terça-feira, 12 de junho de 2007

MENGÃO CAI DE QUATRO DIANTE DO FIGUEIRA


CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2007

Neste fim de semana (sábado e domingo), teve prosseguimento o Campeonato mais difícil do planeta, o brasileiro, com 10 jogos reindamente disputados.
No Estádio Orlando Scarpelli em Florianópolis/SC, neste domingo, o Figueirense recebeu o Flamengo, aplicando uma sonora goleada no clube da Gavea por 4 a 0.
Enquanto o Figueira demonstrou não estar traumatizado pela perda do título da Copa do Brasil no meio da semana para o Fluminense, o Flamengo desfalcado de seu principal jogador, o Renato "Atomico" como é chamado pela cronica desportiva, com uma atuação pífia, deixou seus adeptos revoltados e apreensivos com o que possa acontecer com o mais querido em suas próximas partidas fora do Maracanã.
O Figueirense muito aplicado, não tomou conhecimento do rubro negro, construindo a vitória a seu bel prazer, aproveitando com seriedade a apatia e as falhas da equipe adversária, que teve em Renato Augusto, o único a se salvar da catástrofe, demonstrando espírito de luta, não se entregando jamais.
A Flamengo se livrou de tomar uma goleada ainda maior em virtude do Figueirense ter diminuído o ritmo da partida após a marcação de seu 4º gol aos 12 minutos da segunda etapa, preferindo tocar a bola, colocando o Mengão na roda, aos gritos de olé de sua torcida.
O Dirigente Kleber Leite do Fla optou por criticar a arbitragem pelo placar elástico, ao invez de reconhecer a fragilidade e o pouco empenho dos comandados do técnico Ney Franco, que antes muito elogiado, parece estar agora questionado pela maioria de sua torcida e a crise a se instalar na hostes rubro negras.

No sábado o Vasco da Gama assumiu a liderança do campeonato, chegando aos 11 pontos ganhos em 15 disputados, ao derrotar o misto do Grêmio Porto Alegrense, na goleada de 4 a 0.
Foi uma vitória convincente com uma estupenda performance de Romário, que com seus dois gols comandou a nave vascaina, chegando ao gol de nº 1002 na carreira.
O jogo teve além da boa exibição vascaina um apagão nos reflectores de São Januário, sendo a partida interrompida por exactamente 1 hora e 6 minutos após o intervalo do primeiro tempo.
O Grêmio continua sua sina de poupar seus principais jogadores para seus compromissos da Copa Libertadores da América, priorizando esta competição, do que se aproveitam seus adversários para conquistar os 3 preciosos pontos. Inusitado acontecimento se deu com o goleiro vascaino Silvio Luiz que alegara a má iluminação para a continuidade do espectáculo, teve que voltar atraz em suas declarações, após a intevenção do seu Presidente Eurico Miranda, que queria a continuação da partida alegando normalidade na iluminação para a conclusão da mesma.


Em outra partida deste sábado, o Paraná Clube foi a Recife/PE,
enfrentando o Náutico Capeberibe, e teve tudo para alcançar a liderança isolada da competição.
O Clube paranista estava com ânsia de gols e chegou facilmente a fazer 3 a 0, com o Náutico descontando, fazendo seu primeiro gol aos 28 minutos da primeira etapa.
Logo aos 2 minutos do 2º tempo o clube pernambucano fez o 2º gol, e tinha tudo para chegar ao empate incentivados por sua entusiasta torcida.
O Paraná não se perturbou, e aos 15 minutos ampliou para 4 a 2, com Josiel assinalando seu segundo gol no jogo.
Quando tudo parecia que estava selada a sorte da partida, os comandados do técnico Paulo Cezar Gusmão, apesar do baque sofrido tiveram forças para reagir, assinalando com Acosta 2 gols, aos 36 e 38 minutos, conquistando o heróico empate de 4 a 4.

Complementando os jogos de sábado, o Palmeiras recebeu o Botafôgo no Parque Antartica.não indo alem de um empate em 1 a 1.
O Verdão iniciou bem a partida, dominando o Fogão que jogava de maneira irreconhecível, errando passes, com chutes de qualquer maneira para cima e para os lados na tentativa de se livrar da bola em qualquer circunstancia. A desculpa dos botafoguenses era a esperada, de que o gramado molhado horas antes da partida pelos palmeirenses em muito dificultava as ações alvi- negras.
Mesmo assim, o Palmeiras só conseguiu a vantagem com um gol de falta, muito bem cobrada por Paulo Sergio aos 34 minutos da da fase inicial, que para alguns poderia ter sido evitado pelo goleiro botafoguense Julio Cezar, indo mal ao tentar a defesa.
Para a 2ª etapa o Botafôgo voltou melhor na partida após as substituições feitas pelo técnico "Mestre" Cuca, colocando um lateral de ofício, o estreante Alessandro e também o atacante André Lima, um reserva de luxo.
O equilíbrio passou a ser a tónica do jogo com o Botafôgo se lançando a procura do empate, e o Palmeiras revidando em perigosos conta-ataques na tentativa de ampliar o marcador, quase o conseguindo, com o Goleiro Julio Cezar despontando com pelo menos 3 difíceis intervenções se redimindo da pré suposta falha no gol palmeirense.
Aos 28 minutos Lúcio Flávio cobrou escanteio, com Juninho desviando a bola de cabeça para André Lima, num belo volêio empatar a partida, confirmando sua marca de artilheiro e de ser o talismã do glorioso da Estrela Solitária.
Com laces de perigo alternados de ambos os lados, a partida foi chegando ao seu final, tendo Dodô, perdido aquele que poderia ter sido o gol da vitória, com a bola resvalando em sua cabeça, na última chance de continuar com o Fogão na liderança isolada do Brasileirão em sua 5ª rodada.

Com o ponto ganhos no empate fora de casa, o Botafôgo manteve também a invencibilidade e com os mesmos 11 pontos do Vasco, ficou com a vice-liderança por ter menos 2 gols de saldo que o Clube de São Januário, sendo que esta liderança poderá ser decidida mesmo provisoriamente na próxima 5ª feira dia 14, em jogo antecipado da 12ª rodada do Brasileirão 2007.