domingo, 4 de setembro de 2011

Jovem goleiro brilha no fim e impede vitória do Palmeiras sobre o Cruzeiro

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A



Rafael defende cobrança de pênalti de Marcos Assunção no fim, e times ficam no 1 a 1 no Pacaembu. Gilberto anuncia fim de sua carreira


Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Não era o que desejavam Palmeiras e Cruzeiro. No encontro de gerações de técnicos, deu empate por 1 a 1, no Pacaembu, neste domingo, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Luiz Felipe Scolari, de 62 anos e com uma carreira vitoriosa, não conseguiu superar o estreante Emerson Ávila, treinador de 44 anos que substituiu o demitido Joel Santana. Luan abriu o placar para os donos da casa, já no segundo tempo, e Montillo garantiu a igualdade.
Revoltado com o árbitro Leandro Vuaden por ter marcado pênalti em uma falta sua em Luan, o meia Gilberto anunciou que encerraria sua carreira. O lance, no entanto, garantiu o status de herói da partida ao goleiro Rafael, que pegou o chute de Marcos Assunção aos 46 minutos do segundo tempo. Aos 22 anos, ele substituiu Fábio, que está na Seleção Brasileira para o amistoso contra Gana.
O Palmeiras também tinha desfalques, como Kleber, vetado pelo departamento médico, e Valdivia, que está com a seleção do Chile. O time mineiro, além de Fábio, não contou com Vítor e Diego Renan, machucados, e Fabrício, suspenso. A partida marcou a estreia de Keirrison pelo Cruzeiro, substituindo Roger no segundo tempo. Ele teve atuação discreta.

O empate mantém o Palmeiras na sexta posição pela sexta rodada consecutiva. Com 33 pontos, está três atrás do Flamengo, que hoje seria o último classificado para a Taça Libertadores de 2012. Na próxima rodada, enfrenta o Atlético-PR às 21h50m de quarta-feira, na Arena da Baixada. O Cruzeiro, que continua em 11º lugar, agora com 28 pontos, recebe o Fluminense no Parque do Sabiá, no mesmo horário.

Equilíbrio e pouca eficiência
Nos primeiros minutos, o Palmeiras teve muitas dificuldades diante do bem postado setor defensivo do Cruzeiro. Sem Valdivia, na seleção chilena, e Kleber, vetado no vestiário do Pacaembu, o Verdão chegava à intermediária de ataque, mas esbarrava na boa marcação celeste.
O Cruzeiro, por sua vez, contava no sistema ofensivo com os habilidosos Gilberto, Roger e Montillo, que tocavam bem a bola, mas encontravam dificuldade para finalizar. O time da casa chegou a acertar uma bola na rede do Cruzeiro, mas Fernandão estava em posição de impedimento, e a finalização de Vinícius foi invalidada.
O jogo era brigado, mas apenas entre as intermediárias. Os goleiros Marcos e Rafael pouco tocaram na bola, e a primeira grande chance de gol foi apenas aos 32 minutos, com Anselmo Ramon. Montillo chegou à linha de fundo e cruzou, mas o atacante tocou para a linha de fundo. O placar em branco refletiu o que os times fizeram em campo.
patrik palmeiras marquinhos paraná cruzeiro (Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)Patrik disputa lance com o cruzeirense Marquinhos Paraná (Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)
Confronto movimentado na segunda etapa


O Palmeiras voltou do intervalo com uma postura muito mais ofensiva. Marcos Assunção, em chutes de longa distância, Luan e Fernandão tiveram grandes chances de abrir o marcador. Porém, Rafael mostrou serviço e evitou que a equipe mineira ficasse em desvantagem.
Emerson Ávila, então, agiu rapidamente. Tirou Roger, que pouco rendeu, e colocou Keirrison em campo. O atacante estreou e deu mais força ofensiva ao Cruzeiro. Montillo, agora um pouco mais recuado, começou a armar as jogadas no meio-campo. E foi dos pés do argentino que a Raposa chegou com muito perigo. Após ótimo lançamento, ele encontrou Anselmo Ramon, que chutou cruzado, mas para fora.
Quando o Cruzeiro começava a se animar, o Palmeiras tratou de colocar ordem na casa. Aos 23 minutos, Luan avançou pela intermediária, passou facilmente por Marquinhos Paraná e tabelou com Vinícius. Luan ainda chutou duas vezes contra o goleiro Rafael para marcar o gol.
O Cruzeiro se desestabilizou por um tempo, e o time da casa teve chance para aumentar a vantagem. Emerson Ávila colocou em campo dois atacantes, Sebá e Bobô, e a Raposa conseguiu o empate. Aos 39 minutos, após jogada individual, Montillo girou sobre a marcação e bateu cruzado, na saída de Marcos: 1 a 1.
Aos 45 minutos, o árbitro assinalou pênalti de Gilberto sobre Luan. Marcos Assunção cobrou no centro do gol, e Rafael fez defesa decisiva com os pés.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/09/no-ultimo-lance-marcos-assuncao-perde-penalti-e-palmeiras-e-cruzeiro-ficam-no-1-1.html

Nadal não perdoa bobeada, 'pune' Nalbandian e vence em três sets

TÊNIS INTERNACIONAL 2011



Argentino, que cometeu 60 erros não forçados, chegou a sacar em 5/4 para fechar a primeira parcial. Espanhol enfrenta o luxemburguês Gilles Muller

Por SporTV.com Nova York, EUA

Nadal no jogo contra David Nalbandian no US Open (Foto: Getty Images)Nadal comemora ponto sobre Nalbandian naterceira rodada do US Open (Foto: Getty Images)

Não se pode hesitar diante de Rafael Nadal. E o argentino David Nalbandian já deveria saber disso. O ex-número 3 e atual 76º do mundo domou o "Miúra" no início do jogo e chegou a ter o primeiro set nas mãos, quando sacava em 5/4, mas deu bobeira e acabou acordando a fera. O espanhol mudou totalmente o panorama do duelo no Arthur Ashe Stadium, conquistou a vitória por 3 sets a 0, parciais de 7/6(5), 6/1 e 7/5, em 2h39m, e avançou às oitavas de final do US Open, em Nova York.
Foi a quarta vitória do vice-líder do ranking da ATP em seis jogos contra o adversário. Ele vai enfrentar o luxemburguês Gilles Muller, número 68 do mundo, que passou pelo russo Igor Kunitsyn (62): 6/1, 6/4 e 6/4.
Nadal confirmou os dois primeiros games de saque sem ceder um ponto sequer a Nalbandian. Porém, com 2/2 no placar, o argentino conseguiu uma oportunidade de quebra e ganhou um presente, no mínimo, raro: dupla falta do espanhol. Mas, quando sacava para fechar o primeiro set, Nalbandian hesitou. Com 15/30 a seu favor, Nadal aplicou uma linda passada e contou com uma dupla falta do rival para devolver a quebra e empatar a parcial.
No tie-break, com outra dupla falta, Nalbandian cedeu um minibreak para Nadal, que abriu 5 a 3 na sequência. Em um ótimo rally, o espanhol jogou um backhand para fora após um lobby do adversário, permitindo o empate em 5 a 5. Mas o vice-líder do ranking pressionou do fundo de quadra, chegou ao set point no saque e, como de costume, não desperdiçou a chance de ouro que teve, fechando o game de desempate em 7 a 5.
David Nalbandian no jogo contra Nadal no US Open (Foto: AP)David Nalbandian começou bem, mas não resistiu ao poderio do 'Miúra' (Foto: AP)
Nalbandian sentiu a perda do primeiro set, que chegou a ter em mãos, voltou com uma postura bem menos agressiva na segunda parcial e virou presa fácil. O resultado pôde ser visto já no primeiro game, em que teve o serviço quebrado sem muita dificuldade. Nadal voltou a quebrar no terceiro, desta vez de zero, e no sexto para fazer 6/1.
No terceiro set, o argentino, que cometeu 60 erros não forçados ao longo da partida - contra apenas 18 de Nadal -, ensaiou uma melhora com uma quebra de serviço no primeiro game, mas o "Miúra" devolveu imediatamente e freou a reação alheia. No terceiro, Nalbandian teve nova oportunidade de quebra, mas desperdiçou com uma direita para fora e gritou de raiva. O espanhol conquistou mais um serviço do oponente no sexto game, mas, quando sacava em 5/3 para fechar o jogo, foi ele próprio quem hesitou e perdeu o saque.
Com 5/5 no placar, Nadal teve enorme trabalho para confirmar, mas conseguiu salvar uma chance de quebra e comemorou muito ao conquistar o game. E se impôs em quadra para vencer o serviço de Nalbandian em seguida e fechar a parcial em 7/5 e o duelo em 3 sets a 0.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2011/09/nadal-nao-perdoa-bobeada-pune-nalbandian-e-vence-em-tres-sets.html

Coritiba encerra série de tropeços e vence Corinthians, que segue líder

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A



Jonas marca o único gol da partida e faz Coxa pular da 12ª para a oitava colocação. Timão está dois pontos à frente do rival São Paulo

Por Carlos Augusto Ferrari Direto de Curitiba

No confronto entre dois dos ataques mais positivos do Campeonato Brasileiro, o Coritiba precisou de apenas um gol para derrubar o líder Corinthians, neste domingo, no Couto Pereira. Jonas, aos 27 minutos do segundo tempo, fez o 1 a 0 que espantou a má fase dos paranaenses e impediu os paulistas de abrirem vantagem na liderança.
O resultado acaba com uma série de três tropeços (dois empates e uma derrota) que começava a afastar o Coxa do sonho de brigar por uma vaga na Taça Libertadores de 2012. A equipe pulou da 12ª para a oitava colocação, com 29 pontos, sete a menos do que o Flamengo, que hoje fecha a zona de classificação para o torneio continental. O próximo compromisso será às 20h30m de quinta-feira, contra o Vasco, algoz na decisão da Copa do Brasil. O jogo será em São Januário.

Mesmo perdendo em Curitiba, o Corinthians chega à 15ª rodada consecutiva na primeira colocação. E os adversários voltaram a ajudar: Vasco e Flamengo também foram derrotados e não conseguiram se aproximar. A distância é de dois pontos (40 a 38) para o rival São Paulo, o novo vice-líder. Também na quinta, o Alvinegro faz um jogo decisivo na batalha pelo título, contra o Flamengo, às 21h50m, no Pacaembu.

Cadê o futebol?
Sobrou vontade e faltou futebol para Coritiba e Corinthians nos primeiros minutos da partida. A luta pela bola foi intensa, principalmente no meio de campo. A forte marcação no setor atrapalhou os jogadores responsáveis por conduzir a bola. Marcos Aurélio se apagou frente a Moradei, enquanto Danilo sumiu com o combate de Leandro Donizete. Emerson era o mais lúcido jogador de ataque.
O jogo só esquentou a partir dos 20 minutos e transformou o goleiro Vanderlei no melhor em campo na primeira etapa. Escalado na vaga do questionado Edson Bastos, ele freou o crescimento do adversário com belas defesas em finalizações cruzadas de Emerson e Willian pelo lado direito do ataque e em uma cobrança de falta de Chicão que tinha como destino o ângulo esquerdo.
O Coritiba também teve seus momentos de perigo, mas sentiu falta de um homem de referência na área. Anderson Aquino ofereceu pouco trabalho a Chicão e Leandro Castán. Rafinha, vestindo a camisa 100 em alusão ao número de jogos pelo clube, também esteve abaixo do esperado. As chances vieram em um calcanhar de Jonas, parado por Julio Cesar quase na pequena área, e em um chute de longe de Tcheco, que desviou na zaga e quase enganou o goleiro.
Os times foram para os vestiários irritados com a atuação do árbitro Wilton Pereira Sampaio (DF). Tite reclamou da não expulsão de Lucas Mendes após cometer falta quando Sheik se preparava para entrar na área. Já os paranaenses esbravejaram contra faltas invertidas e cartões amarelos para Anderson Aquino e Leandro Donizete. O trio de arbitragem deixou o campo sob os gritos de “vergonha” vindos da torcida do Coxa.
jonas coritiba gol corinthians (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)Jonas, de cabeça, garante o gol da vitória do Coxa sobre o líder Corinthians (Foto: Heuler Andrey / Ag. Estado)
Coritiba decide o jogo


Os 15 minutos de intervalo não foram suficientes para Marcelo Oliveira e Tite corrigirem os erros de suas equipes. O segundo tempo continuou como o primeiro: muita vontade e pouca qualidade. O excesso de passes errados na ligação entre o meio de campo e o ataque seguiu sendo o grande problema para ambos conseguirem criar boas chances de gol.
As falhas acarretaram mudanças nas peças: o Corinthians trocou Danilo por Alex. No Coritiba, entraram Everton Costa e Caio Vinícius nas vagas de Anderson Aquino e Léo Gago. Everton, inclusive, perdeu boa chance ao chutar para fora um rebote na área. A resposta paulista foi com Willian, batendo para difícil defesa do goleiro Vanderlei.
Depois de momentos de igualdade, o Coritiba aproveitou a pouca eficiência do Corinthians na armação das jogadas para controlar o jogo. Empurrado pela torcida (26.572 pagantes compareceram, com renda de R$ 645.610) o Verdão paranaense passou a pressionar e chegou ao gol, aos 27 minutos. Após cruzamento de Rafinha pela direita, Everton Costa desviou, e Jonas, de cabeça, mandou a bola para a rede.
O Timão tentou responder com a entrada do meia Morais na vaga do volante Moradei. A melhora esperada por Tite não veio por pouco. Aos 40 minutos, Alex carimbou o travessão em um lindo chute de fora da área. E, aos 45, Morais soltou uma bomba da entrada da área e também acertou a trave. O Corinthians ficou no quase. Muito pouco para o líder.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/09/coritiba-encerra-jejum-de-tropecos-e-vence-corinthians-que-segue-lider.html

Conheça as 20 candidatas dos times da Série A a Musa do Brasileirão 2011


Dezenove representantes das equipes do Brasileirão estiveram no palco do 'Esporte Espetacular' e se apresentaram ao público

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O "Esporte Espetacular" anunciou na manhã deste domingo o nome das 20 candidatas no concurso Musa do Brasileirão 2011, cada uma representando um time da Série A. Os apresentadores Tande e Cris Dias receberam 19 das 20 meninas no palco do programa. Apenas a musa do Corinthians não compareceu.
candidatas a musa do Brasileirão no EE (Foto: Juliana Ostrovski / Globoesporte.com)As candidatas a Musa do Brasileirão 2011 no estúdio do EE (Foto: Juliana Ostrovski / Globoesporte.com)

De cinco em cinco, as beldades foram apresentadas ao público. Patricia Monteiro (Vasco), Fernanda Delosi (São Paulo), Camila Amaral (Santos), Andressa Leite (Palmeiras) e Jéssica Maciel (Internacional) foram as primeiras a desfilar.

Em seguida, Marilisy Antonelli, representante do Grêmio, que tem a atual campeã do concurso, abriu a segunda leva:, Bianca Leão (Fluminense), Luana Barreto (Flamengo), Gabriela Avila (Figueirense) e Renata Robini (Cruzeiro).

Entre uma reportagem e outra, as meninas bateram um papo com os apresentadores e falaram um pouco sobre a responsabilidade de representar o time de coração. Na sequência, mais cinco musas: Larissa Gomes (Coritiba), Taiana Vasconcelos (Ceará), Caroll Marques (Botafogo), Dani Mangá
(Bahia) e Cíntia Müller (Avaí).Para finalizar, Nádia Kelly (Atlético-PR), Mirian Barbosa (Atlético-MG), Paula Aires (Atlético-GO) e Flávia Lucas (América-MG). A representante do Corinthians, Thalita Bellotti, não esteve presente no estúdio do programa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2011/09/conheca-20-candidatas-dos-times-da-serie-musa-do-brasileirao-2011.html

Bahia passeia no Engenhão, e Fla completa seis jogos sem vitória

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A



Time baiano faz 3 a 1 e se mantém fora da zona de rebaixamento. Cariocas, agora na quinta colocação, saem de campo vaiados

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Papai gostou. Joel Santana nem foi apresentado ao Bahia, mas pôde celebrar uma importante vitória da equipe neste domingo. O Tricolor de Salvador foi ao Engenhão e usou a inteligência e a experiência de seus jogadores para aproveitar a frágil defesa do Flamengo e vencer por 3 a 1, no Engenhão, com direito a dancinha e olé. Sem triunfar há seis jogos (três derrotas e três empates) no Brasileiro, o time carioca termina a rodada em quinto lugar, com 36 pontos. Só não tem mais do que se queixar porque o líder Corinthians perdeu para o Coritiba e continua a quatro pontos de distância.

O Bahia pôs fim à série de cinco jogos sem triunfo e celebrou o gás na luta contra o rebaixamento. Pula para os 24 pontos e abre três do Z-4, na 15ª colocação. Houve uma dose extra de motivação do novo treinador. Joel acertou o contrato na noite de sábado e preocupou-se em ligar para jogadores importantes do elenco, como o atacante Souza, com quem trabalhou no próprio Flamengo em 2007 e 2008, para pedir a vitória de presente. Conseguiu. O time visitante resolveu a partida no primeiro tempo, com gols de Titi, Dodô e Souza. Renato descontou para o Flamengo.

O time rubro-negro sentiu a falta de Ronaldinho, que está em Londres com a Seleção Brasileira. Porém, os equívocos defensivos foram mais preponderantes para o revés. Dois dos três gols sofridos foram em jogadas aéreas do adversário.
Na próxima rodada o Flamengo visita o Corinthians, quinta-feira, no Pacaembu. No mesmo dia, o Bahia recebe o Grêmio, no estádio de Pituaçu.

Caos aéreo no Flamengo
Vanderlei Luxemburgo cedeu às vaias da torcida rubro-negra em jogos anteriores e tirou Welinton da escalação inicial, mas descobriu em apenas 45 minutos que ele não era o culpado de todos os males defensivos. O zagueiro cumpriu suspensão na derrota por 3 a 2 para o Avaí por causa da expulsão no clássico contra Vasco e perdeu a vaga para Gustavo. O Geladeira, como é conhecido, iniciou ao lado de Ronaldo Angelim. Na última partida, os dois foram criticados por causa da falta de velocidade para conter o ataque avaiano. Alex Silva e David Braz continuam fora por causa de problemas médicos. Luxa explicou a opção antes da partida:

- No futebol, às vezes o que é certo não é o certo. Temos que recuar um pouquinho para depois avançar. O Welinton é muito contestado, mas temos estatísticas que com ele o time tem mais segurança. Neste momento é importante dar uma segurada.

Ricardinho, Carlos Alberto, Souza e Reinaldo. O quarteto ofensivo do Bahia transpirava experiência e cadenciou o jogo nos dez minutos iniciais. Porém, sem chances de gol efetivas. O Flamengo não se organizou sem Ronaldinho. Principalmente porque os articuladores Thiago Neves e Bottinelli vacilaram em passes errados. A principal opção ofensiva era pela esquerda, com Junior César. Mas um problema recorrente custou caro aos cariocas: a falta de aptidão para marcar as bolas aéreas. Aos 22, Ricardinho bateu escanteio, Paulo Miranda ganhou na cabeça, e Tite, livre, dominou e chutou no alto para abrir o placar.
Até os 28 minutos, o Bahia havia cometido nove faltas e o Flamengo apenas uma. Em uma das muitas chances de bola parada, o Rubro-Negro empatou. Renato cobrou de longe, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro Tiago. O empate não durou muito tempo. Souza fez bem o pivô, livrou-se de Gustavo e rolou para o lateral-esquerdo Dodô ganhar de Willians na corrida e bater por baixo de Felipe.
A dupla Deivid e Jael, lenta e sem mobilidade, pouco incomodou a zaga baiana. O ponto fraco do Flamengo ficou exposto novamente aos 45. Após falta lateral, Dodô levantou, Felipe fez linda defesa em desvio de Carlos Alberto, e Jael tentou afastar. Mas Souza, de peixinho, empurrou para o gol. A torcida rubro-negra vaiou a saída de campo e pediu raça. Em vão.

jogadores bahia gol flamengo (Foto: Celso Pupo / Agência Estado)Jogadores do Bahia comemoram gol no Engenhão (Foto: Celso Pupo / Agência Estado)

Torcidas gritam "olé" para toque de bola do Bahia
A desorganização do Fla continuou, e o Bahia prosseguiu perigoso na segunda etapa. A fórmula dos veteranos funcionou para prender a bola no ataque e teve a boa colaboração da velocidade de Reinaldo e depois Jones para, em todos os momentos, incomodar. O Flamengo quase diminuiu em uma bola levantada por Thiago Neves e cabeceada por Renato. Tiago espalmou. O goleiro do Bahia também salvou dessa forma um chute forte de Junior César.

Luxemburgo fez uma substituição tripla aos 11 minutos e trocou Léo Moura, Bottinelli e Deivid por Fierro, Diego Maurício e Negueba. Foi algo pior do que o famoso "seis por meia dúzia". Em menos de dez minutos em campo, Negueba e Fierro ouviram vaias por causa dos erros em jogadas triviais. O chileno também levou uma caneta desmoralizante de Jones.
O Bahia postou-se atrás e não teve dificuldade para bloquear a insistência do Flamengo em infrutíferos cruzamentos para o solitário e estabanado Jael. Sem ter o que comemorar no Engenhão, a torcida rubro-negra arrumou um jeito de vibrar e comemorou os gols sofridos por Corinthians e Vasco contra Coritiba e América-MG, respectivamente. Enquanto as duas torcidas gritavam “olé" a cada toque de bola do Bahia, Junior deu um chapéu em Gustavo e só não marcou um golaço porque Felipe fez ótima defesa. A partida terminou com vaias dos rubro-negros e festa da minoria baiana. Ah, e um sorriso de canto de rosto do Papai Joel.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/09/bahia-passeia-no-engenhao-e-fla-completa-seis-jogos-sem-vitoria.html





Ivanovic acaba com sonho de jovem americana e vai às oitavas em NY

TÊNIS INTERNACIONAL  2011



Sloane Stephens, de 18 anos, perde como atração no Estádio Arthur Ashe

Por SporTV.com Direto de Nova York

Ana Ivanovic pouco se importou com o Estádio Arthur Ashe lotado de fãs americanos apoiando sua adversária. Em controle desde o começo do jogo apesar dos 26 erros não forçados que cometeu, a sérvia, ex-número 1 do mundo, derrotou a jovem local Sloane Stephens, de 18 anos, e passou para as oitavas de final do US Open. As parciais do triunfo foram de 6/3 e 6/4.

tênis ana ivanovic us open (Foto: Agência Reuters)Ana Ivanovic executou 17 winners e cometeu 26 erros não forçados neste sábado  (Foto: Agência Reuters)

Campeã de Roland Garros em 2008, quando subiu a topo do ranking, Ivanovic terá outra adversária local na próxima rodada, só que alguém que lhe trará mais dificuldades. A rival será Serena Williams, que vem de uma imponente vitória por 6/1 e 7/6(5) sobre a atual número 4 do mundo, a bielorrussa Victoria Azarenka.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2011/09/ivanovic-acaba-com-sonho-de-jovem-americana-e-vai-oitavas-em-ny.html

América-MG goleia o Vasco, que desperdiça chance de chegar ao topo

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 -Série A



Time mineiro consegue sua terceira vitória na competição, com dois gols de André Dias. Cruz-maltinos estariam na ponta se vencessem na Arena

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

A chance era a ideal para o Vasco. Mas mesmo em último lugar desde a 13ª rodada, o América-MG voltou a mostrar bom futebol e, na terceira vez em que saiu vitorioso neste Brasileirão 2011, derrotou o time cruz-maltino por 4 a 1, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, adiando o sonho dos cariocas de assumir a liderança, já que o líder Corinthians foi derrotado pelo Coritiba por 1 a 0, no Couto Pereira. Os gols da goleada americana foram marcados por André Dias, que fez dois, abrindo e fechando o placar, Kempes e Marcos Rocha. Juninho Pernambucano descontou em cobrança de falta. A última vez que o Coelho havia vencido este ano, foi em cima do outro carioca, nos 3 a 0 sobre o Fluminense, no dia 7 de agosto.

Apesar da vitória americana, o time mineiro continua na última posição, agora com 17 pontos, um atrás do Atlético-PR, mas a seis do Santos, último fora da zona de rebaixamento. O Vasco, com 38 pontos, perde uma posição e cai para terceiro lugar, já que o São Paulo venceu o Figueirense no sábado e tem saldo melhor.
O Vasco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, às 20h30m (de Brasília), contra o Coritiba, em São Januário. Já o América-MG irá enfrentar o Internacional, no Beira-Rio, na próxima quarta-feira, às 16h (de Brasília).

dudu américa-mg e elton vasco (Foto: Douglas Magno / Agência Estado)Dudu, do América-MG, e Élton, do Vasco, no jogo em Sete Lagoas (Foto: Douglas Magno / Agência Estado)

Muito calor e três gols de bola parada
O Vasco entrou em campo com desfalques importantes. Jumar, Felipe, Julinho e Alecsandro seguem no departamento médico. No entanto, assim como já havia demonstrado na partida contra o Ceará, a disposição do grupo na luta pela liderança dava mostras iria fazer com que eles superassem os problemas. Prova disso foi que a primeira grande chance da partida aconteceu logo nos primeiros minutos após lançamento de Juninho Pernambucano para Diego Souza bater com muito perigo.
A partir daí, o jogo caiu de ritmo e passou a ficar muito truncado. O forte calor na Arena do Jacaré fez com que os jogadores dosassem a pegada. Tanto é que no meio da primeira etapa, o árbitro Sandro Meira Ricci parou o jogo por alguns minutos para que os jogadores pudessem se hidratar. Nesse meio tempo, o Vasco tinha mais posse de bola, mas não traduzia o domínio em chances (foram 52% para o time carioca contra 48% dos donos da casa). E, mesmo com menos tempo de bola no pé, o Coelho finalizou muito mais: 8 a 4.
Apesar do alto número de finalizações da partida, as chances concretas só aconteceram em lances de bola parada. Foi desta maneira que o América surpreendeu ao abrir o placar. William Rocha cruzou na medida para André Dias aproveitar o cochilo do lateral-direito Fagner e completar com o pé direito sem chances de defesa para Fernando Prass.
Mas a alegria dos mineiros durou muito pouco. Minutos depois, novamente em cobrança de falta, o Vasco empatou. Em jogada ensaiada, Juninho Pernambucano praticamente colocou a bola com as mãos no ângulo do goleiro Neneca. Explosão da torcida vascaína que compareceu em número maior na Arena do Jacaré.
Os gols animaram o jogo. O América tentava levar perigo em chutes de longe. Já o Vasco buscava responder criando jogadas pela direita, aproveitando os espaços na defesa. Fagner criou boa jogadda para Elton quase marcar. Mas ai mesmo tempo que levava perigo no ataque, Fagner vacilava na defesa. O lateral cometeu pênalti infantil em André Dias. Na cobrança, Kempes bateu no meio do gol e colocou o América de volta na frente. A coincidência é que os dois gols do Coelho saíram em jogadas pelo alto, justamente um dos melhores fundamentos de Dedé, que não jogou por estar com a Seleção Brasileira.

América mantém o ritmo e amplia o placar
O América voltou com postura mais ofensiva tentando se manter na frente. Logo no início da segunda etapa foram dois lances perigosos que assustaram Fernando Prass. Já o Vasco seguia tendo muita dificuldade na criação das jogadas. Eder Luis, que costuma jogar bem aberto pelas pontas, atuava como um verdadeiro apoiador. Com isso, Diego Souza fazia o papel de atacante dando pouca mobilidade ao setor.
Alheio aos problemas vascaínos, o América tentava aproveitar os contra-ataques e os espaços deixados pela defesa vascaína. Foi assim que Marcos Rocha, um dos mais perigosos do Coelho, ganhou disputa com Renato Silva e arrancou rumo ao gol vascaíno. E, com um toque de classe, deslocou Fernando Prass e ampliou o placar calando os vascaínos.
Ciente de que o time estava atuando muito abaixo do esperado, o técnico Cristóvão Borges mexeu no meio-campo. Saíram de uma vez Diego Souza e Juninho Pernambucano para as entradas de Bernardo e Fellipe Bastos. As mudanças deram mais mobilidade, mas em praticamente nada mudaram o panorama da partida. Pelo contrário, o América seguiu jogando com personalidade e por muito pouco não chegou ao quarto gol novamente com Marcos Rocha.
Neste momento, a torcida vascaína já estava calada. O fogo só reacendeu quando o sistema de som da Arena do Jacaré anunciou o gol do Coritiba sobre o líder Corinthians. Mas o ânimo das arquibancadas não foi o suficiente para contagiar o time, que pareceu não encontrar a força necessária para alterar o placar. Cristóvão ainda tentou mudar o panorama com a entrada de Leandro no lugar de Elton. Mas no fim, o Coelho arranjou forças para marcar o quarto gol, confirmando a goleada. Após linda tabela com Léo, André Dias pegou de canhota e acertou o canto direito de Prass: 4 a 1. O Vasco ainda tentou diminuir com Eder Luis, que acertou a trave vascaína. Amaral respondeu logo em seguida, carimbando o poste carioca. O dia era mesmo do Coelho, que continua na luta para escapar da última posição do Brasileirão 2011.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/09/america-mg-goleia-o-vasco-que-desperdica-chance-de-chegar-ao-topo.html

Djokovic deixa Davydenko sem saída e avança às oitavas de final em NY


Número 1 do mundo só perdeu doze games em três jogos no US Open

Por Alexandre Cossenza Direto de Nova York

Ainda era metade do segundo set quando Nikolay Davydenko olhou para seu camarote e indicou que não conseguia fazer nada que o deixasse em vantagem nas trocas de bola com Novak Djokovic. De fato, o russo tentou um pouco de tudo, mas nunca teve sucesso. O número 1 do mundo fez 6/3 6/4 e 6/2 neste sábado e avançou às oitavas de final do US Open.
Novak Djokovic tênis US Open 3r (Foto: Getty Images)Novak Djokovic não perdeu o controle do jogo desde o começo (Foto: Getty Images)

Até agora, depois de três jogos, Nole acumula apenas doze games perdidos. na estreia, liderava por 6/0 e 5/1 quando seu adversário, o irlandês Conor Niland, desistiu. Na segunda rodada, Djokovic atropelou o argentino Carlos Berlocq e fez 6/0, 6/0 e 6/2.
O próximo rival do sérvio em Flushing Meadows será o ucraniano Alexandr Dolgopolov, 23º do ranking mundial, que vem de uma vitória em quatro sets sobre o croata Ivo Karlovic: 6/7(4), 6/2, 6/4 e 6/4. Será o primeiro duelo entre eles.

Davydenko não começou tão bem e, sacando mal, cedeu a primeira quebra do jogo logo no quarto game. Djokovic abriu 3/1 e, depois, 4/1. Aos poucos, porém, o russo começou a achar o tempo de seus golpes e equilibrar as trocas de bola. No sétimo game, com dois winners, ele devolveu a quebra e ficou perto do empate. A igualdade, contudo, não veio. Sacando em 3/4, Davydenko cometeu dois erros não forçados para ceder um break point, e Djokovic aproveitou com uma vencedora na paralela. Em seguida, Nole confirmou o serviço e fechou o set.
O segundo set foi mais parelho, e Davydenko conseguiu manter o jogo empatado até a metade da parcial - embora sempre com seu saque pressionado por Djokovic. No sétimo game, enfim, o russo cedeu a quebra. No intervalo, Davydenko fazia gestos para seu camarote, indicando que não encontrava maneiras de deixar a partida a seu favor. Assim, o número 1 do mundo mais uma vez manteve seu serviço até fechar o set em 6/4.
Sem a motivação do começo do jogo, o russo virou presa fácil no terceiro set. Djokovic quebrou o saque logo no primeiro game e disparou na dianteira.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2011/09/djokovic-deixa-davydenko-sem-saida-e-avanca-oitavas-de-final-em-ny.html