sábado, 20 de novembro de 2010

Coração aos pulos: Fla e Guarani jogam em clima de tudo ou nada

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUREBOL 2010 - SÉRIE A

Ameaçados pelo rebaixamento, cariocas e paulistas se enfrentam no Engenhão, neste sábado, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro

vanderlei luxemburgo no treino do flamengoLuxa e seus comandados: pressão no Engenhão
(Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
Tensão, pressão, angústia, sofrimento. Vai ter um pouco de tudo isso no Engenhão neste sábado, às 19h30m (de Brasília). E gente. Pelo menos 35 mil pessoas. Os rubro-negros atenderam ao chamado dos jogadores do Flamengo, vão ao estádio, mas querem algo em troca. Querem sossego, um fim de ano mais tranquilo, três pontos no bolso e o fim desse papo de rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. De longe, lá em Campinas, os torcedores do Guarani, um pouco mais preocupados, querem o mesmo. Os bugrinos já estão no Z-4, com a corda no pescoço. Entretanto, há chances de afrouxar o nó nesta 36ª rodada.
O Flamengo não vence há cinco partidas (três empates e duas derrotas). A vantagem para a área de risco já foi de cinco pontos, mas agora é de três. O time de Vanderlei Luxemburgo é o 14º, com 40 pontos. O Avaí, o primeiro do Z-4, tem 37, a mesma pontuação do Guarani, o 18º. O Bugre não vence desde a 25ª rodada. Nas dez últimas, somou apenas quatro pontos. O ataque não tem funcionado. Em sete jogos, fez só um gol.   

Grêmio e Atlético-PR se enfrentam em "final" pelo G4

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2010 -SÉRIE A

As duas equipes são postulantes à quarta vaga do Brasileirão. Vantagem, no momento, é paranaense







Grêmio e Atlético-PR se enfrentam neste sábado, às 19h30, no estádio Olímpico em partida que vale a quarta vaga no Brasileirão, o que garante a presença na Libertadores de 2011, caso Palmeiras ou Goiás não conquistem a Sul-Americana.
Atual quarto colocado, o Atlético-PR soma os mesmos 56 pontos do Botafogo, quinto colocado, mas supera a equipe carioca no número de vitórias. Já o Grêmio, sexto com 54, precisa dos três pontos para 'roubar' a posição do Furacão.

O Grêmio tem mudanças para a sua ‘final‘. Gabriel, Rafael Marques e Jonas estão fora da partida contra a equipe paranaense. O primeiro, apesar de ter participado do treino de quinta-feira, ficou fora da atividade de sexta e ainda está sem confiança, apesar de recuperado da lesão. Os dois últimos estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo e pela expulsão, respectivamente.

O zagueiro Neuton substitui Rafa Marques, enquanto no ataque a indefinição vai até o último minuto. Apesar de Diego Clementino ter treinado ao lado de André Lima na quinta-feira, ele não foi confirmado por Renato Gaúcho. Júnior Viçosa também pode aparecer, além de Souza, com a mudança de esquema para o 4-5-1.

Por outro lado, o Tricolor Gaúcho ganha o reforço de dois jogadores de Seleção Brasileira. Victor e Douglas retornaram ao Estádio Olímpico nesta sexta-feira e irão para a partida decisiva. 

Sobre seu maestro, já elogiado diversas vezes por Renato Gaúcho, o técnico afirmou que não há nenhuma preocupação a respeito do que aconteceu na Seleção Brasileira. No final do jogo, Douglas foi desarmado e Messi, no contra-ataque, marcou o gol da vitória dos argentinos.

–  Muita gente teve culpa, não foi só o Douglas. Alguém vai perder a bola alguma hora. Eu já dei carinho para ele. Ele não precisou jogar o rachão hoje(sexta) para estar 100% amanhã – explicou Renato.

Atlético-PR reforçado:

Se do lado gaúcho existem desfalques, o Atlético Paranaense, que conta com os retornos do goleiro Neto, que estava com a Seleção Brasileira, e do lateral-esquerdo Paulinho, suspenso, deve ir com força máxima para a decisão. A única dúvida está no ataque, entre Nieto, que está em fase final de recuperação de uma lesão no tornozelo, e Bruno Mineiro.

Porém, independentemente de quem for escalado, a promessa no Furacão é de um time ofensivo, que, mesmo jogando fora de casa, vai para cima do adversário. Desde o término da sofrida vitória por 2 a 1 sobre o Prudente, que colocou a equipe dentro do G-4, o discurso é de um time aguerrido em Porto Alegre.

E para provar que esta disposição não é apenas da boca para fora, o volante Chico lembrou que quando o Rubro-negro apenas se defendeu, não conseguiu a vitória. Além disso, o fato de o Grêmio também precisar da vitória, fará com que o adversário dê espaços para o Atlético-PR conseguir atacar.

- Será um grande jogo, com as duas equipes atacando e buscando o gol. Não vamos para lá para nos defedermos. Sempre que só nos defendemos, não saímos com o resultado positivo, então por isto temos que buscar a vitória. Sabemos da dificuldade que será lá, mas também sabemos do nosso momento, da nossa qualidade e vamos buscar a vitória - ressaltou o jogador.

FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO X ATLÉTICO-PR

Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/Hora: 20/11/2010 às 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Vicente Romano Neto (SP)

GRÊMIO: Victor; Edilson, Paulão e Neuton e Fábio Santos; Adilson, Fábio Rochemback, Lúcio e Douglas; Diego(Júnior Viçosa) e André Lima.Técnico: Renato Gaúcho.

ATLÉTICO-PR: Neto, Wagner Diniz, Manoel, Rhodolfo e Paulinho; Chico, Deivid, Branquinho e Paulo Baier; Guerrón e Nieto (Bruno Mineiro).Técnico: Sérgio Soares