A segunda rodada do sambalelê Brasileirão-2011 certamente entrará para a história do campeonato.

Mas não pela chuva de gols na Bahia de Todos os Santos, pelo churrasco queimado no Beira-Rio ou pelo sofrimento dos periquitos em revista para sair da Arena do Jacaré com um pontinho no bico.

Ela ficará marcada pela estreia do ítalo-brasileiro ‘Corintorino’. Provavelmente por sentir o peso das chuteiras furadas emprestadas pelo coirmão Corinthians, a equipe sofreu barbaridades para deixar a Fonte Luminosa com a luz dos três pontos diante de um Coritiba apagado, sem a energia dos titulares.

Nada, porém, desesperador. Com São Jorge no peito, o ‘Corintorino’ de Moradei, Castan, Fábio Santos, Morais e Edno poderá pelo menos sonhar com uma disputadíssima vaga na Sul-americana ­ o original, diga-se de passagem, amarga a segundona no Calcio.

Vinho degustado em Araraquara, aos outros goles do boteco Brasileirão:

1) Tricolores x rubro-negros, emoção na frente e incompetência atrás;

2) Expressinho vascaíno atropela Coelho e mantém 100%;

3) Fluminense meia-boca doma dragão goiano e respira mais aliviado;

4) Raposa perde gols incríveis, periquito agradece e voa satisfeito para casa;

5) Furacão ‘Adilson Pardal Batista’ desvatador: Grêmio é obrigado a recorrer a sete reservas para vencer a primeira;

6) São Paulo, uma estonteante vitória no bico do corvo e vaias como prêmio;

7) Internacional, um ponto em seis disputados, pior pontapé inicial de Brasileirão desde 2007 ­ Falcão explica, explica, mas não justifica;

8) Botafogo aproveita a cabeça, o coração e as chuteiras do Santos na Libertadores, além dos reservas, para sair do sufoco;

9) Galo, três bicadas em um Leão sem juba e de ressaca;

10) Placar Rio/SP na rodada: cariocas 10 x 7 paulistas.
#####
Cadê o caveirão? Simplesmente estarrecedoras as denúncias feitas por ‘Histórias do Esporte’ da ESPN Brasil. O programa ‘Pedais descontrolados’, produzido por Roberto Salim e Marcelo Gomes, dois tremendos chatos que adoram perturbar o sossego dos poderosos, desvenda o arquivo secreto do doping no ciclismo. Os fatos e as confissões servem de alerta às autoridades para um problema que mercece muito mais que uma simples punição: uma rigorosa investigação policial sobre o lado obscuro e mortífero das drogas no esporte nacional.

Sugismundo Freud. Quem tem perna curta não dá passo largo.

Muy amigo. O Mano dos manos mandou um otimista recado aos santistas que já se veem na decisão do Mundial contra o Barcelona, após o show de Messi & Cia contra os ‘Diabos Vermelhos’: a equipe catalã só não é perfeita porque a perfeição não existe. Mas do jeito que joga é quase imbatível. A conferir.

‘Twitface’. ‘Professores’ do ludopédio nacional vivem terrível dilema: como insistir na tese de que é melhor ganhar do que jogar bonito após o show do Barcelona em Wembley? O pragmatismo é o escudo dos incompetentes.

Overbooking. A mamãe Fifa e o Comitê Organizar da Copa-2014 pediram à Anac para fechar o aeroporto Santos Dumont por quatro horas, em 30 de julho. Motivo dos mais justos: o barulho dos aviões atrapalhará o sorteio dos grupos das eliminatórias do Mundial, na Marina da Glória. A bolinha deverá ser mostrada para mais de 200 países. Olha o passarinho!

Gilete press. De Wianey Carlet, no ‘Zero Hora’: "Ricardo Teixeira, vaidoso e autoritário presidente da CBF, está sendo apresentado, na Inglaterra, como um dirigente corrupto e nada escrupuloso. O cartola está quietinho, nada diz. Mas o mundo inteiro está vendo-o como, certamente, ele é. Até que prove o contrário, Ricardo Teixeira está nu." Sem lenço e sem documento.

Tititi d’Aline. O imperador Adriano está mesmo disposto a acelerar o período de recuperação da cirurgia no pé esquerdo. Noite dessas, ou melhor, à espera do sol raiar, o corintiano pintou com um grupo numa sofisticada padoca dos Jardins, todos ávidos por... uma cerveja. Informados de que a casa só vendia bebidas para ‘viagem’, a trupê foi embora com a garganta mais seca que carne-de-sol.

Você sabia que... o samaritano bad boy Carlos Alberto fatura R$ 280 mil por mês?

Bola de ouro. Torcida baiana. Nada mais que 32.157 pagantes recepcionaram no Pituaçu a volta do time à elite depois de oito anos. Lotação esgotada.

Bola de latão. ‘Corintorino’. O enxoval grená não tem nada de Corinthians, a não ser São Jorge.

Bola de lixo. Fifa. Aos amigos, tudo; aos inimigos, vitamina de banana podre com casca e mosquitinho.

Bola sete. "Eu não sou moeda de troca. Vou mostrar que tenho condições de voltar à equipe" (de Jorge Henrique, feliz da vida com o tratamento dado pela cartolagem corintiana ­ câmbio!).

Dúvida pertinente. Copa de 2014, uma bomba-relógio?

O que você achou?
jose.r.malia@espn.com

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/esportes/brasileir%C3%A3o-rodada-entra-para-a-hist%C3%B3ria-com-estreia-de-corintorino