quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Gols de ontem de Ceará xBotafogo

Botafogo empata com o Ceará e fica com a sua posição no G-4 ameaçada

CAMPEONATO  BRASILEIRO DE FUTEBOL 2010 - SÉRIE A

Loco Abreu marca duas vezes e leva a melhor no duelo com Magno Alves, mas Alvinegro carioca deixa estádio Castelão com resultado preocupante

 Resta torcer. O empate em 2 a 2 com o Ceará na noite desta quarta-feira, em Fortaleza, deixou o Botafogo seriamente ameaçado de perder sua posição no G-4. Com três pontos a mais do que Atlético-PR e Grêmio, terá de torcer por tropeços de seus adversários diretos no complemento da 35ª rodada para se manter na zona de classificação para a Libertadores de 2011 - o Tricolor gaúcho encara o Santos na Vila Belmiro, e o Furacão, o lanterna Prudente na Arena da Baixada. As ínfimas chances de conquistar o título também dependem de uma improvável combinação de derrotas dos times que estão à sua frente na tabela.O Botafogo, que por enquanto permanece na quarta posição, com 56 pontos, volta a campo apenas no dia 21, para enfrentar o Internacional, às 17h (de Brasília), no Engenhão. Na véspera, o Ceará, que segue em 12º lugar, com 45 pontos, joga contra o Grêmio Prudente no interior de São Paulo, às 19h30m (de Brasília).Vozão começa o jogo em cima, mas visitante abre o placarEmpurrado por sua torcida, o Ceará começou a partida buscando o ataque, mas o Botafogo conseguiu controlar as ações do adversário. Apesar de se repetirem os erros de passe, comuns nas últimas partidas, o time carioca conseguiu uma mínima articulação para chegar ao ataque e abriu o placar aos 11 minutos. Edno cruzou pela esquerda, Alessandro tentou concluir, mas não conseguiu. A bola sobrou para Lucio Flavio, que chutou, e Loco Abreu desviou para o gol, fazendo 1 a 0.A vantagem fez o Botafogo recuar em excesso, quase que imediatamente. E era muito cedo para isso. Do outro lado havia Magno Alves, que, com velocidade e chutes potentes, levava muito perigo. Foi então que apareceu o talento de Jefferson. O goleiro da Seleção Brasileira vencia o duelo com o atacante do Ceará, mas não resistiu a um erro grosseiro de sua defesa. Márcio Rosário recuou mal para Leandro Guerreiro, que não conseguiu dominar a bola. Magno Alves roubou, avançou e chutou rasteiro para empatar, aos 22.


loco abreu, ceará x botafogoAutor dos dois gols do Botafogo, Loco Abreu tenta dominar no meio de capo (Foto: Photocâmer)

Foi então que o Botafogo perdeu o mínimo de tranquilidade que tinha. Os erros se intensificaram, muitas vezes até em domínio de bola. Inofensivo, o Alvinegro carioca foi dominado, e não demorou muito para o Ceará virar o placar. Após uma tabela com Marcelo Nicácio na entrada da área, Geraldo acertou um belo chute de perna esquerda, no ângulo esquerdo de Jefferson, aos 34.
Até o intervalo, o Botafogo bem que tentou o empate, se aproveitando do recuo do Ceará, que tentava administrar a vantagem. No entanto, esbarrou nos seus erros – incluindo os de conclusão


Postura ofensiva do visitante na etapa final

O Botafogo retornou para o segundo tempo com uma postura extremamente ofensiva. Excetuando o nervosismo de alguns jogadores e as muitas reclamações com a arbitragem, pressionou o Ceará, se arriscando ao deixar espaços na defesa. Mas o risco valeu a pena. Após cruzamento de Túlio Souza, Alessandro dominou e rolou atrás para Loco Abreu, que chutou de perna esquerda, com categoria, no canto direito de Michel Alves, empatando o jogo aos 12 minutos.
Mas se o ataque levava perigo, a defesa causava calafrios. Num lance bizarro, Fahel tentou livrar o perigo de dentro da área dando um chutão para fora. Mas a bola explodiu em Leandro Guerreiro e tocou na trave direita de Jefferson. Diante da necessidade da vitória, Joel Santana não demorou a lançar Caio no lugar de Fahel, formando um trio ofensivo com Loco Abreu e Jobson, sendo que o segundo teve uma péssima atuação.
Mas quantidade não significou qualidade. Apesar da luta e da insistência, o Botafogo não conseguiu concluir com eficiência as chances criadas, saindo de campo com um frustrante empate.

Fabi comemora e avisa: "Mostramos que viemos para matar quem vier"

Seleção conseguiu superar a barreira do sistema defensivo americano

Por Mariana Kneipp Direto de Nagoya, Japão

Fabia durante partida do BrasilFabia diz que Brasil vai dando recado: está pronto
para vencer todos os adversários (Foto: FIVB)
Ponto forte dos Estados Unidos, o sistema defensivo deu trabalho ao Brasil. Até a seleção conseguir encontrar um caminho de mandar a bola para o chão, sem esbarrar no bloqueio ou nas passadoras, demorou. Por isso, as brasileiras comemoraram, com a vitória, mais uma superação no Mundial do Japão.
Segunda jogadora com maior número de defesas na vitória sobre os Estados Unidos - dez, ficou atrás de Jaqueline, com 17 –, Fabi acredita que a habilidade da seleção de superar o sistema americano é determinante para dar um aviso aos próximos adversários:

- É bom para eles verem que nós viemos para matar qualquer um que vier. Passar pelos Estados Unidos permitiu que a gente tivesse uma auto-análise boa. Tivemos uma reação importante também no terceiro set. A gente entrou com a cabeça virada para aproveitar esse jogo da melhor forma possível, mas queria ganhar, claro. E conseguimos – afirmou a líbero.
Para Natália, o Brasil conseguiu aprendeu mais uma lição rumo ao título do Mundial.
- A gente sabia que não ia ser fácil. Elas são altas, cobrem bem. A Logan e a Sykora são duas das melhores defensoras do mundo. Foi um jogo de paciência. Fico feliz que conseguimos passar por essa barreira e aprendemos mais essa - disse Natália.

José Roberto Guimarães também ficou satisfeito com o desempenho do time nesta quarta-feira. O técnico destacou a importância de vencer o esquema tático da seleção americana.

- Gostei da partida de hoje, principalmente do ataque e contra-ataque. É importante aprender a jogar contra os Estados Unidos pelo estilo de jogo delas. É muito forte no bloqueio, defende bem. Então, ter conseguido abrir espaço foi bom. Encontrou dificuldades, mas passou - concluiu.
 

Piccinini lamenta a eliminação da Itália: 'Simplesmente não é certo'

"Sair da quadra com a derrota e sem a classificação é muito triste', diz a
musa, após a partida de mais de duas horas contra Cuba, em Nagoya"

Por Mariana Kneipp Direto de Nagoya, Japão

Francesca Piccinini na derrota da Itália para CubaFrancesca Piccinini lamenta um ponto perdido na
partida contra Cuba (Foto: FIVB)
A plaquinha sobre a mesa dos convocados para a entrevista coletiva mostrava o nome de Francesca Piccinini. Porém, a cadeira estava vazia. Muito abalada após a derrota da Itália para Cuba, que tirou a chance de seu time passar às semifinais, a ponteira italiana não foi ao encontro com os jornalistas. Segundo a organização, ela estava cansada após o duelo de 2h11m, disputado no Nippon Gaishi Hall, em Nagoya. Ainda na saída da quadra, no entanto, a musa falou sobre a decepção de não poder disputar o título do Mundial do Japão.

- Não é certo, simplesmente não é certo. É uma pena a Itália estar fora das semifinais. Acreditávamos que íamos conseguir. Sair da quadra com a derrota e sem a classificação é muito triste. Não sei mais o que dizer, desculpa – disse Piccinini.

Assim como a ponteira, Lo Bianco não tinha muitas palavras para explicar a derrota italiana, a primeira da equipe na segunda fase. Já o técnico Massimo Barbolini deu o crédito para a seleção cubana, mas falou sobre a necessidade de a Itália de terminar em quinto lugar, posição que começará a disputar a partir de sábado, em Tóquio.

- Foi um belo duelo de duas horas, onde vimos defesas e ataques muito bons. Elas mereceram vencer. Eu lamento porque jogamos bem no primeiro set, mas não fomos capazes de levar isso até o fim. Agora, temos dois dias para pensar na próxima fase. Temos a obrigação de conseguir a melhor posição possível – afirmou o técnico.

Técnico cubano comemora a vitória

Enquanto a Itália lamentava, Cuba comemorava. Apesar de não poder mais disputar o título, a seleção comandada por Juan Carlos Gala bateu uma das equipes favoritas no Mundial.

- Sabíamos que ia ser um jogo difícil. Itália e Brasil eram as seleções que estavam jogando melhor na segunda fase. Levamos a partida no ponto a ponto e fechamos bem no bloqueio para vencer. Estamos felizes – disse Gala.

Com a ajuda de Cuba, EUA confirmam vaga nas semis

MUNDIAL DE VOLEI FEMININO 2010

Americanas passam em segundo do grupo F, eliminando as italianas

Por GLOBOESPORTE.COM Direto de Nagoya, Japão

O duelo político entre Cuba e Estados Unidos passou longe de Nagoya nesta quarta-feira. Já eliminadas, as cubanas não deram moleza à Itália. Venceram por 3 sets a 2 e mandaram as adversárias de volta para casa. Melhor para as americanas, que abocanharam a segunda vaga no grupo F.
Russia comemora no jogo contra o Japão
Grupo E - em Tóquio
Rússia e Japão entraram em quadra já classificados, mas a partida de encerramento do grupo valia o primeiro lugar e a oportunidade de "escolher" o adversário: Brasil ou o segundo colocado do grupo F. Atuais campeãs mundiais, as russas, únicas invictas, não pensaram duas vezes. Derrotaram as japonesas por 25/21, 25/14 e 23/25 e 25/13. Vão enfrentar os Estados Unidos.
A Sérvia derrotou a Coreia por 3 a 0 e fechou em terceiro do grupo, com 11 pontos. Quatro seleções ficaram logo atrás, com dez pontos. A Turquia perdeu por 3 a 1 para a Polônia e, ainda assim, terminou à frente das rivais. A China bateu o Peru por 3 a 0 e fechou em sexto, também com dez pontos, à frente da Coreia. As peruanas, com apenas sete pontos, seguraram a lanterna.
Grupo F – em Nagoya
Com Piccinini, a Itália tinha uma dura missão em Nagoya. Precisava vencer - e bem - Cuba para tentar levar a melhor sobre os Estados Unidos no point average. As cubanas não facilitaram, e as americanas agradeceram. As italianas sucumbiram após um longo tie-break:16/25, 26/24, 12/25, 25/23 e 24/22.

As americanas perderam para as brasileiras, que levam para Tóquio a invencibilidade de nove jogos. As alemãs, eliminadas, comemoraram a vitória por 3 a 1 sobre a Holanda. E a República Tcheca foi surpreendida pela Tailândia: 3 a 1.