quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Jogos no Engenhão triplicam em relação ao mesmo período de 2010


Alvo de críticas em relação ao gramado, estádio é, com folgas, o recordista de partidas nesta temporada entre os times das Séries A e B: foram 62

Por Fábio Leme e Marcelo Baltar Rio de Janeiro

O Engenhão já foi criticado pelo difícil acesso, por receber um baixo número de torcedores e pelas recentes quedas de energia. Desde a semana passada, no entanto, as condições do gramado do estádio vêm sendo alvo de duras críticas de jogadores. Marquinho atacou, Ronaldinho alfinetou, e Thiago Neves escancarou:

- É uma vergonha jogar lá - disse o camisa 7 do Flamengo.

A questão é que, com o fechamento do Maracanã em setembro passado para obras da Copa do Mundo, o Engenhão passou a ser usado por três clubes: Botafogo, Flamengo e Fluminense. Neste ano,  já recebeu 62 jogos - número mais de três vezes maior do que nos sete primeiros meses de 2010, quando teve 20. E a previsão é preocupante. Caso Botafogo e Flamengo cheguem longe na Copa Sul-Americana, o Engenhão pode ter até 111 partidas em 2011. O segundo estádio mais usado neste ano, até agora, é a Arena do Jacaré, com 44 partidas, 17 a menos do que o Engenhão.
Engenhão passa por reforma (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Gramado passou por reforma após Jogos Mundiais Militares (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

O elevado número de jogos, entretanto, era previsto desde o início do ano. Em janeiro, em acordo com Flamengo e Fluminense, o Botafogo calculou que o estádio receberia cem jogos em 2011.
- Como é que vão cobrar de um gramado que recebeu 90 atividades em seis meses? Muitos desses jogadores que falam atuaram na Europa e sabem que lá não se joga essa quantidade de jogos em um mesmo estádio - reclamou o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção.

ESTÁDIOS MAIS USADOS EM 2011
Engenhão (RJ) 62 jogos
Arena do Jacaré (MG) 44 jogos
Serra Dourada (GO) 41 jogos
Pacaembu (SP) 37 jogos
 Além dos jogos, as atividades às quais o dirigente se refere são os reconhecimentos de gramado realizados por América do México, Nacional do Uruguai, Argentinos Juniors e Libertad-PAR, antes da partidas contra o Fluminense, pela Libertadores, a montagem e a desmontagem de palco para os dois shows de Paul McCartney, realizados no estádio, em maio, e os Jogos Mundiais Militares, competição que teve abertura, encerramento, jogos de futebol e provas de atletismo realizados no estádio.
Prometendo melhoras significativas em 15 dias, o engenheiro agrônomo responsável pelo campo do Engenhão, Artur Melo, reconheceu que os eventos prejudicaram a grama, mas frisou que o Botafogo se precaveu.
- Tanto para o show do Paul McCartney quanto para os Jogos Mundiais Militares foi feito um trabalho especial de acompanhamento e recuperação. Esses aspectos não são instantâneos. O Botafogo investiu em sementes de inverno e tem feito um trabalho diário de ataque à grama que está mais careca. Além disso, há descompactações periódicas para tornar o piso menos duro.
Após os Jogos Mundiais Militares, o gramado do Engenhão passou por uma intensa e rápida reforma. Os lugares mais desgastados passaram por um replantio. Apesar de irritado com as críticas de jogadores adversários, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, reconheceu que até mesmo o seu clube está sendo prejudicado com as condições do campo.
JOGOS NO ENGENHÃO EM 2011
Campeonato Carioca 34
Campeonato Brasileiro 15
Copa do Brasil 5
Libertadores 4
Jogos Mundiais Militares 2
Série B 1
Amistoso 1
- A previsão para esses dias é de chuva, e tem jogo quarta e sábado. Logo, com o Botafogo jogando domingo, o maior prejudicado é o próprio Botafogo. Será que ninguém vê isso? Acham que eu quero o gramado ruim?

O que pode ser feito?
Com Flamengo e Fluminense jogando no estádio, o Botafogo arrecada mais. O diretor de patrimônio do clube, Sérgio Landau, disse que toda a verba arrecadada vai direto para a manutenção do estádio. A curto e médio prazo, a diretoria do Botafogo já estuda medidas. De imediato, pensa em solicitar que alguns jogos sejam transferidos para o interior do Rio de Janeiro.
Desde o início do ano, o gramado do Engenhão já apresentava problemas. Nos primeiros jogos do Campeonato Carioca, era possível ver muita areia no campo, culpa de um erro na troca do gramado antes do início da temporada.
Em janeiro, já preocupada com o número de partidas no Engenhão, a diretoria do Botafogo pediu para que a Federação Estadual do Rio de Janeiro (Ferj) evitasse marcar jogos no estádio. A medida fez com que o estadual de juniores e o Troféu Carlos Alberto Torres fossem transferidos para outros campos.
elkeson botafogo avaí gramado engenhão (Foto: Marcos de Paula / Agência Estado)Visivelmente, condições do gramado não são boas no momento (Foto: Marcos de Paula / Agência Estado)

Estádios em situação semelhante

O Rio de Janeiro não é o único estado brasileiro que enfrenta problemas com o fechamento de estádio por conta das obras para a Copa do Mundo. Sem o Mineirão, América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro recorreram à Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O local teve 44 partidas oficiais neste ano e mais alguns amistosos, segundo a administração do local. A previsão é que receba 90 partidas em 2011. Número alto, porém um pouco menor do que o do Engenhão.
Logo após o fechamento do Mineirão, no ano passado, o gramado da Arena do Jacaré foi alvo de críticas. Hoje, porém, é considerado um dos melhores do Brasil.
- No início, como o gramado era novo, os jogadores reclamavam que a grama era curta, e a bola corria muito. Mas com o tempo ela cresceu, e o gramado ficou muito bom. Tivemos uma vistoria da CBF no mês passado. Segundo o vistoriador, nosso gramado é o melhor do Brasil, o que me deixou muito satisfeito - disse Feliciano Alves, gestor da Arena do Jacaré.
Ele explicou como vem enfrentando o inverno e o alto número de jogos na temporada.
- Os muitos jogos, o clima seco e a temporada de chuva atrapalharam. Tivemos de adubar o gramado duas vezes em julho, e vamos adubar mais três em agosto. Com isso, a chegada do calor vai coincidir com o crescimento da raiz, e teremos o gramado em ótimas condições para receber qualquer tipo de jogo até o fim do ano.
Guia de estádios do Brasileirão   arena do jacaré (Foto: Divulgação)Arena do Jacaré é o segundo estádio mais usado no Brasil nesta temporada (Foto: Divulgação)

Já o Serra Dourada, em Goiânia, também enfrenta situação semelhante. O principal estádio de Goiás recebe os jogos de Atlético-GO, Goiás e Vila Nova, nas Séries A e B. Neste ano, já foram 41 partidas. Após algumas críticas, o gramado passou por uma grande reforma para receber o amistoso da Seleção Brasileira contra a Holanda, em junho. O administrador do estádio, Itami Campos, elogiou o campo do Serra Dourada e se solidarizou com o Engenhão.

- Temos três clubes usando o estádio, e, devido ao número excessivo de jogos no estádio, o gramado fica muito castigado, mas conseguimos mantê-lo em um estado apresentável. Quando vejo um gramado como o do Serra Dourada, recebendo três clubes, com média de dois jogos por semana, e com condições até razoáveis, eu fico lisonjeado, porque é muito difícil fazer a manutenção. Com tudo isso, eu dou nota 9 para o nosso gramado. A gente é até solidário com os administradores do Engenhão, que também recebe um grande volume de jogos - frisou Itami.

Vila Belmiro tem manutenção mais moderna do país
Exemplo de bom gramado no Brasil, a Vila Belmiro tem há anos um sistema de drenagem inovador. Em 1996, o Santos usou parte do dinheiro da venda de Giovanni para o Barcelona para resolver de vez os problemas do campo que consagrou o Rei Pelé, mas era bastante criticado. Com a ajuda de uma empresa americana, foi feito um novo sistema de drenagem.
- Fizeram um sistema de drenagem como se fosse uma piscina. Existe um plástico por baixo do gramado e depois areia. Atrás do gol dos visitantes (lado oposto do placar), tem um cano que capta água e duas bombas de sucção a vácuo. Quatro sensores computadorizados controlam o nível de água no gramado, mesmo quando chove muito. É tudo automático - disse o gerente de patrimônio do Santos, Luiz Fernando Vela, garantindo que a Vila Belmiro é o único estádio brasileiro que possui esse sistema de drenagem.
Neymar Santos x Flamengo (Foto: Ag. Estado)Após o jogão na última semana, gramado da Vila
foi elogiados pelos jogadores (Foto: Ag. Estado)

O gramado também recebe um tratamento especial, principalmente durante o inverno. No entanto, Luiz Fernando Vela considera ingrata a tarefa de manter em boas condições qualquer campo que receba mais de 60 jogos por ano.

- Durante o inverno, usamos sementes importadas especiais para a estação. Quando a temperatura aumenta e elas morrem, o gramado fica meio ralo, por um período de um mês. Trocamos o gramado no início do ano após o show do Luan Santana (em dezembro). Na Vila, contando os profissionais, os juniores e o futebol feminino, recebemos aproximadamente 60 jogos por ano. É muito difícil manter um gramado que recebe um alto número de jogos, principalmente sem um grande espaçamento. É preciso tapar os buracos e fazer a manutenção.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/08/jogos-no-engenhao-triplicam-em-relacao-ao-mesmo-periodo-de-2010.html

Contra tabu, degola e mau humor de Muricy, Santos encara Vasco


CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A

 . Foto: Getty Images Má fase tem deixado técnico Muricy Ramalho mal-humorado
Foto: Getty Images
Diego Garcia
Direto de Santos

O Santos vai a São Januário nesta quarta-feira enfrentar não apenas um dos melhores times do Campeonato Brasileiro, o Vasco, mas também para brigar contra uma série de fatores que atormentam o clube da Vila Belmiro: a campanha ruim na Série A, que deixa a equipe na zona de rebaixamento, o mau humor do técnico Muricy Ramalho, ocasionado pelos últimos resultados negativos, e um tabu no estádio cruzmaltino.
Nas últimas três vezes que foi a São Januário, o Santos fracassou e deixou o Rio de Janeiro sem somar pontos. O último triunfo do clube paulista na casa vascaína foi em 2005, por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Na ocasião, Ricardinho, Basílio e Geílson marcaram os tentos santistas, enquanto Romário descontou para a equipe da casa. Depois disso, empate por 1 a 1 (2006) e derrotas por 4 a 0 (2007), 1 a 0 (2008) e 3 a 1 (2010).
Já Muricy Ramalho segue mal-humorado nos últimos dias, principalmente depois da surpreendente derrota por 5 a 4 contra o Flamengo, na Vila Belmiro, quando o Santos vencia por 3 a 0 e tomou a virada. O treinador distribuiu "patadas" na imprensa, fato agravado com o revés por 3 a 2 para o Atlético-PR, no último domingo, na Arena da Baixada, após levar o gol da derrota aos 47min do segundo tempo.
Uma nova derrota em São Januário deve agravar a ira de Muricy, que somará três derrotas seguidas no cargo pela primeira vez desde que chegou à Vila Belmiro. Em 2011, o comandante ainda faz seu pior início na história do Campeonato Brasileiro, competição que disputou oito vezes e foi campeão em quatro - com o São Paulo, em 2006, 2007 e 2008, e com o Fluminense, em 2010.
Consequentemente, o Santos vai mal na tabela de classificação do torneio. Com apenas 11 pontos ganhos, ocupa a 17ª posição e está, atualmente, na zona do rebaixamento. Contudo, possui três jogos a menos que a maioria dos times, já que teve confrontos adiados devido às finais da Libertadores e ao excesso de jogadores cedidos à Seleção Brasileira, e ainda pode recuperar-se.
"Estamos na zona do rebaixamento sem os jogos que estão faltando e você não contou... não vou falar sobre isso", disse Muricy há alguns dias, quando questionado sobre a atual situação da equipe. "O rapaz (repórter) não sabe, está em outro país", esbravejou contra o jornalista que o indagou a respeito da má fase. O Vasco, que não tem nada com isso, segue em ascensão e é o quinto colocado com 24 pontos.
Os dois times também terão desfalques importantes. Do lado santista, os volantes Adriano e Henrique ainda recuperam-se de lesão e não vão a campo. O Vasco, por sua vez, não terá o meia Juninho Pernambucano, poupado por dores na coxa direita, além de Márcio Careca e Julinho, que estão suspensos. Os dois times se enfrentam a partir das 21h50 (de Brasília), pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Ficha técnica
Vasco x Santos

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 3 de agosto de 2011, quarta-feira - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR/Fifa)
Auxiliares: Bruno Bostilia (PR) e José Amilton Pantarolo (PR)
VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Jumar; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro
Técnico: Ricardo Gomes
SANTOS: Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Elano, Ibson e Ganso; Neymar e Borges
Técnico: Muricy Ramalho

FONTE:
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2011/noticias/0,,OI5277363-EI17896,00-Contra+tabu+degola+e+mau+humor+de+Muricy+Santos+encara+Vasco.html

'Testado', Jobson mostra incômodo com o assunto julgamento


Jogador reclama de perguntas sobre o tema e dá a entender que está sendo testado pela Corte Arbitral

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador

Jobson em coletiva no Bahia (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)Jobson mostrou alívio pelo adiamento do julgamento
(Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)

Ansiedade e nervosismo. Os últimos dias do atacante Jobson têm sido conturbados. A esposa do jogador, que está grávida, teve problemas na gestação. Além disso, o atacante viveu a expectativa do resultado do julgamento da Corte Arbitral.
A preocupação se refletiu em campo. Expulso contra o Coritiba, Jobson cumpriu suspensão contra o Vasco e voltou ao time contra o Figueirense.
A apresentação diante do clube catarinense não foi das melhores. Nesta terça-feira, a Corte Arbitral comunicou aos advogados do jogador que a decisão foi adiada para o começo do mês de setembro.
Aliviado, mas não menos incomodado, Jobson concedeu uma entrevista coletiva após o treino desta terça-feira, no Fazendão. O atacante comemorou o adiamento, mas em certo ponto da entrevista se incomodou com o número de perguntas sobre o tema e deixou o clima pesado na sala de imprensa tricolor.

- Na verdade foi bom porque eu posso jogar mais. Até porque não estou só contando que pode dar certo – disse o jogador.

Em seguida, Jobson demonstrou confiança na absolvição e deu a entender que está sendo testado pela Corte.
- Estou contando que vai dar tudo certo porque eu fui sorteado em três doppings seguidos, nos jogos que eu joguei, e com certeza isso ai vem de lá. Então estou mostrando a cada dia que eu sou um cara recuperado. Sou um cara tranquilo agora - disse.

Em seguida, o atacante se chateou ao ouvir mais uma pergunta sobre o caso.
- Muda de assunto por favor. Não sei se é um teste, não quero falar mais sobre esse assunto. Vamos mudar. Já falei três vezes, vamos falar sobre futebol – pediu o atacante demonstrando impaciência.

Quando questionado sobre o que tem causado o seu rendimento abaixo do esperado nas últimas partidas, o atacante disse que a queda no desempenho é algo que ocorre naturalmente.
Jobson ainda destacou o jogo da próxima quinta-feira contra o São Paulo.
- Vai ser um grande jogo. Time grande, a gente sabe que dá espaço, então vai ser um grande momento jogar contra eles.

René vê alegria após adiamento
O técnico René Simões foi outro que comemorou o adiamento do resultado do julgamento. O treinador admitiu que o jogador não viveu bons momentos nas últimas semanas, mas disse que viu alegria no Jobson que treinou nesta terça-feira.

- Pelo que vi hoje, ele estava muito contente com esse adiamento. Deve dar para contar com ele por mais uns quatro ou cinco jogos. É bom poder contar com ele. É bom vê-lo alegre como nós vimos hoje, treinando como ele treinou. A gente não conhece as pessoas até que as ocasiões te façam conhece-lo bem. A partida dele e os treinamentos durante a semana não foram exatamente os mesmos. Domingo eu disse até depois do jogo que até pensei em substitui-lo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2011/08/testado-jobson-mostra-incomodo-com-o-assunto-julgamento.html

Ministério Público quer paralisar reforma do teto do Maracanã


FMPF entra com ação na Justiça contra reconstrução da marquise

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

obras no estádio Maracanã (Foto: Ag. Estado)O Maracanã em obras: reforma pode atrasar por
causa de ação do MPF (Foto: Ag. Estado)

As obras no Maracanã poderão ficar atrasadas para a Copa do Mundo de 2014. A "Agência Brasil" revelou que o Ministério Público Federal entrou com uma ação segunda-feira na Justiça para paralisar a reforma do teto do estádio, que deverá receber a final do torneio no Rio de Janeiro.
Na ação, o MPF pede ainda a reconstrução da marquise antiga, que está sendo demolida, e o pagamento de multas diárias: R$ 500 mil, por dia, se a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) continuarem com a demolição; e  R$ 1 milhão se o teto antigo não for reconstruído.
Segundo a Agência Brasil, a Emop comunicou que ainda não foi notificada sobre a ação e o Iphan não concorda com a justificativa do MPF, que alega que o Maracanã não pode ser modificado por ter sido tombado pelo instituto em 2000.
Em março, os responsáveis pela obra do estádio decidiram que o Maracanã deveria ter uma nova cobertura, já que a estrutura do teto estava comprometida e laudos técnicos condenaram a armação de concreto.
No projeto inicial, estava previsto que a reforma no Maracanã seria concluída em dezembro de 2012 e o orçamento pode chegar a R$ 931 milhões. Na segunda, O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou uma parcela de 20% do financiamento para as obras em um contrato de R$ 80 milhões assinado pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão. O total do emprésitmo será de R$ 400 milhões.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2011/08/ministerio-publico-quer-paralisar-reforma-do-teto-do-maracana.html

Agora rival, Lucas é recebido por ‘torcida organizada’ em Florianópolis


Lateral do Botafogo retorna ao Orlando Scarpelli pela primeira vez após quatro anos defendendo o time catarinense

Por Gustavo Rotstein Florianópolis

Depois de quatro anos, Lucas chegou a Florianópolis para atuar pela primeira vez no Estádio Orlando Scarpelli como rival. Mas ao desembarcar na capital catarinense com a delegação do Botafogo, na tarde desta terça-feira, o lateral-direito foi recebido como se estivesse em casa. Duas torcedoras que são fãs desde os tempos em que ele atuava no Figueirense deram as boas-vindas vestindo uma camiseta em sua homenagem e entregando presentes.
- São torcedoras que me acompanham desde quando eu jogava aqui pelo Figueirense. É muito legal chegar e receber esse carinho - disse Lucas.
Lucas do Botafogo no desembarque em Florianópolis (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Lucas posa com fãs que foram recebê-lo no aeroporto de Florianópolis (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

O lateral desembarcou em Florianópolis sem esconder a expectativa por enfrentar pela primeira vez, nesta quarta, pelo Campeonato Brasileiro, o clube que o projetou. Titular da equipe que conquistou o acesso à Série A no fim de 2010, Lucas não será titular do Botafogo nesta quarta-feira, contra o Figueirense. No entanto, mostrou que pode ser muito útil ao técnico Caio Júnior, transmitindo informações do Figueirense para ajudar o time carioca a conquistar a terceira vitória seguida no Brasileirão.
- Desde que saí do Figueirense, houve apenas quatro mudanças no time titular. Então, acho que vou poder passar ao Caio e ao grupo algumas características individuais do adversário, que possui uma equipe entrosada. A torcida sempre aparece no estádio para apoiar e, também por isso, devemos esperar uma partida difícil - disse Lucas.
O lateral sabe, portanto, que o Orlando Scarpelli estará cheio. No entanto, admite não ter ideia de qual será o comportamento do público durante a partida, caso ele tenha a oportunidade de entrar em campo para defender o Botafogo. Lucas confessa viver momentos de ansiedade por conta disso.
- Não faço ideia de como será a reação da torcida. Tivemos uma passagem boa pelo Figueirense e ficou marcante porque conseguimos voltar à Série A. Será especial retornar, mas vou deixar as amizades de lado para ajudar o Botafogo - frisou Lucas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/08/agora-rival-lucas-e-recebido-por-torcida-organizada-em-florianopolis.html