sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PC Gusmão é demitido pelo Vasco

Treinador não resistiu às três derrotas na estreia do Campeonato Estadual e é demitido após a reunião nesta sexta-feira na casa de Roberto Dinamite

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
i
pc gusmão vasco nova iguaçuPC Gusmão em seu último jogo pelo Vasco
(Foto: Fabio Castro / Agência Estado)
Paulo César Gusmão não é mais técnico do Vasco. Ele não resistiu ao péssimo início do time na Taça Guanabara - derrotas para Resende, Nova Iguaçu, Boavista e a lanterna do Grupo A. Uma reunião na manhã desta sexta-feira na casa do presidente Roberto Dinamite com outros membros da diretoria selou o afastamento do treinador.
Quinta-feira, após a derrota para o Boavista, Dinamite deu entrevista bancando PC no comando do time. Mas a garantia venceu em poucas horas.
Um dos pontos que pesaram contra o técnico foi a desconfiança de algumas pessoas no clube de que ele havia vazado a informação da discussão entre Carlos Alberto e Roberto Dinamite no vestiário. O treinador tinha contrato com o clube até a metade do ano.
Agora, o Vasco vai em busca de um nome para comandar a equipe, que no domingo faz o clássico com o Flamengo, às 19h30m, no Engenhão.
PC Gusmão chegou ao Vasco durante a parada da Copa do Mundo de 2010 para substituir Celso Roth, que surpreendeu a todos no clube e acertou com o Internacional. Na época, o time da Colina estava em penúltimo lugar no Brasileiro, e PC ajudou na recuperação da equipe, que terminou a competição em 11º lugar, livre do rebaixamento.
Perto do fim do ano passado, após notícias de que a diretoria teria se reunido para avaliar sua permanência no cargo (o encontro foi negado pelos dirigentes), PC Gusmão chegou a dar entrevista em tom de despedida e afirmou estar "incomodado com coisas internas que estavam acontecendo". O episódio serviu para abalar a confiança entre as partes, mas o tempo foi passando e PC ficou. Outro ponto que sempre incomodou o clube foi o temperamento explosivo do comandante, que foi expulso três vezes no Brasileiro de 2010.
Neste ano, ele teve a oportunidade de iniciar o trabalho desde a pré-temporada e sempre mostrou muito otimismo com a montagem do time. Tudo foi por água abaixo após três rodadas.
Esta foi a segunda passagem de PC pelo Vasco como técnico. O ex-goleiro, reserva do clube no fim dos anos 80, teve a primeira chance como comandante na Colina quando treinou a equipe interinamente em 2001. Junto com o técnico, saem o auxiliar Acácio e o preparador físico Jorge Sotter.
Após a confirmação da decisão da diretoria, PC Gusmão afirmou que nunca teve problema de relacionamento com qualquer jogador do clube.
- Quando o futebol não vem, a troca é inevitável. Saio pela mesma porta que entrei e de cabeça erguida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2011/01/pc-gusmao-e-demitido-pelo-vasco.html

PC: 'Nunca tive problemas com jogador e saio de cabeça erguida

Ex-técnico do Vasco pede desculpas aos torcedores e paciência com a equipe que, para ele, tem totais condições de sair dessa situação

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

PC Gusmão no treino do VascoPC Gusmão no jogo do Vasco (Foto: Ag. Estado)
Após receber a ligação do presidente do Vasco, Roberto Dinamite, avisando de sua demissão, PC Gusmão fez questão de agradecer a todos do clube e voltou a frisar que não tem problemas de relacionamento com nenhum jogador do time. O treinador disse que os diálogos eram sempre abertos e afirma que deixa São Januário de cabeça erguida.
- Recebei a notícia por volta das 12h. O presidente me ligou passando a decisão que havia tomado com a diretoria, agradecendo pela minha vinda, principalmente num momento muito difícil do Vasco que eu prontamente me coloquei à disposição. Vim com uma primeira missão de tirar o Vasco do rebaixamento, já que todos sabíamos das dificuldades que o Vasco vivia e vive. Fechamos o ano, que poderia ser muito ruim, com a vaga na Sul-Americana. Infelizmente, a temporada não começou da maneira que esperávamos. ndependentemente do que as pessoas falam, nunca tive problema com nenhum jogador, o diálogo sempre foi aberto. Quando o futebol não vem, a troca é inevitável. Saio pela mesma porta que entrei e de cabeça erguida.
PC Gusmão ainda exaltou o grupo vascaíno. Segundo o ex-comandante, a equipe é forte e tem tudo para deixar essa fase ruim de lado e, para isso, precisa da ajuda dos torcedores.
- O Vasco tem um time forte e jogadores que estão se aplicando todos os dias. Quero agradecer aos torcedores, diretoria e jogadores, que tiveram grandes dificuldades. Infelizmente não deu liga. Tenho certeza que o grupo é forte e vai se encaixar, mas o torcedor precisa de paciência. Peço desculpas se errei em alguma situação, mas o erro não foi intencional. Agora, vou cuidar da minha vida particular e dar uma atenção especial para a minha família.
Para o clássico do próximo domingo, às 19h30m, contra o Flamengo, no Engenhão, Gaúcho deverá comandar, interinamente, a equipe vascaína. A diretoria pode anunciar um novo técnico ainda nesta sexta-feira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2011/01/pc-nunca-tive-problemas-com-jogador-e-saio-de-cabeca-erguida.html

Resultados de quinta nos estaduais e na Taça Libertadores

Palmeiras e Fluminense vencem novamente, enquanto o Vasco, no Carioca, e o Avaí, no Catarinense, seguem sem marcar pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Taça Libertadores da América: (Fase prévia - jogos de ida)
Cerro Porteño-PAR 1 x 0 Deportivo Petare-VEN
Bolívar-BOL 0 x 1 Unión Española-CHI

Campeonato Paulista: (4ª rodada)
Grêmio Prudente 1 x 1 Botafogo-SP
Palmeiras 3 x 1 Paulista

Campeonato Carioca: (Taça Guanabara - 3ª rodada)
Boavista 3 x 1 Vasco
Fluminense 3 x 1 Macaé

Campeonato Gaúcho: (Taça Piratini - 4ª rodada)
Juventude 2 x 1 Caxias

Campeonato Paranaense: (Primeiro turno - 4ª rodada)
Coritiba 1 x 0 Cascavel

Campeonato Catarinense: (Primeiro turno - 4ª rodada)
Avaí 0 x 1 Imbituba

Campeonato Baiano: (3ª rodada)
Feirense 2 x 0 Juazeiro

Campeonato Pernambucano: (6ª rodada)
Vitória-PE 0 x 1 Náutico
Santa Cruz 2 x 1 Petrolina
Ypiranga-PE 0 x 2 Porto
Central 2 x 0 Araripina
Cabense 1 x 1 América-PE

Campeonato Cearense: (Primeiro turno - 5ª rodada)
Crato 0 x 1 Ceará
Tiradentes 0 x 1 Guarany de Sobral

Campeonato Goiano: (4ª rodada)
Goianésia 1 x 1 Aparecidense

Campeonato Alagoano: (4ª rodada)
ASA 3 x 0 Ipanema

Campeonato Paraense: (Taça Cidade de Belém - 2ª rodada)
Águia de Marabá 0 x 0 São Raimundo-PA

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/01/resultados-de-quinta-nos-estaduais-e-na-taca-libertadores.html

Atacante Ronaldo oferece almoço para Demi Moore e Ashton Kutcher

No encontro, integrantes da Cabala do Brasil também estiveram presentes. Dez dos 11 titulares do Corinthians ganharam folga nesta sexta-feira



Por Leandro Canônico São Paulo

Ashton Kutcher chegando para jantar com RonaldoAshton Kutcher e Demi Moore também jantaram com
Ronaldo na quinta (Foto: Grizair Junior / Ag. Estado)
À exceção do goleiro Julio Cesar, os titulares do Corinthians que iniciaram o duelo com o Deportes Tolima, na última quarta-feira, pela Libertadores da América, ganharam folga nesta sexta-feira. Até porque, como anunciado anteriormente, o Timão usará apenas reservas no domingo, contra o São Bernardo, pelo Paulistão.
Aproveitando o dia de folga, Ronaldo deu um almoço em sua casa, na zona oeste da capital paulista, para as estrelas Demi Moore e Ashton Kutcher. O ator, marido de Demi, está na cidade para desfilar na São Paulo Fashion Week. O zagueiro Paulo André também esteve na festa, mas treinou normalmente esta tarde.
A confraternização contou também com a presença de alguns integrantes da Cabala do Brasil, entidade com a qual a mulher de Ronaldo, Bia Anthony, tem ligações. O encontro na casa do craque durou até umas 15h. O Fenômeno e outros nove titulares que folgaram com ele retornam ao treinamento na manhã deste sábado.
O jogo de domingo antecede a decisão da vaga na fase de grupos da competição sul-americana, na próxima quarta-feira, contra o Tolima, em Ibagué, na Colômbia. Depois do empate por 0 a 0 no Pacaembu, o Corinthians joga por um empate com gols fora de casa. Tudo por conta do regulamento do gol qualificado.
A delegação alvinegra tem viagem marcada para a Colômbia depois do jogo com o São Bernardo. A chegada por lá está prevista para manhã de segunda-feira.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2011/01/titulares-do-timao-folgam-e-ronaldo-da-almoco-para-demi-moore-e-marido.html

Flu consegue inscrever R. Moura e depende de liberação de suíços

Rafael Moura protege bola da presença da marcação do Independiente. Foto: AFP Atacante, que defendeu o Goiás em 2010, tem contrato com o suíço Locarno
Foto: AFP

O vice-presidente de futebol do Fluminense, Alcides Antunes, e o departamento jurídico tricolor agiram rápido e conseguiram regularizar o atacante Rafael Moura no fim da tarde desta quinta-feira. O jogador já havia acertado com o clube das Laranjeiras, mas corria o risco de ficar de fora da Taça Guanabara, já que se havia atingido a data limite de inscrição.
Agora, falta apenas a liberação da Federação Suíça para o jogador poder atuar - desde 2007, Rafael Moura tem contrato com o FC Locarno, clube do país europeu ligado ao grupo de investimentos MSI.
"Ele vai poder jogar a Taça Guanabara. Ainda não tem condições de jogo, mas já está inscrito no Bira (Boletim Informativo de Registro de Atletas)", confirmou Antunes. Rafael Moura deverá ser apresentado nesta sexta-feira

FONTE:
http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/2011/noticias/0,,OI4915196-EI17140,00-Flu+consegue+inscrever+R+Moura+e+depende+de+liberacao+de+suicos.html

Após quatro meses de recuperação, Maicosuel corre no gramado

Após quatro meses só fazendo trabalhos longe do gramado, o meia botafoguense Maicosuel apareceu na tarde desta quinta-feira no campo de General Severiano e deu mais um passo para sua recuperação, que deve terminar em maio.
Maicosuel fez apenas 20 minutos de exercícios e se mostrou sorridente em todos os instantes. Na quarta-feira, o jogador passou por uma nova bateria de examese os resultados mostraram que ele tem se recuperado muito bem, podendo supreender e retornar antes do que está previsto. Mesmo assim, o departamento médico do Botafogo acredita que não deve pular etapas e continuará trabalhando para recuperar o meia até meados de maio.
O atleta se recupera de uma lesão grave que sofreu no joelho esquerdo, em setembro do ano passado, em um clássico diante do Vasco, no Campeonato Brasileiro. O jogador sempre se mostra ansioso pelo retorno, já que a todo momento dá uma "escapada" até o gramado para brincar com os companheiro.

FONTE:

http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/2011/noticias/0,,OI4915318-EI17140,00-Apos+quatro+meses+de+recuperacao+Maicosuel+corre+no+gramado.html

Seleção se concentra em cidade de espírito orgulhoso e arrogante


 . Foto: Fábio de Mello Castanho/Terra Taxista Jesus comenta a "superioridade" do povo de Arequipa
Foto: Fábio de Mello Castanho/Terr

Fábio de Mello Castanho
Direto de Arequipa (Peru)
Uma corrida de táxi com o motorista Jesus Rondon Chavez entregou muito mais do que as atrações turísticas de Arequipa, cidade em que a Seleção Brasileira se concentra para a fase final do Sul-Americano Sub-20. A conversa serviu para comprovar o espírito orgulhoso dos arequipanos, que para os peruanos de outras regiões seria melhor classificado como espírito arrogante.
"Somos primeiro arequipenos, depois peruanos", disse o motorista entre uma parada no Convento Santa Catalina e a Praça das Armas. "Qual outra cidade do Peru tem construções tão bonitas como essa?", questiona Jesus, sobre as igrejas que formam a paisagem da cidade conhecida por sua tradição religiosa.
O orgulho dos habitantes desta localidade no sul do país e nos pés dos Andes pode ser medido em camisetas que brincam com a fama por meio da frase "eu amo ser arequipano". Ou ainda por um alerta feito pelo taxista. "Se for paquerar as mulheres daqui, cuidado. Nós não gostamos que estrangeiros falem com nossas garotas."
Este "ar superior" dos arequipanos é relatado no livro de um dos filhos ilustres da cidade, o escritor e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa. Em "Dicionário Amoroso da América Latina", o escritor descreve a sua cidade-natal como um típico habitante.
"Eu acredito que as zombarias que correm a respeito de nós no Peru - dizem que somos arrogantes, antipáticos e até mesmo loucos - têm origem na inveja que despertamos. Afinal, não falamos nós o espanhol mais puro? Não temos, então, o convento de Santa Catalina, essa maravilha arquitetônica (...)? E a nossa cidade não conheceu os mais grandiosos terremotos e maior número de revoluções da história do Peru?".
Conhecida como cidade branca por ser erguida com silhar, pedra de origem vulcânica com a coloração branca, Arequipa desde a sua fundação, em 1540, sofre com catástrofes naturais. Com vulcões ao seu redor, a cidade teve de se reerguer de erupções e terremotos e está suscetível a novos desastres. O último forte tremor, em 2001, levou destruição à cidade, e o vulcão Misti entrou em erupção, sem grandes danos, em 1985.
Arequipa também é conhecida pelo seu espírito contestador e revolucionário. Principalmente por seu papel central na Guerra do Pacífico, que entre 1879 e 1883 envolveu também o Chile e a Bolívia. "Enquanto a gente pegava arma e defendia o Peru dos chilenos, o pessoal de Lima se escondia embaixo da cama", disse o taxista Jesus Rondon Chavez ao final de uma corrida esclarecedora sobre quem são os arequipanos.

FONTE:
http://esportes.terra.com.br/futebol/sulamericano-sub20/2011/noticias/0,,OI4915826-EI17216,00-Selecao+se+concentra+em+cidade+de+espirito+orgulhoso+e+arrogante.html

Neymar vira febre em Angola e inspira danças do "kuduro"

 . Foto: Diego Garcia/Especial para Terra Angolano Job arrisca passos de "kuduro" inspirados em Neymar
Foto: Diego Garcia/Especial para Terra

Diego Garcia
Direto de Santos

O atacante Neymar virou mania entre o povo de Angola. Nas ruas, o que se vê são crianças e adultos com o penteado do atacante e até jogadores de futebol comemorando seus gols com as "dancinhas", fazendo inclusive adaptações com o "kuduro" - tradicional dança local. Quem afirma isso são os próprios atletas angolanos, que exaltaram uma verdadeira febre pelo jovem no país africano.
"Lá em Angola, o Neymar e o Ganso são ídolos. Muita gente, inclusive, corta o cabelo moicano por causa do Neymar. Ele é adorado pelo povo angolano", disse Kali, zagueiro que disputou a Copa do Mundo de 2006 pelo país africano. "Temos uma ligação muito forte com o Brasil. Assistimos muitas televisões brasileiras, como Globo e Record, por exemplo. Adoramos as músicas e as novelas, como Passione", divertiu-se.
Sobre Neymar, outro companheiro de seleção engrossou o coro pela idolatria ao camisa 11 santista e citou uma peculiaridade. "O que eu mais gosto são as dancinhas que ele faz depois dos gols. É muito engraçado, todos nós gostamos", acrescentou Job, meio-campista habilidoso que marcou um golaço no jogo-treino da última quinta-feira, quando Angola derrotou o Santos de virada, por 3 a 2. "Fui bem no lance", disse, de maneira tímida.
Perguntado se os angolanos arriscam comemorar os tentos da mesma maneira que o jovem ídolo santista, Job deu risada e exaltou: "lá, nós temos o kuduro, que é semelhante ao funk aqui. Até arriscamos fazer alguma coisa depois dos gols com isso, como o Neymar, mas é difícil fazer como ele, né?", respondeu, aos risos.
O atleta, que joga pelo time angolano do Petro Atlético, estava bastante acanhado e recusou a fazer a dança na frente dos repórteres. Contudo, ao dar entrevista a uma jornalista da TV Record, não negou fogo e fez o "kuduro" na frente das câmeras. "É uma dança típica e muito famosa no nosso país", disse.
A seleção de Angola excursiona pelo Brasil e busca adquirir experiência para disputar a Copa Africana de Nações, que terá início no próximo mês de fevereiro. O país está na mesma chave que Ruanda, Tunísia e Senegal, e em sua passagem pelo solo brasileiro derrotou o Atlético Sorocaba por 3 a 1 e sucumbiu contra o Palmeiras com um revés de 2 a 1.

FONTE:

http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/2011/noticias/0,,OI4915845-EI17147,00-Neymar+vira+febre+em+Angola+e+inspira+dancas+do+kuduro.html

Andy Murray vira jogo sobre Ferrer e fará sua segunda final em Melbourne

TÊNIS INTERNACIONAL 2011  - Aberto da Austrália


Tenista escocês tenta encerrar jejum britânico de 74 anos em Grand Slams


Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália


Andy Murray tênis Australian Open semifinaisAndy Murray, classificado para a final do Australian
Open pelo segundo ano seguido (Foto:Getty Images)
Andy Murray esteve a um ponto de permitir que David Ferrer abrisse 2 sets a 0, mas se recuperou a tempo, derrotou o azarão espanhol por 4/6, 7/6(2), 6/1 e 7/6(2) e garantiu seu lugar na final do Australian Open pelo segundo ano consecutivo.
Invicto e com nove vitórias na temporada, Murray terá sua terceira chance para encerrar o jejum de títulos da Grã-Bretanha, que não vê um de seus homens vencer um Grand Slam em simples desde 1936, quando o inglês Fred Perry triunfou no US Open. Nas duas tentativas anteriores, o escocês, hoje com 23 anos, não venceu um set sequer. Em ambas (US Open/2008 e Australian Open/2010), foi superado por 3 a 0 por Roger Federer.
Este ano, porém, seu adversário será outro: o sérvio Novak Djokovic, número 3 do mundo, que despachou Federer em três sets nesta quinta-feira. Em confrontos diretos, Djokovic leva vantagem, com quatro vitórias em sete jogos. Todas as partidas foram disputadas em torneios da Série Masters 1.000. Em Grand Slams, será o primeiro duelo entre os dois.
Nesta sexta, Murray e Ferrer fizeram o esperado: um jogo cheio de ralis, com longas trocas de bola e muitas quebras de saque. No primeiro set, as quebras demoraram a aparecer e, quando vieram, foi o escocês que conseguiu a primeira vantagem. Com o saque em 4/3, porém, Murray viu o adversário parar de errar. Ferrer encaixou uma sequência impressionante e, com duas quebras seguidas, venceu a parcial por 6/4.
Os dois tenistas trocaram mais duas quebras de saque logo no começo, e a partida seguiu empatada, com longas e emocionantes trocas de bola até o décimo game, quando Ferrer conseguiu um set point no saque de Murray. O britânico se salvou com um ótimo saque e manteve o embalo, quebrando o serviço do espanhol em seguida. O número 4 do mundo sacou para a parcial, foi desta vez foi ele quem deixou de aproveitar a chance. A parcial foi para o tie-break e, pela primeira vez no jogo, Ferrer jogou mal. Com seguidos erros, incluindo uma curtinha mal aplicada, o espanhol viu Murray abrir 6/0 e, pouco depois, fechar em 7/2.
david ferrer tênis Australian Open semifinaisDavid Ferrer não conseguiu converter o break point que o deixaria à frente por 2 sets a 0 (Foto: agência AP)
O momento ruim para Ferrer continuou no terceiro set. O escocês começou a atacar mais e forçar falhar do espanhol. Ferrer cometeu apenas cinco erros não forçados em toda a parcial, mas foi induzido a falhas em várias oportunidades. Murray conseguiu uma quebra no quarto game e, em seguida, abriu 4/1. O número 7 do mundo já não conseguia vencer tantos ralis e, apesar de endurecer vários games, sofreu 6/1 em 42 minutos.
Embalado, Murray parecia arrancar para a vitória quando abriu 2/0 no quarto set, mas um game ruim do escocês foi o bastante para que o espanhol ganhasse esperança e voltasse a vibrar a cada ponto. A partir desse momento, a partida seguiu parelha, cheia de lances espetaculares, mas sem quebras até o tie-break. Como aconteceu no segundo set, o número 5 do mundo disparou na frente, fez 6/1 e, dois pontos depois, selou a fatura com uma curtinha.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/01/andy-murray-vira-jogo-sobre-ferrer-e-fara-sua-segunda-final-em-melbourne.html

No retorno de Marcos, Palmeiras vence Paulista e encosta no Santos

CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL 2011 - SÉRIE A1


Goleiro volta a jogar após quatro meses, Alviverde faz 3 a 1 no time de Jundiaí, empata com o Peixe em pontos e só perde no saldo - oito a seis

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Depois de quatro meses longe da meta palmeirense, o goleiro Marcos viu uma situação bem diferente quando saiu do gramado do Pacaembu, na partida da noite desta quinta-feira, contra o Paulista. Se antes o time deixava o campo sob desconfiança, agora existe esperança de dias melhores no Alviverde. Com 3 a 1 sobre o time de Jundiaí, o Verdão conseguiu fechar a quarta rodada na cola do líder Santos.
Os gols marcados por Marcos Assunção, Kleber e Patrik - Maurício Ramos fez contra - levaram o Alviverde ao segundo lugar do Campeonato Paulista, com os mesmos dez pontos do Santos. A equipe palmeirense só perde no saldo de gols - oito contra seis. Mas se mantém em uma situação confortável na tabela, como quer o técnico Luiz Felipe Scolari.
No próximo domingo, às 17h (de Brasília), o Palmeiras visita a Portuguesa, no Canindé. Já o Paulista tenta a recuperação no mesmo dia, mas às 19h30m, contra o Linense, fora de casa.
Precisão e Gladiador
Marcos PalmeirasMarcos voltou a atuar depois de quatro
meses e meio (Foto: Ag. Estado)
Avaliando que o time palmeirense já apresenta melhores condições físicas, depois de quase 20 dias de treinamentos, o técnico Luiz Felipe Scolari resolveu promover o retorno do goleiro Marcos. O atleta de 37 anos não assumia a meta da equipe em um jogo oficial desde 5 de setembro passado, quando, em jogo contra o Cruzeiro, levou uma pancada perto do joelho esquerdo - o mesmo que havia sido submetido a uma artroscopia. E logo no começo da partida desta quinta, o veterano foi testado.
Aos cinco minutos, Roni Dias avançou com liberdade e bateu contra Marcos, que espalmou. Cicinho livrou o goleiro palmeirense de ser vazado rapidamente no seu retorno, contendo a tentativa de Hernani. Aos 13, o camisa 12 foi desafiado novamente. Mas se livrou do perigo com estilo. Hernani o viu adiantado e tentou encobrir o arqueiro. Sem sustos, Marcos matou no peito e entregou para a sua defesa, levantando a pequena torcida alviverde que foi ao Pacaembu.
Próximos na tabela do Paulistão, Palmeiras e Paulista faziam um jogo brigado no meio-campo. Até que a bola parada movimentou o placar. Kleber sofreu falta, e Assunção foi para a cobrança. O volante, que durante a semana chegou a reclamar da bola usada no Estadual, parece ter, finalmente, se adaptado ao novo modelo. Com precisão, ele colocou no cantinho esquerdo do goleiro Cristiano e fez 1 a 0, aos 19 minutos, no seu primeiro gol de falta no ano.
Aos 34, porém, Assunção precisou deixar o gramado por sentir dores na região da virilha - ele foi substituído por João Vitor. E assim o Palmeiras perdeu boa parte do meio-campo, ficando mais exposto aos ataques do Paulista. Marcos só não foi vencido por Hernani e companhia porque a defesa alviverde livrou o perigo a qualquer custo. Não foi raro ver Danilo ou Cicinho se atirando no chão.
Sem saída de bola, sobrou o contragolpe em velocidade. E o Palmeiras soube aproveitar a oportunidade que teve, já nos minutos finais do primeiro tempo. Luan disparou e passou para Rivaldo, que rolou para Kleber fuzilar contra Cristiano. Com 2 a 0, o Alviverde matou as reações do Paulista no fim da primeira etapa.
Na cola do líder!
Marcos Assunção gol PalmeirasMarcos Assunção abriu o placar para
o Palmeiras (Foto: Ag. Estado)
Depois da parada, o Paulista voltou apertando mais o Palmeiras. Precisando de um bom resultado para não se distanciar dos líderes, o técnico Fernando Diniz resolver mexer na frente e sacou Diego Barboza para a entrada de Carlão. Apesar de pressionar mais o rival, os erros de passes dificultavam a tentativa do time de Jundiaí de diminuir diferença.
Vendo a sua equipe com dificuldades na armação das jogadas, Felipão também mexeu. Como na partida contra o Oeste, ele tirou Dinei e colocou Patrik. E logo o Palmeiras conseguiu encaixar um contragolpe fatal.
Aos 21, Cicinho tramou boa jogada com Patrik, que chutou cruzado, no canto direito de Cristiano, para ampliar a conta: 3 a 0. O gol do meia, que já havia marcado contra o Oeste, colocava o Palmeiras ainda mais na cola do líder Santos. Ambas equipes têm dez pontos, mas o Alvinegro leva vantagem por ter mais gols de saldo - oito contra seis.
A noite só não foi perfeita porque Marcos não passou ileso no jogo. Aos 35 minutos, Rone levantou a bola na área, e a zaga palmeirense se trapalhou, com Maurício Ramos marcando contra. Os 3 a 1, porém, eram suficientes para manter o Palmeiras bem perto da primeira posição.
PALMEIRAS 3 X 1 PAULISTA
Marcos; Cicinho, Danilo, Maurício Ramos e Rivaldo; Márcio Araújo, Marcos Assunção (João Vitor), Tinga (Vitor) e Dinei (Patrik); Luan e Kleber. Cristiano; Eli Sabiá, João Paulo e Cléber (Fabiano); Bruno Formigoni, Baiano, Fábio Gomes, Rone Dias e Marquinhos; Diego Barboza (Carlão) e Hernani.
Técnico: Luiz Felipe Scolari. Técnico: Fernando Diniz.
Gols: Marcos Assunção, aos 19, e Kleber, aos 43 minutos do primeiro tempo. Patrik, aos 21, e Maurício Ramos (contra), 35 aos minutos do segundo tempo.
Cartões: Baiano e Bruno Formigoni (Paulista). Kleber (Palmeiras).
Local: Pacaembu, em São Paulo. Data: 27/01/2011. Árbitro: Vinícius Furlan. Auxiliares: Giulliano Neri Colisse e Fabio Rogerio Baesteiro. Público: 6.113 pagantes. Renda: R$190.452,00.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/campeonatos-estaduais/campeonato-paulista/noticia/2011/01/no-retorno-de-marcos-palmeiras-vence-paulista-e-encosta-no-santos.html

Carlinhos e Souza brilham, Flu vence o Macaé e segue 100% na Taça GB

CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL  2011 -

TAÇA GUANABARA


Lateral marca um gol e dá passe para outro, e apoiador faz dois em vitória por 3 a 1. Já Diego Cavalieri falha na estreia
Por Cahê Mota Rio de Janeiro

Cem por cento e sem sustos. O Fluminense não precisou fazer muita força e contou com noite inspirada de Carlinhos e Souza para vencer o Macaé por 3 a 1, no Engenhão, nesta quinta-feira, pela terceira rodada da Taça Guanabara. Com um golaço, o lateral abriu o placar e ainda deu o passe para o meia marcar o segundo. Em cobrança de falta, o camisa 7 também fez o terceiro. Róbson descontou ao aproveitar falha do estreante Diego Cavalieri.
O resultado deixou o Tricolor com nove pontos, na segunda colocação do Grupo B. O Botafogo tem a mesma pontuação, mas leva vantagem no saldo de gols: 9 a 7. O Macaé é o sexto, com apenas três pontos.
No próximo domingo, o Flu encara a Cabofriense, às 17h (de Brasília), no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. No mesmo local, os macaenses recebem o Bangu, às 19h30m, em rodada dupla.
Confira a classificação atualizada da Taça Guanabara!
Souza comemora gol do Fluminense contra o MacaéSouza comemora um de seus dois gols contra o Macaé (Foto: Agência Photocâmera)
Gozação tricolor, desânimo vascaíno
A tarde tricolor começou com gozação sobre um rival. O sol ainda iluminava o Engenhão quando os torcedores do Fluminense chegaram ao estádio e tripudiaram os vascaínos que perderam por 3 a 1 para o Boavista no primeiro jogo da rodada dupla desta quinta-feira. Irônicos, gritaram os nomes de Carlos Alberto, Felipe e pediram a permanência de PC Gusmão, enquanto o lado cruzmaltino protestava.
Os vascaínos, por sinal, não faziam a menor questão de esconderem o desânimo. Cerca de 200 deles permaneceram no Engenhão, mas sequer secaram o Fluminense e apenas observaram o rival manter os 100% de aproveitamento na Taça Guanabara.
Pelas beiradas, Flu encontra o caminho para vitória
Carlinhos comemora gol do Fluminense contra o MacaéCarlinhos vibra com seu gol (Foto: Photocâmera)
Já com a bola rolando para Fluminense e Macaé, porém, os tricolores não tiveram tanta facilidade no primeiro tempo. Apostando no condicionamento físico, o time de Costa do Sol se mandava para o ataque em velocidade e deu trabalho para a dupla Gum e Leandro Euzébio, principalmente em jogadas pelas pontas. Por outro lado, Diego Cavalieri não teve trabalho.
Ousado no ataque, o Macaé se mantinha bem postado na defesa e montou uma verdadeira barreira na entrada da área. Com isso, o Tricolor passou a apostar em seus laterais, e foi feliz. Discreto nas primeiras partidas do ano, Mariano voltou a apresentar bom futebol e levava perigo nos cruzamentos. Em um deles, por sinal, Fred por muito pouco não marcou um gol de placa ao dominar no peito cheio de estilo e emendar uma bicicleta que explodiu no travessão de Everton.
Chutes de longe também passaram a ser a arma da equipe de Muricy Ramalho. Mas foi pelo lado esquerdo, com Carlinhos, que saiu o gol. Aos 35 minutos, o lateral recebeu passe em profundidade, cortou de letra para dentro, deu uma ajeitadinha, e de pé direito colocou no ângulo esquerdo do goleiro. Golaço!
Pelos pés de Carlinhos, o Tricolor chegou também ao segundo gol. Logo aos dois minutos do segundo tempo, o lateral foi ao fundo e cruzou rasteiro. A bola passou por toda a área até encontrar Souza, sem marcação, no segundo pau: 2 a 0.
Souza rouba a cena
Foi quando, inclusive, o camisa 7 passou a roubar a cena e assumiu o papel de protagonista da partida. Disposto a apagar a má impressão da estreia, quando foi expulso com apenas 38 minutos de jogo contra o Bangu, Souza distribuiu bons passes, driblou e mostrou a já conhecida precisão em bolas paradas. Aos oito, ele cobrou falta colocado e transformou o placar em goleada.
Foi o suficiente para a torcida tricolor passar a gritar seu nome nas arquibancadas e cantar para Thiago Neves: “O Souza é melhor que você!”. Empolgado, ele por muito pouco não fez seu terceiro gol em voleio que passou perto do travessão.
Souza acertou o travessão, e Fred a trave. O atacante, que teve boa atuação, perdeu a chance de se isolar na artilharia do Carioca ao desperdiçar pênalti sofrido por Willians nos minutos finais.
Diego Cavalieri falha na estreia
A vitória tranquila praticamente transformou os estreantes Edinho e Diego Cavalieri em espectadores. Firme na proteção à zaga, o volante foi eficiente na defesa e deixou boa impressão com bons passes e viradas de jogo. Já o goleiro chamou a atenção pelo nervosismo nas poucas vezes em que foi exigido. Após bater-roupa em chute de longa distância, ele voltou a bobear aos 42 minutos e soltou bola no pé de Róbson, que só escorou da pequena área e colocou números finais na partida: 3 a 1.
FLUminense 3 x 1 Macaé
Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos (Julio Cesar); Edinho, Diguinho, Souza e Tartá (Marquinho); Rodriguinho (Willians) e Fred. Everton; Marcos Tamandaré (Johnatan), Eduardo Luiz, Daniel Melo e Bill; Gedeil, Osmar, André Gomes (Rincón) e Danilo; Luiz Mário (Serginho) e Robson.
Técnico: Muricy Ramalho. Técnico: Dário Lourenço.
Gols: Carlinhos, aos 35 minutos do primeiro tempo. Souza, aos dois e aos oito, e Róbson, aos 42 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Carlinhos, Diguinho, Leandro Euzébio e Tartá (FLU) Gedeil (MAC).
Público pagante: 7.781. Público presente: 10.190. Renda: R$ 155.235,00.
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro. Data: 27/01/2011. Arbitragem:  Eduardo Cordeiro Guimarães, auxiliado por Silbert Faria Sisquim e Luiz Antonio Muniz de Oliveira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/campeonatos-estaduais/campeonato-carioca/noticia/2011/01/carlinhos-e-souza-brilham-flu-vence-o-macae-e-segue-100-na-taca-gb.html

Instável, Murray despacha azarão e vai às semifinais do Australian Open



TÊNIS INTERNACIONAL  - Aberto da Austrália 2011



Número 5 do mundo foi vice-campeão em Melbourne no ano passado

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália

O ucraniano Alexandr Dolgopolov, história de cinderela do Australian Open, virou abóbora nesta quarta-feira, vítima de um instável Andy Murray, que teve problemas para lidar com o imprevisível adversário. Por 7/5, 6/3, 6/7(3) e 6/3, o britânico, atual número 5 do mundo, volta às semifinais em Melbourne, onde, ano passado, foi vice-campeão.
Andy Murray tênis Australian Open quartasAndy Murray teve problemas para encontrar seu ritmo nesta quarta-feira (Foto: Reuters)
O escocês de 23 anos, que perdeu seu primeiro set no torneio nesta quarta, agora espera David Ferrer, número 7 do mundo, que derrotou o líder do ranking, Rafael Nadal, que sofreu uma lesão no segundo game do jogo. O histórico de Murray é negativo diante de Ferrer: são dois triunfos em cinco partidas disputadas.
Em 2010, porém, Murray e Nadal se enfrentaram nas quartas de final do Australian Open, e foi o britânico que saiu com a vitória. Depois de vencer os dois primeiros sets, Murray viu o espanhol abandonar a quadra, reclamando de dores nos joelhos.
Smashes fazem falta
Dolgopolov abriu o jogo desta quarta-feira com chance de quebrar o saque de Murray logo no primeiro game, mas errou um smash fácil. O escocês tirou vantagem da instabilidade do adversário no começo do set e logo abriu 4/1, mas o número 5 do mundo também passou por um momento instável e deixou que Dolgopolov devolvesse a quebra.
No 12º game, depois de desperdiçar um game point que levaria o set para o tie-break, Dolgopolov teve smash fácil - mais uma - para fechar o game. O ucraniano pegou mal na bola e Murray executou a passada. Alguns pontos depois, o escocês conseguiu a quebra e venceu a parcial por 7/5.
- Cada ponto é diferente. É difícil de explicar. Tive problemas para achar meu ritmo no começo, mas joguei bem o bastante. Foi uma partida difícil, foi complicado encontrar meu ritmo - avaliou Murray depois da partida.
Curiosamente, foi mais um smash errado que custou a Dolgopolov a quebra decisiva também no segundo set. Com mais uma falha junto à rede, o ucraniano deixou que Murray abrisse 4/1. O escocês, desta vez, não bobeou. Dominando seus games de saque, o número 5 do mundo só perdeu dois pontos de serviço em todo o set e fechou o set em 6/3.
Instabilidade na hora de fechar
Murray abriu 2/0 no terceiro set e parecia rumar para uma vitória por 3 a 0, mas Dolgopolov não deixou de lutar. O ucraniano se aproveitou de um game ruim do número 5 do mundo, devolveu a quebra e igualou a parcial. O set foi para o tie-break, e o escocês vacilou. Com uma dupla falta e seguidos erros não forçados, Murray perdeu o game de desempate por 7/3.
Mal começou uma reação, Dolgopolov foi sufocado por Andy Murray no começo do quarto set. Voltando a jogar um tênis preciso, o britânico abriu 4/0 e, desta vez, manteve a dianteira até fechar o jogo e assegurar seu lugar nas semifinais.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/01/instavel-murray-despacha-azarao-e-vai-semifinais-do-australian-open.html

Almirante à deriva

CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL  2011 - 1º Turno - TAÇA GUANABARA

Vasco perde para o Boavista, põe um pé fora da Taça GB e os dois na crise

Time de Saquarema derrota o Gigante da Colina por 3 a 1. Torcida pede a saída de PC Gusmão, que retribui ironicamente com palmas

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

Acabaram as desculpas. Com o time completo pela primeira vez no torneio, o Vasco foi derrotado pelo Boavista, nesta quinta-feira, no Engenhão, por 3 a 1 (gols de Tony, Frontini e André Luis. Marcel descontou). Com o resultado, o clube chegou à marca de três derrotas seguidas no Carioca, igualando seu pior começo de campeonato (em 84, só pontuou na quarta rodada). Com direito a “olé” de seus próprios torcedores, o time de São Januário viu suas chances de chegar à semifinal da Taça Guanabara praticamente acabarem. Sem um ponto sequer, a equipe, que está na lanterna do Grupo A, precisa vencer os quatro duelos que restam e ainda torcer contra seus adversários. O Boavista, por sua vez, chegou aos sete pontos e está em terceiro lugar na chave.
O que aconteceu durante o jogo também contribui para aumentar ainda mais a crise na Colina - além do resultado, é claro. Substituído ainda no primeiro tempo, Felipe deixou o gramado sem olhar para o técnico PC Gusmão e reclamou das vaias. Ele tem sido o principal alvo da ira da torcida, que também não está feliz com o técnico. No fim da partida, os gritos de “Adeus, PC” foram ouvidos com força. O treinador, que está a perigo no cargo, retribuiu ironicamente com palmas.
As duas equipes voltam a campo no próximo domingo. Às 17h (horário de Brasília), o Boavista encara o Americano, em Campos. Já o Vasco enfrenta o Flamengo, seu maior rival, no Engenhão, às 19h30m.
Boavista se aproveita de erros do Vasco

O jogo ainda nem havia começado e os jogadores já sentiam a pressão da torcida. Na apresentação da escalação do time, os torcedores ficaram em silêncio. Palmas apenas para o ídolo Dedé, que fez seu primeiro jogo no Campeonato Carioca. Contudo, assim que o jogo começou, Felipe virou o alvo das vaias.
Carlos Alberto lamenta derrota do VascoCarlos Alberto lamenta derrota do Vasco (Foto: Ag. Estado)
A postura ofensiva do Vasco diminuiu a insatisfação das arquibancadas. E quase que o time conseguiu o apoio da torcida. Lembrando seus melhores momentos no Brasileiro do ano passado, Eder Luis e Fagner fizeram uma linda tabela na direita. O atacante cruzou na área e Carlos Alberto arriscou de letra, mas errou. Rômulo também tentou em chute de longa distância, mas a bola passou longe.
Nos primeiros minutos, o Boavista se limitou a marcar e a estudar o adversário. Mas logo percebeu que as principais jogadas do rival eram armadas pelos lados dos campo e que poderia aproveitar os contra-ataques. E foi assim que o time de Saquarema chegou ao primeiro gol.
Em jogada rápida pela esquerda, Thiaguinho foi derrubado por Dedé. Tony cobrou para a área, a defesa cruzmaltina deu bobeira e a bola entrou direto no canto do goleiro Fernando Prass. Foi o que bastou para a torcida extravasar sua decepção com os resultados mais recentes. “Time sem vergonha”, gritaram. E a equipe sentiu, tornando-se apática.
Eder Luis teve duas chances sozinho na cara do gol. Irreconhecível, o atacante deixou que o goleiro se antecipasse em ambas. “Queremos jogador”, pediam os torcedores, para logo em seguida baterem palmas...para o Boavista. Frontini aproveitou uma bola mal cortada pela zaga para, de cabeça, encobrir o goleiro Fernando Prass e fazer o segundo.
Sem saber o que fazer para alterar os rumos da partida, o técnico PC Gusmão decidiu acatar o que a torcida pedia. Tirou Felipe e colocou Jeferson. O meia saiu muito vaiado, mas o treinador não conseguiu aliviar sua própria barra. Das arquibancadas, ecoaram xingamentos para ambos.

E Felipe deixou claro que não gostou nem um pouco da decisão: foi para o banco de reservas sem olhar para o treinador. O Boavista, que nada tinha a ver com os problemas do Vasco, se aproveitou para fazer o tempo passar e levar um bom resultado para o intervalo: 2 a 0.

"Adeus, PC", gritam os torcedores
Desesperado, o Vasco voltou para o segundo tempo pressionando o Boavista. Mas o time cruzmaltino esbarrava na falta de inspiração de seus jogadores de criação. Carlos Alberto, inclusive, passou a ser o mais perseguido pelos torcedores. Para demonstrar toda sua insatisfação, a torcida passou a gritar “olé” a cada passe do adversário.
torcida do Vasco protesta no EngenhãoTorcida do Vasco protesta (Foto: Ag. Estado)
A pressão só diminuiu um pouco quando Dedé apareceu no meio de campo. Já que os armadores não criavam, o zagueiro criou. De longe, cruzou para Marcel, que subiu mais que a defesa rival e descontou. A torcida passou a apoiar e ainda lembrou que o Vasco é conhecido como “time da virada”. Sem sucesso.
Após o gol vascaíno, o jogo ficou aberto. O Boavista quase marcou logo em seguida ao tento de Marcel. Frontini, na área, chutou para fora. Enrico, que entrou no lugar de Eder Luis, respondeu com um chute de longe. A bola passou ao lado da trave esquerda. Marcel ainda reclamou de um pênalti, após cruzmanto de Fagner. O juiz nada marcou.
O Boavista voltou a ficar muito perto do terceiro gol. Com categoria, Tony cobrou falta e acertou o travessão. A torcida do Fluminense, que já entrava no Engenhão para assistir ao jogo do Tricolor contra o Macaé, lamentou a chance desperdiçada.
Os vascaínos não responderam à provocação. A essa altura, só aplaudiam Dedé em tudo que ele fazia e vaiavam o resto do time. Quando o zagueiro errou um cruzamanto, teve seu nome gritado, em uma demonstração curiosa de idolatria.

Num dos raros lances ofensivos do Vasco no fim do jogo veio em uma jogada de Eduardo Costa. O volante invadiu a área, foi derrubado, mas o juiz marcou a falta na entrada da área, em mais uma decisão que revoltou os vascaínos.
Com tranquilidade, o Boavista trocava passes e tentava chegar ao ataque apenas com segurança. Mas havia espaço para a malandragem. André Luis recebeu no meio campo e olhou para a frente, vendo dois marcadores. Mas o meia também viu o goleiro adiantado e tentou o chute de muito longe. A bola passou tirando tinta da trave direita de Prass.
Se de longe o meia não conseguiu, de perto não perdoou. Após falha de Max, André Luis recebeu dentro da área e bateu na saída do arqueiro cruzmaltino, dando números finais ao encontro.
- Adeus, PC - gritavam os vascaínos.
- Fica, PC – ironizavam os tricolores que já estavam no Engenhão.

Na saída de campo, o treinador, irônico, bateu palmas na direção da torcida cruzmaltina.


BOAVISTA 3 X 1 VASCO
Thiago, Joílson, Gustavo, Santiago e Edu Pina (Pessanha); Roberto Lopes (Julio Cesar), Thiaguinho, Erick Flores (Fábio Fedelis) e André Luis; Tony e Frontini. Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins, Ramon (Max); Eduardo Costa, Romulo, Felipe (Jeferson) e Carlos Alberto; Eder Luis (Enrico) e Marcel.
Técnico: Alfredo Sampaio Técnico: PC Gusmão
Gols: Tony, aos 16, e Frontini, aos 26 do primeiro tempo para o Boavista. Marcel, aos 11 do segundo tempo para o Vasco. Andre Luis, aos 43 do segundo tempo, para o Boavista
Cartões amarelos: Roberto Lopes, Santiago, Pessanha e André Luis (Boavista), Carlos Alberto (Vasco)
Local: Engenhão, Rio de Janeiro. Data: 27/01/11. Árbitro: João Batista de Arruda. Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio Pessanha

FONTE:

Djokovic passa por cima de Federer e vai lutar pelo bi no Australian Open

TÊNIS INTERNACIONAL  - Aberto da Austrália 2011


Sérvio foi campeão em 2008, quando também derrotou o suíço na semifinal

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália

Novak Djokovic tênis Australian Open semifinaisNovak Djokovic derrota Federer por 3 sets a 0 mais
uma vez no Australian Open (Foto: agência AP)
Novak Djokovic não deixou Roger Federer respirar. Com uma atuação brilhante, que incluiu uma virada incrível no segundo set, o número 3 do mundo desbancou o atual campeão do Australian Open por 7/6(3), 7/5, e 6/4 e avançou à final do primeiro Grand Slam de 2011.
Vice-campeão do US Open de 2010, o sérvio fará sua segunda decisão consecutiva em um torneio deste porte e tentará o bicampeonato em Melbourne. Em 2008, quando triunfou na Austrália, Djokovic também passou por Federer nas semifinais antes de derrotar o francês Jo-Wilfried Tsonga e levantar o troféu.
Desta vez, o atual número 3 do mundo enfrentará ou o escocês Andy Murray, quinto do ranking, ou o espanhol David Ferrer, sétimo. Os dois duelarão na segunda semifinal, que será disputada às 6h30m (de Brasília) desta sexta-feira.
Federer e Djokovic fizeram um primeiro set nervoso e equilibradíssimo, com ambos confirmando seus serviços sem sustos. O suíço teve até um break point no primeiro game, mas o sérvio se salvou e, depois disso, sacou bem, sempre explorando a esquerda do adversário. Com Federer também afiado, os dois foram para o tie-break. No game de desempate, Djokovic conseguiu impor a troca de bola entre os backhands, esperando erros de Federer, que enfim apareceram. Por 7/3, o número 3 do mundo venceu a primeira parcial.
O segundo set foi completamente imprevisível, cheio de altos e baixos de ambos. No começo, o sérvio manteve o ritmo e conseguiu a primeira quebra do jogo no terceiro game. Curiosamente, foi a partir dali que o jogo de Djokovic desandou. Com quatro erros não forçados, ele cedeu a quebra no game seguinte e, depois disso, Federer explorou o momento de instabilidade do rival, que esbravejava consigo mesmo, com seu par de tênis e com seu camarote. O suíço conseguiu nova quebra, abriu 5/2. Federer teve o saque em 5/3 para fechar o set, mas também não teve sucesso. Djokovic, então, começou uma espetacular virada. Parou de errar, ganhou cinco games seguidos e fechou também o segundo set: 7/5.
roger federer tênis Australian Open semifinaisRoger Federer desperdiçou as poucas chances que teve para equilibrar a partida (Foto: agência AP)
Como na parcial anterior, o sérvio foi o primeiro a quebrar no terceiro set. Depois de escapar de três break points no segundo game, quebrou no terceiro game, cortesia de um backhand errado do adversário. Djokovic manteve a vantagem até o oitavo game, quando cometeu seguidos erros e cedeu a igualdade a Federer. Mas não era mesmo o dia do suíço. Com a chance de passar à frente, o número 2 do mundo cometeu quatro falhas não forçadas e perdeu seu game de serviço. O sérvio, então, não vacilou mais e selou a vitória no game seguinte.
Séries interrompidas
Campeão do ATP Finals, em dezembro do ano passado, e do ATP 250 de Doha, neste mês, Federer viu sua série de 15 vitórias acabar nesta quinta-feira, diante de Djokovic. Outra sequência que acabou foi a de três triunfos consecutivos de Federer sobre o sérvio. Curiosamente, a última vitória do atual número 3 do mundo havia sido no US Open do ano passado: também um Grand Slam e igualmente nas semifinais. Desde então, o suíço havia levado a melhor no Masters 1.000 de Xangai, no ATP 500 de Basileia e no ATP Finals.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/01/djokovic-passa-por-cima-de-federer-e-vai-lutar-pelo-bi-no-australian-open.html