sábado, 27 de agosto de 2011

Juliana e Larissa vão à final em Haia, e Talita e Maria Elisa disputam o bronze

Circuito Mundial de Vôlei de Praia


Pentacampeãs do Circuito perdem cedo para as compatriotas, mas se recuperam e decidem título com Walsh e May após baterem dupla chinesa



Por SporTV.com Haia, Holanda

Talita e Maria Elisa viram neste sábado como o mundo dá voltas. Cedo, surpreenderam as compatriotas Juliana e Larissa e se classificaram para as semifinais da etapa de Haia do Circuito Mundial. Mas, diante das americanas Walsh e May, não tiveram forças para avançar à decisão, e assistiram às compatriotas e atuais campeãs mundiais darem a volta por cima e se garantirem na final holandesa.
Na disputa pela medalha de bronze, Talita e Maria Elisa encaram as chinesas Chen Xue e Zhang Xi, derrotadas por Juliana e Larissa na semifinal, às 6h deste domingo. O confronto que vale o ouro, entre as pentacampeãs do circuito e as campeãs olímpicas, será às 9h30m (horários de Brasília).
vôlei de praia Juliana china circuito mundial haia (Foto: Divulgação / FIVB)Atleta chinesas se estica na tentativa de parar Juliana: brasileiras vão à final (Foto: Divulgação / FIVB)

No primeiro jogo do dia, Talita e Maria Elisa suaram para bater Juliana e Larissa. No primeiro set, só conseguiram a vantagem de dois pontos necessária para encerrar a parcial com o placar em 26/24. Na segunda etapa, o marcador também foi apertado: 21/19.

volei de praia Talita Kerri Walsh circuito mundial haia (Foto: Divulgação / FIVB)Talita encara bloqueio de Walsh (Divulgação / FIVB)

Com a derrota, as pentacampeãs do Circuito precisaram enfrentar as gregas Arvaniti e Tsiartsiani na repescagem para seguirem vivas na busca por medalhas. Sem qualquer dificuldade, em apenas 35 minutos, triunfaram por 21/17 e 21/16.
Nas semifinais, Talita e Maria Elisa fizeram uma partida irregular contra as campeãs olímpicas Walsh e May. Após perderem o primeiro set por 21/14, se recuperaram na segunda parcial (21/19), mas começaram muito mal o tie-break e não conseguiram reverter a vantagem das americanas: 10/15.
Na outra chave, contra as chinesas Chen Xue e Zhang Xi, Juliana e Larissa se sobressaíram na hora certa na equilibrada primeira parcial e marcaram 21/19. No segundo set, as brasileiras encaixaram uma série incrível e carimbaram a vaga na final com 21/14 e 2 sets a 0 no placar.
Talita Maria Elisa Larissa vôlei de praia circuito mundial haia (Foto: Divulgação / FIVB)Talita e Maria Elisa, no 1º duelo do dia, comemoram ponto com Larissa ao fundo (Foto: Divulgação / FIVB)

FONTE:





Wozniacki espanta chuva e conquista o quarto título seguido em New Haven


TÊNIS INTERNACIONAL 2011

Em jogo antecipado por risco de furacão, dinamarquesa número 1 do mundo derrota qualifier tcheca Cetkovska iguala marca de Venus Williams

Por GLOBOESPORTE.COM New Haven, EUA

Tênis Caroline Wozniacki campeã em New Haven (Foto: AP) Wozniacki com a taça em New Haven (Foto: AP)

Nada pôde parar Caroline Wozniacki em New Haven. A final foi antecipada para evitar a chegada do furacão Irene, mas ficou 1h40m parada por conta da chuva. Quando enfim voltou à quadra, a dinamarquesa número 1 do mundo derrotou a qualifier tcheca Petra Cetkovska (40ª) por 6/4 e 6/1 para conquistar o quarto título seguido no torneio americano, disputado na Universidade de Yale e preparatório para o US Open, que começa nesta segunda-feira, em Nova York.
O título faz com que Wozniacki iguale a marca de Venus Williams, campeã do torneio entre 1999 e 2002.
Na final, Wozniacki quebrou Cetkovska seis vezes, incluindo no último game do primeiro set. No segundo, só permitiu que a tcheca confirmasse um.

Foi o sexto título de Wozniacki na temporada, o último desde o de Copenhague, em junho. Para Cetkovska, foi a primeira final.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/08/wozniacki-espanta-chuva-e-conquista-o-quarto-titulo-seguido-em-new-haven.html

Caio Jr. se rende ao nível do clássico e à jogada da virada: ‘Gol espetacular’

Técnico destaca confiança dos jogadores em suas orientação táticas e diz que futebol brasileiro ganhou com o jogo deste sábado


Por André Casado Rio de Janeiro

Muito empolgado com a vitória sobre o Fluminense, neste sábado, no Engenhão, o técnico Caio Júnior exaltou o nível técnico do duelo e, é claro, o poder de reação de sua equipe, que virou o placar em sete minutos e agora dorme na terceira posição do Campeonato Brasileiro, à espera dos resultados de São Paulo e Vasco, no domingo, que pegam Santos e Flamengo, respectivamente, no fechamento do turno.

- Primeiro quero dizer que o futebol brasileiro ganhou com o jogo e espero que todos os clássicos sejam desse nível. Cada equipe, com suas características, buscou o gol o tempo todo. Foi um grande jogo. E acho que merecemos a vitória pelo volume maior e pelo número de chances criadas. Em alguns momentos, o Fluminense foi muito bem. Mas o maior nosso foi virar o jogo rapidamente, ter o poder de reação. Isso demonstra que fisicamente estamos bem também. Falei que a recuperação seria importante, e o Botafogo estaria em ótimas condições - disse o comandante alvinegro.

E não foi somente a aplicação que agradou Caio Júnior. Ele rasgou elogios aos gols do time.
- Trabalhamos muito com vídeo e imagens. Por isso, a parte individual está evoluindo. Lucas fez talvez a melhor partida dele pelo clube, sabendo a hora de atacar e defender. E temos um pivô como o Loco Abreu, inteligente, que sabe dar o passe. Aproveitamos isso, foi mérito todo do Lucas. Foi um gol espetacular - enalteceu.

O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira para encarar o Palmeiras, no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/08/caio-jr-se-rende-ao-nivel-do-classico-e-jogada-da-virada-gol-espetacular.html

Além de vitória, Botafogo leva 'troféu Fair Play' no clássico dos cartões

Glorioso comete mais faltas (19 a 11), mas termina partida sem cartões, enquanto o Flu foi advertido quatro vezes, uma delas em lance polêmico


Por André Casado e Cahê Mota Rio de Janeiro

No Clássico Vovô, melhor para quem jogou mais e bateu mais, mas não necessariamente foi o mais violento. Fluminense e Botafogo chegaram ao Engenhão, neste sábado, para se enfrentarem pela 19ª rodada do Brasileirão, com um retrospecto de 44 cartões amarelos e oito vermelhos nos últimos cinco confrontos. E, coincidência ou não, a vitória ficou com quem foi melhor nesta estatística. Com os 2 a 1, o Botafogo conquistou os três pontos e, sem levar nenhum cartão amarelo, arrematou o troféu Fair Play diante de um Fluminense punido em quatro oportunidades. Números, por sinais, que deixaram Caio Júnior orgulhoso.

- Quero ressaltar que não tomamos nenhum cartão amarelo. Isso demonstra o equilíbrio da equipe, determinada, sabendo o que quer e muito bem posicionada. Isso me orgulha muito.

 O curioso, porém, é que foi o Glorioso quem fez mais faltas na partida, 19 a 11, e também teve os jogadores que em mais oportunidades pararam as jogadas, Elkeson, cinco, e Herrera, quatro. Pode-se dizer, por outro lado, que o Fluminense deu as pancadas mais bem dadas. A começar pelo polêmico lance entre Fred e Fábio Ferreira (confira ao lado), aos 33 minutos do primeiro tempo. Após chute da zaga, o atacante tricolor acertou com o cotovelo, em jogada duvidosa, o supercílio do adversário, que deixou o campo sangrando muito. O lance revoltou o próprio zagueiro e seu companheiro Antônio Carlos, mas o capitão tricolor recebeu apenas cartão amarelo.

Faltas providenciais para matar contra-ataque também foram determinantes para que Edinho, Rafael Moura e Marcio Rosario também fossem punidos, em jogadas com Lucas, Maicossuel e Herrera, respectivamente. O He-Man, inclusive, estava pendurado e não encara o São Paulo, quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Morumbi, pela 20ª rodada.

O Alvinegro, por sua vez, “optou” pela marcação no campo ofensivo e paralisou as jogadas, em sua maioria, ainda no campo de ataque. Estratégia explicada, por exemplo, no fato de jogadores ofensivos como Elkeson e Herrera cometerem mais do que o dobro de faltas que os marcadores Marcelo Mattos e Antônio Carlos.

Com 25 pontos, o Fluminense é o décimo colocado no Brasileirão, enquanto o Botafogo, com 34, passa a noite deste sábado na terceira colocação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/08/alem-de-vitoria-botafogo-leva-trofeu-fair-play-no-classico-dos-cartoes.html

Missão cumprida: Botafogo vence o Flu e alcança meta do primeiro turno

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Em clássico de três gols em oito minutos, time de Caio Júnior faz 2 a 1 de virada e termina a metade inicial do Brasileiro com 59,6% de aproveitamento



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A noite parecia que seria de mais um empate no Engenhão. Até que começou o segundo tempo. Fluminense e Botafogo decidiram que era hora de dar emoção ao clássico Vovô e aceleraram com três gols em oito minutos. De virada, o Alvinegro confirmou a vitória por 2 a 1 e vai dormir no G-4, com a meta de aproveitamento para o primeiro turno alcançada na prática. Caio Júnior queria 60%. O time tem 59,6%. Certamente o técnico não vai reclamar da diferença.

O resultado fez o Botafogo subir duas posições e chegar à terceira. Empate ou vitória de São Paulo e Vasco neste domingo, porém, devolvem o time à colocação de origem.

Pior para o Fluminense, que caiu para o décimo lugar e ainda pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro ao fim da última rodada.

O segundo turno já começa na quarta-feira. Às 21h50m, o Alvinegro receberá o Palmeiras no Engenhão, e o Tricolor vai ao Morumbi para enfrentar o São Paulo, no mesmo horário.

Ansiedade deixa placar zerado
Menos de um minuto após o apito inicial, Souza já estava no chão. Depois de uma dividida com Renato, o volante sentiu dor nas costas e teve de ser atendido pelo departamento médico tricolor. O lance deu uma mostra de como estavam os ânimos dos dois times. As divididas e a  ansiedade deram o tom nos primeiros minutos. Muitos erros de passes - 31 no fim do primeiro tempo - e jogadas desencontradas proporcionaram um jogo truncado no Engenhão, sem chances claras de gols para nenhuma das duas equipes.

fred fluminense fabio ferreira botafogo (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Fred tenta passar pela marcação de Fábio Ferreira (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)

Mais arrumado em campo, o Botafogo, então, começou a aparecer. Elkeson assumiu a ponta direita e não tomou conhecimento da marcação de Carlinhos. O Alvinegro aproveitou o espaço e as faltas recebidas pelo meia. Logo na primeira cobrança, o número 9 obrigou Diego Cavalieri a se esforçar para defender no canto direito.
Loco Abreu ainda não tinha aparecido no jogo. E quando apareceu, decepcionou. Marcelo Mattos fez lindo lançamento para Maicosuel, que cruzou o campo e tocou para o atacante. Sozinho, o uruguaio esqueceu de olhar para o gol. De cabeça baixa, chutou para fora, para desespero de Herrera, que assistia ao lance do lado.

E se de um lado Loco não conseguia chegar ao gol, do outro era a bola que não encontrava os atacantes tricolores. Sem jogadas, o Fluminense levou Fred e Rafael Moura a recuarem para conseguir jogar. Nem assim os dois tiveram boas chances.

Fred só apareceu quando acertou o cotovelo em Fábio Ferreira numa disputa pelo alto. O zagueiro sangrou muito e acusou o atacante de ter atingido seu rosto propositalmente. Fred levou cartão amarelo. Do lado de fora, o defensor teve até a ajuda de Caio Júnior, que, preocupado, o auxiliou a trocar a camisa manchada.

A preocupação do técnico fazia sentido. A defesa precisava se recompor. Lanzini começou a jogar. Antes preso na marcação pela esquerda, o argentino descobriu o melhor caminho e deu trabalho para a zaga alvinegra. Primeiro, foi à linha de fundo, girou e achou Carlinhos, que bateu na defesa. Depois, recebeu de Diogo e mandou uma bomba para fora. Um suspiro para a torcida tricolor, que ainda não tinha visto chances de gol.
O Flu melhorou no fim do primeiro tempo. Já o Botafogo pecou muito nas finalizações, como no preciosismo de Loco Abreu, que tentou um chapéu em Márcio Rosário e perdeu a oportunidade de abrir o placar.

Elkeson e Lucas definem
O início do segundo tempo foi como um despertador para os dois times. Duas bolas foram para as redes com menos de um minuto de diferença. O Tricolor fez as honras primeiro. Souza cobrou escanteio. Herrera esqueceu a marcação e ficou só assistindo à cabeçada do gol de Fred. Na comemoração, o camisa 9 deu um grande abraço em Abel Braga.

elkeson botafogo gol fluminense  (Foto: Wagner Meier / Agência Estado)Elkeson comemora primeiro gol no estilo UFC (Foto: Wagner Meier / Agência Estado)

Mas não deu nem tempo de a  torcida vibrar. Um minuto depois, Elkeson recebeu na ponta direita, passou acelerado por Márcio Rosário e Gum para chutar no canto de Diego Cavalieri. Enquanto o goleiro colocava as mãos na cabeça, o meia comemorava com socos no ar, no estilo UFC, evento de lutas marciais que acontece no Rio de Janeiro neste sábado.

Os gols aumentaram o ritmo do jogo. Mas, apesar de o Tricolor começar a atacar mais, a defesa ainda se mostrava sonolenta. No contra-ataque, o Botafogo virou. E em três toques. A bola saiu das mãos de Jefferson, que passou para Loco Abreu. Sem ser incomodado, o atacante percorreu todo o campo e chegou à entrada da grande área, tocando para Lucas chutar cruzado: 2 a 1.

Abel Braga não queria encerrar o primeiro turno com uma derrota e rocou Diogo por Martinuccio e Souza por Ciro. Caio Júnior respondeu com a entrada de Felipe Menezes, Gustavo e Cidinho. Mas nada adiantou. A bola não balançou mais as redes, e a festa foi alvinegra no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/08/missao-cumprida-botafogo-vence-flu-e-alcanca-meta-do-primeiro-turno.html

Espetacular, Brasil arrasa Rússia e se classifica para decisão do Grand Prix

VÔLEI INTERNACIONAL 2011


Com uma reação incrível no terceiro set, seleção bate as campeãs mundiais em Macau por 3 sets a 0. Disputa pela medalha de ouro será contra os EUA




Por GLOBOESPORTE.COM Macau, China


 
Nem parecia que do outro lado da quadra estavam as atuais campeãs mundiais. É verdade que a Rússia tinha desfalques importantes, como Sokolova, mas o Brasil também estava sem suas ponteiras titulares. Mesmo assim, a equipe de José Roberto Guimarães mostrou técnica e garra de campeã, arrasou as europeias com direito a uma reação espetacular no terceiro set, e garantiu vaga na final do Grand Prix.
No último desafio em busca do eneacampeonato, a seleção enfrentará, no Macau East Asian Games Dome, às 4h30m (horário de Brasília) deste domingo, os Estados Unidos. Comandadas por Destinee Hooker, as atuais campeãs do torneio passaram com facilidade pela Sérvia na outra semifinal. A Rede Globo e o SporTV transmitem a disputa pela medalha de ouro ao vivo.
Apesar da grande atuação das centrais brasileiras Fabiana e Thaísa, a maior pontuadora da partida foi Ekaterina Gamova. A gigante russa, carrasca brasileira em 2010, anotou 17 pontos (16 de ataque e um de bloqueio).


Volei - Brasil comemora contra a Russia (Foto: Divulgação/FIVB)Meninas do Brasil comemoram vitória sobre a Rússia e classificação à final (Foto: Divulgação/FIVB)

As meninas do Brasil começaram bem o confronto, conseguindo 3 a 0 de vantagem, mas as russas logo igualaram, indicando um equilíbrio já esperado por todos. O saque adversário era o maior problema para o time de José Roberto Guimarães, e a Rússia virou para 9 a 8, ampliou para 12 a 10 e tomou as rédeas no set.Contando com a eficiência de sua dupla de meio de rede (Fabiana e Thaisa), a seleção, entretanto, reagiu e igualou em 16 pontos, virando depois para 19 a 18. A resposta do quadro de Gamova veio em seguida, mais uma vez assumindo a frente no placar e chegando a 23 a 21.
Mas a parcial estava aberta, e o Brasil provou isso. Mostrando muita raça e contra-golpeando com o mesmo veneno recebido (o saque), a equipe nacional fechou o set em 26 a 24, após bloqueio de Tandara.
Largando à frente no duelo, a seleção iniciou muito decidida a segunda parcial. Dani Lins também se destacava e o serviço brasileiro seguia incomodando a recepção adversária. Com um ace de Natália, o Brasil abriu para 6 a 2 e depois para 15 a 8, colocando confortável diferença no placar. E, com um ataque de Thaisa, levou também o segundo set, por tranquilos 25 a 17.
Donas de boa vantagem, as brasileiras começaram a terceira parcial no mesmo ritmo, fazendo 3 a 0 e embicando uma vitória que parecia folgada. O time russo, no entanto, mostrou que não estava morto e virou para 7 a 5.
Brasil x Rússia, semifinal do Grand Prix (Foto: FIVB / Divulgação)Thaísa e Dani Lins sobem no bloqueio duplo
brasileiro (Foto: FIVB / Divulgação)

Mais equilibrada em quadra, a equipe campeã mundial abriu para 17 a 9, porém encontrou pela frente um Brasil forte, que marcou três pontos seguidos, encostou no marcador e iniciou uma reação espetacular, vencendo a parcial por 25 a 23 após ataque de Fernanda Garay, e carimbando passaporte para a decisão do Grand Prix.


A seleção começou o embate com Dani Lins, Sheilla, Fabiana, Thaisa, Fernanda Garay e Natália, além da líbero – Fabi. Entraram no decorrer Sassá, Fabíola e Tandara. Com 15 pontos, Thaisa foi a melhor anotadora brasileira (Gamova foi a principal em quadra, com 17), seguida de Sheilla e Fabiana com 12.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/08/espetacular-brasil-arrasa-russia-e-esta-na-final-do-grand-prix.html

Cruzeiro chegou a aceitar oferta do Dínamo por Montillo


Antes de negociar Dudu com os ucranianos, clube disse "sim" por oferta de R$20,9 milhões pelo camisa 10 da Raposa

Montillo - Cruzeiro x Ceará (Foto: Celio Messias) Montillo chegou ao Cruzeiro no ano passado e tem contrato até 2015 (Foto: Celio Messias)

Eduardo Mendes
Publicada em 26/08/2011 às 21:02
Belo Horizonte (MG)

As negociações entre Cruzeiro e Dínamo de Kiev (UCR) não tiveram apenas o meia Dudu como alvo. Há cerca de um mês, a diretoria celeste abriu conversas com os ucranianos e chegou a aceitar uma oferta por Montillo.
O Dínamo estava disposto a desembolsar nove milhões de euros pelo jogador (R$ 20,9 milhões). O presidente Zezé Perrella deu o aval para a transação, mas depois recuou.


Nos últimos dez dias, então, o clube ucraniano decidiu fazer uma investida em Dudu, que estava com a Seleção Brasileira sub-20 no Mundial da categoria, na Colômbia.
Além de o dirigente ter mudado de ideia, outro fato que contribuiu para a permanência de Montillo na Toca da Raposa foi uma conversa que o camisa 10 teve com sua família.
O argentino, cujo contrato com o clube vencerá em 2015, chegou à conclusão de que o clima frio da Rússia poderia interferir na adaptação de sua esposa e de seus filhos, especialmente de Santino. O caçula tem Síndrome de Down e em abril deste ano passou por uma cirurgia para corrigir uma das válvulas do coração.

Nesta sexta-feira, o Cruzeiro anunciou a venda de Dudu ao Dínamo por 5 milhões de euros (R$ 11,6 milhões). O meia tinha contrato vigente com o clube até 31 de janeiro de 2014.

FONTE:

Etapa de Haia terá duelo brasileiro pelas quartas de final femininas

Circuito Mundial de Vôlei de Praia


Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa decidem a representante nacional nas semifinais da penúltima etapa do Circuito Mundial nesta temporada



Por SporTV.com Haia, Holanda

Um duelo entre as duas duplas brasileiras mais bem colocadas no ranking mundial apontará, neste sábado, a primeira parceria do país semifinalista da etapa da Holanda do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. As líderes Juliana e Larissa jogarão contra as quartas colocadas Talita e Maria Elisa, em confronto válido pelas quartas de final do torneio realizado em Haia. Pelo mesmo estágio da competição, Walsh/May, dos Estados Unidos, enfrentará Chen Xue/Zhang Xi, da China.

Juliana e Larissa, vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Juliana e Larissa seguem invictas na etapa de Haia, a penúltima do Circuito (Foto: Divulgação/FIVB)

Para chegarem às quartas, as invictas Juliana e Larissa conquistaram a terceira vitória consecutiva da dupla em Haia. Nas oitavas de final, as brasileiras superaram as americanas Kessy e Ross por 2 sets a 0, parciais de 23/21 e 21/15.

Atuais campeãs da etapa holandesa, Talita e Maria Elisa tiveram mais trabalho para assegurar a classificação. As brasileiras precisaram de três sets (20/22, 21/18 e 18/16) para passar pelas suíças Kuhn e Zumkerh.
- Embora tenhamos perdido delas (Juliana e Larissa) nos dois últimos jogos, atuamos bem e o resultado positivo não veio por detalhes. As partidas foram decididas no tie-break e com marcadores altos. Concentração é a palavra-chave para vencermos - revela Maria Elisa.

Taiana e Vivian, que também começaram o dia nas oitavas, levaram a pior nos dois jogos do dia e foram eliminadas em nono lugar. A dupla perdeu para as bicampeãs olímpicas Walsh e May por 2 a 1 (20/22, 21/11 e 7/15), nas oitavas, e para as gregas Arvaniti e Tsiartsiani também por 2 a 1 (21/19, 15/21 e 20/22).

As irmãs Maria Clara e Carolina, que estavam na repescagem, conseguiram superar a primeira rodada com a vitória por 2 a 0 (21/16 e 21/19) diante das russas Ukolova e Khomyakova, mas deixaram a disputa em 13º lugar ao perderem para as australianas Cook e Hinchley em dois sets (19/21 e 16/21) na segunda partida.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2011/08/etapa-de-haia-tera-duelo-brasileiro-pelas-quartas-de-final-femininas.html

Messi brilha mais uma vez, Barça vence o Porto e fatura a Supercopa

Argentino abre o placar e dá assistência para belo gol de Fàbregas: 2 a 0. Guardiola chega a 12 títulos e supera recorde de Cruyff no time espanhol

Por GLOBOESPORTE.COM Montecarlo, Mônaco

Os três últimos títulos do Barcelona têm a marca de Lionel Messi. Depois de marcar nas decisões da Liga dos Campeões 2010/2011 e da Supercopa da Espanha deste ano, o camisa 10 balançou a rede nesta sexta-feira em Mônaco e deu o passe para Fàbregas na vitória de 2 a 0 sobre o Porto, que deu ao time de Pep Guardiola a taça da Supercopa da Europa.
A partida colocou frente a frente os vencedores das últimas Liga dos Campeões (Barça) e Liga Europa (Porto). Esta foi a quarta vez que o clube catalão conquistou o troféu, repetindo os feitos de 1992, 1997 e 2009. O time português só faturou o torneio em 1987. Com a conquista, Guardiola chegou a 12 títulos pelo Barcelona e superou o recorde de Johan Cruyff (11): três títulos do Campeonato Espanhol, uma Copa do Rei, três Supercopas da Espanha, duas Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes e duas Supercopas da Europa.
Guardiola escalou os laterais Daniel Alves e Adriano como titulares do Barça. No Porto, Vítor Pereira contou com o goleiro Helton, o volante Souza e os atacantes Hulk e Kléber desde o início, e Fernando entrou na etapa final.
Em maio, Messi fez um gol na vitória do Barcelona por 3 a 1 sobre o Manchester United na final da Champions. Após mau desempenho na Copa América e férias, o craque voltou ao time catalão conquistando o título da Supercopa da Espanha: no segundo jogo, marcou duas vezes no 3 a 2 no Camp Nou.

VEJA GALERIA DE FOTOS DA DECISÃO DA SUPERCOPA EM MÔNACO


Messi comemora gol do Barcelona contra o Porto (Foto: AP)Ele, sempre ele: Messi marcou o primeiro contra o Porto em mais um título do Barcelona (Foto: AP)
Nesta sexta, o Porto começou pressionando o Barça e teve boas chances de abrir o placar. A melhor foi aos 12, quando Hulk pedalou na frente do rival dentro da área e chutou rente à trave direita de Victor Valdés.
Fabregas comemora gol do Barcelona contra o Porto (Foto: Reuters)Fàbregas entrou nos minutos finais e teve tempo
de fazer o segundo do Barça (Foto: Reuters)

Apesar do domínio português, o time espanhol chegou ao gol aos 38 minutos. Com boa dose de ajuda do rival. Guarín foi tentar cortar a bola perto da área, mas acabou tocando para trás e deu uma "assistência" para Messi: o argentino invadiu a área, driblou Helton e colocou 1 a 0 no telão do estádio Louis II.
Na etapa final, o Barça conseguiu controlar a partida e passou poucos sustos. Messi chegou a balançar a rede de novo, com mais um drible em Helton, mas o árbitro anulou corretamente por impedimento.
Nos minutos finais, Guardiola tirou Pedro para a entrada de Fàbregas, principal contratação do campeão europeu na temporada.  Aos 39, Messi partiu em contra-ataque e foi derrubado por Rolando, que já tinha cartão amarelo e foi expulso.
Com um a mais, a equipe catalã chegou ao segundo gol com estilo aos 42: Messi cruzou da direita, Fàbregas matou com o peito na área e, sem deixar a bola tocar no chão, bateu sem defesa para Helton. Golaço de campeão.
Antes do apito final, Guarín deu um carrinho violento em Mascherano e recebeu o cartão vermelho. Aos 46, Helton salvou o Porto de levar o terceiro ao defender bom chute de Iniesta. Mas a festa já estava preparada.
BARCELONA 2 X 0 PORTO
Victor Valdés, Daniel Alves, Abidal, Mascherano, Adriano (Busquets), Keita, Iniesta, Xavi, Pedro (Fàbregas), Messi e David Villa (Sánchez) Helton, Sapunaru, Otamendi, Rolando, Fucile, Souza (Fernando), Guarín, Moutinho, Hulk, Cristian Rodríguez (Varela) e Kléber (Belluschi).
Técnico: Pep Guardiola Técnico: Vítor Pereira
Cartões amarelos: Iniesta (Barcelona); Cristian Rodríguez, Rolando, Guarín (Porto). Cartões vermelhos: Rolando e Guarín
Gols: Lionel Messi, aos 38 do primeiro tempo; Fàbregas, aos 42 do segundo tempo
Estádio:  Louis II, em Mônaco. Data: 26/8/2011. Árbitro: Bjorn Kuipers. Auxiliares: Erwin Zeinstra e Berry Simons

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2011/08/messi-brilha-mais-uma-vez-barca-vence-o-porto-e-fatura-supercopa.html

Em duelo inédito na elite, Coelho tenta fugir da lanterna contra o Atlético-GO


Já a equipe goiana quer emplacar quarta vitória seguida no Brasileirãoe se firmar na zona de classificação para a Copa Sul-Americana de 2012

Por Leonardo Simonini e Belo Horizonte e Goiânia

Se a última rodada do primeiro turno não guardou nenhum clássico regional para América-MG e Atlético-GO, pelo menos reservou um confronto inédito na Série A do Brasileirão para mineiros e goianos. Sábado, às 18h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, será a primeira vez em que os clubes vão se enfrentar na elite do futebol nacional, após quatro jogos pelas séries B e C.
Pelo lado americano, o jogo ganha contornos de final, já que uma vitória pode significar a saída da equipe da lanterna da competição, e, consequentemente, a aproximação da borda do Z-4. Para isso ocorrer, além de vencer, o Coelho precisa torcer por derrota do Atlético-MG e por pelo menos um empate do Avaí.
Para os goianos, o jogo pode marcar a quarta vitória consecutiva da equipe, o que significaria o afastamento da zona perigosa e também a firmação do time no grupo dos classificados para a Copa Sul-Americana de 2012.

A arbitragem fica por conta do paulista Paulo César Oliveira, que será auxiliado pelo capixaba Fabiano da Silva Ramires e pelo também paulista Danilo Ricardo Simon Manis. O jogo terá transmissão, ao vivo, do canal Premiere, por meio do sistema Pay Per View, e também será acompanhado em Tempo Real e com vídeos exclusivos pelo GLOBOESPORTE.COM a partir das 17h30m.
header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)
América-MG: a chance de deixar a lanterna da competição após seis rodadas. Para isso, o Coelho precisa vencer o Atlético-GO em casa e torcer por uma derrota do Atlético-MG no clássico com o Cruzeiro. Ou ainda torcer por pelo menos um empate entre Avaí e Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli.
Atlético-GO: cinco pontos distante da zona de rebaixamento, o Atlético-GO mira agora se estabilizar no grupo dos que classificam para a Copa Sul-Americana. Com 22 pontos, e na 12ª colocação, o time rubro-negro tentará diante do América-MG algo que ainda não conseguiu desde que voltou à Série A no ano passado: a quarta vitória consecutiva. O time goiano vem de uma série de três excelentes resultados, triunfos por 2 a 0 diante do Santos, 4 a 1 contra o Flamengo, e por último 1 a 0 diante do Grêmio.
header as escalações 2
América-MG: Givanildo Oliveira tem três desfalques para o jogo deste sábado, todos por suspensão pelo terceiro amarelo. O setor mais prejudicado é a defesa, já que Micão e Gilson estão fora. No meio, ele perdeu o volante Dudu. A boa notícia é que o artilheiro Alessandro está liberado pelo departamento médico e vai para o jogo. O time deve ser o seguinte: Neneca; Otávio, Gabriel e Willian Rocha; Marcos Rocha, Leandro Ferreira, Amaral, Rodriguinho e Carleto; Kempes e Alessandro.
Atlético-GO: o técnico Hélio dos Anjos fará pelo menos duas mudanças no time titular da equipe rubro-negra. O treinador promoveu o retorno do lateral Rafael Cruz na vaga de Adriano. Com dores na coxa, o volante Ernandes deixa o time. Agenor deve recuperar o lugar no time principal. O meia Vítor Júnior se recuperou de lombalgia, mas deve começar o jogo no banco de reservas. A provável formação dos goianos para o confronto contra o time mineiro é a seguinte: Márcio, Rafael Cruz, Anderson, Gilson e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Bida e Thiaguinho; Juninho e Anselmo.
quem esta fora
América-MG: o zagueiro Micão, o volante Dudu e o lateral-esquerdo Gilson, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, o lateral sofreu uma pancada no pé no jogo contra o Atlético-PR e está entregue ao departamento médico.
Atlético-GO: o volante Ernandes, com dores na coxa, sequer viajou para Sete Lagoas. Titular em quatro jogos no Brasileirão, o atacante Felipe ficou de fora das últimas três rodadas por conta de lesão muscular. Mesmo recuperado, o atleta não foi relacionado pelo técnico Hélio dos Anjos.
header pendurados
América-MG: Amaral, Alessandro, China, Gabriel e Neneca.
Atlético-GO: Adriano, Anderson, Leonardo, Pituca e Vítor Júnior
header fique de olho 2
América-MG: em Leandro Ferreira. O volante deve começar jogando, já que Dudu está suspenso e o concorrente Gláuber foi negociado com o Vitória, da Bahia. Leandro Ferreira começou o ano como titular absoluto do Coelho e teve destaque no campeonato estadual. Mas com a saída do técnico Mauro Fernandes, ele perdeu espaço. Foi sacado do time por Antônio Lopes e não ganhou muitas chances com o sucessor Givanildo Oliveira. Bom pelo alto, ele também tem no chute de longa distância uma arma importante.
Atlético-GO: o atacante Anselmo, além de artilheiro do time atleticano com seis gols, se mostrou ser um excelente ‘garçom’ na série de três vitórias seguidas da equipe rubro-negra. Além de ter marcado dois gols nos últimos três jogos, o jogador foi o autor de três assistências, e tem sido a principal peça ofensiva do time.
header o que eles disseram (Foto: arte esporte)
Kempes, atacante do América-MG: “Será mais que uma final. Podemos sair da lanterna e encostar nos que estão próximos para sair da zona de rebaixamento e recomeçar o segundo turno com gás renovado".
Thiago Feltri, lateral-esquerdo do Atlético-GO: “Esperamos um jogo complicado pela necessidade do resultado para a equipe adversária. É uma equipe que vai tentar pressionar a gente, a gente tem que estar atento, marcar forte. Um descuido nosso pode decidir o jogo”
header números e curiosidades
* Esta é a primeira vez que América-MG e Atlético-GO se enfrentam na história da Série A do Campeonato Brasileiro.
* Já pela Série B foram duas partidas disputadas entre as equipes na história, ambas em 1996, com duas vitórias do América-MG: 1 a 0 no dia 11/09/96, em Goiânia; e 2 a 0 no dia 13/10/96, em Belo Horizonte.
* As equipes contam também com dois confrontos registrados pela segunda fase da Série C do Brasileiro de 2006. Na oportunidade, cada equipe obteve uma vitória (Atlético 2 a 1 no dia 13/08/06, em Goiânia; e América 1 a 0 no dia 03/09/06, Belo Horizonte.
* Está e a décima partida do América-MG como mandante neste Brasileirão. Nessa situação, o Coelho somou dez pontos, com duas vitórias (2 a 1 Bahia; 3 a 0 Fluminense), quatro empates e três derrotas, marcou 13 gols e sofreu 14. Como mandante, a campanha do América é a segunda pior (37% de aproveitamento), superando apenas o Avaí.
* O Atlético-GO conquistou dez pontos como visitante neste Brasileirão (2v/4e/3d). Fora de casa, a equipe derrotou Coritiba (1 a 0) e Flamengo (4 a 1), empatou com Atlético-MG (2 a 2), Botafogo (1 a 1), São Paulo (2 a 2) e Internacional (0 a 0), e perdeu para Figueirense (0 a 2), Palmeiras (0 a 2) e Bahia (1 a 2). O aproveitamento do Dragão como visitante é de apenas 37%.
header último confronto v2 (Foto: arte esporte)
A última vez que os clubes se enfrentaram foi na segunda fase da Série C do Brasileirão de 2006. A partida disputada no dia 3 de setembro daquele ano, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, terminou com vitória do América-MG, por 1 a 0. O gol foi marcado por Donizete Amorim logo aos 4 minutos do primeiro tempo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/08/em-duelo-inedito-na-elite-coelho-tenta-fugir-da-lanterna-contra-o-atletico-go.html

Ministério Público Federal contesta proibição a protestos contra a CBF


Procurador entra com ação na justiça para evitar 'determinação abusiva' da Federação Catarinense que 'ressucita a ditadura em Santa Catarina'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal de Santa Catarina, sediado em Joinville, enviou nesta sexta-feira uma recomendação à Federação Catarinense de Futebol e ao Governo do Estado de Santa Catarina sugerindo que e entidade que organiza o futebol do estado abandone a decisão de proibir protestos contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira. Na quinta-feira, a Federação Catarinense, tomando como base um artigo do Estatuto do Torcedor, divulgou uma nota oficial ressaltando que qualquer manifestação "implicará a impossibilidade de ingresso do torcedor ao recinto esportivo, ou, se for o caso, o seu afastamento imediato do recinto”.
No entanto, o comunicado não foi bem recebido pelo MPF-SC, que, através do procurador Mário Sérgio Ghannagé Barbosa e do defensor público João Vicente Panitz, entrou com uma ação civil pública para que a justiça conceda uma liminar contra a medida.
- É censura, não há respaldo legal. É uma determinação abusiva que ressucita a ditadura no estado de Santa Catarina. Ela fere a democracia e o direito de exercer a crítica. Chega a ser tragicômico - classificou o procurador, que promete ações mais duras.

- Se algum torcedor for prejudicado, vamos apurar criminalmente essa conduta.
A nota da federação foi divulgada dias depois das torcidas organizadas de Figueirense e Avaí acenarem com protestos contra a entidade máxima do futebol brasileiro no clássico de domingo, a partir das 18h (Horário de Brasília), no estádio Orlando Scarpelli. Para o Ministério Público Federal, a Federação Catarinense faz uso de um artigo que proíbe racismo na tentativa de impedir protestos contra a CBF. O artigo dispõe que “são condições de acesso e permanência do torcedor no recinto esportivo sem prejuízo de outras condições previstas em lei”- IV - “não portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenofóbico”.
- Esse artigo não se aplica, é para evitar racismo. Não tem absolutamente nada a ver com protesto contra entidades - finaliza Mário Sérgio Ghannagé Barbosa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/08/ministerio-publico-federal-contesta-proibicao-protestos-contra-cbf.html

Damião no rumo para ser o maior goleador de temporada na década

Se mantiver média, centroavante do Inter ultrapassará jogadores como Romário e Neymar em número de gols feitos num mesmo ano


Por Alexandre Alliati Porto Alegre

O colecionador de gols do Beira-Rio caminha em direção a uma marca quase sobrenatural em 2011. Leandro Damião, aos 22 anos, pode fechar o ano como o maior goleador do futebol brasileiro na década em uma única temporada. Se mantiver a atual média de gols, o camisa 9 do Inter ultrapassará os números de atletas como Romário, em 2002, e poderá pelo menos igualar o que fez Luís Fabiano em 2003.
Contando apenas jogos oficiais, Damião marcou 32 vezes em 39 partidas na temporada – aí não estão contabilizados os duelos com Barcelona e Milan pelo Torneio de Munique, uma disputa amistosa. A média é de 0,82 gol por jogo. Ele é o maior artilheiro do país nestes oito primeiros meses.
Aí vem o cálculo. Restam 20 rodadas no Campeonato Brasileiro, mas em uma delas, contra o Ceará, na semana que vem, o jogador estará fora, já que foi convocado para defender a Seleção Brasileira em amistoso contra Gana. Assim, em tese, excetuadas eventuais suspensões ou lesões, Damião tem 19 partidas oficiais pela frente na temporada.
Usando a média atual, de 0,82, significa que ele pode fazer mais 15 gols, fechando 2011 com 47 bolas na rede por jogos de competições referendadas por CBF, Conmebol ou Fifa. É o mesmo que Luís Fabiano conseguiu em 2003 e mais do que qualquer outro atleta alcançou em outras temporadas ao longo da década passada, incluindo o início da atual.
Washington, em 2001, fez 45 gols. Romário (2002), novamente Washington (2004) e Túlio Maravilha (2007) fizeram 43 cada um. No ano passado, Neymar e Jonas empataram com 42. Damião se aproxima deles. Os números dos concorrentes do herói colorado no título da Recopa também excluem partidas não-oficiais.
E o momento do jogador indica que ele pode até superar isso. Nos últimos seis jogos pelo Inter, ele não passou uma vez sequer em branco. Marcou sete gols. O jogador já está na terceira colocação, ao lado de Deivid, Montillo e Rafael Moura, na briga pela artilharia do Brasileirão. Todos têm oito, atrás de Ronaldinho Gaúcho, com dez, e Borges, com 12.
Damião distribuiu por outras quatro competições os demais gols que fez em 2011. Marcou 17 no Gauchão, quatro na Libertadores, três na Recopa (maior goleador da história da disputa) e dois no Torneio de Munique. Mas cálculos não são com ele. O jogador prefere não fazer projeções.
- Nunca tracei esse tipo de meta. O que eu quero é sempre brigar no ataque, ajudar o Inter, porque aí os gols vão sair - disse ele.
O próximo compromisso de Damião é domingo. E é Gre-Nal. Aliás, nos últimos três duelos com o Grêmio, Damião marcou três gols.
Os maiores artilheiros do Brasil em cada temporada:
2001 - Washington: 45 gols
2002 - Romário: 43 gols
2003 - Luís Fabiano: 47 gols
2004 - Washington: 43 gols
2005 - Fred: 38 gols
2006 - Rinaldo: 35 gols
2007 - Túlio Maravilha: 43 gols
2008 - Keirrison: 41 gols
2009 - Diego Tardelli: 39 gols
2010 - Neymar e Jonas: 42 gols
2011 - Leandro Damião: 32 gols (até o momento)
Todos os gols de Damião:
Gauchão:
3 de fevereiro – Inter 3 x 1 Juventude – um gol
6 de fevereiro – Veranópolis 2 x 1 Inter – um gol
13 de fevereiro – Inter 3 x 2 Pelotas – três gols
10 de março – Inter 4 x 0 Ypiranga – três gols
12 de março – Caxias 3 x 3 Inter – três gols
2 de abril – Lajeadense 1 x 1 Inter – um gol
10 de abril – Inter 6 x 2 Canoas – um gol
16 de abril – Inter 1 x 0 Santa Cruz – um gol
1 de maio – Inter 1 x 1 Grêmio – um gol
8 de maio – Inter 2 x 3 Grêmio – um gol
15 de maio – Grêmio 2 x 3 Inter – um gol
Libertadores:
23 de fevereiro – Inter 4 x 0 Jaguares – um gol
16 de março – J. Wilstermann 1 x 4 Inter – um gol
19 de abril – Inter 2 x 0 Emelec – um gol
28 de abril – Peñarol 1 x 1 Inter – um gol
Brasileirão:
12 de junho – Inter 2 x 2 Palmeiras – um gol
26 de junho – Inter 4 x 1 Figueirense – um gol
30 de junho – Atlético-MG 0 x 4 Inter – um gol
21 de julho – Avaí 1 x 3 Inter – um gol
07 de agosto – Inter 3 x 2 Cruzeiro – um gol
14 de agosto – Bahia 1 x 1 Inter – um gol
17 de agosto – Inter 1 x 0 Botafogo – um gol
21 de agosto – Inter 2 x 2 Flamengo – um gol

Recopa Sul-Americana:

10 de agosto – Independiente 2 x 1 Inter – um gol
24 de agosto – Inter 3 x 1 Independiente – dois gols
Torneio de Munique:
26 de julho – Inter 2 x 2 Barcelona – um gol
27 de julho – Inter 2 x 2 Milan – um gol

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2011/08/damiao-no-rumo-para-ser-o-maior-goleador-de-temporada-na-decada.html

Wozniacki vence Schiavone e vai à quarta final seguida em New Haven

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Invicta no torneio, líder do ranking enfrenta qualifier Petra Cetkovska na final



Por GLOBOESPORTE.COM New Haven, Estados Unidos

A dinamarquesa Caroline Wozniacki ampliou seu retrospecto no WTA de New Haven para 16 vitórias e nenhuma derrota na noite desta sexta-feira e garantiu sua quarta final consecutiva no torneio. Tricampeã em Connecticut, a número 1 do mundo derrotou a italiana Francesca Schiavone (oitava do ranking) por 2 sets a 0, parciais de 7/6(2) e 6/3, em 1h48m.
Caroline Wozniacki wqa New Haven (Foto: AP)Caroline Wozniacki avançou para a quarta decisão consecutiva do WTA de New Haven (Foto: AP)

Na decisão, Wozniacki terá pela frente a qualifier Petra Cetkovska, da República Tcheca. Quadragésima colocada do ranking, ela derrotou a chinesa Na Li, número 7 do mundo e segunda cabeça de chave do torneio, por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 5/7 e 7/6(9), em 2h41m.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/08/wozniacki-vence-schiavone-e-vai-quarta-final-seguida-em-new-haven.html