domingo, 3 de junho de 2007

FOGÃO DÁ CHOCOLATE NO MISTÃO QUENTE DO GRÊMIO


CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL DE 2007

Na tarde-noite de frio e chuva fina ontem no Maracanã, o Botafôgo venceu o Grêmio PortoAlegrense por 3 a 0, assumindo a liderança provisória do Brasileirão 2007.
Com uma atuação de encher os olhos da pequena torcida presente (12.681 torcedores), um toque de bola envolvente e refinado, o Fogão dominou os primeiros 35 minutos, quando conseguiu seu 1º gol em jogada ensaiada na cobrança de falta de Luciano Almeida tocando para Lucio Flávio e este rolando a bola para Juninho, pouco alem da intermediária desferir um potente chute de efeito, sem defesa para o goleiro Saja.
O Grêmio se preocupava somente em destruir as jogadas alvinegras, até que aos 35 minutos em seu primeiro ataque perigoso, o atacante Douglas recebeu passe na intermediária do Fogão, avançou se chocando com o goleiro Julio Cezar que saíra atabalhoadamente do gol, tendo o Juiz Paulo Cezar de Oliveira sem titubear assinalado a penalidade máxima, apontando a marca do cal. Após a interrupção de 3 minutos para atendimento médico ao goleiro botafoguense, Amoroso foi encarregado da cobrança, e Julio Cezar adivinhando o canto, fez sensacional defesa, se redimindo da falha cometida, para sua felicidade própria e de seus companheiros, bem como da torcida presente que o aplaudiu gritando seu nome. Logo em seguida ele teve que ser substituído por estar com a visão prejudicada devido ao choque do lance anterior, entrando Max em seu lugar.
Dai em diante o Botafôgo procurou administrar a vantagem até o término da 1ª etapa.
Iniciada a 2ª fase o que se viu foi um Grêmio mais atirado, a procura do empate e a equipe da Estrela Solitária mais precavida, entretanto com maior posse de bola.
Em um ataque gremista aos 26 minutos, o zagueiro Asprila que entrara em lugar de Renato Silva fez falta em Diego Silva na entrada da área, recebendo cartão Amarelo. Na cobrança Diego acertou o travessão de Max, sendo este o 2º lance de real perigo em todo este 2º tempo para o guarda metas alvinegro que antes havia defendido um chute de Douglas, após a furada de Renato Silva que se contundira no lance, e teve de ser substituído. Dois minutos após, o zagueiro Argentino Schiavi deu uma entrada violenta em Jorge Henrique no limite da grande área pelo lado esquerdo do Botafôgo quando este partia em direçãogol, sendo merecidamente expulso, deixando a equipe sulina com 10 jogadores.
Novamente em outra jogada ensaiada, ao 34 minutos, pouco alem da intermediária gremista, Juninho fingiu que ia efetuar a cobrança da falta deixando para Luciano Almeida desferir violento chute com a bola desviando em Edmilson, matando completamente o goleiro Saja, no 2º gol botafoguense.
Daí em diante, com um jogador a mais e a torcida pedindo olé,
os comandados do técnico "Mestre Cuca" passaram a cadenciar as jogadas com refinados toques de bola sem desmerecer o adversário.
Mas estava faltando algo e este algo aconteceu. O artilheiro Dodô que pouco aparecia no jogo por estar muito bem marcado, deu o ar de sua graça aos 43 minutos, quando recebeu lançamento de Jorge Henrique, este o melhor jogador do glorioso em campo, driblou o goleiro Saja, tocando de leve para as redes, em mais um de seus belos gols.

Em outro jogo do Campeonato Brasileiro deste sábado os dois Atléticos, o Mineiro e o Paranaense se enfrentaram não indo além de um empate de 1 a 1 no Mineirão.
Vale salientar as grandes defesas efetuadas pelo goleiro Diego do Galo, que foi um dos pré convocados pelo técnico Dunga, para defender a Seleção do Brasil na Copa América que se aproxima, bem como o penalti desperdiçado pelo ala do Atletico Mineiro Coelho, chutando na trave no último minuto aquele que poderia ter sido o gol da vitória mineira, num jogo tecnicamente fraco.

No complemento da rodada do sábado o Figueirese recebeu o Goias no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis/SC, vencendo de virada por 2 a 1, tendo o técnico Mario Sergio do Figueira poupado alguns titulares, para a partida final da Copa do Brasil na próxima 4ª feira contra o Fluminense na capital de Santa Catarina.
Esta foi a 2ª vitoria do Figueirense na competição, atingindo 6 pontos em 12 disputados, enquanto o Goiaz continua com os mesmos 3 pontos, sendo esta uma de suas piores performances em inicio de Campeonato Brasileiro.