segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Com torção no joelho, Loco Abreu desfalca o Botafogo por dez dias


Atacante fica ausente dos jogos contra Internacional, Atlético-MG (Brasileiro e Sul-Americana), e tem chance de voltar contra o Fluminense

Por Fábio Leme Rio de Janeiro

loco abreu botafogo (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Loco Abreu só deve voltar para o clássico com o Flu
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)

O atacante Loco Abreu fez nesta segunda-feira um exame para saber a gravidade da lesão no seu joelho direito. O uruguaio teve uma torção durante a vitória do Botafogo sobre o América-MG por 4 a 2, sábado, no Engenhão, e ficará pelo menos dez dias fora do time. Ele estará ausente dos jogos contra Internacional, Atlético-MG (Brasileiro e Sul-Americana), e só deve voltar para o clássico com o Fluminense.
.
Quando torceu o joelho, Loco teve um estiramento no ligamento colateral medial. O camisa 13 é o artilheiro do Botafogo nesta temporada com 16 gols.

Se a notícia sobre Loco não é das melhores, ao menos os médicos estão otimistas em relação a Herrera, que deixou o último jogo no intervalo por causa de dores de garganta. O argentino fez um trabalho regenerativo nesta segunda e não deve ser problema contra o Inter.
 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/08/com-torcao-no-joelho-loco-abreu-corre-risco-de-desfalcar-o-botafogo.html

Beleza de auxiliar chama atenção em partida do Corinthians



Deivid marca 2, mas Fla cede à pressão e empata com Figueirense

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A



Figueirense e Flamengo ficam no empate em 2 a 2
O Flamengo teve a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro neste domingo, mas não suportou a pressão do Figueirense. Com dois gols de Deivid, os cariocas abriram vantagem no Estádio Orlando Scarpelli. Na base da raça, os catarinenses foram superiores e empataram o jogo no final, por 2 a 2, pela 16ª rodada. Com o resultado, o time rubro-negro segue dividindo a ponta com o Corinthians, com 34 pontos.

Os pais também não deixaram de ser homenageados em Santa Catarina. Enquanto os jogadores do Flamengo entraram com uma faixa, os comandados de Jorginho subiram ao campo de mãos dadas com os pais. Quando a bola rolou, o clima fraterno transformou-se em muita disputa.

Logo aos 7min, os donos da casa vibraram com um gol de Fernandes, que aproveitou um escanteio desviado por Júlio César. Estava impedido e o lance foi anulado. Era a demonstração de uma pressão que viria sobre o Flamengo.
A resposta saiu dos pés de Ronaldinho, aos 18min, em uma falta cobrada no ângulo direito defendida por Wilson. O clima esquentou, com os jogadores do Figueirense em cima na marcação sobre o trio formado por Thiago Neves, Deivid e, principalmente, Ronaldinho.

Quando o Figueirense parecia perto do gol, o Flamengo mostrou porque briga pelo título. Aos 36min, Ronaldinho abriu na ponta direita para Léo Moura, que cruzou no centro da área para a cabeçada mortal de Deivid. Felipe teve trabalho no gol rubro-negro, mas os cariocas seguraram o placar parcial de 1 a 0.

Jorginho promoveu a estreia do atacante Somália, ex-Duque de Caxias e São Caetano, no lugar de Fernandes. Mas viu do banco a dupla Ronaldinho e Deivid brilhar novamente. Aos 5min, o meia-atacante bateu escanteio, a bola cruzou a área e Deivid, de cabeça, fez o segundo gol - o oitavo dele na competição, um a menos que o artilheiro Ronaldinho.

O jogo pegou fogo após três minutos, com a estrela de Somália. O atacante recebeu na entrada da área e diminuiu para o Figueirense. O gol embalou o time. Após escanteio, aos 25min, o zagueiro Edson Silva antecipou o goleiro Felipe e fez 2 a 2.

Luxembrugo colocou o time à frente, com a entrada de Botinnelli no lugar do volante Airton. O Flamengo perdeu a cabeça, levou seis amarelos e saiu reclamendo da arbitragem.
As duas equipes voltam a campo no Estádio João Havelange, no Rio. Na quarta-feira, às 19h30 (de Brasília) o Figueirense sai para enfrentar o Fluminense. Já o Flamengo recebe na quinta, às 21h, o Atlético-GO.

Figueirense 2 x 2 Flamengo
Gols:
Figueirense : Somália, aos 8min do 2º tempo; e Edson Silva, aos 25min do 2º tempo.
Flamengo : Deivid, aos 36min do 1º tempo e aos 5min do 2º tempo.
Figueirense Wilson; Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Túlio, Jackson (Pittoni), Maicon e Elias (Leandro Chaves); Júlio César e Fernandes (Somália). Técnico: Jorginho Campos.
Flamengo Felipe; Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior César; Airton (Bottinelli), Willians, Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Cartões Amarelos
Flamengo: Willians, Airton, Ronaldinho, Renato Abreu, Deivid e Felipe
Árbitro
Heber Roberto Lopes-PR
Local
Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC.

FONTE:
 http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2011/noticias/0,,OI5296880-EI17896,00.html

Imperatriz em preto e branco

Escola homenageia o Botafogo e seus 107 anos com desfile exclusivo
Assumpção curtiu com a Imperatriz (Crédito: AGIF)Assumpção curtiu com a Imperatriz (Crédito: AGIF)

"Alô, Botafogo! Olha a Imperatriz chegando aí, gente!". Foi assim que Dominguinhos, puxador da Imperatriz Leopoldinense, anunciou a entrada de 100 integrantes da escola no Estádio Olímpico João Havelange antes da vitória do Botafogo sobre o América-MG. Passistas, bateria, alas das baianas, a festa foi campleta. A escola desfilou na pista de atletismo do estádio, numa bela exibição em homenagem aos 107 anos do Botafogo. A Imperatriz nunca foi tão alvinegra.

GALERIA DE FOTOS: Confira as melhores imagens do desfile!

Com o samba "Liberdade, Liberdade! Abre As Asas Sobre Nós", campeão de 1989 (ano alvinegro) e considerado por muitos como o maior da história do carnaval carioca, o desfile teve mais uma vez a assinatura do carnavelesco alvinegro Max Lopes. A torcida, de pé, aplaudiu o samba e curtiu mais uma ação pré-jogo do Botafogo.

"Sou botafoguense e, hoje, uni duas grandes paixões. O Botafogo e a Imperatriz. Foi uma festa linda, estamos estreitando cada vez mais laços com o clube. A vitória foi difícil, suada, mas valeu muito a pena. Como é bom ver o time ganhar. Estou muito feliz", afirmou Max Lopes.

A Imperatriz Leopoldinense deu volta olímpica no estádio e foi ovacionada pela torcida. Após o samba, um momento único especial no estádio. A torcida se abraçou e, junta, cantou um emocionante "parabéns pra você" ao Botafogo. Uma justa homenagem ao clube que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo.

Júlio Gracco


FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/escola+homenageia+o+botafogo+e+seus+107+anos+com+desfile+exclusivo.asp

Bahia e Inter ficam no empate em Pituaçu Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/internacional/Bahia-Internacional_0_535746464.html#ixzz1V8KufsqR © 1997-2011 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!


Colorado saiu na frente com Leandro Damião, que chegou ao seu trigésimo gol em 2011. Jobson fez o do Tricolor

Leandro Damião - Bahia x Internacional (Foto: Eduardo Martins/Agência A Tarde) Leandro Damião fez o gol do Bahia (Foto: Eduardo Martins/Agência A Tarde)

LANCEPRESS!
Publicada em 14/08/2011 às 20:26
Salvador (BA)

Na despedida do técnico interino Osmar Loss do comando do Internacional – Dorival Júnior será apresentado nesta terça-feira –, o Colorado cedeu à pressão do Bahia e não passou de um empate em 1 a 1, neste domingo, em Pituaçu.

Leandro Damião, que chegou aos 30 gols no ano, e Jobson marcaram. O Inter se manteve na sétima posição, com 23 pontos. E o Bahia permanece em 13º, com 19.


Receba os gols do seu clube em tempo real!


O Bahia volta a atuar pelo Campeonato Brasileiro na próxima quinta-feira (18), quando terá como adversário o Palmeiras, no Canindé, às 21h. Já o Internacional recebe, um dia antes, o embalado Botafogo no Beira-Rio, às 21h50.
O JOGO
O primeiro lance de perigo em Pituaçu veio após belo passe de Zé Mário, que substituiu os lesionados Kleber e Fabrício. O camisa 6 do Inter lançou Jô, que, de primeira, finalizou em cima de Marcelo Lomba, aos cinco minutos. Refeito do susto, o Bahia abriu o placar, mas o gol não valeu. Após cobrança de falta de Ricardinho, Muriel espalmou e Carlos Alberto, segundo a arbitragem em posição ilegal, completou para o gol, aos sete.
Melhor distribuído em campo apesar dos seus 11 desfalques no total (Rodrigo, Sorondo, Juan, Kleber, Fabrício, Bolatti, Guinãzu, D'Alessandro, Andrezinho, Oscar e Zé Roberto), o Inter levou perigo após novo lançamento em profundidade. Jô recebeu com liberdade, mas faz falta em Thiego antes de vencer o goleiro Marcelo Lomba.
Após os gols anulados, o jogo caiu e muito de nível em Pituaçu. Enquanto o Bahia oferecia muitos espaços para os contra-ataques do Inter, a equipe gaúcha só chegava com perigo ao gol de Marcelo Lomba em falhas individuais dos defensores do Bahia.

BAHIA ERRA E INTER APROVEITA
E foi em um erro de Thiego que o Colorado abriu o placar. Aos 41 minutos, o camisa 9 do Inter aproveitou a displicência do zagueiro do Bahia e finalizou na saída de Marcelo Lomba, após um belo lançamento que começou com o goleiro Muriel: Inter 1 a 0 e 30º gol de Damião na temporada.
Aos 48, mais um erro do Bahia. Carlos Alberto perdeu a bola e cometeu a falta. Elton cobrou, a barreira do Tricolor abriu, Marcelo Lomba espalmou para frente e Tinga, sem qualquer marcação, errou o gol.

SEGUNDO TEMPO
Pressão do Bahia. Os primeiros cinco minutos da etapa final foram de duas grandes oportunidades de gol para a equipe de René Simões. A primeira veio após cobrança de falta de Ricardinho. Logo na sequência, Jobson fez bela jogada e serviu Carlos Alberto. O camisa 19, que vinha muito mal em campo, passou por dois e finalizou com força para a bela defesa de Muriel.
Mas a pressão do Bahia minguou após a expulsão do volante Fabinho, que já tinha cartão amarelo e recebeu o segundo aos 15 minutos. Ciente de que mudanças teriam de ser feitas, René Simões sacou Carlos Alberto e Reinaldo e promoveu as entradas de Lulinha e Jones. Ele queria velocidade para surpreender o Inter e chegar ao empate.
E foi o que aconteceu. Mesmo tendo um jogador a menos em campo, a 'justiça' foi feita. Melhor no jogo, o Bahia chegou ao empate. Índio segurou Thiego dentro da pequena área. Pênalti para o Bahia e expulsão para Índio, que já tinha o cartão amarelo. Jobson cobrou e marcou. E o camisa 11 fez questão de abraçar Carlos Alberto, com quem tinha se desentendido na última quinta-feira.
Nos minutos finais, tanto o Bahia, quanto o Inter se lançaram ao ataque, mas a força de vontade não foi suficiente para um novo gol em Pituaçu. Aos 47 minutos, o Inter ainda se queixou de um pênalti não marcado em Rodrigo Moledo.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 1 INTERNACIONAL

Local: Pituaçu, em Salvador (BA)
Data-Hora: 14/8/2011 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Auxiliares: Luiz A. Muniz de Oliveira (RJ) e  Rodrigo Corrêa (RJ)
Renda e público: R$ 479.310,00 / 21.239 pagantes
Cartões amarelos: Fabinho (BAH); Tinga, Índio, Leandro Damião, Jô, Wilson Mathias, Bolívar e Zé Mário (INT)
Cartões vermelhos: Fabinho 15'/2ºT (BAH); Índio 33'/2ºT (INT)
Gols: Leandro Damião 41'/1ºT (0-1) e Jobson 33'/2ºT (1-1)

BAHIA: Marcelo Lomba, Gabriel, Thiego, Paulo Miranda e Ávine; Fahel, Fabinho, Carlos Alberto (Lulinha 23'/2ºT) e Ricardinho; Jobson e Reinaldo (Jones 23'/2ºT) - Técnico: René Simões.

INTERNACIONAL: Muriel, Nei, Bolívar, Índio e Zé Mário; Elton, Wilson Mathias (Glaydson 31'/2ºT), Tinga (Augusto 34'/2ºT) e João Paulo; Jô (Rodrigo Moledo 34'/2ºT) e Leandro Damião - Técnico: Osmar Loss.

FONTE:

Fluminense sofre pane após gols relâmpagos do Grêmio Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/fluminense/Fluminense-sofre-pane-gols-relampagos_0_535746570.html#ixzz1V8IqglJG © 1997-2011 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Equipe de Abel Braga sai na frente com gol de Fred, mas leva dois em quinze minutos, ainda no primeiro tempo

Gol do Marquinhos de falta - Diego Cavalieri - Grêmio x Fluminense (Foto: Ricardo Rimoli) Cavalieri não pôde evitar o gol de falta de Marquinhos (Foto: Ricardo Rimoli)

LANCEPRESS!
Publicada em 14/08/2011 às 20:59
Rio de Janeiro (RJ)

O Fluminense não fazia uma grande atuação, mas conseguiu sair na frente do Grêmio neste domingo, no Olímpico, com o gol do atacante Fred, aos 24 minutos. Porém, sofreu o empate pouco depois, pelos pés de Marquinhos. Em pane, o Tricolor carioca levaria o segundo gol, o da virada, também de Marquinhos, antes do final do primeiro tempo.

- O gol que sofremos logo depois do nosso acabou pressionando muito a nossa equipe. Comigo está tudo certo, tudo tranquilo, estou bem e vou trabalhar firme para melhorarmos - disse o capitão Fred, que marcou seu segundo gol neste Brasileirão.


O gol de honra do Fluminense começou pelo lado esquerdo, com Carlinhos. Em uma de suas poucas chegadas à linha de fundo na partida, o lateral-esquerdo cruzou na medida para o camisa 9. Após isso, o Tricolor carioca sofreu dois gols em 15 minutos e criou poucas oportunidades no segundo tempo, e saiu do Olímpico derrotado. Outro revés fora de casa.

- É muito difícil jogar e vencer fora de casa no Brasileirão. A gente tem que pensar e trabalhar nesse sentido, de melhorar fora de casa - ressaltou o camisa 9.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/fluminense/Fluminense-sofre-pane-gols-relampagos_0_535746570.html

Vitória arrasadora na Baixada

Juvenil massacra o Artsul fora de casa; Infantil bate o mesmo adversário com gol aos 38'
A equipe juvenil lidera com facilidade seu grupo na Taça Rio da categoria (Crédito: Rodrigo Paradella/BFR)A equipe juvenil lidera com facilidade seu grupo na Taça Rio da categoria (Crédito: Rodrigo Paradella/BFR)

Ainda no ritmo das comemorações pelo aniversário de 107 anos do futebol alvinegro, a Base do Fogão deu mais um presente para o torcedor. Com uma bela goleada por 6 a 1 sobre o Artsul no juvenil e uma vitória emocionante por 2 a 1 sobre o mesmo adversário no infantil, o Glorioso deu show na quarta rodada da Taça Rio das duas categorias, no Nivaldo Pereira.

Com o resultado construído com os tentos de Romário, Douglas, Everton (2x), Sidney e Vinícius, o juvenil segue com 100% de aproveitamento no segundo turno do Estadual, liderando o seu grupo com folgas depois de quatro jogos. Com os tropeços de Madureira e Flamengo, a equipe tem agora a vantagem de 4 e 5 pontos para o segundo e terceiro colocado, respectivamente. Já o infantil conquistou sua segunda vitória com gols de Lucas Lucena e Jhonson e está pronto para iniciar sua reação na Taça Rio.

No próximo sábado, o Alvinegro encara o Volta Redonda no Caio Martins, pela quinta rodada da competição. O juvenil abre a tarde entrando em campo às 13h, enquanto o infantil enfrenta o time do Sul Fluminense a partir das 15h.

Infantil vence partida emocionante com gol aos 38 minutos

Enfrentando um adversário complicado fora de casa, o infantil do Botafogo mostrou sua força desde os instantes iniciais, controlando as ações durante o primeiro tempo e criar as melhores chances de gol. Ainda assim, o placar só saiu do zero na segunda etapa, quando Mauro, que havia acabado de acertar a trave em bela cobrança de falta, aproveitou rebote da zaga batendo cruzado para Lucas Lucena tocar para os fundos da rede, aos 12 minutos.

Após o gol a equipe continuou com maior domínio, e com um jogador a mais a partir dos 16, quando um adversário deu carrinho por trás e foi expulso pelo arbitro. A impressão era de que seria uma vitoria tranquila do Alvinegro, dada a superioridade numérica e o controle das ações do jogo. Porém, aos 25 minutos, após uma jogada em que um atleta do Glorioso se contundiu e o arbitro não paralisou o lance, o atacante adversário recebeu dentro da área e bateu sem chances de defesa para o goleiro Thiago. Para complicar ainda mais, aos 31 minutos foi expulso um atleta do Botafogo após lance confuso na entrada da área.

Mas a equipe provaria sua força e raça aos 38 minutos, quando Jhonson, escorando de cabeça cruzamento da esquerda, desempatou o marcador. Depois disso, a equipe ainda criou outras oportunidades em contragolpes durante os acréscimos, mas sem conseguir outro gol que coroasse ainda mais a bela vitória conquistada.

Botafogo: Thiago, Marquinhos (Ygor Mota), Marcos Vinícius, Lucas Lucena, Mauro, Loran, Rocha (João Victor), Arruda, Renan Gorne, Jhonson (Mayron), Gabriel Lucena (Yuri).
Técnico: Rodrigo Brandão.

Juvenil massacra o Artsul fora de casa

Muito superior em campo, o Alvinegro dominou as ações durante toda a partida. Com excelente toque de bola, a equipe comandada pelo treinador Marcus Alexandre envolvia a equipe adversária com facilidade. A recompensa veio logo aos 6 minutos, quando Romário recebeu bom lançamento, invadiu a área, com muita frieza, deslocou o goleiro adversário. Na sequência, em jogada isolada, o Artsul conseguiu o empate com o atacante PC. Mesmo com a igualdade no placar, o Glorioso não se apavorou e continuou controlando o jogo. Aos 37 minutos, Douglas cobrou falta pelo lado direito do ataque e recolocou o Botafogo na frente do placar.

Já na etapa complementar, o Fogão foi arrasador e precisou de apenas 30 minutos para consolidar a goleada. Em poucos minutos, o lateral-direito Everton marcou duas vezes, aos 8 e aos 15, e abriu um verdadeiro céu de brigadeiro para sua equipe. E os comandados de Marcus Alexandre voaram alto. Aos 19 minutos, foi a vez do Capitão Sidnei ampliar com um golaço. Depois, aos 30, Vinícius que entrara no lugar do atacante Rômullo, marcou o sexto e deu números finais à partida.

Botafogo: Rafael; Everton, Kerlyson, Dória, Moraes (Daniel); Leandro, Sidnei (Macleison), Douglas (Jefferson), Gegê (Erick); Romário, Rômullo (Vinícius).
Técnico: Marcus Alexandre.

Confira os gols da goleada do juvenil e entrevistas exclusivas com o preparador físico Felipe Capella e o lateral-direito Everton nas imagens de Alfie Assis:



Assessoria de Imprensa


FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/juvenil+massacra+o+artsul+fora+de+casa;+infantil+bate+o+mesmo+adversario+com+gol+aos+38.asp

Com imenso prazer

Botafogo inaugura seu Centro de Treinamento e Excelência de Beach Soccer. Inscreva-se na escolinha!
Juninho, Rafael, Assumpção e Betinho: a primeira inscrição (Crédito: AGIF)Juninho, Rafael, Assumpção e Betinho: a primeira inscrição (Crédito: AGIF)

O Botafogo tem a base da Seleção Brasileira de Beach Soccer. E a partir deste domingo, 14 de agosto, um Centro de Treinamento e Excelência (CTEx) aberto ao público. Se você tem entre 11 e 17 anos e sonha entrar para essa equipe de craques, inscreva-se já na escolinha! Os jogadores do Botafogo e da Seleção também darão aulas, não perca tempo! O CTEx, localizado na praia de Copacabana, no Posto Quatro, foi inaugurado pelo presidente Mauricio Assumpção, um dos grandes entusiastas do projeto
.
GALERIA DE FOTOS:  confira as imagens da inauguração do CTEx!

"O Botafogo inaugura o seu CTEx ao lado do projeto social, o Estrela Solidária. É um prazer poder estar aqui, afinal essa é a minha verdadeira praia. Eu vim do futebol de praia, isso me orgulha, me deixa honrado estar aqui. A inauguração do CT representa uma parte importante na vida do Botafogo", afirmou Assumpção.

Na cerimônia, também houve entrega das faixas aos jogadores do time campeão da Copa do Brasil de Beach Soccer. Leandro Fanta, Bueno, Bernardo, Fred, Alloan, Sidney, Juninho e Betinho foram os jogadores agraciados. O Vice-Presidente de Esportes Gerais Caio Calumby, o Diretor de Esportes de Praia Marcus Garrido, o técnico Gilberto, o supervisor Johnny Rodrigues e o auxiliar Marcos também foram contemplados.

"O Joseph Blater (presidente da FIFA) disse que fará todos os esforços para colocar o Beach Soccer nas Olimpíadas Rio 2016. É mais um esporte com possiblidade de trazer medalha para o Brasil. E de ouro. O Botafogo está aqui ajudando esse esporte com 7 jogadores atualmente fazendo parte da Seleção Brasileira", comentou o presidente.

Os craques do Botafogo e da Seleção Brasileira participaram de um jogo inaugural nas areias do CTEx, vencendo o adversário por 3 a 2. Enquanto o Glorioso estava em ação, dezenas de crianças acompanhavam os craques que costumam ver na TV bem de pertinho.

"Esse é o Botafogo, esse é o nosso esquadrão. Nossos craques estão aqui para ensinar o esporte, educação, vida", encerrou Assumpção.

Há uma promoção especial para as inscrições que forem feitas neste mês. Matrícula + Mensalidade + Kit (Dois uniformes completos, colete e bolsa) saem por apenas R$ 100. As aulas são ministradas de segunda a sexta. Mais informações através dos telefones 2244-0023, 2541-3894 ou no e-mail bscopacabana@botafogo.com.br.

Júlio Gracco


FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/botafogo+inaugura+seu+centro+de+treinamento+e+excelencia+de+beach+soccer+inscreva-se+na+escolinha.asp

Serena bate Stosur, é campeã no WTA de Toronto e dá salto na classificação

TÊNIS INTERNACIONAL


Americana vence australiana por 2 sets a 0 e ganha segundo troféu seguido

Por GLOBOESPORTE.COM Toronto, Canadá

Serena WIlliams comemora na final da Roger´s Cup (Foto: AP)Serena comemora ponto sobre Stosur (Foto: AP)
Com a quadra rápida como palco, Serena Williams tornou Samantha Stosur uma mera coadjuvante neste domingo. Sem ter o controle da partida ameaçado em nenhum momento, a americana alcançou sua 11ª vitória seguida, desta vez por 2 sets a 0 (6/4 e 6/2), e sagrou-se bicampeã do WTA de Toronto uma década após sua primeira conquista.
Com o título deste domingo, o segundo desde seu retorno às quadras  e o 39º na carreira -, a americana dará um salto significativo na classificação da WTA e irá figurar entre as melhores 40 tenistas do mundo nesta segunda-feira.
A partida começou equilibrada, com Stosur mais precisa no saque. Mas, apesar das duas duplas faltas cometidas, Serena não teve seu serviço ameaçado em nenhum momento. No nono game, a australiana desperdiçou dois game points e teve o serviço quebrado. Em 39 minutos, a caçula da família Williams fechou a parcial em 6/4.
Serena Williams na final de tênis contra Samantha Stosur (Foto: AP)Serena sobra em quadra e derrota a adversária australiana por 2 sets a 0 (Foto: AP)

Serena continuou a série de pontos e, após três tentativas, quebrou o serviço de Stosur, abrindo 2/0 no início do segundo set. No quinto game, a americana repetiu a dose e seguiu superior, com destaque para a melhora de seu saque - foram nove aces em toda a partida. Daí em diante, Serena apenas administrou a vantagem para, ao final de 1h17m, comemorar seu segundo título seguido.

Número 169 do mundo no fim de julho, americana já ocupa o 31º posto

Por GLOBOESPORTE.COM St. Petersburg, EUA

Serena Williams já volta a fazer parte do grupo das 32 melhores tenistas do mundo. Graças ao título do importante WTA de Toronto, a americana deu um salto de 49 posições no ranking e passou a ocupar, na lista divulgada nesta segunda-feira, a 31ª colocação.
Serena Williams tênis Toronto final troféu (Foto: Reuters)Serena Williams se diverte com o troféu em forma de raquete (Foto: Reuters)

Ainda faltam duas semanas para o US Open, mas a ex-número 1 do mundo já está perto de ser uma das 32 cabeças de chave do Grand Slam americano. Ela disputa nesta semana o WTA de Cincinnati e ainda terá a chance de somar pontos importantes, já que não disputou o evento no ano passado - portanto, não precisa defender pontos.

A ascensão de Serena no ranking mundial é espantosa. Há três semanas, ela só havia disputado dois torneios depois de seu retorno às quadras e ocupava a 169ª colocação no ranking mundial. Quando venceu o WTA de Stanford, no fim de julho, subiu para a 80ª posição. Depois de uma semana de folga, ela voltou em Toronto, venceu todas suas adversárias e conquistou o título.

A liderança do ranking ainda é da dinamarquesa Caroline Wozniacki, que ainda não tem um título de Grand Slam no currículo. O segundo lugar agora é da russa Vera Zvonareva, que ultrapassou a lesionada Kim Clijsters. Victoria Azarenka continua em quarto, seguida por Na Li, Petra Kvitova, Maria Sharapova, Francesca Schiavone, Marion Bartoli e Samantha Stosur.
As mudanças mais relevantes no top 10 foram a queda de Sharapova, que desceu dois postos, e a volta de Stosur, que ocupava o 11º lugar na última semana. Confira abaixo o top 10:

1. Caroline Wozniacki (DIN) - 9.915 pontos
2. Vera Zvonareva (RUS) - 7.045
3. Kim Clijsters (BEL) - 6.726
4. Victoria Azarenka (BLR) - 6.390
5. Na Li (CHN) - 5.671
6. Petra Kvitova (TCH) - 5.561
7. Maria Sharapova (RUS) - 5.446
8. Francesca Schiavone (ITA) - 4.955
9. Marion Bartoli (FRA) - 4.325
10. Samantha Stosur (AUS) - 3.775


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/08/serena-bate-stosur-e-campea-no-wta-de-toronto-e-da-salto-na-classificacao.html

Após sufoco, Djokovic vence Fish em Montreal e leva nono título em 2011

Número 1 do mundo aproveita-se dos erros do americano, mas perde setpara o rival na decisão do torneio. Sérvio chega ao 53º triunfo 

em 54 jogos

Por SporTV.com Montreal, Canadá

A julgar pelo primeiro set, parecia que a tarefa de Novak Djokovic seria fácil na final do Masters 1.000 de Montreal. Ledo engano: o número 1 do mundo perdeu o segundo set e teve de suar para vencer Mardy Fish. Ele aproveitou os erros do americano (oitavo no ranking) e venceu a final do torneio canadense por 6/2, 3/6 e 6/4, em 2h23m de partida, para chegar ao seu nono título em dez torneios disputados na temporada 2011.
É o segundo título do sérvio no evento canadense - a primeira havia sido em 2007. No ano passado, ele chegou à semifinal. De quebra, Djokovic chegou à sua 53ª vitória em 54 jogos nesta temporada, além da quinta conquista em Masters 1.000 em 2011 (foram disputados seis, mas o sérvio não participou de Monte Carlo). É o primeiro tenista a ganhar cinco torneios da série em um ano.
- Não estou cansado disso. Queria agradecer à minha equipe. Ganhamos de novo - comemorou.
Novak Djokovic campeão Masters 1000 Montreal (Foto: Reuters)Novak Djokovic ganhou seu quinto Masters 1.000 da temporada neste domingo em Montreal (Foto: Reuters)

O jogo começou bem equilibrado: Djokovic e Fish confirmaram seus quatro primeiros saques rapidamente. Só que, em um longo quinto game, com quase dez minutos de duração, o americano desperdiçou chances de quebrar o número 1 do mundo. Os erros nos momentos decisivos foram fatais: o sérvio venceu quatro games em sequência e fechou a parcial em 6/2, em 38 minutos.
O segundo set teve o mesmo enredo do primeiro até o quinto game. Só que, desta vez, Fish não desperdiçou sua chance e quebrou o saque de Djokovic. A situação se inverteu e foi a vez do americano levar a melhor, apostando em seu forte saque e na impaciência do número 1 do mundo, que chegou a se irritar com uma devolução errada e jogar sua raquete na quadra.

Antes do oitavo game, o jogo foi paralisado para que um torcedor fosse atendido na arquibancada, assim como na partida entre Jo-Wilfried Tsonga e Nicolás Almagro, pelas quartas de final do torneio. O fã conseguiu se recompor e continuou a assistir o set, que terminou com vitória de Fish por 6/3, após quebrar novamente o saque de Djokovic, em 54 minutos.

O sérvio voltou mais concentrado para o set decisivo, teve três break points na abertura da parcial, mas Fish acabou levando a melhor. A situação seguiu igual até o quinto game - sempre ele. Djokovic quebrou o saque do americano de zero e iniciou a arrancada para mais um título em 2011. Com 6/4, o número 1 do mundo fechou o set em 49 minutos.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2011/08/apos-sufoco-djokovic-vence-fish-em-montreal-e-leva-nono-titulo-em-2011.html

Campeão em Montreal, Djokovic quase dobra vantagem sobre Nadal


Número 1 do mundo já tem 2.080 pontos de frente sobre o vice-líder

Por GLOBOESPORTE.COM Ponte Vedra Beach, EUA

O título no Masters 1.000 de Montreal e a derrota de Rafael Nadal na estreia deixaram Novak Djokovic com mais folga na liderança do ranking mundial. Na lista divulgada pela ATP nesta segunda-feira, o sérvio tem 2.080 pontos de frente sobre o rival espanhol. Até a última semana, a diferença era de 1.090 pontos
Novak Djokovic tênis Montreal final troféu (Foto: Getty Images)Novak Djokovic beija o troféu do Masters 1.000 de Montreal (Foto: Getty Images)

Na espetacular temporada que vem fazendo, Nole acumula 53 vitórias e apenas uma derrota. Ele conquistou nove títulos em 2011: Wimbledon, Australian Open, ATP 500 de Dubai, Masters 1.000 de Indian Wells, Miami, Madri, Roma e Montreal, ATP 250 de Belgrado. Djokovic agora tem 13.500 pontos no ranking, contra 11.420 de Nadal.
Roger Federer, com 9.200, segue na terceira colocação, com boa vantagem sobre Andy Murray, quarto da lista com 5.715. Campeão do Masters canadense no ano passado, o britânico perdeu muitos pontos e ficou mais longe do suíço. Robin Soderling, David Ferrer, Mardy Fish, Gael Monfils, Tomas Berdych e Jo-Wilfried Tsonga completam o top 10.

Entre o grupo dos dez primeiros, a movimentação mais relevante foi a subida de Tsonga, que ganhou seis posições e aparece em décimo. Fish, vice-campeão em Montreal, também subiu um posto e agora, em sétimo, tem o melhor ranking de sua carreira.

Confira abaixo o top 10:
1. Novak Djokovic (SER) - 13.500 pontos
2. Rafael Nadal (ESP) - 11.420
3. Roger Federer (SUI) - 9.200
4. Andy Murray (GBR) - 5.715
5. Robin Soderling (SUE) - 4.235
6. David Ferrer (ESP) - 4.200
7. Mardy Fish (EUA) - 3.060
8. Gael Monfils (FRA) - 2.995
9. Tomas Berdych (TCH) - 2.420
10. Jo-Wilfried Tsonga (FRA) - 2.305

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/08/campeao-em-montreal-djokovic-quase-dobra-vantagem-sobre-nadal.html

Brasil fatura ouro e bronze no teste olímpico do vôlei de praia em Londres

VÔLEI INTERNACIONAL 2011


Ângela e Lili são campeãs enquanto Taiana e Vivian ficam em 3º. Duas duplas, porém, têm poucas chances de obter vaga para os Jogos de 2012



Por GLOBOESPORTE.COM Londres

No evento-teste do vôlei de praia na arena olímpica de Londres-2012, o Brasil levou ouro e bronze. Ângela e Lili foram as campeãs, com Taiana e Vivian faturando o terceiro lugar na Horse Guards Parade, tradicional praça de cerimônias militares da capital britânica.
Taiana, Vivian, Lili e Ângela, vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Taiana, Vivian, Lili e Ângela fazem a festa brasileira no evento-teste em Londres (Foto: Divulgação/FIVB)

Apesar do desempenho, as duas duplas brasileiras têm pouca chance de estar nas Olimpíadas, no ano que vem. Pelo ranking que totaliza pontos pelo Circuito Mundial, que decidirá as duas representantes do país, as favoritas do Brasil a ir para Londres, em 2012, são Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa, em primeiro e segundo na lista olímpica, com 6.000 e 5.800 pontos.

Ângela e Lili, campeãs neste domingo, são apenas a quinta dupla nacional na corrida olímpica, com 1.140 pontos. Taiana e Vivian são as quartas colocadas, com 1.480. Cada país tem o limite de duas duplas classificadas.

Na decisão, Ângela e Lili bateram as americanas Kessy e Ross por 2 sets a 1 (10/21, 21/15 e 15/13).
Ângela e Lili somaram seis triunfos e uma derrota - na primeira fase, para as mexicanas Candelas e García, na estreia.

- No Brasil, temos muito bons times, mas, hoje, foi nosso jogo e nosso dia. Realmente adorei estar em Londres, minha primeira vez aqui. Jogamos muito bem contra um grande time - disse Lili.

Do lado americano, Ross prevê mais duelos Brasil x Estados Unidos.
- Queremos vir mais vezes a Londres. No Circuito Mundial, a maioria das finais tem sido entre Estados Unidos e Brasil. O Brasil tem muitas duplas. Acho que será esse duelo ainda mais vezes.

Torcida brasileira no evento-teste de vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Torcida brasileira compareceu ao último dia e apoiou
as duas duplas (Foto: Divulgação/FIVB)

Pelo bronze, Taiana e Vivian superaram as locais Boulton e Johns – que jamais tinham ficado num top 4 no vôlei de praia – por 2 a 0 (21/19 e 21/18).

- Queríamos a medalha de ouro, mas o bronze veio. Estamos felizes, principalmente por ter saído aqui em Londres - disse Taiana, que, ao lado de Vivian, teve de superar ainda a torcida londrina, que compareceu em bom número à arena olímpica e apoiou, sem parar, a dupla da casa.

No confronto brasileiro pelas semifinais, Ângela e Lili surpreenderam Taiana e Vivian, vencendo por 2 sets 0, com parciais de 22/20 e 21/16.

No outro duelo, as favoritas americanas levaram a melhor sobre a zebra britânica: Kessy e Ross, mesmo com dificuldade, bateram Boulton e Johns por 2 a 1 (21/13, 17/21 e 15/10).

O evento-teste do vôlei de praia em Londres, na arena olímpica, reuniu  24 duplas. Dessas, apenas três teriam vaga nas Olimpíadas se os Jogos fossem disputados hoje: Xue/Zhang Xi, Kessy/Ross e Dampney/Mullin - as britânicas, apesar do 32º do ranking atualizado do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, se garantiriam por serem do país-sede.

COPIAR:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/08/brasil-fatura-ouro-e-bronze-no-teste-olimpico-do-volei-de-praia-em-londres.html

Brasil mostra força do grupo e quebra invencibilidade da Itália no Grand Prix

Com grande participação de Tandara no segundo set, seleção se despede de Almaty com 100% de aproveitamento: vitória por 25/23, 24/26, 25/18 e 25/18




Por GLOBOESPORTE.COM Almaty, Cazaquistão



Detalhes geralmente são decisivos em grandes clássicos. Mas, no dia em que a maior estrela do time não brilhou como de costume, o Brasil mostrou que tem uma constelação inteira para fazer a diferença. Com Sheilla discreta, Zé Roberto contou com todas as titulares e jovens talentos do banco para quebrar a invencibilidade da Itália no Grand Prix. Cinco jogadoras pontuaram na casa dos dois dígitos e, por 3 sets a 1, parciais de 25/23, 24/26, 25/18 e 25/18, a seleção se despediu do Cazaquistão com sua sexta vitória em seis partidas no torneio.
Agora a delegação verde e amarela viaja para a Tailândia. O primeiro confronto, no dia 19 de agosto (sexta-feira), será contra Cuba. As donas da casa e a Argentina completam o Grupo K.
Brasil contra Itália no Grand Prix de vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)Mari e Thaísa no bloqueio: jogadoras marcaram 14 e 13 pontos, respectivamente (Foto: Divulgação / FIVB)

Primeiro set parelho
Para o clássico, Zé Roberto Guimarães promoveu o retorno de Paula Pequeno, que na véspera fora substituída por Natália. Mas foi Mari quem brilhou no início da partida. A ponteira foi eficiente no ataque e, com um bom serviço, deixou o Brasil com três pontos de vantagem. Costagrande e Ortolani, porém, assumiram a responsabilidade na Itália, que passou à frente no placar em erro de Sheilla.
A alegria das europeias não durou muito. Paula Pequeno conseguiu uma boa seqüência, e a seleção ainda contou com a ajuda de Anzanello, que furou o ataque junto à rede. Thaísa passou a ser mais acionada por Dani Lins e, em ponto de saque de Mari, a equipe abriu quatro pontos. O técnico Massimo Barbolini parou a partida, e suas comandadas empataram em 21/21. Com o jogo equilibrado, duas loiras resolveram para o Brasil. Mari, após três, tentativas, e Thaísa, no bloqueio simples, garantiram o set: 25/23.


Tandara brilha, mas Itália empata o jogo
A seleção voltou irreconhecível no segundo set. Mari e Sheilla pararam em sequência no bloqueio rival, e a oposto foi substituída por Tandara pela primeira vez na competição por opção técnica. A seleção reagiu, mas voltou a cair de rendimento e chegou ao primeiro tempo técnico perdendo por 8/4. Zé Roberto Guimarães chamou atenção das comandadas, que responderam em um primeiro momento. Os erros seguidos de passe, porém, deixaram as italianas voltarem a se distanciar no placar.
Enquanto Mari reclamava da arbitragem e o placar marcava 18/12, o treinador brasileiro pediu tempo e mais jogadas com Tandara. A jovem atleta correspondeu à altura e, com sete pontos - sendo três deles seguidos-, fez o técnico rival parar a partida duas vezes. Com a jogada marcada, Dani Lins voltou a acionar Fabiana e Mari. Em uma bola para fora, o Brasil igualou o placar em 23/23. Apesar de muita luta, Del Core venceu a disputa na rede e empatou a partida: 26/24.


Mordido, Brasil reage
Paula Pequeno na partida do Brasil contra a Itália (Foto: Divulgação / FIVB)Paula Pequeno foi a maior pontuadora da partida:
ponteira teve 15 acertos (Foto: Divulgação / FIVB)

Sheilla voltou ao time titular no terceiro set e, com boa contribuição de Thaísa, a seleção abriu quatro pontos de vantagem antes da primeira parada técnica. As italianas tentaram reagir, mas o Brasil conseguiu administrar a margem variando bem as jogadas. Com Sheilla muito discreta, Paula Pequeno e Fabiana cresceram no jogo. Quando o marcador apontou 19/11, Barbolini pediu tempo. O time europeu melhorou, mas não teve força para virar. Natália, de bloqueio, encerrou a parcial em 25/18.
Na base do tudo ou nada, a Itália tentou se impor no início do quarto set. Mas com o bom trabalho de Dani Lins junto às centrais, o Brasil seguiu forte e com ligeira folga no placar. Com o resultado bem encaminhado, Zé Roberto pôs Fernanda Garay na vaga de Mari. A ponteira melhorou a recepção da equipe e facilitou o trabalho da levantadora brasileira. Fabiana marcou rtês pontos seguidos e, no bloqueio, garantiu a invencibilidade da equipe no Grand Prix: 25/18.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/08/brasil-mostra-forca-do-grupo-e-quebra-invencibilidade-da-italia-no-grand-prix.html

Pacotão da rodada#16: golaço, mico, sarrafo e destaques do Brasileirão

Confira estatísticas e seleção de melhores e piores momentos dos jogos
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A 16ª rodada manteve os primeiros colocados em suas devidas posições. Por coincidência, Corinthians, Flamengo e São Paulo empataram seus jogos pelo mesmo placar de 2 a 2. Bom para Vasco e Botafogo, que venceram e puderam se aproximar um pouco mais do pelotão da frente. Na parte de baixo da tabela, o Atlético-MG entrou na zona de rebaixamento depois da derrota por 3 a 0 para o Coritiba. Quem escapou foi o Atlético-GO, com a vitória em casa sobre o Santos por 2 a 0.
Na rodada com a maior média de público do campeonato, 15.396 pagantes, a partida que mais encheu um estádio foi a do líder Corinthians. Diante de 27.763 pagantes no Pacaembu, o Timão deixou a vitória e a chance de se isolar na liderança escaparem. Com 7 roubadas de bola, mesmo número de Elton, do Internacional, o volante Jumar ajudou o Vasco a chegar à quarta posição do campeonato. Jobson e Bill, atacantes de Bahia e Coritiba, fizeram 1 gol cada, mas por 3 vezes ficaram impedidos. E apesar dos 4 gols sofridos, Neneca, goleiro do América-MG, fez 5 defesas difíceis diante do Botafogo, mesmo número de Marcelo Lomba e de Muriel, que travaram um bonito duelo em Bahia e Internacional.
Mas esse jogo também marcou o alto número de faltas cometidas de dois jogadores da equipe gaúcha: Jô e Wilson Matias, com 7 cada um. Pelo lado adversário, Carlos Alberto sofreu a impressionante marca de 8 faltas na partida. E por falar em coisa feia, juntamente com Rudnei, do Ceará, e Welinton, do Flamengo, Neymar e Dagoberto erraram 9 passes na rodada.
O GLOBOESPORTE.COM mostra as estatísticas e os selos da 16ª rodada. Confira!

INFO Pacotão da Rodada #16 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
header pacotao golaço da rodada (Foto: arteesporte)
Excepcionalmente nesta semana, dois gols foram escolhidos por se tratarem de dois lances muitos parecidos.

;
 Elkeson, do Botafogo, e Alex, do Corinthians
Na vitória do Botafogo de virada sobre o América-MG, o camisa 9 do Glorioso fez um golaço. Após receber bom passe, o meia tirou Amaral da jogada e chutou no ângulo de Neneca. O armador corintiano não ficou para trás. No empate do Timão com o Ceará, o dono da camisa 12 soltou uma bomba de longe; Diego tentou, mas não conseguiu impedir o gol.
header pacotao drible da rodada (Foto: arteesporte)

Cidinho, do Botafogo

Além dos seis gols do jogo no Engenhão, outro lance chamou a atenção. O jovem atacante deu uma linda caneta em Dudu, que cometeu a falta na sequência da jogada.

header pacotao defesa da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


Diego, do Ceará

Weldinho acertou grande jogada pela esquerda e cruzou. Diego cortou com um soco na bola. No rebote, Liedson pegou de primeira e o goleiro fez uma grande defesa com o pé.

header pacotao sarrafo da rodada (Foto: arteesporte)


Fabrício, do Ceará

O zagueiro recebeu uma bola recuada, dominou mal e Willian a roubou. O defensor entrou com sola da chuteira na perna do atacante corintiano e recebeu o amarelo pelo lance.

header pacotao gol mais perdido da rodada (Foto: arteesporte)

 Tinga, do Internacional

No empate do Inter com o Bahia, o experiente volante desperdiçou uma incrível chance de ajudar o Inter a conquistar três pontos. Elton cobrou falta com violência e Marcelo Lomba espalmou. Na sequência, o acolorado chutou cruzado de canhota, porém a bola saiu à esquerda do gol do Bahia.
header pacotao mico da rodada (Foto: arteesporte)
 Welton Felipe, do Avaí

Sozinho na jogada, o zagueiro do Avaí bobeou e perdeu a bola. Wellington Paulista aproveitou a jogada, entrou na área e foi derrubado pelo camisa 3 do clube catarinense. O árbitro Péricles Bassols marcou o pênalti e expulsou o defensor. Montillo perdeu a penalidade, mas o Cruzeiro goleou o Leão por 5 a 0.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/08/pacotao-da-rodada16-golaco-mico-sarrafo-e-muito-mais-do-brasileirao.html

Sob olhares de Mano, sub-20 ignora 'maldição' dos pênaltis e vai à semi

Com bela atuação do goleiro Gabriel, Seleção vence Espanha por 4 a 2 nas cobranças após empate de 2 a 2; rival nas quartas do Mundial será o México
Por Victor Canedo Direto de Pereira, Colômbia

willian brasil x espanha sub-20 mundial (Foto: Reuters)Willian comemora o primeiro gol do Brasil no jogo:
semifinal na próxima quarta (Foto: Reuters)

A "maldição" dos pênaltis nas quartas de final não assombrou a Seleção Brasileira sub-20. Em um jogaço contra a Espanha, a garotada treinada por Ney Franco bateu a Espanha nas cobranças por 4 a 2, após empate de 2 a 2 em Pereira, e avançou para a semifinal do Mundial na Colômbia. Destaque para o goleiro Gabriel, do Cruzeiro, que pegou dois chutes da Fúria na decisão por penais. O técnico Mano Menezes acompanhou de perto, em uma área vip do Estádio Hernán Ramírez Villegas.
Agora, o Brasil vai pegar o México na próxima quarta-feira, também em Pereira, às 22h (de Brasília), com acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM e transmissão ao vivo no SporTV. No último Mundial feminino, as brasileiras caíram nas quartas, nos pênaltis, para os Estados Unidos. A "maldição" se repetiu na Copa América: a Seleção de Mano perdeu para o Paraguai nas 
O primeiro gol foi do são-paulino Willian, aos 35 do primeiro tempo. O atacante Rodrigo (brasileiro naturalizado espanhol, filho do ex-lateral-esquerdo do Flamengo Adalberto) empatou aos 11 do segundo. Na prorrogação, o cruzeirense Dudu colocou o Brasil na frente, mas Vazquez, artilheiro do Mundial, deixou tudo igual de novo. Na disputa de pênaltis, Gabriel defendeu as cobranças de Amart e Vazquez e garantiu a Seleção na semifinal (o outro confronto será entre Portugal e França, também na quarta).
Espanha domina 30 minutos, mas é o Brasil quem sai na frente...
O Brasil experimentou pela primeira vez no Mundial Sub-20 o que era realmente ser dominado. Foi assim nos primeiros 30 minutos da etapa inicial, quando os espanhóis chegaram a ficar com 70% da posse de bola – o primeiro tempo encerrou-se com 59%. Com dificuldades até para conseguir uma simples sequência de passes, os brasileiros viram a Fúria se sentir à vontade, ainda que a forte chuva tenha atrapalhado um pouco o espetáculo. Mas quem disse que o futebol respeita a lógica ou mesmo a matemática?
mano menezes brasil x espanha mundial sub-20 (Foto: Victor Canedo/Globoesporte.com)Mano Menezes viu de perto a partida entre Brasil e Espanha  (Foto: Victor Canedo/Globoesporte.com)
 Bastaram 15 minutos finais de lucidez para a Seleção Brasileira mostrar por que é considerada favorita além da camisa que veste. O colorado Oscar, Coutinho e o são-paulino Henrique passaram a tramar bem as jogadas e o gol saiu com naturalidade, em um contra-ataque que surpreendeu a Espanha. Aos 35, o meia do Internazionale de Milão avançou e rolou para o atacante, que chutou colocado. A bola bateu no travessão e quicou na linha, mas Willian estava no rebote para garantir: 1 a 0. O juiz deveria ter assinalado impedimento, mas validou o lance.
Superior, o Brasil aproveitou o momento e quase ampliou aos 38. Henrique recebeu na área e cruzou rasteiro. A defesa se enrolou, mas conseguiu afastar a bola. Sete minutos depois foi a vez de o volante Fernando quase marcar. Um desvio providencial da zaga espanhola impediu.
Antes, no entanto, o que se viu foi uma pressão que só não mexeu com o placar graças às boas defesas de Gabriel. O goleiro salvou o Brasil em ao menos três oportunidades, em finalizações de Oriel Romeu, Tello e, principalmente, o brasileiro naturalizado Rodrigo, que deu muito trabalho ao sistema defensivo canarinho. O camisa 10 espanhol, Sergio Canales, também foi outra figura perigosa.
Brasileiro empata... para a Fúria
Casemiro, que já fazia função mais defensiva que a usual, alinhou-se entre Juan e Bruno Uvini no retorno ao segundo tempo, como um terceiro zagueiro. A Espanha tinha mais um atacante em campo e estava determinada a ir para cima. Aos 5, Isco recebeu no lado esquerdo da grande área e chutou nas redes laterais. Mas a formação tática espanhola mais ofensiva  oferecia bons espaços ao Brasil. Aos 7, Oscar avançou em novo contra-ataque e finalizou rasteiro, com muito perigo.
Era lá e cá. E, em outro ataque da Fúria, saiu o empate. Aos 11, Mallo cruzou da direita e Rodrigo se antecipou à marcação para anotar de cabeça. Nascido e criado no Rio de Janeiro até os dez anos, o atacante fez muita festa na comemoração.
As equipes seguiram se revezando nas chances de gol. A torcida, empolgada, gritava olé a cada bonito lance de ambos. Aos 17, Juan foi até o ataque e cruzou para Danilo. A cabeçada saiu por cima, com perigo. Quatro minutos depois, Koke recebeu livre, mas Gabriel impediu a virada em linda defesa com os pés.
 Daí em diante, talvez por precaução, os dois times adotaram postura mais cautelosa. No Brasil, a entrada de Negueba deu novo gás, mas o panorama não se modificou. Sinal de prorrogação.
O Brasil precisou de nove minutos na prorrogação para fazer o segundo gol. Dudu tabelou com Henrique, entrou na área e bateu na direita do goleiro Pacheco: 2 a 1, com direito a bela troca de passes entre os brasileiros.
Mas a Espanha só precisou de mais dois minutos para empatar de novo: Planas entrou pela esquerda e cruzou, a bola passou pela defesa brasileira e Vázquez, que havia substituído Rodrigo no final do segundo tempo, bateu para marcar seu quinto gol na competição e deixar 2 a 2 no placar. O espanhol é o artilheiro do Mundial Sub-20.
Aos quatro do segundo tempo extra, Negueba fez uma linda jogada na área adversária ao dar um chapéu em Planas, mas a zaga conseguiu cortar. O lance animou a Seleção, que depois teve boa chance com Gabriel Silva, que chutou de fora da área perto da trave. O Brasil até tentou, mas o destino era a decisão por pênaltis.
Destaque da Seleção na partida, Gabriel começou bem a disputa de pênaltis e defendeu a cobrança de Amat, a primeira da Espanha. Casemiro bateu em seguida e marcou, no meio: 1 a 0 para o Brasil. O segundo espanhol a cobrar foi Roberto, que cobrou bem, também no meio, e fez. Danilo deu um susto: acertou o travessão, mas a bola quicou e entrou. Brasil 2 a 1.
Capitão da Fúria, Bartra chutou no canto direito, e Gabriel caiu para o esquerdo: 2 a 2. O atacante Henrique bateu com força na direita também e fez o terceiro do time de Ney Franco. Artilheiro do Mundial, Vázquez deu uma paradinha, chutou no meio, Gabriel pegou com os pés, a bola bateu no travessão e saiu: 3 a 2 para o Brasil no placar. A cobrança decisiva ficou com Dudu, que não desperdiçou e fez o quarto, garantindo o Brasil na semifinal do Mundial, contra o México.

BRASIL 2 (4) X (2)  2 ESPANHA
Gabriel, Danilo, Bruno Uvini, Juan e Gabriel Silva; Fernando, Casemiro, Oscar (Allan) e Philippe Coutinho (Dudu); Henrique e Willian (Negueba). Pacheco, Mallo, Batra, Planas e Amat; Romeu, Koke e Canales (Pacheco); Isco, Tello (Roberto) e Rodrigo (Vázquez).
Técnico: Ney Franco Técnico: Julen Lopetegui
Gols: Willian, aos 35 do primeiro tempo; Rodrigo, aos 11 do segundo tempo; Dudu, aos nove do primeiro tempo da prorrogação; Vázquez, aos 11 do primeiro tempo da prorrogação
Cartões amarelos: Willian, Henrique (Brasil); Isco, Vázquez (Espanha)
Estádio: Hernán Ramírez Villegas. Árbitro: Walter Lopez (GUA). Assistentes: Hermenerito Leal (GUA) e Gerson López (GUA)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-sub-20/noticia/2011/08/sob-olhares-de-mano-garotada-ignora-maldicao-e-avanca-nos-penaltis.html