quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Radwanska perde na estreia e adia decisão de última vaga para Istambul

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Polonesa só precisava de uma vitória em Moscou para garantir seu lugar

Por GLOBOESPORTE.COM Moscou

Agnieszka radwanska tênis Moscou oitavas (Foto: Reuters)Radwanska precisa de uma derrota de Bartoli
para ir ao WTA Championship (Foto: Reuters)

Bastava um triunfo na estreia para que Agnieszka Radwanska, número 8 do mundo, garantisse a última vaga para o WTA Championship, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada e será disputado na próxima semana em Istambul, na Turquia. A polonesa, porém, não conseguiu a vitória e foi eliminada do WTA de Moscou tcheca Lucie Safarova por (27 do mundo) por 6/4, 4/6 e 6/4.
Enquanto Safarova avançou para as quartas de final do torneio russo, Radwanska ficará na torcida contra a francesa Marion Bartoli, atual nona colocada no ranking. Se Bartoli for campeã, tira da polonesa a oitava vaga e vai para Istambul.
A francesa, que ainda não estreou em Moscou, fará seu primeiro jogo contra a russa Ksenia Pervak (38), que vem de vitória sobre a cazaque Galina Voskoboeva (57) por 7/5 e 6/4
.
Confira os resultados do dia em Moscou
Oitavas de final
(1) Vera Zvonareva (RUS) 2 x 0 Bojana Jovanovski (SER) 6/1 e 6/1
Kaia Kanepi (EST) 2 x 1 (4/WC) Francesca Schiavone (ITA) 6/4, 5/7 e 7/6(7)
Vera Dushevina (RUS) 2 x 0 Nadia Petrova (RUS) 6/2 e 7/6(3)
Primeira rodada
(8) Dominika Cibulkova (SVK) 2 x 0 Polona Hercog (ESL) 6/3 e 7/6(3)
Elena Vesnina (RUS) 2 x 0 (WC) Alla Kudryavtseva (RUS) 6/0 e 6/1

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/10/radwanska-perde-na-estreia-e-adia-decisao-de-ultima-vaga-para-istambul.html

Auxílio valioso

Com Carlão como colaborador, Botafogo apresenta time de vôlei masculino para disputa do Estadual


Vôlei do Botafogo disputará o Estadual (Crédito: BFR)Vôlei do Botafogo disputará o Estadual (Crédito: BFR)

O Botafogo realizou nesta terça-feira a apresentação do seu time de vôlei masculino adulto, que disputará o Campeonato Estadual. A competição terá como participantes Botafogo, Flamengo, Tijuca, RJX, Volta Redonda, Metrô Rio e UFRJ / Monte Líbano. Os primeiros adversários alvinegros são RJX, quinta-feira, às 20h15, e Tijuca, sábado, às 16h30, ambos no Ginásio Oscar Zelaya, na sede de General Severiano.

Na apresentação oficial, o vice-presidente geral Antônio Carlos Mantuano, o vice de esportes gerais Caio Calumby, o diretor de esportes olímpicos Miguel Angelo da Luz, o gerente de esportes olímpicos José Carlos Rodrigues Junior e o diretor de vôlei Alexandre Araújo transmitiram confiança aos atletas e destacaram a importância da competição para o Botafogo.

"O Botafogo está honrado em tê-los participando do Estadual. O clube sempre foi campeão no vôlei, tanto que é o único a conseguir o título 11 vezes seguidas. A diretoria está resgatando essa tradição com muito sacrifício e vê um início de trabalho promissor. Esperamos que vocês teham orgulho de vestir essa camisa. Sejam bem-vindos!", saudou o vice geral Antônio Carlos Mantuano, lembrando a grande oportunidade que os atletas terão de mostrar o seu talento, uma vez que o Estadual será transmitido na TV fechada.

Já na apresentação, um grande personagem do vôlei brasileiro estava presente para mostrar que estará ao lado dos atletas sempre que precisar. O campeão olímpico Carlão colabora com a equipe e já estuda o pedido de atuar em algumas partidas.

"É um orgulho grande receber esse convite do Botafogo para participar do projeto do clube. É a melhor oportunidade de começar um trabalho. O futebol é o carro-chefe, mas o projeto para os esportes olímpicos também é maravilhoso. Quero ajudar a desenvolver. Tenho um sonho de ser técnico e, futuramente, coordenar a base, buscar patrocínios e a disputa da Superliga. Vou aprender com estes atletas, estou à disposição para ajudar e, quem sabe, bater uma bola", diz Carlão, que ainda pensa se jogará a competição porque tem atuado apenas em jogos de exibição.

Conheça o vôlei masculino do Botafogo:

Comissão Técnica

Treinador: Walner Rodrigues
Auxiliares: Marcelo Sá e Bruno Leite
Preparador Físico: Max do Vale

Jogadores

Levantadores: Pedro Henrique, Pedro Tavares, Bernardo e Rodrigo
Centrais: Kleber, Alexander, Antônio, Ramon, Renan e Carlos Lopes
Ponteiros: Luan, Silvio, Vinicius, Alan, Felipe, Vitor, Giovanni e Ralph
Opostos: Brad e João de Paula
Líberos; Chiquinho, Natan e Wallace

Danilo Santos



FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/com+carlao+como+colaborador+botafogo+apresenta+time+de+volei+masculino+para+disputa+do+estadual.asp

Unidos pelos desafios

Presidentes e diretores de marketing dos clubes cariocas se reúnem em seminário
Marcelo Guimarães, Marcus Duarte, Idel Halfen, Marcos Blanco, Roberto Pinto e Ricardo Mathias (Crédito foto da home: Davi Pereira / JornalF7.com. Foto acima: BFR)Marcelo Guimarães, Marcus Duarte, Idel Halfen, Marcos Blanco, Roberto Pinto e Ricardo Mathias (Crédito foto da home: Davi Pereira / JornalF7.com. Foto acima: BFR)

Se o Campeonato Brasileiro terminasse hoje, Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense estariam classificados para a Copa Libertadores de 2012. Um cenário inimaginável pouco tempo atrás e que os resultados mostram não ser uma simples coincidência. Em processo de reformulação no modelo de gestão dos clubes, os presidentes e diretores de marketing do Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo participaram nesta terça-feira do seminário esportivo "Gestão e Marketing Esportivo no Futebol Carioca", promovido pela Trevisan Escola de Negócios.

Na parte da manhã, o presidente Mauricio Assumpção esteve ao lado da presidente do Flamengo, Patricia Amorim, do presidente do Vasco, Roberto Dinamite, e do Diretor Executivo do Fluminense, Jackson Vasconcellos. À tarde, o Diretor de Marketing do Botafogo, Marcelo Guimarães, discutiu os desafios que unem os clubes do Rio com o vice-presidente de marketing do Fluminense, Idel Halfen, o Diretor de Marketing do Flamengo, Marcus Duarte, e o do Vasco, Marcos Blanco.

Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016. O Botafogo, através do Estádio Olímpico João Havelange, estará presente diretamente em uns e como força de apoio em outros, mas mostra a sua importância internacional nesse ciclo virtuoso. Como gerenciar e explorar o estádio, o seu principal ativo comercial, foi apenas um dos  tópicos abordados pelo presidente Mauricio Assumpção na sua palestra.

Ter o know-how para explorar o Stadium Rio da maneira que faz hoje, porém, demandou muito esforço e jogo de cintura de Assumpção no início do mandato, como ele contou. Foi quando implementou uma filosofia de trabalho de vanguarda, dando destaque à qualificação profissional dos executivos que tocariam o dia a dia do clube. Com isso, o clube se qualificou em todos os departamentos.

"Ou um cirurgião-dentista ia para a sala de aula entender essa linguagem ou seria atropelado. Foi o que fiz", afirmou Assumpção, referindo-se ao MBA   em Gestão e Marketing Esportivo que cursou na Trevisan Escola Negócios e que aplica na sua gestão.

Marcelo Guimarães, por sua vez, abordou a rentabilização e o posicionamento da marca Botafogo. Além disso, destacou as ações pré-jogo realizadas no Estádio Olímpico João Havelange e o esforço incansável do marketing em entreter o torcedor, seja com música ao vivo, sorteios, cinema no telão, eventos, desfile de escola de samba, entre outros. Destacou também o conjunto de ações de marketing Seté é Fogo, que consiste em 7 ativações em todo dia 7 de cada mês, e a Tem que ter Paixão, campanha de marca do clube em atividade.

"Estou muito feliz com esse momento do marketing esportivo carioca. Todos os clubes têm se qualificado bastante. E nós, do Botafogo, temos nos esforçado nesse sentido. Fiquei muito feliz de participar desse debate entre os diretores de marketing, o primeiro deles, um encontro histórico", afirmou Marcelo Guimarães.

Júlio Gracco


FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/presidentes+e+diretores+de+marketing+dos+clubes+cariocas+se+reunem+em+seminario.asp

Antes de jogo que pode valer a ponta, elenco recebe visita de Nilton Santos


Ex-lateral é recebido com uma uma salva de palmas pelos jogadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O elenco do Botafogo recebeu uma visita ilustre nesta terça-feira. Logo após o almoço, os jogadores foram surpreendidos pela presença do Nilton Santos em General Severiano. Assim que o ex-jogador entrou no clube, acompanhado da esposa Maria Coeli e do vice-presidente social e de comunicação, Carlos Thiago Cesário Alvim, os atletas puxaram uma salva de palmas e reverenciaram Nilton Santos.
Jogadores do Botafogo com Nilton Santos (Foto: Divulgação/BFR)Nilton Santos posa para foto com os jogadores do Botafogo em General Severiano (Foto: Divulgação/BFR)

Maior ídolo do atual elenco do Botafogo, Loco Abreu teve seu dia de fã. O atacante conversou com Nilton Santos e fez questão de tirar fotos ao lado do ex-jogador, que brincou com Maicosuel pelo fato dele usar a camisa 7, a mesma que foi de Garrincha.Atual dono da posição em que Nilton Santos fez história pelo Botafogo, o lateral-esquerdo Cortês revelou o conteúdo do rápido para que teve com o bicampeão mundial.
- Ele desejou que eu tenha a mesma sorte dele aqui no Botafogo. Tomara! É uma felicidade grande estar ao lado do Nilton Santos, que representou muito bem o Botafogo e a Seleção Brasileira. É uma motivação a mais para mim – disse Cortês, ao site oficial do clube.

Nilton Santos e Mauricio Assumpção (Foto: AGIF)Nilton Santos e Mauricio Assumpção (Foto: AGIF)
Após o encontro com os jogadores, Nilton Santos circulou pela sede de General Severiano, visitou o “Túnel do Tempo” - corredor do clube com imagens de ídolos e conquistas do passado -, e se emocionou.

- Nilton sempre se emociona e fica empolgado de estar no Botafogo. Desde que acordou, não parou de repetir que viria a General Severiano. O Botafogo dá uma força a mais para ele, que traz pensamento positivo e boas vibrações - ressaltou a esposa dele, Maria Coeli, ao site do Botafogo
.
Logo após o encontro, a delegação do Botafogo deixou General Severiano rumo ao aeroporto, para o embarque para Santos, onde enfrenta o Peixe, nesta quarta-feira, ás 20h30m, na Vila Belmiro. Caso vença, o Glorioso assumirá a liderança do Campeonato Brasileiro.

Cortez e Nilton Santos (Foto: AGIF)Cortês, que joga na mesma posição em que atuava o mestre, e Nilton Santos (Foto: AGIF)

FONTE:

Seleção Brasileira inicia trajetória para fechar com ouro ano feliz da sub-20


Depois do Sul-Americano e do Mundial, Seleção estreia contra a Argentina em busca de título nos Jogos Pan-Americanos

Por Gustavo Rotstein Direto de Guadalajara, México

O ano de 2011 está sendo inesquecível para a Seleção Brasileira sub-20. Depois de garantir uma vaga em Londres-2012 com a conquista do título do Sul-Americano, o time alcançou o tetra no Mundial da Colômbia. Nesta quarta-feira, a equipe inicia sua trajetória nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara enfrentando a Argentina, às 20h de Brasília, no Estádio Omnilife, querendo fechar com chave, ou melhor, medalha de ouro a temporada.
  •  
ney franco treino seleção sub-20 pan guadalajara (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Ney Franco quer a "tríplice coroa" com a sub-20 (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

À frente da equipe nas duas conquistas, Ney Franco também planeja o título, que seria uma espécie de "tríplice coroa", para entregar a Mano Menezes uma geração vencedora e que formará a base do grupo que disputará os Jogos Olímpicos do ano que vem. O treinador acredita numa competição difícil, a começar pelo clássico logo na estreia. Mas garante que, durante a preparação, o grupo mostrou potencial, mesmo sem contar com alguns de seus principais jogadores, como Neymar, Lucas e Oscar.
- A Argentina vem com jogadores que atuam em suas equipes principais, mas eu acredito num duelo equilibrado. O Brasil conta com jogadores como Lucas Zen, do Botafogo, Felipe Anderson, do Santos, e Felipe Amorim, do Goiás. Todos eles atuam com frequência em seus clubes. Pelo que fizemos nos treinos, acredito que estaremos numa tarde boa - avaliou o treinador.

Felipe ANDERSON sub-20 treino pan guadalajara (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Felipe Anderson é o camisa 10 do Brasil no Pan
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Se não conta com os astros da geração, a Seleção sub-20 chegou ao México com o reforço de Henrique. O atacante, que ainda busca seu espaço no São Paulo, foi o artilheiro e eleito o melhor jogador do último Mundial Sub-20. O goleiro César e o zagueiro Frauches, ambos do Flamengo, além do também zagueiro Romário, do Internacional, são os outros remanescentes do grupo que conquistou o título.
Considerado um dos “experientes” do grupo, por ter feito parte do elenco do Santos que conquistou a Libertadores de 2011, o meia Felipe Anderson sonha voltar de Guadalajara com mais um título, agora como um dos protagonistas da Seleção sub-20.

- Essa experiência de ter disputado a Libertadores foi importante, e agora espero ser campeão pela Seleção - disse o camisa 10 do time.

O Brasil vai enfrentar a Argentina com a seguinte formação (em parênteses, os clubes dos jogadores): César (Flamengo), Madson (Bahia), Luccas Claro (Coritiba), Romário(Internacional) e Henrique Miranda (São Paulo); Lucas Zen (Botafogo), Misael (Grêmio), Felipe Anderson (Santos) e Lucas Patinho (Fluminense); Rafael (Bahia) e Henrique (São Paulo).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/selecao-brasileira-inicia-trajetoria-para-fechar-com-ouro-ano-feliz-da-sub-20.html

Mesmo sem Marta, meninas do Brasil derrotam a Argentina na estreia


Com ótima atuação no primeiro tempo, seleção vence hermanas e larga bem no Grupo B do futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos

Por Gustavo Rotstein Direto de Guadalajara, México

Mesmo sem a melhor do mundo Marta, o Brasil começou muito bem sua caminhada na busca pelo ouro do futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Apresentando um futebol envolvente e de toque de bola, principalmente no primeiro tempo, a seleção derrotou sem muitas dificuldades a rival Argentina por 2 a 0 em jogo válido pelo Grupo B do torneio.
Com o resultado, alcançado graças aos gols de Thaís e Daniele, o Brasil está na liderança da chave com três pontos ao lado do Canadá que, também nesta terça-feira, derrotou por 3 a 1 a Costa Rica, adversária da equipe canarinho na próxima quinta-feira, às 20h (de Brasília).

andrea brasil x argentina pan-americano guadalajara (Foto: AFP)Tânia Maranhão, uma das veteranas da equipe, Thaís e Maurine comemoram primeiro gol (Foto: AFP)

Estádio vazio
Ao contrário do último jogo da Seleção Brasileira feminina em Jogos Pan-Americanos, quando, em um Maracanã lotado, conquistou o ouro no Rio de Janeiro, o duelo desta terça foi presenciado por poucos torcedores no estádio Omnilife, casa do Chivas Guadalajara – um dos times mais populares do México.

Mas sem se importar com audiência reduzida e com os desfalques da estrelas Marta e Cristiane – que não foram liberadas pelos seus clubes -, o Brasil do técnico Kleiton Lima mostrou personalidade e começou impondo seu ritmo de jogo tanto que, somente aos 25 minutos, a Argentina deu seu primeiro chute na partida.
Melhor em campo, o Brasil acabou abrindo merecidamente o placar aos 28. Daniele fez boa jogada pela linha de fundo, evitou que a bola saísse e cruzou para trás. Thaís, que se diz a “filha de Marta”, bem colocada, só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. Na comemoração, Tânia Maranhã, Thaís e Maurine homenagearam Ronaldinho Gaúcho com a pose de "Parado na Esquina".
Aos 37, Daniele, mostrando oportunismo, deixou o dela após aproveitar o rebote de um chute na trave da meia Franciele, que completou 22 anos de idade nesta terça-feira.

andrea brasil x argentina pan-americano guadalajara (Foto: EFE)Daniele celebra o segundo gol, marcado por ela, na partida (Foto: EFE)

No segundo tempo, o Brasil diminuiu um pouco o ritmo e viu a Argentina endurecer um pouco mais o confronto, mas, mesmo assim, sem tirar o sono da defesa canarinho que, bem postada conteve às investidas das hermanas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/mesmo-sem-marta-meninas-do-brasil-derrotam-argentina-na-estreia.html

Abelão é suspenso por quatro jogos. He-Man pega dois, e Renato, um

Tricolor Souza também pegou pena mínima (um jogo) mas, como fora expulso, já cumpriu suspensão automática. Árbitro leva 15 dias de gancho
Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

Nesta terça, em julgamento que durou mais de duas horas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), todos os denunciados no Fla-Flu do último dia 9 acabaram sofrendo sanções. Por invadir o campo e ofender membros da arbitragem, o técnico Abel Braga pegou quatro jogos de suspensão. Rafael Moura foi suspenso por duas partidas, não por conta da cusparada em Renato, mas sim por atitude contrária à disciplina. O meia Souza, expulso por falta em Bottinelli no fim do jogo, foi o único a "se safar", pegando pena mínima (um jogo), já cumprida.

abel stjd fluminense (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)Abel Braga no STJD (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)

Pelo lado rubro-negro, a cotovelada dada por Renato Abreu em He-Man foi classificada como "ato hostil". A punição ao volante foi de uma partida de gancho. O árbitro Felipe Gomes da Silva, que empurrou Rafael Moura durante o tumulto, foi suspenso por 15 dias.

Fluminense considera resultado satisfatório
Embora Abel e Rafael Moura tenham deixado o STJD em silêncio e muito contrariados, o advogado do Fluminense na questão, Mário Bittencourt, considerou satisfatório o resultado:
- A avaliação do ponto de vista técnico foi muito boa. O Rafael estava sendo julgado podendo receber de seis a 12 jogos e acabou pegando apenas dois. Já o Abel foi indiciado em vários artigos. Se pegasse a punição toda, não ficaria no banco nem no início do próximo campeonato. Cabe o recurso em ambos os casos, mas tenho três dias para resolver isso. Vou conversar com a comissão técnica para a gente ver o que é o melhor a ser feito - avaliou.
O árbitro deve ter compreendido mal o car.... Morei muitos anos em Portugal e só falo caraças "
Abel Braga, em depoimento

Vale destacar que boa parte da defesa de Bittencourt foi baseada em "mãozinha" dada pelo rubro-negro Renato Abreu. Este garantiu não ter sentido a cusparada de Rafael Moura após o jogo, e ainda disse que não guardará nenhuma mágoa do adversário.
- Não observei a cusparada, por isso não me senti ofendido. Não a senti nem a vi - disse o flamenguista.

Flamengo vai recorrer da decisão e pedirá efeito suspensivo
Com o objetivo de o Flamengo não perder mais um jogador importante - já tem os desfalques confirmados de Ronaldinho e Thiago Neves - para a partida contra o Santos, no próximo domingo, o advogado Michel Asseff Filho avisou que vai recorrer da decisão e pedirá efeito suspensivo para garantir a escalação de Renato Abreu. Embora isso resulte num novo julgamento do meia, Asseff explica que a decisão foi tomada em conjunto com o departamento de futebol rubro-negro.
- Consultei o departamento de futebol e eles acharam melhor tentar efeito suspensivo, já que o Flamengo já está muito desfalcado para o jogo contra o Santos. Vou entrar já amanhã com o pedido (quarta-feira) - revelou, por telefone.

Confira os artigos nos quais os réus foram condenados
No caso de Rafael Moura, o tribunal achou por bem desclassificar a denúncia de infração ao artigo 254-B (cuspir em outrem) para o artigo 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste código). Caso respondesse no 254-B, He-Man pegaria de seis a 12 jogos de gancho.

Renato Abreu do Flamengo no STJD (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)Renato Abreu agurda no STJD (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)

A primeira acusação direcionada ao rubro-negro Renato, de que teria infringido o artigo 254 (praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente), também foi desclassificada, esta para o 250 (praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente).

O árbitro foi condenado no artigo 273 (praticar atos com excesso ou abuso de autoridade).

Não observei a cusparada, por isso não me senti ofendido. Não a senti nem a vi "
Renato Abreu, em depoimento

Souza pega um jogo por infração ao artigo 254 (praticar jogada violenta).

Abel foi punido com quatro jogos por ter infringido o artigo 243-F §1º (se a ação - atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende - for praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, contra árbitros, assistentes ou demais membros de equipe de arbitragem, a pena mínima será de suspensão por quatro partidas), na forma do artigo 184 (quando o agente mediante mais de uma ação ou omissão, pratica duas ou mais infrações, aplicam-se cumulativamente as penas).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/abel-e-suspenso-por-quatro-jogos-he-man-por-dois-e-renato-por-um.html

Entre salão de beleza e treino, seleção comemora folga antes da semifinal


Paula Pequeno quer aproveitar tempo livre para cortar o cabelo, enquanto Zé Roberto e Fabi esperam acertar detalhes do time para sequência do Pan

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Guadalajara, México

Pan Vôlei Brasil x Cuba Paula Pequeno (Foto: Luiz Pires / Vipcomm)Paula Pequeno quer aproveitar a folga para ir no
salão da Vila (Foto: Luiz Pires / Vipcomm)

A vitória sobre Cuba garantiu à seleção brasileira a vaga na semifinal dos Jogos Pan-Americanos e uma esperada folga. Com cinco jogos em seis dias, a equipe tem um calendário intenso em Guadalajara. Com o tempo livre nesta terça, talvez sobre tempo até para o cuidado com a estética. Ao saber que a Vila dos atletas conta com um salão de beleza, Paula Pequeno se animou.
- É verdade? Então eu tenho que ir lá. Preciso cortar o cabelo. Vou falar com o Zé, pode marcar uma hora para mim – brincou a ponteira, uma das melhores na partida contra Cuba, na segunda-feira.
Na cabeça do técnico José Roberto Guimarães, no entanto, o dia livre servirá para acertar detalhes da equipe antes da semifinal do Pan. Para o treinador, o descanso será apenas mental.

- Vai ser legal, teremos tempo de treinar peso, que é um dos nossos focos para a Copa do Mundo. Foi ótimo não precisar jogar amanhã (terça). Podemos fazer as coisas com mais calma, descansar mais a cabeça.

Para a líbero Fabi, o dia vai ser de acertar detalhes para as próximas partidas em Guadalajara. Mas, se puder, vai querer conhecer melhor a Vila do Pan.
- Nós sabemos que em competição é assim. Só dá para descansar a cabeça mesmo. Não dá para desligar. Temos que ficar atentas do primeiro ao último jogo. Mas talvez dê para conhecer melhor a Vila, sentir melhor o clima de lá. Folga aqui é dia de trabalho mesmo.

Com a primeira colocação no grupo A do Pan, o Brasil passou direto para as semifinais da competição. Agora, a seleção espera a definição das quartas para conhecer a equipe rival na próxima fase.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/entre-salao-de-beleza-e-treino-selecao-comemora-folga-antes-da-semifinal.html

Conjunto brasileiro conquista terceira medalha de ouro da ginástica rítmica


Equipe se despede do Pan de Guadalajara com 100% de aproveitamento

Por Gabriele Lomba Direto de Guadalajara, México

Virou rotina em Guadalajara. Três provas e três vezes lá estavam as meninas do conjunto brasileiro de ginástica rítmica no alto do pódio. Nesta terça-feira, elas venceram a disputa de fitas e arco e terminaram a participação no Pan com 100% de aproveitamento. Com 24.775 pontos, deixaram para trás Canadá (24.625) e Estados Unidos (24.650).

Pan ginástica rítimica conjunto (Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação)Conjunto do Brasil durante a última apresentação em Guadalajara (Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação)

As três medalhas douradas se juntam às quatro conquistadas por Angélica Kvieczynski - uma de prata e três bronzes -, fazendo com que a modalidade deixe a competição com um total de sete.
Formado apenas em fevereiro, quando Camila Ferezin assumiu como técnica, o conjunto brasileiro carregava a responsabilidade de defender o tricampeonato em Pan. Das atletas que competiam no Rio de Janeiro, apenas Luísa Matsuo continuava na equipe. Aos 23 anos, fez sua última apresentação com a seleção.

- Graças a Deus deu tudo certo. Estou muito feliz de sair da seleção com três medalhas no peito. É uma recompensa depois de tanto trabalho, luta, suor, dor, lágrima e tantos momentos bons também.
  •  
A ginástica rítmica sofreu muito nos últimos tempos. É uma recompensa"
Camila Ferezin
O Pan era a meta do Brasil. Mal no ranking, disputou o Pré-Olímpico, na França, como convidado, depois que a Coreia foi tirada da competição. Lá, um problema nas fitas comprometeu o resultado e a sonhada vaga olímpica, que acabou ficando com o Canadá.

- A ginástica rítmica sofreu muito nos últimos tempos. É uma recompensa – disse Camila, que deixou a família em Londrina e foi morar em Aracaju para comandar a seleção.

A final desta terça foi ao som de uma mistura: trilhas sonoras de um espetáculo do Cirque Du Soleil e do filme de animação “Rio”. Mas o que ficou no coração das meninas foi “My Way”

- Se você prestar atenção na letra, ela representa todo o nosso caminho, desde fevereiro até aqui. Todos os altos e baixos, as competições em que não fomos bem e os méritos. É uma sensação de alívio, de felicidade e choro. Guadalajara toda estava no nosso lado. Temos que agradecer – diz Bianca Mendonça.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/conjunto-brasileiro-conquista-terceira-medalha-de-ouro-da-ginastica-ritmica.html