quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Jefferson ofusca gols de Ronaldinho e Marcelo e sai como herói


MARTÍN FERNANDEZ
ENVIADO ESPECIAL A TORREÓN
Ronaldinho e Marcelo fizeram os dois golaços que selaram a vitória do Brasil sobre o México, mas a atuação do goleiro Jefferson foi tão ou mais importante.

O goleiro do Botafogo pegou um pênalti no primeiro tempo (batido por Guardado) e, no segundo, fez grande defesa numa cabeçada de Chicharito.

"O rótulo de herói a gente deixa para os mais consagrados", disse o novo titular da seleção. "Isso é só o início daquilo que queremos para a Copa de 2014".

Jefferson virou titular por causa da lesão de Júlio César. Ele já havia iniciado as duas partidas contra a Argentina no Superclássico das Américas, nas quais só atuaram jogadores do futebol brasileiro.

"Jefferson foi muito bem, fez uma partida excelente", disse o técnico Mano Menezes. "Pegou uma penalidade, uma cabeçada difícil do Chicharito, e o jogo é construído desses momentos decisivos".

O goleiro voltou nesta madrugada para São Paulo, num voo fretado pelos clubes. Antes de embarcar, disse não saber se enfrentaria o Corinthians nessa quarta.

"Vai depender do estado que vou chegar lá, mas sou funcionário do clube, o Botafogo é que decide", completou

FONTE:
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/989431-jefferson-ofusca-gols-de-ronaldinho-e-marcelo-e-sai-como-heroi.shtml

Corinthians quer manter a liderança e tirar Botafogo da disputa


Equipe paulista não terá Ralf, Liedson e Emerson contra o Bota, que só depende de si para liderar

*Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 12/10/2011 07:21

O Corinthians tem dois objetivos claros às 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira, quando recebe o Botafogo, no Pacaembu, pela 29ª rodadad do Campeonato Brasileiro. Além de tentar se manter na primeira colocação isolada do torneio nacional, logo após reassumir a liderança, a equipe quer tirar o rival direto da disputa pelo título, abrindo larga vantagem na ponta da tabela.

Veja também: Corinthians lidera e Botafogo é o 5º colocado. Veja a tabela

Com cinco pontos e um compromisso a menos do que o líder (tem 46 pontos em 27 rodadas disputadas), o Botafogo é o único time, ao lado do próprio Corinthians, que depende apenas de si neste momento para conquistar a competição nacional. Com isso, o reencontro entre eles no segundo turno ganha projeção ainda maior pela 'vantagem' dos cariocas.

Leia também: Mesmo apto a 15 minutos, Adriano pode não enfrentar o Botafogo

"É um jogo que tem isso mesmo", reconhece o zagueiro Leandro Castán. "Se a gente vencer, abre oito pontos de diferença para eles, fica mais difícil para chegarem, restando depois nove rodadas. Agora se vencerem encostarão na briga pelo título. Todo jogo agora é final de campeonato, todos eles serão confronto direto. E esse jogo também é muito importante".

Veja também: Caio Júnior conversa com elenco para resgatar a confiança do time

Para esta partida, o técnico Tite tem três desfalques: o volante Ralf, convocado para a Seleção Brasileira e que não chegará a tempo da partida, e os atacantes Liedson, que sofre dores recorrentes no joelho esquerdo, e Emerson, com desconforto muscular na coxa direita.


Foto: AE Ampliar

Adriano está apto a 15 minutos, mas pode nem entrar em campo contra o Botafogo

Sabendo que o adversário tentará pressionar desde o começo da partida, o técnico Caio Júnior pede que seus comandados não se limitem a defender. Para ele, o segredo para a vitória é que a equipe não sofra gols no começo do jogo e comece a atacar depois dos minutos iniciais.

Leia mais: Renovação de Tite depende de candidatos à presidência, diz Andrés

"A tentativa de imposição da parte deles é bem possível, é uma tendência que no início isso aconteça, pela característica do campo, da torcida. Agora temos também que ter capacidade de jogar no campo deles. Esse jogo do Atlético-GO foi decisivo para eles, pois marcaram muito cedo. Espero que isso não aconteça e que a gente cause dificuldades, tenha chances de gol, causando medo no adversário e obrigando eles a recuar", declarou o treinador do Botafogo.

Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

O volante Renato também comentou a importância da partida, já que se perder, o Botafogo pode ficar até oito pontos atrás do lider. "Será um confronto direto e a gente sabe que a dificuldade vai ser grande, mas vamos enfrentar o Corinthians de igual para igual. Contra eles será outra final, agora todos os jogos assim serão finais. Vão estar faltando poucos jogos, qualquer ponto que somar é importante, sendo confronto direto, a gente dá um passo muito grande", disse Renato.

Siga o Twitter do iG Corinthians e receba as notícias do seu time em tempo real


Foto: Fernando Soutello/Divulgação AGIF Ampliar

Herrera volta ao time titular do Botafogo
A única ausência confirmada no Botafogo é do lateral-direito Lucas, que recebeu o terceiro cartão amarelo e será substituído por Alessandro. O atacante Herrera, que cumpriu suspensão automática contra o Bahia, volta ao time titular. Loco Abreu, que estava com a seleção do Uruguai, mas não entrou em campo nesta terça-feira, também deve jogar. A única dúvida fica por conta do goleiro Jefferson, que foi titular na vitória de 2 a 1 sobre o México, quando inclusive pegou um pênalti. O jogador irá definir se terá condições de entrar em campo nesta quarta.

FICHA TÉCNICA - CORINTHIANS X BOTAFOGO
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 12 de outubro de 2011, (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA)
CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Moradei, Paulinho, Danilo e Alex; Willian e Jorge Henrique
Técnico: Tite
BOTAFOGO: Jefferson (Renan); Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Caio Junior

FONTE:
http://esporte.ig.com.br/futebol/corinthians-quer-manter-a-lideranca-e-tirar-botafogo-da-disputa/n1597268858689.html

Confira os jogos mais importantes da reta final do Brasileirão


Faltando 10 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, iG aponta as partidas que você não pode deixar de acompanhar

iG São Paulo | 12/10/2011 07:20
Texto
Clássicos regionais, confrontos diretos pelo título, briga para escapar do rebaixamento, risco de marmelada e jogo com torcida magoada com astro. O cardápio da reta final do Campeonato Brasileiro é variado.

CAMPEONATO BRASILEIRO: Confira a tabela e a classificação do torneio


Com indefinições na briga pelo título, por vaga na Libertadores e na zona de rebaixamento, o iG selecionou as 10 partidas mais “quentes” das últimas 10 rodadas da competições. Veja quais são:

Corinthians x Botafogo

Data: 12/10/2011
Local: Pacaembu, São Paulo
De volta ao topo da tabela, o Corinthians precisa vencer para se manter na primeira posição e, de sobra, “eliminar” um rival na luta pelo título. Jogo deverá ter Pacaembu lotado nesta quarta.


Foto: AE

Líder do Brasileiro, Corinthians pode afastar ainda mais Botafogo da briga pelo título

Cruzeiro x Corinthians

Data: 16/10/2011
Local: Arena do Jacaré, Sete Lagoas
Antes do Brasileiro começar muita gente apostaria que o jogo do próximo domingo seria entre dois times brigando pelas primeiras posições do Brasileiro. A partida, entretanto, virou um duelo de um aspirante ao título, Corinthians, contra um grande perto da degola, Cruzeiro.

Internacional x Corinthians

Data: 23/10/2011
Local: Beira-Rio, Porto Alegre
O jogo já definiu o Brasileiro de 2005 e a Copa do Brasil de 2009. Disputas no campo e fora dele na última década acirraram a rivalidade entre Corinthians e Inter. Derrota e até empate tiram o clube gaúcho de vez da briga pelo título.

Grêmio x Flamengo

Data: 30/10/2011
Local: Olímpico, Porto Alegre
Mais do que disputa de título e vaga na Libertadores o jogo marcará a volta de Ronaldinho Gaúcho ao estádio Olímpico. Odiado pela torcida gremista após deixar o clube de forma turbulenta em 2001 e escolher o Flamengo na sua volta ao Brasil neste ano, apesar da tentativa do time gaúcho, o meia-atacante certamente vai encarar um clima hostil em Porto Alegre.


Foto: AE Ampliar

Após marcar no Beira-Rio, Ronaldinho comemora. Terá a mesma sorte no Olímpico?

Palmeiras x Vasco

Data: 16/11/2011
Local: Pacaembu, São Paulo
Para tentar evitar suspeitas de corpo mole de times para não ajudar rivais regionais, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) armou a última rodada do Brasileiro com clássicos.
Fim da marmelada? Talvez não. É que o Palmeiras pode chegar à reta final sem chances de vencer o título e de vaga na Libertadores e jogando, justamente, contra o time que briga com o Corinthians


Foto: Vipcomm Ampliar
Cruzeiro e Atlético-MG brigam para não cair para a segunda divisão

Fluminense xVasco

Data: 27/11/2011
Local: local a definir
Clássico carioca pode ter os dois times lutando pelo título faltando duas rodadas para o fim do Brasileiro.

Palmeiras x São Paulo

Data: 27/11/2011
Local: Pacaembu, São Paulo
Pode ser a última chance do Palmeiras tirar o título do rival São Paulo. O problema é que uma vitória deve ajudar o Corinthians.

Corinthians x Palmeiras

Data: 04/12/2011
Local: Pacaembu, São Paulo
É a chance do Palmeiras atrapalhar seu outro rival na busca pelo título. Para os corintianos, o título com uma vitória seria a consagração.

Vasco x Flamengo

Data: 04/12/2011
Local: local indefinido
Além de clássico das maiores torcidas do Rio de Janeiro, jogo pode definir o título do Brasileiro.

Cruzeiro x Atlético-MG

Data: 04/12/2011
Local: Arena do Jacaré, Sete Lagoas
Maior jogo de Minas Gerais pode ser o clássico do desespero. Os dois times correm o risco de chegar à última rodada brigando para não cair para a segunda divisão.

FONTE:
http://esporte.ig.com.br/futebol/confira-os-jogos-mais-importantes-da-reta-final-do-brasileirao/n1597268213798.html

Jefferson adivinha canto do chute mexicano e ganha espaço no Brasil


Goleiro substituiu titular Julio Cesar pela primeira vez em jogo grande. Neymar previu que defesa faria seleção virar

Marcel Rizzo, enviado iG a Torréon | 12/10/2011 08:00
Texto:
No vestiário do estádio Território Modelo, em Torreón, Neymar, o garoto de 19 anos, se virou para os jogadores, apontou Jefferson e afirmou: o pênalti defendido pelo goleiro no final do primeiro tempo faria o Brasil virar a partida. A profecia deu certo, a seleção brasileira fez 2 a 1, gols de Ronaldinho Gaúcho e Marcelo, e o goleiro, titular pela primeira vez da seleção principal, acha que pode ter começado um ciclo.

A VITÓRIA: Brasil vira jogo com gol de Ronaldinho e um a menos


Foto: Mowa Press Ampliar

Jefferson divide bola com Adriano em treinamento. Pronto para jogar

“Feliz demais por tudo, ter defendido o pênalti. Acho que pode ser um bom começo na seleção brasileira. Respeito todos os goleiros, mas quero conquistar meu espaço”, disse o jogador do Botafogo, de 28 anos.

Ele contou que não estudou as cobranças de pênaltis dos mexicanos, como normalmente faz. Naquele momento, o Brasil perdia por 1 a 0 e Daniel Alves havia sido expulso ao cometer a falta em “Chicharito” dentro da área.

LEIA TAMBÉM: De reserva do reserva, Jefferson estreia como titular no Brasil A

“Eu não sabia onde ele cobraria, mas fui com convicção”, disse Jefferson. Durante a Copa América da Argentina, em julho, nos treinamentos, ele tinha um ótimo aproveitamento de defesas quando Mano treinava ou quando os jogadores faziam apostas, nas brincadeiras.

Jefferson só jogou porque Julio Cesar teve uma lesão na panturrilha esquerda e foi cortado, voltando para a Itália. Mesmo assim, em três meses a situação do arqueiro, revelado pelo Cruzeiro, mudou bastante, já que era o reserva do reserva, atrás de Victor, do Grêmio. Como o titular terá quase 35 anos em 2014, ele, com 31, pode estar bem cotado.

“Acho que todos podem ter seu espaço”, disse. Ele foi um dos seis jogadores que viajaram em voo fretado ao Brasil, logo depois do jogo, pago pelos clubes que pretendem contar com os atletas ainda nessa rodada do Brasileiro do meio da semana. Mas o arqueiro não sabe se jogará contra o Corinthians, 21h50, no Pacaembu.

“Sou funcionário do Botafogo, não sou eu quem decide, mas temos que ver se a viagem será cansativa ou não. Vamos nos sentar, conversar e ver o que é o melhor para o Botafogo”. Além dele viajaram Neymar, do Santos, Réver, do Botafogo, Fred, do Fluminense, Dedé, do Vasco e Ronaldinho, do Flamengo.

FONTE:
http://esporte.ig.com.br/futebol/jefferson-adivinha-canto-do-chute-mexicano-e-ganha-espaco-no-brasil/n1597268796650.html

Roddick sua, mas passa por búlgaro e vai às oitavas no Masters de Xangai

TÊNIS INTERNACIONAL 2011



Roddick sua, mas passa por búlgaro e vai às oitavas no Masters de Xangai

Americano vence Grigor Dimitrov por 2 sets a 0 e encara Nicolas Almagro

Por SporTV.com Xangai, China

Andy Roddick precisou suar para garantir sua vaga nas oitavas de final do Masters 1.000 de Xangai. O americano levou 2h02m para passar pelo búlgaro Grigor Dimitrov em sets diretos, parciais de 7/6(3) e 7/5. Na próxima rodada, o número 15 do mundo encara o espanhol Nicolas Almagro, que bateu o compatriota Tommy Robredo também em sets diretos (7/5 e 6/3).

ftênis andy roddick atp de xangai (Foto: agência Getty Images)Andy Roddick comemora vitória suada sobre búlgaro no Masters 1000 de Xangai (Foto: agência Getty Images)

O primeiro set foi bastante disputado, com quatro aces e um serviço quebrado a favor de cada tenista. No tie-break, Roddick levou a melhor: 7/6(3). A segunda parcial foi quase tão disputada quanto, mas Dimitrov errou a mão no saque e cometeu cinco duplas faltas que acabaram rendendo uma quebra a mais para o americano no set e o triunfo na partida: 7/5.

Na primeira rodada, Raonic e Melzer avançam


tênis jurgen melzer atp de xangai (Foto: agência Getty Images)Jurgen Melzer bate o freguês Ivan Ljubicic em pouco mais de uma hora de jogo (Foto: agência Getty Images)

Jurgen Melzer não encontrou dificuldades para vencer Ivan Ljubicic. O austríaco levou apenas 1h15 para confirmar a vitória por 6/4 e 6/2 e ampliar o histórico positivo sobre o rival, que agora conta com cinco triunfos em cinco partidas.

Milos Raonic não teve a mesma facilidade, mas também avançou na competição. Contra o francês Michael Lldroa, o canadense conquistou uma grande virada. Após perder o primeiro set por 7/6(2), o jovem de 20 anos fez valer sua potência no saque e empatou a parida com 6/2 na parcial. No desempate, venceu no tie-break: 7/6(5). O próximo desafio será contra David Ferrer.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2011/10/roddick-sua-mas-passa-por-bulgaro-e-vai-oitavas-no-masters-de-xangai.html

Jefferson vibra: 'A responsabilidade é de quem bate o pênalti'


Goleiro defendeu cobrança de Guardado e com boa atuação acabou como um dos melhores da virada sobre o México

  • LANCEPRESS!
Publicada em 12/10/2011 às 00:53
Torreón (México)

Um dos destaques da vitória brasileira diante do México, nesta terça-feira por 2 a 1, o goleiro Jefferson - que fez grandes defesas e pegou um pênalti de Guardado - analisou o lance que foi importantíssimo no resultado. O time foi para o intervalo perdendo por apenas 1 a 0 e conseguiu a virada no fim.

- Fico muito feliz, agradeço a Deus por ter defendido esse pênalti. É preciso ter tranquilidade, frieza, a responsabilidade é do cobrador. Esperei o cobrador até onde pude e fui feliz - disse Jefferson, que também comentou o gol contra de David Luiz.


- É uma infelicidade. Ninguém joga pensando em marcar contra, o David acabou fazendo, mas são coisas do futebol - completou.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/selecao/Jefferson-vibra-responsabilidade-bate-penalti_0_571142884.html

Vôlei de praia encerra o penúltimo dia da Caravana Esportiva no ES


Sob chuva, Fábio Luiz/Luana e Billy/Marcela entraram em quadra, na Arena de Porto Canoa, na Serra, para o Desafio de Duplas Mistas capixabas

Por GLOBOESPORTE.COM Serra, ES

Vôlei de praia (Foto: Júnior Costa/Sesport)Vôlei de praia (Foto: Júnior Costa/Sesport)

O penúltimo dia de programação da primeira edição da Caravana Esportiva foi encerrado com chave de ouro. Na noite desta terça-feira, Fábio Luiz e Luana, Billy e Marcela entraram em quadra, na Arena de Porto Canoa, na Serra, para o Desafio de Duplas Mistas de Vôlei de Praia. E nem mesmo a chuva intimidou o público que compareceu para apoiar o quarteto capixaba.

De um lado a medalha olímpica de prata de Fábio Luiz, conquistada nas Olimpíadas de Pequim, na China. Do outro estava Billy, atual campeão da etapa de Aracaju do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, disputada no último final de semana.

O resultado final foi o que menos importou, de acordo com os jogadores que aprovaram a iniciativa do Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) segue levando os atletas capixabas para os municípios e regiões que antes não tinha acesso ao esporte e não conheciam os atletas do Estado.

- Essa iniciativa é fundamental para nós atletas e para os capixabas. Antes, poucos nos conheciam, nos viam nos jornais ou na televisão, e com iniciativas como essas podem agora nos conhecer de perto, ter esse contato conosco. E isso é muito legal, porque também compartilhamos nosso conhecimento - disse Luana.

Fábio Luiz, um dos jogadores mais festejado pela torcida que foi a arena de Porto Canoa voltou a frisar o apoio.

- Minha medalha olímpica sempre estará a disposição. Espero que ações como essas continuem beneficiando os capixabas, levando qualidade de vida, inclusão social e nos aproximando com o público - afirmou.

Recém chegado da sua segunda conquista de etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Billy aproveitou para agradecer aos moradores da Serra, por terem enfrentado a chuva para apoiar os jogadores capixabas.

- É gratificante ver esse carinho do público mesmo sendo um jogo festivo. E ainda mais com chuva. Mas isso não foi impeditivo pra galera que veio nos prestigiar. O Governo do Estado está de parabéns por promover ações como essas e estou à disposição para mais edições como essas - concluiu.

O último dia de programação terá mais desafio de vôlei de praia. Desta vez estarão em ação as oito melhores duplas do Estado. As atividades na arena de Porto Canoa começam às 9 horas.

Programação da Caravana Esportiva
Quarta-feira (12/10)
08h às 14h - Comemoração do Dias das Crianças/Desafio de duplas de Vôlei de Praia
14h às 15h - Oficina de vôlei de praia com Fábio Luiz
15h às 16h - Oficina de futevôlei com Rodrigo Lacraia e Bruno
16h às 17h - Oficina de futebol de areia com Buru e Bruno Malias *Participação das bodyboarders Neymara Carvalho e Maylla Venturin.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/es/noticia/2011/10/volei-de-praia-encerra-o-penultimo-dia-da-caravana-esportiva-no-es.html

Bellucci cai para Tursunov na estreia e dá adeus ao Masters 1.000 de Xangai

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Após ganhar primeira parcial no tie-break, brasileiro sofre virada e é eliminado



Por SporTV.com Xangai, China

Mais uma vez, Thomaz Bellucci caiu na estreia. Uma semana após ser eliminado na primeira rodada do ATP 500 de Tóquio, o brasileiro foi derrotado por Dmitry Tursonov em seu primeiro jogo no Masters 1.000 de Xangai. Em quase três horas de partida, o paulista cedeu a virada e deu adeus ao torneio chinês com o revés por 2 sets a 1, parciais de 6/7(5), 6/4 e 7/5. Na próxima fase, o tenista russo encara o britânico Andy Murray.

- Joguei meu melhor tênis, consciente e agressivo. Não posso nem dizer que estou triste. Tenho que seguir firme e pegar esse jeito da quadra dura. Quando sou agressivo, às vezes ando recuando ainda, mas são detalhes. Essas últimas derrotas (Pequim e Xangai) me machucaram. Ninguém gosta de perder. Mas também não me derrubam. Estou tranquilo e vou seguir trabalhando, ajustando os detalhes. Com paciência, os resultados virão - disse o brasileiro.

tênis thomaz bellucci atp de xangai (Foto: agência Getty Images)Thomaz Bellucci se lamente: paulista sofre virada e dá adeus ao Masters de Xangai (Foto: Getty Images)

No embate desta manhã, o brasileiro conseguiu vencer o primeiro set no tie-break, mas sucumbiu no seguinte (6/4), o que levou a definição para a terceira parcial. Recuperado no duelo, Tursunov conseguiu quebrar o serviço de Bellucci quando o brasileiro vencia por 5/4. O ponto deu moral ao russo, que igualou o placar e depois fechou o jogo, após 2h45m de luta.

Triunfo nas duplas. Bruno Soares também vence


tênis thomaz bellucci atp de xangai (Foto: agência Getty Images)Nas duplas, o brasileiro comemora a vitória ao lado
do croata Ivan Dodig (Foto: agência Getty Images)

Poucas horas depois de ser eliminado na chave de simples, Bellucci voltou à quadra para a disputa nas duplas. Jogando ao lado do croata Ivan Dodig, ele derrotou os espanhóis Feliciano Lopez e Fernando Verdasco por 2 sets a 1, com parciais de 6/7, 6/3 e 11/9, em 1h25m. O resultado colocou Bellucci e Dodig diante da parceria cabeça de chave número 5, formada pelo austríaco Jurgen Melzer e o alemão Philipp Petzschner, na segunda rodada.

O brasileiro Bruno Soares também venceu nas duplas em Xangai. Ele e o espanhol Nicolás Almagro bateram o sul-africano Kevin Anderson e o americano Lipsky Scott por tranquilos 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3, em apenas 49 minutos. Os próximos adversários serão o indiano Rohan Bopanna e o paquistanês Aisam-Ul-Haq Quareshi.

Confira os resultados da chave de simples desta terça-feira:
Feliciano Lopez (ESP) 2 x 0 Janko Tipsarevic (SRV) – 7/6 e 7/6
Radek Stepanek (CZE) 2 x 0 Ze Zhang (CHN) – 6/3 e 6/3
Jurgen Metzer (AUT) 2 x 0 Ivan Ljubicic (CRO) – 6/4 e 6/2
Kei Nishikori (JAP) 2 x 1 Robin Haase (HOL) – 0/6, 7/5 e 7/6
Alexandr Dolgopolov (UCR) 2 x 0 Lukasz Kubot (POL) – 6/4 e 7/6
Florian Mayer (ALE) 2 x 0 David Nalbandian (ARG) – 6/3 e 6/4
Ryan Harrison (EUA) 2 x 0 Viktor Troicki (SRV) – 6/3 e 6/3
Albert Ramos (ESP) 2 x 0 Marin Cilic (CRO) – 6/3 e 6/4

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2011/10/bellucci-cai-para-tursunov-na-estreia-e-ja-da-adeus-ao-master-1000-de-xangai.html

Brasil vira sobre o México com fim de jejum de R10 e golaço de Marcelo

Camisa 10 da Seleção Brasileira comanda a reação depois que David Luiz marcou gol contra e Daniel Alves foi expulso ainda no primeiro tempo


Por Leandro Canônico Direto de Torreón, México


Craque é aquele que decide. E se todos cobravam o retorno de Ronaldinho Gaúcho como protagonista na Seleção Brasileira, nesta terça-feira, no amistoso contra o México, em Torreón, o atacante do Flamengo mostrou que está “vivo”. Foi dele o pontapé inicial para a virada por 2 a 1 do Brasil sobre os mexicanos. De falta, ele empatou o jogo aos 33 minutos, encerrou um jejum de quatro anos sem balançar a rede com a amarelinha e abriu o caminho para Marcelo virar aos 38.
A boa atuação do camisa 10 evitou um drama de novela mexicana para a Seleção. Afinal, tudo começou errado. No primeiro tempo, David Luiz marcou contra, Daniel Alves foi expulso e Jefferson teve de defender pênalti de Guardado para dar sobrevida ao time de Mano Menezes. Mas sob a batuta do craque, responsável pelas principais jogadas do segundo tempo, o Brasil se superou. Nos acréscimos, Ronaldinho foi substituído por Hernanes e deixou o campo aplaudido de pé pela torcida mexicana no estádio Corola.
E mais: o gol de falta marcado por Ronaldinho Gaúcho acabou com um jejum de quatro anos (ou 12 jogos) do atacante sem marcar pelo Brasil. A última vez que ele tinha balançado as redes pela Seleção havia sido em 17 de outubro de 2007, na goleada por 5 a 0 sobre o Equador, no Maracanã, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Agora, o Brasil de Mano tem dez vitórias, cinco empates e três derrotas.
A Seleção Brasileira volta a se reunir no mês de novembro. No dia 10, o time canarinho encara o Gabão, em Libreville, na África. Nesse período são duas datas Fifa, mas a CBF ainda não confirma o outro amistoso. O site da entidade, no entanto, já deu que poderia ser contra o Egito, em Doha, no Qatar, dia 14.

ronaldinho gaúcho brasil x méxico (Foto: Mowa Press)Paradona na esquina: Ronaldinho acabou com jejum quatro anos sem gols pela Seleção (Foto: Mowa Press)
Jefferson pega pênalti e evita vexame no primeiro tempo



O amistoso começou com homenagem da Federação Mexicana de Futebol ao goleiro Osvaldo Sánchez, de 38 anos. Jogador do Santos Laguna, de Torreón, ele recebeu uma placa por gratidão aos serviços prestados ao time. Ele esteve em três Copas do Mundo: 1998, na França, 2002, na Coréia e no Japão, e 2006, na Alemanha.
Aproveitando o clima de festa, os torcedores mexicanos se empolgaram e passaram a gritar “olé” a cada toque de bola dos donos da casa. E foi isso mesmo que os jogadores fizeram com a Seleção Brasileira. Colocaram na roda. Com bom toque de bola, o México dominou a equipe de Mano Menezes e logo abriu o marcador.
Está certo que para gritar gol foi preciso uma ajuda de David Luiz, que marcou contra após cruzamento de Barrera, aos nove minutos. Por mais irônico que possa parecer, a desvantagem fez bem ao Brasil. O quarteto de ataque acordou e passou a criar boas chances, especialmente com Neymar e Hulk.
Só que faltou pontaria. Na melhor delas, aos 16, Hulk deu de calcanhar para Neymar, que mandou por cima do gol. Sem saber aproveitar o bom momento, a Seleção Brasileira deixou o nervosismo tomar conta. Passes errados, faltas bobas, pênalti bobo. Aos 44, Daniel Alves derrubou Chicharito na grande área.
Como já tinha o cartão amarelo, o lateral-direito do Brasil foi expulso. O cenário, então, parecia ficar tenebroso para o time de Mano Menezes. Mas Jefferson, aos 46 minutos, defendeu a cobrança de Guardado e deu sobrevida à Seleção Brasileira na partida. O feito do goleiro do Botafogo foi comemorado como gol.

Ronaldinho acaba com jejum de gols e inicia virada



Com a necessidade de recompor a lateral direita depois da expulsão de Daniel Alves, o técnico Mano Menezes voltou para o segundo tempo com Adriano no lugar de Lucas – o lateral-esquerdo passou a atuar improvisado. Original da posição, Fábio, do Manchester United, estava no banco, mas não foi a opção do treinador.
Se com o mesmo número de jogadores já estava complicado para o Brasil no primeiro tempo, com um a menos ficou ainda pior. Principalmente porque o México soube minimizar os espaços e se armar de maneira que pudesse explorar os contra-ataques e as jogadas rápidas pelas pontas.
O México estava tão bem postado em campo que o Brasil não conseguia sair. Prova disso eram os seguidos recuos para Jefferson. Restou ao time de Mano arriscar na bola parada. Aos 19 minutos, Ronaldinho Gaúcho teve oportunidade, mas Osvaldo Sánchez fez excelente defesa e foi aplaudido pelos torcedores.
Com o passar do tempo, os brasileiros voltaram a ficar nervosos com a falta de oportunidades. Ronaldinho se apresentou mais, é verdade, mas não conseguia dar ritmo para a reação. A maioria das bolas passava pelos seus pés, mas não havia muitas alternativas para o passe, já que Neymar e Hulk estavam marcados.

Embora o Brasil tivesse mais posse de bola, o México era mais perigoso. Aos 29, Chicharito só não marcou o segundo porque Jefferson fez grande defesa. A história do jogo mudou logo depois. Aos 33, Neymar sofreu falta à esquerda da área. Ronaldinho cobrou com perfeição e empatou o jogo.
Era o fim do jejum de gols de Ronaldinho pela Seleção. O camisa 10 não marcava com a amarelinha desde 17 de outubro de 2007, quando havia balançado a rede na vitória de 5 a 0 sobre o Equador no Maracanã, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.
A virada do time de Mano Menezes saiu cinco minutos depois. Marcelo arrancou pela esquerda, tabelou com Neymar, entrou na área, driblou dois rivais e chutou sem defesa para Sánchez. Golaço. Na comemoração, um abraço entre o lateral e o técnico, que já tiveram problemas (Mano acabou deixando Marcelo fora da Copa América).

tabela-confronto componente_materia">
MÉXICO 1 X 2 BRASIL
Sánchez (Talavera); Juárez (Pérez), Rodríguez, Torres (Moreno) e Salcido; Rafa Marquez, Castro, Barrera (Andrade) e Guardado; Giovanni dos Santos (Peralta) e Chicharito. Jefferson; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Lucas Leiva, Fernandinho e Ronaldinho Gaúcho (Hernanes); Lucas (Adriano), Neymar (Elias) e Hulk (Jonas).
Técnico: José Manuel de la Torre Técnico: Mano Menezes
Gols: David Luiz, contra, aos nove do primeiro tempo; Ronaldinho Gaúcho, aos 33 do segundo tempo; Marcelo, aos 38 do segundo tempo
Cartões amarelos: Juárez, Torres, Salcido, Chicharito, Rafa Marquez (México); Daniel Alves, Lucas Leiva (Brasil). Cartão vermelho: Daniel Alves (Brasil)
Local: Estádio Corona, em Torreón, México. Data: 11/10/2011.  Árbitro: Marlon Mejía (El Salvador). Assistentes: Daniel Williamson (Panamá) e Octavio Jara (Costa Rica).