sábado, 16 de outubro de 2010

Seleção feminina juvenil de vôlei é campeã sul-americana

Décimo-sexto título em 20 edições é conquistado de forma invicta sem um set sequer perdido pelas meninas comandadas por Luizomar de Moura

Por GLOBOESPORTE.COM Evingado, Colômbia
i
O vôlei brasileiro vive mesmo um momento estupendo em todas as suas categorias. Poucos dias após o tricampeonato mundial da seleção masculina adulta é a vez da seleção feminina juvenil comemorar o título sul-americano na Colômbia. Na final disputada nesta sexta-feira, na cidade de Evingado, as brasileiras derrotaram as peruanas por três sets a zero, com parciais de 25/15, 25/13 e 25/14. As venezuelanas ficaram com a terceira colocação.
Seleção juvenil contra o Peru na final do Sul-AmericanoSamara vence o bloqueio peruano, observada por Ana Beatriz e Gabriella (Foto: Divulgação / CSV)
O time dirigido pelo técnico Luizomar de Moura conquistou para o Brasil o 16º campeonato sul-americano juvenil em 20 edições e garantiu vaga no Mundial da categoria, no Peru, em 2011. A campanha brasileira não deixa dúvidas: invicta sem perder um set sequer.
- Fizemos um bom jogo. A seleção peruana teve uma boa atuação e nos criou dificuldades em alguns momentos, mas conseguimos nos sair bem. Elas são jovens e têm muito futuro. Agora vamos aproveitar e comemorar o título - disse a atacante Ana Beatriz, um dos destaques brasileiros na competição, à assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
O time que jogou a final foi o seguinte: Priscila, Samara, Francynne, Sthefanie, Gabriela e Ana Beatriz. Líbero: Carolina.

Pelé alfineta Maradona e argentinos

Durante entrevista coletiva de lançamento do Programa Esportivo Lúdico Escolar (PELE), no Centro de São Paulo, Pelé foi questionado se Maradona seria um exemplo de comportamento para os jovens de hoje. Sem pensar duas vezes, o Rei do Futebol disparou:
- Realmente, ele não é um exemplo para os jovens. Mas, ao mesmo tempo, ele ganhou o presente de Deus de jogar futebol e tem sorte por isso. Mas, com tudo o que aconteceu na vida dele, ainda tem gente que o contrata. Se as pessoas tivessem consciência não o contratariam. Se ele não se reciclar, não terá mais tarbalho. Foi um grande jogador, mas como exemplo é negativo.
Sobre a polêmica de quem seria o melhor jogador da história, Pelé não ficou calado e disse que os argentinos precisam primeiro decidir quem foi o melhor jogador da história no país deles, rasgando elogios ao craque DiStefano (argentino naturalizado espanhol) que jogou no Real Madrid nos anos 60.
- Deus economizou talento com os argentinos. Toda hora eles sempre tentam encontrar alguém para comparar com o Pelé. Na época áurea de Santos e Real Madrid, na década de 60, diziam que o DiStefano era melhor que o Pelé. E ele chutava com a direita e com a esquerda e cabeceava bem. O Maradona só chutava com a esquerda e não cabeceava bem. Então, quando vou lá na Argentina eu digo para eles: discutam primeiro quem é o melhor da Argentina e depois tentem ver quem é o melhor do mundo - alfinetou.

São Paulo e Santos fazem clássico sem mistérios

 Clássico costuma ser uma ótima oportunidade para os treinadores esconderem suas equipes. Treinos secretos e mistério nas escalações fazem parte dos dias que antecedem aos jogos entre rivais. Se a regra é essa, São Paulo e Santos farão um clássico atípico no próximo domingo, às 18h30, no Morumbi.
Paulo César Carpegiani e Marcelo Martelotte divulgaram com antecedência os jogadores que entrarão em campo, e todos os treinos foram abertos à imprensa. Pelo lado do São Paulo, a única dúvida foi esclarecida na sexta-feira.
Casemiro, que seria titular, não se recuperou de amigdalite e não foi relacionado. Para substituí-lo, Carpegiani treinou, ao longo da semana, duas opções: Diogo e Carlinhos. O treinador optou pelo segundo e explicou o motivo:
- Porque é da posição, já jogou ali. Não gostaria, neste setor, de mudar. Tenho de ter dinâmica, rapidez. Este é o time que vai jogar contra o Santos.
Nas outras posições, o time é praticamente o mesmo que venceu o Grêmio Prudente. A única mudança é a volta de Dagoberto, que estava suspenso, e entra no lugar de Marlos. Na décima colocação, o Tricolor está oito pontos atrás do G3 e precisa vencer para manter viva a esperança de uma vaga na Libertadores.
Já o Santos vive um momento melhor no Brasileirão. Na quarta colocação, com 48 pontos seis atrás do líder Cruzeiro, que tem 54 -, só a vitória interessa ao Peixe, que agora vê a conquista da Tríplice Coroa como uma possibilidade real, e não mais um sonho distante.
E motivos para acreditar em um triunfo contra o Tricolor não faltam. Além da boa fase do Alvinegro, que vem de três vitórias seguidas e está invicto há quatro jogos, o Peixe venceu os quatro confrontos diante do São Paulo no ano.
- A importância disso é mínima para o jogo seguinte. Não vamos levar vantagem nenhuma por tê-los vencido quatro vezes. Não vamos ter facilidade, como não tivemos em nenhum dos quatro jogos. Qualquer detalhe pode ser decisivo ressaltou o técnico interino Marcelo Martelotte.
O volante Arouca também rechaça favoritismo pelo bom retrospecto, e comemora o fato de Carpegiani não impor marcação individual a Neymar.
- Temos que ter atenção não só com Dagoberto e Ricardo Oliveira, mas também com Lucas e Fernandinho, que são rápidos e, com o Carpegiani, voltaram a jogar bem. Sobre o Neymar, espero que o deixem bem solto para decidir a nosso favor (risos) desejou.

Marcelo Mattos mostra recuperação e vai jogar pelo Botafogo contra o Fluminense



RIO - A preocupação com o volante Marcelo Mattos é coisa do passado no Botafogo. O jogador, fora há vários jogos devido a uma lesão no joelho esquerdo e que nesta semana sofreu uma pancada no outro joelho, treinou bem na manhã desta sexta-feira e garantiu escalação para o clássico de domingo com o Fluminense no Engenhão, às 18h30m.
Na primeira hora do treino o acesso da imprensa não foi permitido. Depois o técnico Joel Santana comandou um coletivo em que parava a atividade para corrigir posicionmentos e orientar os jogadores.
Confira a provável escalação do Botafogo para o clássico:
Jefferson, Antônio Carlos, Lenadro Guerreiro e Marcio Rozário; Alessandro, Marcelo Mattos, Somália, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Jobson e Loco Abreu.

Dorival convoca a torcida do Atlético-MG para a 'decisão' contra o Avaí

O Atlético-MG volta novamente todas as suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Após a vitória sobre o Santa Fé (Colômbia) por 2 a 0, pela Copa Sul-Americana, o técnico Dorival Júnior já pensa na partida diante do Avaí, domingo, às 16h. O técnico pede que a torcida lote a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), e apoie o time os 90 minutos.
- Será um jogo fundamental. Talvez, o mais importante do Campeonato Brasileiro para o Atlético. Nós temos obrigação de lotar o estádio. Buscar dar todo apoio possível e que os jogadores retribuam em campo toda essa confiança.

Corinthians e Guarani duelam para acabar com seca de vitórias

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2010

O Corinthians, a seis jogos sem vencer no Brasileirão, e o Guarani, a quatro jogos sem vitória, se enfrentam neste domingo, às 16h, no Brinco de Ouro, buscando a recuperação na competição. O Timão, na terceira posição da tabela, precisa da vitória para se manter na briga pelo título. Já o Bugre, na 13ª posição, precisa dos três pontos para ficar longe da zona de rebaixamento e seguir na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana.
O time alviverde não tem nenhum jogador suspenso para a partida, o que dá tranquilidade para o técnico Vágner Mancini armar a equipe da maneira que ele achar melhor. Os quase 80% de aproveitamento do Bugre dentro de casa também dão confiança aos jogadores.
- Respeitamos a equipe do Corinthians, mas vamos nos impor em busca de uma vitória no domingo. Temos que somar pontos em casa como fez o Ceará conosco - afirmou Mancini, confiante, em entrevista coletiva, citando a derrota da sua equipe para o Vovô por 2 a 0, no Castelão, na última rodada.
Contra o Bugre, pesa o tabu nos jogos contra o Timão. São sete derrotas e quatro empates nos últimos nove anos, com 15 gols alvinegros contra apenas quatro bugrinos.
O Corinthians confia em um bom retorno de Ronaldo para terminar a série de jogos sem vitórias da equipe. O Fenômeno está recuperado da lesão na panturrilha direita e volta aos gramados depois de pouco mais de um mês sem participar de uma partida oficial. O atacante deu entrevista coletiva na última quinta-feira e pediu a ajuda dos torcedores para tirar o time da má fase.
- O torcedor tem a maior parcela de contribuição (na recuperação). Ele tem de acredtar. São nove finais, e vamos precisar da nossa torcida, do início ao fim. Acreditem, como eles sempre falam - disse o Fenômeno.
E parece que a torcida entendeu o recado. Em poucas horas os ingressos para o time visitante se esgotaram no Brinco de Ouro.
Para a partida, o técnico interino Fábio Carille não poderá contar com Bruno César, Dentinho e Jorge Henrique, que estão em tratamento no Departamento Médico do clube. Boquita, que levou o terceiro cartão amarelo na última rodada, também desfalca a equipe.
A dúvida fica por conta do lateral direito Alessandro, que sentiu lesão na coxa direita ainda no primeiro tempo da partida contra o Vasco e deve ficar fora. O lateral deve ser substituido por Moacir. Outra opção é a utilização de Jucilei improvisado na lateral. Neste caso, William Morais comporia o meio de campo com Danilo.
Apesar dos desfalques, os torcedores comemoram o retorno do volante Ralf. O jogador está recuperado da lesão no tornozelo esquerdo e fez bom treino na última quinta-feira. Com isso, deve ser escalado por Carille para o lugar de Boquita.

Basquete: Brasileiros e Chineses brigam durante amistoso na China

Basquete: Brasileiros e Chineses brigam durante amistoso na China - Foto: Reprodução

A delegação do Joinville, que representou o Brasil em amistosos de basquete contra a China, enfrentaram duas horas de terror, nesta terça, em Xuchang, centro da China. Os brasileiros, que representavam a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) se viram acuados, após uma briga no começo da partida, por volta das 19h30m locais.

Este era o terceiro e último amistoso. No primeiro, o Brasil, treinado por Alberto Bial, perdeu por 92 a 78, e no segundo, ganhou por 99 a 93. Conforme o assessor de imprensa da delegação, Rafael Alonso, a confusão foi iniciada pelo técnico da China, o americano Robert Donewald Jr.

— A seleção chinesa estava muito agressiva. Notamos que isso foi incentivado pelo técnico deles, que foi punido com uma falta técnica com menos de um minuto. Depois, ele deu um soco na mesa de arbitrarem e discutiu com o juiz, em inglês, dizendo: "Aqui é a China. É a nossa casa" — relatou Alonso.



Ainda segundo o assessor, o duelo continuou sob clima pesado, até que Paulinho Boracini foi empurrado em lance sem bola.

— Os chineses partiram pra cima, com três minutos de jogo. Estava 4 a 2 para nós. Batemos palmas para a torcida e começamos a deixar a quadra, mas os chineses nos agrediram de novo. A Polícia, em momento algum, nos defendeu. Depois de muito tempo, conseguimos ir para o vestiário — contou Alonso.

Após entrarem no vestiário, os jogadores foram pressionados a voltar a jogar, por dirigentes, policiais, militares e até pelo jogador Zhi Zhi, que foi do Dallas, da NBA. Alguns brasileiros ficaram machucados. Shilton está com suspeita de fratura do nariz, e João Victor com lesão no cotovelo direito).