segunda-feira, 8 de agosto de 2011

América-MG bate o Flu por 3 a 0 em Sete Lagoas e respira no Brasileiro

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Apático, Tricolor volta a mostrar sua irregularidade e perde com gols no início das duas etapas. Coelho chega aos 11 pontos, mas ainda é o lanterna


Por Edgard Maciel de Sá Sete Lagoas, MG


Uma tarde em que tudo deu certo para o América-MG e nada funcionou para o Fluminense. Assim pode ser descrita a vitória do Coelho sobre o Tricolor, por 3 a 0, neste domingo, em Sete Lagoas, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os mineiros, que só haviam triunfado na estreia na competição, chegam aos 11 pontos e renovam suas esperanças, embora continuem na lanterna. Já os cariocas, que vinham de boas vitórias sobre Ceará e Internacional, deixaram claro por que a palavra irregularidade os acompanha no nacional. Estão na nona colocação, com 21 pontos. O jogo também foi marcada por uma reação inusitada de Marquinho, que atuou como capitão tricolor e rasgou a própria camisa após o terceiro gol.
Estreante da noite, o técnico Givanildo de Oliveira deixou a Arena do Jacaré ovacionado pela torcida, que curiosamente terminou a partida exaltando seus jogadores com o grito "Time de Guerreiros", criado pelos tricolores durante a arrancada que livrou o Fluminense do rebaixamento em 2009. O América-MG volta a campo no próximo sábado, para enfrentar o Botafogo, às 21h, no Engenhão. Já o Fluminense vai a Porto Alegre para encarar o Grêmio, no dia seguinte, às 18h30m, no Olímpico.


Domínio tricolor, golaço do América-MG
Diante de um estádio com poucos torcedores (2.782 pagantes e renda de R$ 23.984), América-MG e Fluminense começaram a partida se estudando. Sob o sol forte que fazia na Arena do Jacaré, o Tricolor dominava a posse de bola, mas foi o Coelho que surpreendeu logo no início. Após linda jogada só com toques de primeira, o lateral Marcos Rocha cruzou da direita, e Rodriguinho acertou o ângulo de Diego Cavalieri, que nada pôde fazer: 1 a 0.


Em desvantagem antes mesmo dos dez minutos do primeiro tempo, o Fluminense sentiu o gol. Continuava dominando as ações, mas tocava a bola sem objetividade. A primeira grande chance surgiu dos pés de Mariano. O lateral-direito foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Rafael Moura. O atacante chutou cruzado e a bola passou raspando a trave do goleiro Neneca. Sem Carlinhos, suspenso, e Diguinho, machucado, o Tricolor tinha dificuldades na ligação entre o meio e o ataque.
O técnico Givanildo de Oliveira esbravejava à beira do campo pedindo mais movimentação a seus jogadores. Depois do gol, o time resolveu apostar nos contra-ataques, sem sucesso, e só chegou ao gol de Cavalieri em jogadas de bola parada. A atuação tricolor também não parecia convencer Abelão, que mandou o atacante Araújo para o aquecimento no meio do primeiro tempo. O Fluminense ainda quase chegou ao empate em duas oportunidades, com Marquinho e Rafael Moura, mas o primeiro chutou para fora e o segundo parou em Neneca.


Sem camisa, Marquinho joga com 'Ciro' às costas
O técnico Abel Braga desceu para o intervalo enfurecido, dando socos na porta do vestiário. A bronca e a entrada de Araújo no lugar de Rafael Sobis tinham como intenção acordar o Fluminense. Mas a estratégica não fez efeito, e o Tricolor voltou a sofrer um gol no início da etapa. Após erro de Edinho no meio-campo, Léo roubou a bola, avançou até a área e se jogou. O árbitro Sandro Meira Ricci marcou pênalti inexistente de Gum, que tocou apenas na bola. Alessandro cobrou bem e aumentou a vantagem mineira.
O segundo gol deixou o Fluminense ainda mais apático, e os jogadores do América-MG nem precisavam mais se esforçar para chegar perto do gol de Diego Cavalieri. O terceiro quase saiu dos pés de Marco Rocha, mas o goleiro tricolor fez grande defesa. Na arquibancada, os tricolores pediam raça, e os americanos festejavam o retorno do técnico Givanildo de Oliveira, que via seu time recuar para novamente explorar os contra-ataques.
Comemoração gol América-MG (Foto: Ag. Estado)Jogadores do América-MG comemoram gol na Arena do Jacaré (Foto: Ag. Estado)

Desesperado, Abel tirou o lateral Julio Cesar, deslocando Marquinho parra a esquerda, e colocou o atacante Matheus Carvalho em campo. As atuações apagadas de Souza e Fernando Bob, no entanto, atrapalhavam as tentativas de reação. O Fluminense até chegou a balançar a rede de Neneca com Araújo, mas a arbitragem marcou impedimento.
A essa altura, a partida já tinha virado ataque contra defesa. O Fluminense conseguia alternar bons ataques com jogadas bisonhas. E quem quase chegou novamente foi o América-MG, outra vez com Rodriguinho, em chute que passou raspando a trave direita. As coisas ficaram piores para o clube carioca quando Gum fez falta em Léo, aos 26, e recebeu o segundo amarelo e o vermelho. Foi o suficiente para o Coelho ampliar o placar, com Marcos Rocha.
Na noite em que nada deu certo para o Fluminense, até Marquinho virou Ciro após uma reação inusitada. Ao rasgar a própria camisa e sem uma reserva à mão, o apoiador precisou pegar a do atacante já no fim da partida para seguir jogando. Rafael Moura ainda teve tempo de desperdiçar um pênalti, bem defendido por Neneca. Melhor para o América-MG, que confia em Givanildo para evitar o rebaixamento para a Série B. De quebra, manteve a escrita de jamais ter perdido para o adversário na Série A: agora são três vitórias e quatro empates.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/08/america-mg-goleia-o-flu-por-3-0-em-sete-lagoas-e-respira-no-brasileiro.html

Semifinalista no WTA de Carlsbad, Andrea Petkovic entra para o top 10


Alemã ultrapassa Samantha Stosur na tabela; Wozniacki segue na ponta

Por GLOBOESPORTE.COM Carlsbad, EUA

Andrea Petkovic comemora ponto final sobre Sloane Stephens (Foto: Getty Images)Petkovic comemora ponto em Carlsbad: eliminada
nas semis, alemã sobe no ranking (Getty Images)

Andrea Petkovic sofreu até um pneu de Agnieska Radwanska ao ser eliminada do WTA de Carlsbad no sábado. Mas, apesar do revés, a alemã somou pontos preciosos para ultrapassar a australiana Samantha Stosur no ranking e passar a figurar pela primeira vez entre as 10 melhores tenistas do mundo na atualidade.

As demais posições do topo da lista permanecem inalteradas, com Caroline Wozniacki na ponta. A dinamarquesa é seguida por Kim Clijsters, Vera Zvonareva, Victoria Azarenka, Maria Sharapova, Na Li, Petra Kvitova, Francesca Schiavone e Marion Bartoli.

Após a arrancada da última semana, quando foi campeã do WTA de Stanford, Serena Williams não disputou nenhum torneio e caiu uma posição. A americana agora é a 80ª colocada.

Confira a pontuação das 10 primeiras do ranking da WTA:
1. Caroline Wozniacki (DIN) - 9.915 pontos
2. Kim Clijsters (BEL) - 7.625
3. Vera Zvonareva (RUS) – 7.045
4. Victoria Azarenka (BLR) - 6.115
5. Maria Sharapova (RUS) - 5.941
6. Na Li (CHN) - 5.726
7. Petra Kvitova (RCH) - 5.437
8. Francesca Schiavone (ITA) - 4.831
9. Marion Bartoli (FRA) - 4.425
10. Andre Petkovic (ALE) - 3.375

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/08/semifinalista-em-carlsbad-andrea-petkovic-entra-para-o-top-10.html

Armandão: recém-casado, Bruno Cortês é o craque da 15ª rodada

Lateral-esquerdo comanda o Botafogo na goleada sobre o Vasco e vive lua-de-mel com a torcida alvinegra no Engenhão


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A lua-de-mel do recém-casado Bruno Cortês começou iluminada. Ovacionado pela torcida alvinegra, o lateral-esquerdo se destacou na goleada do Botafogo por 4 a 0 sobre o Vasco, neste domingo, no Engenhão, e foi eleito o craque do Troféu Armando Nogueira com a nota 8,5.  Ele desbancou seu companheiro de time, Loco Abreu. O uruguaio marcou dois gols no clássico carioca, além de acertar uma bola na trave. Cícero, do São Paulo, e Elias, do Figueirense, foram outros com a mesma nota. Os dois marcaram dois gols sobre, respectivamente, Avaí e Atlético-MG.
Além de El Loco e Cortês, quem também garantiu escalação na equilibrada seleção da 15ª rodada do Brasileirão - que teve quatro jogadores com 8,5 - foi o zagueiro Antônio Carlos. Dagoberto, do São Paulo, com duas assistências, também mereceu a vaga no selecionado.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.
Seleção da Rodada 15 (Foto: Globoesporte.com)
GOLEIRO
Se o Atlético-PR conseguiu segurar o vice-líder Corinthians, Renan Rocha teve papel fundamental. Na Arena da Baixada, mesmo com o Furacão saindo na frente, os visitantes chegaram ao empate e deram trabalho à defesa rubro-negra. Quando a bola passava por Manoel e Fabrício, lá estava o jovem arqueiro para segurar,  garantindo a nota 8. Jefferson, do Botafogo, que não teve boas atuações nas última partidas, voltou a mostrar frieza e segurança contra o Vasco, o que lhe garantiu uma nota 7. Victor, do Grêmio, Marcos, do Palmeiras, Danilo Fernandes, do Corinthians, e Wilson, do Figueirense também se destacaram, todos com 6,5.
LATERAL-DIREITO
Autor do cruzamento que resultou no golaço de Rodriguinho, na vitória do América-MG sobre o Fluminense por 3 a 0, Marcos Rocha foi o dono da posição. Preciso nos passes e muito veloz, transformou-se na melhor opção ofensiva do Coelho sobre o Tricolor das Laranjeiras e ganhou merecidamente a nota 7,5. Volante, Adilson foi improvisado na lateral direita do Grêmio e, apesar do empate sem gols com o Palmeiras, teve boa atuação e a nota 7. Apesar da derrota para o Flamengo, no sábado, Jonas, do Coritiba, não comprometeu, assim como Leonardo Moura, do Fla, e Nei, do Inter.
ZAGUEIROS
A experiência garantiu Durval, do Santos, na seleção da 15ª rodada com a nota 6,5. Ele tem ao seu lado Antônio Carlos, do Botafogo, que fez um belo gol de cabeça e recebeu a nota 7. Mal deixou o Glorioso e acertou com o São Paulo, João Filipe foi escalado por Adilson Batista contra o Avaí. Com pouco tempo para se entrosar com os novos companheiros, o zagueiro formou a retaguarda tricolor com Rhodolfo e não comprometeu, o que resultou num 6,5, mesma nota de Roger Carvalho, do Figueirense.
LATERAL-ESQUERDO
Destaque no Campeonato Carioca pelo Nova Iguaçu, Bruno Cortês foi contratado pelo Botafogo como reforço para o Campeonato Brasileiro - e está fazendo justiça ao investimento. O lateral-esquerdo vem demonstrando regularidade na posição e, neste domingo, contra o Vasco, foi o melhor em campo, sendo eleito o craque da 15ª rodada. Juan, do São Paulo, e Fábio Santos, do Corinthians, também merecem destaque, cada um com a nota 6.
VOLANTES
Jogador que mais acerta passe no Brasileirão, Renato desarma, mostra qualidade na saída de bola, e  tem o forte chute de canhota. O versátil jogador do Flamengo mais uma vez teve uma atuação segura na vitória sobre o Coritiba, recebendo 7,5. Compondo a cabeça-de-área, Arouca, do Santos, tem a mesma importância e versatilidade de Renato. Contra o Ceará, o volante mostrou segurança e habilidade no triunfo por 1 a 0, e ganhou a nota 8. Renato, do Botafogo, e Fahel, do Bahia, com 7,5 e 6,5 respectivamente, também se destacaram, assim como Elton, do Inter.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/08/armandao-recem-casado-bruno-cortes-e-o-craque-da-15-rodada.html

Brasil tropeça na Índia e dá adeus ao Mundial Juvenil masculino de vôlei


Seleção brasileira perde por 3 sets a 2 e não consegue classificação para as semifinais do torneio disputado no Rio de Janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

vôlei Leonardo Carvalho (Foto: Divulgação / FIVB)O técnico Leonardo Carvalho lamenta a derrota
(Foto: Divulgação / FIVB)

O Brasil entrou em quadra na noite deste domingo precisando da vitória contra a lanterna Índia, no Maracanãzinho, para ir às semifinais do Campeonato Mundial Juvenil masculino de vôlei. Mas, em uma partida muito equilibrada, a seleção brasileira acabou superada pelo time asiático, perdeu por 3 sets a 2 (36/34, 22/25, 21/25, 25/17 e 16/14) e ficou fora da disputa por medalhas.
- Toda partida que vai para o quinto set é decidida nos detalhes. Perdemos a calma e a capacidade de vencer a partida. Cometemos erros demais no primeiro e no quarto sets – lamentou o técnico Leonardo Carvalho.
Com o resultado, os brasileiros terminaram na terceira posição do Grupo F, com quatro pontos. A Argentina avançou na primeira colocação, com sete, enquanto a Sérvia ficou com a segunda vaga, com cinco.
Esta não é a primeira vez que esta geração do vôlei brasileiro para na seleção indiana.. No sábado, o capitão Otávio admitiu que o time asiático estava entalado, já que, em 2009, Brasil e Índia se enfrentaram no Mundial Infanto-Juvenil e os adversários levaram a melhor ainda na primeira fase de classificação.
- Não tivemos a calma e a força para fechar o quarto set, que teria selado o jogo para o nosso lado. A Índia não tinha nada a perder, enquanto precisávamos da vitória para nos classificar - lamentou Otávio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/08/brasil-tropeca-na-india-e-da-adeus-ao-mundial-juvenil-masculino-de-volei.html

Ex-técnico do maior rival, Cuca é o novo comandante do Atlético-MG


Treinador, que estava sem clube, deve ser apresentado nesta segunda

Por Marco Antônio Astoni e Lucas Catta Prêta Belo Horizonte

Cuca É Gol!!! SporTV Destaque (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)Cuca é o novo treinador do Atlético-MG
  (Foto: Washington Alves / Vipcomm)

Após a demissão de Dorival Júnior, o Atlético-MG anunciou o novo treinador. Trata-se do paranaense Alexi Stival, o Cuca, que estava sem clube, desde que deixou o Cruzeiro, em junho passado.
Cuca chega para substituir Dorival, que deixou o comando do Galo após reunião com o presidente do clube, Alexandre Kalil, e o diretor de futebol Eduardo Maluf, nesse domingo. A última partida de Dorival à frente do Atlético-MG foi a derrota por 2 a 1 para o Figueirense, no Ipatingão, no último sábado.
O novo treinador atleticano já trabalhou em grandes clubes do futebol brasileiro, como Botafogo, Flamengo, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Santos e Coritiba, além do Cruzeiro. Cuca deverá ser apresentado na tarde desta segunda-feira, na Cidade do Galo, em Vespasiano.
Segundo Maluf, Cuca já estará com os novos comandados nesta tarde. Nas palavras do dirigente, a meta do treinador neste Brasileirão é brigar por uma vaga na Taça Libertasdores.
- O Cuca está confirmado, e chega para um contrato até o fim da temporada. Hoje mesmo (segunda-feira) ele já estará com os jogadores. O objetivo, no Brasileirão, é uma vaga na Libertadores, porque tudo ainda está em aberto. Já título, temos que admitir, a situação é mais complicada.

Ficha do treinador
Nome: Alexis Stival
Data de nascimento: 7 de junho de 1963 (48 anos)
Local de nascimento: Curitiba-PR
Clubes: Uberlândia-MG (1998), Avaí-SC (1999), Brasil-RS (1999), Avaí-SC (2000), Internacional-SP (2000), Remo-PA (2001), Inter de Lages-SC (2011), Gama-DF (2002), Criciúma-SC (2002), Paraná-PR (2003), Goiás-GO (2003), São Paulo-SP (2004), Grêmio-RS (2004), Flamengo-RJ (2005), Coritiba-PR (2005), São Caetano-SP (2005), Botafogo-RJ (2006/2008), Santos-SP (2008), Fluminense-RJ (2008), Flamengo-RJ (2009), Fluminense (2009/2010) e Cruzeiro-MG (2010/2011)
Títulos: Campeonato Carioca (2009) e Campeonato Mineiro (2011)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2011/08/ex-tecnico-do-maior-rival-cuca-e-o-novo-comandante-do-atletico-mg.html

Pacotão da rodada#15: golaço, mico, frango e muito mais do Brasileirão


Veja estatísticas e uma coleção de melhores e piores momentos da rodada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Jael gol Flamengo (Foto: Marcelo Carnaval / O Globo)Fla é o novo líder (Foto: Marcelo Carnaval / O Globo)

Um novo líder e goleadas acachapantes foram os destaques da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, que teve a maior média de público deste ano até o momento: 15.359 pagantes por partida. Flamengo x Coritiba contou com a presença de 24.814 torcedores.
Por falar em Flamengo, a equipe rubro-negra, única invicta no Brasileirão, assumiu a ponta com 33 pontos e, como de praxe, o volante Willians foi o maior ladrão de bolas na jornada. Com um ponto e um jogo a menos está o Corinthians, que tropeçou contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Mas a história poderia ter sido diferente se William não perdesse uma chance incrível na pequena área. O feito foi escolhido como o gol mais perdido da rodada.
Na goleada do Botafogo sobre o Vasco, no Engenhão, os destaques foram o goleiro Fernando Prass com seis defesas difíceis e o volante Renato, que deu duas assistências e junto com Dagoberto do São Paulo, foi o garçom da rodada. Na Arena do Jacaré, o lanterna América-MG atropelou o Fluminense com direito a golaço de Rodriguinho, o mais bonito deste fim de semana.
O GLOBOESPORTE.COM mostra as estatísticas e os selos da 15ª rodada. Confira!
info Pacotão da Rodada 15 (Foto: ArteEsporte)

header pacotao golaço da rodada (Foto: arteesporte)

Rodriguinho, do América-MG
Após linda troca de passes pelo alto, o atacante do Coelho pegou de primeira e mandou a bola no ângulo direito do goleiro Diego Cavalieri, abrindo  o placar contra o Fluminense.
header pacotao drible da rodada (Foto: arteesporte)



Alex, do Corinthians
Escolhido de última hora para ser o substituto de Emerson, o meia do Timão mostrou muita habilidade ao aplicar um drible à la Zidane entre dois jogadores do Atlético-PR.
header pacotao frango da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


Muriel, do Internacional

Em um cruzamento despretensioso de Wallyson, o goleiro do Colorado soltou a bola na cabeça de Anselmo Ramon, que abriu o placar para o Cruzeiro. A sua sorte é que o lance não interferiu no resultado final da partida.

header pacotao sarrafo da rodada (Foto: arteesporte)

 
Leandro Silva, do Santos
O lateral do Peixe derrubou Egídio, do Ceará, e ainda acertou a ponta da chuteira na orelha do adversário. Por cometer a falta, o camisa 4 do time da Vila Belmiro recebeu o cartão amarelo.header pacotao tombo da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Mariano, do Fluminense
Pela ponta direita, o lateral do Tricolor carioca partiu em velocidade e tentou o drible sobre Thiago Carleto, mas o camisa 2 escorregou e caiu de cara no gramado.

header pacotao defesa da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


Diego, do Ceará

O goleiro do Vovô mostrou elasticidade num chute de Elano à queima-roupa na pequena área e evitou que o placar fosse maior na derrota para o Santos, no Pacaembu.header pacotao mico da rodada (Foto: arteesporte)
 Marquinho, do Fluminense
Não conformado com o terceiro gol do América-MG, o meia do clube das Laranjeiras rasgou o próprio uniforme e teve que retornar a campo usando a camisa do atacante Ciro.header pacotao gol mais perdido da rodada (Foto: arteesporte)

Willian, do Corinthians
Danilo tocou de cabeça para o atacante do Timão, que dentro da área dominou a bola no peito e soltou a bomba, porém mandou por cima da meta do goleiro Renan Rocha.  Bota o pé na fôrma!header pacotao erro da rodada (Foto: arteesporte)

Wilton Pereira Sampaio, árbitro do jogo Internacional 3 x 2 Cruzeiro
A atuação do juiz na partida não agradou em nada os jogadores do Cruzeiro. Também não é para menos, o dono do apito anulou um gol legítimo da Raposa alegando impedimento no lance.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/08/pacotao-da-rodada15-golaco-mico-frango-e-muito-mais-do-brasileirao.html