O Botafogo começou seu período de treinos em Porto Feliz nesta quarta-feira. O Glorioso se prepara para a estreia no Campeonato Brasileiro, que acontecerá no próximo domingo, às 16h (de Brasília), em São José do Rio Preto, diante do Palmeiras. Há mais de um mês sem jogar, o Alvinegro já deixou para trás os dramas da eliminação precoce na Copa do Brasil, quando caiu para o Avaí nas oitavas de final, e da perda do bicampeonato carioca. Ambiente bem melhor do que o vivido pelo rival, que parece estar passando por uma crise interna.

O Palmeiras entrou em crise desde a humilhante goleada sofrida para o Coritiba, por 6 a 0, que custou a eliminação na Copa do Brasil. Irritado com supostas "baladas" do meia chileno Valdivia, o presidente do clube, Arnaldo Tirone, criticou o jogador publicamente, dizendo que sua contratação foi equivocada. Pressionado por cobranças quanto à chegada de reforços e sobre a reforma da Arena Palestra, o dirigente vem sendo muito cobrado pela torcida, que liderou uma campanha pela internet pedindo o seu afastamento do Palmeiras.

O cenário se desenha perfeito para o Botafogo se aproveitar da situação, surpreender o Palmeiras e conseguir a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Mas os jogadores alvinegros preferem minimizar a crise vivida pelo rival e esperam muitas dificuldades.

"O Palmeiras tem um bom time, conta com jogadores muito experientes e que já foram cobrados em outros momentos da carreira, portanto, sabem lidar com essa situação. Não esperamos nenhum tipo de facilidade neste confronto. O respeito ao nosso adversário sempre vai existir e estamos nos preparando para uma verdadeira pedreira", afirmou o zagueiro Antônio Carlos.

Opinião parecida tem seu companheiro de zaga, Fábio Ferreira. "O Palmeiras nunca é um adversário fácil de ser batido, ainda mais quando vai jogar em São Paulo e precisando do resultado positivo. O time deles é muito experiente, o Luiz Felipe Scolari é um grande treinador e com certeza está sabendo trabalhar bem essa situação. O nosso objetivo tem que ser a conquista dos três pontos, mas cientes de que eles só virão com muito empenho de nossa parte", disse Fábio Ferreira.

O técnico Caio Junior espera um jogo truncado, pois entende que as duas equipes vivem momentos semelhantes na temporada. "Será um jogo muito equilibrado. Além de todos os ingredientes de nervosismo que uma estreia carregam, os dois times precisam muito do resultado positivo para começarem bem a competição. Botafogo e Palmeiras estão sendo muito cobrados e por isso têm ciência de que precisam deixar o gramado com a conquista dos três pontos. Esperamos muitas dificuldades", explicou.

No primeiro dia de treinos em Porto Feliz, nas instalações da empresa Traffic, parceira do clube, o elenco participou de uma atividade física na sala de musculação, acompanhado de perto pelo preparador físico Solevan Dalla Valle. Depois, os jogadores foram para o campo, onde fizeram um treino comandado por Caio Júnior.

Na quinta e na sexta, a atividade será à tarde, enquanto sábado será pela manhã. Após este último treinamento, o grupo viaja para São José do Rio Preto. O time deverá ter como base a escalação que empatou por 1 a 1 com o América-MG em amistoso disputado no fim de semana passado.

A dúvida continua sendo sobre o aproveitamento, desde o começo do jogo, do meia Maicosuel, que voltou a atuar na vitória sobre o Friburguense, quando marcou um gol, após se recuperar de uma cirurgia no joelho esquerdo que o afastou dos gramados por mais de seis meses.

Sobre reforços, a diretoria ainda espera dois nomes para treinarem em Porto Feliz. Tanto que um dos quartos reservados para os jogadores apresenta, na porta, a nomenclatura: jogador 1 e jogador 2. Todos os demais dormitórios contam com os nomes dos atletas que estão treinando no interior paulista.

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/ciente-da-crise-no-palmeiras-botafogo-prega-respeito-ao-rival