domingo, 21 de novembro de 2010

Desesperado, Goiás recebe Santos buscando milagre para seguir na elite

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SÉRIE  - A

Já o Peixe, garantido na Taça Libertadores, busca quebrar sequência de seis jogos sem vitórias. Pode ser último jogo do ano para Neymar

Por GLOBOESPORTE.COM Goiânia

neymar santos treinoNeymar deverá ter férias antecipadas
(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)
Desespero: faltam apenas três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro e o Goiás se agarra nos poucos fios de esperança que lhe restam. Está em penúltimo lugar, com 32 pontos, a sete do Vitória, primeiro time fora do Z-4. Tranquilidade: o Santos não tem mais o que fazer na competição. Atual campeão da Copa do Brasil, já tem vaga assegurada na Taça Libertadores. O sétimo lugar é cômodo. Mas há um detalhe deixando os santistas apreensivos: o time da Vila Belmiro acumula seis jogos consecutivos sem vitória. Os jogadores dizem que é preciso vencer logo para não terminar o ano com uma sequência negativa.
Esse é o clima do jogo deste domingo, às 19h30m (horário de Brasília), no estádio Serra Dourada, em Goiânia. Dois times em situação totalmente distinta disputam um jogo que só vale para um lado.
A partida ainda poderá marcar a despedida de Neymar na temporada. O Santos cogita antecipar as férias do garoto, que teve ano cheio e não deverá ter descanso, pois é considerado presença certa na convocação da Seleção Brasileira sub-20. O Brasil se prepara para o Sul-Americano da categoria, que será disputado entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, no Peru. O torneio é classificatório para os Jogos Olímícos de Londres, em 2012, e os jogadores terão de se apresentar ainda no início de dezembro.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere, em sistema pay-per-view, transmite ao vivo para todo o Brasil. A partida será apitada por Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ), com Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ) e Rodrigo Pereira Joia (RJ) como auxiliares.
header o que esta em jogo

Goiás: Penúltimo na classificação com 32 pontos, o Goiás só pode chegar, no máximo, aos 41 pontos. Em toda a história dos pontos corridos, nenhuma equipe conseguiu se livrar do rebaixamento com menos de 43 pontos. As chances, portanto, são remotíssimas. Além de vencer os três últimos jogos, o Esmeraldino tem de torcer por uma combinação de resultados.

Santos: o time tem muito pouco a fazer neste fim de ano, a não ser cumprir tabela. Com 52 pontos, o Alvinegro está na sétima posição. Com a vaga na Libertadores garantida, o time, que vem sendo comandado pelo interino Marcelo Martelotte, tem como única motivação quebrar a sequência de seis rodadas seguidas sem vitórias (duas derrotas e quatro empates).
header as escalações 2
Goiás: Suspenso do jogo contra o Fluminense, o zagueiro Rafael Toloi tem condições de jogo e volta ao time para compor o trio defensivo com Marcão e Ernando. A equipe titular é a mesma que encarou o Palmeiras no meio de semana pela Copa Sul-Americana: Harlei, Rafael Toloi, Ernando e Marcão; Douglas, Carlos Alberto, Amaral, Marcelo Costa e Wellington Saci; Felipe e Rafael Moura.

Santos: o atacante Neymar volta à equipe após cumprir suspensão automática. O craque não enfrentou o Grêmio, sábado passado, mas está em ritmo de jogo, pois, quarta-feira passada, foi titular da Seleção Brasileira no amistoso contra a Argentina, em Doha, no Qatar. O volante Arouca voltou a treinar na última sexta-feira, mostrou estar recuperado de lesão na coxa esquerda e está escalado. Já Roberto Brum perdeu seu lugar no time para Adriano. O lateral-esquerdo Léo, suspenso, está fora. Seu reserva, Alex Sandro, com uma inflamação na garganta, também não joga. A escalação é a seguinte: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Pará; Adriano, Rodriguinho, Arouca e Marquinhos; Neymar e Zé Eduardo. quem esta fora
Goiás: O atacante Jones, autor do cruzamento para o gol de Rafael Moura, no último domingo, contra o Fluminense, no Engenhão, só volta a jogar em 2011. Contra o vice-líder do Brasileirão, o jogador sofreu uma lesão parcial do ligamento do joelho direito. Otacílio Neto é o provável substituto.

Santos: Léo, suspenso, Alan Patrick, machucado, e Alex Sandro, com a garganta inflamada, não jogam.
header pendurados
Goiás: Camacho, Carlos Alberto, Douglas, Ernando, Júnior, Wellington Saci
Santos: Adriano, Arouca, Bruno Aguiar, Durval, Keirrison, Maranhão, Marcel, Rafael, Zezinhoheader fique de olho 2
Goiás: o atacante Rafael Moura vem sendo o principal destaque do Goiás no segundo semestre. Depois de um início de Campeonato Brasileiro irregular, ele tem nove gols na competição e é o 11º na tabela de artilharia.

Santos: Neymar está voltando ao time após cumprir suspensão contra o Grêmio e ter defendido a Seleção Brasileira contra a Argentina. Artilheiro do Peixe no Brasileirão, com 13 gols, ele é a maior esperança santista de jogadas inspiradas. header o que eles disseram
Goiás: Artur Neto, técnico do Goiás: "Matematicamente, a situação do Goiás no Campeonato Brasileiro ainda não está definida. Tudo pode acontecer".

Santos: Edu Dracena, zagueiro e capitão - “Estamos sem vencer há seis rodadas e essa é uma situação que está incomodando. Não é legal ficar tanto tempo sem comemorar uma vitória, mesmo que a nossa situação no campeonato seja tranquila”.header números e curiosidades
- Se depender do retrospecto dos confrontos entre Goiás e Santos em Brasileiros, o time esmeraldino pode dar uma respirada. Precisando vencer a qualquer custo, o time do Centro-Oeste leva vantagem sobre o Peixe: em 37 jogos, foram 13 vitórias da equipe goiana, 15 empates e nove vitórias santistas.
- Na história do Campeonato Brasileiro, o Santos venceu apenas um dos 18 jogos que disputou contra o Goiás em Goiânia. Foi em 2005, por 4 a 3. De resto, dez vitórias do Esmeraldino e sete empates, sendo seis por 0 a 0.
- Aliás, os empates sem gols são recorrentes na história dos confrontos entre as duas equipes. Foram sete no total. É o placar que mais se repetiu na história de Santos x Goiás em Brasileiros.

Simon: "Há jogadores que fazem inveja a qualquer ator"

Árbitro gaúcho, Leonardo Gaciba e Roberto Braatz concordam num ponto:
jogador brasileiro cai mais dentro da área para simular o pênalti


Simon redação Arena SporTVSimon na redação da Globo (Globoesporte.com)
Após uma rodada do Campeonato Brasileiro, é normal ver ao menos um técnico ou jogador reclamar de pênalti não marcado para sua equipe. Incomum são os árbitros falarem dos atletas. Na tarde desta sexta-feira, três representantes da arbitragem brasileira defenderam a classe no Arena SporTV. Carlos Eugênio Simon, Leonardo Gaciba e Roberto Braatz contaram como lidam com as tentativas - muitas vezes bem-sucedidas - de simulação dentro da área.
O curioso é que, em comparação com os principais campeonatos do mundo - Alemão, Argentino, Espanhol, Inglês e Italiano -, é no Brasil onde mais se assinala pênalti. Nas 35 rodadas da competição nacional, já foram marcadas nada menos do que 120 penalidades.
Para Simon, essa média de 0,34 pênalti por partida é reflexo da cultura “cai-cai” de muitos jogadores brasileiros, que, para ele, são verdadeiros atores.
- As faltas dentro da área são iguais a qualquer outra. Mas dentro da área o jogador se transforma. Ali o jogador vai para cair. Tem jogadores que fazem inveja a qualquer ator. Então o árbitro tem de estar muito atento. Tem de ter 110% de concentração - disse o árbitro.
O assistente Roberto Braatz fez coro com Simon:
- A intenção de enganar é muito grande.

Botafogo e Inter fazem duelo de interesses e grande motivação

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2010 - SÉRIE A

Empenhado em buscar a vaga na Libertadores, Alvinegro recebe no Engenhão um Colorado que quer mostrar serviço a Roth antes do Mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

montagem botafogo interLoco Abreu e Leandro Damião  fazem duelo no
Engenhão, neste domingo (Montagem: Arte)
À primeira vista, será jogo de um time só. Enquanto um lado encara como uma decisão, o outro cumpre tabela e planeja sua participação no Mundial de Clubes. No entanto, a partida entre Botafogo e Internacional, neste domingo, no Engenhão, às 17h (de Brasília), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, promete ser de intensa movimentação e emoção.
Para o Botafogo, é tudo ou nada. Em sexto lugar na tabela após a vitória do Grêmio por 3 a 1 sobre o Atlético-PR, neste sábado, o time de Joel Santana, que tem 56 pontos, precisa vencer para seguir com chances de chegar à Libertadores. Além disso, tem que continuar secando Cruzeiro, Atlético-PR e Grêmio, pois busca voltar ao G-4, sem descartar beliscar a terceira posição. O Internacional, que ocupa a oitava posição, com 51 pontos, chega ao Rio de Janeiro sem ambições no Brasileiro e com o time tendo apenas Rafael Sobis representando os titulares. No entanto, os demais terão como motivação mostrar ao técnico Celso Roth que merecem uma chance no grupo que disputará o Mundial de Clubes, em dezembro.

Engenhão em êxtase: torcida abraça o Fla e ganha aplausos dos jogadores

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2010 - SÉRIE A

Quase 40 mil pessoas empurram o Rubro-Negro na luta contra o rebaixamento. Time derrota o Guarani e respira no Brasileiro

Por Richard Souza Rio de Janeiro

Torcedor com o filho no EngenhãoTorcedor Fábio Benevides com o filho no Engenhão
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Eles foram. Muitos deles. Faltou muita gente, é verdade, até porque o Engenhão não consegue abrigar uma nação. Não foi a decisão que os torcedores rubro-negros esperavam. Afinal de contas, o Flamengo ainda exibe no peito o escudo de campeão brasileiro. O time andava devendo, mas era preciso apoiar, independentemente da posição na tabela, da necessidade, do contexto. Foi assim do início ao fim, embora tenham passado alguns sustos. A vitória por 2 a 1 acalma, alivia o clima. A equipe está com 43 pontos, em 13º, seis à frente do Z-4.
Aquele frio no estômago, à espera do apito inicial, passou logo, logo. Passou nos pés de Renato, aos dois minutos. O camisa 11 teve a chance de cobrar uma falta da entrada da área. Especialidade da casa. Quem esperava força, ficou surpreso. Renato colocou a bola no ângulo. Se havia chance de defesa, o goleiro Emerson não vai poder dizer. O Engenhão ganhou cara de Maracanã, explodiu em alegria.
Confira a galeria de fotos do jogo deste sábado
Jogo do Flamengo tem de ter emoção, suspense, aquele clima tenso. Aos 12 minutos, Baiano cobrou falta da ponta esquerda. Bola fechada, marota. Um desvio no chão enganou Marcelo Lomba, que aceitou. Os rubro-negros não o perdoaram. A cada toque na bola, a cada cobrança de tiro de meta, o goleiro era vaiado. O clima ficou pesado. Expressões preocupadas, xingamentos, drama.
torcida do flamengo contra o guaraniPequeno rubro-negro reza e comemora alívio momentâneo (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

A vitória rubro-negra começou com uma má notícia. Deivid machucou o tornozelo direito e teve de ser substituído, aos 21. Diego Maurício foi chamado por Vanderlei Luxemburgo. O garoto recebeu apoio, botou os zagueiros do Bugre para correr, brilhou. Aos 33, Diogo arrancou pelo meio empurrado por quase 40 mil pessoas. A bola sobrou para Diego, que fuzilou Emerson. Festa sem tamanho.
- Estou sofrendo muito com esse time. A torcida compareceu, abraçou o Flamengo – afirmou o torcedor Fábio Benevides, ainda preocupado.
torcida do flamengo contra o guaraniTorcida rubro-negra lotou o Engenhão
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Fábio levou o filho Guilherme a um jogo do Flamengo pela primeira vez. Aos quatro anos, o garotinho em muitos momentos parecia tentar acalmar o pai, prestes a explodir de tanta apreensão.
- Ele ainda não entende o que se passa com o time, mas sofre junto comigo. Ele gosta, pula, grita, canta o hino (risos) – comentou o pai, no intervalo do jogo.
O segundo tempo foi de ainda mais apoio. Três pontos não poderiam ser desperdiçados. Os jogadores sentiram o “empurrão”, tentaram de todas as formas ampliar o placar, tornar o resultado mais tranquilo. Pet entrou e foi guerreiro, apesar de não ter o fôlego dos bons tempos. Ele, definitivamente, tem um lugar especial no coração dos rubro-negros. O terceiro gol não saiu, mas seria detalhe. Foi um reencontro digno de Flamengo, digno de uma torcida que alimenta uma paixão sem tamanho. Pazes feitas.
A luta é contra o rebaixamento, mas a vitória teve cara de conquista de título. No apito final, muitos jogadores se ajoelharam no gramado. Praticamente todos partiram na direção das arquibancadas para aplaudir, agradecer, jogar as camisas.
diego mauricio e renato abreu comemora gol do flamengo sobre o guaraniDiego Maurício foi o herói rubro-negro
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
- A equipe batalhou e todos estão de parabéns. Ainda restam dois jogos para acabarmos de forma digna o campeonato. Essa torcida, quando mais precisamos, esteve conosco – disse o capitão Léo Moura.
Nas arquibancadas, houve desabafo.
- Ôoooo, Segunda é o c......! – cantaram os rubro-negros.
O Flamengo não joga mais no Rio neste Brasileirão. O próximo jogo será contra o Cruzeiro, em Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. Na última rodada, em 5 de dezembro, a equipe enfrentará o Santos, na Vila Belmiro.

América-MG vence o Sport e está a um empate da Série A

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2010 -  SÉRIE - B

O América-MG venceu o Sport por 2 a 1, neste sábado, na Arena do Jacaré, e está a um empate se se garantir na Série A de 2011.
Com o resultado, o América-MG foi aos 62 pontos. Já o Sport permaneceu com 56 e não tem mais chances de alcançar a classificação para a Série A de 2011.
O América-MG tem três pontos de vantagem sobre a Portuguesa, única equipe que ameaça sua classificação para a Série A. Na última rodada, o time mineiro precisa apenas do empate contra a Ponte Preta, fora de casa. A Lusa também joga fora, contra o Sport.