domingo, 9 de outubro de 2011

Andrea Petkovic arrasa Niculescu e faz a final do WTA de Pequim

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Romena sofre pneu na segunda parcial e dá adeus ao título na China



Por GLOBOESPORTE.COM Pequim, China

Andrea Petkovic precisou de apenas uma hora para garantir presença na final do WTA de Pequim. Com extrema facilidade, a alemã passou por cima da romena Monica Niculescu, fazendo 2 a 0 (parciais de 6/2 e 6/0), neste sábado, e se classificando para a decisão do torneio contra a polonesa Agnieszka Radwanska.

Andrea Petkovic, WTA de Pequim (Foto: Reuters)Impecável, Andrea Petkovic vence e leva a Alemanha à final do WTA de Pequim (Foto: Reuters)

Para chegar à final de domingo, Petkovic derrubou outras quatro adversárias na China: a tcheca Lucie Safarova (7/6 e 6/4), a espanhola Carla Suárez Navarro (duplo 6/4), a francesa Marion Bartoli (4/6, 6/4 e 7/5) e a russa Anastasia Pavlyuchenkova (6/3 e 7/6).
Desde o início do embate deste sábado, Petkovic (11ª do mundo) não deu chance a Niculescu (57ª). Aproveitando-se dos seguidos erros da adversária, a tenista alemã em nenhum momento foi ameaçada, registrando sua supremacia com um retumbante pneu no segundo set e selando a classificação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/10/andrea-petkovic-arrasa-niculesco-e-faz-final-do-wta-de-pequim.html

Elkeson provoca Lomba, que reage ao chutar a bola no meia do Botafogo


Desentendimento aconteceu após o segundo gol alvinegro em São Januário

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

 Aos 12 minutos do segundo tempo, o Botafogo conseguiu virar o jogo contra o Bahia com um gol de Caio. No lance, um desentendimento entre o goleiro Marcelo Lomba, da equipe visitante, e o meia Elkeson, do time alvinegro, chamou a atenção.
Quando o camisa 1 ainda estava caído, dentro do gol, Elkeson passou e disse alguma coisa ao goleiro, que não gostou e reagiu. Lomba rapidamente se levantou e chutou a bola na direção do jogador do Botafogo, mas não acertou (Confira no vídeo acima).

Elkeson marcelo lomba confusão frame (Foto: Reprodução)Elkeson, em destaque em amarelo, provoca Lomba, em destaque em verde. Na sequência, goleiro do
Bahia chuta a bola na direção do jogador do Botafogo, mas não acerta (Foto: Reprodução - TV)

Marcelo Lomba confirmou a discussão com Elkeson, mas não revelou o que foi dito. Após a partida, o único do Botafogo a conceder entrevista foi o técnico Caio Júnior. Elkeson não foi encontrado para comentar o lance.

- Não vi, a gente fica muito longe. Não tem nem a noção de espaço do campo. Só vendo as imagens para saber se aconteceu - disse Caio Júnior.
O árbitro Francisco Carlos Nascimento não puniu os jogadores.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/elkeson-provoca-lomba-que-reage-ao-chutar-bola-no-meia-do-botafogo.html

Após toque, Massa volta a se irritar com Hamilton: 'Ele não aprende'

Brasileiro teve bico da Ferrari danificado após ser atingido por McLaren. Pilotos já tinham se envolvido em polêmica no GP de Cingapura


Por GLOBOESPORTE.COM Suzuka, Japão

 A novela Felipe Massa x Lewis Hamilton ganhou mais um capítulo neste domingo em Suzuka. Após a série de polêmicas no GP de Cingapura, quando Felipe reclamou de Hamilton após ter o pneu furado pelo inglês durante a corrida, os dois voltaram a se tocar no Japão.

Dessa vez, Massa teve o bico da Ferrari danificado após ser espremido por Hamilton em uma disputa pela quarta colocação (veja o lance no vídeo acima). O incidente, que provocou a entrada do safety car para que a pista fosse limpa, chegou a ficar sob investigação pela FIA, que decidiu não punir o piloto da McLaren.

- Eu estava muito mais rápido. Fiquei do lado esquerdo da pista e freei. Eu mantive minha linha e ele moveu o carro e tocou no meu. Ele não aprende. Como eu disse antes, não ligo mais, realmente não ligo. Ele já passou da fase de conversar, na qual eu tentei e ele não - reclamou.

VOANDO BAIXO: assista à discussão de Massa e Hamilton no GP de Cingapura


Lewis Hamilton e Felipe Massa no GP do Japão (Foto: Getty Images)Lewis Hamilton e Felipe Massa se envolveram em mais uma polêmica no GP do Japão (Foto: Getty Images)

Lewis Hamilton buscou explicar o incidente. Disse que estava com dificuldades de enxergar pelo retrovisor e não viu o brasileiro. Apesar da série de polêmicas, ele garantiu não ter problemas com Felipe Massa.

- A única coisa que tenho a dizer é que eu não conseguia ver nada nos meus retrovisores porque eles vibravam muito na reta. Então eu não tinha ideia de que ele (Massa) estava lá. Talvez seja algo que possamos consertar. De qualquer maneira, não tenho problema nenhum com ele - garantiu.

Massa reagiu às declarações de Hamilton e disse que não há mais nada o que falar com o inglês. Cansado da série de confusões, o brasileiro agora espera alguma atitude da FIA e cogita até falar com o diretor de prova da F-1, Charlie Whiting.

- Para ser sincero, eu não ligo mais para o que ele diz. Eu ligo é para o que ele faz. Eu ligo para o que a FIA fala e faz. Eles penalizaram outros por muito menos esse ano e dessa vez não fizeram isso. A FIA precisa cuidar disso. Se eu vir o Charlie, talvez fale com ele - afirmou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/10/apos-toque-massa-volta-se-irritar-com-hamilton-ele-nao-aprende.html

Vettel cruza em terceiro e se torna o mais jovem bicampeão da Fórmula 1

Button vence em Suzuka, mas não impede segundo título do alemão da RBR com quatro GPs de antecipação; Massa volta a se desentender com Hamilton


Por GLOBOESPORTE.COM Suzuka, Japão

Após a pole sensacional no sábado e a largada ousada no domingo, quando fechou Jenson Button e manteve a ponta, Sebastian Vettel parecia disposto a repetir seu roteiro de domínio no GP do Japão. Nem precisou. O desgaste dos pneus macios em Suzuka mudou um pouco a história da corrida, mas não um destino que já parecia traçado há muito tempo. Atrás de apenas um ponto, o alemão da RBR fez uma prova sem riscos neste domingo e cruzou em terceiro lugar. Foi o suficiente para se tornar o mais jovem bicampeão da história da Fórmula 1, aos 24 anos, três meses e seis dias.
Único capaz de impedir a conquista do rival no Japão, Button fez seu papel e venceu. Mas para manter a esperança de título, o inglês da McLaren precisava ver Vettel fora da zona de pontuação, e não em cima do pódio, como aconteceu. Pódio este que teve ainda Fernando Alonso, da Ferrari, como segundo colocado. Felipe Massa chegou em sétimo, e Bruno Senna foi o 16º, seguido por Rubens Barrichello.

 Vettel rbr gp do japão bicampeão (Foto: Agência Reuters)Sebastian Vettel faz seu tradicional gesto duas vezes para comemorar o bicampeonato (Foto: Reuters)

A quatro corridas do fim do campeonato, o título de construtores ainda continua aberto, assim como a luta pelo vice, que será disputado por Button, Alonso, Webber e Hamilton. Os carros voltam à pista na próxima semana, com o GP da Coreia do Sul marcado para o dia 16.
Vettel chegou aos 324 pontos em 2011 e se tornou o sétimo piloto a conquistar um título em Suzuka, na 11ª decisão desde que ele entrou no calendário, em 1987 (só esteve fora em 2007 e 2008, quando o GP foi realizado em Monte Fuji). Ele se junta ao seleto grupo formado por Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991), Mika Hakkinen (1998 e 1999), Michael Schumacher (2000 e 2003), Nelson Piquet (1987), Alain Prost (1989) e Damon Hil (1996), que foram campeões da F-1 no tradicional circuito japonês.
Button deu um show de estratégia na corrida e chegou aos 210 pontos no campeonato. O inglês apostou em seu talento para conservar os pneus e lucrou com isso, conseguindo sua primeira vitória pela McLaren em pista seca. Na briga pelo vice-campeonato, ele abriu oito pontos de vantagem sobre Fernando Alonso, segundo colocado na corrida. Também com chances, Mark Webber, da RBR, terminou em quarto em Suzuka e tem agora 194 pontos no Mundial de Pilotos.

FOTOS: veja as melhores imagens da corrida que marcou o título de Vettel




Após duas semanas, a polêmica de Cingapura retornou com força em Suzuka. Lewis Hamilton, que chegou em quinto e também tem chances de lutar pelo vice em 2011, tocou em Felipe Massa na 22ª volta e danificou a asa dianteira da Ferrari. O incidente foi investigado pelos comissários do GP do Japão, mas eles decidiram não punir o inglês. O brasileiro acabou apenas na sétima posição, atrás do alemão Michael Schumacher, da Mercedes, o sexto colocado.
Bruno Senna saiu na nona posição, mas teve problemas na largada e ficou longe dos dez primeiros em Suzuka. O brasileiro sofreu com os danos na asa dianteira no início e chegou apenas em 16º. Vitaly Petrov, seu companheiro, foi o nono colocado e fez dois pontos. Rubens Barrichello, da Williams, também não andou bem e foi só o 17º colocado no GP do Japão.

A corrida

O domingo começou com tempo ensolarado em Suzuka, sem a ameaça de chuva para a corrida. Na largada, Vettel manteve a ponta, mas fechou Button, que saiu melhor. O inglês chegou a colocar duas rodas na grama, mas se manteve na pista. Entretanto, ele perdeu a posição para o companheiro Hamilton na primeira curva do circuito, caiu para terceiro e reclamou pelo rádio. Os comissários investigaram o incidente, mas decidiram não punir o alemão da RBR. Massa se manteve à frente de Alonso, em quarto. Bruno Senna e Barrichello perderam posições.
 largada gp do japão (Foto: Agência Reuters)Vettel espreme Button na largada do GP do Japão, mas não recebe punição na corrida (Foto: Reuters)


Na sexta volta, Alonso usou a asa móvel para passar o companheiro Massa na reta dos boxes e assumir a quarta posição. Com o alemão em primeiro e abrindo vantagem para Hamilton, o desgaste dos pneus macios começou a aparecer, principalmente nos carros da RBR. O inglês da McLaren teve um furo de pneu, foi superado por Button na oitava passagem e teve de entrar para um pit stop de emergência, perdendo algumas posições.
O alto desgaste antecipou a parada de Vettel para a nona volta, no que foi seguido por Button na 11ª. A diferença entre os dois caiu e o inglês da McLaren começou a ameaçar o alemão da RBR. Nessa altura, antes de seu pit stop, Massa liderava a prova, mas caiu para quinto após entrar nos boxes. Ele voltou atrás de Hamilton, na reedição do duelo polêmico de Cingapura.

 vettel rbr gp do japão (Foto: Agência Reuters)Vettel liderou a primeira parte da corrida, mesmo com problemas de desgaste dos pneus (Foto: Reuters)


Na frente, Vettel e Button continuavam a trocar voltas mais rápidas, mas o alemão precisou fazer o pit stop mais cedo, na 20ª volta. Administrando melhor o desgaste dos pneus macios, o inglês ficou na pista tentando andar rápido. A tática deu certo e ele conseguiu superar o líder do campeonato após sua parada, na passagem seguinte.
Hamilton e Massa continuavam a andar juntos. E na 22ª volta, a polêmica voltou. O brasileiro tentou a ultrapassagem na freada para a chicane Triangle e o inglês ignorou a presença do rival: jogou o carro para o lado e danificou a asa dianteira da Ferrari. Apesar do risco de punições, os comissários decidiram não tomar atitudes contra o inglês da McLaren.

O detrito deixado pela Ferrari provocou a entrada do safety car na 24ª volta. Os pilotos foram reagrupados e a relargada foi autorizada três passagens depois. Button manteve a ponta, seguido por Vettel, que fez sua última parada na 34ª volta. O alemão colocou os pneus médios mais cedo que seus rivais e começou a perder tempo na pista. Com isso, perdeu a segunda posição em Suzuka para Alonso, que entrou nos boxes na 38ª. O espanhol conseguiu a vantagem ao andar mais rápido antes da troca.
jenson button mclaren gp do japão (Foto: Agência Reuters)Jenson Button cuidou melhor dos pneus na corrida e conseguiu a vitória no GP do Japão (Foto: Reuters)


As últimas voltas foram palco de uma perseguição de Vettel a Alonso. O alemão chegou a tentar duas vezes a ultrapassagem sobre o espanhol, sem sucesso, mas a equipe pediu que ele poupasse o carro para o final. Depois foi a vez do espanhol tentar um bote sobre Button, mas o rival soube administrar a corrida até o fim. Após a chegada e o bi de Vettel, o inglês parou sua McLaren após a saída dos boxes, sem condições de completar a volta da vitória.

Confira o resultado final do GP do Japão, em Suzuka (307,573 quilômetros):
1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 53 voltas em 1h30m53s427
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1s160
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 2s006
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 8s071
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 24s268
6 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 27s120
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 28s2408 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 39s377
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 42s607
10 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 44s322
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 54s447
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m02s326
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m03s705
14 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1m04s194
15 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1m06s623
16 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - a 1m12s628
17 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1m14s191
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 1m27s824
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 1m36s140
20 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
22 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
Não completou:Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 42 voltas/roda
Melhor volta: Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m36s568, na 52ª

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/10/button-vence-mas-vettel-e-terceiro-e-leva-o-bicampeonato-no-gp-do-japao.html

Val e Shaylyn vão à final pela primeira vez e encaram Talita e Maria Elisa


Dupla passa pela semi e vai enfrentar as vice-líderes do ranking em Aracaju

Por GLOBOESPORTE.COM Aracaju

Maria Clara e Carolina eliminaram Juliana e Larissa, mas caíram no passo seguinte. Horas após baterem as campeãs mundiais, as irmãs cariocas foram superadas por Val e Shaylyn nas semifinais da etapa de Aracaju do Circuito Brasileiro. A parceria vitoriosa garantiu vaga em sua primeira final em apenas dois sets, parciais de 21/15 e 21/18. Na decisão, vão encarar as vice-líderes do ranking Talita e Maria Elisa, que derrotaram Taiana e Vivian na outra semifinal (duplo 21/17).

val vôlei de praia    (Foto: Mauricio Kaye/CBV)Val comemora vitória na semifinal (Foto: Mauricio Kaye/CBV)

- Estou muito feliz por chegar à minha primeira decisão ao lado da Shaylyn. Crescemos muito ao longo do torneio. Estamos fazendo uma ótima competição e só espero que vença a melhor dupla na decisão - disse Val.

Talita e Maria Elisa tiveram caminho mais longo até a decisão, com três partidas disputadas. Nas oitavas, a dupla venceu Cida e Bruna por 2 sets a 0 (21/16 e 21/18). Nas quartas, passou por Karin/Raquel, pelo mesmo placar, com parciais de 21/19 e 21/12. Por fim, nas semifinais, a vitória foi contra Taiana e Vivian: 2 sets a 0, com duplo 21/17. Campeãs da etapa de Salvador, as duas querem manter o ritmo nas areias sergipanas.

- A semifinal foi bastante disputada, com diversos rallys, como sempre acontece quando jogamos contra elas. Será a primeira final da Val e da Shaylyn juntas e elas jogaram muito bem contra Maria Clara e Carolina. Espero um jogo bastante disputado, com duas duplas com muita vontade. Vencemos a última etapa e queremos levar mais um título – afirmou Talita.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/10/val-e-shaylyn-vao-final-pela-primeira-vez-e-encaram-talita-e-maria-elisa.html

Em noite de festa, Guga relembra os melhores dias e vence o amigo Moyá

No duelo de dois ex-líderes do ranking e campeões de Roland Garros, brasileiro faz a festa da torcida, brinca e chega a comer bananas de torcedores
Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis

De cada lado da quadra, histórias parecidas. Dois ex-líderes do ranking mundial, os primeiros de seus países. Fizeram história ao brilhar especialmente no saibro e ao conquistar Paris com títulos em Roland Garros. E foram protagonistas de jogos memoráveis, como o de 1998, em Porto Alegre, pela Copa Davis. Na noite deste sábado, na abertura da semana de tênis que recebe seu nome, Gustavo Kuerten e o espanhol Carlos Moyá voltaram a se enfrentar. Em um jogo festivo, marcado pelo bom humor dos dois tenistas, o brasileiro voltou a levar a melhor diante de 4.500 presentes na arena de São José, em Florianópolis: 2 sets a 1, parciais 6/4, 2/6 e 6/3.

Guga desafio Moyá (Foto: Cristiano Andujar / VIPCOMM)Guga devolve bola de Moyá durante a partida (Foto: Cristiano Andujar / VIPCOMM)

Durante o jogo, Guga brincou, brindou o público com belas paralelas e matou a fome com bananas de dois torcedores presentes nas arquibancadas. O brasileiro, que, no circuito, teve quatro vitórias e três derrotas contra Moyá, chegou a receber aplausos do espanhol.

- Cada vez que eu venho, não quero ir embora, ainda mais porque meu físico surpreendeu. Tem toda a história, toda a lembrança. Esse esporte é a minha paixão. Tudo isso e mais um pouco. Eu tenho que agradecer, conquistar ainda mais o carinho dessas pessoas.

Após o jogo, Guga fez questão de elogiar o outro protagonista deste sábado.
- É um cara sensacional, me dava o privilégio de treinar com ele e pensar que eu poderia ir mais longe. Foi líder do ranking antes de mim, eu fui depois. Fizemos ótimos jogos.
A Semana Guga Kuerten continua após a partida. Daté o dia 16, eventos com jovens tenistas e cadeirantes tomarão conta de Florianópolis.

Tenistas esbanjam simpatia e disposição
A mobilidade e a precisão, claro, não eram as mesmas de dez anos atrás. Mas Guga e Moyá começaram o jogo com a mesma vontade de seus bons tempos. O brasileiro teve um início melhor, com três chances de quebrar o saque do espanhol, mas não soube aproveitar. Depois de permitir o empate em 40/40, o dono da festa ainda teve uma vantagem, mas Moyá confirmou: 1/0.
Na sequência, Guga mostrou bom trabalho nas paralelas e, apesar do esforço do espanhol, também confirmou seu serviço. A primeira quebra, no entanto, foi de Moyá. No quarto game, o brasileiro não conseguiu encaixar seu jogo e, após dupla-falta, o espanhol abriu 3/1 no placar.
Guga desafio Moyá (Foto: Cristiano Andujar / VIPCOMM)Moyá mostrou humor e bom tênis durante a partida (Foto: Cristiano Andujar / VIPCOMM)

Guga deu a resposta na sequência, antes de confirmar seu saque e empatar em 3/3. O brasileiro voltou a ter uma chance de quebra no nono game, mas Moyá evitou. Os dois riram do lance, e Kuerten aproveitou para sentar na cadeira do árbitro de linha e descansar, sob aplausos da torcida.
O brasileiro ainda teve outras três chances de quebra. Aproveitou na última, fez 5/4 e assumiu a vantagem no placar. No game seguinte, Guga teve tranquilidade para confirmar seu serviço e fechar o primeiro set em 6/4.
Moyá voltou melhor para o segundo set. Guga resistiu nos primeiros games, mas sofreu a primeira quebra do espanhol no sexto game. O convidado voltou a quebrar o saque do brasileiro e fechou o segundo set em 6/2.
Em caso de igualdade nas primeiras parciais, estava previsto um desempate no tie-break. Guga, no entanto, resolveu deixar a escolha para a torcida, e os dois voltaram para mais um set. A primeira quebra foi do brasileiro, que se aproveitou de falha do espanhol para fazer 2/1 no terceiro game.
Com 3/2 no placar, Guga sentiu fome. Olhou para a arquibancada e viu dois meninos comendo bananas. Pediu um tempo aos juízes e foi até os torcedores, querendo um pedaço, arrancando gargalhadas do público. Voltou para a quadra e confirmou o serviço. Na sequência, com uma bela devolução, arrancou aplausos até do rival. No último game, pediu que a torcida gritasse o nome de Moyá, que agradeceu (veja no vídeo acima). Em um erro do espanhol, fechou o jogo em 6/3 e comemorou a vitória, com o mesmo sorriso de anos atrás.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/10/em-dia-de-festa-guga-relembra-seus-melhores-dias-e-vence-carlos-moya.html