domingo, 5 de setembro de 2010

MARI PONTEIRA DA SELEÇÃO FEMININA DE VOLEI DO BRASIL ESTÁ FORA DO MUNDIAL DO JAPÃO

Artroscopia constatou o rompimento total do ligamento cruzado do joelho direto, que já foi reconstituído. Ponteira ficará afastada das quadras de 6 a 8 meses

Por Carol Oliveira Rio de Janeiro

Mari machucada na partida de vôlei do Brasil contra Polônia
Mari no dia em que se machucou. Ponteira está fora do Mundial do Japão (Foto: FIVB)


Mari está fora do Mundial. A artroscopia na qual foi submetida neste sábado, no Rio de Janeiro, constatou o rompimento total do ligamento cruzado do joelho direito, que já foi reconstruído durante intervenção cirúrgica. A campeã olímpica ficará afastada das quadras pelo período de 6 a 8 meses, o que tira qualquer possibilidade da sua participação na busca pelo título inédito, a partir do dia 29 de outubro, no Japão. Na segunda-feira, depois que receber alta do hospital, a ponteira se encaminha para o CT de Saquarema, onde, ao lado da seleção brasileira e do técnico Zé Roberto, inicia o processo de recuperação.

Ney Pecegueiro, médico da seleção masculina e do Rio de Janeiro, novo clube da jogadora, foi quem realizou a operação. Ele saiu otimista do centro cirúrgico e disse que a ponteira pode voltar às quadras em até quatro meses. Isso, no entanto, vai depender de como reagirá seu organismo durante a recuperação.
Mari sofreu uma entorse no dia 26 de agosto, durante a vitória do Brasil sobre a Polônia, na fase final do Grand Prix, na China. No terceiro set, após descer de um bloqueio, ela sentiu um estalo no joelho direito e precisou sair de quadra carregada pelas companheiras. Logo após a partida, fez uma ressonância magnética que diagnosticou a lesão no ligamento cruzado. Na última quinta-feira, no Rio, realizou um exame mais apronfundado, mas os resultados foram inconclusivos e forçaram a intervenção cirúrgica.


Paula Pequeno também pode desfalcar a seleção no Japão
No dia seguinte do entorse de Mari, na derrota para o Estados Unidos, Paula Pequeno teve uma fratura no osso lateral do tornozelo esquerdo (maléolo). Também na última quinta-feira, depois de exames mais específicos, ainda foram constatadas uma lesão parcial no ligamento e contusão na cartilagem. A ponteira não vai precisar de cirugia, mas tem um mês para se recuperar a tempo de disputar o Mundial.