terça-feira, 30 de novembro de 2010

Natal corre risco de ser excluída da Copa 2014

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 2014


A Copa do Mundo de 2014 pode ficar sem jogos na cidade de Natal, que havia sido escolhida pela Fifa como uma das 12 sedes brasileiras do evento. Depois de dois adiamentos, ocorreu ontem a abertura dos envelopes com as propostas para construção do complexo Arena das Dunas, estádio a ser erguido na capital potiguar para receber as partidas da competição. Mas nenhuma empresa apresentou proposta, tornando o processo licitatório deserto. Embora cinco empresas tenham se inscrito e depositado mais de R$ 4 milhões na conta do Comitê Organizador Local (COL), como garantia de interesse na licitação, nenhuma delas compareceu ontem para se habilitar a construir o novo estádio de Natal.
O secretário especial da Copa no Rio Grande do Norte, Fernando Fernandes, admitiu que foi uma "desagradável surpresa". Ele disse que irá agora procurar a Fifa e COL para fazer uma "adequação dos prazos" das questões burocráticas. Com isso, a alternativa do governo é abrir um novo edital, o que deverá ocorrer no prazo de 45 dias. A capital potiguar já era a cidade mais atrasada em relação às 12 sedes escolhidas pelo Comitê Organizador Local (COL). 

Definidos os grupos do Mundial da Alemanha

CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL FEMININO 2010



A seleção brasileira de futebol feminino conheceu, ontem, as suas adversárias da fase de grupos do Mundial da Alemanha, que acontecerá de 26 de junho a 17 de julho de 2011. Em sorteio realizado na cidade de Frankfurt, o Brasil foi colocado como cabeça de chave do Grupo D e jogará contra as seleções da Austrália, Noruega e Guiné Equatorial.
Grupos
Grupo A
Alemanha
Canadá
Nigéria
França
Grupo B
Japão
Nova Zelândia
México
Inglaterra
Grupo C
Estados Unidos
Coreia do Norte
Colômbia
Suécia
Grupo D
Brasil
Austrália
Noruega
Guiné Equatorial




Em números, campanha de 2010 é a 5ª melhor do Atlético Paranaense

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2010 - SÉRIE A



                              Se vencer o Avaí, chegará a 52,6%. Se perder, fica em 50%. Na atual temporada, o time somou 57 pontos em 37 jogos
  29/11/10 às 21:38

O meia Paulo Baier: renovação iminente com o Atlético (foto: Franklin de Freitas)
O Atlético terminará o Campeonato Brasileiro de 2010 com a 5ª melhor campanha da sua história, considerando o aproveitamento de pontos disputados. Na atual temporada, o time somou 57 pontos em 37 jogos – aproveitamento de 51,3%. Se vencer o Avaí, chegará a 52,6%. Se perder, fica em 50%.
A melhor campanha foi em 2001, no ano em que conquistou o título, com 63 pontos em 31 jogos – 67,7% de aproveitamento. Naquele campeonato, o time disputou 27 jogos na fase de grupo e quatro em mata-matas.

A segunda melhor foi em 1983, com 62,5% considerando o sistema de três pontos por vitória. Naquela época, as vitórias valiam dois pontos. No entanto, se essa regra fosse considerada para o cálculo de aproveitamento, criaria um distorção. O time que tinha Washington e Assis teve 11 vitórias, seis empates e sete derrotas – 45 pontos na regra atual – e foi eliminado pelo Flamengo de Zico na semifinal.
A terceira melhor campanha da história do Atlético foi em 2004, com o vice-campeonato e os 86 pontos em 46 jogos – aproveitamento de 62,3%. A quarta melhor campanha em números aconteceu em 1996, quando o Furacão foi eliminado nas quartas-de-final pelo Atlético-MG, com 42 pontos em 25 jogos (aproveitamento de 56%).

Considerando apenas a posição final na tabela do Brasileirão, a campanha de 2010 pode ser a quarta melhor. Se vencer o Avaí no domingo, pela última rodada, ficará em 5º lugar. Ficaria atrás apenas do título de 2001, do vice de 2004 e do 4º lugar de 1983. Se perder ou empatar com o Avaí, pode cair até a 8ª posição na tabela de 2010. Nesse caso, empataria com 1996 (8º lugar) e ficaria atrás de 2005 (6º lugar).

Apesar de registrar uma das melhores campanhas da história, em 2010 o time pode terminar o Brasileirão com saldo de gols negativo. Após 37 rodadas, marcou 42 gols (média de 1,1 por jogo) e sofreu 45 (média de 1,2 por jogo).
O Brasileirão foi criado em 1971. Das 40 edições, o Atlético disputou a primeira divisão em 32 temporadas. O time está na elite nacional desde 1996, portanto há 15 campeonatos consecutivos.

Paulo Baier
O Atlético renovou o contrato do meia Paulo Baier, que terminaria em 2010. A decisão foi tomada ontem à noite, em reunião com a diretoria do clube e o empresário do jogador, Neco Cirne. A informação foi divulgada pelo blog da jornalista Nadja Mauad. O novo contrato vai até o final de 2012.
Baier, 36 anos, é o capitão, artilheiro e líder em assistências do Atlético no Brasileirão. Marcou nove gols na competição e deu quatro passes para gols. O jogador chegou ao clube em maio de 2009. Até agora, disputou 73 jogos pelo Atlético, com 19 gols marcados e 20 assistências.
O capitão volta a jogar no domingo, na última rodada do Brasileirão, contra o Avaí, na Arena.  Ele cumpriu suspensão por cartões amarelos no último domingo, junto com o zagueiro Rhodolfo e o volante Chico. O volante Deivid está suspenso, também por cartões amarelos, e não enfrenta o Avaí.

Jogo
Diante do Avaí, o volante Deivid, suspenso por três cartões amarelos, não poderá jogar. Podem voltar ao time, após suspensão por cartões amarelos, o zagueiro Rhodolfo, o volante Chico e o meia Paulo Baier. Os três não puderam entrar em campo na última rodada contra o Ceará.

Negociações fracassam, e Bruno Senna não consegue vaga na Lotus

FIA divulga lista de inscritos para a temporada 2011 da Fórmula 1. Massa e Rubinho são confirmados, mas Lucas Di Grassi segue com futuro indefinido

f1 bruno senna hispania bélgica spa-francorchampsBruno Senna ainda não tem carro para a próxima
temporada da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)
As esperanças de Bruno Senna conseguir uma vaga na Lotus em 2010 foram encerradas nesta terça-feira. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou a primeira lista oficial de inscritos para a temporada 2011, e a equipe malaia confirmou a manutenção da dupla formada pelo italiano Jarno Trulli e o finlandês Heikki Kovalainen. As negociações do brasileiro com o time, que estavam bem em Interlagos, esfriaram após o GP de Abu Dhabi.
Apenas dois brasileiros estão confirmados na lista da FIA para 2010: Felipe Massa (com o número 6), na Ferrari, e Rubens Barrichello (com o 11), na Williams. Lucas di Grassi, que também pilotou em 2010,  não aparece na lista. A VRT, sua equipe neste ano, aparece com as duas vagas indefinidas após a compra de boa parte de suas ações pela montadora russa Marussia. A Hispania, outra estreante, também não tem pilotos confirmados pela FIA.
De resto, a relação de cockpits tem poucas surpresas: as duplas de RBR, McLaren, Ferrari e Mercedes foram mantidas, como já era esperado.
As novidades são as incertezas nos cockpits da Force India e da STR. A equipe indiana ainda negocia com vários pilotos, mas Adrian Sutil e Paul di Resta, atual reserva e campeão do Alemão de Turismo (DTM), são os favoritos. No time italiano, coirmão da RBR, as duas vagas aparecem como incertas, apesar de um comunicado ter confirmado a manutenção de Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari.
As principais vagas ainda indefinidas estão na Renault e na Williams. O companheiro de Robert Kubica ainda não está certo, apesar das negociações avançadas para a renovação do russo Vitaly Petrov. O favorito para correr ao lado de Rubens Barrichello é o venezuelano Pastor Maldonado, que trará os milhões de dólares do governo de Hugo Chávez.
Confira a lista de inscritos divulgada pela FIA nesta terça-feira:
RBR-Renault
1 - Sebastian Vettel (ALE)
2 - Mark Webber (AUS)
McLaren-Mercedes
3 - Jenson Button (ING)
4 - Lewis Hamilton (ING)
Ferrari
5 - Fernando Alonso (ESP)
6 - Felipe Massa (BRA)
Mercedes
7 - Michael Schumacher (ALE)
8 - Nico Rosberg (ALE)
Renault
9 - Robert Kubica (POL)
10 - A definir
Williams-Cosworth
11 - Rubens Barrichello (BRA)
12 - A definir
Force India-Mercedes
14 - A definir
15 - A definir
Sauber-Ferrari
16 - Kamui Kobayashi (JAP)
17 - Sergio Perez (MEX)
STR-Ferrari
18 - A definir
19 - A definir
Lotus-Renault
20 - Jarno Trulli (ITA)
21 - Heikki Kovalainen (FIN)
Hispania-Cosworth
22 - A definir
23 - A definir
VRT-Cosworth
24 - A definir
25 - A definir

INTERNACIONAL: Jogadores caem no samba para comemorar Libertadores

Em confraternização, elenco celebra título continental. Andrezinho, Alecsandro e Kleber comandam o som

comemoração do Inter após 100 dias do título da Libertadores. Andrezinho e Alecsandro no palco.Os jogadores do Inter se reuniram na noite desta segunda-feira, no Centro de Eventos do Beira-Rio, para comemorar, mais de três meses depois, o título da Libertadores de 2010. A celebração foi realizada com samba. Andrezinho, Alecsandro e Kleber comandaram a festa no palco. (Foto: Divulgação)
comemoração do Inter após 100 dias do título da Libertadores. Abbondanzieri, D'Alessandro e GuiñazuOs argentinos Abbondanzieri, D'Alessandro e Guiñazu, sempre juntos, bateram papo e aproveitaram o churrasco. Evento também teve a participação de dirigentes, comissão técnica e funcionários do clube. (Foto: Divulgação)
comemoração do Inter após 100 dias do título da Libertadores.Os jogadores levaram familiares à confraternização, realizada no dia em que o Inter divulgou a lista para o Mundial de Clubes. (Foto: Divulgação)

Ney Franco chama Neymar e Philippe Coutinho para Sul-Americano Sub-20

SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL SUB-20



Torneio vale vaga nos Jogos Olímpicos de 2012. Lista com 25 nomes será reduzida para 20 durante o período de treinamento em Teresópolis

neymar, brasil x argentinaDestaque no início de trabalho com Mano, Neymar
é aposta na Seleção Sub-20 (Foto: Mowa Press)
O técnico Ney Franco chamou duas jovens estrelas para defender o Brasil no Sul-Americano Sub-20, torneio que vale vaga nas Olimpíadas de 2012: o meia Philippe Coutinho, do Inter de Milão, e o atacante Neymar, do Santos, estão na lista de 25 jogadores divulgada nesta terça-feira.
Por causa de uma lesão muscular, Philippe Coutinho não foi relacionado pelo time  italiano para disputar o Mundial de Clubes da Fifa entre 8 e 18 de dezembro, mas Ney garante que o ex-vascaíno estará na apresentação da Seleção no dia 13 do próximo mês na Granja Comary, em Teresópolis.
- Coutinho é um jogador que está fazendo ressonância, teve lesão muscular, mas o doutor Runco está em contato com departamento medico do Inter de Milão. O jogador se apresenta no dia 13. A tendência é ele estar. Estamos só esperando essa definição da questão da lesão - disse Ney durante a convocação, que foi feita com transmissão ao vivo no site da CBF, sem entrevista coletiva.
Outros nomes bem conhecidos da torcida brasileira na lista são Diego Maurício (Flamengo), Oscar (Internacional), Danilo e Alex Sandro (Santos), Lucas (São Paulo) e o goleiro Gabriel (Cruzeiro), que já chegou a ser convocado por Mano Menezes para um período de treino da Seleção Principal em Barcelona. Além de Philippe Coutinho, há mais dois jogadores que atuam na Itália: os meias João Pedro (Palermo) e Zé Eduardo (Parma).
frame ney francoNey Franco fez o anúncio da
lista dos convocados
A equipe sub-20 ficará entre 13 e 22 de dezembro na Granja Comary. Depois do Natal, os atletas voltam a se concentrar de 27 a 30 de dezembro. Após a virada de ano, a Seleção treina de 3 a 13 de janeiro, data da viagem para o Peru. A lista de 25 será reduzida para 20 durante o período de treinamento em Teresópolis.
- Convocamos 25 atletas para dar oportunidade para todos mostrarem serviço e depois iremos definir os 20 nomes - explicou o treinador.
Atual campeão sul-americano, o Brasil está no Grupo B, com Paraguai, Colômbia, Bolívia e Equador. A estreia será contra os paraguaios, 17 de janeiro, em Tacna. Depois, a Seleção pega colombianos , bolivianos e equatorianos na primeira fase. O Grupo A tem  Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Venezuela. A fase final será disputada pelos três melhores de cada chave.
Os dois primeiros colocados do torneio ganham vagas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Já os quatro primeiros irão para o Mundial Sub-20, que será realizado ainda em 2011 na Colômbia.
Confira a lista completa:
GoleirosAleksander (Avaí)
Gabriel (Cruzeiro)
Milton (Botafogo)
Zagueiro
Alan (Vitória)
Bruno Uvini (São Paulo)
Juan (Internacional)
Romário (Internacional)
Saimon (Grêmio)
Laterais
Danilo (Santos)
Rafael Galhardo (Flamengo)
Alex Sandro (Santos)
Gabriel Silva (Palmeiras)
Meias
Alan Patrick (Santos)
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Philippe Coutinho (Inter de Milão)
Casemiro (São Paulo)
Fernando (Grêmio)
João Pedro (Palermo)
Zé Eduardo (Parma)
Atacantes
Diego Maurício (Flamengo)
Henrique (Vitória)
Lucas Gaúcho (São Paulo)
Neymar (Santos)
William (Grêmio Prudente)

Craque do Brasileirão completa a maratona

Rio - A preocupação já durava três rodadas. Mas os pedidos de calma, os conselhos para não reclamar da arbitragem e a ajuda dos companheiros, que o impediram de marcar os adversários, deram resultado. Favorito ao título de craque do Brasileiro, Conca não recebeu o terceiro cartão amarelo e, de quebra, será o único jogador de linha a atuar em todas as partidas da competição. Agora, falta apenas o título para consagrar o argentino.
E o jogador deve receber outra boa notícia esta semana. Determinada a mantê-lo nas Laranjeiras ainda por muitas temporadas, a diretoria do Tricolor vai procurá-lo para fazer outra oferta de renovação. Se tudo der certo, segundo informações, Conca renovará por no mínimo quatro anos antes mesmo da decisão contra o Guarani.
Grande nome do Tricolor no Campeonato Brasileiro, o camisa 11, ao longo dos meses, acabou com o rótulo de não ser um jogador decisivo e carregou o time nas costas. O carinho se transformou em idolatria e, assim como o paraguaio Romerito, em 1984, ele está prestes a entrar para a história do clube.
Um dos fãs do futebol de Conca, o vice-presidente de futebol do Tricolor, Alcides Antunes, afirmou que a reunião para negociar a renovação de contrato finalmente deve ser marcada. “A nossa intenção é que o Conca continue no Fluminense, e já estamos viabilizando uma nova oferta para acertarmos a renovação do contrato do jogador. Queremos nos reunir com o Conca antes do fim do Campeonato Brasileiro e tenho certeza de que tudo vai dar certo”, garantiu Alcides.
Conca, no entanto, mostra tranquilidade ao falar sobre o assunto. Recentemente, o jogador afirmou ao MARCA.BR que não tem pensado nisso, pois o importante é estar concentrado na conquista do título. “Não tem nem como falar dessas questões neste momento. Acho que a concentração deve ser de 100% nas partidas que restam. Depois conversamos sobre renovação”, disse.

Federer diminui vantagem do líder Nadal no ranking da ATP

TÊNIS INTERNACIONAL 2010



Londres (Inglaterra) - O tenista suíço Roger Federer, que neste domingo foi pentacampeão do ATP Finals ao vencer o espanhol Rafael Nadal na decisão em Londres, diminuiu em 500 pontos a diferença no ranking mundial e se aproximou do líder.

Nadal, que pela primeira vez chegava à decisão do ATP Finals, continua, no entanto, à frente da lista com uma folgada vantagem de 3.305 pontos.

O britânico Andy Murray, semifinalista em Londres (perdeu para Nadal), ultrapassou o sueco Robin Soderling na quarta posição, na única mudança ocorrida na semana entre as primeiras 50 colocações.

Confira o Top 10 e os melhores brasileiros no ranking:

1. Rafael Nadal (ESP): 12.450 pontos
2. Roger Federer (SUI): 9.145 pontos
3. Novak Djokovic (SER): 6.035 pontos
4. Andy Murray (GBR): 5.760 pontos
5. Robin Soderling (SUE): 5.580 pontos
6. Tomas Berdych (CHE): 3.955 pontos
7. David Ferrer (ESP): 3.735 pontos
8. Andy Roddick (EUA): 3.665 pontos
9. Fernando Verdasco (ESP): 3.240 pontos
10. Mikhail Youzhny (RUS): 2.920 pontos
31. Thomaz Bellucci (BRA): 1.355 pontos
76. Ricardo Mello (BRA): 642 pontos
98. Marcos Daniel (BRA): 564 pontos
111. João Souza (BRA): 517 pontos
150. Thiago Alves (BRA): 369
As informações são da EFE

Em ano para ser esquecido, Welinton e Diego Maurício sobrevivem

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2010 - SÉRIE A



Zagueiro e atacante chegam ao fim da temporada valorizados, apesar da fraca campanha do Flamengo no Brasileiro e da falta de títulos.

Um ano melancólico, preocupante e encerrado com pontos de interrogação. O fiasco do Flamengo no Campeonato Brasileiro e a falta de títulos em 2010 anunciam a necessidade de mudanças. O técnico Vanderlei Luxemburgo terá a missão de rejuvenescer o plantel, formar um novo time. Alguns sobreviverão. Entre os mais novos, dois saem da fuga do rebaixamento fortalecidos. Se o Rubro-Negro precisa de fôlego na próxima temporada, Diego Maurício e Welinton se apresentam.
Diego é o atacante da equipe com mais gols no Brasileirão: cinco. Supera Deivid (quatro) e Diogo (um). Termina o ano como boa surpresa do clube. Recentemente, renovou contrato até 2015. Se o ataque D2 não vingou, o jogador de 19 anos e apenas cinco meses entre os profissinais ajudou como pôde.
- Tudo o que aconteceu na minha vida foi muito rápido. Fico até perplexo. Não é o fim de ano que o grupo e eu queríamos, pelo grupo que temos, jogadores renomados, que fizeram história no futebol. Mas acontece. Vivi momentos bons e ruins. Felizmente não aconteceu o rebaixamento. Agora, queremos mudar essa história, treinar forte. Nosso objetivo é lutar para ganhar títulos. Que nós, da base, possamos ajudar nessa transição para um grupo mais jovem. O ano de 2011 nos espera - disse.
Felizmente não aconteceu o rebaixamento. Agora, queremos mudar essa história, treinar forte. Nosso objetivo é lutar para ganhar títulos. Que nós, da base, possamos ajudar nessa transição para um grupo mais jovem. O ano de 2011 nos espera"
Diego Maurício, atacante do Fla
É do fracasso da atual temporada que Diego colhe motivação. Acredita que sai mais experiente, apesar dos percalços, e espera ser muito mais cobrado no futuro próximo.
- Os mais jovens têm noção da pressão da próxima temporada. Vai ser muito maior. Mas estou preparado, até porque você tem que agarrar a chance. Mesmo nesta dificuldade, sinto que evoluí, ganhei experiência dentro de campo, na maneira de jogar, de me portar, de ter tranquilidade para chegar na hora do gol. Ganhei corpo, trabalhei a técnica. Quero continuar aprendendo a cada mês, a cada dia. Sempre dá para melhorar - afirmou.
O início no time profissional do Flamengo foi de altos e baixos, mas Welinton, de 21 anos, se recuperou. Desde a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, no início de outubro, tornou-se titular. O zagueiro se salvou do desastre na reta final e conseguiu se valorizar. Tem proposta de Napoli, da Itália, e Stuttgart, da Alemanha, e pode ser usado como um dos poucos trunfos para obter receita.
- A princípio, pretendo ficar no Flamengo, aprender mais. Ainda é cedo para pensar em sair da equipe. Foi um ano difícil, o nosso grupo não teve conquistas, mas o que valeu foi que conseguimos escapar da queda. Serve de lição para que no próximo ano não aconteça - comentou.
O contrato do jogador vai até 31 de julho de 2014. Em entrevista recente, o diretor de futebol do clube, Luiz Augusto Veloso, disse que o defensor faz parte dos planos, ainda que não seja inegociável.
A princípio, pretendo ficar no Flamengo, aprender mais. Ainda é cedo para pensar em sair da equipe. Foi um ano difícil, o nosso grupo não teve conquistas, mas o que valeu foi que conseguimos escapar da queda."
Welinton, zagueiro do Fla
- Me sinto mais preparado, experiente, mais fortalecido, especialmente pela sequência de jogos. Nós mais jovens temos muita vontade de aprender, de ganhar cada vez mais, de um dia virarmos grandes ídolos, fazer uma história no Flamengo. A vontace é de somar, de poder ajudar no que for possível.


Na última rodada do Nacional, o Flamengo enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. A partida será no próximo domingo, às 17h. O Rubro-Negro tem 43 pontos e ainda tenta a vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana.

Guia da última rodada: 11 times ainda têm objetivos na reta fina


Disputas por título, vaga na Libertadores e Sul-Americana e luta contra o rebaixamento esquentam o fim de semana


A última rodada do Campeonato Brasileiro ainda reserva muita emoção para nada menos do que 11 times. Na parte de cima da tabela, serão três na luta pelo título - Fluminense, Corinthians e Cruzeiro - e dois brigando por uma vaga na Taça Libertadores - Grêmio e Botafogo. Na metade de baixo, seis times disputam três vagas na Copa Sul-Americana: Vasco, Atlético-MG, Avaí, Flamengo, Atlético-GO e Vitória, sendo que esses dois últimos também jogam a "final" para definir quem será o último rebaixado.
Assim como no ano passado, três times chegam à última rodada com chance de ser campeão brasileiro. Se em 2009 eram Flamengo, Inter e São Paulo, agora Fluminense, Corinthians e Cruzeiro correm atrás do troféu. A diferença do líder Flu para a Raposa, em terceiro, é de apenas dois pontos e tudo pode acontecer.
A luta contra o rebaixamento está mais simples. Empatados em pontos, Atlético-GO e Vitória se enfrentam no domingo. Quem terminar na posição pior disputará a Série B em 2011. As duas equipes têm trunfos para o confronto. Enquanto os goianos jogam por um empate por terem número de vitórias maior, os baianos atuam em casa com o apoio da torcida.
As disputas pela última vaga da Taça Libertadores e pelas três que restam para a Copa Sul-Americana apresentam uma peculiaridade neste ano: elas dependem do resultado do Goiás em uma competição que não é o Brasileirão.
É que se o Alviverde for campeão da Sul-Americana em cima do Independiente, garante vaga na Libertadores 2011 e torna a disputa entre Grêmio e Botafogo inútil. Gaúchos e cariocas se enfrentam também em confronto direto, e o Tricolor, com um ponto a mais, tem a vantagem do empate. Quem terminar em quarto tem que torcer para o Esmeraldino, que joga a final três dias depois, não ser campeão.
O título do Goiás deixaria tanto Grêmio quanto Botafogo classificados para a Sul-Americana e isso também influencia na turma de baixo. Ou seja, o último a ter vaga para a competição do ano que vem seria o 13º e não mais o 14º. Assim sendo, Vasco, Atlético-MG, Avaí, Flamengo, Atlético-GO e Vitória só disputariam duas vagas. Se o Alviverde goiano for vice, seriam três.

Matemático explica números que podem gerar dúvidas
Os dados sobre porcentagem são do site Infobola, coordenado por Tristão Garcia. Explicou dois pontos que podem gerar polêmicas. A primeira é sobre a mesma chance dada a Corinthians e Cruzeiro na disputa pelo título:
- O Corinthians, se não for campeão, é muito pelo fato de não ser um bom visitante. E ele joga em Goiânia (contra o Goiás) no domingo e não é tão vencedor fora quanto é em casa. Cruzeiro e Fluminense têm desempenho melhor quando atuam em seus domínios - explicou.
Outro ponto que pode gerar dúvida é como o Vitória pode ter mais chance de ser rebaixado do que o Atlético-GO e ao mesmo ter possibilidade maior de se classificar para a Copa Sul-Americana.
- O resultado que ajuda para escapar do rebaixamento, que é o empate, não serve para se classificar para a Copa Sul-Americana. Ambos precisam vencer para ficar com a vaga. E nisso o Vitória leva vantagem porque joga em casa - argumentou.