sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mesmo atrás na tabela, América-MG quer explorar desespero do Galo


Equipes se enfrentam no domingo, às 18h30m, na Arena do Jacaré

Por Fernando Martins Y Miguel Sete Lagoas, MG

< >
O clássico entre Atlético-MG e América-MG, domingo, às 18h30m (de Brasília), na Arena do Jacaré pode ser qualificado como o ‘duelo dos desesperados’. As duas equipes ocupam a zona de rebaixamento e não pensam em outro resultado que não seja a vitória. (Veja os gols do empate entre Coelho e Palmeiras).
Apesar de estar uma posição abaixo, com dois pontos a menos (oito a seis), o América-MG vive dias mais tranquilos do que o rival. No desembarque da delegação alvinegra, nessa quinta-feira, os jogadores do Galo foram recepcionados por um protesto da torcida no aeroporto de Confins.
Por isso, os americanos querem aproveitar o momento desesperador que vive o Atlético-MG para conseguir uma vitória no clássico.
- Acho que da mesma maneira eles podem estar pensando a nosso respeito. Os dois estão na zona ruim. Mas temos condições de aproveitar isso. A proporção do Atlético com relação ao América é muito maior. Mas acredito que a gente possa se aproveitar desse momento deles – destacou o atacante Kempes.
O outro atacante, Alessandro, também compartilha da mesma opinião.
- A gente tem que saber explorar isso. A gente sabe como a torcida do Atlético é. Acabam pegando no pé de alguns jogadores e tem jogador que sente. Temos que sabe jogar em cima disso. Eles vão querer vir com tudo para cima. Mas temos que tirar proveito da situação também.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2011/07/mesmo-atras-na-tabela-america-mg-quer-explorar-desespero-do-galo.html

Sem documentação, Renato está fora do jogo contra o Bahia


Camisa 8 já está fisicamente preparado, mas terá que esperar mais uma
semana para fazer sua estreia pela equipe alvinegra

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

renato botafogo treino (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)Renato: sem documentação, estreia é adiada
(Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)

Depois de Everton, o Botafogo ganhou mais um indesejado desfalque para o jogo contra o Bahia, às 16h (horário de Brasília) deste domingo, em Salvador. Trata-se do meia Renato, que ainda não poderá fazer sua estreia pela equipe alvinegra.
A documentação de Renato não chegou da Espanha e, por isso, o jogador está fora da partida contra os baianos. O departamento jurídico do Botafogo não terá tempo para fazer a inscrição do atleta ainda nesta sexta-feira, prazo final para que o volante estivesse apto a fazer sua estreia com a camisa do Glorioso.
Fisicamente, Renato já está preparado para jogar. A comissão técnica estudava colocá-lo no segundo tempo da partida contra o Tricolor. Com o atraso na regularização, o volante deve fazer sua estreia apenas contra o Corinthians, no próximo fim de semana, em São Januário.
Além de Renato, o Botafogo não poderá contar com Marcelo Mattos que firmou nesta semana novo contrato com o clube. A expectativa é que o jogador também esteja regularizado a tempo de enfrentar o Corinthians. Mesmo sem contrato, o jogador treinou normalmente com o restante do grupo nesta sexta-feira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/07/sem-documentacao-renato-esta-fora-do-jogo-contra-o-bahia.html

'Sem fazer força', Rússia bate o Brasil e passa em 1º para as semis da Liga


Com equipe mista, Brasil perde para o time de Vladmir Alenko por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/20 e 25/17, e agora enfrenta a Argentina

Por GLOBOESPORTE.COM Gdansk, Polônia

< >
Muitos “reservas”, muitos erros e pouca empolgação. Já classificados para as semifinais da Liga Mundial, Brasil e Rússia frustraram os torcedores que esperavam um bom jogo entre as duas equipes de melhor campanha na fase de grupos da Liga Mundial. Melhor no saque e no bloqueio, o time de Vladmir Alenko venceu o de Bernardinho – como definiu o líbero Serginho – sem fazer força. Em 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/20 e 25/17, a Rússia garantiu a liderança do Grupo F com 100% de aproveitamento na chave, enquanto o Brasil se manteve em segundo com cinco pontos (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado).
Neste sábado, o Brasil enfrenta a Argentina, líder da chave E, às 15h (horário de Brasília). O confronto sul-americano vale vaga na decisão do torneio.
vôlei mikhaylov russia  joão paulo bravo e sidão brasil liga mundial (Foto: divulgação / FIVB)Mikhaylov foi o maior pontuador da Rússia, ao lado de Khtei, com 11 pontos (Foto: divulgação / FIVB)

A Rússia começou o jogo com duas modificações em relação ao time base, com Spiridonov e Apalikov em quadra. Do lado brasileiro, apenas Sidão e Serginho tinham sido titulares na véspera: Dante, Marlon, João Paulo Bravo e Rodrigão foram escalados. No banco, a novidade foi o líbero Mário Júnior, relacionado para uma partida pela primeira vez nesta competição.

Mais um primeiro set perdido
O Brasil teve que correr atrás do placar desde o início e, após erros de Vissotto e Dante, viu a Rússia chegar à primeira parada técnica com 8/5 no placar. Na volta, Marlon foi feliz ao explorar mais as jogadas com Sidão e Rodrigão pelo meio, mas o bloqueio rival manteve a vantagem.
Enquanto o saque russo entrava com qualidade, os brasileiros cediam pontos em erros: foram 10 contra quatro dos adversários em toda a parcial, dois deles em invasões de Dante. Bernardinho deu instruções, gesticulou e gritou bastante, mas desvantagem era grande. Rodrigão parou no bloqueio simples de Muserskiy e a seleção seguiu sem vencer um set inicial na fase final: 25/20.
Brasil melhora, mas para no bloqueio rival
vôlei bloqueio russia vissotto brasil liga mundial (Foto: divulgação / FIVB)Vissotto comanda a seleção no início do segundo
set (Foto: divulgação / FIVB)

No segundo set, o Brasil voltou com ânimo renovado, e Leandro Vissotto ajudou a seleção a abrir 6/2. A vantagem, porém, foi dizimada. Primeiro, com Muserskiy pelo meio e no bloqueio. Depois, no serviço de Apalikov Nikolay, a Rússia conseguiu reverter o placar para 14/11.
Serginho tentou sacudir o time no intervalo: "Eles não estão nem fazendo força para ganhar da gente", disse o líbero. Mas o fato é que o bloqueio adversário seguiu implacável. Um a um os atacantes brasileiros pararam na barreira e viram o marcador apontar 21/13. O Brasil ainda ganhou fôlego com Théo e Bruninho na inversão, mas o capitão Khtei tratou de impedir a reação: 25/20.
vôlei russia  rodrigão theo brasil liga mundial (Foto: divulgação / FIVB)Inversão com Théo e Bruninho melhora time, mas não segura os russos (Foto: divulgação / FIVB)

Apatia em quadra e clima quente no banco
A equipe verde e amarela voltou para a terceira etapa com Mário Júnior na vaga de Serginho. Mas a nova linha de passe não conseguiu segurar o saque russo e, com a desvantagem de 3/0, o treinador brasileiro pediu tempo. A seleção reagiu após a bronca, mas logo cometeu erros bobos e voltou a mostrar apatia.
Nos pontos finais, o clima ficou quente. Vissotto encarou um atleta russo, o técnico adversário não gostou e discutiu brevemente com Bernardinho. A partir daí, os rivais vibraram em dobro a cada ponto e – principalmente – após um bloqueio sobre o oposto brasileiro. Em novo erro na recepção, o set terminou com 25/17 no placar para os rivais, classificados para as semifinais na primeira posição do Grupo F.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/07/sem-fazer-forca-russia-bate-o-brasil-e-passa-em-1-para-semis-da-liga.html

Botafogo empata com o Atlético-GO e acaba a rodada fora do G-4

Herrera põe Alvinegro na frente logo no início, mas Anselmo deixa tudo igual para o Dragão, que fica fora da zona de rebaixamento do Brasileirão
por GLOBOESPORTE.COM

O Botafogo manteve sua invencibilidade no Engenhão neste Campeonato Brasileiro, mas não teve muito o que comemorar na noite desta quinta-feira. O Glorioso recebeu o Atlético-GO, em jogo válido pela oitava rodada, e não passou de empate por 1 a 1. Herrera abriu o placar para o Bota, mas Anselmo deixou tudo igual para o Dragão.
Com o resultado, o Alvinegro perdeu a chance de voltar a entrar no G-4 do Brasileirão. O time soma agora 15 pontos, na sexta posição na tabela de classificação. O Rubro-Negro de Goiás, com o ponto conquistado, tem agora oito no total, o bastante para a equipe terminar a rodada fora da zona de rebaixamento. Os times voltam a campo neste domingo. O Botafogo visita o Bahia, enquanto o Atlético-GO recebe o líder Corinthians.
Herrera brilha no início, e Atlético responde rapidamente
O Botafogo abriu o placar cedo. Após cobrança de falta da direita, Bida errou ao tentar afastar, e a bola sobrou para Herrera na área. O argentino dominou, limpou a marcação e bateu com força para fazer 1 a 0, aos 4 minutos.
Elkeson do Botafogo no jogo contra o Atlético-GO (Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo)
Elkeson tenta se livrar da marcação. Meia teve atuação discreta (Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo)

O gol chegou a dar a impressão de que o Alvinegro dominaria as ações. O mesmo Herrera, aos 9, por pouco não ampliou. Livre na área, o atacante cabeceou por cima do gol de Márcio.
O Atlético, aos poucos, tratou de mostrar que não estava morto. Com base no apoio do lateral-esquerdo Thiago Feltri, o Dragão buscou a igualdade. Aos 15, Feltri foi ao fundo e cruzou para a área. Anselmo meteu a cabeça junto de Márcio Azevedo e a bola foi parar no fundo da rede.
Everton se machuca
A tônica da partida passou então a ser o Botafogo buscando o ataque, e o Atlético fechado, mas saindo na boa. O alvinegro Everton levou uma trombada e machucou o ombro. Caio Júnior chegou a mandar o atacante Caio para a beira do gramado, a placa de substituição subiu, mas o jogo correu, e a substituição não foi feita. O treinador, então, resolveu mudar de ideia. Lucas entrou no lugar de Everton. Desta forma, Maicosuel mudou de lado no campo, e o Botafogo melhorou a marcação às subidas de Thiago Feltri.
Herrera reclama de pênalti
A mexida de Caio Júnior até que funcionou defensivamente. O Atlético parou de atacar pela esquerda. Entretanto, o Alvinegro perdeu em poder ofensivo. Até o fim do primeiro tempo, a melhor chance acabou por ser atleticana: Juninho recebeu no lado direito da área e ajeitou com açúcar para Rafael Cruz. O lateral perdeu um gol feito, batendo para fora.



Na saída para o intervalo, Herrera deixou o campo reclamando muito. O atacante pediu pênalti em um lance de segurões e empurradas dentro da grande área. Além de não ver a penalidade marcada, o argentino ainda ganhou um cartão amarelo por simulação em um outro lance ao mesmo estilo, minutos mais tarde.
Equilíbrio e placar inalterado
No segundo tempo, os times voltaram sem alterações. Mais disposto e organizado, o Botafogo partiu para cima em busca do segundo gol. Após escanteio, Lucas Zen teve a chance de marcar, mas chutou para fora.
Aos poucos, com a bola no chão e trocando passes com eficiência, o Atlético equilibrou as ações. Além de passar a não sofrer perigo, o time goiano ainda criou suas chances de marcar. Pituca fez belo passe para Juninho, que entrou livre pelo lado esquerdo da área. O atacante bateu firme, mas Márcio Azevedo, de cabeça, salvou o Botafogo em cima da linha.
Botafogo melhora no fim, mas não marca
Ciente da melhora dos visitantes, o técnico Caio Júnior tentou tornar o Botafogo mais ofensivo ao lançar Cidinho no lugar de Alessandro, aos 20 minutos. Ao sair, o lateral foi vaiado por alguns torcedores e aplaudido por outros. Lucas foi recuado para o posto de Alessandro. Na primeira bola que pegou, Cidinho quase marcou.  Márcio, com dificuldade, defendeu.
Melhor na parte física, o Botafogo passou a se impor. Com cãibras, Thiaguinho deu lugar a Adriano Pimenta no time do Atlético, e pouco depois PC Gusmão sacou o volante Pituca para lançar Renato Augusto. O Bota seguiu dominando, e Caio Júnior resolveu arriscar tudo aos 37: o volante Somália deu lugar ao atacante Caio.
Daí em diante, só deu Botafogo no ataque. Apesar de pressionar, o time carioca não conseguiu criar grandes chances. No fim, um gol para cada lado e um ponto para cada equipe na tabela de classificação.
Ficha técnica:
BOTAFOGO 1 X 1 ATLÉTICO-GO
Renan, Alessandro (Cidinho), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Somália (Caio), Lucas Zen, Maicosuel,  Elkeson e Everton (Lucas); Herrera. Marcio, Rafael Cruz, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Bida, Pituca (Renato Augusto) e Thiaguinho (Adriano Pimenta); Anselmo e Juninho (Felipe).
Técnico: Caio Júnior. Técnico: PC Gusmão.
Gols: Herrera, aos 4, e Anselmo, aos 15 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Herrera (BOT), Anderson, Thiaguinho, Agenor e Pituca (AGO).
Público: 13.649 presentes; 11.598 pagantes. Renda: R$ 197.905,00.
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ). Data: 07/07/2011. Árbitro: José Caldas de Souza (DF). Assistentes: César Augusto de Oliveira Vaz (DF) e João Sousa Paulo Neto (DF).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/07-07-2011/botafogo-atletico-go.html