sábado, 5 de março de 2011

Candidatas a Rainha da Praia lutam pela coroa neste fim de semana

Melhores atletas do país entram na disputa na areia de Ipanema

Por Débora Vives Rio de Janeiro

Rainha da Praia (Foto: Divulgação)Candidatas a Rainha da Praia (Foto: Débora Vives)
Já é Carnaval no Rio de Janeiro, mas a folia não está liberada para todo mundo. Nesta sexta-feira, as candidatas a Rainha da Praia 2011 foram apresentadas oficialmente nas areias da praia de Ipanema - palco da competição neste fim de semana - e não mostraram preocupação em perder o samba. A empolgação estava mesmo em faturar a coroa. Juliana, Larissa, Talita, Maria Elisa, Carol, Maria Clara, Val, Vivian e a reserva Taiana vão misturar as duplas. Será cada uma por si. No entanto, elas deixam claro que a rivalidade só existirá na final.
- Enfrentar a parceira na final seria melhor ainda - garantiu a carioca Maria Clara, que torce para jogar contra a irmã e parceira Carol.
As disputas começam no sábado, a partir das 10h. As oito jogadoras são divididas em dois grupos, onde todas jogam contra todas em uma partida de apenas um set. As duas melhores disputam a final, no domingo, às 10h.  A entrada na arena, montada no posto 11, é gratuita.  O SporTV transmite ao vivo. Larissa, Talita, Vivian e Maria Clara estão no grupo A, enquanto Maria Elisa, Juliana, Carol e Val se enfrentam no grupo B.
Por conta disso, a meta delas, além de levar a coroa, é ajudar a parceira a conquistar o título. Das oito atletas, cinco já tiveram o gostinho de ser majestade: Val, Juliana, Larissa, Maria Elisa e Talita. Na entrevista coletiva, a atual Rainha, Maria Elisa, conta que o título dá uma boa visibilidade, tanto para a atleta quanto para o esporte, mas faz questão de dizer que nesse encontro não existe favoritismo e lança o desafio:
- Que vença a melhor.
Vencer não é só uma questão de sorte. Para as meninas do vôlei de praia, competência, concentração e empenho também estão em jogo. Tudo depende do espírto esportivo de cada uma.
- Temos que jogar com felicidade, estar tranquilas e nos divertir. É um momento especial, uma oportunidade de colocarmos mais uma vez em prática nossas experiências - explica Larissa.
Rainha da Praia (Foto: Divulgação)Atletas treinaram nesta sexta-feira, no Rio de
Janeiro (Foto: Débora Vives)
Val, que já participou de oito edições do Rainha da Praia, concorda:
- A cara do torneio é a alegria, essa é uma grande confraternização.
Elas apostam que o grande diferencial deste ano será o alto nível técnico das competidoras, já que todas vêm de quatro torneios disputados. Ritmo de jogo é o que não falta. No entanto, não escondem a má fase: ninguém está na melhor forma física.
Pressão, paciência e perseverança
É com essas palavras que elas resumem 2011. Focadas na preparação para o Circuito Mundial, que começa em abril, as jogadoras preveem que o Rainha da Praia é só o começo de um ano de muito treino, pois já lutam para competir nos jogos Pan-Americanos e nas Olimpíadas de 2012, em Londres.
- Pressão sempre vai existir, e temos que aprender a lidar com ela. Nossa vida é como um Big Brother, sempre estamos no paredão. É um grande aprendizado - diz Juliana.
O torneio traz o inédito confronto entre as irmãs Maria Clara e Carol. Pela primeira vez, elas, acostumadas a jogarem juntas, poderão ser adversárias diretas em uma competição. Maria Clara admite que vê em Carol um grande potencial para levar a coroa de Rainha da Praia, mas garante não ficar intimidada com a habilidade da irmã caçula.
- Sempre fomos parceiras na praia, e esta é a oportunidade de vê-la como adversária. Jogar contra a Carol na final é meu sonho de consumo... e ficaria muito satisfeita se ela vencesse - revela a atleta.
Vôlei x Carnaval
Esta não é a primeira vez que a competição acontece em meio à folia do Carnaval. No entanto, as atletas, tentadas a curtir o feriado, seguram a onda.
- Carnaval fica um pouco de lado, não tem feito parte do nosso calendário, mas, de leve, dá pra participar da festa - conta Talita.
Maria Elisa admite que não dá para pensar só em vôlei.
- Não tem como ficar em casa escutando aquele barulho todo. Pelo menos uma horinha do dia dá pra curtir um bloco de rua - diz.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/03/candidatas-rainha-da-praia-lutam-pela-coroa-neste-fim-de-semana.html

Em busca de estreia com pé direito, Bota pega o Volta Redonda

Glorioso quer afastar de vez crise que se instalava em General Severiano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Joel Santana no treino do Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Joel Santana escondeu a escalação do Botafogo
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Tentando começar a Taça Rio com o pé direito, o Botafogo recebe o Volta Redonda, neste sábado, no Engenhão, às 16h (horário de Brasília). O Glorioso passou por dias turbulentos após a eliminação da Taça Guanabara e a derrota para o River Plate-SE no jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil. A vitória no jogo de volta e as conversas internas amenizaram os problemas. Contudo, o time alvinegro precisa de uma vitória para não voltar a viver momentos de crise. Com dores nas costas, Loco Abreu desfalca o Glorioso. Marcelo Mattos, que ainda se recupera de dores na panturrilha, também está fora da partida.

Para o Volta Redonda, a Taça Rio é a chance de apagar os maus resultados do primeiro turno do estadual. Com apenas cinco pontos somados na competição, o clube é um dos mais ameaçados pelo rebaixamento (o Cabofriense, com quatro, é o único time que está abaixo a equipe da cidade do aço).

O Premier Futebol Clube (PFC) transmite o jogo ao vivo para todo o Brasil, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro deste confronto será Felipe Gomes da Silva, que terá os auxiliares Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos (RJ).

header o que esta em jogo
Botafogo: os ventos da crise ainda não se afastaram totalmente de General Severiano. Uma derrota logo na estreia da Taça Rio pode voltar a deixar o ambiente tenso. Uma vitória, contudo, pode trazer tranquilidade para a equipe buscar a classificação para as semifinais.
Volta Redonda: vencer o Botafogo pode ser a chave para a equipe deslanchar e começar a se afastar do perigo do rebaixamento. Com um primeiro turno bastante fraco, a equipe da cidade do aço precisa de bons resultados para não ter que disputar a segunda divisão estadual.

header as escalações 2
Botafogo: Sem Loco Abreu, com dores nas costas, e Marcelo Mattos, que ainda se recupera de uma lesão no pé, o time deve ser escalado com: Jefferson, Lucas (Alessandro), Antônio Carlos, Márcio Rosário e Márcio Azevedo; Rodrigo Mancha, Bruno, Everton e Renato Cajá; Caio e Herrera.
Volta Redonda: Sem desfalques no time principal, Dario Lourenço deve mandar a campo a seguinte escalação: Mauro, Fabinho, Padovani, Ávalos e Tiago Costa; Jonilson, Bruno Barra, Radamés, Bruno Lança, Jean e Pedro Henrique.

header fique de olho 2
Botafogo: Lucas ainda não perdeu com a camisa do Botafogo. O lateral-direito é uma boa arma ofensiva e no treino desta sexta-feira mostrou estar com a pontaria calibrada nas cobranças de falta.
Volta Redonda: Jonílson conhece bem Genereal Severiano por ter jogado pelo Botafogo. O volante é uma das armas de Dário Lourenço para surpreender o Glorioso no Engenhão.

header o que eles disseram
Joel Santana, técnico do Botafogo: "Eles têm um técnico bom, que sempre faz um bom trabalho lá. Têm uma zaga experiente e dois cabeças de área que eu conheço. O centroavante também é conhecido nosso. É um time que ainda está procurando uma melhor formação. Não é um time bobo. Minha preocupação maior, porém, é com minha equipe. Espero que ela faço o que se espera do atual campeão do estado"
Bruno Barra, volante do Volta Redonda: "O Botafogo certamente virá para cima, pois jogarão em casa e dependem de buscar uma vaga na final. Temos nossas armas para incomodar e tentar surpreende."

header números e curiosidades

* Botafogo e Volta Redonda já se enfrentaram 49 vezes. O Glorioso venceu 29 vezes e perdeu apenas 6. O histórico registra 93 gols a favor do time alvinegro e 49 para o Voltaço.

* Nas seis vezes em que bateu o Botafogo, o Volta Redonda só o fez pela vantagem mínima (3x2 em 1976; 1x0 em 1985; 3x2 em 2001; 3x2 em 2002; 3x2 em 2006; e 2x1 em 2009).

* Botafogo e Volta Redonda não empatam há nove anos. A última igualdade aconteceu em 2002, no dia 11 de maio. O resultado do jogo disputado no Caio Martins foi 3 a 3.

header último confronto v2 (Foto: arte esporte)



 No último encontro entre as duas equipes, o duelo foi muito equilibrado, mas o Botafogo venceu por 1 a 0. Caio marcou aos 43 do segundo tempo o gol da vitória alvinegra. O jogo foi realizado no dia 25 de março, no estádio Raulino de Oliveira. (assista no vídeo ao lado aos melhores momentos da partida)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/campeonatos-estaduais/campeonato-carioca/noticia/2011/03/em-busca-de-estreia-com-pe-direito-bota-pega-o-volta-redonda.html

Contra crise e com time misto, Flu estreia na Taça Rio diante do Resende

Após desgastante viagem para o México, Muricy Ramalho mantém apenas quatro titulares para o jogo deste sábado, às 18h30m, em São Januário

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Depois de perder a Taça Guanabara para o Boavista nos pênaltis, na semifinal da Taça Guanabara, e ficar em situação complicada na Libertadores após derrota por 1 a 0 para o América-MEX, na última quarta-feira, o Fluminense tentar juntar os cacos. Sem muito tempo para recuperar o time da longa viagem à Cidade do México, Muricy Ramalho contou apenas com um dia de treino (sexta-feira) e já tem novo compromisso neste sábado de carnaval, às 18h30m (horário de Brasília), em São Januário (o mando de campo é do Resende), contra o Resende, pela estreia da Taça Rio. Uma vitória pode amenizar a crise que ronda o clube e voltar a alegrar os foliões tricolores. Enquanto isso, o Resende, sensação durante parte do primeiro turno, tenta esquecer a eliminação na última rodada da Taça Guanabara - perdeu para o Boavista no terceiro quesito do critério de desempate: gols pró.
Vale lembrar que nesta fase os times do Grupo A (do Resende) enfrentam os do Grupo B (do Fluminense). Os dois melhores classificados de cada chave após oito rodadas avançam à semifinal.
A partida terá transmissão ao vivo no Premiére, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Temo Real, com vídeos. O árbitro do duelo será Rodrigo Nunes de Sá, que terá como auxiliares Ediney Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha.
header o que esta em jogo
Resende: uma vitória sobre um dos grandes significa resgatar a confiança. O triunfo, aliás, pode ajudar a apagar a frustrante eliminação na última rodada da Taça Guanabara.
Fluminense: a equipe de Muricy Ramalho tenta espantar a crise que ronda o clube nos últimos dias. Declarações de cunho político e especulações sobre o futuro do comando do futebol atrapalham ainda mais o ambiente. Mas uma vitória neste fim de semana pode amenizar os prejuízos da eliminação no primeiro turno do Carioca e da má campanha na Libertadores.

header as escalações 2
Resende: o técnico Paulo Campos, que dirigiu o Fluminense em 2006, não terá à disposição o atacante Marcelo Régis, que fraturou o nariz durante o treino, e o meia Valdeir, com uma distensão muscular na panturrilha esquerda. Assim, Léo ganha a vaga no meio e Fábio vai atuar no ataque ao lado de Alexandro. O provável time é: Eduardo, Wellington, Anderson Conceição, Rogério e Kim; Gabriel Appelt, Léo Silva, Léo e Marcel; Fábio e Alexandro. Técnico: Paulo Campos.
Fluminense: é uma incógnita. A única certeza de Muricy é que grande parte dos titulares será poupada do jogo. Para evitar um desgaste maior e eventuais lesões após jogar na altitude e encarar longa viagem, ele optou por mandar a campo os reservas. Quatro são as exceções em relação ao time que enfrentou o América-MEX, na quarta-feira: o goleiro Ricardo Berna, os zagueiros Leandro Euzébio e Gum e o lateral-direito Mariano, que devem começar entre os 11. Dos suplentes, apenas Araújo foi confirmado. Já Conca sequer foi relacionado. Ele treinará na manhã deste sábado nas Laranjeiras para aprimorar a forma física. O atacante Emerson, que não atua em partidas oficiais desde a última rodada do Brasileiro-2010, em 5 de dezembro, ficará no banco. A tendência é que o Sheik entre durante a partida e participe de cerca de 30 minutos. O provável time é: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Julio Cesar; Edinho, Fernando Bob (Diogo), Marquinho e Souza; Willians e Araújo.

header fique de olho 2
Resende: o jovem volante Gabriel Appelt, de 17 anos, é a aposta do Resende para impedir a criação de jogadas no meio de campo tricolor. A revelação já chegou a encarar Vasco e Flamengo no primeiro turno, enfrentando inclusive Ronaldinho Gaúcho na derrota por 1 a 0 para o Rubro-Negro, na sétima rodada.
Fluminense: contratado para ser a sombra de Emerson e titular na ausência do atacante, Araújo ainda não engrenou. Fora do time em boa parte da Taça Guanabara e na derrota por 1 a 0 para o América do México, ele deve entrar desde o início neste sábado. O jogo é a oportunidade de o atacante mostrar seu potencial.

header o que eles disseram
Paulo Campos, técnico do Resende: "Sabemos que o Fluminense vem de alguns resultados que não foram muito bons, mas nada disso muda o enorme respeito que temos pela equipe deles. Eles tiveram a melhor campanha de seu grupo na Taça Guanabara e são os atuais campeões brasileiros. Com certeza a Taça Rio será uma prioridade para o Fluminense daqui para frente. Vamos tentar repetir o que fizemos contra o Vasco (na vitória por 1 a 0, no primeiro turno). Procurar conter as principais jogadas deles e aproveitar os eventuais espaços"
Muricy Ramalho, técnico do Fluminense: "Observei o tape do jogo (do Resende) contra o Flamengo, quando eles jogaram completos, e dá para ver que é um time forte, alto, que tem na frente o Alexandro. Tanto que chegou na última rodada (da Taça Guanabara) brigando pela classificação e nesse último jogo deu um sufoco no Flamengo"

header números e curiosidades
* Fluminense e Resende se enfrentaram três vezes na história. E o Tricolor nunca perdeu. São duas vitórias e um empate ao todo. O Flu marcou sete gols, somados os duelos, e o adversário fez apenas três.
* O Fluminense não disputa uma partida em São Januário há dois anos. A última vez em que atuou estádio do Vasco foi no dia 15 de fevereiro de 2009, pelo Campeonato Carioca. Na ocasião, goleou o Tigres por 4 a 0. Os gols foram marcados por Everton Santos (2), Maicon e Thiago Neves. O público foi de apenas 1.549 pagantes.
* O Resende disputa o Campeonato Carioca pela quarta vez. Neste período venceu os grandes em duas oportunidades: o Flamengo por 3 a 1, pela semifinai da Taça Guanabara de 2009, e o Vasco, por 1 a 0, na primeira rodada da Taça Guanabara deste ano.

header último confronto v2


 No dia 21 de março de 2010, pela quinta rodada da Taça Rio, Fluminense e Resende se enfrentaram no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Com uma lesão na coxa, Fred desfalcou o Tricolor. Coube ao técnico Cuca escalar André Lima na posição. E deu certo. O atacante marcou os dois gols na vitória por 2 a 1 do Flu, com Tiago Bastos descontando. A escalação do time das Laranjeiras foi: Rafael, Gum, Dalton e Cássio; Mariano, Diguinho, Conca, Diogo e Julio Cesar (Marquinho); Alan (Wellington Silva) e André Lima (Bruno Veiga).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/campeonatos-estaduais/campeonato-carioca/noticia/2011/03/contra-crise-e-com-time-misto-flu-estreia-na-taca-rio-diante-do-resende.html

Conselheiro visita CT e reafirma compromisso de título no América-MG

Antes de entrar em ritmo de carnaval, os jogadores do América tiveram uma sexta-feira de muito trabalho, principalmente no período da tarde. Os atletas receberam a visita do integrante do Conselho de Administração do clube Marcus Salum, que deixou claro que o Coelho vai buscar o título do Campeonato Mineiro.

Ele esteve no CT Lanna Drumond para ressaltar o bom resultado no clássico contra o Atlético-MG. O homem forte do futebol do América-MG aproveitou a oportunidade para lembrar que o objetivo maior do clube é a conquista do título. O dirigente reafirmou também que a diretoria vem cumprindo com todos os acordos firmados com os atletas e que espera o resultado em campo.

Em sua entrevista coletiva, o dirigente comentou também a situação contratual do goleiro Flávio, considerado por ele um dos melhores do país. Porém, observou que o jogador precisa de um aperto, por isso fez um contrato mais curto que o normal, mas adiantou a permanência do experiente jogador também para o Campeonato Brasileiro.

"Este desafio de fazer um contrato mais curto foi um desafio para ele. Toda vez que você fica muito tempo em um lugar você acomoda um pouco, mas o Flávio tem muito para dar ainda. Ele precisava tomar essa sacudida, mas já está mostrando que é um dos melhores goleiros do Brasil", declarou o dirigente.

FONTE:
 http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27897476

Sem Neymar e Elano, Santos tenta voltar a vencer contra o Oeste

Além de Elano, o lateral esquerdo Léo também não foi relacionado para a partida deste sábado, por conta de um resfriado
Após viver uma semana turbulenta, com a saída do técnico Adilson Batista do comando da equipe, o Santos tenta retomar o caminho das vitórias diante do Oeste, neste sábado, às 21 horas (horário de Brasília), no Estádio Amaros, em Itápolis. Mas, para esse importante compromisso válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, o treinador interino santista, Marcelo Martelotte, não poderá contar com dois de seus principais jogadores: Elano e Neymar.

O primeiro passou a semana inteira com uma forte gripe e, na véspera do jogo, nesta sexta-feira, sua participação foi vetada contra o Oeste. Além de Elano, o lateral esquerdo Léo também não foi relacionado para a partida deste sábado, por conta de um resfriado.

No entanto, a principal ausência fica mesmo por conta de Neymar. O atacante, que teve um curto período de férias no final do ano passado, antes de se apresentar à Seleção Brasileira Sub-20 para a disputa do Campeonato Sul-americano da categoria, no Peru, foi liberado para descansar. Porém, a Joia aproveitou o período sem treinar - até a próxima segunda -, para curtir o carnaval em Salvador e no domingo estará em um camarote da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Sem poder contar com três titulares, o interino alvinegro irá manter a estrutura do time que empatou com o Cerro Porteño, na última quarta, na Vila, pela Libertadores, mudando apenas os nomes. Alex Sandro substitui Léo na ala esquerda. O jovem Felipe Anderson terá a missão de jogar no lugar de Elano, enquanto Maikon Leite - recuperado de uma leve contusão no joelho direito - irá ocupar a vaga de Neymar, formando o ataque ao lado de Zé Eduardo.

Apesar dos problemas, Marcelo Martelotte confia em uma boa atuação, com vitória, para a equipe voltar a brigar pelo topo da classificação do Estadual e, de quebra, recuperar a confiança antes do duelo de decisivo com o Colo Colo (Chile), no dia 16, em Santiago, pela Libertadores.

"Se tivermos um bom desempenho, além de nos reabilitarmos no Paulistão, voltando à condição de brigar pela liderança da primeira fase, ganhamos moral, pois precisamos nesses três jogos antes do Colo Colo voltar a ter boas apresentações. Queremos ir para o Chile em uma condição diferente da atual, mais confiantes", analisou Martelotte, que espera conquistar bons resultados para, quem sabe, ser efetivado futuramente como técnico do Santos.

"Não podemos pensar no que passou (empate com o Cerro). Agora, temos que pensar no jogo contra o Oeste. Conto com o apoio dos jogadores. Fico satisfeito por isso, e espero que possamos ganhar. Sei que a minha chance de permanecer no cargo passa sempre pelos resultados que obtivermos. Por isso, vamos trabalhar ao máximo para que os resultados positivos venham", destacou o interino santista.

Já no Oeste, que faz boa campanha no torneio, com 17 pontos ganhos - dois a menos que o Peixe -, a ordem é ter atenção total com o adversário no confronto deste sábado de carnaval, para somar mais uma vitória.

Por isso, o volante Dionísio, revelado nas categorias de base do Alvinegro Praiano, espera que o Oeste saiba controlar o ímpeto de sua ex-equipe. "Eles virão pressionados, só que o Santos tem um excelente time e temos de ter atenção redobrada com os grandes jogadores da equipe deles. Faremos de tudo para conquistar um bom resultado e deixar o Oeste em uma posição ainda melhor na tabela", comentou.

Em relação ao time, o técnico Luis Carlos Martins deve contar com a volta do zagueiro Cris e o volante Dionísio, que cumpriram suspensão na vitória sobre o Linense, na última rodada. Com isso, Rafael Caldeira e Léo Salino devem ficar na reserva.

FICHA TÉCNICAOESTE X SANTOSLocal: Estádio dos Amaros, em Itápolis (SP)
Data: 5 de março de 2011 (Sábado)
Horário: 21 horas (horário de Brasília)
Árbitro: José Claudio Rocha Filho
Assistentes: Marco Antonio Monteiro Bagatella e Mauro André de Freitas
Assistentes adicionais: Aurélio Sant'anna Martins e Leonardo Ferreira Lima

OESTE: Fábio; Dedê, Paulo Miranda, Cris e Fernandinho; Márcio Passos, Adriano, Dionísio e Roger; Anselmo Ramon e Fábio Santos
Técnico: Luis Carlos Martins

SANTOS: Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Adriano, Danilo, Felipe Anderson e Diogo; Maikon Leite e Zé Eduardo
Técnico: Marcelo Martelotte (interino)

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27900058

Na estreia de Jorginho, Figueirense goleia; Criciúma vence


Campeão do primeiro turno, o Criciúma manteve o embalo e derrotou, nesta sexta-feira, o Concórdia por 1 a 0, em partida válida pela primeira rodada do returno do Campeonato Catarinense. O Figueirense foi além e goleou o Metropolitano por 5 a 1, no Orlando Scarpelli.

O gol da vitória do Tigre foi marcado pelo volante Henik aos 23 minutos do primeiro tempo. Na próxima rodada, o adversário do Criciúma, de volta à Série B do Campeonato Brasileiro, será a Chapecoense, no Heriberto Hulse.

Com o intuito de esquecer a derrota na final do primeiro turno, o Figueira fez um carnaval na defesa do Metropolitano. Sob os olhares do recém-contratado Jorginho, ex-auxiliar técnico da seleção brasileira, a equipe de Florianópolis iniciou a segunda parte da competição com um placar elástico.

O meia Maicon e o atacante Héber foram os artilheiros do jogo, com dois tentos cada. O venezuelano Breitner, ex-jogador do Santos, completou o placar. Na próxima rodada, o Figueira visitará o Joinville

A primeira rodada ainda terá um confronto no sábado (Chapecoense x Avaí) e outro no domingo (Brusque x Joinville)

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27898003

Flamengo inicia contra Olaria o projeto 'título sem final'


Equipe venceu a Taça Guanabara no último final de semana e pode sagrar-se campeão carioca com antecedência se também levar a Taça Rio
Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo estreia na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, neste sábado, às 16h20 (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), enfrentando o Olaria. O Rubro-Negro busca realizar seu objetivo na competição: ser campeão estadual sem a necessidade de uma decisão.

Para isso, o Flamengo precisa ganhar também o segundo turno, repetindo o feito do Botafogo em 2010. O time conseguiu essa façanha pela última vez em 1996, quando era dirigido pelo técnico Joel Santana e tinha como principal estrela o artilheiro Romário.

ACOMPANHE ESSA PARTIDA EM TEMPO REAL NO WWW.ESPN.COM.BR/TEMPOREAL

Apesar de ter consciência de que as dificuldades serão grandes na Taça Rio, pois o Flamengo é a equipe a ser batida, os jogadores adotam o discurso de que desejam acabar com o Estadual antes da decisão.

"No ano passado, o Botafogo ganhou a Taça Guanabara e soube trabalhar muito bem na Taça Rio. Chegou para a final do segundo turno menos pressionado e usou bem a vantagem que conseguiu. O Flamengo precisa usar essa mesma estratégia neste momento da disputa, pois ganhamos o primeiro turno e apenas a nossa equipe pode evitar que o Estadual tenha uma decisão", disse o lateral direito Leonardo Moura.

O primeiro passo para ganhar a Taça Rio, segundo os atletas flamenguistas, é esquecer a conquista da Taça Guanabara, que veio na semana passada, após o triunfo por 1 a 0 sobre o Boavista.

"O jogo contra o Boavista será lembrado por todos nós por se tratar da conquista de um título. Mas não podemos ficar pensando no que já ficou para trás e temos que focar neste compromisso contra o Olaria, que será muito complicado. O Flamengo tem condições de conquistar o título da Taça Rio, mas, para isso, deve deixar de lado o que aconteceu no primeiro turno", afirmou o goleiro Felipe, um dos destaques do Flamengo neste início de temporada.

Em relação à escalação da equipe, o técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu repetir a escalação que derrotou o Boavista na final de domingo passado. Com isso, Ronaldinho Gaúcho vai atuar no ataque, contando com os avanços dos meias Renato Abreu, Bottinelli e Thiago Neves. Egídio permanece como titular da lateral esquerda.

Pelo lado do Olaria também existe motivação. Isso porque o time, no final de semana passado, também comemorou um título ao ganhar a Taça Washington Rodrigues, torneio disputado pelos terceiros e quartos colocados dos dois grupos da Taça Guanabara. Na decisão, o Olaria derrotou o Resende nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Para o segundo turno, a meta na Rua Bariri é surpreender os grandes times e conquistar a vaga nas semifinais. O técnico Cleimar Rocha considera que, para isso, seja fundamental estrear derrotando o Flamengo.

"O Flamengo não é o adversário ideal para nenhum time enfrentar na estreia de uma competição, mas essa também pode ser uma grande oportunidade para começarmos a disputa com moral e pegarmos embalo para alcançar os nossos objetivos. O Olaria também vem se tornando um adversário complicado de ser batido e por isso mesmo estamos confiantes", afirmou Cleimar Rocha.

Na Taça Guanabara, o Olaria terminou o Grupo B na terceira colocação com dez pontos conquistados. Essa pontuação dá tranquilidade para o segundo turno, pois o time se encontra distante da zona de rebaixamento.

FICHA TÉCNICAFLAMENGO X OLARIA
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 5 de março de 2011 (Sábado)
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo de Miranda (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Luiz Felippe Costa (RJ)

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Welinton, David e Egídio; Maldonado, Willians, Renato Abreu, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

OLARIA: Renan; Ivan, Thiago Eleutério, Rafael e Calisto; David, Danilo, Victor e Renan Silva; Felipe e Waldir
Técnico: Cleimar Rocha

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27900010