os concorrentes contra a degola Cruzeiro (17º, com 31 pontos) e Atlético-PR (19º, com 28) jogam neste sábado, contra Atlético-GO e Ceará, respectivamente.


Blog Ninguém Cala: Um flerte com o fracasso

Antes de começar a partida o técnico Caio Junior decidiu fazer uma mudança de última hora. Ele sacou Elkeson e colocou Felipe Menezes em seu lugar, com objetivo claro de cadenciar a posse de bola. Quando começou a partida, parecia que o comandante alvinegro estava certo.

FOTOS: Veja as imagens da vitória do Avaí sobre o Botafogo

O Glorioso começou melhor e teve mais volume do jogo nos primeiros instantes, enquanto o Avaí se segurava na defesa e não encontrava muitos espaços. Maicosuel recebeu belo cruzamento de Lucas e quase abriu o placar logo aos 9 minutos. Na jogada seguinte, Loco Abreu tocou de cabeça para Antônio Carlos dentro da área. O zagueiro brigou com a defesa do Avaí e a bola sobrou para o uruguaio, que pegou o rebote e abriu o placar para os visitantes de perna direita.


Com o gol de Abreu, o Botafogo assumiu momentaneamente a liderança do Campeonato Brasileiro, já que Vasco e Corinthians só entram em campo no domingo. Só que a sensação de estar no topo da tabela durou apenas seis minutos. Aos 15 minutos, Fernandinho fez boa jogada da esquerda e cruzou para Robinho, que livre na área bateu para o gol e empatou o jogo.

Loco Abreu comemora seu 11º gol no Brasileirão (Foto: Cristiano Andujar)

Sem deixar o Botafogo respirar, o segundo gol dos donos da casa saiu através de uma obra de arte. O volante Junior Urso cruzou da direita para o meia Cleverson, que matou no peito e, de bicicleta, marcou um golaço. A virada e a beleza do gol parecem ter deixado o Alvinegro desnorteado.
O maior perigo do Botafogo vinha dos pés de Maicosuel, que tentava encontrar espaços para construir as jogadas. Já o meia Lincoln, do Avaí, chamou a responsabilidade para segurar a bola no meio de campo do time catarinense.
As melhores chances de gol sairam só perto do fim da primeira etapa. Aos 35 minutos, Cleverson cruzou da direita e Lincoln quase ampliou a vantagem. No minuto seguinte, Herrera finalizou dentro da pequena área e perdeu um gol feito.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, Caio Junior promoveu duas substituições. Elkeson entrou no lugar de Herrera e Léo na vaga de Felipe Menezes. Já o técnico Toninho Cecílio manteve o time catarinense da mesma maneira.
Assim como no início da primeira etapa, o Botafogo começou melhor e foi em busca do empate e contou com Elkeson, que deu mais agressividade aos visitantes.
Aos 17 minutos, Cortês fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Loco Abreu. O uruguaio ajeitou de cabeça para Renato, que marcou seu primeiro gol com a camisa alvinegra e empatou a partida.

Renato fez seu primeiro gol com a camisa do Botafogo (Foto: Cristiano Andujar)

A partir daí o jogo se caracterizou com o Botafogo apertando e o Avaí tentando sair nos contra-ataques, porém sem muito sucesso. Aos 25, Abreu teve uma chance incrível de marcar o terceiro gol e virar o jogo. Maicosuel fez boa jogada pela esquerda e cruzou, o uruguaio bateu, mas a bola desviou no zagueiro e o goleiro Felipe defendeu em cima da linha.
Depois, o Botafogo brincou de perder gols. Loco Abreu recebeu na entrada da área, livre, mas adiantou demais e foi travado pelo goleiro. Depois, Maicosuel recebeu, driblou o zagueiro e finalizou em cima do goleiro. Quando parecia que o gol iria sair, o lateral-direito Lucas fez falta feia e recebeu cartão vermelho direto, prejudicando o Botafogo.
No fim do jogo, o Alvinegro sofreu o castigo. Robert, que havia entrado no segundo tempo, pegou rebote de Jefferson após chute de Lincoln e fez o gol da vitória do Avaí. O Botafogo não conseguiu a recuperação e o Leão saiu da Ressacada comemorando muito a vitória, que o mantém vivo na briga contra a degola.
Toninho Cecílio comemora com Lincoln: reação do Avaí (Foto: Cristiano Andujar)

FICHA TÉCNICA

AVAÍ 3 X 2 BOTAFOGO
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data-Hora: 22/10/2011 - 18h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-DF)
Assistentes: Fabrício Vilarinho (GO) e Christian Passos Sorence (GO)
Renda e público: R$ 91.605,00 / 8.033 presentes
Cartões amarelos: Antônio Carlos e Marcelo Mattos (BOT)
Cartões vermelhos: Lucas 37'/2ºT (BOT)
Gols: Loco Abreu 10'/1ºT (0-1), Robinho 15'/1ºT (1-1), Cleverson 17'/1ºT (2-1), Renato 17'/2ºT (2-2) e Robert 41'/2ºT (3-2)
AVAÍ: Felipe, Daniel, Gian, Caçapa e Fernandinho; Júnior Urso, Bruno Silva (Pedro Ken 28'/2ºT), Cleverson (Robert 23'/2ºT) e Lincoln; Robinho (Leandrinho 23'/2ºT) e William - Técnico: Toninho Cecílio.
BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes (Léo - Intervalo) e Maicosuel (Caio 35'/2ºT); Herrera (Elkeson - Intervalo) e Loco Abreu - Técnico: Caio Junior.

Receba em tempo real os gols do Fogão no seu celular!

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/brasileirao/Avai-virada-impede-lideranca-Botafogo_0_577142384.html

Daiane e Dani saem mancando de treino em solo duro e escorregadio


Exaustas após o Campeonato Mundial, brasileiras brincam sobre dores
e tentam se adaptar ao aparelho. Canadenses também reclamam

Por Gabriele Lomba Direto de Guadalajara, México

Após 40 dias de uma maratona de treinos e da disputa do Mundial de Tóquio, elas até brincam ao falar sobre cansaço e dor. E, no primeiro treino oficial para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, tiveram de se esforçar mais do que esperavam. O solo do ginásio da ginástica artística está duro e escorregadio. Daiane dos Santos e Daniele Hypolito saíram dele mancando.

Pan ginástica Daiane dos Santos (Foto: Ricardo Bufolin / Photoegrafia)Daiane dos Santos durante o treino deste sábado em Guadalajara (Foto: Ricardo Bufolin / Photoegrafia)

- O solo aqui está mais duro que do no Mundial, e estamos com dores no tendão. Estamos um pouco velhas, né? Mas não é só a gente. As meninas do Canadá também chegaram e reclamaram do solo duro. Não tem o que fazer, né? Está duro para todo mundo. Na competição talvez esteja um pouquinho mais mole. O solo está escorregando também. E agora não pode mais passar magnésio. Tudo isso prejudica - disse Daiane.

Pan ginástica Danielle Hypolito (Foto: Ricardo Bufolin / Photoegrafia)Daniele Hypolito: 'Cansada, mas feliz'
(Foto: Ricardo Bufolin / Photoegrafia)

Daniele teve menos dificuldade para se adaptar. O aparelho é da mesma marca do que há no ginásio do Flamengo, clube onde treina. Espera que o treinamento masculino, no domingo, o deixe mais macio. E, sobre as dores, disse que não há motivo para preocupação.

- Estou cansada, mas feliz. São 40 dias de treinos duros. A dor é normal. Se não estivesse sentindo dores, poderiam me levar para um laboratório de análises - brinca.

As disputas da ginástica artística feminina começam na segunda-feira, com a competição por equipes. Jade Barbosa, que se machucou no Mundial, foi substituída por Gabriela Soares. Adrian Gomes, Bruna Leal e Priscila Cobello completam o time.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/daiane-e-dani-brincam-sobre-dor-apos-treino-em-solo-duro-e-escorregadio.html

LA MUSA: Após internação, paraguaia do atletismo celebra a disputa do Pan


Ex-miss e apresentadora de TV, Leryn Franco, do lançamento de dardo, diz não se importar sobre destaque dado à sua beleza

Por Gustavo Rotstein Direto de Guadalajara, México

Por pouco o time das musas dos Jogos Pan-Americanos não ficou desfalcado de sua titular absoluta, ou principal estrela. A paraguaia Leryn Franco, atleta do arremesso de dardo, chegou a Guadalajara na última sexta-feira, confirmando em cima da hora a participação na competição. Até a última semana ela estava internada depois de contrair o vírus Influenza A e uma faringite aguda.
Miss Paraguai 2006, apresentadora de um programa esportivo na televisão local e modelo, Leryn circula na Vila dos Atletas mostrando simpatia e ótima disposição. No entanto, admite que ainda não se recuperou totalmente dos problemas médicos.

leryn franco  musa selo pan guadalajara (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Leryn ainda busca seu lugar na elite do esporte, mas já encanta  (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)

- Meu coração está bom novamente, mas o fígado ainda não melhorou totalmente. Não pude treinar para o Pan como deveria, mas os médicos dizem que que posso seguir trabalhando até quando eu me sentir bem. Venho fazendo exames para acompanhar a evolução do quadro, mas minha expectativa é de fazer uma boa prova e chegar ao menos próximo dos 56m17cm, minha melhor marca no ano - disse.
Como competidora, Leryn Franco ainda busca seu espaço entre as melhores. Mas foi sua beleza que alavancou sua carreira. Mesmo assim, a atleta garante não se incomodar com o destaque dado aos seus dotes físicos. Enxerga isso como algo benéfico para promover o esporte em seu país.
- Infelizmente não posso depender somente do esporte e preciso de outras atividades para tocar minha vida e ajudar minha família. O mais importante é que as pessoas vejam que existem atletas de elite do Paraguai que precisam de apoio para não desperdiçarem suas carreiras. Não fico incomodada quando falam do meu corpo, pois o mais importante é que os meus resultados são bons - destacou.

leryn franco paraguaia modelo (Foto: Divulgação)Além de atleta, Leryn Franco atua como modelo e fez fotos sensuais (Foto: Divulgação)

Leryn jura não fazer uma dieta muito radical. Para manter a forma, além dos exercícios obrigatórios, garante não comer frituras. Segundo ela, o mais importante é o descanso, além de muita hidratação. Mas como musa de carne e osso, admite que de vez em quando se rende a algumas tentações.
- Claro que há dias que dá aquela vontade de comer um chocolate e de tomar um sorvete, mas não abuso.
Para ela, o mais importante é não deixar a beleza tomar a frente do esporte em suas prioridades. Em 2007, por exemplo, ela deixou de fazer parte do concurso Miss Mundo para disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Aliás, a Cidade Maravilhosa e o país agradam a musa do atletismo.
- O Brasil me encanta. É um lugar lindo, com pessoas alegres e simpáticas. Quando estive no Rio, fui tratada como uma rainha.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/la-musa-apos-internacao-paraguaia-do-atletismo-celebra-disputa-do-pan.html

Organização se atrapalha, erra nome de brasileira, mas Poliana leva a prata


No fim, apresentador anunciou Ana Marcela Cunha, 5ª colocada, no pódio

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Puerto Vallarta, México

Quando o pelotão da frente cruzou a linha de chegada, o apresentador das provas de maratona aquática em Puerto Vallarta cravou: a argentina Cecília Baglioli, com 2h04m11s, levou o ouro, enquanto Ana Marcela Cunha havia ficado com a prata. O anúncio, no entanto, tinha um único porém: a brasileira no pódio era outra. Uma das favoritas da disputa dos 10 km, Poliana Okimoto ficou com o segundo lugar, com o tempo de 2h05m51, mesmo resultado nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Ana Marcela chegou em quinto (2h05m55), e Christine Jennings, dos EUA, foi bronze (2h05m52).

Poliana Okimoto maratonas aquáticas pan (Foto: Luiz Pires / Vipcomm)Poliana Okimoto na saída da água em Puerto Vallarta (Foto: Luiz Pires / Vipcomm)

Os problemas na prova da maratona aquática começaram antes mesmo de os nadadores entrarem na água. Um defeito nos chips de tempo de cada atleta da disputa fez com que o resultado oficial não fosse divulgado de imediato. A única certeza na prova feminina havia sido a vitória de Cecília, que conseguiu abrir vantagem sobre as rivais logo no início. As posições fora do pódio e os tempos dos nadadores demoraram cerca de uma hora para serem confirmados.
Durante toda a prova, o apresentador colocava Ana Marcela na briga pelo pódio, sem citar Poliana. Na saída da água, mesmo os representantes do Comitê Olímpico Brasileiro parabenizaram a nadadora pela prata. Ela, porém, negou em seguida.
- Não, eu fiquei em quinto lugar. A prata foi da Poliana - afirmou Ana Marcela, com as mechas do cabelo pintadas de vermelho.

Pan maratona aquática Ana Marcela (Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação)Ana Marcela, com o cabelo colorido: quinto lugar neste sábado (Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação)

Com os resultados confirmados, Poliana comemorou mais uma prata nos Jogos Pan-Americanos.
- Fiquei feliz pela prata, mas triste por não ter conseguido nem acompanhar a argentina. Eu nem a vi se desgarrando do grupo. Não tinha nem ideia de onde ela estava, ela é muito pequenininha também. Fiquei chateada por não ter conseguido ver e buscar a diferença. Mas termino o ano muito bem com a prata.

A maior dificuldade foi mesmo a água quente. Para a medalhista, isso a acabou prejudicando na prova.

- Foi a água mais quente que eu já nadei. Acabei até perdendo muito tempo na hidratação por isso. Mas a prata é muito bem-vinda. Eu sabia que as outras nadadoras vinham muito fortes. Estou feliz.

Classificada para as Olimpíadas de Londres, Poliana disse que espera uma prova diferente na maior competição de 2012.
- Acho que vai ser bem diferente. O circuito é menor, não vai permitir que alguém se desgarre tanto. E a água é mais fria também. Sei que vou estar no bolo. Poderei ser ouro, prata ou bronze. Ou qualquer outra posição também (risos). Vai ser muito disputada. Mas não dá para pensar em Olimpíadas sem pensar em medalha.

Quinta colocada, Ana Marcela, que pintou as mechas, antes douradas, de vermelho, disse ter ficado satisfeita com o resultado.
- A temperatura da água em si dificultou muito a prova. O preparo de todas era muito igual, tirando o da Cecília, que conseguiu abrir bem desde o início. Mas fico satisfeita.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/organizacao-se-atrapalha-erra-nome-de-brasileira-mas-poliana-leva-prata.html

Alison e Emanuel passeiam sob o sol de Puerto Vallarta e são ouro no Pan


Sem dificuldades, brasileiros batem os venezuelanos Hernández e Mussa
por 2 a 0 (21/17 e 21/12) e sobem ao lugar mais alto do pódio dos Jogos

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Puerto Vallarta, México

Enquanto as duas duplas se aqueciam na areia, uma torcedora, com desidratação, era atendida por médicos e bombeiros na arena montada em Puerto Vallarta. Se o calor havia sido o grande rival durante a semana, a situação ficou pior neste sábado. Nem mesmo os jatos d’água em direção às arquibancadas aliviavam. Mas as dificuldades de Alison e Emanuel terminaram por aí. Sem tomar conhecimento dos venezuelanos Igor Hernández e Farid Mussa, os brasileiros passearam na final e levaram o ouro dos Jogos Pan-Americanos, no México, com 2 sets a 0, com parciais 21/17 e 21/12. Na partida preliminar, os argentinos Etchegaray e Suarez bateram os mexicanos Miramontes e Virgen por 2 a 1 (14/21, 21/19 e 15/11) e garantiram o bronze.

Alison e Emanuel vôlei de praia pan-americano guadalajara (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Alison e Emanuel conquistam o ouro dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Foi a primeira medalha de Alison na competição. Emanuel, no entanto, já havia sentido o gosto do ouro quatro anos antes, ao lado do antigo parceiro Ricardo, no Rio de Janeiro.
Após a vitória na semifinal, Emanuel disse que pouco sabia sobre os venezuelanos, mas chamou a atenção para a força física dos rivais. Muito por isso, os brasileiros enfrentaram dificuldades no início da partida. A torcida, no entanto, estava quase toda do lado dessa vez.
Aos gritos de “Brasil”, a dupla começou a abrir vantagem após duas jogadas de Alison na sequência, uma deixadinha e um bloqueio: 8/6.

Alison e Emanuel vôlei de praia pan-americano guadalajara (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Alison e Emanuel em ação na final do vôlei de praia
do Pan de Guadalajara (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Os venezuelanos não desistiam. Depois de duas recuperações sensacionais de Alison, que perdeu boné e óculos e arrancou aplausos da torcida, Mussa apenas devolveu, mas Emanuel fez golpe de vista, mas a bola foi na linha. Pouco depois, o mesmo venezuelano enganou o bloqueio de Alison e diminuiu a diferença para três pontos: 14/11 para os brasileiros.
Os venezuelanos tentaram reagir. Em uma bola cortada em cima de Alison, evitaram o primeiro set point dos brasileiros. Um erro de saque de Hernández na sequência, porém, deu números finais à parcial: 21/17.

No segundo set, os brasileiros abriram vantagem de 2/0 e os venezuelanos foram buscar. Não demorou muito e Alison e Emanuel tinham novamente uma boa folga no placar. Em bola no fundo de Emanuel, a dupla abriu 8/4 e voltou a controlar o set.
Com um erro de Mussa, os brasileiros ampliaram para 12 a 7. Na sequência, marcaram mais um ponto em ataque de Emanuel, explorando o bloqueio de Hernández. Em linda deixadinha de Emanuel após defesa espetacular, a parceria verde-amarela fez 20/12.
Para a torcida, tudo era festa: o jogo, a música e os jatos d'água. Ao perceber o esforço venezuelano em busca do ouro, aplaudiram. Mas o dia era mesmo dos brasileiros, que fecharam a vitória em ponto de Emanuel no corredor: 21/12 e ouro para o Brasil.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/alison-e-emanuel-passeiam-sob-o-sol-de-puerto-vallarta-e-sao-ouro-no-pan.html

Após maratona na sexta, Rogerinho perde final do tênis e fica com a prata


Brasileiro não resiste ao colombiano Robert Farah, número 230 do mundo

Por Lydia Gismondi Direto de Guadalajara, México

A maratona de cinco horas em duas partidas na sexta-feira foi cruel. Neste sábado, o tênis brasileiro voltou à quadra em Guadalajara para a final dos Jogos Pan-Americanos, e as pernas já reclamavam. Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, encarou o colombiano Robert Farah e até parecia animado no início do confronto. Mas não aguentou o ritmo do número 230 do mundo, tombou em dois sets e ficou com a medalha de prata. Com parciais de 6/4 e 6/3, Farah garantiu o nono ouro da Colômbia no Pan do México.

Pan tênis Rogerinho final (Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm)Rogerinho tentou, mas perdeu os dois sets da final (Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm)

Número 116 do ranking mundial, Rogerinho tinha vencido na véspera a semifinal contra o equatoriano Cesar Campozano em três horas. Não satisfeito, ainda voltou à quadra para disputar o bronze nas duplas mistas. Já passava das 2h da manhã, no horário de Brasília, quando ele e Ana Clara Duarte bateram a parceria venezuelana. Menos de 24 horas depois, já estava de volta para a decisão deste sábado.

- Faltou um pouquinho de intensidade, de energia. Quando eu estava na frente, no momento favorável do jogo, acabei deixando escapar essa chance. Ele cresceu e jogou melhor também os pontos decisivos. Mas foi uma semana boa, uma semana legal. Meu primeiro Pan-Americano, duas medalhas. Foi bem interessante – afirmou Rogerinho, dono de uma prata e um bronze em Guadalajara.

O técnico do Brasil, João Zwetsch, elogiou o jogador e afirmou que, se não fosse a maratona da véspera, o resultado poderia ser bem diferente.

- Queria dar os parabéns ao Rogério, que é sempre um grande guerreiro. Não diria que ele estava sem energia, porque ele é um cara que costuma dar 100%, 200% dentro da quadra. Mas ontem foi um dia muito cansativo, ele foi dormir as 3h da manhã. Não é nenhuma justificativa, mas tenho certeza de que, se o Rogério estivesse um pouquinho melhor, as coisas também seriam um pouco diferentes – afirmou.

Pan tênis Rogerinho final (Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm)Rogerinho com a medalha de prata
(Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm)

Farah teve dificuldades para fechar o último game do segundo set, mas ao longo da partida mostrou tranquilidade para controlar o ritmo.
- A chave para ganhar o título foi estar muito bem mentalmente. Mas o momento mais difícil foi no fim da partida. Estava nervoso, não estava conseguindo sacar direito – admitiu o colombiano.

Rogerinho perde chance no início
Farah abriu o primeiro set confirmando seu saque sem nenhuma dificuldade, mas o brasileiro mostrou poder de reação e venceu três games seguidos, incluindo uma quebra no terceiro. Com 3/1 de vantagem, parecia que as coisas caminhavam a favor de Rogerinho, mas Farah teve paciência para se reencontrar no set. Defendeu seu serviço até o oitavo game, quando devolveu a quebra. Confirmou na sequência e, percebendo que o rival tinha sentido o golpe, avançou para derrubar mais uma vez seu saque. Com uma quebra difícil no décimo game, o colombiano fechou em 6/4.
No segundo set, a torcida em Guadalajara ainda não tinha decidido qual tenista apoiaria. Na dúvida, fazia ola e se divertia com a final. O juiz teve de esperar os torcedores ficarem quietos para autorizar a ação na quadra.
Farah abriu 1/0, mas começou a se irritar no segundo game, quando Rogerinho sacou para empatar em 1/1. O colombiano defendia o seu saque, e o brasileiro respondia, gritando “Vamos!”. A cada game, o saque era defendido sem muitos sustos, num ritmo arriscado para Rogério. No sétimo, Farah se impôs, forçou um erro do rival, que mandou a bola na rede, e conseguiu a quebra.

Pan tênis Robert Farah final (Foto: Reuters)Ao fim do jogo, com o ouro garantido, Robert Farah vai ao chão e comemora (Foto: Reuters)

Bastava a confirmação logo em seguida para derrubar o sonho brasileiro do ouro. Rogerinho não se entregou e ainda conseguiu salvar um match point em jogada de raça, deixando o adversário sentado na quadra. Mas não foi o bastante. Na segunda chance, Farah emplacou um ace, e aí se jogou de propósito no chão, desta vez para comemorar o ouro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/apos-maratona-na-sexta-rogerinho-perde-final-do-tenis-e-fica-com-prata.html

Brasil empata com o Canadá e, no sorteio, avança à semi em primeiro


Após 0 a 0, país ganha a liderança no 'papelzinho'. Medida inusitada acontece por igualdade em todos os critérios de desempate em torneio de futebol do Pan

Por Gustavo Rotstein Direto de Guadalajara, México

Um jogo ruim, mas com um final emocionante em seu sentido mais bizarro. Depois de empatarem em 0 a 0 neste sábado (madrugada de domingo no Brasil), a Seleção Brasileira feminina e o Canadá tiveram de decidir no sorteio quem seria o primeiro lugar do Grupo B do torneio de futebol dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Tudo porque as duas equipes, que já haviam garantido a vaga na semifinal, terminaram empatadas em número de pontos, vitórias, gols marcados e gols sofridos. No fim, foi o papel com o nome do Brasil que saiu, dando ao time verde-amarelo a liderança de sua chave.
Pan futebol sorteio Brasil x Canadá (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Papel com nome do Brasil foi o sorteado depois do empate (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)

Agora, o Brasil vai enfrentar o México, que se classificou em segundo do Grupo A. O Canadá pega na semifinal a Colômbia, que venceu sua chave. Os dois confrontos acontecem na próxima terça-feira, também no Estádio Omnilife, e valem vaga na final.
A classificação antecipada fez as duas seleções entrarem em campo sob o ritmo da acomodação. O que se viu em campo foram dois times mostrando pouca técnica e atuando de forma lenta, sem muita disposição. O público que permaneceu no estádio depois da partida do México fez a sua festa sem prestar muita atenção no que se passava em campo.
Com o ritmo de jogo sonolento, foram escassas as chances de gol no primeiro tempo. Formiga arriscou de longe no início, mas foi só. Apesar disso, houve lances duros, que preocuparam o técnico Kleiton Lima, já pensando na semifinal. No fim da etapa inicial, Formiga saiu de maca depois de sofrer falta dura.
O primeiro lance de real perigo da partida aconteceu apenas aos 12 minutos do segundo tempo, a favor da Canadá. Sophie Schmidt recebeu passe de Kyle na grande área e chutou frente a frente com Bárbara, que fez boa defesa. Na sequência, foi a vez de o Brasil quase abrir o placar depois que Débora chutou rasteiro e a goleira LeBlanc defendeu com o pé.

brasil x canadá futebol feminino pan-americano guadalajara (Foto: AFP)Francielle tenta a jogada para o Brasil na partida contra o Canadá, na noite deste sábado (Foto: AFP)

Aos poucos o Canadá foi tomando e espaço e passou a ter a posse de bola, mas foi do Brasil a grande chance do segundo tempo. Após fazer jogada de habilidade pelo lado esquerdo, com direito a "chute no vácuo", Thaís tocou para Formiga, que cruzou na medida para Rosana. A meia cabeceou rente à trave esquerda de LeBlanc.

Mas o que poderia dar início a uma pressão brasileira não passou de uma chance isolada. As duas seleções seguiram errando muitos passes e deixaram o campo esperando pela decisão inusitada.
O Brasil jogou com a seguinte formação: Bárbara, Bagé, Tânia Maranhão e Karen (Renata Costa); Maurine, Francielle, Rosana (Grazielle), Formiga e Maicon; Thaís e Daniele (Débora)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/meninas-do-brasil-atropelam-donas-da-casa-e-estao-na-final-do-handebol.html